NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 7:38 pm

04-03-2011 17:57

Malanje
Conselho de Concertação Social aborda programa integrado de combate à fome e à pobreza

Malanje
-
Os membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social da Administração (CACS), sede municipal de Malanje, estão reunidos hoje na sua IIIª reunião ordinária, no sentido de abordarem o programa integrado de combate à fome e à pobreza com incidência para o presente ano.
Durante o dia, os membros ao (CACS) vão apreciar o grau de ***primento das conclusões e recomendações saídas da reunião anterior, bem como proceder a leitura e aprovação do relatório anual de balanço das actividades do ano referenciado.
A apresentação da proposta e actualização do programa de combate à fome, pobreza e desenvolvimento rural de 2011, informação sobre o ordenamento do território no Município de sede de Malanje, o reforço institucional, bem como as acções de formação em gestão de projecto e administrativos vão ser igualmente aflorados ao encontro de Cacs.
A administração do município de Malanje dispõe, para o programa integrado de 2011, uma carteira financeira de 324 milhões 587 mil e 208 kuanzas, para investimentos planificados na aquisição de equipamentos mobiliários e pagamento de salários para funcionários com assinatura de contratos temporários.
O município de Malanje, dentro dos financiamentos concebidos, prevê a reabilitação e apetrechamento das estruturas escolares e sanitárias, reabilitação e manutenção dos sistemas de captação de água subterrânea nas zonas suburbanas, comunas e sectores, iluminação pública, bem como saneamento básico e desenvolvimento agro-pecuário, pescas e comércio ao nível da região.
Procedeu a abertura do evento a administradora municipal de Malanje, Teresa Dias, tendo solicitado, na oportunidade, aos participantes a debaterem, com cordialidade, os aspectos ligados ao desenvolvimento integrado e sustentável da circunscrição, ajustados aos recursos financeiros disponíveis.
“ Espero que, ao fazermos o uso dos recursos financeiros a nossa disposição, venha melhorar as condições básicas das nossas populações, de uma forma justa, ponderada e concertada” ressaltou.
O conselho de auscultação e concertação social da administração municipal de Malanje é composto por administradores comunais, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e representantes de organizações da sociedade civil.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 5:00 pm

18-03-2011 8:09

Malanje
Chuvas destroem mais de cem hectares de produtos diversos em Caculama

Caculama
-
Cento e 36 hectares de produtos diversos foram destruídos pelas fortes enxurradas que se abateram nos dias 6 e 7 de Março último no município de Caculama, a 55 quilómetros a leste da cidade de Malanje, afectando 36 camponeses e 252 seus familiares.
De acordo com o chefe da comissão de acompanhamento às vítimas das chuvas de Caculama, Domingos Vicente Manuel, das culturas afectadas destacam-se batata doce e rena, feijão, ginguba e mandioca.
Domingos Vicente fez saber que as lavras destruídas são maioritariamente as que circundam o rio Cambaza, a quatro quilómetros dos bairros Bulo Nhangue e Marcos Ribeiro.
Acrescentou que o conselho de concertação e auscultação social do município de Caculama, na sua reunião extraordinária realizada a 10 de Março do corrente, criou uma comissão integrada pelos chefes da estação de desenvolvimento agrário e da reinserção social, bem como o administrador comunal do Muquixe e o comandante municipal da Polícia Nacional, para trabalhar na avaliação dos danos e propor vias de resolução.
Nesta senda, a administração municipal de Caculama solicita apoios da comissão provincial de protecção civil em bens alimentares e sementes agrícolas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 29, 2011 3:52 pm

Malanje
Especialistas das FAA terminam formação em telecomunicações

Malanje
– Trinta especialistas das Forças Armadas Angolanas (FAA), entre chefes de repartições das unidades e sub-unidades da 2ª região militar norte, terminaram este sábado, no comando da 20ª brigada de infantaria, em Malanje, a quinta reunião metodológica das telecomunicações.
Os participantes ao evento que teve a duração de dois dias e que visou o esclarecimento sobre as novas tecnologias das comunicações, abordaram matérias relacionadas com o estabelecimento das novas metas, formação, preparação e instrução do pessoal sobre a evolução tecnológica, bem como o melhoramento do sistema de organização e asseguramento das telecomunicações nas unidades e sub-unidades.
No final do encontro metodológico, os participantes decidiram prestar maior atenção na planificação, registo e controlo dos meios de comunicações em suas disposições, bem como a continua presença nas aulas de preparação combativa e educação patriótica moral e cívica.
O estreitamento das relações com instituições de educação e ensino, com vista a inserção dos especialistas das telecomunicações militares, no processo do ensino face a evolução das novas tecnologias de informação, foram dentre as conclusões saídas na V reunião metodológica das FAA.
O comandante em exercício da 2ª região militar norte, brigadeiro Luzeu Jorge “ Kinedy”, disse no acto de encerramento da reunião metodológica dos especialistas de telecomunicações, que a formação dos efectivos, sobre as novas tecnologias em comunicações de imprescindível, tendo em vista os desafios que se impõem.
"As telecomunicações militares constitui um vector importante na organização e funcionamento de qualquer exército, por ser responsável na administração de informações militares, na condução das operações ou no simples funcionamento quotidiano do exército” frisou.
Precisou que, das matérias e questões abordadas na reunião metodológica, servirão de guias orientadoras para o sucesso das novas missões a serem atribuídas superiormente aos efectivos, queira ao nível das unidades e sub-unidades.
A quinta reunião metodológica dos especialistas das telecomunicações decorreu sob lema; "por uma direcção coesa e segura, melhoremos os níveis de preparação combativa, registo do pessoal e técnica".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:30 pm

Polidesporto
Responsável defende construção de campos nas escolas

Malanje
- O director provincial da Juventude e Desportos em Malanje, Caetano Tinta, defendeu hoje, nesta cidade, a necessidade de se construir escolas com quadras desportivas, visando a massificação do desporto na região.
Segundo o responsável, a falta de quadras desportivas nas escolas tem dificultado grandemente a massificação do desporto, razão pela qual se deve apostar na construção de infra-estruturas para que os petizes começam a despertar as habilidades nas várias modalidades
Informou existirem apenas duas escolas com quadras desportivas em uso em Malanje, o que considera insuficiente para o desenvolvimento do desporto e garantiu que estão a ser envidados esforços para reabilitar campos noutras instituições de ensino.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:27 pm

Malanje
Parteiras tradicionais terminam formação em três municípios


Imagem
Parteiras tradicionais no final de uma acção formativa

Malanje – Cento e 35 parteiras tradicionais dos municípios de Quirima, Luquembo e Kabundi-Katembo, terminaram sexta-feira, nas suas regiões, seminários de formação, tratamento e reciclagem sobre cuidados primários de saúde à mulher grávida, promovidos pelo comité nacional para a promoção da mulher rural.
Das formandas, destacam-se 45 de cada município, que vão contribuir na redução do elevado número de mortes maternas que se tem registado nas comunidades rurais.
Os seminários tiveram a duração de 13 dias e neles foram abordadas matérias relacionadas com, a vida da mulher grávida, o aparelho genital feminino e masculino, formação da criança, relação da mãe com a criança, cuidados primários de saúde da mulher grávida, higiene do aparelho genital masculino e feminino e consultas pré natal
Constaram ainda das temáticas, a alimentação da mãe grávida, a importância das consultas pré natal, o encaminhamento das grávidas às consultas, o saneamento do meio, Hiv-Sida e o paludismo.
No encerramento dos seminários, o secretário-geral do comité nacional para a promoção da mulher rural, António João, disse que as parteiras têm a missão importante de ajudar a trazer ao mundo o ser humano, razão pela qual devem ser beneficiadas de acções de formações que visem facilitar o seu trabalho.
Formações do género foram já realizadas nas províncias de Luanda, Bengo e Kwanza Sul, prevendo-se para os próximos tempos atingir as províncias do Moxico, Cunene, Lunda Norte e Lunda Sul.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 8:35 pm

12-05-2011 19:54

Malanje
Efectivos do Minint participam em workshop sobre tráfico de seres humanos

Malanje
- Efectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros, da polícia nacional e jornalistas de órgãos de comunicação social públicos, participam desde hoje nesta cidade num workshop sobre tráfico de seres humanos.
O evento com duração de dois dias está a ser promovido pelo Ministério do Interior em parceria com a Organização Internacional de Migrações (OIM), visando alertar e fortificar os participantes de conhecimentos para o combate à este crime.
Ao proceder a abertura do workshop, o vice governador provincial para o sector técnico e infra-estruturas, Conceição Luís Cristóvão, fez saber que o evento realiza-se num momento especial por se constatar a nível mundial, um vertiginoso acentuar dos factores geradores do tráfico de seres humanos.
O responsável precisou que esta prática criminal, alimenta redes internacionais de exploração sexual comercial, ligadas a roteiros de turismo sexual e quadrilhas transnacionais especializadas em tráfico de órgãos de seres humanos.
“Actualmente a maioria dos países são afectados por este flagelo, tanto no ponto de vista da exploração sexual, quanto do ponto de vista do trabalho ilegal ou abuso de menores”, disse.
Fez saber que a província de Malanje, tem uma considerável zona fronteiriça com a República Democrática do Congo, país este sujeito de práticas deste flagelo, tendo em conta que muitos elementos de quase todas nacionalidades tentam atingir o território angolano com o propósito de realizarem este crime.
Pediu aos participantes a acatarem as matérias a serem ministradas, com vista a munirem-se de ferramentas e capacidades para detectar, prevenir e combater este tipo de crimes e outras práticas conexas.
Encorajou igualmente os angolanos e a Organização Internacional de Migração (OIM), que têm dedicado o estudo, acompanhamento e evolução desse fenómeno, a continuarem a encará-lo com bastante seriedade, visando erradicar tal flagelo.
Na ocasião a oficial de programa e gestora de projectos de migração da OIM, Lerena Pinto, disse que a sua organização é líder na luta contra o tráfico de seres humanos, uma vez que já implementou em 85 países cerca de 500 projectos que já beneficiaram mais de 15 mil vítimas de tráfico.
Por outro, fez saber que a Organização das Nações Unidas lançou em 2010 um plano de acção global para o combate ao tráfico de pessoas, solicitando aos governos de todo mundo a tomarem medidas coordenadas e consistentes para tentar vencer este flagelo.
Segundo a responsável, o secretário-geral da ONU considerou este flagelo como uma escravidão em tempo moderno, tendo em conta que milhares de pessoas, principalmente mulheres e crianças, são explorados por criminais que as usam para o trabalho forçado ou para indústria de sexo.
Lerena Pinto segurou que Angola deu um grande passo em relação a este fenómeno, tendo a Assembleia Nacional ratificado a Convenção das Nações Unidas contra o crime organização e os seus dois protocolos, o de Palermo e o de Tráfico ilícito de migrantes.
Durante o seminário, os participantes vão abordar matérias relacionadas as várias formas de exploração traficadas, as diferenças existentes entre o tráfico de pessoas e imigração ilegal, filosofias, normas e instrumentos de direitos humanos, ética policial e profissionalismo e uso de força e de armas de fogo pelos agentes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 12:32 pm

27-05-2011 9:08

Encontro
Malanje acolhe workshop sobre resgate dos valores cívicos e culturais

Malanje –
Apreciar
a situação dos valores cívicos e culturais em Malanje e o contributo das autoridades tradicionais, ONG e associações no resgate destes princípios são os objectivos de um workshop que será promovido a partir das 10 horas de hoje (sexta-feira), nesta província.
A iniciativa é do Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do Comité Central do MPLA e faz parte de um programa de carácter nacional, que tem como objectivo ainda identificar os parceiros sociais na implementação do processo de resgate dos valores cívicos e morais.
O mesmo intitula-se workshop sobre o resgate dos valores cívicos e culturais: contributo das autoridades tradicionais, organizações não governamentais e associações e tem o fito de criar uma base de dados sobre os actores sociais com projectos comunitários nesta vertente.
O referido evento vai juntar os principais actores para discutir, reflectir, trocar conhecimentos e ideias sobre a situação actual dos valores cívicos e morais na sociedade angolana e as suas dinâmicas na família, enquanto célula básica da sociedade.
No mesmo, será analisado o papel e o contributo das autoridades tradicionais, das ONG e das associações no processo de educação cívica necessária para a construção de uma sociedade mais sã e participativa.
Para tal, estarão em voga dois temas, versados ao “papel das autoridades tradicionais enquanto depositárias dos valores cívicos e culturais” e “relevância da participação dos projectos comunitários no processo de educação cívica e moral”.
Os trabalhos serão orientados pela directora do Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do Comité Central do MPLA, Fátima Viegas, num workshop que terá como prelectores os especialistas João Fernando e Jenuíno Roque, moderados por João Soares.
A cerimónia de abertura contará com a intervenção do primeiro secretário provincial do MPLA, Boaventura Cardoso, enquanto a de encerramento da vice-governadora para a área política e social, Alice Van-Duném.
Actividades do género decorreram já nas províncias de Luanda, Bengo, Bié, Moxico, Uíge, Huíla e Cabinda, visando a recolha de subsídios que contribuam para o êxito do programa de resgate dos valores cívicos, éticos, morais e culturais, orientado pelo presidente José Eduardo dos Santos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:22 pm

02-06-2011 18:30

Comunicação Social
Acesso à profissão de jornalista domina debate do pacote da Comunicação Social

Malanje
- O acesso à profissão de jornalista e o aumento do número de membros no Conselho Nacional de Comunicação Social dominaram, terça-feira, nesta cidade, o debate regional sobre o pacote legislativo do Ministério da Comunicação Social.
Relativamente ao acesso à profissão, os jornalistas defenderam a alteração do artigo 3º do projecto-lei sobre o estatuto do jornalista, uma vez que as províncias não dispõem de escolas de ensino médio de jornalismo, com excepção de Luanda.
Sobre o artigo 13º da composição dos membros do Conselho Nacional de Comunicação Social, os participantes advogaram a necessidade do aumento de mais jornalistas, membros das igrejas e da sociedade civil, com vista a se ter maior fiscalização.
Defenderam ainda a necessidade dos membros do conselho geral conhecerem o trabalho jornalístico, por forma a supervisionar e regular a actividade com isenção, objectividade e salvaguardar a liberdade de expressão.
Algumas leis como o da publicidade e seu regulamento, do exercício de televisão também mereceram algumas contribuições.
O encontro foi marcado por críticas, sugestões e respostas em relação a determinados artigos contidos no pacote, bem como os jornalistas propuseram algumas questões que defendam os interesses da classe no país.
A classe foi exortada a exercer com brio e responsabilidade profissional, aliada à formação profissional e académica, fazendo face a exortação da ministra de tutela, Carolina Cerqueira, sobre o aumento do nível de escolaridade dos quadros do sector a todos os níveis.
As discussões, que duraram cerca de seis horas, foram orientadas pela ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, e contaram com a participação de duas centenas de profissionais da classe das províncias de Malanje, Uige, Kwanza Norte e Zaire e membros da sociedade civil.
No prosseguimento da jornada, a ministra reuniu-se, quarta feira, nesta cidade, com o governador em exercício, Conceição Luís Cristóvão, com quem abordou questões ligadas ao funcionamento dos órgãos na província.
Visitou as instalações em obras da Radiodifusão Nacional de Angola e o centro de produção da TPA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 7:44 pm

04-07-2011 10:28

Malanje
MPLA reúne-se com responsáveis dos comités de acção

Malanje
- Um encontro que visou analisar a aplicação da estratégia do crescimento do partido maioritário para este ano, no seio dos comités de acção, teve lugar sábado nesta cidade.
A reunião que teve a participação dos responsáveis dos comités de acção do partido das zonas urbana e suburbana do município de Malanje foi orientada pelo primeiro-secretário provincial do MPLA, Boaventura da Silva Cardoso.
Ao presidir o encontro, o dirigente precisou que a estratégia de crescimento do partido debatida durante o IV Congresso Extraordinário do MPLA, visa ampliar e reforçar a base militante para assegurar a vitória nas próximas eleições.
Boaventura Cardoso fez saber que os comités de acção do partido devem estar organizados e mobilizados a todos os níveis, para apoiar o Executivo na realização dos seus programas.
“Os militantes devem conhecer os programas do Executivo, saber a que ponto está a implementar o programa do partido, que visa sobretudo melhorar as condições de vida das populações”, frisou acrescentando que o MPLA deve esclarecer permanentemente as populações, sobre a necessidade de se preservar a paz, a reconciliação nacional, diversidade política e respeito pelas instituições do estado.
Explicou que o MPLA quer o ingresso de cerca de dois milhões de cidadãos angolanos, com vista a aumentar a influência do partido em todas as localidades e sectores da vida nacional.
Disse que os militantes devem ter confiança nos programas e as estratégias que visam a satisfação das grandes aspirações do povo angolano e o papel do MPLA como líder da mudança das transformações políticas e económicas e sociais em curso no país.
Sobre a quotização, o primeiro-secretário apelou aos militantes do partido no sentido de ***prirem com o pagamento dos valores, por formas a ajudar a organização partidária a desenvolver o seu trabalho.
No que toca a alguns projectos sociais, Boaventura Cardoso fez saber que os militantes devem saber o que o Executivo está a desenvolver para a melhoria do fornecimento e distribuição de energia e água às zonas urbanas e suburbanas, que está a melhorar a vida da população.
Por outro lado, o político disse que os adversários do partido esquecessem-se do esforço que o governo central e, provinciais tem estado a fazer para inverter o quadro herdado no conflito armado.
Na reunião os participantes receberam informações detalhadas sobre o fornecimento de energia e águas às populações, o desempenho dos comités de acção do partido no quadro de arrecadação da quotização, o processo de cadastramento de militantes e a realização do registo e da fase de actualização eleitoral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:40 pm

09-07-2011 9:54

Malanje
Mais de 100 agentes e activistas políticos da Unita em formação sobre processo eleitoral

Malanje
- Cento e cinquenta e quatro agentes eleitorais e activistas políticos da Delegação provincial da Unita participam desde sexta-feira numa acção formativa sobre técnicas de fiscalização rigorosa do registo eleitoral.
Durante três dias de formação, os participantes vão abordar questões ligadas ao papel do delegado de lista e fiscal, seus direitos, pressuposto da democracia e o pacote legislativo e linhas gerais do programa eleitoral.
Ao presidir a cerimónia de abertura, o secretário provincial da Unita, António Pedro Magalhães, disse ser necessário munir os quadros do partido de ferramentas que visam fiscalizar rigorosamente a nova fase de actualização do registo eleitoral.
Exortou a camada jovem da província no sentido de aderirem em massa esta tarefa, cujo início está previsto para o dia 29 do mês em curso.
Apelou aos formandos a assimilarem os conteúdos a serem transmitidos com vista a aplicarem futuramente nas suas áreas de jurisdição.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:23 am

Moxico
Desminados mais de 500 mil metros quadrados de extensão terrestre

Luena
– Mais de 500 mil metros quadrados e 79 quilómetros de estrada foram desminados de Janeiro a Junho passado, na província do Moxico, pelas estruturas do governo e não-governamentais afins.
Os dados foram revelados sábado, pela vice-governadora para o sector Político e Social, Adriana Sofia Cacuassa Bento, quando encerrava o seminário sobre “Formação de especialistas em pesquisas não técnicas”, que vinha a decorrer desde terça-feira, na cidade do Luena.
Igualmente coordenadora da Comissão Provincial de Desminagem e Ajuda Humanitária (CNIDAH), promotora da acção formativa, acrescentou que no período foram removidas e destruídas 517 minas anti-pessoal, 29 anti-tanque e mil e 578 engenhos explosivos não detonados
Baseando-se a estatística do projecto de levantamento nacional do impacto das minas nas comunidades, realizado no período 2004/2006, a governante explicou que a província do Moxico é considerada a mais minada do país, por possuir 14 localidades de alto risco, 105 médio e 171 de baixo impacto.
Reafirmou o que o governo provincial continuará empenhado na limpeza das zonas contaminadas por minas, para que o processo de reconstrução nacional decorra sem sobressaltos e que a província possa erradicar este mal deixado pelo conflito armado que o país viveu há mais de 30 anos.
Adriana Sofia explicou que as responsabilidades do governo angolano para com o sector de acção contra as minas é contínua, para restituir segurança às populações, provando programas integrados de desminagem, pesquisa e demarcação dos campos de minas, educação sobre o risco de minas e assistência às vitimas.
A vice-governadora reconheceu que o facto de existir diversos operadores de desminagem, ainda falta para cobrir as necessidades de todos os municípios de uma só vez, orientando assim o ***primento de critérios de prioridades e selecção das áreas mais minadas e de maior impacto socioeconómico
Disse por outro lado que a realização desta acção formativa constitui um motivo de satisfação, esperando que os conhecimentos adquiridos pelos 19 participantes irão contribuir para o alcance dos objectivos preconizados, do Plano Estratégico de Acção Contras as Minas, traçado para o período 2006/2011.
O seminário com a duração de quatro dias foi dirigidos à técnicos do CNIDAH, Grupo britânico Consultor de Minas (MAG), MGM e DCA e, discutiu entre outros assuntos, a “abordagem aos órgãos do poder local para implementação de actividade de Acção contras as minas”, “técnicas de entrevistas e recolha de informação” e “estrutura comunicacional e o processo de avaliação”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 3:58 pm

09-08-2011 11:33

Malanje
Registados mais de 900 casos de mordeduras por cães

Malanje
- Novecentos e oitenta e quatro pessoas foram mordidas por cães vadios, em Malanje, durante o primeiro semestre do ano em curso, segundo o chefe de Departamento dos Serviços de Veterinária da Direcção Provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Luís Mourão Kapitia.
Ao fazer o balanço das actividades desenvolvidas pelo seu sector, o responsável considerou preocupante o número de casos de raiva registados, o que terminou com a morte de 10 pessoas, em cinco municípios da província, com destaque para Quirima, Marimba e Kambundi-Katembo.
“Temos que tomar medidas o mais urgente possível, para não termos mais problemas de mordeduras e mortes por raiva’’, salientou.
Sublinhou que em relação ao ano passado (2010), os serviços de veterinária registaram a morte de 23 pessoas, causadas por raiva, maioritariamente na sede da província (Malanje).
Luís Mourão Kapitia disse que o seu pelouro tem realizado trabalhos de sensibilização, através da Rádio Malanje, com vista a alertar os cidadãos sobre a proibição da circulação de animais vadios como cães, gatos e macacos.
Fez saber que o departamento que controla tem disponíveis vacinas anti-rábicas gratuitas, por isso não há razões das pessoas não vacinarem os seus animais, além da existência de um posto fixo para a vacinação de rotina.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 4:47 pm

30-08-2011 16:25

Malanje
Novos edifícios dos núcleos provinciais avaliados em três milhões de dólares

Malanje
- Os novos edifícios de dois pisos dos núcleos provinciais da assembleia nacional, a serem erguidos possivelmente a partir de 2012, no país estão avaliados em três milhões de dólares norte-americanos.
A informação foi avançada segunda-feira nesta cidade, pelo presidente do conselho de administração da assembleia nacional, deputado Manuel Lourenço “Loló Kitumba”, à saída do encontro que manteve com o governador de Malanje, Boaventura Cardoso, que visou encetar contactos junto do governo local para a cedência de um espaço onde será construído o novo edifício da assembleia nacional, na província.
O deputado precisou que o processo está a ser analisado, o que implica que o orçamento poderá ******, subir ou manter, tendo em conta que o montante prevê apenas a construção dos edifícios sem apetrechamento.
Referiu que se pretende construir sedes que vão conferir dignidade aos deputados e às províncias, mas enquanto isso, será reabilitada as actuais instalações do núcleo de Malanje, tendo em conta que se encontra em estado de degradação.
Os futuros edifícios de modelo único para as províncias vão funcionar com todos os serviços administrativos no primeiro piso e gabinetes privativos dos deputados no segundo e terão sistemas de vídeo conferências que permitirão os deputados participarem em plenárias nas respectivas conferências, sem precisar se deslocar a Luanda.
Por outro lado, Loló Kitumba anunciou a realização este ano de concursos públicos para admissão de novos funcionários da assembleia nacional nas províncias, visando fazer face ao crescimento tecnológico e administrativo dos núcleos provinciais.
Anunciou ainda a distribuição nos próximos dias de três viaturas de apoio todo o terreno para facilitar a deslocação dos deputados aos municípios e outras localidades de cada província.
Loló Kitumba chefiou uma delegação de parlamentares que trabalhou segunda-feira em Malanje, no âmbito de uma jornada que visou criar condições para a construção da futura sede de dois andares da Assembleia Nacional na província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:17 pm

Malanje
Professores de Caculama actualizam conhecimentos

Caculama
- Cento e 19 novos professores admitidos no concurso público de 2010 terminaram no fim-de-semana a participação num seminário de capacitação e refrescamento, visando ministrarem com maior eficiência as aulas.
O seminário teve início dia 22 de Agosto e visou dotá-los de técnicas de ensino relacionadas à metodologia, objectivos, meios de ensino, princípios didácticos, conteúdos, componentes do processo de ensino e o exame de ortografia para testar o nível de capacidade dos mesmos.
Os docentes absolveram também conteúdos como a qualidade do professor do ensino primário, desde o seu perfil, a planificação da aula e os preliminares dos conteúdos, que dão acesso à prelecção, processo, conceito, técnicas e modalidades de avaliação, o preenchimento da caderneta e aulas práticas.
De acordo com o prelector do seminário, José Cabedal, o mesmo visou transmitir as ferramentas necessárias que um professor necessita para melhor intercâmbio de conhecimentos entre o docente e discente na sala de aula, partindo da planificação dos conteúdos, de acordo com o perfil do educador.
Acrescentou que com esta formação os professores estão preparados para leccionar devidamente as disciplinas que lhes forem atribuídas.
José cabedal disse que o professor tem uma tarefa árdua que é formar o homem novo, começando do comportamento cívico ao académico, que possibilita a inserção do indivíduo no mercado de trabalho.
Os participantes mostraram-se satisfeitos com a projecção do seminário e garantiram tudo fazer para corresponder a confiança ao órgão de tutela.
Disseram estarem preparados para trabalhar em qualquer ponto do município em que forem colocados.
O município de Caculama conta agora com 436 professores, número que vai melhorar o funcionamento e a qualidade de ensino na circunscrição, face aos cinco mil e 886 alunos do ensino primário, primeiro e segundo ciclos da reforma educativa que frequentam aulas neste ano lectivo.
Actualmente, o município tem um registo de 495 alunos fora do sistema do ensino, número que pode ser reduzido em 2012, com a admissão de novos docentes. Estes começam a exercer dentro de pouco tempo as suas funções.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:13 pm

Malanje
Técnicos do Hospital Sanatório de Luanda doam roupas aos idosos do Lar da Maxinde

Malanje
– Técnicos do Hospital Sanatório de Luanda doaram sexta-feira, em Malanje, roupas usadas, bem como proporcionaram um almoço de confraternização aos idosos do lar da terceira idade do bairro da Maxinde, para minimizar as dificuldades que eles enfrentam em termos de vestuários e alimentação.
A doação insere-se no programa de actividade levadas acabo por grupo de especialistas do Hospital Sanatório de Luanda, que se encontra desde quinta-feira em Malanje, no quadro das jornadas comemorativas do Dia do Trabalhador da Saúde, assinalado a 5 de Setembro último.
De acordo com o director de comunicação e imagem do sanatório de Luanda, Carlos Pedro, o objectivo deste gesto é mostrar a sociedade a necessidade de se apoiar os idosos, pois todo o carinho é imperioso para eles.
"Os velhos que estão aqui neste lar já foram jovens e nós não podemos abandonar ninguém por mais defeito que tenham. Temos que estar sempre solidários e dar carinho a eles", advertiu.
Acrescentou que em todas excursões que os técnicos do hospital sanatório realizam, consta sempre visitas a lares de terceira idade, para prestar solidariedade aos idosos.
Por sua vez, a directora do Lar da Terceira Idade da Maxinde, Conceição José, disse estar muito grata com o gesto dos técnicos do hospital sanatório de Luanda, pelo que apoios do género devem prosseguir, no sentido de se ajudar cada vez mais pessoas de terceira idade.
Precisou que o maior problema que os idosos enfrentam neste lar tem a ver com falta de meio de transporte, sobretudo para transportar os doentes para o Hospital Geral de Malanje.
A directora apelou ainda as pessoas de direito e alguns empresários para que velem pela situação dos idosos que enfrentam muitas dificuldades em termos de alimentação e vestuários.
Actualmente, o Lar da Terceira Idade de Maxinde controla 25 idosos entre homens e mulheres.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron