NOTÍCIAS DE LUANDA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:05 pm

09-08-2011 15:33

Luanda
Administradora adjunta do Rangel exalta inauguração da loja da Unitel

Luanda
– A administradora municipal adjunta do Rangel, Ana Maria da Silva, considerou hoje ( terça-feira), em Luanda, uma mais-valia o surgimento da primeira loja de venda da operadora de telefonia móvel (Unitel), no município.
Em declarações à Angop, após a cerimónia de abertura do estabelecimento comercial, Ana da Silva sublinhou ser louvável a iniciativa, visto que proporcionou o primeiro emprego a jovens que estavam desempregados.
A administradora garantiu o apoio da administração para o bom funcionamento da loja da Unitel no município, acrescentando que a instituição tem um grande significado porque vai contribuir para o desenvolvimento da localidade e facilitar o acesso aos serviços da operadora.
A nova loja criou 14 postos de trabalho.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 4:51 pm

30-08-2011 13:21

Peregrinação à Muxima
Vigário da Paróquia de S. Domingos pede boa conduta a peregrinos

Luanda
– O vigário da Paróquia de São Domingos, Manuel Casimiro, afirmou hoje, em Luanda, que no âmbito da Peregrinação ao Santuário, os católicos têm sido sensibilizados a adoptar comportamento digno, durante as festividades do presente ano.
Em declarações à Angop, acerca da preparação dos fiéis para partida ao Santuário, disse pretenderem evitar situações pouco dignas verificadas na celebração desta efeméride, em 2010.
Disse que estão a sensibilizar os fieis durante as homilias, secções de palestras e outros encontros.
Informou, por outro lado, que desde o dia 28 do mês em curso os fiéis da Paróquia de São Domingos começaram já a partir em direcção ao Santuário.
Deu a conhecer que conforme a organização dos grupos já existentes na referida paróquia, os mesmos têm reunido as condições básicas para a partida e estadia naquele local.
A Angop apurou que o clima nas demais paróquias da Igreja Católica é o mesmo, na qual os fieis começam já a adquirir, de forma isolada, ou em grupo, pequenas tendas, insecticida, agasalhos pesados e alimentos para a permanência na localidade que acolhe a efeméride, a província do Bengo.
Para este ano, novos elementos do programa litúrgico serão introduzidos, como duas caminhadas de dois quilómetros, com a reza do terço na quinta-feira e a via sacra na sexta-feira.
As missas em línguas nacionais, que se estrearam na edição passada da romaria, serão mantidas este ano
Estimativas da comissão organizadora do evento calculam que para este ano, pelo menos 500 mil peregrinos poderão estar presentes na celebração religiosa.
A festa, em homenagem à Nossa Senhora da Muxima, acontece anualmente desde 1833.
Pela sua importância e significado histórico, a Igreja Nossa Senhora da Muxima (que quer dizer Coração na língua nacional Kimbundu), construída no final do século XVI, foi considerada monumento nacional em 1924.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:27 pm

Apoio
Executivo promete maior apoio a agentes comerciais das zonas rurais

Luanda
- O vice-ministro do Comércio, Archer Mangueira, afirmou hoje, em Luanda, que o Executivo angolano está empenhado no relançamento do comércio rural, para erradição da fome e da pobreza nessas localidade e aumento da produção nacional.
Em declarações à imprensa, à propósito da assinatura do acordo entre o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e o Banco de Poupança e Crédito (BPC) para a operacionalização do Programa de Promoção do Comércio Rural (PPCR), o governante referiu que o executivo pretende tornar as áreas rurais em potentes zonas comerciais.
“Desde Maio desse ano temos estado a trabalhar nesse sentido. O executivo criou uma facilidade financeira junto do Banco de Desenvolvimento de Angola para permitir aos comerciantes rurais desenvolverem as suas actividades e contribuírem para o estabelecimento de uma rede comercial da base ao topo” – informou .
Archer Mangueira acrescentou ser intenção do Executivo intensificar a actividade comercial nas áreas rurais, apoiando os produtores com instrumentos que facilitem a acção em toda a sua amplitude, assim como viabilizar o escoamento de produtos do meio rural para o meio urbano.
“Como sabeis a actividade comercial no meio rural carece de instrumentos que facilitem a sua acção em toda a sua amplitude. Alguns passos já foram dados pelo executivo visando o aumento da produção, mas esse acordo constitui um passo concreto para o relançamento do comércio rural e crescimento económico” - salientou.
Relativamente ao impacto da promoção do comércio rural no Programa de Combate à Pobreza esclareceu que certamente estimulará a produção no meio o rural, contribuindo para o rendimento dos produtores e ajudar, desta forma, a combater ou reduzir a pobreza
nestas zonas”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 06, 2011 12:55 am


Manifestantes detidos continuam sem direito a defesa legal
por António Rodrigues, Publicado em 06 de Setembro de 2011 | Actualizado há 2 horas
Ainda não se sabe quantos manifestantes foram detidos no sábado mas os advogados calculam que sejam entre 30 e 50 pessoas


As pessoas detidas na manifestação antigovernamental de sábado em Luanda estavam ontem a ser transferidas das várias esquadras para a Direcção de Investigação Criminal (DIC) da capital angolana, revelou ao i o advogado David Mendes. "A Polícia Nacional está a tratar de remover os detidos das várias esquadras para a DIC. Em princípio, vão ser enviados para interrogatório, mas não sabemos sequer de que são acusados pois não tivemos acesso a eles", explicou este conhecido defensor dos direitos humanos angolano.
Desde os confrontos de sábado com as autoridades, depois de uma centena de manifestantes terem exigido a demissão do presidente José Eduardo dos Santos e tentado marchar em direcção à residência oficial do chefe de Estado, que as famílias e as organizações de direitos humanos procuram informações relacionadas com "os desaparecidos", assim denominados porque as autoridades os levaram para várias esquadras de Luanda sem registar a sua detenção ou pelo menos sem a comunicar oficialmente. "Foram levados e colocados em várias unidades que nunca assumiram que os tinham lá", disse o jurista, que abandonou a direcção da Associação Mãos Livres para ser líder do Partido Popular.
"Não temos hipótese de estar presentes porque não há juiz de piquete" para assim decidir. Isto leva David Mendes a pensar que os detidos - entre 30 e 50, número que não é certo porque a polícia se recusa a revelar o número total - poderiam vir a ser interrogados durante a noite de ontem, sem a presença de qualquer representante legal.
O pequeno partido da oposição Bloco Democrático enviou um comunicado na noite de domingo, assinado pelo seu líder, Justino Pinto de Andrade, denunciando os acontecimentos: "Foi presa uma manifestante, militante do Bloco Democrático, Ermelinda Freitas, e levada para parte incerta, somente tendo sido localizada muitas horas depois na Esquadra da Ilha de Luanda. Outros dois manifestantes, Adolfo e Luamba, foram barbaramente agredidos pela Polícia Nacional, tendo dado entrada inanimados no Hospital Maria Pia, de onde foram transferidos para o Hospital Militar, onde receberam tratamento e posteriormente [foram] conduzidos para a cadeia." Segundo David Mendes, há ainda outros dois feridos, que se encontram internados no Hospital Maria Pia.
Sem informação das autoridades, os activistas de direitos humanos vão sabendo notícias por outros: "Ficámos a saber por interpostas pessoas que os detidos que estão na 8.a esquadra estão em greve de fome", explicou Mendes. Na 8.a Esquadra, ao que parece, de acordo com as informações recolhidas pelos activistas, estará um dos organizadores da manifestação, "Carbono" Casimiro, cujo paradeiro a polícia angolana diz desconhecer.
David Mendes adiantou que hoje de manhã os advogados vão "tentar junto do procurador obter acesso aos presos e assistir ao interrogatório". Sem defesa legal presente, os interrogatórios, afirma, não serão mais do que maneiras de persuasão para confessarem o crime: "Vão forçá-los a falar para se auto-incriminarem." Na opinião do jurista, os detidos acabarão por ser indiciados pelo crime de desobediência à autoridade. "Se não houver interrogatório, acreditamos que haverá julgamento sumário."
MPLA pede libertação Uma tendência minoritária dentro do MPLA, o partido do governo em Angola, emitiu ontem um comunicado de imprensa "a exigir a libertação incondicional dos jovens manifestantes" detidos no sábado no Largo da Independência. A União de Tendências-MPLA, ligada à Fundação 27 de Maio (que lembra o golpe fracassado de Nito Alves em 1977), "regozija-se com a manifestação" e encoraja os jovens participantes "a prosseguirem com os tais actos, por ser um direito plasmado na Constituição".
Fragata de Morais, primeiro-secretário do MPLA de Luanda, garantiu no domingo ao i que a manifestação decorreu pacificamente e que a polícia só interveio quando algumas pessoas tentaram deixar o Largo da Independência para se dirigirem ao Palácio Presidencial, para o que não tinham autorização.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:17 pm

03-10-2011 15:54

Resíduos Sólidos
Operadora Evirobac reforçará equipamentos de recolha de lixo

Luanda
- A operadora “Evirobac”, encarregue de recolher os resíduos sólidos no município da Maianga, em Luanda, vai por em funcionamento até a segunda quinzena do próximo mês, mais equipamentos para garantir uma limpeza com qualidade e eficiência na municipalidade, durante a quadra festiva.
Esta informação foi avançada hoje (segunda-feira), à Angop, pelo director de operações da empresa na zona, Joaquim Mandela, que os meios estarão disponíveis nos primeiros dias do mês de Novembro para assegurar a recolha até ao mês de Fevereiro, altura em que se produz muito lixo, tendo em conta o período festivo do natal e passagem de ano.
Segundo o responsável, dos equipamentos constam 21 viaturas compactadoras, 40 contentores de mil e 100 litros, quatro camiões basculantes e retro escavadora, para permitir também a limpeza quando a província começar a receber as primeiras chuvas.
A fonte acrescentou que farão ainda o aumento do número do pessoal em 30 porcento durante a quadra festiva, para corresponder a exigência.
Faz saber ainda que neste momento a “Evirobac”, esta a levar a cabo um trabalho de recuperação de contentores para a deposição do lixo de seis metros cúbicos, para por a disposição dos munícipes.
A Maianga possui uma população estimada em 852 mil e 271 habitantes, distribuídos pelas comunas da Maianga, Cassequel, Prenda /Rocha Pinto.
A Norte está limitada pelos municípios da Ingombota e Rangel, tendo a Sul a Samba e a Leste o Kilamba Kiaxi.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:25 am

Justiça
***primento dos prazos de prisão preventiva consta das acções

Luanda
-
O ***primento dos prazos de prisão preventiva, o descongestionamento dos processos nos tribunais, de forma a tornar a Justiça mais célere e melhorar o funcionamento do Guichet Único e alargá-lo às províncias mais prioritárias, consta de um leque de programas a serem desenvolvidos na actual legislatura.
O projecto foi dado a conhecer hoje, sábado, no primeiro dia do VII Conselho Consultivo do Ministério da Justiça, pelo responsável do Plano Director da Justiça (PDJ), Vicente Leitão, quando falava dos programas e acções para Justiça na actual legislatura.
Segundo o prelector, fazem parte também do referido programa a intensificação dos trabalhos de recuperação e digitalização dos Arquivos Centrais de Luanda e das Conservatórias Predial, Comercial e Civil, à escala nacional, bem como reabilitar cerca de vinte por cento das Conservatórias e Cartórios de 1ª classe, a nível nacional e criar outras.
Constam ainda do plano, o lançamento dos estudos necessários à revisão da legislação relativa aos seguintes domínios do Trabalho, Cível, Criminal, Fiscal, Ambiente, Arrendamento Urbano e Condomínios e Execuções Fiscais, bem como iniciar o processo de Reforma Fiscal.
A melhoria das condições de funcionamento dos tribunais, arranque dos processos de construção dos tribunais municipais de Viana, Kilamba Kiaxi, Sambizanga e Cazenga, modernização dos serviços de emissão dos Bilhetes de Identidade e de emissão do Registo Criminal e intensificação da campanha de incentivo ao Registo Civil, constam também das acções.
De acordo com Vicente Leitão, na actual legislatura a justiça prevê ainda elaborar ou rever e publicar a Lei do Sistema Unificado da Justiça, Lei Orgânica dos Magistrados Judiciais, Lei Orgânica dos Magistrados do Ministério Público, Lei Orgânica da Procuradoria-geral da República e Estatuto da Polícia Judiciária, assim como modernizar e informatizar os serviços dos Registos e Notariado.
Será igualmente, acrescentou, iniciado o processo de revisão e elaboração dos Códigos Civil, Processual Penal, Processual Civil, Processo Laboral e Registos e Notariado, modernizado e informatizado os serviços dos Registos e Notariado, criada a Base de Dados dos Recursos Humanos do Sector e melhoradas as condições de funcionamento do INEJ, incluindo a aprovação de novos Planos Curriculares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:15 am

Prevenção
Lançado projecto de protecção das praias angolanas

Luanda
– Uma iniciativa preventiva designada Projecto Praias Seguras de Angola (PSA) destinada, entre outros fins, a proteger a integridade física dos banhistas, foi lançada hoje (sábado), na Ilha de Luanda, numa cerimónia presidida pelo ministro do Interior, Sebastião José António Martins.
O Projecto Praias Seguras de Angola é uma plataforma nacional coordenada e aprovada pelo Ministério do Interior, cujo executor é o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros.
O mesmo resume-se num programa de socorro que pretende minimizar as situações de risco para os banhistas nas praias marítimas e fluviais, nas regiões do litoral e também do interior do país.
A primeira fase do projecto, ora lançado, teve o seu início em Junho de 2011, estando a sua conclusão prevista para o mês de Agosto de 2012.
O projecto, que nesta primeira fase abrange as províncias de Luanda, Cabinda, Benguela e Bengo, é constituído por um conjunto de meios técnicos, nomeadamente 27 torres de vigilância fixas, 18 viaturas de apoio, 18 motos com tracção nas quatro rodas, nove motos aquáticas, assim como outros equipamentos técnicos e de uso pessoal.
Os meios humanos são garantidos por uma corporação de 174 efectivos, sendo 97 profissionais e 77 voluntários.
As outras duas fases do projecto, de carácter nacional, serão implementadas até 2014, sendo Setembro de 2012 o tempo escolhido para o arranque da segunda fase, abarcando as províncias do Namibe, Kwanza Sul e Zaire.
Já o arranque da terceira e última fase do PSA está marcada para Setembro de 2013. A sua fase de conclusão está marcada para Outubro de 2014 e prevê abranger as províncias do Huambo, Lunda Norte, Lunda Sul, Kwanza Norte, Huíla, Bié, Moxico, Uíge, Malanje, Cunene e Kuando Kubango.
Na ocasião, o ministro do Interior referiu que a materialização do projecto visa alargar a visibilidade das acções de protecção, de socorro e de salvamento, assim como aumentar o nível de fiscalização na orla marítima, garantindo policiamento à altura das exigências e sempre nos períodos mais críticos, nomeadamente fins-de-semana e feriados.
Segundo o governante, a aplicação do PSA torna possível o surgimento da figura nadador/salvador, envolvendo, para além da componente operativa, a vertente pedagógica.
“Neste contexto, prevê-se implementar projectos de formação, incutindo programas de sensibilização, incutindo às crianças e os adolescentes o sentido de prevenção da natureza”, referiu.
Entre outras figuras, participaram do acto de lançamento da primeira fase do Projecto Praias Seguras de Angola, delegados do II Fórum de Ministros do Interior da Administração Interna da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o vice-ministro do Interior para Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, e o governador em exercício da província de Luanda, Domingos Graciano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:19 pm

05-12-2011 9:32

Sinistralidade
Três crianças morrem carbonizadas no Cazenga

Luanda
– Três crianças, membros da mesma família, morreram, no domingo, carbonizadas no interior de uma residência na comuna do Tala Hady, no município do Cazenga, em Luanda, na sequência um incêndio de medias proporções.
Segundo o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Sebastião, informou hoje (segunda-feira) à Angop, que os menores de um, quatro e sete anos, pereceram quando o colchão em que dormiam pegou fogo.
“Foi posta uma vela acesa no quarto junto ao colchão e este, sem alguma protecção, depois de desgastar atingiu a cama e por ser de esponja pegou fogo”, sublinhou.
Faustino Sebastião voltou a apelar à população no sentido de ter cuidado no manuseamento de fontes luminosas, para se evitar a ocorrência de incêndios, já que muitos acontecem por negligência.
informou que nos últimos dias a corporação regista incêndios causados por negligência, tendo como causa principal o mau manuseamento das fontes luminosas.
Exortou à população a acatar as medidas preventivas, visando evitar a ocorrência de sinistros.
Para além da extinção de incêndios, o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros tem acudido situações de acidentes de viação, afogamentos, transporte de pacientes ou cidadãos em aflição na via pública, entre outros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:20 pm

06-12-2011 16:11

Confraternização
Movimento Espontâneo promove Natal para crianças de Catete

Luanda
– Um encontro de confraternização para cerca de mil crianças, no âmbito da quadra festiva (Natal), vai ser promovido, no dia 17 do mês em curso, na Aldeia da Nova Kaxicane (Catete) pelo Movimento Nacional Espontâneo (MNE).
De acordo com o vice-presidente para comunidades e apoio social do MNE, António Domingos Lucas, que avançou a informação hoje (terça-feira) à Angop, a iniciativa vai servir para encerrar a primeira fase do “Projecto Solidários com a Pátria”, que decorreu este ano em Luanda.
Informou que para o convívio, que terá espírito natalício, vão estar envolvidas crianças das aldeias de Kaxicane, Sacrifício, Wala, Lucumbi (Bom Jesus), Ngulemi, Kazoneca (Cabala) e 107.
Para além do almoço, que terá o apoio do Complexo Turístico o Canto do Catete, a actividade vai ser colorida com música, dança, teatro e haverá distribuição de brindes.
Informou que junto das autoridades locais a sua organização já concertou estratégias para que o convívio decorra sem sobressaltos.
Deu a conhecer que o MNE vai apoiar com brinquedos uma actividade natalícia para crianças que será promovida pelo Gabinete de Cidadania do MPLA.
O MNE é uma organização de utilidade pública destinada a contribuir na resolução de problemas sociais das comunidades angolanas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:24 pm

09-12-2011 23:19

Lançamento
Sonangol lança nova marca de botija no mercado

Luanda
- A Sonangol apresentou hoje, sexta-feira, em Luanda, o lançamento de uma nova marca de botija de gás, denominada Levita, com cerca de 11 quilos, menos de 50 porcento de peso em comparação às garrafas tradicionais.
O produto da Sonangol, colocado no mercado através da sua subsidiária SonaGás, vai custar 15 a 20 porcento menos em relação as botijas existentes actualmente no mercado.
De acordo com o presidente da Comissão Executiva da SonaGás, Paulo Júnior, a diferença entre as garrafas tradicionais e a nova marca reside no facto da Levita ser mais segura, leve, económica e reciclável.
Disse também que as garrafas antigas vão continuar a ser utilizadas em paralelo com as novas.
Numa primeira fase, a levita será comercializada apenas em Luanda, por constituir o local que representa aproximadamente 75 porcento do mercado do gás botânico e posteriormente será expandida as restantes províncias do país.
Nesta primeira fase serão comercializadas 50 mil garrafas.
A concepção técnica e o fabrico da nova botija está a cargo da Amtrol Alfa, empresa líder na Europa na produção de botijas e o maior exportador mundial deste produto.
O nome Levita deve-se ao facto de possuir menos peso em relação as anteriores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:13 pm

12-12-2011 14:56

Luanda
Educadora social defende educação eficaz centrada nas mulheres

Luanda
- A educadora social Enedir Rosa afirmou hoje, em Luanda, que Angola só terá um desenvolvimento pleno se tiver uma educação eficaz e centralizada nas mulheres.
A educadora social das Irmãs Catequistas Franciscanas, afecto à Igreja Católica, fez esta afirmação quando falava à Angop, à margem da Conferência Regional sobre os 16 dias de activismo contra a violência no género.
Segundo Enedir Rosa, a sua organização trabalha directamente com a comunidade e implementa um amplo programa social de alfabetização de mulheres, porquanto acreditam que só há desenvolvimento com uma educação eficaz, mas com foco nas mulheres por serem as educadoras primárias na família.
No âmbito dos programas ligados à questão da saúde, disse que, para além de estar intrinsecamente ligada à educação, há um grande trabalho com as mães, com vista a redução das mortes materno e infantil, bem como na consciencialização das mesmas para o controlo e combate de doenças que afectam principalmente as crianças.
Para a madre, na prática faz-se vários encontros de formação de multiplicadores, líderes e agentes, que vão formar outros e passar a informação aos demais grupos existentes na comunidade.
Com estas acções multiplicadoras e informativas, acrescentou, os resultados visíveis são as mudanças como os relacionamentos sociais, o discernimento do que é colectivo e que faz bem a comunidade de forma geral.
Para Enedir Rosa, ainda não há trabalhos com micro-créditos, mas há pequenos grupos organizados que prestam alguma ajuda para o melhoramento dos seus negócios, porque encontram dificuldades de documentação para a adesão ao processo através dos bancos.
Quanto à questão da formação sócio profissional das mulheres, a madre informou que a sua instituição trabalha com a ADRA na formação das vendedoras do mercado informal, pretendendo, com isso, dar subsídios as senhoras para poderem se organizar e planearem os seus negócios, assim como os recursos adquiridos.
“De forma geral dá-se formação as jovens, numa parceria com o Mapess, através dos seus planos formativos em corte e costura, marcenaria, entres outros, e a igreja ajuda também no acompanhamento pós formação e com a formação de pequenos grupos para desenvolverem as suas actividades”, explicou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:23 pm

14-12-2011 17:34

Luanda
Governo pede melhoria no sistema municipal de saúde

Luanda
- A secretaria-geral do Governo da Província de Luanda, Judite Pereira, afirmou hoje, quarta-feira, que a Direcção Provincial da Saúde deve reforçar e melhorar o sistema municipal sanitário.
Judite Pereira prestou estas declarações à imprensa no final da visita do governador de Luanda, Bento Bento, às direcções provinciais de Energia, Água e Saneamento Básico, da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural e Serviços de Veterinária, da Habitação, da Saúde e dos Antigos Combatentes, com o fito de se inteirar do funcionamento e das suas dificuldades
A secretaria-geral disse que se o sistema municipal de saúde estiver em ordem torna-se fácil a criação de condições em termos sanitários, porque não se sabe como as pessoas, que aguardam por notícias dos seus parentes hospitalizados fazem para satisfazer as suas necessidades fisiológicas.
Acrescentou que outra preocupação do governo de Luanda é a falta de transporte na direcção da saúde, dai a necessidade de se criar condições no sentido de garantir esses meios, principalmente para o sector de fiscalização sanitária.
Por sua vez, a directora provincial de Saúde, Isabel Massocolo, fez saber que esforços estão a ser envidados no sentido de se aprimorar um atendimento mais humanizado a população e também promover uma saúde de qualidade em todos os municípios.
“A nossa estratégia é reforçar a municipalização do sistema de saúde, devendo, o próprio município, resolver os problemas locais, com a coordenação e supervisão da Direcção Provincial da Saúde, porque se os cuidados primários de saúde funcionarem bem em cada município teremos o problema resolvido", explicou.
Isabel Massocolo reconheceu a existência de acumulação de pacientes nos hospitais centrais que pode ser evitada se for reforçada a rede primária de saúde.
Segundo a médica, para que a rede primária de saúde funcione na perfeição "temos estado a enviar mais médicos para a periferia, estando em execução um curso sobre atenção primária de saúde e sobre logística".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 4:06 pm

16-12-2011 15:23

Natal
Crianças de Kikuxi receberão livros infantis

Luanda
– Crianças residentes no município de Viana, Complexo do Kikuxi, serão presenteadas nesse Natal com livros de escritores angolanos, um acto que se insere no projecto literário infantil “Kudilonga”.
Falando à Angop, em Luanda, a coordenadora do projecto, Zulinni Bumba, disse tratar-se de uma realização enquadrada também nas festividades do aniversário do município de Viana e do Complexo Kikuxi, já assinalado no dia 13 de Dezembro.
Referiu que o objectivo primordial é incentivar o gosto pela leitura nas crianças desta localidade.
Sublinhou que neste município crianças serão brindadas com exibição de peças teatrais que retratam a importância dos livros, declamação de poemas e concurso diversos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 4:08 pm

16-12-2011 16:15

[size=150]Comércio
Executivo prevê construir mais mercados em Luanda

Luanda [/size
]– O Governo da Província de Luanda anunciou hoje que a capital do país contará brevemente com mais mercados, para albergar e dar dignidade aos vendedores ambulantes.
Segundo o presidente do conselho administrativo da cidade capital, José Tavares Ferreira, nota-se um “excesso de gente a vender produtos diversos nos passeios, dificultando a circulação de pessoas.
Por esse facto, referiu, o governador de Luanda, Bento Francisco Sebastião Bento, garantiu mais e melhores espaços, nos quais os vendedores e compradores se sintam cómodos.
“O governador orientou-nos a localizar espaços, quer no distrito do Sambizanga, quer no Rangel, para se erguerem mais e maiores mercados, com mais de dois andares, se possível, capazes de albergar todos os ambulantes”, disse à imprensa, no final de uma visita de constatação efectuada por altos funcionários do Governo
de Luanda.
A delegação foi chefiada por Bento Francisco Sebastião Bento e visou radiografar o saneamento básico e a venda ambulante nos bairros dos Combatentes e do São Paulo, no distrito urbano do Sambizanga.
Segundo o responsável, da conversa mantida com os vendedores, ao longo das ruas Sebastião Desta Vez, Combatentes e Cónego Manuel das Neves, sobretudo na área do “arreou-arreou”, no São Paulo, constatou-se que mais de 80 porcento destes é proveniente de outros municípios, como Cazenga, Cacuaco, distritos do Kilamba Kiaxi e do Rangel.
“Não podemos correr com eles por ser aqui onde adquirem o seu ganha-pão.
Vamos sim orientá-los, sobretudo na Avenida Cónego Manuel das Neves, considerada a mais preocupante, à semelhança do que está a acontecer na rua dos Combatentes, onde o distrito do Sambizanga organiza feiras em dias alternados”, tranquilizou.
Outra preocupação apontada por José Tavares Ferreira tem a ver com a fiscalização que, do seu ponto de vista, terá de ser reestruturada, no sentido de os agentes do órgão serem capazes de organizar e educar, em colaboração com a polícia, impedindo a população de fixar-se em locais proibidos.
Relativamente à inexistência de balneários públicos, o presidente da cidade de Luanda disse ter já um projecto que será em breve remetido ao gabinete do governador, com vista a colocação de WC públicos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 4:54 pm

05-01-2012 17:24

Auscultação
Presidente da República reúne com governadores provinciais

Luanda
-
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, presidiu hoje, quinta-feira, no Palácio Presidencial, uma reunião com os governadores provinciais, durante a qual abordou a questão dos principais programas de investimento público geradores de emprego e desenvolvimento e promotores de uma melhor qualidade de vida das populações.
De acordo com fonte oficial na reunião, o Presidente da República constatou avanços e deu novas orientações sobre a implementação do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação, já em curso nas sedes de província e municípios.
O mesmo aconteceu em relação à questão das vias secundárias e terciárias, isto é, aquelas que permitem a ligação das sedes provinciais com as sedes municipais e comunais.
O Programa do Comércio Rural nas povoações, comunas e municípios, bem como o Programa da Municipalização dos serviços de saúde estiveram igualmente no centro das orientações traçadas pelo Chefe do Executivo, com vista ao bem-estar dos cidadãos no interior do país.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE LUANDA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron