NOTÍCIAS DE DESPORTO

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 05, 2009 2:15 am

05-08-2009 3:02

Afrobasket2009
Moçambicanos atribuem favoritismo a Angola

Benghazi (Dos enviados especiais) – O técnico da selecção moçambicana de basquetebol, Carlos Niquice, afirmou terça-feira, em Benghazi (Líbia), que Angola é a principal candidata à conquista do Afrobasket2009 que inicia hoje, neste país.

Em declarações à Angop, Carlos Niquice disse reconhecer da selecção angolana um grande poder de organização e potencial técnico-táctico capaz de ultrapassar qualquer um dos adversários presentes nesta 25ª edição do campeonato africano das nações.

Na sua óptica, além da técnica individual, Angola tem vantagem porque todos os atletas jogam no campeonato interno e conhecem-se bem uns aos outros.

“É um grupo muito forte, tem supremacia e em termos de organização está acima dos outros. Isso é que os leva a ganhar todos os campeonatos e acredito que este ano vai voltar a acontecer”, sublinhou, explicando que caso a sua equipa seja eliminada os moçambicanos, como falantes da língua portuguesa, vão apoiar Angola para a conquista do 10º título.

Angola e Moçambique defrontam sexta-feira para o fecho da fase de grupo do Afrobasket que inicia quarta-feira.

O grupo fará disputar na primeira jornada Angola-Mali e Moçambique-Egipto. A série A, também sedeada em Benghazi, tem para a ronda inaugural Nigéria-Cote d'Ivoire e Líbia-África do Sul.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 05, 2009 2:16 am

05-08-2009 2:03

Afrobasket2009
Angola inicia defesa do título

Tripoli (Dos enviados especiais) - A selecção nacional de basquetebol sénior masculino inicia hoje, quarta-feira, em Benghazi, na Líbia, a defesa do título africano, defrontando o Mali no segundo jogo da primeira jornada da série B.

O encontro diante de um adversário que não tem qualquer título continental nesta categoria terá início às 13:30 local, menos uma hora em Angola, e é o cartaz do grupo, superando o Moçambique-Egipto, previsto para às 11H00.

Entretanto, o facto de Angola e Mali estarem separados por indicadores bastante favoráveis ao conjunto nacional não significa, desde já, superioridade neste encontro, pois o seleccionador Luís Magalhães admitiu nesta terça-feira, à imprensa angolana presente em Benghazi, encontrar dificuldades durante a prova.

Angola persegue o 10º troféu e, consequentemente, o apuramento ao mundial de 2010 que a Turquia vai organizar, tendo realizado estágio pré-competitivo em Portugal e na Itália, durante o qual realizou 70 treinos e dez jogos de controlo com selecções europeias e o Canadá.

Clinicamente o grupo está bem, embora nos últimos treinos a equipa técnica tem tido precaução com Olímpio Cipriano, face a uma entorse tíbio-tarsica direita, segundo explicou à Angop o seu médico, Agostinho Matamba.

Luís Magalhães e comandados terão que redobrar esforços para alcançar os seus objectivos, uma vez que o campeonato da Líbia (25ª edição) é disputado em novos moldes, devendo se realizar nove jogos para ser campeão, mais três em relação as provas anteriores.

Na primeira fase, os campeões defrontam ainda o Egypto, conjunto renomado nas lides “Basquetebolísticas” africanas e, não só, a selecção de Moçambique.

Primeiros a organizar e a conquistar um Afrobasket, em 1962, os egípcios foram durante anos os papões do basquetebol no continente e no período de 1962 a 1983 obtiveram os seus cinco títulos.

Hoje, já com pouco brilho em relação aos anos anteriores, os faraós têm a primazia de dar inicio ao campeonato na cidade de Benghazi, com a jovem selecção moçambicana, cujo objectivo é evitar o último lugar de 2007, em Luanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Ago 06, 2009 3:55 am

Lutas
Dirigente aposta na formação para elevar taekwon-dó de Angola

Luanda – O presidente da Federação Angolana de Taekwon-dó, Nzuzu Ndulumigu, considerou hoje, em Luanda, que as técnicas que os praticantes de taekwon-dó estão a receber dos instrutores da federação mundial da modalidade será uma mais-valia para melhorar a marca de Angola nas competições africanas e internacionais.

Em declaração à Angop, no primeiro dia da acção formativa no pavilhão anexo da cidadela, Nzuzu Ndulumigu disse que o curso designa-se por peace corps (corpo de paz), uma técnica de extrema importância para a prática da modalidade, sendo que a mesma já foi adoptada em vários países.

"Uma vez que o taekwon-dó está em constante desenvolvimento sentimos a obrigação de seguir esta evolução, utilizando a técnica do Peace Corps. São técnicas como esta que queremos passar aos atletas para melhorar a nossa marca nas competições em que participamos”, asseverou.

Disse que os frutos desta formação poderão não ser visto hoje, mais terão efeitos no futuro.

Os quarto instrutores, de nacionalidade coreana são licenciados em taekwon-dó, com destaque a saetbyul Kim também instrutora no Canadá e estão em Luanda desde sexta-feira passada. O regresso será em Setembro.

Acção formativa terá a duração de trinta dias e fazem parte todos os cinturões, técnicos e praticantes inscritos na federação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 07, 2009 3:01 am

Afrobasket2009
Munícipes de Saurimo aguardam por outra vitória hoje

Saurimo - Os munícipes da cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, manifestaram hoje (quinta-feira) a sua satisfação pela vitória alcançada quarta-feira pela selecção nacional de basquetebol, frente ao Mali, por 79-74, na abertura do Campeonato Africano das Nações, e encorajam a prosseguir na senda de vitória hoje frente ao Egípto.


Em entrevista concedida hoje à Angop, o presidente da Associação Provincial de Basquetebol, Dinis Armando, disse que, embora o "cinco" nacional esteja numa série difícil, a passagem para a fase seguinte é um pressuposto para a conquista do título pala décima vez.


Uma tela gigante está colocada no largo 1º de Maio para que os munícipes desta cidade assistam aos jogos do campeonato e apoiem a selecção nacional, assegurou o responsável da APB.


Para Tony Andrade, promotor desportivo e ex-praticante, Angola tem nove títulos na história do basquetebol africano e da Líbia trará o décimo, mas, como frisou, o conjunto de Magalhães deve jogar cauteloso uma vez que as demais equipas fizeram investimentos sérios para este Afrobasket.


Referiu que este campeonato surge num momento em que Angola atingiu o apogéu no desenvolvimento do desporto nacional com a realização do CAN2010 no país, porquanto a vitória do Afobasket vai galvanizar os angolanos; Daí a atenção especial e desejo de conquista deste campeonato.


O treinador e proprietário de uma escola de formação para basquetebol, João Manuel da Costa, antevê uma vitória frente a selecção do Egípto e a consequente passagem para a segunda fase. Sustentou que os jogos de preparação na Europa e a conquista do torneio dos Jogos da Lusofonia constituíram tónico moralizador.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Ago 10, 2009 1:49 am

Afrobasket2009
MVP da partida com a Líbia destaca evolução do "cinco" nacional

Benghazi (Dos enviados especiais) - O extremo angolano Carlos Morais afirmou que a vitória diante da Líbia (91-58), na primeira partida da segunda fase do Campeonato Africano de basquetebol (Afrobasket2009), demonstra que a selecção nacional está a evoluir, porquanto já garantiu presença nos quartos de final.

Falando à Angop, o melhor marcador do encontro com 20 pontos, disse que o “cinco” nacional está a crescer e acredita que vai continuar até atingir o principal objectivo que a revalidação do título africano.

Reconheceu que, apesar das vitórias nas três primeiras partidas, os campeões africanos não começaram bem o campeonato mas que o encontro de hoje indicia melhorias.

Quanto a sua prestação individual disse que foi fruto do trabalho colectivo, explicando que se o grupo estiver bem a defender e atacar
qualquer atleta poderá se destacar.

“Estive bem hoje, a nível individual, e espero continuar assim, mas o importante foi a vitória e a prestação do colectivo. Uns estiveram melhor defensivamente e outros ofensivamente como foi o meu caso”, salientou o jogador de 23 anos de idade.

Por sua vez, Filipe Abraão disse que Angola mereceu a vitória e que a exibição, melhor até ao momento, foi fruto de muito trabalho. Sublinhou que nos desafios da primeira fase faltou postura e atitude nos jogadores, no início dos jogos, mas que foi superada.

Referiu que individualmente está satisfeito com as suas exibições e que vai continuar a se empenhar para merecer a confiança do seleccionador.

O atleta que usa a camisola 14, duas vezes MVP africano, acrescentou que está completamento integrado no grupo e que espera melhor de jogo para jogo.

Filipe Abraão, de 29 anos de idade, marcou seis pontos frente a Líbia, em partida do Afrobasket/2009, que decorre desde o dia 5 na Líbia, onde Angola somou já quatro vitórias frente ao Mali (79-74), Egipto (79-69), Moçambique (93-50) e Líbia (91-58).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 11, 2009 2:46 am

Basquetebol
Dirigente afirma que Angola evolui jogo progressivamente

Luanda – O Director Técnico da Federação Angolana de (FAB) Basquetebol, Nuno Teixeira, considerou hoje segunda-feira, em Luanda que o jogo entre o combinado nacional e a Nigéria a disputar-se terça-feira, será apenas mas um, visto a evolução em todos os jogos da selecção.


Nuno Teixeira que falava à Angop, por depois da vitória de Angola sobre a Côte d'Ivoire, por 88-61, disse que é preciso acreditar no trabalho da equipa técnica que tudo tem feito para que as vitórias apareçam não e consequentemente o décimo título.

" Angola tem vindo a evoluir de jogo a jogo e não tem sido fácil porque os adversários evoluíram muito e chegam a ter muitos atletas em campeonatos muito fortes na América e Europa" disse.

Para ele o confronto com a Nigéria terça-feira as 20h30 será mais uma partida difícil mas Angola prontamente dará uma resposta positiva com mais uma vitória.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 12, 2009 3:40 am

Angolanos mostram credenciais
António Ferreira e Fernando Cunha |na Líbia - 11 de Agosto, 2009 Tamanho da letra Enviar Enviar artigo por E-Mail
Nome do remetente: E-mail do destinatário: Comentário:
Carlos Morais (8) esteve em grande frente aos ivoirienses, tendo anotado 18 pontos, 15 dos quais de lancamentos triplos

Fotografia: Miqueias Sousa
Angola mantém a invencibilidade na Taça de África das Nações, Afrobasket-2009. Ontem, para não quebrar a sequência vitoriosa na prova, a equipa nacional derrotou um outro tradicional candidato ao título, a Côte d´Ivoire, por 88-61, marcando nova etapa no percurso rumo aos quartos-de-final, que começam a ser disputados na próxima quinta-feira.
Os índices que demonstram a evolução competitiva do cinco nacional, comparativamente a primeira fase - em que se exibiu longe da qualidade que lhe é peculiar -, foram realçados na partida diante dos ivoirienses na quadra do Suleiman Al Diarrat de Benghazi.
Boa circulação de bola, melhoria dos conceitos defensivos aliada a uma maior estruturação ofensiva, boa capacidade de ressaltos defensivos e ofensivos, colocaram “à montra” uma equipa angolana a caminhar para o seu melhor nível competitivo.
A Côte d´Ivoire, a exemplo das demais selecções que defrontaram até a selecção campeã africana, veio com a lição bem estudada; vontade de discutir o jogo ela por ela, mas não teve qualidade nem destreza para tanto. Ficou-se mesmo pela intenção, senão vejamos:
Independentemente de ter baixado de rendimento em alguns momentos do segundo quarto, Angola foi sempre líder do placar – 14-07, 24-18, 33-30 e 41-36, números que deixam evidentes, que nunca teve a sua liderança e favoritismo ameaçados.
Aumentou o nível qualitativo na etapa final do encontro, quando realizou um parcial de 29-13 no terceiro quarto, graças a uma forte defesa que variava entre a pressionante, em toda a dimensão da quadra; ou por uma zona 2x3, com pressão ao homem com bola e o poste baixo, regra que quebrou claramente com todo o sistema ofensivo idealizado pelo francês Rondoaldo Dessarzini.
O derradeiro quarto, serviu para Luís Magalhães conferir mais alguns minutos de jogo aos atletas menos utilizados (Adolfo Kimbamba, Filipe Abraão, Luís Costa e ainda Felizardo Ambrósio (que no jogo interior confere minutos de descanso a Kikas, Mingas e, em certos momentos, ao próprio Leonel Paulo), atletas estes que honraram com qualidade os momentos de prazer que o técnico lhes concedeu.
Estatisticamente, Carlos Morais (29.58 minutos, 18 pontos, cinco triplos em oito tentativas) foi o destaque do lado angolano, sendo bem coadjuvado por Armando Costa (22.45 min. e 14 pontos), Joaquim Gomes “Kikas” (22.17 min, e 13 pontos) e Domingos Bonifácio (17.35 min., e 10 pontos), que bem ao seu jeito discreto, vai se tornando numa arma fundamental a estratégia montada pela equipa técnica.
Sob arbitragem de Bob Ossouala (Congo), Pierre Njilefac (Camarões) e Didier Maboko (Rwanda), as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:
Angola (88) – Olímpio Cipriano (8), Armando Costa (14), Carlos Morais (18), Domingos Bonifácio (10), Luís Costa (5), Leonel Paulo (5), Kikas (13), Adolfo Quimbamba (3), Felizardo Ambrósio (2), Carlos Almeida (5), Filipe Abraão e Eduardo Mingas (5).
Côte d´Ivoire (61) – Philippe Amagou (2), Davon Craven (3), Noé Aboudo (7), Issife Soumahoro, Stephane Konate (3), Souleyman Diabate (8), Ismael Ndiaye (7), Wilfrid Aka (2), Moyongo Kalé (9), Eric Tape (9), Namori Meité (2) e Déba Koné (9). Treinador: Rondoalo Dessarzin
Parciais por período: 24-18, 17-18, 29-13 e 18-12
Resultado ao Intervalo: 41-36
Resultado Final: 88-61
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 14, 2009 1:41 am

Afrobasket2009
Vice-presidente do Benfica de Luanda destaca entrega de atletas

Luanda – A vice-presidente para o desporto feminino do Benfica de Luanda, Francisca de Carvalho Octávio, manifestou-se hoje confiante na conquista do 10º título do Afrobasket, destacando que os atletas "têm sabido agir na hora certa".



Em declarações à Angop, a responsável disse que, apesar dos méritos de sete vitórias sem perder na competição, Angola precisa melhorar a defesa homem a homem, que julga vulnerável.



Francisca de Carvalho realçou que a selecção nacional tem meio caminho andado para revalidar o título, mas chamaou a atenção para o respeito da Tunísia, próximo adversário dos pupilos de Luís Magalhães, na sexta-feira.



"Todas as selecções têm Angola como rival número um, mas os atletas mostraram até aqui que estão bem preparados", ressaltou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Ago 17, 2009 1:59 am

Futebol
Técnico do Santos FC reconhece dificuldades


Luanda - Apesar da vitória de (1-0), o técnico do Santos FC, Mário Calado, afirmou hoje (domingo), no estádio dos Coqueiros, em Luanda, que a sua equipa teve muita dificuldade em finalizar com êxito as oportunidades que tiveram durante o desafio que contou para terceira jornada do A do troféu Nelson Mandela.

Em declarações à Angop no final do jogo, o técnico dos santistas acrescentou que o seu plantel não conseguiu dominar o equilíbrio emocional e o desejo de conquistar os três pontos em casa.

“Foi um jogo muito difícil, não conseguimos aproveitar as imensas oportunidades que tivemos, permitimos que o adversário ficasse em igualdade numérica que é um erro do ponto de vista desportivo”, lamentou o treinador.

Mário Caldo prometeu trabalhar mais os aspectos defensivos e ofensivos de forma a garantir maior estabilidade e manter o ciclo de vitória na competição.

O único golo da partida foi rubricado aos 83 minutos por intermédio do avançado Sawu.

Com esta vitória, a equipa do Morro Bento assume a liderança com seis pontos, os mesmos que Entente Setif da Argélia. O ENPP do Egipto está na cauda sem pontuar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 18, 2009 12:47 am

Afrobasket2009
Carlos Morais considera 10º título momento impar da carreira

Tripoli (Dos enviados especiais) – O extremo-base da Selecção Nacional de basquetebol Carlos Morais considerou, em Tripoli, de capital importância para a sua carreira a conquista do 10º título africano pelo conjunto angolano, por ter
sido o “principal” responsável pelo feito no jogo da final.

Falando à Angop, na capital líbia, o atleta, de 23 anos de idade (três vezes campeão continental), disse estar a viver um momento impar que nunca apagará na história do basquetebol continental e não só, por alcançar um registo individual
que enche de orgulho a si e ao país, em geral.

“Estou sem palavras para expressar o sentimento de alegria que tenho neste momento, sobretudo por ter sido o melhor marcador da final e eleito o triplista do campeonato, justamente na conquista desse título por todos desejado”, disse.

Acrescentou que a conquista do troféu na Líbia é resultado de um trabalho abnegado de há muitos anos, intensificado nos últimos dois meses e meio, que permitiu provar aos cépticos que o conjunto é capaz de dar ainda mais ganhos ao país, embora esteja a passar por um processo de renovação.

Reconheceu ter sido bastante difícil derrotar a Cote d’Ivoire, que na sua opinião foi um digno vencido que em momento algum baixou a cabeça.

Considerado melhor lançador da linha dos 6,25 cm, Carlos Morais esteve em destaque na 25ª edição do Afrobasket, figurando na 14ª posição do quadro de estatística geral com uma média de 14,7 pontos por jogo, apenas superando no conjunto nacional por Kikas Gomes, 11º com média de 15,3 pontos por partida.

Angola alcançou o seu 10º troféu continental sábado, ao vencer a Côte d’Ivoire, por 82-72, na final do Afrobasket2009, realizado de 5 a 15 deste mês na Líbia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor tozé em Terça Ago 18, 2009 7:05 am

Selecção de Angola
Imagem
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 19, 2009 1:08 am

Campeões de volta a casa
18 de Agosto, 2009 Tamanho da letra Enviar Enviar artigo por E-Mail
Nome do remetente: E-mail do destinatário: Comentário:
Selecção Nacional chega hoje a Luanda, onde será brindada com grande recepção

Fotografia: M.Machangongo
A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol regressa hoje às 18h00 ao país, proveniente de Lisboa, Portugal, depois de ter conquistado sábado, na Líbia, o 10º título de campeão africano.
Com percurso de nove partidas só com vitórias, os pupilos de Luís Magalhães, estreante no comando da equipa nacional, derrotaram na final a Côte d’Ivoire, por 82-72.
Pela segunda vez, os angolanos não precisaram de nenhum jogador a actuar além-fronteiras para confirmar a hegemonia da modalidade em África, de acordo com dados do livro “História de Angola nos Afrobaskets”.
Foram necessários apenas quatro clubes, dos 12 que têm disputado o Campeonato Nacional, para Luís Magalhães sentir, pela primeira vez, o sabor de ser campeão a nível de selecções.
Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio, Armando Costa (1º de Agosto), Eduardo Mingas, Carlos Morais (Petro de Luanda), Leonel Paulo, Luís Costa, Domingos Bonifácio (Libolo), Adolfo Quimbamba e Filipe Abraão (ASA) foram, desta vez, os heróis.
A primeira vez que Angola venceu um Afrobasket sem contar com atletas a actuar no estrangeiro foi em 2007. Na condição de anfitriã, a Selecção Nacional contou com a inspiração caseira para conquistar o nono troféu.
Na prova disputada nas cidades de Luanda, Cabinda, Benguela, Lubango e Huambo, o grupo foi formado pelos “deca-campeões”, exceptuando os novatos (Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Adolfo Quimbamba e Filipe Abraão), já que nos seus lugares estavam Miguel Lutonda, Milton Barros, Victor Muzadi e Victor de Carvalho, orientados por Alberto de Carvalho “Ginguba”.
Nos outros oito troféus, Angola contou sempre com alguma magia proveniente do exterior, embora a maior parte fosse sempre da prova local.
A primeira conquista, em 1989, dois atletas “brilhavam” além-fronteiras, propriamente em Portugal (Jean Jacques da Conceição e José Carlos Guimarães), que representavam o Sport Lisboa e Benfica.
Dois anos depois, no Cairo (Egipto), ambos voltaram a fazer a diferença na condição de “estrangeiros”. Em 1993, Nairobi (Quénia), a selecção recorreu a Jean Jacques, ainda no Benfica, e Paulo Macedo (Sporting Clube de Portugal).
Em 1995, Argel (Argélia), a dupla benfiquista regressa e leva Angola ao mais alto lugar do pódio, pela quarta vez consecutiva, marcha interrompida em 1997, ao terminar na terceira posição, em Dakar (Senegal).
Na segunda vez que o país foi palco da maior festa do basquetebol africano (1999) foram precisos quatro “estrangeiros”, naquela que foi a maior até ao momento, para recuperar o título perdido no Senegal. Justino Victoriano (Universidade de Texas), Aníbal Moreira (Ovarense/Portugal), David Dias (Queluz/Portugal) e Jean Jacques (Málaga/Espanha) foram os escolhidos para reforçar o “cinco” nacional e conquistar o quinto troféu.
Seguiram-se períodos que, novamente, eram necessários dois a três atletas de fora para a missão Afrobasket. Em 2001, Rabat (Marrocos), Gerson Monteiro (Barreirense/Portugal), David Dias (Benfica/Portugal) e Jean Jacques (Portugal Telecom). Em 2003, Egipto, Kikas Gomes (Universidade Val Paraíso/EUA) e Jean Jacques da Conceição (Portugal Telecom) e ainda em 2005, Argel (Argélia), com Armando Costa e Kikas Gomes a serem chamados de Portugal (Queluz) e Alemanha (Energie Koln), respectivamente.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 21, 2009 12:08 am

Futebol
Kwanza Norte prepara condições para o arranque do Provincial



Ndalatando - A Associação Provincial de Futebol do Kwanza Norte (APFKN) está a concluir os preparativos para a realização do campeonato local, com arranque previsto para a primeira quinzena de Setembro, foi hoje anunciado.



Em declarações à Angop, o presidente da APFKN, Jorge Pereira, disse que a prova tem objectivo encontrar o representante da província para o torneio de apuramento ao próximo Girabola.



Para o campeonato estão inscritas as formações dos municípios de Kambambe, Cazengo, Lukala, Banga, Samba Cajú, Ambaca e Golungo Alto. As duas primeiras localidades serão representadas com duas equipas cada, deixando as demais com uma.



Jorge pereira avançou que o sorteio será feito na próxima terça-feira e 13 dias depois iniciar-se-á com a prova.



Explicou que a associação obteve da Federação Angolana de Futebol (FAF) uma autorização especial para a realização nesse período do campeonato provincial, pelo facto da extemporaneidade da época oficial destas competições que acontecem normalmente entre Março e Julho de cada ano.



Justificou que problemas financeiros e organizativos dos clubes motivaram a não realização do campeonato no período normal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Ago 23, 2009 1:35 am

Girabola2009
Lesões prejudicam Desportivo da Huíla frente ao ASA

Luanda – O técnico do Clube Desportivo da Huíla, António Barbosa, apontou hoje, em Luanda, que as substituições por lesão, na segunda parte, ditaram o empate, a uma bola, na partida da 20ª jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão diante do ASA, disputa no estádio da Cidadela.

Em declarações à imprensa no final do encontro, disse que o seu plantel é vulnerável em suplentes e a saída dos dois titular (Filipe e Orlando) no segundo tempo complicou a estrutura da equipa.

“O ASA tirou partido no jogo violento que fez. Mas valeu (o desafio), porque conquistamos um ponto. Vamos continuar a trabalhar”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Ago 23, 2009 1:36 am

Girabola2009
Técnico do ASA satisfeito com empate

Luanda - O técnico principal do ASA, Marinho Peres, declarou-se hoje (sábado), em Luanda, satisfeito com a prestação da sua equipa no jogo diante do Desportivo da Huíla - empate a uma bola - por terem sido inseridos jogadores dos escalões de formação.

O técnico que falava à imprensa, no final do jogo, afirmou que 90 porcento dos jogadores utilizados na partida foram das camadas jovens (formação), tendo prometido dar o maior apoio ao mesmos.

“Tiveram muita responsabilidade, fizeram um bom jogo e até mereciam melhor. Mas como são jogadores de formação, pedimos compreensão dos nossos torcedores”, acrescentou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron