NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 03, 2010 8:57 pm

03-12-2010 16:40

Malanje
Sinal da TPA chega a Kunda-dia-base e Marimba

Malanje
- O sinal do canal 1 da Televisão Pública de Angola (TPA) será estendido no primeiro trimestre de 2011 aos municípios de Kunda-dia-base e Marimba, província de Malanje.
A informação foi avançada hoje pelo director daquela empresa pública de Comunicação Social na localidade, Francisco Júnior, que disse preverem dar corpo a essa iniciativa, no âmbito do programa de extensão dos serviços aos municípios locais.
O responsável falava à margem de uma visita de militares das Forças Armadas Angolanas, no quadro do 18º aniversário do Exército Nacional, a assinalar-se a 17 deste mês.
Adiantou que será implantada na Kunda-dia-base uma torre de 60 metros de altura, com 100 a 120 quilómetros de raio de acção.
Precisou que o processo de extensão do sinal da TPA em Malanje, que contempla cinco fases de implementação, prevê ainda, para 2011, a sua efectivação aos Municípios de Quirima, Luquembo, Kambundi-Katembo, Massango, Kiwaba NZoji e Cahombo.
Francisco Júnior prognosticou dias melhores para os telespectadores e serviços da televisão pública na província, com o surgimento do centro de produção, cujas obras de construção estão na fase final.
Actualmente, já beneficiam do sinal da TPA os municípios de Malanje, Caculama, Cacuso, Quela e Kalandula, com raios de acção que oscilam entre os 80 e 85 quilómetros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Dez 05, 2010 7:40 pm

Custa Sete Milhões de Dólares Reprodução da Palanca Negra Gigante
Imagem O chefe do Departamento de Biodiversidade do Ministério do Ambiente, Nascimento António, anunciou quinta-feira, 2, na Sala Huíla do Hotel Trópico, em Luanda, que o Projecto Palanca vai precisar de sete milhões de dólares para garantir a criação de condições de reprodução da palanca negra gigante.
“Sete milhões de dólares e mais alguma coisa constitui o valor que o Ministério do Ambiente e os seus parceiros das petrolíferas do bloco 15 estimaram, no Memorando de Junho último, que seja necessário para fazer face à reabilitação e construção de vias terciárias e infra-estruturas afins, bem como garantir as condições necessárias para a reprodução dos antílopes”, disse o representante do ministério.
Jornal O País

Nascimento António, que falava por ocasião do primeiro workshop organizado pela Universidade Agostinho Neto (UAN) para divulgar a intenção do Projecto Palanca à sociedade em geral, explicou que o dinheiro vai sustentar as quatro fases previstas pelo programa, num período máximo de quatro anos, com início em 2011.

Segundo o responsável do Ministério do Ambiente, quando a sua instituição tiver em posse esse capital, vai dar apenas as coordenações científicas das universidades que apresentarem um programa racional, adequado aos parâmetros do Projecto Palanca.

Cada instituição, estatal ou privado, terá a obrigação social de traçar, através do seu próprio orçamento, um programa que visa a preservação do meio ambiente.

O Projecto Palanca é uma iniciativa do Ministério do Ambiente, que conta com uma rede vasta de parcerias, com destaque para as petrolíferas do Bloco 15, cuja preocupação consiste em localizar, proteger e promover condições adequadas para a multiplicação da espécie animal.

Por causa da componente científica do projecto, a UAN foi convidada a ocupar um lugar de destaque nas actividades de investigação científica, mas deverá partilhar a sua actuação com as congéneres privadas existentes no país.

As outras universidades públicas poderão ser inseridas no referido projecto, com realce para a Lueji Anconda, com sede na Lunda-Norte, que tutela a jurisdição de Malange, a província em que se localiza o Parque Nacional de Kangandala e a Reserva do Luando, onde habita a palanca negra.

No workshop do Hotel Trópico estiveram apenas as representações da Universidade Católica de Angola (UCAN) e da Universidade Independente de Angola.

À rede universitária afecta ao Projecto Palanca cabe fazer um estudo profundo sobre a genética, alimentação e biologia de conservação do antílope, para criar informações pontuais que possam dissipar as dúvidas dos interessados, no que toca ao conhecimento da palanca negra.

Para tal, em cada uma dessas instituições do ensino superior está a ser preparado um grupo de pesquisadores, composto por estudantes e professores, de acordo com o vice-reitor para os Assuntos Científicos da Universidade Independente de Angola, Nuno Gomes, um dos prelectores do simpósio.

O académico assegurou que o seu grupo está preparado para o trabalho de busca, manutenção e crescimento da palanca, mas sublinhou a falta de condições por parte do Ministério do Ambiente, que nem sequer dispõe de um gabinete de trabalho.

Sobre o assunto, Nascimento António reconheceu a falta de infraestruturas do Projecto Palanca, tendo-se assegurado do facto de estar já criada a equipa de coordenação, que anunciou ser encabeçada pela ministra, Fátima Jardim, para mostrar que alguma coisa está a ser feita. Um dos seus colegas reforçou esta posição, revelando ter sido solicitado um espaço em Kangandala ao governo provincial de Malange.

O chefe do departamento de Biodiversidade referiu-se ainda à indicação de um membro da Direcção Nacional, outro da provincial, ambos para integrarem a coordenação do projecto, liderada pelo referido ministério.

Enquanto isso, informações saídas do workshop dão conta que a palanca continua no Parque Nacional da Kangandala e na Reserva do Luando, em Malange.

Dinheiro da ESSO só com resultados

O representante da ESSO, Miguel Cordeiro, avisou que a sua companhia só concederá dinheiro a iniciativas que tragam resultados.

“Só vamos continuar a apoiar as actividades que forem sustentáveis e que trouxerem resultados”, alertou, alegando que, muitas vezes, os grupos se atêm a relatórios e levantamentos de dados, enquanto se vai gastando dinheiro.

Miguel Cordeiro revelou que a sua companhia já se predispôs a apoiar as buscas com 300 mil dólares, um valor que, embora o representante da petrolífera considere “pequeno” em relação aos sete milhões previstos pelo Ministério do Ambiente, classificou como satisfatório, a julgar pelos resultados.

A ESSO é uma das empresas petrolíferas que, juntamente com a Total Fina Elf, Britsh Petroleum (BP Angola) e Statoil integram o Bloco 15, o maior produtor de petróleo em Angola, situado a 145 quilómetros da costa norte do país, a oeste da província do Zaire.




Alberto Bambi/Jornal O País
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 08, 2010 3:45 am

Malanje
Nova vice-governadora inicia funções

Malanje
-
A nova vice-governadora de Malanje para o sector político e social, Alice Elisa dos Santos Martins Van-Duném, iniciou oficialmente no final de semana, as suas funções, depois de apresentada ao elenco governativo da província.
A apresentação foi feita pelo governador provincial, Boaventura da Silva Cardoso, aos directores provinciais e outros membros do executivo da província, tendo na ocasião reconhecido a complexidade das atribuições da vice-governadora, tendo em conta a área que vai dirigir.
Precisou que embora seja um sector complexo, a sua nova coadjutora poderá exercer as funções com delicadeza, tendo em conta a sua competência na arena governativa a julgar pelo curriculum que ostenta.
Boaventura Cardoso precisou, por outro lado, que com a nomeação da vice-governadora para o sector político e social, o aparelho governativo da província conta com mais um quadro preponderante para os desafios que se tem pela frente.
Frisou que a sua nomeação vem também dar resposta ao equilíbrio do género nos cargos de chefia, mas a sua indicação para assumir tal pasta não deve-se ao facto de apenas ser mulher, mas por se tratar de um elemento competente.
Por sua vez, a vice-governadora Alice Elisa dos Santos Van-Dúnem precisou que tudo fará no sentido de corresponder as exigências do executivo de Malanje, trabalhando para que a província se torne prospera e harmoniosa, rumo ao desenvolvimento.
“Estou ciente de que os desafios são enormes, mas acredito que a abnegada orientação do mais alto mandatário da província e em colaboração com os membros do executivo, será possível exercer a ingente tarefa virada na busca de soluções dos diversos problemas”, sustentou.
Precisou que com todo o afinco e entrega no trabalho, todos juntos poderão trabalhar na execução do programa do governo, que visa reduzir as dificuldades das populações.
A vice-governadora para o sector político e social foi nomeada recentemente, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no quadro do reajustamento do Executivo.
Alice Elisa dos Santos Martins Van-Dúnem, de 54 anos, nasceu na província da Huíla. É licenciada em psicologia pela universidade Agostinho Neto em Luanda.
Já exerceu entre outras, funções de directora do gabinete do ministro da assistência e reinserção social (Minars).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 22, 2010 3:46 pm

Malanje
Crianças internadas recebem brindes de Natal

Malanje
- Cento e cinquenta e duas crianças, 120 das quais internadas na pediatria do Hospital Geral de Malanje e 58 do lar infantil São José de Cluny, afecto à Igreja Católica, receberam hoje, nesta cidade, brinquedos no âmbito do Natal.
A oferta foi dada pela esposa do governador da província, Laura Cardoso, tendo abrangido igualmente 26 bebés nascidos nas últimas 24 horas, na Maternidade Provincial de Malanje.
Estes últimos beneficiaram de enxovais.
Já no lar São José de Cluny foram oferecidos também bens de primeira necessidade, como arroz, leite, farinha de milho, açúcar, sabão e óleo alimentar para as crianças internadas, visando minimizar algumas dificuldades do internato.
Numa mensagem de agradecimento, as crianças do lar congratularam-se com o gesto e pediram que outras pessoas de boa fé intervenham na reabilitação do orfanato, uma vez
que as infra-estruturas estão degradadas.
Por sua vez, a responsável do lar São José do Cluny, Maria de Jesus, agradeceu o gesto e pediu que acções do género se repitam não só em véspera de Natal, mas em outras ocasiões, para que as crianças tenham o amor e carinho que merecem.
Disse que o lar tem beneficiado de ajuda da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social e de pessoas singulares, com bens de primeira necessidade.
O lar das irmãs de São José de Cluny foi criado em 1988, com a finalidade de acolher crianças desfavorecidas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 03, 2011 10:47 pm

03-01-2011 16:39

Efeméride
Bornito de Sousa em Malanje para presidir comemorações do dia dos mártires

Malanje
O ministro angolano da Administração do Território, Bornito de Sousa, chegou ao meio da tarde de hoje, segunda-feira, a província de Malanje, onde irá presidir o acto central alusivo as comemorações do 50º aniversário do “Dia dos Mártires de Repressão Colonial”.
O governante se faz acompanhar dos ministros da Saúde, José Van-Dúnem, e da Economia, Abraão Gourgel, entre outras entidades.
À chegada foram recebidos pelo governador provincial de Malanje, Boaventura Cardoso, bem como representantes das autoridades locais.
O acto político das celebrações da efeméride terá lugar na localidade de Teka dia Kinda (município do Quela), local onde foram enterrados centenas de camponeses mortos por colonialistas portugueses a 4 de Janeiro de 1961.
A 4 de Janeiro de 1961 as autoridades coloniais portuguesas reprimiram brutalmente, usando inclusive aviação e bombas, uma revolta de camponeses da Baixa de Kassanje, provocando centenas de mortos entre nativos.
O programa do 4 de Janeiro reserva mensagens da associação nacional da Baixa de Kassanje e as intervenções do governador da província de Malanje, Boaventura Cardoso e do ministro Bornito de Sousa.
O acto, que se assinala sob o lema “honremos os mártires da pátria, promovendo o desenvolvimento de Angola”, culminará com um almoço de confraternização na sede municipal do Quela, a 115 quilómetros da cidade de Malanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 07, 2011 11:06 pm

Malanje
Unidade sanitária atende mais de três mil pacientes

Malanje
-
Três mil e 700 pacientes com diversas patologias foram atendidos, em 2010, na unidade sanitária do município de Kunda dia Base, a 175 quilómetros a Leste da província de Malanje.
O facto foi revelado hoje, à Angop, pelo chefe da repartição municipal, João Manuel Tumba, segundo o qual as doenças diarreicas agudas, parasitosas intestinais, infecções urinárias e a malária são as doenças mais frequentes naquela região.
O responsável fez saber que o centro sanitário do município do Kunda dia Base diariamente atende 50 a 60 pacientes, nas áreas de medicina geral, maternidade e banco de urgência.
Revelou que o sector conta com apenas 15 técnicos de saúde, número que considerou insuficiente para a cobertura total da circunscrição, com uma população estimada em 46 mil e 480 habitantes.
O chefe de repartição municipal da Saúde do Kunda dia Base considerou positiva a situação epidemiológica da região, em 2010, a julgar pela assistência periódica de medicamentos essenciais distribuídos pela Direcção Provincial de Saúde Pública.
O município do Kunda dia Base dispõe de cinco postos de saúde, sendo três em funcionamento e duas unidades encerradas por falta de mais cinco técnicos, dos 15 existentes.
João Manuel Tumba apontou que as localidades de Quizinga e Kixila Bambi, a 20 e 25 quilómetros a Leste da sede municipal do Kunda Dia Base, respectivamente, não dispõem de técnicos.
Durante o ano transacto, o hospital central da circunscrição assistiu 35 partos institucionais, sem sobressaltos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 12, 2011 4:22 pm

Malanje
Ministério Publico legaliza mais de mil processos crimes em 2010

Malanje
- Mil e trinta processos crimes em situação carcerária foram registados e legalizados pelo ministério publico na província de Malanje, durante o ano de 2010, informou hoje, terça-feira, nesta cidade, o procurador provincial, Adão Pedro.
Ao balancear as actividades desenvolvidas pelo seu órgão no ano transacto, o magistrado explicou que deste número de processos crimes, resultou a detenção de mil 318 cidadãos, dos quais 700 foram soltos em liberdade provisória.
Precisou que no período em referência a procuradoria-geral da república em Malanje não registou processos fora do prazo estipulado pela lei da prisão preventiva, pelo que os expedientes mereceram tratamentos devidos.
Acrescentou que foram remetidos ao ministério público junto do tribunal 568 processos crimes para o tratamento final e posterior o seu julgamento, mas deste número 24 foram arquivados, por falta de provas de crime e os acusados foram absorvidos.
Por outro lado o procurador Adão Pedro explicou que foram registados e tratados 200 processos de querela, dos quais 140 de polícia correccional, acrescentando que 21 recorreram ao Tribunal Supremo e 70 tiveram processo sumário.
Por outro lado, de acordo com o magistrado, a procuradoria recebeu da direcção polícia económica três processos para julgamento sumário, enquanto que do Serviços de Migração e Estrangeiro (SME) foram tratados 48 processos, que resultaram na
expulsão judicial e administrativa dos arguidos estrangeiros.
Para além da Sede da província, a Procuradoria-geral da república em Malanje, conta com representação nos municípios de Cacuso e Caculama.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 5:07 pm

14-01-2011 10:15

[size=150]Malanje
Assembleias das organizações de base do MPLA em Cangandala

Cangandala
[/size]
- O processo de realização das assembleias de balanço e renovação de mandatos ao nível das organizações de base do MPLA no município de Cangandala, iniciado em Dezembro de 2010, prossegue com normalidade, com debates de temas relativos à vida política e social do país.
O facto foi revelado hoje à Angop nesta localidade, pelo primeiro-secretário municipal do partido, Manuel António, referindo que além da renovação dos mandatos, os conferencistas estão a discutir questões ligadas à Constituição, a Lei Eleitoral, a revitalização dos Comités de Acção do Partido e a análise dos estatutos do partido.
O secretário congratulou-se pela forma como estão a decorrer as assembleias nos comités de acção do MPLA em Cangandala, pelo
que espera-se por resultados satisfatórios até ao final dos conclaves, previsto para finas de Fevereiro.
O processo assembleário de balanço e renovação de mandatos realiza-se à luz das orientações estatutárias do partido, aprovadas
no VI congresso e vai abranger 189 CAPs, dos 194 existentes nas comunas do Bembo, Karibo, Kulamagia e sede municipal de Cangandala.
Neste processo estarão isentos cinco comités de acção, por terem menos de quatro anos de existência, desde as suas constituições.
Os encontros assemblearios darão lugar a assembleia provincial e ao conclave nacional do género a decorrer este ano em Luanda.
O MPLA conta com mais de 13 mil militantes no município.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 26, 2011 4:25 pm

26-01-2011 14:38

Transportes
Malanje ganha nova escola de condução

Malanje
-
A província de Malanje conta com mais uma escola de condução moderna, após a sua inaugurada nesta terça-feira, visando facilitar os cidadãos na aquisição de cartas de condutores.
A escola denominada “Tropical” conta com equipamentos modernos, com uma sala de mecânica e multi-média, com maquetas electrónica e sinalização vertical, que permitem ao formando adaptar-se as aulas de condução e mecânica.
O estabelecimento se destina à instrução de condutores amadores e profissionais de motos e viaturas ligeiras e pesadas para pessoas normais e portadores de deficiências, cujos preços variam dos 450 aos 600 dólares norte-americanos pagos em duas prestações, de acordo com a classe da carta de condução.
Para o ingresso na mesma, os candidatos devem apresentar certificados de habilitações literárias a partir da sexta classe, atestado médico e idade dos 18 anos em diante.
A inauguração do empreendimento foi feita pelo vice-governador da província de Malanje para o sector social, António Dias da Silva, que na ocasião mostrou-se satisfeito com o surgimento da escola.
Precisou que a escola possui equipamentos modernos que dão garantias de boa formação aos condutores, acrescentando que a mesma surge em resposta ao apelo do governo da província lançado em 2010, por altura do fórum sobre oportunidades de negócio ao empresariado nacional, no sentido de investirem na província nos vários domínios.
Por sua vez, o director provincial da viação e trânsito, superintendente Monteiro Chaves Armando, disse haver ainda necessidade do surgimento de mais escolas de condução, porquanto nos últimos tempos tem sido elevada a preocupação por parte da população em habilitar-se para condução.
Precisou que há muitas solicitações de emissão de cartas de condução ligeiras profissionais, suja solução passará também pela escolaora inaugurada.
Com esta, eleva-se para três o número de escolas de condução funcionais da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 01, 2011 4:47 pm

Malanje
Mais de oito mil professores asseguram ano lectivo

Malanje
- Oito mil e 407 professores, dos quais mil e 482 admitidos no concurso público de 2010, vão assegurar o ano lectivo 2011 na província de Malanje, anunciou hoje o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.
Gabriel Boaventura, que falava por ocasião da abertura do ano lectivo 2011, disse terem realizado este mês jornadas pedagógicas e seminários de refrescamento para antigos professores e de capacitação pedagógica para os docentes recém admitidos, visando assegurar o êxito das aulas.
Precisou que o sector da educação conta com duas mil e 216 salas de aulas, sendo mil e novecentas e 86 para o ensino primário, 196 para o I ciclo do ensino secundário e 34 para o II ciclo do ensino secundário, assim como conta com quarenta e uma escolas pertencentes às igrejas.
Num breve balanço do lectivo 2910, Gabriel Boaventura disse que dos 196 mil e 207 alunos matriculados no sistema de ensino não universitário, 159 mil e 873 transitaram de classe, 14 mil e 678 reprovaram e 20 mil e 440 desistiriam.
Quanto ao programa de alfabetização e aceleração escolar, revelou que dos 36 mil e 116 alunos inscritos 29 mil e 911 transitaram, três mil e 947 reprovaram, enquanto que dois mil e 258 desistiram.
O responsável não avançou o número exacto de alunos matriculados no ano lectivo 2011, devido a chegada tardia dos dados finais ao seu sector.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 8:16 pm

04-02-2011 19:30

Malanje
Crédito agrícola impulsiona crescimento no Kunda dia Base

Kunda dia Base
O projecto de concessão de crédito agrícola às associações, cooperativas e aos camponeses individuais está a impulsionar o crescimento sustentável da actividade agrícola, ao nível do município do Kunda dia Base, a 175 quilómetros a Nordeste de Malanje.
Em declarações hoje à Angop, o chefe da estação municipal de desenvolvimento agrário (EDA), João Manuel da Silva, referiu que o Banco Sol, através do projecto crédito agrícola, está a proporcionar o desenvolvimento sustentável do município do Kunda dia Base, com a concessão de crédito a 150 agricultores, das mil e 700 famílias organizadas.
O responsável informou que este desenvolvimento rápido e sustentável se deve ao sistema de rendimento que o sector da agricultura está a implementar na região junto dos agricultores associados e individuais, no estudo e distribuição de terras aráveis e adaptadas ao regime das culturas.
Informou que, para as famílias individuais, foram entregues um hectare e meio de terra bem delineado, ao passo que as famílias associadas em cooperativas agrícolas dispõem de um tractor, que está a ocupar-se na preparação dos terrenos.
A fonte revelou ainda que para a presente época agrícola foram já cultivados três mil 175 hectares de terra, com diversas culturas, realçando a mandioca, o gergelim, girassol, milho e o feijão como principais culturas daquelas localidades.
“ Neste momento estou satisfeito porque os camponeses estão a desenvolver um esforço acrescido na actividade agrícola, embora artesanal e manual, contando com o envolvimento de 25 associações e 4 cooperativas agrícolas distribuídas nas comunas do Lemba e Milando”, ressaltou.
João Manuel da Silva precisou que para se manter a proporcionalidade da actividade agrícola no município do Kunda dia Base a sua instituição vai necessitar de mais quadros e meios de transportes, para uma extensão integral da actividade agrícola na região.
Kunda dia Base é uma região afecta à zona da Baixa de Cassanje, tendo uma população estimada em 46 mil e 480 habitantes.
Faz fronteira com os municípios de Quela, Cahombo e Marimba, bem como com a comuna de Kassanje Ka Lucala (província da Lunda Norte).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Fev 08, 2011 9:24 pm

“Cobertura da TPA, em Malange é encorajadora” Imagem
O Governador da Província de Malange, disse nesta Sexta – feira, 04 de Fevereiro, em discurso transmitido pela RNA, que o estado de cobertura da TPA, na sua Província é encorajador.

Boaventura Cardoso, referiu que, esta situação se justifica pela instalação de Antenas profissionais nos Municípios de Cacuso, Kalandula, Kaculama, Kela, e Kunda Dya Base, sendo que as restantes regiões de Malange, possuem Antenas semi-profissionais.

“De qualquer modo impõe-se ainda que o sinal da TPA, chegue ao Municípios de Marimba e Massango e aqueles que conformam a região Songo”, frisou.

O novo e moderno Centro de Produção da TPA, já inaugurado foi construído de raiz, está constituído por dois Emissores com 200 Watts, cada.

De recordar que, os primeiros passos para instalação do Gabinete de correspondência da TPA, em Malange, foram dados em 1998, funcionando inicialmente com um sistema analógico, disponibilizado pela Angola – Telecom.

Naquele período, apenas 3 quadros garantiam o funcionamento do Gabinete, que levava ao público num rádio de cobertura de 10 Quilómetros o sinal do Canal 1 da TPA.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 10:58 pm

11-02-2011 21:30

Habitação
Seis mil casas vão ser construídas este ano na província de Malanje

Malanje
-
Seis mil casas vão ser construídas este ano pelo governo da província de Malanje nas principais reservas fundiárias da região, no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação em curso em todo o país, soube-se hoje (sexta-feira) de fonte oficial.
O anúncio foi feito pelo governador provincial, Boaventura da Silva Cardoso, numa mensagem aos citadinos por ocasião do 79º aniversário da cidade de Malanje, a assinalar-se a 13 deste mês.
Sem avançar mais pormenores, o governador afirmou que o seu pelouro prestará maior atenção ao programa habitacional, cujas acções se consubstanciam na criação de reservas fundiárias e zonas para a implementação de projectos de casas sociais e de auto-construção dirigida.
Por outro lado, Boaventura Cardoso destacou os avanços que a cidade de Malanje, e a província em geral, vem registando nos últimos tempos sobretudo no domínio económico com a revitalização e instalação de unidades comerciais, hoteleiras, industriais e agências bancárias, que vão contribuindo para um desenvolvimento sustentável.
Citou o crescimento do ensino superior com a abertura este ano de cursos de Pedagogia, Matemática e de Enfermagem na faculdade de Medicina afecta a Universidade Lueji A’nkonde, bem como a retomada do comboio e de voos para Malanje, nos últimos meses, como sendo alguns exemplos de desenvolvimento da província.
Apontou igualmente o abastecimento regular de energia e água aos munícipes de Malanje e iluminação pública da cidade que vem se registando há já algum tempo, bem como a inauguração este mês do sistema integrado de atendimento ao cidadão (Siac) e do centro de produção da Televisão Pública de Angola (TPA).
Malanje foi elevada à categoria de cidade a 13 de Fevereiro de 1932 pelo então governador do distrito, Veríssimo Sarmento, na era colonial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 5:17 pm

Malanje
Anunciada emissão de programas locais na TPA

Malanje
- O director provincial da televisão pública de Angola (TPA), Francisco Júnior, anunciou hoje a Emissão, dentro de três meses, de programas locais, com realce para o magazine cultural da língua nacional “Kimbundu” e suas variantes etnolinguísticas.
O responsável revelou o facto quando recebia um grupo de efectivos da polícia nacional de Malanje, que visitou hoje as instalações do centro de produção da TPA, actividade enquadrada no âmbito das festividades dos 35 anos da criação da polícia a assinalar-se dia 28 do presente.
Segundo o responsável, antes da emissão dos programas locais serão realizados testes “Casting” dos futuros apresentadores, realizadores, técnicos e repórteres que vão se en******** dos programas, com realce para o “Magazine cultural”, que irá retratar os aspectos culturais das províncias de Malanje, Kwanza Norte e Uíge.
Francisco Júnior informou que o seu pelouro controla 24 funcionários entre jornalistas, operadores de câmara, técnicos e empregados de limpeza.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:13 pm

Malanje
Inaugurado projecto de actualização das áreas suspeitas de minas

Malanje
-
Um projecto de levantamento das áreas suspeitas de contaminação com minas foi lançado hoje, quinta-feira, na província de Malanje, pela Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistência humanitária (CNIDAH), visando a criação de uma base de dados actualizada sobre a problemática de minas no país.
O projecto visa ainda reavaliar a estratégia nacional de acção contra as minas adoptada pelo Executivo angolano em 2006, bem como redireccionar as actividades de desminagem que respondam aos desafios de reconstrução nacional e o desenvolvimento sustentável do país.
De acordo com a carta de apresentação, o período de execução do projecto é de dois anos, com um orçamento de 18 milhões de dólares norte americanos, dos quais 16 milhões custeados por organizações não governamentais nacionais e estrangeiras envolvidas no processo e o restante suportado pelo Executivo.
Na ocasião, a coordenadora do referido projecto, Rita de Jesus, precisou que esta actualização servirá de instrumento fundamental para o estabelecimento de uma linha de base actualizada, sobre a qual a planificação das operações e a medição dos avanços sobre a questão de minas será efectuada.
Acrescentou que o projecto de levantamento de dados ora lançado é sequência de um processo já realizado no período de 1995 a 2009 em algumas regiões do país, frisando que o mesmo será levado a cabo em todas as províncias de Angola, solicitando, por isso, o apoio das autoridades locais na identificação de áreas minadas.
Por sua vez, a vice-governadora da província de Malanje para o sector social e político, Alice Elisa Van-dúnem, lembrou que durante o longo período de guerra que assolou o país foram minadas muitas zonas, daí a importância deste projecto.
Informou que as estatísticas apontam para a existência de 8 a 12 milhões de minas implantadas em todas as províncias.
Referiu que alcançada a paz em 2002, urge a necessidade de desminagem de todas as áreas, o que tem permitido uma circulação de pessoas e bens e, consequentemente, o desenvolvimento da economia nacional.
“O processo de desminagem é uma componente importante do actual programa de reconstrução nacional e de relançamento do desenvolvimento”, frisou, acrescentando que o Executivo elegeu a desminagem como prioridade.
O lançamento do projecto de levantamento das áreas suspeitas de contaminação com minas foi testemunhado por membros do governo da província e representantes de organizações não governamentais ligadas à desminagem da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron