NOTÍCIAS DE LUANDA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 12, 2012 5:03 pm

12-01-2012 16:34

Ingombota
Jovens dispostos a incorporarem-se nas FAA

Luanda
- Vários jovens da Ingombota, em Luanda, abrangidos pela Lei do Serviço Militar Obrigatório, manifestaram-se dispostos a incorporarem-se nas Forças Armadas Angolanas (FAA), dando a sua contribuição para defesa da pátria.
Em declarações hoje (quinta-feira), à Angop, os jovens, depois de realizarem o seu recenseamento militar, manifestaram-se satisfeitos por ***prirem com o seu dever patriótico.
Para o jovem Edsom Gomes, os abrangidos não devem ter motivos de receio, pois trata-se de um acto patriótico que merece o envolvimento de todos os cidadãos em causa.
“O recenseamento é um acto patriótico, mas de carácter obrigatório, que trás consigo benefícios importantes, uma vez que com a sua efectivação os cidadãos abrangidos poderão frequentar cursos superiores e também seguirem ou fazerem carreiras militares”, disse Manuel Mendes.
Na opinião de Miguel Catraio Júnior, o processo permite ainda as Forças Armadas Angolanas determinar e manter um controlo das reservas aceitáveis para a renovação regular e quantitativa dos seus efectivos
Por sua vez, o chefe de repartição de registos da Ingombota, António do Nascimento, manifestou-se satisfeito pela adesão dos jovens abrangidos aos postos de recenseamento, a nível da circunscrição.
Segundo o responsável, o fluxo de jovens abrangidos ultrapassou as expectativas, o que demonstra o grau de patriotismo da juventude angolana.
Por outro lado, exortou os jovens a não aguardarem pelos últimos dias do processo, informando que estão também a ser recenseados indivíduos nascidos em 1994 que não fizeram o seu registo na altura devida (2011).
António do Nascimento explicou que o momento está a ser também aproveitado para o esclarecimento de algumas dúvidas que os jovens estão a levantar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 9:45 pm

09-02-2012 19:32

Projecto
Edel vai concluir programa "Sábado azul e amarelo" no Cazenga

Luanda
A Empresa de Distribuição de Energia Eléctrica de Luanda (Edel) vai concluir o seu projecto do programa “sábado azul e amarelo”, no município do Cazenga, em Luanda, na primeira quinzena do mês de Março deste ano.
Esta é uma das informações saídas no final da reunião que a administração local manteve hoje quinta-feira com os responsáveis do conselho da administração da Edel, presenciado pelos membros das comissões de moradores.
Em declarações à imprensa, a coordenadora do conselho de administração da Edel para o município do Cazenga, Maria Clara Sancho, disse que a reunião serviu para dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos nas jornadas “sábado azul e amarelo” e das obras já executadas.
Informou que 105 postos de transformação estão concluídos, estando em acção um plano de colocação da rede de distribuição.
“Neste momento já temos postos de transformação e alguma rede concluída no bairro Agostinho Neto, agora estão a ser realizadas as ligações domiciliárias. Em outras zonas a montagem dos postos estão na fase de conclusão”, conclui.
Assegurou que, com os meios existentes, baseados na logística que antes faltava, estão criadas as condições e possibilidades de concluir o projecto em Março.
Já o administrador municipal do Cazenga, Victor Nataniel Narciso, disse que o encontro serviu para dar esclarecimentos ao executivo local e membros das comissões de moradores sobre o andamento do projecto e definir prazos para a sua conclusão.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:20 pm

Economia
Refinaria de Luanda processa 41 mil e 600 barris de petróleo/dia

Luanda
- A refinaria de petróleo de Luanda processou durante o ano de 2011 o equivalente a 41 mil e 600 barris de petróleo/dia, o que permitiu uma produção adicional de dois milhões 175 toneladas de diversos produtos derivados de hidrocarbonetos.
A informação foi dada hoje (sexta-feira), em Luanda, pela administradora da Sonangol, Ana Bela Fonseca, durante uma conferência de imprensa realizada no quadro do 36º aniversário da petrolífera Angola, a assinalar-se sábado (dia 25).
Segundo Ana Bela Fonseca, o processamento de 41 mil e 600 barris de petróleo/dia, em 2011, representou um aumento na ordem dos 26% sobre a produção obtida em 2010.
Informou que em virtude da reduzida capacidade de produção da refinaria de Luanda, a Sonangol importou produtos refinados diversos num volume total de três milhões 270 mil toneladas, representando um aumento de 15% em relação a 2010.
“O produto refinado derivado de petróleo com maior volume de importação foi o gasóleo com cerca de dois milhões de toneladas”, explicou.
Quanto ao processo de construção da refinaria do Lobito, a administradora disse estarem em curso negociações as petrolíferas ENI, Total e BP, estando mais adiantadas as conversações com a italiana ENI.
Assegurou que no quadro deste processo, a Sonangol tem garantidos 50% das acções da futura refinaria, enquanto outros 50% ainda estão por se definir.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 2:19 am

Projecto
Angola poderá contar com seis Mediatecas

Luanda
– Angola vai poder contar até o segundo simestre de 2012 com seis Mediatecas (bibliotecas virtuais) nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo e Lunda sul e Uíge, informou hoje, quinta-feira, o vice-ministro para as Tecnologias de Informação, Sebastião Teta.
A fonte, que falava após a visita efectuada às obras da futura Mediateca de Luanda, explicou que as três primeiras deverão ser inauguradas no mês de Agosto do corrente ano, enquanto outras no segundo semestre do ano
Segundo ele, é um projecto de rede, de iniciativa do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Questionado sobre o conteúdos a serem encontrados nas Mediatecas, disse ser uma das grandes preocupações do Ministério que dirige, que já assinou um contrato com a Universidade de São Paulo que prevê disponibilizar cerca de 50 mil livros.
Por outro lado , fez saber que 60 jovens estão a receber formação sobre serviços de Mediateca.
E, posteriormente, Luanda contara com sete Mediatecas, uma em cada município, como continuação do projecto, frisou.
A Mediateca de Luanda, que será inaugurada em Agosto próximo, orçou 10 milhões de dólares, incluindo o apetrechamento interior, cujo edíficio tem uma área útil de 2.900 metros quadrados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 4:49 pm

Padarias
Produção do pão é compatível com as infra-estruturas tecnológicas disponíveis

Luanda
- O economista angolano Jaime Fortuna afirmou hoje, em Luanda, que os níveis de produção e a qualidade do pão consumido em Angola são compatíveis com a disponibilidade de infra-estruturas, tecnologias e conhecimento dos padeiros existentes no mercado.
“Hoje já se verifica um grau de equilíbrio salutar entre a oferta e a procura, tanto no casco urbano, quanto na periferia, o que permite a maioria da população consumir o pão, não obstante a diferença na qualidade” – sublinhou Jaime Fortuna, indicando que uma maior distribuição não depende tanto do aumento produção interna do trigo.
Deste modo, acrescentou o também professor universitário, não se pode exigir tanto das panificadoras, na sua maior privadas, até porque têm dado grande contributo no mercado permitindo certa estabilidade, não obstante as dificuldades enfrentadas para levar esse bem ao consumidor.
“Ainda temos muitas padarias sem condições infraestruturais, a utilizarem tecnologias ultrapassadas e com padeiros não especializados, sendo este último aspecto motivado pela dificuldade de emprego no país” – observou Jaime Fortuna, adiantando que, apesar deste quadro, houve muita melhoria nesse ramo de actividade.
O economista, que falava à Angop sobre a “produção e uniformização do preço do pão em Angola”, disse existir ainda muitos aspectos por se melhorar, mormente a imagem das panificadoras/padarias, a qualidade do produto final, a higiene no local de trabalho e por parte dos funcionários, os mecanismos de fabrico e a matéria prima utilizada.
Quanto aos preços praticados, considerou razoáveis e harmonizáveis à realidade socio-económica do país, por serem consequentes das estruturas de custos dos produtores e da localização do centro de produção. Ainda assim, apelou à sua redução nalgumas zonas, dada a existência de franjas da sociedade sem acesso ao bem, pelo pouco poder aquisitivo.
Em sua opinião “há qualidade para todos os bolsos”, mas de uma forma geral o produto tem tido boa saída e é solicitado por todos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 3:09 pm

Luanda
Administradores aconselhados a se preocuparem tão logo haja sinais de chuva

Luanda
- O governador de Luanda, Bento Joaquim Sebastião Francisco Bento, disse que a partir de agora os administradores municipais e distritais devem preocupar-se tão logo haja sinais de chuva para acudir a população que eventualmente necessitar de ajuda.
O governador de Luanda teceu tais considerações durante uma reunião extraordinária que visou avaliar as consequências da chuva e tomar as medidas necessárias a fim de se minimizar o impacto junto da população.
De acordo com o governador, não se pode admitir que alguns administradores municipais continuem mudos e calados, passando pelos seus municípios e não prestarem atenção e ajuda às famílias residentes em zonas críticas.
O gestor de Luanda disse que a chuva que caiu na madrugada de terça-feira não foi da dimensão daquelas que têm caído na capital, razão pela qual deve servir de alerta para maior atenção e preparação.
Alguns responsáveis, segundo disse, esqueceram-se das suas responsabilidades, pois agora devem ter a máquina afinada, porque o objectivo de intervenções em períodos críticos de chuva é salvar pessoas e bens e tornar as vias transitáveis.
“O que acontece é que muitas das vezes os administradores municipais em períodos críticos de chuva dormem ou adormecem e ficam a espera que o GPL crie as condições para ajudar a população atingida”, disse.
Bento Bento afirmou que, depois desta terça-feira, os únicos que se predispuseram e saíram com acções imediatas, de comunicação e de intervenção nas zonas críticas, foram o presidente da Comissão Administrativa de Luanda, José Tavares, e o administrador municipal do Cazenga, Tany Narciso, que tomaram iniciativas de sucussão de águas em vários pontos.
“Quando estiver a chover todos devem estar na rua e correr para os pontos críticos, onde a estrutura de intervenção poderá estar imediatamente a funcionar e não ficarem em casa a espera”, concluiu.
Disse ser necessário que os administradores municipais tenham estratégias definidas para intervir a nível dos municípios, pois a nível da província está praticamente definido, porque o governador ordena a estrutura e o vice-governador para área técnica é o coordenador executivo, cuja comissão integra diversas estruturas.
Uma das questões que continua a não corresponder os ideais da cidade capital, de acordo com o governador, é o problema de tapa buraco na época de chuva, por ser impossível adoptar medidas de asfaltagem e tapa buracos com asfalto em tempos de chuva.
Disse passar por buracos na cidade de Luanda que são autênticas “trincheiras”, situação só possível porque o grande problema é a falta de solidariedade entre o governo provincial, administrações municipais, distritais e comunidade.
Para o responsável, ninguém em Luanda vai conseguir conter e resolver os problemas provocados pela chuva sozinho, por isso quando mais ajuda se tiver melhor.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE LUANDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 3:58 pm

Efeméride
Hoje é Sexta-feira Santa

Luanda
- Celebra-se hoje (6 de Abril) a Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas.
É calculada como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia, após o equinócio do Outono no Hemisfério Sul ou o equinócio de Primavera no Hemisfério Norte, podendo ocorrer entre 22 de Março a 25 de Abril. Para os católicos, este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico.
Neste dia, a Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, por isso é o único dia em que não se comemora, em absoluto, a Eucaristia. As regras litúrgicas prescrevem que neste dia (Sexta-feira Santa) e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.
No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração Eucarística, a mais importante parte da missa católica.
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida pela liturgia da palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes.
Toda a liturgia católica deste dia é em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.
A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério Pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis. A Igreja exorta os fiéis a observarem neste dia alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo.
Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DE LUANDA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron