NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 08, 2010 9:33 pm

08-09-2010 16:43

Malanje
Hospital municipal de Kiwaba Nzoje necessita de médicos e parteiras profissionais

Kiwaba Nzoje
- Três médicos das especialidades de pediatria, medicina geral, ginecologia e obstetrícia, assim como parteiras profissionais e enfermeiros são necessários para atender os pacientes no hospital municipal de Kiwaba-Nzoje, província de Malanje.
O facto foi revelado hoje à Angop pelo chefe de repartição municipal de saúde, Alberto Araújo Paulo, realçando que a falta destes profissionais tem dificultado as consultas e tratamentos de alguns pacientes que acorrem a unidade.
Fez saber que por falta de parteiras profissionais se tem registado mais partos domiciliares do que hospitalares, facto que preocupa os responsáveis sanitários, tendo em conta que as parturientes só aparecem ao estabelecimento quando o parto está complicado, daí a necessidade urgente para a sua evacuação para a maternidade provincial.
Alberto Paulo disse que outro facto que faz com que as mulheres deixam de nascer no hospital tem haver com o preconceito de serem assistidas por homens.
A fonte precisou que durante os meses de Janeiro a Junho deste ano, o hospital municipal registou 163 partos, dos quais 31 hospitalares e 132 realizados por parteiras tradicionais nas comunidades, tendo sido registados 4 nados mortos, 159 vivos e 8 abortos.
De acordo com o responsável, a unidade sanitária assistiu durante o período em referência 2 mil e 151 doentes, que fizeram consultas externas deste número 320 doentes internaram nas duas salas com capacidade para 30 camas do hospital.
Apontou a malária, com 5 mil e 51 casos, doenças respiratórias agudas, com mil e 982, parasitose intestinal, 523, doenças diarreicas agudas, com 444, infecções dérmicas, 395 casos, conjuntivite, 376, traumatismos, 221, doenças de transmissão sexual (gonorreia), com 21 casos, sistosomiases 22, e anemia, com 21 casos, respectivamente, como sendo as patologias mais frequentes na municipalidade.
Quanto aos medicamentos, a fonte revelou não ser preocupação na região, porque existem medicamentos suficiente para atender a demanda.
Com apenas 17 enfermeiros, dos quais 12 técnicos básicos e 5 médios, distribuídos nas oito unidades sanitárias da região, a unidade dispõe já de uma ambulância, que tem transportado os doentes graves das comunidades para a sede municipal e para o hospital geral de Malanje.
O município de Kiwaba-Nzoje possui uma superfície de 3 mil e 19 quilómetros quadrados, com apenas uma comuna de Mufuma. Conta actualmente com uma população estimada em 10.630 habitantes, maioritariamente camponesa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 2:35 pm

10-09-2010 12:30

Associativismo
Associação da Baixa de Kassanje quer maior vigor nas suas acções

Luanda
- O presidente do Conselho Geral da Associação Nacional da Baixa de Kassanje, Jovete Longo, informou hoje, em Luanda, que a sua agremiação está a trabalhar no sentido de se fazer sentir, com maior vigor, noutras províncias do país, além de Malanje e Lunda Norte.
Segundo Jovete Longo, que falava à imprensa, no decorrer do primeiro encontro da associação, há necessidade de fazer esta intervenção extensiva da organização, de modo a ajudar nos esforços do governo de redução da pobreza.
“O país não pode continuar a depender de apoios externos, pelo que temos que sensibilizar as populações sobre a importância em desenvolver as actividades agrícolas”, asseverou.
Assim sendo, os associados, disse, têm estado a reflectir sobre os mecanismos para levar a cabo as suas acções ao nível do país, em parceria com instituições estatais como o Ministério da Agricultura.
"O que nos preocupa para desenvolvermos os nossos projectos são as dificuldades financeiras e meios de transporte. As contas que alguns associados pagam não chegam”,indicou.
Fundado aos 28 de Agosto de 1998, Associação Nacional da Baixa de Kassanje tem cerca de 59 mil associados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:29 am

Malanje
Palestra marca abertura da jornada do 17 de Setembro

Malanje
-
Uma palestra subordinada ao tema "A vida e obra de António Agostinho Neto" marcou hoje, sexta-feira, nesta cidade a abertura da jornada do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.
Ao dissertar o tema, o vice-governador provincial para o sector técnico e comunitário, Conceição Luís Cristóvão, precisou que Agostinho Neto, foi uma figura de cariz, poético, político e um médico profundamente humanista.
Segundo o prelector, Agostinho Neto, carregava já na sua alma a veia politica, uma vez que aos 22 anos de idade, o mesmo publicou um artigo num jornal denominado "Estandarte", onde revelou a sua coragem e apelou ao povo a estar preparado para a luta que culminou com a libertação nacional.
"Nada cai sem luta, se quisermos vencer temos que lutar e há várias maneiras de fazer esta luta, o importante é identificar a maneira de o fazer, quem o faz e onde o fazer", sustentou o palestrante, lendo parte do artigo publicado por Agostinho Neto.
Sobre a sua vida poética, o prelector, fez saber que o herói nacional foi um exímio escritor, tendo em conta que nos seus poemas, estão narrados versos de paz e frases que servem de consolo.
Fez saber que os poemas escritos por Agostinho Neto contêm sustentação bíblica, uma vez que ele seguia lições dos apóstolos sobretudo de São Paulo nas Epistolas aos Romanos e aos Corintos, devido da sua educação religiosa.
De acordo com o prelector, nos discursos evangélicos de António Agostinho Neto, havia situações relativas a fraternidade, amor, paz e progressivamente passava a temática evangélica a temas sociais.
O também escritor Conceição Cristóvão revelou que o primeiro Presidente da República de Angola, nos seus discursos apontava o caminho a seguir, tendo sempre presente o desejo do povo angolano.
Como médico, o prelector disse, que Agostinho Neto estava sempre preparado a prestar assistência aos pacientes que procuravam os seus serviços.
Os órgãos de comunicação social foram igualmente exortados a dar a conhecer a juventude e a população em geral factos e informações sobre a vida e obra de Agostinho Neto.
A jornada comemorativa do 17 de Setembro aberta hoje sob o lema "Reafirmando os ideais de Neto desenvolvamos Angola", visa enaltecer a figura e obra de Agostinho Neto e reverenciar a sua contribuição na libertação de Angola e de África e lembrar o seu legado político.
O programa de actividades alusivas ao 17 de Setembro reserva para os próximos dias, palestras nas escolas sobre "A contribuição de Agostinho Neto na libertação de Angola e de África", inaugurações, actividades desportivas e recreativas e um acto político.
Assistiram a palestra, membros do governo local, sociedade civil, autoridades tradicionais, partidos políticos com assento no parlamento, efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e do Ministério do Interior e estudantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 15, 2010 9:36 pm

15-09-2010 19:04

Malanje
Recomendada realização de estudos sobre a violência no género

Malanje
-
Os participantes a 1ª conferência da sociedade civil recomendaram, nesta cidade, ao Estado angolano no sentido de realizar estudos para identificar as verdadeiras causa que estão na base da violência no género, uma vez que este mal está a tomar contornos nefastos na sociedade.
Os participantes recomendaram ainda ao Ministério da Família e Promoção da Mulher a traçar estratégica conjunta com a sociedade civil, de modos a reduzir o fenómeno sobre a violência no género.
Sobre o elevado número de sinistralidade rodoviária que constitui a segunda causa de mortalidade no município depois da malária, os membros da sociedade civil recomendaram a criação de escolas de condução para motoqueiros que exercem a actividade de táxi, assim como a necessidade do reforço da fiscalização por parte dos agentes reguladores de trânsito.
Os membros concluíram que o Estado Angolano necessita de uma sociedade civil forte, participativa, capaz de contribuir com ideias para o desenvolvimento local.
Durante a conferência, que teve a duração de algumas horas, os participantes debateram temas relacionados com os direitos humanos, trânsito rodoviário e suas implicações, violência no género, o papel da administração no desenvolvimento local e estratégia de segurança alimentar.
O encontro, que decorreu sob o lema “Por uma sociedade civil participativa, articulada e actuante”, foi promovido pelo Grupo de Coordenação da Sociedade Civil de Malanje, em parceria com a Caritas de Malanje e Adra Antena Malanje. O evento visou contribuir para o fortalecimento da sociedade Malanjina e torná-la mais capacitada e actuante no processo de desenvolvimento sustentável da província.
A conferência visou ainda identificar ideias comuns sobre o problema de alta relevância no contexto do desenvolvimento actual, que possam contribuir na construção de uma sociedade dinâmica, participativa e actuante.
Participaram da primeira conferência 30 membros da sociedade civil, autoridades tradicionais, estudantes e religiosos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 17, 2010 6:45 pm

17-09-2010 7:31

Malanje
Rede de distribuição de energia necessita de investimentos

Malanje
- O governador da província de Malanje, Boaventura Cardoso, disse nesta cidade que a rede de distribuição de energia ainda carece de investimentos, apesar de se registar algumas melhorias nos últimos anos.
Ao falar nesta quarta-feira durante a terceira reunião ordinária do conselho provincial de auscultação e concertação social, o responsável salientou que o investimento passa pelo o aumento da capacidade das subestações.
Esclareceu que situação similar se verifica no sector da água que necessita de aumento da distribuição, embora estejam a decorrer trabalhos de melhoria a nível da cidade.
Para o efeito, o governador apontou a implementação do projecto de infra-estruturas integradas para a cidade de Malanje, lançado em Maio pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade dos Santos
O projecto, segundo explicou, consiste na expansão das redes viárias, de água, esgotos, telecomunicações, energia eléctrica e de drenagem das águas pluviais e gestão de resíduos sólidos.
Acrescentou que a sua materialização, que será faseadamente depois do concurso público, a ser lançado nos próximos dias, vai resultar na melhoria das redes técnicas e de infra-estruturas, construídas há mais de 40 anos
Durante a reunião do conselho de concertação social, foram abordadas a situação actual das obras dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), chegada do comboio a cidade de Malanje, transferência do mercado da Xauande para zona da vanvala (bairro da Katepa).
O sistema de comunicação por cabo de fibra óptica, situação dos edifícios em mau estado de conservação, bem como as obras de reabilitação e ampliação do aeroporto provincial de Malanje, foram igualmente analisados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 21, 2010 3:13 pm

21-09-2010 10:22

Malanje
Responsável apela jovens a preservarem os bens públicos

Malanje
- O secretário do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) em Malanje, Caetano Tintas, apelou aos jovens, no sentido de preservarem os bens públicos a disposição dos cidadãos, por formas a servirem a todos e as futuras gerações.
Falando a margem do dia do Herói Nacional, assinalado a 17 deste mês, o responsável disse ser necessário que a juventude e não só contribuam para a imagem das escolas, hospitais, jardins e outras infra-estruturas públicas.
Caetano Tintas exortou ainda a juventude de Malanje, a continuar a aderir em massa ao processo de actualização do registo eleitoral, que está já na fase final, por formas a que todos possam ***prir com o dever cívico de voto.
O secretário do CPJ solicitou ainda a intervenção do governo na resolução dos problemas de habitação, ensino superior e outros que afligem os jovens de Malanje, com vista a permitir a formação académica e profissional, bem como a sua inserção social.
As comemorações do 17 de Setembro, encerraram segunda-feira, com uma palestra sob o lema “o contributo de Agostinho Neto na luta de libertação de Angola e de África” as quais decorreram sob o lema “Reafirmando os ideais de Neto, desenvolvamos Angola”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 24, 2010 8:23 pm

24-09-2010 19:49

Malanje
Secção dos Correios de Cacuso começam a funcionar em Outubro

Cacuso
- A secção municipal de Cacuso dos Correios de Angola, com serviços de Internet em banda larga, vai começar a funcionar a partir do próximo mês de Outubro deste ano, informou hoje (sexta-feira), o director provincial dos Transportes, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, António José de Beça Gaspar.
De acordo com o responsável, que visitou a instituição, as instalações do Correios nesta localidade encontram-se reabilitadas desde 2009 e está mobilada e apetrechada com 10 computadores. A intituição terá um “Ciber cafe”.
O director mostrou-se satisfeito com o funcionamento da empresa Angola-Telecom, pelo facto de colocar a disposição da população de Cacuso serviços de telefonia e Internet em banda larga.
O director dos Transportes realizou a visita na companhia dos directores provinciais da Telecom e dos Correios de Angola.
O director visitou também as instalações dos caminhos-de-ferro de Angola, os serviços de telefonia móvel e fixa da empresa da Angola-Telecom, recauchutagens, oficinas e uma escola de condução.
Visitas do género serão realizadas igualmente nos municípios de Calandula, Caculama e Cangandala.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 30, 2010 8:22 pm

Anúncio
Aeroporto de Malanje será reinaugurado a 11 de Novembro

Malanje
-
O aeroporto provincial de Malanje, localizado no bairro do Campo da Aviação, arredores da cidade de Malanje, será reinaugurado a 11 deNovembro, dia da independência nacional, apurou, terça-feira a Angop.
Em entrevista à imprensa, o responsável da empresa construtora "Jonce", MárioMorais, afirmou que as obras estão a decorrer sem sobressaltos, apesar de haver alguns atrasos no pagamento por parte da Empresa Nacional de Navegação Aérea (Enana), para a aquisição de alguns equipamentos de vigilância.
O director provincial da Enana, Sodré da Nóbrega, precisou que a instituição está a trabalhar para que a empresa possa honrar com a data de entrega da obra.
Participaram do encontro, de carácter informal, os directores provinciais dosTransportes, da Enana, Bombeiros, da Polícia Nacional e representantes das Forças Armadas Angolanas, Obras Públicas e do empreiteiro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 08, 2010 6:47 pm

08-10-2010 16:39

Malanje
Polícia apreende mais de 20 estrangeiros ilegais

Malanje
-
Vinte e um cidadãos africanos, que se encontravam em situação migratória ilegal na província de Malanje, foram detidos este mês, nos municípios de Malanje e Kiwaba Nzoge, pelo Comando Provincial da Polícia Nacional, durante duas micro operações.
De acordo com um relatório da corporação, chegado à Angop, a polícia deteve igualmente um meliante que se dedicava a acções de furto, no troço rodoviário Ngola Luige/Malanje e nas localidades de Njimbo e Cassanda (município de Kiwaba Nzoge).
Com ele foi encontrada uma pistola, machado e duas motorizadas, refere a nota.
Informa, por outro lado, que de 28 de Setembro a 4 de Outubro os agentes da Polícia de Guarda Fronteira detiveram no posto fronteiriço de Tembo-Aluma e na confluência dos rios Cambo e Cuango três cidadãos da República Democrática do Congo.
Os mesmos dedicavam-se ao garimpo ilegal de diamantes e foram já repatriados para o seu país, pelo Serviço de Migração e Estrangeiros.
Por outro, o documento realça que a unidade da polícia de trânsito, no âmbito da regularização do trânsito, aplicou 129 multas por diversas infracções ao código de estrada e registou cinco acidentes de viação, nos municípios de Malanje e Kangandala, que resultaram na morte de três pessoas e ferimento de quatro.
Durante o período em referência, o Comando Provincial da Polícia Nacional registou 22 crimes diversos e deteve 17 cidadãos como presumíveis autores.
Os municípios de Malanje, Caculama, Cacuso,Calandula e Quela foram os locais de ocorrência.
Dos crimes registados destacam-se ofensas corporais voluntárias graves, furtos, tentativas de homicídio, fogo posto, tentativa de violação e homicídio frustrado com arma de fogo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 15, 2010 9:46 pm

15-10-2010 15:28

Malanje
Israel pretende cooperar com Angola no sector do turismo

Malanje
-
O encarregado de Negócios da Embaixada do Israel em Angola, Alexander Golilee, admitiu, quinta-feira, a possibilidade de empresários israelitas investirem no sector turístico em Malanje, com destaque para as quedas de Kalandula e Pedras Negras de Pungo-Andongo e em outros pontos de atracção da província.
Falando no final de uma visita às quedas de Kalandula, no município com o mesmo nome e às Pedras Negras de Pungo-Andongo (município de Cacuso), o diplomata manifestou a intenção de atrair empresários e manter contactos com o Governo do seu país, no sentido de incentivar o investimento nestas localidades, aproveitando o potencial turístico das duas regiões.
Alexander Golilee disse que as quedas de Kalandula e as Pedras Negras de Pungo-Andongo têm potencialidades para atrair empresários de Israel e de outros países do mundo a investirem nestas áreas, daí a razão de se pensar em mobilizar investidores.
Por outro lado, o responsável precisou que o possível investimento no domínio turístico não surge como forma de arrecadação de receitas, mas sim para o reforço dos laços de cooperação entre os dois povos.
Alexander Golilee reconheceu também o potencial hídrico de Malanje, afirmando que oferece condições para o intercâmbio no domínio agrícola, apontado o sistema de irrigação gota a gota e a reprodução de leite de vaca, utilizados em Israel.
O encarregado de negócios da embaixada israelita terminou uma visita de trabalho de três dias em Malanje que visou identificar possíveis áreas de cooperação. Com o mesmo objectivo, visitou também a província do Kwanza Norte.
Durante a sua permanência em Malanje, visitou o Hospital Geral de Malanje, o aeroporto provincial, a Estação dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL) em Malanje, bem como as quedas de Kalandula e as Pedras Negras de Pungo-Andongo, comuna com o mesmo nome, no município de Cacuso.
Reuniu-se com responsáveis da Direcção Provincial do Comércio e empresários locais, com o propósito de buscar vias de cooperação.
Com o mesmo propósito, o encarregado de negócios da Embaixada israelita desloca-se, nos próximos dias, para a província do Uíge.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 22, 2010 9:15 pm

22-10-2010 19:27

Malanje
Choque entre comboio e camião faz dois mortos

Malanje
- Duas crianças morreram e igual número ficaram gravemente feridas, em consequência de um embate entre uma locomotiva dos Caminhos-de-Ferro de Luanda e um caminhão basculante da empresa de construção de estradas Engevia.
Segundo testemunhas ouvidas pela Angop, no local, tudo aconteceu quando uma locomotiva dos Caminhos-de-Ferro de Luanda fazia trabalhos de colocação de sarrisca.
Acrescentaram que uma outra criança saiu ilesa do acidente.
Os petizes, com idades compreendidas entre os 10, 14 e 16 anos, subiam na parte frontal da locomotiva, para passearem, tendo sido surpreendidos por uma viatura que fazia a travessia de passagem de nível, precisaram as testemunhas.
De acordo com António João, que testemunhou o acidente, o comboio apitou várias vezes antes de chegar à passagem de nível, mas o motorista do caminhão insistiu em passar, sem hipótese de accionar o travão, tendo o comboio embatido na parte traseira, causando a morte imediata aos dois petizes.
Contou que o petiz que saiu ileso, identificado por “Nicolau”, tem dez anos de idade, explicando que as vítimas subiram na locomotiva na Localidade Caloco, comuna do Lombe, depois de pedirem autorização aos maquinistas de nacionalidade chinesa.
Por sua vez, o comandante da unidade operativa de trânsito em Malanje, intendente Mário Cordeiro, apontou como principal causa do acidente a falta de prudência do motorista da viatura, porquanto ignorou toda a sinalização vertical exposta na aproximação da passagem de nível sem guarda.
Apelou aos condutores e à população em geral a ***prirem e respeitarem a sinalização exposta, para evitar-se casos do género.
Antes da passagem de nível está afixada uma placa de cor vermelha, com os dizeres "escuta, olha, atenção ao comboio", que, presume-se, tenha sido ignorada pelo automobilista.
Por seu turno, o chefe do banco de urgência de cirurgia e ortopedia do Hospital Geral de Malanje, Celestino Mussanse, disse que o mais grave dos feridos apresenta trauma na cabeça e fractura na tíbia, daí poder ser submetido à uma intervenção cirúrgica.
Um outro teve ferimentos ligeiros e já recebeu alta, precisou.
Do município de Cacuso até à cidade de Malanje, existem 13 passagem de nível autorizada com cancelas.
Este é o primeiro caso que se regista na cidade de Malanje, numa altura em que se prevê, a partir de 11 de Novembro, a circulação regular do Comboio Luanda Malanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 04, 2010 4:08 pm

04-11-2010 5:04

Malanje
FMJIG lança segunda fase da campanha desafiando o silêncio

Malanje
- O Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade no Género (FMJIG) lançou quarta-feira, em Malanje, a segunda fase do projecto denominado desafiando o silêncio, que compreende debates e mesas redondas sobre a criminalização da violência doméstica.
O lançamento do referido projecto culminou com a realização de uma mesa redonda com o tema “a violência doméstica”, que visou promover uma reflexão sobre os contornos da mesma.
Durante o debate, em que participaram jornalistas de distintos órgãos de comunicação social, foram abordadas questões relacionadas com a poligamia, violência psicológica, e seu enquadramento sócio-juridico.
As saídas para a violência doméstica, a abordagem jornalística sobre questões de violência, bem como a apresentação das conclusões e recomendações saídas do último encontro comunitário do município de Calandula, realizado em Outubro passado, foram igualmente temas aflorados na mesa redonda.
Ao proceder a abertura dos debates, o vice-governador de Malanje para o sector económico e social, António David Dias, considerou o tema bastante actual, porquanto consagra instrumentos internacionais que apelam a não-violência no género e doméstica.
Precisou que a Constituição angolana congrega e protege expressamente a imunidade da integridade moral, intelectual e física das pessoas e atribui ao Estado a obrigação de respeitar e proteger o direito de salvaguarda dos cidadãos.
Referiu que os objectivos do governo de Angola, em questões de violência doméstica, consistem em assegurar condições que concorram para a eliminação dos actos de violência.
Por sua vez, Josefa Lamberga, membro do fórum, sublinhou que levar o tema violência doméstica e intra familiar às agendas de redacção é objectivo primordial do fórum, dai a razão da participação da imprensa nos debates.
O projecto desafinado o silêncio consiste na sensibilização das mulheres a incentivarem a denuncia dos actos de violência de que são alvos nas comunidades, por forma a que quebrem o silêncio e desencorajem os mal tratos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 16, 2010 6:51 pm

16-11-2010 19:26

Malanje
Vice-governador pede responsabilidade aos docentes nas suas acções laborais

Malanje
- O vice-governador para o sector social e Económico de Malanje, António Dias da Silva, pediu hoje, nesta cidade, aos professores a leccionarem com maior responsabilidade e espírito de missão, com vista a garantirem formação de quadros capazes para o garante do futuro do país.
Falando no acto de abertura das jornadas comemorativas do 34º aniversário do dia nacional do educador, a assinalar-se a 22 deste mês, o responsável precisou que com estudantes bem formados o futuro de Angola será bem construído.
António Dias da Silva aconselhou os educadores a estarem atentos as novas tecnologias de informação e comunicação, bem com a inovação dos recursos estratégicos do desenvolvimento, por formas a corresponderem os anseios do governo.
“O mundo que emerge actualmente constitui um desafio ao universo da educação”, enfatizou, acrescentando que os professores devem estar na vanguarda para conduzir o processo educativo e estarem preparados para levarem a bom porto o futuro da nova geração.
De acordo com o responsável, para que se melhore a qualidade e eficácia do ensino e aprendizagem na província precisa-se de professores competentes e bem qualificados profissionalmente, bem como infra-estruturas escolares condignas.
Para saudar o 22 de Novembro serão realizadas palestras nas escolas do 2º ciclo do ensino secundário sobre os professores perante a ética e deontologia profissional, assim como visitas a alguns organismos estatais.
A jornada comemorativa do dia nacional do educador decorre sob o lema “Os professores ajudam a construir o futuro”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 22, 2010 10:39 pm

22-11-2010 15:50

Malanje
MPLA encoraja professores a absterem-se de práticas ilícitas

Malanje
-
O primeiro secretário do comité provincial do MPLA em Malanje, Boaventura Cardoso, encorajou hoje, nesta cidade, os professores a exercerem as suas actividades com zelo e dedicação, abstendo-se de práticas ilícitas que mancham a classe.
A advertência vem expressa na mensagem de felicitação proveniente do comité provincial do partido, por ocasião do Dia Nacional do Educador (22 de Novembro).
A nota, entregue à Angop, refere que o docente deve sempre primar pela observância rigorosa dos princípios pedagógicos, com vista a evitar as práticas de corrupção.
Considera, por outro lado, que a educação e o ensino são componentes determinantes da política social e quanto maior for o seu nível de organização, desenvolvimento e expansão maior será a possibilidade de os angolanos colocarem o país na senda do progresso
Neste sentido, revela a nota, o MPLA defende que se invista sustentadamente na educação esse implemente um sistema educativo capaz de responder aos desafios do futuro, num contexto novo sob o ponto de vista político, cultural, económico e social.
Realça a necessidade de se promover e estimular a formação contínua de professores, bem como assegurar uma substancial melhoria das suas condições sociais, devido ao seu papel interventivo na formação das novas gerações.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Nov 27, 2010 7:18 pm

Malanje
Centro de aconselhamento regista mais de 400 casos de violência

Malanje
- Quatrocentos e 37 casos de violência doméstica foram registados nesta cidade, pelo Centro de Aconselhamento Familiar da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, de Janeiro a Outubro do corrente.
A informação foi avançada hoje à Angop, pela directora provincial da instituição, Emília Ventura, para quem foram registados 198 casos de incumprimento de mesada, 49 de privação de bens e 45 de espancamento e abandono no lar.
Emília Ventura precisou que dos casos registados constam ainda desalojamento, ofensas morais e corporais, ameaças de morte, fuga a paternidade, adultério, chantagem e privação a liberdade.
A fonte precisou que das 437 ocorrências averbadas, 60 foram encaminhadas para a Procuradoria para o devido tratamento.
A responsável acrescentou que em 2009, o centro encaminhou para o tribunal provincial 63 actos de incumprimento de mesada, enquanto que este ano já foram enviados 147.
A directora explicou que os casos de violência doméstica tendem a aumentar substancialmente na província, que em 2009 registou 413.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron