NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 7:02 am

Malanje
Governador defende preservação da Palanca Negra Gigante
Malanje - O governador da província de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso, considerou, sábado, no Parque Nacional de Cangadala, ser imperioso a preservação e conservação da Palanca Negra Gigante, bem como o seu habitat e as referidas infra-estruturas.
Boaventura Cardoso fez este apelo à população, durante uma visita de trabalho que efectuou ao Parque Nacional de Canganda, que dista a 55 quilómetros a sul da cidade de Malanje, e que é o habitat da Palanca Negra Gigante, espécie que pode ser encontrada apenas em Angola.
A Palanca Negra Gigante é um antílope raro, que só existe em Angola e conta com algumas sub-espécies encontram-se também nas províncias do Bié e Kuando-Kubango.
"Temos que fazer tudo para preservar e conservar a Palanca Negra, mas para isso, temos que prestar maior atenção ao parque por ser uma reserva natural, porque as informações que colhemos, nos preocupam relativamente as dificuldades a algumas como orçamento próprio, farda para os fiscais poderem exercer condignamente o seu trabalho", sustentou.
Por outro lado, Boaventura Cardoso destacou a necessidade de se combater os caçadores furtivos, bem como se ultrapassar outros constrangimentos, que influenciam na extinção das espécies animais que habitam no Parque Nacional de Cangandala, sobretudo a Palanca Negra.
O governador comprometeu-se em envidar esforços, no sentido de tudo fazer para resolver os principais problemas registados no parque de Cangandala e as aldeias circunvizinhas, referindo que o governo da província terá que trabalhar, em colaboração com o Ministério do Ambiente, na preservação e conservação da palanca e do seu habitat.
Reiterou a intenção de reactivar o protocolo de cooperação existente entre o governo de Malanje, a Universidade Católica e o Ministério do Ambiente, relacionada com o estudo científico da Palanca Negra.
A par desta preocupação, o governante reconheceu haver muitas dificuldades da população que reside nas aldeias que circundam o parque nacional de Cangandala, relativamente a educação, saúde e outras, pelo que esforços serão envidados para se ultrapassarem, bem como implementar acções que façam render o turismo nesta zona
Para tal, anunciou como prioridade a reabilitação da estrada que dá acesso ao parque, a partir da Sede municipal de Cangandala para facilitar a entrada de turistas nacionais e estrangeiros e consequentemente se gerar receitas para o município.
"Vamos reabilitar a estrada e criar condições para os turistas, porque o parque pode dar muitas receitas para o município de Cangandala, desde que sejam criadas infra-estruturas com condições a dimensão de outros parques de Angola e outros países", sustentou, acrescentando que será criado um polo de desenvolvimento turístico na localidade.
Pediu colaboração da população com as administrações do município e do parque, por formas a que em conjunto, sejam melhoradas as condições de vida de todos e consequentemente o governo prestar a sua ajuda e proporcionar o seu bem estar.
O administrador do Parque Parque Nacional de Cangandala, Cardoso Raimundo Bebeca, precisou que até então, a caça furtiva era forjada no parque e o cenário era de conflito, o que resultou na redução de muitas espécies, situação esta que ficou ultrapassada com a assinatura de uma parceria entre a administração e o centro de investigação cientifica para a salvaguarda dos animais e a protecção do parque, sob supervisão do Ministério do Ambiente e a Universidade Católica, autoridades tradicionais e a Polícia Nacional.
Acrescentou que com a criação do corpo de fiscalização das infra-estruturas e dos respectivos animais, deu-se o inicio a intensificação do patrulhamento das áreas consignadas com objectivos de se frustrar as acções dos caçadores furtivos, o que resultou igualmente na apreensão de várias armas de fogo e
outros equipamentos de caça.
As últimas imagens que comprovaram a existência da palanca negra gigante, foram em Abril de 2005, através de câmara fotográficas digitais montadas pelo centro de estudo e investigação cientifica da Universidade Católica, ao longo das salinas frequentadas pelos animais, tendo sido realizada a primeira conferência internacional sobre a palanca em Setembro de 2006 na província de Malanje, com o intuito de se provar a sua existência.
Por outro lado, o administrador do parque, manifestou algumas preocupações relacionadas com a necessidade de se criar condições logísticas para os funcionários e vedação do parque, formação dos quadros, entre outros.
Criado em 1963, o parque nacional de Canganda tem uma extensão de 630 quilómetros quadrados e conta actualmente com 18 pastores da palanca negra, quatro residências e um jango
Para além da palanca negra gigante, a fauna do parque inclui ainda a palanca vermelha, a quissema, a sitatunga, o nunce, o golungo, bambi, seixa, javali e o porco do mato.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 7:04 am

Ensino
Malanje tem mais escolas do primeiro ciclo
Malanje – Duas escolas do primeiro ciclo de ensino, com três salas de aulas cada, dois gabinetes para os directores e respectivos adjuntos, foram inauguradas no fim-de-semana, no bairro da Vila Matilde, município de Malanje. A abertura dos estabelecimentos visa inserir mais crianças no sistema normal de ensino.
Financiada com o fundo de apoio à gestão municipal, as obras tiveram inícioem 2008 e foram feitas pelas empresas de construção civil militão e filhos e HIA.
O acto inaugural foi presidido pelo director provincial da Educação Ciência e Tecnologia, Domingos Francisco João, para quem o trabalho com as administrações municipais irá resultar em melhores condições para professores e alunos.
Do seu ponto de vista, as novas escolas vão ajudar a inserir no sistema de ensino às crianças que estão sem estudar, devido as poucas infra-estruturas.
Pediu ainda à administração municipal de Malanje que continue a expandir mais projectos no sector da educação, oferecendo melhores condições de trabalho aos docentes e de estudo para as crianças.
Por outro lado, o administrador municipal de Malanje, Domingos Cateco Ngunza, assegurou que o Governo de Angola vai continuar a construir mais escolas para dar melhores condições de estudos aos petizes.
Numa mensagem, as crianças agradeceram as autoridades pelo trabalho desenvolvido, mas solicitaram a construção de mais escolas, para enquadrar outros petizes.
Prometeram cuidar das escolas, com zelo, pedindo a formação permanente dos professores, tendo em atenção a melhoria da qualidade de ensino.
A par das escolas, o administrador de Malanje inaugurou, também no fim-de-semana, um mercado informal no Bairro da Catepa, construído pelo fundo de apoio social (FAS) e um jango comunitário na localidade da Vanvala.
As inaugurações enquadram-se nas jornadas do 1 e 16 de Junho, Dia Internacional da Criança e da Criança Africana, respectivamente.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 7:08 am

Malanje
Empresa Isolux inicia ligação domiciliar de energia nos bairros periféricos
Malanje - A empresa Espanhola "Isolux", deu hoje, quinta-feira o inicio a ligação de energia ao domicilio, nos bairros periféricos da Cangambo e Campo da aviação na cidade de Malanje, depois de concluída a fase de instalação de iluminação pública.
De acordo com o director da empresa nacional de electricidade (ENE) de Malanje, Luís Costa, o processo de ligação da rede energética aos domicílios vai abranger igualmente, nesta primeira fase, os bairros da Camoma e Caxito, prevendo-se beneficiar pelo menos mil e 800 residências.
O responsável precisou que todas as condições estão criadas para o êxito do processo de ligação aos domicílios, a partir dos postos de iluminação pública, devendo para o efeito, os clientes da ENE, ***prirem com as cláusulas contratuais.
Enquanto isso, segundo o director da ENE, actualmente, os bairros da Carreira de tiro e Vila Matilde, estão a beneficiar de iluminação pública, por meio de postos com painéis solares, no âmbito dum projecto de emergência do governo da província.
Fez saber que esta fase de emergência se estenderá até à instalação da nova rede energética, inserida no pacote de projectos da Isolux que prevê a iluminação pública de todos os bairros periféricos da cidade de Malanje, este ano.
Actualmente, os bairros da Cangambo, Campo da Aviação e Caxito estão a ser alimentados por quatro postos de transformação (PT) de 330 kilovoltos cada, depois de cerca de 20 anos ás escuras.
O projecto da Isolux, iniciado em Janeiro deste, prevê para além da iluminação pública e domiciliar no casco urbano, a ampliação da potência da subestação eléctrica da Kapopa de 5 para 12,5 Mva.
Esta empresa prevê a montagem de 41 postos de transformação para alimentar a cidade de Malanje e todos os seus bairros, numa altura em que estão apenas concluídos quatro e dezanove em execução.
À semelhança da Isolux, a empresa Chinesa "Smec" está a trabalhar na ampliação da subestação de Malanje, passando de 10 para 20 MVA, ambas com objectivos de melhorar a qualidade e a distribuição de energia à cidade e arredores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 7:09 am

Miss Malanje/2009
Comité Miss Malanje anuncia inscrições para concurso
Malanje - O vice-presidente do comité Miss Malanje, Afonso Matari, anunciou quarta-feira, nesta cidade, a abertura das inscrições para o concurso deste ano, a decorrer de 1 a 15 de Julho próximo.
O responsável precisou que a nona edição do Miss Malanje/2009 está prevista para o dia 19 de Setembro, com a participação de catorze concorrentes, representantes de igual número de municípios da província.
Afonso Matari disse que o número de candidatas é extensivo, devendo-se realizar um "casting" para apurar as concorrentes que deverão ter entre dezoito e 25 anos de idade, 12ª classe e sem compromissos conjugais.
Referiu que as jovens com os requisitos necessários, como altura, elegância, nível académico exigido, e dezassete anos de idade, deverão apresentar uma declaração de autorização dos encarregados de educação.
O vice-presidente do comité Miss Malanje, precisou que as jovens naturais de outras províncias poderão também participar no concurso, desde que residam há mais de cinco anos em Malanje.
Por outro lado, Afonso Matari revelou que os prémios serão melhorados, com relação dos atribuídos nas edições anteriores, devendo a Miss Malanje receber quinhentos mil kzs, a primeira Dama de honor 400 mil, enquanto a segunda Dama e a Miss Simpatia 300 e 200 mil kzs, respectivamente, para além de prémios de participação e outros eventuais estímulos.
O responsável disse que a gala de eleição da mulher mais bonita de Malanje será saudada com várias actividades culturais, desportivas e recreativas.
Por razões financeiras, a província de Malanje não realizou o concurso de 2008.
A coroa de Miss Malanje foi arrebatada pela jovem Elisa Alexandre, 23 anos de idade, em Outubro de 2007.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 7:11 am

Malanje
Polícia queima 45 quilogramas de estupefaciente
Malanje - Quarenta e cinco quilos de estupefaciente (liamba) e 44 gramas de cocaína foram queimados nesta sexta-feira em Malanje, pela direcção provincial de investigação criminal (Dpic), visando desencorajar o uso destes produtos.
A actividade enquadrou-se no âmbito do Dia Internacional de combate a droga (26 de Junho) assinalada sob o lema "Abraça a vida afastando as drogas".
De acordo com o chefe em exercício do departamento de narcotráfico da direcção provincial de investigação criminal, superintendente Justino Dondo da Silva, os produtos foram apreendidos depois de destruídas algumas lavras pela Polícia nos
municípios de Malanje, Calandula e Cangandala e na Comuna de Ngola Luige (Malanje), tendo sido detidos 56 cidadãos envolvidos.
O responsável da DPIC explicou que a recolha das drogas decorreu de Janeiro aos últimos dias deste mês, acrescentando que a operação vai prosseguir, no sentido de se descobrir mais produtores e consumidores de liamba em algumas comunas
identificadas.
O comandante provincial em exercício da Polícia Nacional em Malanje, superintendente chefe José Mateus Muanda, considerou que o uso de droga traz consequências nefasta ao ser humano, razão pela qual, a corporação tem desenvolvido acções de combate a esta prática.
Precisou que a lei angolana condena a posse, uso e comercialização destas substâncias tóxicas, daí a razão das forças da ordem estar ao encalço dos elementos envolvidos nestes processos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 7:12 am

Compromisso
Governo de Malanje promete contínua atenção à criança
Malanje - O Governo Provincial de Malanje promete envidar esforços no sentido de continuar a prestar maior apoio e atenção à criança, por serem as continuadoras do desenvolvimento do país, fez saber domingo, nesta cidade, o vice-governador provincial para o sector Económico e Social, Gaspar Neto.
O governante, que falava durante a cerimónia de encerramento do Jardim do Livro Infantil, decorrido durante três dias no parque infantil "Pioneiro Zeca", disse que o Governo com a realização deste evento pretende acarinhar as crianças de Malanje, que muito precisam de momentos como estes.
“Nao é em vão que o Governo de Angola aprovou os 11 compromissos sobre a criança, justamente para a protecção desta franja da sociedade”, disse, acrescentando que o acto serviu igualmente para testemunhar o amor e carinho que os governantes têm para com as crianças.
Durante o evento foram expostos 800 livros infantis de histórias e contos, dos quais 550 livros do Instituto Nacional do Livros e do Disco (Inald) e 250 da Livraria Lello. Os preços variaram de 200 a cinco mil kwanzas.
As obras comercializadas são de autoria dos escritores José Manfa, Maria Eugénia Neto e Maria Celestina Fernandes, cujos livros “O grande livros da sexualidade”, “1ª Enciclopédia”, “Maboque e outras Histórias”, “Meu 1º dicionário” e a “Enciclopédia da ciência das plantas” foram os mais vendidos.
No encerramento do Jardim do Livro Infantil, as mais de 300 crianças partociparam de palestras, concurso de miss, danças tradicionais, entre outras actividades.
Assistiram o evento, membros do governo da província, religiosos, encarregados de educação e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 7:13 am

Malanje
Ajapraz entrega dez toneladas de alimentos na Maxinde
Malanje - Dez toneladas de bens alimentares diversos foram entregues hoje, terça-feira, nesta cidade, ao lar de terceira idade do bairro da Maxinde, pela Associação dos Jovens Angolanos Provenientes da República da Zâmbia (Ajaprz).
Dos bens doados, destacam-se várias quantidades de arroz, leite em pó, sal de cozinha, açúcar, farinha de milho, feijão, sabão, bolacha, massa e óleo alimentar, bem como utensílios de cozinha, canadianas e carros para deficientes físicos.
A doação servirá igualmente para a dieta alimentar dos idosos do lar do Quinzamo e dos idosos do albergue da Vila Matilde.
Ao proceder a entrega dos meios, o presidente da Ajaprz, Bento Raimundo, explicou que a acção visa minimizar algumas dificuldades que os idosos enfrentam no estabelecimento.
Referiu que o governo está a envidar esforços para mudar o modo de vida da população, com destaque para as pessoas desfavorecidas, que necessitam de muitas ajudas.
Solicitou ao governo da província que construa mais estabelecimentos do género, por forma a albergar-se condignamente os idosos.
Lamentou, por outro lado, o facto de algumas pessoas desprezarem os idosos e acusa-los de feiticeiros, afirmando que estes casos têm magoado muito os mais velhos. Para si, eles precisam de muito apoio e carinho dos seus familiares.
"Nós nascemos, crescemos e envelhecemos. Por isso, devemos respeitar e ajudar as pessoas que já se encontram nesta fase da vida", disse o responsável, para quem acções do género devem ser contínuas.
O lar da Maxinde, é controlado pela Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social, e beneficia igualmente de ajudas da Igreja Católica.
Assistiram a cerimónia de entrega, o governador provincial em exercício, Gaspar Neto, membros do governo e da Ajapraz
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 7:13 am

Malanje
Aldeia nova vai contribuir para melhoria da qualidade de vida da população
Malanje - A implementação do projecto Aldeia Nova na província de Malanje vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e famílias de ex- militares, afirmou hoje (quarta-feira), nesta cidade, o director provincial da Agricultura Desenvolvimento Rural, Pesca e Ambiente, João Manuel.
O director disse esperar que o projecto Aldeia Nova contribua para o desenvolvimento da região, tal como no Kwanza Sul, onde começou a ser implementado há três anos.
Afirmou que o plano será uma mais valia para a província, devido à área da agropecuária que vai apoiar famílias de ex- militares e vulneráveis.
De acordo com o responsável, na província de Malanje, o projecto prevê a construção de duas aldeias com um total de 250 casas. Cada família terá o direito a mil metros quadrados de área irrigada, através do sistema gota a gota, para a produção de hortícolas e dois para o cultivo de mandioca.
As famílias, informou, vão beneficiar também de um aviário com 700 pintainhos e de gado bovino, cujo projecto começará a ser implementado com mil cabeças em três anos.
Informou que será ainda instalada nas aldeias uma fábrica para a produção de fuba de bombo, através da mandioca.
O projecto será implementado em três anos pela empresa Lr do Israel , na zona de katepeta, em direcção ao município de Cangandala, a sul da cidade de Malanje, numa área de 10 mil hectares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 7:14 am

Malanje
Governador ausculta autoridades tradicionais de Massango
Malanje - O governador de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso, reuniu-se quarta-feira no município de Massango, 252 quilómetros a norte da sede da província, com as autoridades tradicionais para auscultar as suas dificuldades e a realidade de vida da região.
Durante o encontro, as autoridades tradicionais de Massango manifestaram as suas inquietações ligadas à problemática da água, saúde, educação e estrada, aspectos que segundo disseram, condicionam o desenvolvimento sócio-economico do município.
Os sobas apelaram para a necessidade de se implementar os serviços de registo civil na região, por formas a que os munícipes tenham o direito a identidade, tendo em conta que a falta desse serviço faz com que muitas crianças não tenham cédulas pessoais e consequentemente ficam fora do sistema de ensino.
Em virtude destas inquietações, o governador Boaventura Cardoso, garantiu que tudo será feito no sentido de se ultrapassar nos próximos tempos estas dificuldades, pelo que foram registadas para que junto da administração municipal em colaboração com o governo, se resolva.
“Vamos tomar nota e deixar orientações à administração municipal, no sentido de trabalhar para resolver os problemas identificados”, enfatizou o governante.
Boaventura da Silva terminou quarta-feira uma visita de trabalho de dois dias à Massango, no âmbito da jornada de constatação da realidade dos municípios da província, que vem realizado este ano desde a sua nomeação ao cargo de governador em Novembro de 2008.
Neste âmbito, constatou as obras de reabilitação em curso da estrada que liga o município de Kalandula ao de Massango, bem como outras infra-estruturas reabilitadas no quadro do programa de investimentos públicos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 04, 2009 3:21 am

Malanje
Líderes dos escuteiros aprimoram conhecimentos

Malanje – Oitenta e cinco escuteiros participam desde hoje, sexta-feira, de um curso sobre chefes de equipa e outro sobre introdução prática de escutismo, a decorrer até domingo próximo, nesta cidade.

Realizadas em simultâneo, as duas acções de formação tem por objectivo capacitar os participantes sobre como lidar com os colegas e melhorar o comportamento durante os acampamentos e caminhadas.

Sob lema "Formar para unir e organizar para renovar a nossa região", os cursos são promovidos pela Associação dos Escuteiros de Angola (AEA), e vão analisar matérias como organização mundial do movimento escutismo, missão do escuteiro e as finalidades educativas do escutismo.

O desenvolvimento da criança adolescente, organização da AEA, a família, a sociedade, os pais e o escutismo, constam também do programa dos cursos.

De igual modo, os participantes terão reuniões e actividades metodológicas e educativas do escutismo, podendo discutir sobre o sistema de patrulha, o perfil do dirigente escutista, o jogo escutista, técnica de comunicação, gritos, aplausos cerimoniais e rituais, relação educativa e gestão de unidade.

Os participantes vão ainda analisar o papel do dirigente, lei, princípios e promessa, o acampamento escutista, o sistema de progresso e o pioneirismo.

No acto de abertura dos cursos, o chefe regional dos escuteiros de Malanje, António Sebastião Jacinto, informou que a sua organização tem vindo a trabalhar para a melhoria da qualidade do escutismo em pleno terceiro milénio na região.

Referiu que os escuteiros, sobretudo os dirigentes, devem empenhar-se no trabalho de escutismo, porquanto estes constituem a razão da existência desta classe religiosa.

Já o director dos dois cursos, Kissungu Ngendi, disse que o escutismo é um movimento que existe há muito tempo, mas, apesar disso, o movimento perdeu alguma motivação, com a saída dos colonos ao longo dos últimos tempos.

Os cursos de chefes de equipa e de introdução pratica de escutismo, são os segundos do género promovidos pela associação dos escuteiros de Angola. Os dois primeiros aconteceram em Junho último na província de Luanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 06, 2009 12:34 am

Malanje
Naturais de Massango querem contribuir no desenvolvimento do município


Malanje - O Presidente da Associação dos Naturais e Amigos de Massango (Anamassango), João Cazola, frisou hoje, sábado, à Angop, a pretensão da agremiação contribuir no desenvolvimento sócio-económico do município, através da intervenção dos seus quadros.




Falando à margem do desenvolvimento da região, o responsável fez saber que o município de Massango necessita de desenvolver nos vários sectores, daí que a colaboração de todos é imprescindível.




“Nós somos parceiros da administração local e vamos dando a nossa contribuição na concretização daquilo que está planificado ao nível municipal, sobretudo no que toca a estruturação das infra-estruturas administrativas e económicas”, sustentou.




João Cazola, precisou que o contributo da Anamassango, passa numa primeira fase pela identificação dos seus membros, que são quadros de várias especialidades que podem ajudar no crescimento de Massango.




“Temos membros de níveis académico superior, que podem ajudar no crescimento do município, mas estão a espera que se criem condições de trabalho”, acrescentou.




Anunciou por outro lado, a realização de um encontro este ano de quadros naturais de Massango, visando recolher opiniões sobre as formas de desenvolvimento do município, cuja proposta será levada nos próximos dias à administração municipal.




A Anamassango, ex-Forte República, criada a 13 de Abril de 2008 à luz da lei nº14/91 (lei das associações), é uma organização filantrópica, apartidária e não-governamental empenhada na promoção do desenvolvimento do município.




Tem ainda por objectivo, acompanhar o desempenho orçamentário e financeiro do município.




O município de Massango possui uma superfície de sete mil 569 quilómetros, composto por duas comunas: Kihuhu e Kinguengue, e uma população estimada em 25 mil habitantes, que se dedica essencialmente a agricultura e a pesca artesanal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 1:24 am

Saúde
Autoridades reforçam combate à malária na Cangandala

Cangandala – O oficial do Programa Provincial da Malária em Malanje, Kela Di Lumbemba, anunciou hoje, nesta cidade, que, a partir de terça-feira, "será destacado um médico para cada comuna do município de Cangandala, a fim de fazerem assessoria aos técnicos de Saúde locais no combate à malária".



Falando durante uma reunião com as autoridades locais, o responsável informou que este plano resulta de um acordo assinado entre os governos de Angola e Cuba. A parte estrangeira tem como função dar suporte técnico-material no combate àquela doença.


Considerou que o combate contra os mosquitos vectores que causam a malária só será eficiente se houver o envolvimento das autoridades e a participação das comunidades.



Durante o encontro, o responsável elucidou as autoridades tradicionais sobre os propósitos do programa, no sentido destes mobilizarem as populações, para o acatamento das medidas preventivas de combate à malária.


A campanha inicia-se terça-feira no município de Cangandala, a 30 quilómetros a sul da cidade de Malanje, com a criação do Comité Municipal de Luta Anti-Larva.



O encontro de hoje teve como objectivo abordar o Plano Nacional de Luta Antí-larval.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 08, 2009 3:42 am

Reunião
Governo Malanje aguarda por técnicos para a identificação de edifícios em risco


Malanje - O governo de Malanje aguarda à chegada nos próximos dias de uma equipa técnica de avaliação do laboratório de engenharia de Angola, para trabalhar na identificação dos edifícios públicos inacabados e em estado de degradação.

A informação consta do comunicado final da quarta reunião ordinária do governo da província, realizada hoje, terça-feira, que visou, entre outros assuntos, a apresentação do plano de reabilitação e desenvolvimento de Malanje.

Nesta senda, o encontro concluiu que as direcções provinciais envolvidas no processo de desenvolvimento da província devem efectuar as devidas consultas e apresentar as suas contribuições para o documento.

Por outro lado, segundo o comunicado final do encontro, o governo foi informado sobre os trabalhos que decorrem actualmente nas reservas fundiárias, e todo o processo conducente a viabilizar a estratégia do governo central relacionados a essa matéria.

Durante a reunião, o governo tomou ainda conhecimento dos projectos consignados para Malanje, no âmbito do programa executivo do Ministério da Indústria, que propõe a construção de dez unidades fabris para a província, cujo processo de selecção das mesmas está já em curso.

No encontro foram ainda criados dois grupos técnicos de trabalho: um para as questões técnicas e organizacionais e outro para assuntos económicos e sociais, que se en********ão da dinamização dos serviços do governo da província.

A reunião foi orientada pelo governador da província, Boaventura da Silva Cardoso, e contou com a participação de directores provinciais e outros membros do governo local
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 2:48 am

Malanje
Mães seropositivas amamentam bebés por falta de banco de leite

Malanje - Dezanove mães seropositivas, das quais 16 do município de Malanje e duas de Cacuso, estão a amamentar os seus bebés, por causa da falta de condições sociais e de um banco de leite na província, informou hoje à Angop, nesta cidade, a coordenadora da rede de pessoas vivendo com o Hiv/Sida, Celma Sola.

De acordo com a responsável, as mães deram a luz há dois meses, e são obrigadas a amamentar por falta de condições alimentares e de um banco de leite para ajudar as crianças que nasceram de mães com o vírus da Sida.

Segundo ela, no município sede Malanje das 16 mães seropositivas, apenas 13 alimentam os seus filhos com os biberões, enquanto que outras apesar de serem aconselhadas a não amamentarem as crianças, são obrigadas a dar o leite do peito por carência de sustentabilidade.

"As mães seropositivas estão orientadas que, na falta de condições para amamentarem os seus filhos, devem dar o leite do peito durante 6 meses, fazendo rigorosamente à terapia com anti retroviral e alimentando-se com bastante verduras, para que o risco de contágio seja reduzido”, explicou à coordenadora.

Disse que, uma vez amamentando os seus bebes, correm o risco de infecta-las com a doença, apesar do corte vertical.

Informou que, após o parto, a mulher grávida seropositiva recebe da direcção da maternidade um kit do Instituto Nacional de Luta Contra Sida, composto por um biberão e outros acessórios, para a assistência da criança.

A coordenadora fez saber que anteriormente a rede recebia leite da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social (Minars).

Disse ser lamentável quando se descobre a seropositividade de uma criança, razão porque apela às pessoas de boa fé e ao Governo da Província de Malanje a ajudarem a rede para a criação de um banco de leite, com vista a evitar as mães a amamentarem os bebés.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 10, 2009 3:25 am

Malanje
Professores de educação física em seminário de capacitação



Malanje - Trinta e cinco professores de educação física dos diferentes níveis de ensino participam, a partir de hoje, quarta-feira, na cidade de Malanje, num seminário de capacitação, visando promover e massificar os desportos escolares no seio dos estudantes,
junto das suas instituições de ensino.



Durante três dias de acção formativa, os docentes vão abordar várias matérias relacionadas com o ABC das modalidades futebolísticas como futebol 11, basquetebol, andebol, voleibol, atletismo e medicina desportiva.



Os planos de aulas seleccionados em exercícios teóricos e práticos serão ministrados por técnicos angolanos e da República Cubana que leccionam no Instituto Médio Agrário de Malanje (IMAM) e do núcleo da Faculdade de Medicina de Malanje.



Ao proceder a abertura do evento, o director provincial de Educação, Ciência e Tecnologia, Domingos Francisco João, destacou a formação dos professores nas várias áreas do saber como preocupação considerada candente de reflexão e análise, no concernente aos moldes de funcionamento académico e educativa das escolas a nível da província.



Precisou que a realização do seminário de capacitação de professores nas matérias de educação física, foi antecedida de vários encontros que visou a reformulação de diversos documentos no sentido de incentivar o ensino das actividades extra-escolares.



O responsável realçou o ensino das actividades extra-escolares como maior preocupação do seu pelouro, referindo a necessidade da dinamização da constituição da Comissão dos Encarregados de Educação, da criação dos círculos de interesses e de grupos de trabalhos para a criação das condições psico pedagógico dos professores de educação física.



O responsável encorajou aos professores no sentido de assimilarem as matérias em abordagem, com vista a se obter êxito na formação dos estudantes no âmbito do programa de inserção dos desportos escolares, junto das coordenações escolares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron