NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 25, 2010 1:26 am

Sinistralidade
Acidentes de viação provocam quatro mortos em Malanje

Malanje
-
Quatro pessoas morreram e nove outras ficaram feridas em consequência de catorze acidentes de viação registados na província de Malanje, de 16 a 23 deste mês.
De acordo com o relatório semanal do Comando provincial da Polícia Nacional, os acidentes foram provocados por excesso de velocidade, travessia descuidada de peões e não cedência de prioridade de passagem, tendo causado danos materiais avaliados em mais de um milhão de kwanzas.
No mesmo período, o Comando provincial tomou conhecimento de 12 crimes diversos que resultaram na detenção de 12 cidadãos, como presumíveis autores.
O documento realça ainda que a polícia de trânsito aplicou 89 multas diversas por infracções ao código de estrada.
Durante o período em referência, o Comando provincial registou uma violação de fronteira que ocorreu na ilha do Nguvo, município de Marimba, em que foram detidos quatro cidadãos da República Democrática do Congo, bem como apreendeu material de garimpo artesanal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 28, 2010 1:25 am

Malanje
Músicos animam show das multidões

Malanje
-
Músicos da capital do país (Luanda) animaram sábado a noite, nesta cidade, o show das multidões, promovido pelo Movimento Nacional Espontâneo (MNE) em Malanje, no âmbito das festividades da segunda jornada sócio-comunitária da agremiação.
O espectáculo contou com a actuação dos artistas Irmãos Almeida, Dom Manix, Zecax, Ângelo Boss, Esmeralda Kissanga, Isidora Campos, Tunjila Tuajokota, Zulmira, entre outros, com o suporte da musical da Banda Yeto.
Os artistas Irmãos Almeida, Ângelo Boss, Zulmira e Tunjila Tuajokota, se destacaram no show, fazendo vibrar a população, com as músicas, Macongo, Bebedeira, Mana Mena e Sayaya.
O show foi ainda vivido com momentos de humor com o humorista Petisco, dança do grupo Bons de Bondade e play back das músicas publicitárias do campeonato mundial de futebol 2010.
Alguns artistas entrevistados pela Angop, mostraram-se satisfeitos em proporcionarem alegria ao público malanjino no show das multidões 2010 do MNE.
O director artístico da Banda JC (Jovens de Catete), Brai de Elvas, disse que o espectáculo correspondeu as expectativas, tendo em conta a afluência do público no local.
O show foi assistido por pelo menos duas mil pessoas, com destaque para o governador da província, Boaventura Cardoso, o primeiro vice-presidente do MNE, Job Capapinha e membros da direcção central dessa instituição e do governo de Malanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 01, 2010 1:34 am

Malanje
Comuna de Caribo carece de infra-estruturas sociais

Malanje
- A comuna de Caribo, município de Cangandala, 45quilómetros a sudoeste da cidade de Malanje, necessita de novas infra-estruturas sociais, com vista a proporcionar o desenvolvimento socioeconómico da região.
A informação foi prestada hoje à Angop, pelo administrador comunal, Roque Rebelo Muhongo, referindo que devido a degradação das vias de acesso, as acções de desenvolvimento projectadas para a região estão condicionadas.
Por outro lado, o responsável precisou que actualmente a comuna de Caribo dispõe de apenas duas escolas com nove salas de aulas, número que considerou de insuficiente para albergar 736 alunos actualmente matriculados nos vários níveis de ensino no presente ano lectivo.
Roque Muhongo fez saber que o sector de educação necessita de nove professores para adicionar aos 13 já existentes que garantem a cobertura do processo de ensino na região.
Outros factores, como a ausência da rede viária e a reabilitação de oito pontes ao longo da estrada, danificadas durante o conflito armado, estão igualmente a dificultar o crescimento social e económico das comunidades de Caribo.
A comuna de Caribo conta com uma superfície de 534 mil quilómetros quadrados e uma população estimada em 2 mil 317 habitantes, distribuídos por 13 aldeias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 03, 2010 12:36 am

Malanje
Formadores de professores terminam curso

Malanje
- Vinte e sete formadores de professores afectos à Escola de Professores do Futuro (EPF) terminaram hoje, na comuna do Lombe, a 22 quilómetros da cidade de Malanje, o curso de formação de formadores municipais.
O curso, que teve a duração de 30 dias, visou dotar de conhecimentos práticos os formadores para melhor capacitar os professores do ensino primário com baixo nível académico e profissional.
A formação promovida pelo Instituto Nacional de Formação de Quadros do Ministério da Educação, em colaboração com a Direcção Provincial da Educação, através do projecto de apoio ao ensino primário (Paep).
No evento, os participantes abordaram matérias relacionadas com deontologia profissional, pedagogia e a educação, supervisão pedagógica, papel do professor, perfil do professor, metodologias de língua portuguesa e matemática, projecto educativo de escola e micro projectos.
Ao falar no encerramento do curso, o director do Instituto de Formação de Quadros do Ministério da Educação, Justino Jerónimo, precisou que, no âmbito da formação contínua de professores, se fixou como meta de regulamento académico dos docentes menos habilitados, obtendo assim ao nível da 9ª classe até ao final de 2012.
Disse ter constatado em 2009, aquando da visita a Malanje, da necessidade de formar professores do ensino primário com baixo nível académico, por formas a que o real trabalho destes docentes seja de qualidade.
Segundo o responsável, as linhas programadas pelo Ministério da Educação apontam como políticas para o sector a expansão da rede escolar, a melhoria da qualidade de ensino e a valorização do professor.
Para a fonte, intervir na formação contínua dos professores significa dar-se resposta à melhoria da qualidade de ensino e a valorização do docente, bem como responder a implementação do plano mestre do professor, cuja execução foi programada em 2008/ 2015.
Justino Jerónimo salientou que o Ministério da Educação está a criar premissas para um eficiente e eficaz desempenho do docente, cuja avaliação será sistemática, com o objectivo expressamente enunciados no diploma que estabelece o sistema de avaliação do desempenho da educação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 07, 2010 12:09 am

Malanje
Comuna de Xandel ganha novo centro de saúde

Quela
-
A comuna de Xandel, município do Quela, a 115 quilómetros da cidade de Malanje, conta com um novo centro de saúde, reabilitado e ampliado este ano, no âmbito do Fundo de Gestão Municipal.
O facto foi revelado hoje, terça-feira, à Angop, pelo administrador municipal adjunto do Quela, Fonte Boa, acrescentando que a referida unidade funcionava como posto sanitário, mas foi elevado à categoria de centro de saúde, devido a maior dimensão que atingiu e aos novos serviços que deverá prestar.
Disse que com a ampliação da unidade, ainda por inaugurar, já se poderá internar pacientes, bem como atender casos mais difíceis, depois do seu apetrechamento.
O centro conta com dependências, como salas de internamento e de enfermagem, farmácia, maternidade, programa alargado de vacinação, consultório de medicina e pediatria.
Por outro lado, o responsável precisou que a saúde no município tende a crescer, porquanto o sector passou à unidade orçamentada, o que está a permitir desenvolver algumas acções.
Fonte Boa explicou que existem postos de saúde em todas as comunas do município, devidamente abastecidos em termos de medicamentos, uma vez que estes são adquiridos pela administração municipal com fundos próprios e fornecidos pela direcção provincial da saúde.
Relativamente aos técnicos sanitários, o administrador adjunto do Quela, precisou que o número ainda não garante uma cobertura eficiente, mas têm sido superados os casos que dão entrada nos postos sanitários.
O município do Quela conta com uma população estimada em 15 mil habitantes, maioritariamente camponesa, sendo a agricultura, caça e a pesca artesanal as principais actividades.
Xandel, Moma e Missão dos Bângalas são as comunas que compõem o município.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 12, 2010 9:14 pm

Malanje
Jovens da Igreja do 7º Dia doam sangue ao hospital geral de Malanje

Malanje -
Vinte e três jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia doaram domingo 9 mil mililitros de sangue ao Centro de Hemoterapia do Hospital Geral de Malanje, com vista a minimizar a carência que a unidade regista.
De acordo com o líder dos jovens da Igreja do Sétimo Dia, António Vuile, a doação enquadra-se nas celebrações do congresso de líderes que se realizará de 16 a 18 deste mês em Malanje, dando resposta à necessidade de sangue constatada na semana passada pelos jovens desta congregação, durante uma visita que efectuaram ao hospital.
Por sua vez, o chefe da hemoterapia do Hospital Geral de Malanje, João Daniel, agradeceu o gesto dos jovens adventistas, considerando que a doação chegou em tempo certo para a ajudar na transfusão de sangue a pessoas necessitadas.
Adiantou que em termos de doação os familiares dos pacientes e os efectivos das Forças Armadas Angolanas são os que mais contribuem para o stock da hemoterapia, mas em quantidades nem sempre satisfatória.
No decorrer do programa de actividade dos congressistas do Sétimo Dia foi também realizada uma campanha de limpeza e embelezamento em algumas ruas da cidade de Malanje e uma marcha de repúdio ao uso de drogas e a violência, bem como uma excursão turística às rápidas do rio Kwanza.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 19, 2010 8:36 pm

19-07-2010 16:55

Malanje
Jornalistas jogam papel preponderante no combate à violência

Malanje
-
O governador em exercício da província de Malanje, António Dias da Silva, considerou hoje, nesta cidade, que o papel da Comunicação Social no combate à violência deve ser encarado com grande responsabilidade e elevado espírito profissional, por forma a reduzir-se o impacto do problema nas famílias angolanas.
Ao proceder a abertura do seminário regional sobre "Violência da Sociedade", dirigido aos jornalistas das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Kwanza Norte e Malanje, o dirigente precisou que o tema da formação é bastante actual e merece reflexão de toda sociedade.
Encorajou os jornalistas a porem em prática os conhecimentos a serem adquiridos durante a formação, com vista a que num futuro muito breve se possam reduzir os casos de violência.
António Dias da Silva revelou que a estratégia do Ministério da Comunicação Social para o triénio 2010/2013, aprovada recentemente pelo Executivo Angolano, salvaguarda uma série de acções, com destaque para a formação de quadros e a modernização técnica e tecnológica dos órgãos de imprensa.
Por sua vez, o director do Centro de Formação de Jornalistas, Albino Carlos, referiu que o seminário visa reforçar o papel da Comunicação Social na sociedade, bem como abordar questões de violência, tendo em conta os casos que se registam e a necessidade de mobilizar a comunicação social para o seu combate.
Apelou para a necessidade de mudança de comportamento dos cidadãos, acrescentando que o seminário vai assegurar a transmissão de informações que permitirão aos profissionais um melhor tratamento jornalístico dos temas e acontecimentos relativos à problemática da família, violência e dos direitos das crianças.
A acção formativa, com duração de cinco dias, é promovida pelo Governo da Província de Malanje, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América e do Centro de Formação de Jornalistas.
Visa o aperfeiçoamento técnico dos quadros e o reforço do intercambio de informação e experiência entre os jornalistas.
Reserva sessões denominadas oficinas gerais e de imprensa, de televisão, rádio e jornal, a serem ministradas em separado aos jornalistas de cada órgão.
São prelectores do encontro o director do Cefojor e o jornalista norte-americano David Humbe
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 21, 2010 6:01 pm

21-07-2010 17:09

Malanje
Seminário sobre jornalismo aborda plano lógico num texto informativo

Malanje-
Plano lógico num texto informativo foi tema de debate hoje, no prosseguimento do seminário dos jornalistas sobre a violência na sociedade, que decorre desde segunda-feira na província de Malanje.
A dissertação foi do professor universitário António Quino, que explicou alguns aspectos técnicos do bem escrever, como organizar um bom texto jornalístico, entre outros aspectos que concorrem para a redacção dos médias no exercício das suas funções.
O prelector destacou a necessidade de se encurtar e tornar o máximo possível objectivo, as notícias e outros géneros jornalísticos.
Terça-feira foi abordada o impacto da violência na família e no desenvolvimento da criança e do jovem, bem como oficinas gerais de jornalismo, de língua portuguesa e de rádio.
Inicialmente previsto para sexta-feira, o seminário encerra quinta-feira e visa o refrescamento dos jornalistas, para melhorar o modo de redacção, bem como o tratamento das matérias noticiosas relacionadas com a violência.
A acção formativa está a ser promovida pelo governo de Malanje, em colaboração com a embaixada americana em Angola e o centro de formação de jornalistas (Cefojor) e conta com a participação de profissionais de Malanje, Lundas Norte e Sul e Kwanza Norte.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 23, 2010 5:53 pm

23-07-2010 16:19

Malanje
Vice-ministro destaca combate à violência através da imprensa

Malanje
- O vice-ministro da Comunicação Social, Manuel Miguel de Carvalho, disse hoje, em Malanje, que a imprensa deve primar por uma conduta que ajude a atenuar o impacto da violência na sociedade, no acto de tratamento das notícias relacionadas a esse fenómeno.
Falando no acto de encerramento do seminário regional de jornalistas sobre a violência na sociedade, o vice-ministro precisou que os meios de comunicação social devem posicionar-se como instrumentos de aprofundamento da cidadania, através do seu papel no combate à violência por meio de mobilização e da sua projecção social.
Considerou que a imprensa tem a capacidade de influenciar factores de comportamentos agressivos na sociedade, razão pela qual deve assumir responsabilidades no exercício das suas funções, por forma a desencorajar actos imorais.
“Apelamos a mudança das práticas e certos comportamentos no exercício do jornalismo, com vista a se preservar os direitos à privacidade, honra, e dignidade dos cidadãos, através do tratamento lógico dos temas de violência e outras formas de desestruturação social”, sustentou.
Disse que, tendo em conta a complexidade da violência, é imperioso que o jornalista contextualize, recorrendo à opinião de especialistas para uma melhor abordagem do “fenómeno”, para que se informe com rigor e veracidade.
Manuel de Carvalho reprovou as tendências ao sensacionalismo e defendeu a necessidade de se imprimir uma perspectiva educativa na abordagem das problemáticas de violência, actuando com profissionalismo, responsabilidade e respeito aos princípios éticos e deontológicos.
O vice-ministro considerou, por outro lado, estar certo que a realização do seminário sobre violência veio preparar os jornalistas para darem tratamento e combater de forma cerrada os actos que abalam a estabilidade e harmonia das famílias.
O seminário contou com a participação de jornalistas das províncias de Malanje, Lunda Norte e Sul e Kwanza Norte, visando dotar os profissionais de imprensa de técnicas que permitirão o melhor tratamento das matérias relacionadas com os casos de violência.
Decorrido de 19 a 23 do corrente mês, foram abordadas matérias como a liberdade de imprensa, ética e deontologia no seu exercício, oficinas de imprensa, de televisão e de rádio.
A violência na sociedade e o seu impacto na família e no desenvolvimento das crianças e jovens.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor tozé em Sábado Ago 14, 2010 7:18 pm

Centro de reeducação na prisão de Malange

Imagem

A unidade penitenciária da comarca de Malange tem, desde o fim-de-semana, um centro de reeducação, com o objectivo de escolarizar e reabilitar profissionalmente os reclusos.
O director adjunto da comarca, Cândido Tomás, lembrou que o centro tem o objectivo de inserir os reclusos, após ***primento das penas, em actividades socialmente úteis.
Os reclusos frequentam, neste momento, cursos nas especialidades de carpintaria, mecânica e electricidade.
No estabelecimento prisional estão a ser ministradas aulas do primeiro nível para aumentar o nível cultural académico da população penal.
Os reclusos da comarca de Malange também praticam desporto e participam *****ltivo hortícolas para diversificar a sua dieta alimentar.
Cândido Tomás disse que os reclusos da Damba e da unidade penitenciária da comarca de Malange, 699 ao todo, dispõem, desde Maio, de luz eléctrica e água potável. A unidade prisional da Comarca de Malange ocupa uma área de 262 hectares.
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 17, 2010 4:08 pm

17-08-2010 15:00

[size=1o 50]Malanje
Mais de 4 mil alunos frequentam ano lectivo em Massango

Massang- [/size]Q
uatro mil e 20 alunos estão a frequentar aulas da iniciação a 9ªclasse no presente ano lectivo, no município de Massango, 252 quilómetros a norte da cidade de Malanje.
O facto foi revelado hoje à Angop pelo administrador municipal de Massango, António Manuel Manzanza, realçando que garantem as aulas 135 docentes, número irrisório, sendo, para tal, necessário mais 132 docentes.
Fez saber que as aulas são leccionadas em escolas de carácter provisório e definitivo, num total de 14, das quais seis em funcionamento.
Segundo o responsável, desde 2007 o município não recebe professores, facto que preocupa as autoridades administrativas, uma vez que uma boa parte dos alunos da comuna de Quinguengue estão a deixar a circunscrição dirigindo-se para a República do Congo Democrático, com o propósito de lá continuarem os estudos.
O município de Massango, ex-Forte República, foi criado pela portaria nº 11.997 de Dezembro de 1961 por desmembramento do conselho de Duque de Bragança, actual município de Kalandula.
Massango conta com uma superfície de 7 mil e 569 metros quadrados e com uma população estimada em 27.387 habitantes distribuídas em 3 comunas, nomeadamente sede, Kihuhu e Quinguengue, que se dedicam ao cultivo da mandioca, café, bata doce, inhame, feijão e ginguba.
À população desta região dedica-se ainda ao artesanato, fabricando camas, cadeiras, mesas feitas de bordão.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Ago 22, 2010 5:18 pm

Build Brasil 100% angolana tem projecto de USD 200 milhões
Imagem O Grupo Build Brasil, presente há seis anos em Angola, acaba de se tornar uma empresa 100% angolana. Com a mudança de Build Brasil para Build Angola, a empresa se compromete a ampliar cada vez mais os seus negócios no país.

Para já, a empresa resolveu iniciar essa nova etapa com o lançamento, no dia 23 de Agosto, segunda-feira, do Projecto “Nosso Lar”, um empreendimento destinado a uma faixa da população que deseja adquirir o seu primeiro imóvel em construções de alta qualidade.

Segundo Paulo Sodré, um dos sócios da Build Angola, a empresa vai investir cerca de USD 222 milhões neste projecto que conta com vivendas do tipo T3 e T4, na zona do Camama, próximo do Estádio 11 de Novembro. Na primeira etapa serão construídas 1.000 casas, 100% de alvenaria, com metragem de 90 a 129 metros quadrados. O preço mais acessível das vivendas é de USD 119 mil a pronto pagamento.

A mesma pode ser paga também em doze prestações. “Estamos atentos ao conforto do morador, o “Nosso Lar” terá água, energia e saneamento básico. O condomínio contará também com toda infra-estrutura administrativa incluindo a limpeza, colecta de lixo e segurança. São casas com alto padrão de qualidade e conforto”, disse Paulo Sodré. O Grupo Build Brasil, agora como Build Angola é referência no mercado imobiliário de Angola, realizando projectos como o ‘The One’, o primeiro loft com serviços do país, ‘Quintas do Rio Bengo’, um luxuoso condomínio de Quintas, e o ‘Bem Morar’, bairros planejados com casas e apartamentos.

Por outro lado, a empresa vai investir ainda USD 50 milhões num sistema integrado de agropecuário em Malange, Huambo, Lunda Norte, Kwanza-Norte e Kwanza-Sul. O lançamento deste projecto está marcado para Outubro e vai iniciar-se na província do Huambo.

Não obstante, a Build está a finalizar também um rancho agrícola próximo da Quinta do Rio Bengo.

De salientar que a empresa actua também no segmento de alimentos, com a Pastelândia, maior rede de franquia de pastéis do Brasil, “que virou mania entre os angolanos devido ao serviço Delivery e a Torre de Chopp, já conhecida pelo povo brasileiro”, como nos diz Paulo Sodré.

Com o intuito de contribuir para melhoria do país a empresa gera cerca de 2.000 empregos no Projecto “Nosso Lar, havendo ainda que contar com a contribuição social dos outros empreendimentos em andamento.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor anabela em Quarta Set 01, 2010 8:36 am

De Luanda a Malange, de comboio
Depois de quase duas décadas parado devido a danos provocados pela guerra, um novo serviço ferroviário de passageiros e carga vai voltar a ligar os 424 quilómetros que separam Luanda da cidade de Malange, na região centro-norte. Imagem Os Caminhos-de-Ferro de Luanda operam um serviço de passageiros entre a capital e a zona industrial de Viana, 30 quilómetros a leste da cidade.

Neste momento, já começaram a transportar carga até à cidade do Dondo e esperam ter o serviço de passageiros em operação até ao final deste ano.

Há mais de 18 anos que não funcionava com regularidade o serviço de passageiros em toda a extensão desta linha férrea.

A linha parte da baixa da cidade de Luanda e passa, entre outras, pelas localidades de Catete, Ndalatando e Cacuso antes de chegar a Malange.

A linha férrea e a sinalização foram destruídas durante a guerra, deixando isoladas inúmeras vilas e aldeias que dependiam dos Caminhos-de-Ferro de Luanda para o transporte dos seus bens.

Mas agora, depois de cinco anos de trabalhos de reabilitação avaliados em 350 milhões de dólares, o serviço deverá voltar a funcionar antes do fim deste ano. Imagem Foi colocada uma nova linha férrea, e foram construídas novas estações e reparadas as plataformas.

O vice-ministro para os Transportes Ferroviários, José João Kuvíngua, disse que ainda há algum trabalho a fazer, mas mostrou-se confiante de que o serviço estará operacional até Dezembro.

"De Cacuso a Malange ainda não foi feito o 'ataque pesado' da linha e a regulação do balastro. Em termos de infra-estruturas são as últimas coisas que falta fazer.

"Depois disso, a linha estará pronta a receber a circulação do comboio, restando depois apenas os trabalhos ligados aos serviços de sinalização e comunicação."

José João Kuvíngua, viajou na nova linha com Osvaldo Lobo do Nascimento, o Presidente do Conselho de Administração dos Caminhos-de-Ferro de Luanda e com representantes da Companhia de Construção Ferroviária da China, CRCC.

O comboio parou em todas as estações ao longo da rota e a delegação inspeccionou a linha e as estações super-modernas, em muitos casos construídas a poucas centenas de metros das velhas estações - que continuam a aguardar pela sua demolição.

Esta foi a segunda viagem de inspecção feita entre Luanda e Malange nos últimos dois meses.

Ainda assim, a chegada do comboio a cada estação foi recebida em apoteose pelas populações locais.

"Sinto-me muito contente, muito alegre. Há vinte anos que o comboio deixou de passar aqui na Canhoca. Os camponeses não conseguem evacuar os seus produtos para a cidade. Com o comboio vai ser diferente. Vamos produzir mais e a nossa comuna vai ser ainda mais desenvolvida," disse-me Joaquim Miguel. Imagem "Estou contente porque o comboio chegou e estamos em paz. Se não houvesse paz não haveria comboio aqui," afirmou uma mulher com quem falei.

Infelizmente para os Caminhos-de-Ferro de Luanda, desta vez a viagem de inspecção não foi feita até ao destino final, devido a problemas com a locomotiva no Lucala, a apenas cerca de 140 quilómetros de Malange.

No dia seguinte, os passageiros convidados tiveram de ser transportados de carro na viagem de regresso a Luanda.

José João Kuvíngua, minimizou os problemas com a locomotiva, concentrando-se, em vez disso, nos benefícios económicos e sociais que o comboio terá nas comunidades que vai servir.

"[Os benefícios] são óbvios para o país, e especialmente para esta região norte Em termos de transporte de equipamentos pesados e de longa distâncias os caminhos-de-ferro dão condições mais vantajosas porque são sempre muito mais baratos.

"Por outro lado, podem-se transportar grandes quantidades de uma só vez. Acreditamos que, ao proporcionar estas condições, estarão garantidas todas as possibilidades para um desenvolvimento mais hamonioso e menos dispendioso para as populações."

As locomotivas diesel - todas elas importadas da China - estão pintadas de vermelho, preto e amarelo - as cores nacionais de Angola, com a bandeira angolana orgulhosamente visível junto à porta do maquinista.

No interior das carruagens de passageiros há uma curiosa mistura de sinais em chinês, inglês e português. Imagem As carruagens são limpas e modernas, com um vagão-restaurante e casas de banho.

Haverá três classes para o serviço de longa-distância entre Luanda e Malange.

Na primeira classe, os passageiros têm assentos reclináveis, em couro, e televisores individuais.

A classe Expresso tem assentos confortáveis e mesas e a classe Tramway é a opção mais básica e barata.

Não foram ainda publicados dos preços dos bilhetes, mas Osvaldo Lobo do Nascimento, o Presidente do Conselho de Administração dos Caminhos-de-Ferro de Luanda, disse à BBC que espera que o bilhete básico custe menos de 25 dólares - o preço do bilhete de autocarro entre Luanda e Malange.

Para além da linha Luanda - Malange, Angola tem outras duas linhas de caminhos-de-ferro, neste momento também a serem reabilitadas.

Os Caminhos-de-Ferro de Benguela são dos mais longos do continente africano; têm uma extensão de 1344 quilómetros e atravessam toda a região central de Angola. Imagem Partem da cidade portuária do Lobito, no oceano Atlântico, e terminam no Luau, na fronteira com a República Democrática do Congo.

Neste momento, o troço Lobito - Cubal já está em funcionamento. O serviço de passageiros deverá chegar à cidade do Huambo no início de 2011.

Mais a sul, os Caminhos-de-Ferro de de Moçâmedes partem da cidade costeira do Namibe, passam pela cidade do Lubango e terminam em Menongue, na província do Kuando Kubango.

Pequenos troços estão em operação na província da Huila mas o restante da linha continua a ser reabilitado.

Já foram comprados à China os novos equipamentos que serão usados quando a rota estiver finalmente operacional.
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 06, 2010 7:21 am

Falta de verba impede assistência a veteranos deficientes

A falta de verba e de colaboração da direcção provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria está a condicionar o encaminhamento dos deficientes físicos para a sua reabilitação no Centro Ortopédico do Neves Bendinha, em Luanda.
A informação foi avançada quinta-feira, na cidade de Malange, pelo director provincial da Associação Angolana dos Deficientes Físicos ex-militares (Ammiga), António Nicolau, durante uma conferência de imprensa realizada no âmbito das celebrações do 18º aniversário da criação da agremiação, assinalado no dia 2 de Setembro.
O responsável esclareceu que o governo da província é a entidade que tem disponibilizado verba para a reabilitação física dos deficientes, mas este ano não financiou “por alegada falta de montantes para o efeito”.
Segundo António Nicolau, a Ammiga celebrou um contrato com o hospital Neves Bendinha, ao abrigo do qual este deve reabilitar 15 deficientes anualmente, mas a sua concretização é inviabilizada devido à falta de verba para custear o transporte e acomodação dos mesmos.
A inexistência de um centro ortopédico em Malange obriga a que alguns deficientes físicos sejam obrigados a deslocar-se a Luanda, capital do país, ou à província do Huambo, por conta própria, para a aquisição de próteses.
Além disso, adiantou que um censo efectuado a nível do município sede da província de Malange identificou 180 deficientes físicos que necessitam de ser reabilitados, mas não dispõem de condições para tal. Outro problema apontado pelo director da Ammiga prende-se com o atraso do pagamento das pensões aos ex-militares, viúvas e órfãos. “Estamos a encetar contactos com a direcção provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria para ultrapassar a situação o mais rápido possível”, disse.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 07, 2010 9:23 pm

07-09-2010 16:52

Malanje
Maternidade do Hospital de Caculama regista mais de 100 partos

Caculama
- Cento e 28 partos institucionais e extra-hospitalares foram registados pela maternidade do Hospital Municipal de Caculama, 55 quilómetros a Leste da cidade de Malanje, de Janeiro a Agosto último.
De acordo com um relatório da administração municipal, chegado hoje à Angop, deram entrada naquela unidade sanitária 34 gestantes, 14 das
quais transferidas para o Hospital Geral de Malanje, enquanto 20 deram à luz com êxito na referida maternidade.
A par dos nascimentos, segundo o documento, a maternidade do Hospital de Caculama realizou 107 planeamentos familiares.
Foram ainda distribuídos 200 mosquiteiros impregnados às grávidas e crianças menores de um ano de idade, com vista a prevenirem-se do paludismo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron