NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor tozé em Sexta Jul 10, 2009 4:12 pm

Em Malanje, às seis da manhã, manda o frio do cacimbo. A comitiva do governador Boaventura Cardoso está prestes a partir para o município de Massango, 252 quilómetros a Norte da capital. A primeira paragem é em Calandula, onde todos tomam o “mata-bicho” no Hotel Yolaka, de Monteiro Pinto Kapunga, um empresário que tem contribuído para o engrandecimento da região.
O governador visita os estaleiros da empresa Engevia, que está a reabilitar a estrada Calandula/Massango, num percurso de 167 quilómetros. Antes do início das obras, de Malanje a Massango a viagem era feita em 24 horas ou mais. Hoje o percurso faz-se em pouco mais de cinco. Os areais de Cabembo ainda atrasam a marcha dos viajantes.
A estrada até Massango fica concluída em Dezembro do próximo ano. O encarregado da obra lembra que é uma estrada asfaltada. Os trabalhos de reabilitação começaram em Maio último e incorporam um total de 100 trabalhadores.

Saúde em dificuldades

No município de Massango as doenças frequentes dão pelo nome de diarreias, tosse e sarna. O transporte dos doentes é feito em viaturas particulares e em muitos casos com o auxílio da administração local. Dez técnicos garantem o funcionamento do centro médico local. Mas são necessários 12 e pelo menos um médico. Nas comunas de Kihuhu e Quinguengue a situação sanitária é mais grave, porque faltam enfermeiros e instalações. Segundo o chefe de secção municipal da saúde, Adão Ngola Muta, as consultas são debaixo das árvores. “Estamos a pedir que sejam reabilitados os postos existentes nas duas comunas para permitir um atendimento mais digno às populações”, diz Adão Ngola Muta.
Para a conservação dos medicamentos, as administrações comunais recorrem a casotas de chapas de zinco, improvisadas para o efeito. A última campanha de vacinação abrangeu mais de cinco mil crianças, ultrapassando as expectativas das autoridades locais que previam apenas três mil.

Educação sem salas

O chefe da Secção Municipal da Educação em Massango, Elias Jones, começou por apontar a insuficiência de salas de aulas e de professores como uma das principais dificuldades vividas. Mais de 2.000 crianças estão fora do sistema de ensino, umas por falta de escolas e outras porque se refugiaram na República Democrática do Congo devido à guerra. Com a estabilidade reinante no país, muitas crianças começam a regressar ao município de Massango, mas não há salas de aulas para elas.
As aulas da iniciação à 9ª classe, são frequentadas por 4.073 alunos e 134 professores garantem o ensino, mas são necessários pelo menos mais 60, para fazer a cobertura total do município, incluindo as comunas do Kihuhu e Quinguengue.
Foram recuperadas algumas salas de aulas nos diferentes bairros que integram o município, mas a aposta das autoridades locais é na construção de escolas para incorporar um número elevado de estudantes no sistema de ensino.
Massango quer recuperar o tempo perdido. A agricultura praticada em Massango é de subsistência. A produção dos últimos anos permitiu a criação de excedentes o que leva os camponeses a solicitar que sejam criados mecanismos para a comercialização dos produtos armazenados. Segundo apurou o Jornal de Angola, 1.573 camponeses empenharam-se na campanha agrícola passada.
Em Massango, os produtos predominantes são a mandioca, amendoim, feijão, batata-doce e os camponeses já pensam na reactivação do cultivo do café. Outrora o município tinha fortes potencialidades na produção do café.
O director local da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), Manuel Lima, diz que a população, nos últimos anos, dedicou-se à produção de café: “O problema está na sua comercialização”.

Os efeitos da paz

Boaventura Cardoso, governador provincial de Malanje, disse, durante a visita de dois dias a Massango, que os sete anos de paz representam pouco tempo “para se fazer tudo”. O governador de Malanje destacou o facto de já se viajar bem de Calandula para o Cuale. Fruto disso, acredita que, em tempo oportuno, a reabilitação do troço que liga Calandula a Massango conheça melhorias substanciais. Boaventura Cardoso pede paciência a todos os habitantes de Massango, “porque a província de Malanje e o município hão-de conhecer grandes mudanças nos tempos vindouros”.
Boaventura Cardoso aponta ainda os sectores da educação, saúde, energia, águas, reabilitação de estradas e da agricultura, como prioridades das autoridades do município de Massango.
Boaventura Cardoso destacou o trabalho que o seu executivo vem realizando para mudar o rumo da vida dos malanjinos e dos habitantes de Massango em particular. “Estamos a trabalhar para melhorar a nossa vida e sentimos que a nossa vida já está a mudar. Só o facto de termos chegado aqui significa uma grande conquista, coisa que não era possível antes de se alcançar a paz”, referiu Boaventura Cardoso às autoridades e à população de Massango.
Realçou também o grande esforço que a nação fez e, particularmente, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para se chegar até este ponto. “A cada passo temos que recordar a paz, que é um bem indispensável para o progresso”, disse o governador, realçando, igualmente, a necessidade de uma convivência pacífica entre os habitantes de Massango para a efectiva reconstrução do país o mais depressa possível.
Duque de Bragança
O nome do município de Massango significa “reencontro de dois rios”, no caso Sango e Kacalanga. Esta circunscrição da zona Norte de Malanje, foi criada por portaria 1.997, de 27 de Dezembro de 1961, por desmembramento do então concelho do Duque de Bragança, actual município de Calandula.
A Norte, Massango faz fronteira com a República Democrática do Congo, a Sul com Calandula, a Leste com os municípios de Marimba e Caombo, e, finalmente, a Oeste com os de Cangola e Sanza Pombo, este último pertencente à província do Uíje. Com mais de 25 mil habitantes, Massango conta, para além da sua sede, com as comunas, Kihuhu e Quinguengue.
Com tantos recursos e potencial humano, Massango espera pelas escolas e os serviços de saúde. Os caminhos estão abertos para a chegada, também, desses bens.
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 2:05 am

Malanje
Produtora apresenta "O treinador" em homenagem ao CAN/2010



Malanje - Um filme intitulado "O treinador" será gravado nos meses de Agosto e Setembro e estreado em Outubro deste ano em Malanje, pela produtora cinematográfica angolana "PSM", para homenagear a selecção de Angola e o Campeonato Africano de Futebol (CAN), que o país acolhe em 2010.




O facto foi revelado hoje (sábado) à Angop, pelo director geral da PSM e produtor do filme, Paulo Silva Matuquesa "Ivan", referindo que a produção desta obra em Malanje, visa compensar e enaltecer a província que dá nome à selecção de Angola (Palancas Negras), pelo facto de não acolher nenhuma série do CAN.




Com esta iniciativa, pretende-se incentivar os Palancas Negras a empenharem-se com profissionalismo no campeonato, com vista a alcançarem os lugares cimeiros do maior evento desportivo que Angola organiza.




“O filme é um projecto que visa incentivar os nossos jogadores a darem o seu máximo nos jogos. Quiçá a taça fica em Angola", argumentou, acrescentando que é ainda intenção da produtora contribuir nas tarefas que o Governo está a realizar em para o sucesso do campeonato.




O produtor fez saber que a par de Malanje, algumas imagens complementares do filme serão colhidas nas províncias de Luanda e Cabinda, por serem cidades que vão albergar o campeonato africano de futebol.




Paulo Silva Matuquesa disse que as imagens das quedas de Calandula, localizadas no município com o mesmo nome, constarão da obra cinematográfica, para que os telespectadores saibam que o filme foi gravado em Malanje.




Precisou que é intenção da produção introduzir as imagens da palanca negra gigante no filme, mas a dificuldade de captar as imagens do animal, faz com que se adie este intenção.




Com duração de 90 minutos, a obra vai retratar a história de um treinador de futebol, cuja filha é raptada por elementos desconhecidos, na última semana do CAN, mas apesar da situação não há possibilidades de substituir o técnico devido aos compromissos assumidos.




Em virtude disso, a selecção fracassa no jogo de estreia numa altura em que perde na primeira parte por 2-0, a filha é resgatada e os ânimos da equipa se levantam e com empenho fazem a reviravolta e ganham o jogo por 4-2.




Inicialmente serão produzidas 18 mil cópias, a serem comercializadas em simultâneo nas 18 províncias do país ao preço de mil e 500 kwanzas, depois de exibida em Malanje.




A obra avaliada em 120 mil dólares norte-americanos, conta com o patrocínio de empresários nacionais que operam em Luanda e em Malanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 2:55 am

Uma mulher, de 42 anos, matou, na quarta-feira, de madrugada, na comuna do Cota, cerca de 30 quilómetros da cidade de Malanje, o marido, de 56, que estava a dormir, atirando-lhe uma banheira com gasolina e acendendo um fósforo, pondo-se, em seguida, em fuga.
Um filho da vítima disse ao Jornal de Angola que o casal “vivia problemas conjugais há um mês, tudo porque José Canda manifestou o interesse de voltar para a primeira mulher”.
A mesma fonte afirmou que a homicida cometeu o crime por recear que o marido viesse a repartir os bens comuns com a ex-mulher.
A vítima foi prontamente levada para o Hospital Geral de Malanje, onde acabou por falecer.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 15, 2009 2:12 am

Malanje
Granada explode e fere três pessoas em Quipacassa

Malanje - Uma cidadã identificada por Domingas Gouveia, 35 anos de idade, e os seus dois filhos, de 1 e 6 anos, ficaram gravemente feridos em consequência da explosão de uma granada, neste domingo, no sector de Quipacassa, município de Cangandala, província de Malanje, apurou hoje a Angop.

Sem explicar a proveniência da granada, Domingas Gouveia informou que o incidente ocorreu na sua lavra, quando um dos filhos colocou inocentemente o engenho na fogueira onde encontravam-se rodeadas, causando de imediato a explosão.

A explosão provocou ferimentos graves às três vítimas.

O chefe do banco de urgência do Hospital Geral de Malanje, onde recebem tratamento, Celestino Mussanse, explicou que, apesar do susto, as vítimas estão fora do perigo
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 16, 2009 2:28 am

Malanje
Sociedade civil joga papel preponderante na consolidação da paz e reconstrução do país

Malanje - O responsável da comissão organizadora do fórum provincial sobre questões nacionais realizada hoje (quarta-feira), em Malanje, Carlos Albino, considerou que a sociedade civil angolana tem um papel preponderante a desempenhar no processo de consolidação da Paz e da Democracia no país, bem como na criação de um ambiente político e social propício.

Falando na abertura do encontro, o responsável disse que a contribuição dos cidadãos nacionais nas abordagens do fórum sobre questões nacionais, tendem ao aprofundar dialogo e concertação social em torno do desenvolvimento do país.

O responsável referiu que para a concretização desses objectivos, a pertinência, a oportunidade, a importância e a actualidade dos temas discutidos no fórum, nomeadamente a reforma fiscal, moralização sociedade e a poupança nacional e sua aplicação, requerem de todos uma melhor análise e reflexão.

"A evasão fiscal, a moralização da sociedade e a distinção do que é direito privado e direito público, constituem uma preocupação de todos os Angolanos", sustentou, acrescentando ser fundamental a participação de todas as forças vivas do país nos esforços tendentes a edificação da nação nos vários domínios.

Por outro lado, Carlos Albino destacou a realização do fórum sobre questões nacionais, uma iniciativa de crescimento socio-económico, que se reflecte nos desafios lançados à sociedade, pelo presidente da república, para a participação conjunta dos angolanos na consolidação dos anseios do país e da população em geral.

Frisou que nesta senda e tendo em conta a actual a crise financeira e económica mundial que hoje atinge repercussões internas, é imperioso reconhecer que durante o fórum, sejam debatidos os temas agendados com ideias comuns, para todos juntos contribuírem com propostas concretas que produzam resultados estruturantes para o sistema fiscal angolano.

Acrescentou que os referidos resultados devem ainda basear-se na apresentação de propostas para a elaboração de instrumentos de gestão dos bens públicos, bem como a elaboração de um plano de incentivos aos empresários nacionais que aceitem investir parte dos seus recursos no país.

"Espero que se procure discutir com profundidade e responsabilidade as matérias em proposição e que os resultados a se obter se transformem em acções concretas para o benefício dos angolanos", enfatizou.

Entretanto, o governador de Malanje em exercício, Conceição Luís Cristóvão, apelou para uma participação efectiva dos presentes, rumo a consolidação de ideias que visem a reestruturação dos sectores socio-económicos do país.

Durante algumas horas, os participantes ao fórum abordaram a "Reforma Fiscal", " Poupança Nacional e sua aplicação" e "A moralização da sociedade".

Ao apresentar o primeiro tema (a reforma fiscal), a jurista, Antónia Floribela Araújo disse que o governo, através da participação dos cidadãos, deve incrementar políticas de arrecadação de receitas, por meio de cobrança de taxas, impostos, multas e outros, por formas a que sejam asseguradas as económicas e a estabilidade do país.

Referiu que o país não deve apenas depender das receitas do petróleo, pois existem outros recursos que possam gerar receitas passando por aplicação de impostos estaduais e não estaduais, aspectos estes que na sua opinião, não se fazem sentir.

A titulo de exemplo, a jurista apontou as quedas de Kalandula no município com o mesmo nome e as pedras de Pungo Andongo, município de Cacuso, ambos recursos turísticos da província de Malanje que recebem regularmente muitos turistas nacionais e estrangeiros, mas sem contrapartida para os cofres do Estado.

Nesta senda, exortou para todos os participantes ao fórum e as autoridades provinciais, no sentido de em conjunto trabalharem na constituição de um diploma que estipule uma tarifa que faça render receitas.

Os debates sobre questões nacionais, iniciaram em Junho deste ano, na província de Luanda, tendo sido já realizados até ao momento em Cabinda, Uíge, Benguela e Huambo.

Para os próximos dias, está previsto a realização nas províncias do Zaire, Lunda Sul, Huila e Cunene.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 18, 2009 2:13 am

Malanje
Construção de subestações vai aumentar consumo de energia de Capanda





Malanje - A construção de três novas subestações e duas linhas de transmissão de energia com capacidade de 400 kilovolts, nas localidades de Capanda, Lucala e Cacuaco, vai aumentar o consumo de energia a partir da barragem de Capanda (Malanje).




A entrada em funcionamento destas infra-estruturas, que vão abatescer as províncias de Malanje, Kwanza Norte, Uíge e Luanda, vai diminuir a subcarga na estação de Capanda, que actualmente produz 340 kilovoltes, contra os 520 da sua capacidade instalada.




Durante uma visita à subestação, a ministra da Energia, Emanuela Viera Lopes afirmou que a linha de transmissão de energia eléctrica de Capanda para Lucala (Kwanza Norte) e Uíge terá capacidade de 220 kilovoltes, cujas obras terminam no final deste ano.




Em Capanda, a ministra da Energia visitou os grupos geradores, as subestações de 400 kilovoltes e as linhas de transformações em construção.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 21, 2009 2:25 am

Malanje
Banco de urgência regista 119 casos durante o fim-de-semana


Malanje - Cento e dezanove casos foram atendidos nas áreas de cirurgia e ortopedia do banco de urgência do hospital geral de Malanje durante o final de semana, informou hoje, segunda-feira, à Angop, o chefe do banco de urgência, Celestino Mussans.

Fez saber que, apesar de outros pacientes receberem tratamentos ambulatórios, 55 dos casos registados foram provocados por acidentes de viação, nove por arma branca e dois por queimaduras, tendo sido internado 21 pacientes.

Segundo disse, os acidentes de viação são a origem dos pacientes atendidos no banco de urgência, representando mais de 50 porcento do total de casos que dão entrada diariamente no hospital.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 22, 2009 2:56 am

Malanje
Inscritas 11 candidatas ao concurso miss Malanje 2009




Malanje - O Comité Provincial Miss Malanje tem inscritas 11 candidatas, das 14 previstas, para o concurso da jovem mais bonita da província, a ser realizado no próximo dia 19 de Setembro, nesta cidade.





De acordo com o vice-presidente do comité Miss Malanje, Afonso Matari, o número ainda é irrisório, uma vez que as mesmas serão submetidas a um casting que visará apurar as reais candidatas ao concurso, que deverão ter entre 18 e 25 anos de idade, 12ª classe e sem compromissos conjugais.





Fez saber que o governo local prorrogou o prazo das inscrições até ao dia 30 do corrente mês, por formas a dar tempo para as jovens dos institutos médios aproveitarem a ocasião para se candidatarem.





Afonso Matari apelou as jovens da província a candidatarem-se ao concurso, tendo em conta que das inscritas apenas duas residem na província de Malanje, adiantando que as naturais de outras províncias poderão também participar no concurso, desde que residam há mais de cinco anos em Malanje.





A cerimónia vai decorrer num dos recintos do hotel Palanca Negra, cujos preços para o bilhete custarão oito e seis mil Kwanzas.





Quanto aos prémios, disse que a Miss Malanje receberá 400 mil Kwanzas, a primeira Dama de honor 300 mil, enquanto a segunda Dama, Miss Simpatia e a Fotogénica 200, 50 e 25 mil Kwanzas, respectivamente, para além de prémios de participação e outros eventuais estímulos.





Por razões financeiras, a província de Malanje não realizou o concurso de 2008.





A coroa de Miss Malanje 2007 foi arrebatada pela jovem Elisa Alexandre, 23 anos de idade, na edição realizada em Outubro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 24, 2009 2:44 am

Malanje
Polícia realiza operação "crise" em dois municípios

Malanje - O Comando Provincial da Polícia Nacional em Malanje desenvolveu, de 15 a 22 do corrente, uma operação denominada crise, que resultou na detenção de 32 cidadãos estrangeiros.

Entre os detidos na operação, realizada nas localidades do Kunda-Dia-Base e Quela, destacam-se cidadãos das Repúblicas da Guiné Conacry, Serra Leoa e Democrática do Congo, que se encontravam a viver ilegalmente em Angola.

Segundo o relatório semanal da corporação, chegado hoje à Angop, a polícia apreendeu meios utilizados na exploração ilegal de diamantes, nestas localidades.

No mesmo período, a corporação registou 10 acidentes de viação, que causaram dois mortos e oito feridos, e aplicou 70 multas, correspondentes a mais de 312 mil kwanzas, por infracções ao código de estrada.

O comando tomou conhecimento de 15 crimes de natureza diversas, tendo esclarecido 13, nos municípios de Malanje, Cahombo e Quela. Registou um homicídio involuntário por disparo de arma de caça (caçadeira de fabrico artesanal), praticado por um cidadão de 25 anos, que vitimou um outro de 74 anos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Jul 27, 2009 6:50 am

Malanje
Cinco milhões de dólares vão impulsionar desenvolvimento
Cangandala – Os cinco milhões de dólares norte-americanos, a serem cedidos este ano ao município de Cangandala, no âmbito do programa de descentralização financeira, vão impulsionar o desenvolvimento da vida económica e social daquela circunscrição, conforme garantiu hoje o seu administrador, Joaquim Marta.
Em entrevista à Angop, o dirigente disse que os bons momentos que o município vive, fruto da paz, devem ser consolidados com novos investimentos, como a conclusão do novo hospital, construção de escolas e reabilitação de infra-estruturas em toda extensão do município, visando evidenciar as orientações dimanadas superiormente pelo Presidente da República.
De acordo com a fonte, os sectores que têm registado mais avanços são os da energia e águas, saúde e educação, pois beneficiaram de novos equipamentos no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), nomeadamente a aquisição e funcionamento de um grupo gerador, a reabilitação do sistema de abastecimento de água potável a nível da sede do município, entre outros.
“Neste momento aguardamos com muita expectativa a cedência pelo Ministério das Finanças dos cinco milhões de dólares, para levarmos avante os projectos que temos em carteira, projectos estes que vão recair fundamentalmente para o sector social”-Salientou.
Fez saber que, apesar disso, o sector da Educação necessita de 80 professores para colmatar o deficit que se regista neste momento, salientando que, em consequência disso, cerca de mil e 700 crianças encontram-se fora do sistema de ensino, aliado pela falta de mais salas de aula.
Quanto ao ramo da Saúde, Cangandala dispõe de um hospital municipal com capacidade de 20 camas, com vários serviços de especialidade, fundamentalmente nas áreas de clínica geral, obstetrícia, maternidade e pediatria, que contam com auxílio de uma equipa de cinco médicos de nacionalidade cubana.
Ainda assim, o administrador municipal almeja para este ano a extensão de serviços de saúde em todas comunas, com a construção e reabilitação de postos sanitários.
Joaquim Marta enumerou algumas preocupações que cingem-se na reparação da estrada que liga a cidade de Malanje à sede do município e a reconstrução da ponte sobre o rio Cuanza que liga aquele município à localidade de Mussende (província do Kwanza Sul), a cargo da empresa “Conduril”.
O município de Cangandala fica a 35 quilómetros a sul da cidade de Malanje e conta com 38 mil habitantes, distribuídos por seis mil e 200 quilómetros quadrados.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 28, 2009 3:25 am

Malanje
Brigada Especial de Trânsito termina fiscalização da aplicação do novo código na estrada

Malanje - A Brigada Especial de Trânsito (BET), em colaboração com a Unidade provincial da Polícia de Trânsito (PT) de Malanje, terminaram domingo, na Estrada Nacional 230, a operação de fiscalização do ***primento do estipulado no novo código de estrada, que vigora desde Abril do ano em curso.

De acordo com o comandante das forças da Brigada Especial de Trânsito (BET) superintendente, Fernando Henrique, durante os cinco dias de fiscalização foram apreendidas 130 meios, sendo 73 motociclos 49 viaturas e alguns velocípedes.

Apontou a desobediência do uso obrigatório de capacete, o não acompanhamento dos documentos, bem como a falta de licença de aluguer, como sendo as infracções mais registadas durante a operação.

Precisou que durante a operação foram aplicadas 113 multas diversas, com destaque a falta de triângulo, cinto de segurança e falta de licenças de alugueres.

O oficial disse que durante o período constatou-se, na província, ser razoável o número de infracções, apesar de começar já a preocupar as autoridades policiais.

Fez saber que durante a acção, foram averbados 6 acidentes de viação na cidade de Malanje, que ocorreram no final de semana, sem se registar mortes, enquanto que fora das localidades não houve ocorrências.

Fernando Henrique apelou aos automobilistas, a respeitarem o código de estrada bem como obedecer os conselhos dos agentes reguladores.

A operação rodoviária visou avaliar os efeitos das medidas que estão a ser aplicadas do novo código de estrada, para ****** o índice de sinistralidade nas estradas.

A brigada actuou directamente no troço que liga as províncias do Kwanza Norte/Malanje e Malanje/Lundas Norte e Sul, concretamente, nas comunas do Lombe e Cambondo, respectivamente.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 29, 2009 3:01 am

Malanje
Banco Sol concede mais de USD cinco milhões em crédito


Malanje - O banco Sol concedeu, desde a sua instalação na província de Malanje, em 2003, cinco milhões e 105 mil dólares em créditos solidário, de consumo, micro-empresas e em cooperativas, afectas à Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agrícolas (Unaca).

Em entrevista hoje ( terça-feira) à Angop, a gerente da única agência do banco Sol na província, Graça Pedro, precisou que durante o primeiro semestre deste ano foram disponibilizados cerca de USD 135 mil em créditos a micro-empresas.

Informou que o banco vai continuar a dar mais créditos agrícolas até ao final do ano, bem como vai aumentar o volume de créditos para os comerciantes na província.

Segundo a gestora, a agência não tem tido constrangimento no reembolso dos valores concedidos, uma vez que os seus clientes têm honrado satisfatoriamente com os compromissos assumidos.

A responsável deu a conhecer que está em construção um novo balcão do banco Sol no município de Cacuso, 72 quilómetros a oeste da cidade de Malanje, e serão erguidos outros nos municípios de Caculama e Calandula.

Desde a sua inauguração em Outubro de 2003, a agência contribuiu, significativamente, para o melhoramento do sistema bancário na província, através de empréstimos e micro-créditos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 30, 2009 3:00 am

Malanje
Reaparecimento da Palanca Negra considerada grande conquista

Malanje - O ambientalista da Juventude Ecológica de Angola (JEA), em Malanje, Paulo Jorge, considerou hoje (quarta-feira) o reaparecimento da Palanca Negra Gigante como sendo uma grande conquista no mundo da biodiversidade.

Em declarações à Angop, Paulo Jorge disse que o reaparecimento da Palanca Negra no Parque Nacional de Cangandala é fruto de trabalho árduo e empenho do Governo, da Universidade Católica e de outros parceiros envolvidos na localização do animal.

As três palancas negras foram localizadas sábado último, no Parque Nacional de Cangandala e na reserva de Luando, em Malanje, numa expedição efectuada por especialistas do Ministério do Ambiente.

O projecto de conservação da Palanca Negra Gigante é uma acção do Ministério do Ambiente e conta com o apoio do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola e do Governo da Província de Malanje.

A operação de captura da Palanca Negra é apoiada pela Esso Angola, através da associação do bloco 15, além do apoio da operadora de telefonia móvel Unitel e da cooperação técnica alemã (GTZ).

O Parque Nacional da Cangandala na província de Malange foi criado em 1963 e ocupa uma área de 63 mil hectares. Para além da Palanca Negra gigante, a fauna do parque inclui a palanca vermelha.

A reserva do Luando, que abarca as províncias de Malange e Bié (a parte norte) foi criada em 1938 e ocupa uma área de 828 mil hectares. A reserva também é rica em fauna e flora.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 31, 2009 2:22 am

Malanje
Município de Cangandala terá iluminação pública este ano

Cangandala - A sede municipal de Cangandala, 30 quilómetros a sul da cidade de Malanje, terá iluminação pública este ano com a colocação de 150 postes equipados com placas solares, informou hoje à Angop, o chefe de secção dos serviços comunitários da administração municipal, Garcia Domingos.


Segundo o responsável, os postes estão já a ser instalados nas principais artérias da sede municipal e nos três principais bairros, o que vai permitir o melhoramento da imagem e segurança da vila durante o período nocturno.


Adiantou ainda que o projecto conta com o suporte do Programa de investimentos Públicos (PIP), sem, no entanto, revelar os montantes a serem empregues.


Os residentes daquele município manifestaram satisfação com o projecto de instalação de postos de iluminação pública.


O professor Afonso Domingos Bravo sublinhou a importância da iluminação pública para os cidadãos locais. João Joaquim, agente da Polícia Nacional, disse que apesar de Cangandala registar baixo índice de criminalidade, vai aumentar a segurança na vila, a noite.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Ago 03, 2009 6:21 am

Malanje
Sobe para oito o número de Palancas Negras Gigante localizadas em Cangandala
Malanje - Mais duas Palancas Negras Gigante foram encontradas pelos especialistas dos Serviços da Vida Selvagem ( Wildlife), provenientes das repúblicas de Botswana e África de Sul.
Com esta descoberta, os especialistas que efectuam uma expedição no parque de Cangandala, 57 quilómetros sudoeste de Malanje, elevam para oito o número deste antílope em perigo de extinção.
O facto foi anunciado sexta-feira à imprensa pelo coordenador do projecto Palanca Negra, Pedro Vaz Pinto.
Pedro Pinto afirmou que as duas palancas (machos) foram encontradas na reserva do Luando. Com esta localização os peritos marcaram até o momento seis machos e
duas fêmeas, entre as quais uma com cria.
O responsável explicou que a facilidade na descoberta do machos, em relação as fêmeas, deve-se ao facto de nesta época, estas estarem a amamentar as crias.
O director do projecto disse estarem a ser evidados esforços para se encontrar no prazo de uma semana mais fêmeas deste antílope, com vista a sua integração em 400 hectares de terra que estão ser preparados no interior do parque de Cangandala para a sua reprodução.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron