NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 04, 2010 8:50 pm

04-05-2010 18:19

Malanje
Administradores comunais participam em curso de formadores

Malanje -
Os administradores comunas dos 14 municípios da província de Malanje participam desde segunda-feira, nesta cidade, no primeiro curso de formação de formadores em governação local, financeira e desenvolvimento rural, promovido pelo Programa das
Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Durante dois dias, os participantes vão abordar matérias relacionadas ao enfoque da capacitação municipal e comunal, função de liderança no ensino e aprendizagem, governação local e as políticas públicas.
De igual modo, serão analisados temas como a descentralização e desconcentração em Angola, mecanismo de participação e consulta comunitária, o Estado e o poder executivo e a liderança e gestão pública.
Ao proceder a abertura do curso, o director-adjunto do programa de governação do Pnud, Jacob Massuanganhe, explicou que em quase dois anos o Pnud começou a trabalhar com as entidades provinciais e municipais, mas devido aos resultados o programa foi obrigado a passar os mesmos conhecimentos aos administradores comunais.
Disse que a formação surge num momento de transcendente mudança, tendo em conta a constituição do país, que é um conjunto de
instrumentos que vai aperfeiçoar e orientar as administrações locais.
Jacob Massuanganhe considerou importante a aprovação do decreto sobre o regime financeiro do estado da nova constituição, que julga ser um instrumento valioso que consubstancia na transparência, boa eficiência eexecução orçamental no âmbito da implementação de vários programas em curso a nível local, concretamente para os municípios orçamentados.
Disse ainda que no decorrer da formação vai abordar a Lei da Proibidade Administrativa, que traz um grande reforço daquilo que deverá ser os níveis e transparência dos fundos públicos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Maio 08, 2010 1:05 am

Futebol
Baixa de Cassanje e Ritondo disputam segunda jornada do provincial

Malanje
- As equipas da Baixa de Cassanje e do Ritondo defrontam-se sábado para a segunda jornada do campeonato provincial de futebol de Malanje, para acesso ao zonal de apuramento ao Girabola2010.
Além deste jogo, a ronda reserva ainda a partida Malanje Sport clube/Pecandec.
O campeonato teve início a 1 do mês em curso e produziu os seguintes resultados:
Malanje Sport clube - Baixa de Cassanje 2-2 Ritondo de Malanje - Pecandec 2-0.
O campeonato provincial de futebol está a ser disputado num sistema de todos contra todos, por duas voltas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor zecamiguens em Sábado Maio 15, 2010 2:44 pm

Malange regista mortes por problemas cardíacos

Pelo menos quatro pessoas morreram de hipertensão arterial durante os primeiros meses deste ano no Hospital Geral de Malange, segundo revelou o director clínico da instituição, José Ribeiro.
José Ribeiro disse que o hospital diagnosticou 45 casos desde o princípio do ano, tendo ressaltado que a hipertensão arterial se manifesta através de sintomas, como a cefaleia, conhecida vulgarmente por dores de cabeça, palpitações, insónias e dores do coração.
Ao falar das causas, o director clínico disse que a hipertensão arterial é uma doença caracterizada por um aumento contínuo dos valores da pressão arterial acima de 139/89 milímetros de mercúrio (mmHg) e considerado como um dos problemas mais frequentes de saúde pública no mundo, sobretudo na população urbana.
A hipertensão, em geral, se comporta de forma assintomática, ou seja, com complicações graves e letais se não for tratada a tempo, disse o médico, que explicou que o aumento da pressão arterial resulta do aumento do volume cardíaco ou da resistência vascular periférica e evolui com a contractilidade e a frequência cardíaca, enquanto no segundo, resulta de factores hormonais, neuronais e de auto-regulação.
José Ribeiro esclareceu que a hipertensão arterial, de maneira silenciosa e ao longo do tempo, produz alterações hemodinâmicas, macro e micro vasculares, causadas por disfunção do endotélio (mucosas das artérias), e alterando a parede das arteriolas de resistência, responsáveis em manter o tônus vascular periférico.

Imagem População está a ser sensibilizada no sentido de controlar a tensão arterial
Disse ainda que estas alterações produzem lesões orgânicas específicas. Podem originar a redução de peso, produzir os enfartes e insuficiência cardíaca, provocando a edema aguda e a insuficiência renal aguda ou crónica/hemodiálise, o AVC (Ataque Vasco Cerebral) trombótico ou hemorrágico.
Como resultado da falência multiorgânica, ela pode resultar na morte fatal do indivíduo, lamentou o médico José Ribeiro.
Interrogado sobre as causas, o médico especializado em clínica geral disse serem várias, destacando a obesidade, diabetes, sedentarismo e dieta não saudável.
Enumerou igualmente outras classificações técnicas e causas que são a hipertensão arterial essencial, hipertensão arterial secundária e de causa endocrinológica.
O médico clínico disse que as acções de prevenção devem ser direccionadas sempre na perspectiva de diminuir a hipertensão, observando sempre alguns critérios, como a prática da actividade física (aeróbica), manter o peso compatível com a altura, reduzir ao máximo o consumo de álcool e do sal, privilegiar o consumo da banana, que é rica em potássio, e evitar gorduras animais e o uso de tabaco.
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 18, 2010 8:08 pm

18-05-2010 20:17

Malanje
Governo reafirma compromisso de tornar o país referência em África

Malanje –
O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, reafirmou hoje, terça-feira, em Malanje, o compromisso do governo com a melhoria da qualidade de vida das populações e de tornar o país numa referência da região austral do continente.
Fernando da Piedade falava em cerimónias separadas de lançamento da primeira pedra das obras de infra-estruturas integradas da cidade de Malanje e de formalização do acordo de gestão do pólo agro-industrial de Capanda.
Para o vice-presidente, “estamos condenados a ser um país de referência na região e vai ser preciso dar condições de formação e superação dos cidadãos, garantir saúde e alimentação e a melhorar as condições de vida dos cidadãos”.
Sublinhou que Malanje tem “grandes responsabilidades” em todos campos do desenvolvimento, pelo que a província deve ocupar o seu lugar como um dos celeiros importantes do país.
O coadjutor do Chefe do Executivo enalteceu o facto do programa de infra-estruturas integradas contemplar obras em todos os domínios, com destaque para os da distribuição de água e energia eléctrica, do saneamento básico e tratamento de resíduos sólidos.
Acredita que as acções previstas no domínio da reabilitação e construção de estradas vai melhorar a circulação de pessoas e bens, bem como o escoamento de produtos e contribuir para o desenvolvimento da província e do país, em geral.
Considerou simbólico o acto que marcou o início das obras infraestruturais e do plano director urbano e infraestrutural da provincial até 2033.
Quanto à consignação do pólo de desenvolvimento agro-industrial de Capanda, o vice-presidente declarou que o acto reveste-se de grande importância por ser a concretização dos esforços do governo no sentido de combater a fome e a pobreza e criar empregos.
Declarou que, depois de obter a paz, o governo tem trabalhado com segurança, determinação, inteligência e confiança no futuro.
“Temos de dar passos concretos no combate à fome, criar empregos e ainda aproveitar de fora racional e inteligente o potencial turísticos da área de Capanda”.
O vice-presidente falou ainda da necessidade de um engajamento para fazer constar as pedras negras de Pungu a Ndongo e a barragem de Calandula no roteiro turístico internacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Maio 26, 2010 7:00 pm

26-05-2010 14:35

Malanje
Administração do Quela constrói residências para funcionários públicos

Quela
-
Três residências do tipo T3 estão a ser construídas no município do Quela, a 105 quilómetros a nordeste da cidade de Malanje, para albergar funcionários públicos, no âmbito programa do fundo de apoio à administração municipal.
O facto foi revelado terça-feira pelo administrador municipal adjunto, António Correia Fonte Boa, acrescentando que a acção visa dar comodidade aos funcionários e incentiva-los a fixarem residência no município.
António Fonte Boa disse que este ano serão construídas as instalações da administração municipal e o palácio.
As obras, com a duração de 90 dias, decorrem a bom ritmo, uma vez que as obras serão entregues antes do prazo previsto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 28, 2010 9:33 pm

28-05-2010 19:38

Malanje
Administradores e técnicos agrícolas em seminário sobre crédito agrícola

Malanje
-
Directores provinciais, técnicos da EDA, do IDA, da Unaca e administradores municipais participaram hoje, na cidade de Malanje, num seminário sobre crédito agrícola de campanha.
A acção formativa, com duração de algumas horas, é promovida pelo grupo técnico do comité de coordenação do crédito agrícola, em parceria com o governo da província, visou adoptar mecanismos para os camponeses terem acesso ao crédito bancário, numa acção enquadrada nos preparativos da campanha agrícola 2010/2011.
Durante o seminário, a equipa técnica abordou aspectos relativos ao crédito campanha, constituição de comités locais de pilotagem ao nível das comunas e municípios, condições para concessão do crédito, seus benefícios, aquisição financeira e a preparação da candidatura.
Ao proceder a abertura do evento, o governador provincial, Boaventura Cardoso, realçou a importância do seminário, uma vez que vai apontar soluções para execução exitosa dos
projectos.
Segundo disse, os agricultores anseiam por uma ajuda para que possam desenvolver as suas actividades e realizar os seus negócios, e o referido programa vai fortalecer o elo de ligação entre os camponeses e os empresários agrícolas.
Fez saber que, apesar de existirem vários constrangimentos de ordem material, financeira e estrutural, a linha de crédito agrícola veio dar um alento aos camponeses tendo em conta que os mesmos necessitam deste apoio.
Boaventura Cardoso precisou que o programa de crédito vai contribuir no incentivo do comércio rural, assim como vai enriquecer o programa de combate à pobreza.
“Gostaria que estes benefícios fossem extensivos para todos os municípios, apesar das dificuldades que persistem em determinadas localidades”, exprimiu o governante.
O seminário foi ministrado por um técnico do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), que explicou as modalidades de acesso e as vantagens dos créditos agrícolas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 01, 2010 1:59 am

Malanje
Cangandala acolhe acto provincial do 1 de Junho

Malanje
-
O município de Cangandala, a 30 quilómetros a sul da cidade de Malanje, vai acolher, terça-feira, o acto provincial das comemorações do Dia Internacional da Criança, a assinalar-se a 1 de Junho.
De acordo com o programa de actividades, o acto culminará com uma animação cultural e um almoço de confraternização.
O acto será presidido pelo governador da província, Boaventura Cardoso, seguindo-se as intervenções do administrador local, Joaquim Marta, e do representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 02, 2010 1:51 am

Malanje
Escuteiros concluem curso de brigadistas contra incêndios

Malanje -
Quarenta escuteiros da Sé Catedral da Igreja Católica em Malanje, concluíram esta terça-feira, o primeiro curso de brigadistas contra incêndios nas comunidades.
O seminário inserido no programa educativo da congregação teve a duração de 12 dias e visou capacitar os escuteiros sobre normas de prevenção e extinção de incêndios.
Durante o evento os participantes abordaram matérias relacionadas com a química de combustão, funcionamento das brigadas, equipamentos de protecção pessoal, meios complementares, protecção e extinção de incêndios.
Ao proceder o encerramento do curso, o delegado provincial em exercício do Ministério do Interior, Manuel Miguel, referiu que a iniciativa teve como objectivo ocupar os tempos livres dos escuteiros, cuja acção vai ajudar no combate aos sinistros nas comunidades.
Manuel Miguel apelou aos recém formados a aplicarem com rigor os conhecimentos obtidos ao longo do curso.
A formação decorreu sob o lema “Faz o bem e não vê aquém”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 03, 2010 12:53 am

03-06-2010 0:12

Malanje
Crianças solicitam maior atenção dos familiares

Malanje -
As crianças do município de Cangandala, província de Malanje, solicitaram terça-feira maior atenção das famílias, como forma de garantir o bem-estar harmonioso e o desenvolvimento das suas personalidades.
Numa mensagem lida no acto provincial do Dia Internacional da Criança, os petizes consideram que maior atenção e protecção garante uma vivência saudável em ambiente de felicidade, paz e compreensão.
“As crianças de Cangandala solicitam ao Governo, as Nações Unidas e outros parceiros sociais no sentido de envidarem esforços para que os 11 compromissos assumidos a favor das crianças sejam honrados”, lê-se na mensagem.
Entretanto, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Manuel Francisco, disse que a sua organização, na qualidade de parceira do Governo, tem apoiado a estratégia de protecção da criança.
Disse que a protecção integrada dos direitos da criança constitui uma obrigação de Angola e de outros estados membros da ONU, tendo em conta os princípios da não descriminação, o interesse maior da criança, o direito de sobrevivência e o desenvolvimento e o respeito aos pontos de vista das crianças.
Manuel Francisco frisou que o ***primento destes princípios evita a que a criança seja maltratada, daí que a convenção das Nações Unidas impôs limites dos pais sobre os menores, pelo que têm o dever de proteger, educar e respeita-los.
Comemorado sob o lema “Promover os direitos das crianças é construir Angola”, o acto provincial do 1 de Junho na província teve lugar no município de Cangandala, a 30 quilómetros a sul da cidade de Malanje, e foi presidido pelo governador provincial, Boaventura Cardoso.
O acto contou com animação cultural, concursos de música, entrega de brinquedos e culminou com um almoço de confraternização.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 08, 2010 12:32 am

Malanje
Fazenda Terras de Koló realiza primeiro leilão de gado Zebu

Malanje
- Quatrocentas e oitenta e cinco cabeças de gado bovino, da raça Zebu, de origem brasileira, foram comercializadas durante um leilão que se realizou no fim-de-semana na fazenda Terras de Koló, localizada no município de Cacuso (120 quilómetros a oeste da cidade de Malanje).
Foram leiloados vacas leiteiras, de corte, garrotes e touros. O preço de cada animal variou de 2 mil e 500 a 4 mil e 500 dólares norte- americanos.
Ao proceder a abertura do evento, o secretário de Estado da Agricultura, José Amaro Tati, realçou a importância do evento, tendo em conta que o mesmo vai contribuir para a inversão do quadro actual de importação de carnes.
Amaro Tati pediu aos criadores de gados e agricultores no sentido de trabalharem afincadamente com vista a contribuírem na produção de carne, leite e queijo, assim como produtos agrícolas.
Na ocasião, o governador provincial de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso, precisou que a realização do leilão evidencia e mostra ao mundo as potencialidades económicas e sociais da província.
Segundo o governador, eventos desta natureza vão impulsionar o desenvolvimento da agro-pecuária no município, uma vez que Malanje tem potencialidades que necessitam de serem transformadas em rendimentos.
“Malanje é um gigante adormecido e precisa de acções como estas para o seu desenvolvimento”, frisou, apelando deste modo aos potenciais agentes agro-pecuários a investirem na província.
A fazenda Terras de Koló, com 3 anos de existência, pertence à empresa Agritrade e possui 20 mil hectares, dos quais 8 mil ocupado pela pecuária para pastagem do gado e outros para agricultura.
Actualmente, a fazenda possui um rebanho de 5 mil e 188 animais, com destaque para as raças Novilhas Nelore, Ruif, Zebu, Prenhês, Amanbay de Koló, Andulo, Aramis, adaptadas às condições climáticas do país.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 10, 2010 3:02 am


Malanje
Falta de escolas deixa 26 mil crianças fora do presente ano lectivo

Malanje
- Vinte e seis mil crianças estão sem estudar neste presente ano lectivo, na província de Malanje, por insuficiência de escolas e professores para corresponder com a demanda.
Segundo o chefe de departamento provincial de educação, Anánias Gomes, a solução deste problema passa pela construção de mais escolas e admissão de professores.
“A redução do índice de crianças fora do sistema de ensino passa pela construção de mais escolas e admissão de novos docentes, pois o direito à educação está consagrado nos onze compromissos assumidos pelo governo", disse.
Precisou que o governo da província está a envidar esforços para, no quadro das suas prioridades, construir mais escolas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 15, 2010 2:31 am

Malanje
Mulheres do 7º dia incentivadas a preservarem os princípios bíblicos

Malanje
-
As mulheres da organização feminina da igreja adventista do sétimo dia reunidas em congresso de reavivamento espiritual foram incentivadas neste fim-de-semana, em Malanje, a preservarem os princípios da lei de Deus, no sentido de alcançarem as virtudes do espírito divino.
O pastor ministerial da associação da missão norte dos adventistas do 7º dia, Malaquias Ernesto, que falava *****lto solene do Congresso de reavivamento espiritual das mulheres adventistas, sob o lema "Eis que estou a porta e bato", reforçou que a recepção do espírito santo na alma de um fiel requer ***primento abnegado da lei divina.
O missionário voluntário, que se orientou das palavras da bíblia sagrada escritas no livro de Apocalipse: 3-20, acrescentou que a entrada do espírito santo no coração de qualquer cristão que pretende seguir as normas do ministério de Jesus Cristo na terra, requer abster-se de todos os afazeres mundanos, como a prostituição, blasfémia e calúnia.
Revelou que, para os cristãos que aguardam e preservam com fé os preceitos e princípios da lei divina, várias são as promessas que lhes serão outorgadas aquando da transformação do novo mundo.
O congresso da organização da mulher adventista do 7º dia será animado com cânticos de grupos corais e poemas.
No evento, que termina hoje, está previsto o baptismo de 50 crentes seleccionados nos cinco distritos que compõe a associação da missão norte de Malanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 17, 2010 2:24 am

Malanje
Unicef reafirma apoio *****mprimento dos 11 compromissos da criança

Malanje-
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vai apoiar Angola na implementação dos 11 compromissos para com a criança, visando o alcance dos objectivos do milénio, anunciou hoje (quarta-feira), em Malanje, a sua representante, Amélia Russo de Sá.
A responsável pronunciou-se no acto central do 16 de Junho, data consagrada à Criança Africana, realizado na cidade de Malanje.
Segundo a responsável, o Unicef congratula-se pela redução do índice de mortes de crianças menores de cinco anos por malária, e pelo aumento do número de petizes no sistema de ensino.
Amélia de Sá considerou o 16 de Junho uma data de reflexão em torno da situação da criança no continente africano, tendo em conta que milhares destas vivem em situação de pobreza, sem condições de alimentação adequada, água potável e saneamento.
Sobre Angola, disse que verifica-se com agrado mudanças positivas e significativas, fruto do empenhamento do governo e de toda a sociedade.
O acto foi presidido pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 21, 2010 12:24 am

Malanje
Efectivos da Polícia Fiscal em seminário metodológico

Malanje
Os efectivos do comando da Polícia Fiscal, em Malanje, participam, desde sexta-feira, nesta cidade, no primeiro seminário metodológico, visando aumentar o nível de conhecimentos técnicos profissionais.
O seminário promovido pelo Comando da Polícia Fiscal de Malanje terá a duração de 20 dias e nele serão abordados matérias relacionadas com a fiscalização interna e externa, direito aduaneiro e contencioso fiscal.
Ao proceder a abertura do seminário, o segundo comandante da polícia para a ordem pública, superintendente chefe, Pedro Quiame, em representação do comandante provincial, exortou aos participantes no sentido de tirarem melhor aproveitamento durante a formação, por formas a compreender bem as matérias relativas ao controlo e fiscalização das mercadorias que entram na província através das fronteiras fluviais.
Para ele , tal formação vai permitir executar melhor as actividades, apesar de Malanje ser um território onde não é constante a fiscalização externa pelo facto da ausência de uma instituição aduaneira.
O oficial superior da polícia disse ainda que a província possui uma fronteira terrestre que exige a necessidade de uma fiscalização permanentemente, apesar de não se ter registado muito exercício comercial.
Pedro Quiame fez saber que é previsível a chegada do comboio a Malanje ainda este ano, o que facilitará a entrada e saída de bens, que irão influenciar o movimento comercial na província, daí a necessidade da polícia fiscal estar firme no exercício das suas actuações.
Explicou que alguns especialistas das Alfandegas estiveram na província e fizeram o levantamento para a instalação de entreposto aduaneiro, que será fiscalizado pelos efectivos da polícia.
A província conta com três postos fiscais, no aeroporto local, nos postos fronteiriços de Tembua Luma e Muheto.
A polícia fiscal é um órgão do comando geral da polícia nacional que tem como missão a fiscalização de entrada e saída de mercadorias que transitam no território Angolano.
Estiveram presentes na abertura, membros do conselho consultivo do Comando Provincial da Polícia Nacional em Malanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 23, 2010 2:38 am

Malanje
Camponeses aprimoram técnicas sobre gestão administrativa e financeira das associações

Caculama
- Os camponeses da associação “Kukula ny kwijia”, da aldeia de Bulo Nhangue, município de Caculama, participam desde segunda-feira, nesta localidade, num seminário sobre gestão administrativa, financeira, contabilidade e elaboração de relatórios
O curso, com a duração de dois dias, visa reforçar a capacidade organizacional dos camponeses e esta a ser promovido pela Ong nacional Acção Angolana para o Desenvolvimento do Meio Rural e Ambiente (Admera).
Os participantes estão a abordar temas relacionados com a gestão de recursos, técnicas
de diagnósticos rural participativas, análise de dados, prioridades de elaboração de micro-projectos, noções de contabilidade e planificação financeira.
Em entrevista hoje (terça-feira) à Angop, o administrador da Admera, Moisés CastroHenriques, fez saber que a organização tem trabalhado com as cooperativas dos bairros da Catepa, Bulo Nhangue, Marcos Ribeiro e Cajinga, com o propósito de reforçar a
capacidade organizacional das mesmas, no sentido pagarem quota à Unaca e legalizarem a terra onde produzem.
Precisou que no próximo dia 26 deste mês, os camponeses de Bulo Nhangue vão aprender novas técnicas, onde serão ensinados sobre a distância que deve ter entre o cultivo da mandioca, feijão, milho e ginguba, para que haja boa colheita na próxima campanha agrícola.
A admera foi fundada em 1996 e, actualmente, funciona com três técnicos e é financiada pela cooperação Espanhola Intermon e IEPALA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron