NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:20 am

Malanje
Vice-governador considera imprescindíveis medidas de protecção ambiental

Malanje
- O vice-governador provincial de Malanje para os serviços técnicos e infra-estruturas, Conceição Cristóvão, considerou nesta sexta-feira, na localidade do Quéssua, serem imprescindíveis as medidas de protecção e conservação do ambiente, para a estabilidade social.
O vice-governador manifestou este ponto de vista no acto de abertura da Jornada Nacional Sobre a Educação Ambiental e Cidadania, que aconteceu no Instituto Médio Agrário de Malanje (IMAM), ressaltando ser imperiosa a educação sobre o meio ambiente por parte dos cidadãos, mormente dos estudantes e professores.
Segundo o responsável, a dissertação sobre o ambiente na escola representa uma preocupação e o esforço que o Ministério do Ambiente, junto dos governos provinciais, tem desenvolvido na protecção e conservação do meio e consequentemente na sensibilização dos cidadãos.
“Acho ser uma oportunidade ímpar, para os estudantes e professores do IMAM, serem palestrados e reflectiram com profundidade sobre os efeitos da desertificação do nosso ambiente e seus ecossistemas”, ressaltou.
Acrescentou que a vida dos humanos e outros seres vivos está a correr muitos riscos de sobrevivência, devido ao efeito de estufa, que está a degradar os padrões naturais e atmosféricos na terra.
Conceição Cristóvão sublinhou ainda que o aumento da temperatura média nas regiões mais ao sul do país, sobretudo nas áreas sujeitas à seca no interior e sul de Angola, bem como a degradação dos solos nas bacias do Oceano Atlântico, estão a causar muitos prejuízos multi-sectoriais.
Referiu que, para se conter a situação, é necessário a contribuição de toda a sociedade na implementação de medidas de adaptação para a protecção das referidas alterações climáticas.
A Jornada Nacional de Educação Ambiental e Educação da Cidadania aberta em Abril último, em Luanda, decorre sob o lema “Juntos para educar e preservar o planeta terra”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:12 am

Malanje
Conselho Consultivo do Ministério do Planeamento define tarefas de âmbito local

Malanje
- Os participantes ao III Conselho Consultivo do Ministério do Planeamento recomendaram sexta-feira, em Malanje, aos responsáveis dos gabinetes de estatística e planeamento (GEPE) das 18 províncias do país a procederem à avaliação periódica dos projectos de sua tutela.
A recomendação consta do documento final, que indica que os resultados desta avaliação periódica devem ser canalizados ao ministério que constitui o seu órgão central.
Recomendaram igualmente que os responsáveis dos GEPE devem ainda identificar, com rigor, as prioridades dos governos provinciais, como forma de garantir uma boa implementação dos projectos e a gestão dos recursos, visando a aceleração de alguns
processos.
A realização de trabalhos de consciencialização da sociedade para a importância do censo populacional, em preparação, bem como a necessidade de uma colaboração dos cidadãos em determinadas acções, foi uma das recomendações adoptadas pelos participantes.
"Mobilizar os responsáveis provinciais dos GEPE no sentido de começarem a trabalhar em tarefas de apoio à realização do próximo censo populacional, assim como na instalação e funcionamento dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE)", refere o mesmo documento que define ainda a retomada da prática de monitoria e acompanhamento dos projectos ao nível dos diferentes departamentos ministeriais e governos provinciais, como sua prioridade.
Por outro lado, o encontro concluiu haver necessidade do país dispor de uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo actualizada e adequada.
No acto de encerramento, a ministra Ana Dias Lourenço afirmou que os desafios do sector que dirige são "inúmeros e complexos", por isso urge a necessidade de todos juntos trabalharem em torno das abordagens do encontro ora terminado.
“Este conselho consultivo que termina poderá constituir-se numa via capaz de propiciar o melhor relacionamento entre os órgãos do sistema de planeamento e maior diálogo, sugerido durante os trabalhos”, concluiu.
Durante dois dias, o conclave balanceou, entre outras, as actividades desenvolvidas em 2011 e as perspectivas para 2012, além dos programas de investimentos públicos para o mesmo ano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 22, 2011 4:49 pm

22-11-2011 14:16

Malanje
Projecto de agricultura familiar será lançado quarta-feira

Malanje
- O projecto de agricultura familiar, orientado para o mercado “Mosap”, numa iniciativa do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, será lançado oficialmente quarta-feira, em Malanje, visando beneficiar na primeira fase cerca de 31 mil famílias camponesas.
O projecto Mosap é financiado pelo Banco Mundial, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Programa de Cooperação e Desenvolvimento do governo Japonês (PHRD) e será implementado em seis anos, pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), nas províncias de Malanje, Huambo e Bié.
O coordenador do referido projecto, João Carlos Chipoia, em declarações hoje à Angop, disse que o mesmo será executados nas comunas do Lombe (Cacuso), Kota e Kuale (Calandula), Ngola Luije e Cambaxe (Malanje) e Mufuma (Kiwaba Nzoje) e Muquixe e Caxinga (Caculama) e as nas respectivas sedes municipais.
O projecto consiste na formação dos agricultores familiares e financiamento de iniciativas agrícolas nas comunidades, para promover o desenvolvimento sustentável, através da participação do próprio camponês na identificação das suas prioridades e necessidades, para serem financiadas pelo Mosap, mas numa primeira fase vai abranger apenas as localidades de Caculama e Cacuso e gradualmente vai se estendendo as demais.
“Este projecto visa, fundamentalmente, reforçar as capacidades dos camponeses e agricultores familiares, imprimindo maior dinâmica na componente de produção campesina, dando formação e financiando sub-projectos que visam fornecer produtos ao mercado de consumo”, acrescentou.
Por outro lado, segundo João Chipoia, esta iniciativa do Ministério da Agricultura visa ainda fazer com que os camponeses deixem de produzir apenas para subsistência, mas também em quantidades para escoamento, abrindo-lhes espaços para os comerciantes adquirirem e revende-los nas grandes cidades.

O projecto prevê beneficiar, no global, 126 mil famílias das três províncias, sendo 25 porcento para Malanje e igual percentagem para o Huambo e 50% para o Bié. O projecto está orçado em 49 milhões e 350 mil dólares norte-americanos, dos quais 39% é financiado pelo governo angolano e o restante pelos credores.
A estratégia do projecto é permitir aos agricultores das áreas escolhidas, melhorarem a sua produtividade e competitividade e a beneficiarem da activação pelo mercado de cadeias de comercialização de produtos agrícolas, através da formação dos camponeses e outros actores envolvidos na actividade económica da província, entre comerciantes, instituições do Estado e promotores de serviço que operam nas áreas rurais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:15 pm

Malanje
Duzentas crianças ingressam nas fileiras da OPA

Malanje
- Duzentos crianças com idade compreendida entre 6 aos 15 anos de idade ingressaram quinta-feira nas fileiras da Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA).
A acção de enquadramento das crianças esteve inserida nas comemorações do 1 de Dezembro, dia consagrado ao pioneiro angolano.
Ao discursar no acto, o secretário provincial da OPA, Ambrósio Rangel, mostrou-se satisfeito com a aderência das crianças, que contou com a comparticipação dos pais e encarregados de educação, tendo em conta o objecto social, educativo, moral, cívico e patriótico que a organização desempenha no seio das famílias.
Segundo o responsável, a OPA, como sendo uma organização de carácter filantrópica e apartidária, tem por missão ensinar as crianças a respeitarem os adultos, terem amor pela leitura, poesia, cultura e desporto.
O responsável solicitou aos petizes recém enquadrados a empenharem-se nos estudos, no sentido de absorverem com dignidade os conhecimentos.
“As crianças não devem fazer uso de bebidas alcoólicas nem tabaco, como forma de não atrofiarem a memória, pois uma criança saudável é o futuro garantido da nação”, frisou.
Exortou, por outro lado, o governo e a sociedade civil no sentido de respeitarem os direitos e deveres das crianças, como formas de se preservar o seu futuro nos aspectos psico-sociais, físicos, emocionais, sociais e culturais.
Por seu turno, o director provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC), Moisés Muhongo, defendeu a necessidade de se construir mais infra-estruturas escolares e sanitárias, como forma de respeitar os direitos da criança.
“Apesar de reconhecermos que o governo tem envidado muitos esforços em repor tudo que o país perdeu ao longo do conflito armado, é necessário mais investimentos no sector social, com vista a combater outras acções como a delinquência juvenil e violência doméstica”, ressaltou.
Disse que a preservação dos direitos das crianças em qualquer país do mundo constitui uma riqueza e um património nacional, que requer a intervenção e cuidados dos parceiros de defesa dos direitos no seio das famílias e da sociedade.
O dia do pioneiro, que decorreu sob o lema “No estudo e disciplina comemoremos 1º de Dezembro”, foi comemorado com recitações de poesias e danças.
A OPA controla ao nível da província 12 mil crianças, em várias instituições escolares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:16 pm

06-12-2011 13:28

Malanje
Vice-governadora insta cidadãos a serem activistas contra VIH/Sida

Malanje
- A vice-governadora para o sector político e social, Alice Van-Dúnem, instou hoje, terça-feira, nesta cidade, os cidadãos malanjinos, no sentido de serem activistas na luta contra oVIH/Sida, para se evitar a propagação da doença entre a população.
A governante, que falava durante uma marcha de solidariedade a favor da luta contra a Sida, decorrida sob o lema “Conheça o seu estado serológico”, disse ser o momento em que as pessoas devem parar e pensar sobre a doença que está a dizimar muita gente, razão pela qual devem conhecer o seu estado.
“As pessoas devem conhecer o seu estado serológico, daí a necessidade de todos aderirem a testagem voluntária contra o VIH/Sida”, frisou, acrescentando que as organizações da sociedade civil, famílias e instituições do estado devem participar activamente nas campanhas sobre a pandemia.
Fez saber que o governo angolano, tem envidado muitos esforços, no sentido de apoiar todos aqueles que vivem com o vírus.
Por sua vez, o representante da directora provincial da Saúde, João Manuel, referiu que a marcha contra a Sida, visa evitar a disseminação do vírus e relembrar o quanto é importante para todos, conhecerem o seu estado serológico.
Fez saber que uma boa parte da população, tem negligenciado a realização de testes com o intuito de serem descriminados, razão pela qual urge a necessidade de se realizar campanhas de sensibilização para acabar com este problema no seio da sociedade.
Fez saber que o VIH/Sida já vítimou muitas pessoas no mundo com maior incidência nos países da África subshariana.
Participaram da marcha de solidariedade das vítimas contra a Sida, membros do Governo, efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), da Polícia Nacional, autoridades tradicionais, enfermeiros, estudantes e população em geral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:21 pm

09-12-2011 22:24

Malanje
Programa de urbanismo e habitação deve ser acompanhado com rigor

Malanje
– A 3ª sessão ordinária do governo da província de Malanje, recomendou quinta-feira, nesta cidade, maior acompanhamento do executivo local na implementação do programa de urbanismo e habitação em curso na província.
A reunião recomendou igualmente a avaliação semestral dos relatórios de progresso dos planos de acção sectorial, do programa do governo provincial de Malanje, bem como a permanente concertação de todos os órgãos envolvidos nas obras de infra-estruturas integradas da cidade de Malanje.
Relativamente ao processo de actualização do registo eleitoral e o grau de ***primento das orientações metodológicas do ministério da Administração do território, a reunião recomendou aos administradores a ***prirem escrupulosamente com as indicações definidas.
A reunião orientada pelo governador provincial, Boaventura Cardoso, analisou o estado do processo de actualização do registo eleitoral, o grau de execução do programa do governo 2011 e a implementação do programa de urbanismo e habitação.
Durante o encontro, os participantes foram informados sobre a execução dos programas municipal integrado de desenvolvimento rural e de combate a pobreza, dos cuidados primário de saúde, do estado de evolução das obras das infra estruturas integradas da cidade de Malanje e dos planos directores dos municípios de Malanje, Cacuso, Cangandala, Caculama e Kalandula.
O plano de requalificação dos bairros do Cafucufucu, Cangambo e Campo de Aviação e o plano de electrificação da cidade de Malanje, foram dentre outros assuntos tratados na reunião.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:08 pm

12-12-2011 17:27

Malanje
Mais de 400 finalistas defendem trabalho de fim do curso

Malanje
Quatrocentos e 66 finalistas das opções de Matemática/Física, Química/Biologia, Geografia/História, do 5º curso de reforma educativa da Escola de formação de professores “Comandante Cuidado” estão a defender os trabalhos de fim do curso para a obtenção dos certificados de técnicos médios.
Durante a abertura do evento, o director-geral da escola, João Israel Cabamba, disse que os estudantes estão a ser submetidos a provas para uma melhor avaliação.
Revelou que durante quatro anos de formação, os finalistas receberam dos professores conhecimentos científicos e pedagógicos que os proveu de saberes para uma boa defesa de tese.
Segundo o responsável, os princípios didácticos direccionam os profissionais de educação critérios de planeamento do processo de ensino, orientação, certificação e selecção de conteúdos para a sua aplicabilidade e consolidação na actividade docente.
João Israel Cabamba afirmou que os finalistas só serão aproveitados, consultados e apurados se demonstrarem a garantia de uma boa competência e de um verdadeiro profissional.
Defendeu a necessidade de uma gestão construtiva e participativa na escola, no sentido de colocar em marcha a valorização dos recursos humanos, com ajuda da comissão de pais e encarregados de educação e outros agentes que querem partilhar a construção de uma nova imagem da escola de formação de professores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:18 pm

14-12-2011 16:23

Malanje
Lançado programa de promoção do comércio rural em Malanje

Malanje
- O Programa de Promoção do Comércio Rural, que visa contribuir para a redução da dependência alimentar externa do país e a comercialização estruturada e permanente dos excedentes da produção agrícola dos camponeses e pequenos agricultores foi lançado hoje, na localidade do Quéssua, pelo governador provincial de Malanje, Boaventura Cardoso.
O programa, aprovado pelo executivo angolano, vai igualmente contribuir para a redução da fome e da pobreza no meio rural.
Ao proceder ao lançamento do programa, o governador provincial, Boaventura Cardoso, explicou que os comerciantes são para o executivo angolano uma peça fundamental para a resolução do problema de escoamento da produção agrícola do meio rural, assim como são um forte aliado dos agricultores e camponeses e ainda da população rural, na resolução dos problemas que os afligem.
Realçou que o Governo de Malanje anseia que os comerciantes adiram ao programa, particularmente aqueles que até ao presente momento continuam a desenvolver a actividade comercial no meio rural, mesmo com dificuldades.
Fez saber que com o crédito bonificado que estará disponível os comerciantes rurais terão grande oportunidade de potenciarem a sua actividade, obtendo crédito para a reabilitação das suas lojas, aquisição de viaturas de serviço, bem como capitalnecessário.
Boaventura Cardoso solicitou aos comerciantes rurais que aderiram ao programa a ***prirem com as suas obrigações e que sejam honestos com a população que vive no meio onde actuam.
Assegurou que o governo provincial acompanhará todo o processo e agirá para que o mesmo seja um verdadeiro instrumento de combate à fome e à pobreza e que contribua efectivamente neste sentido.
O governante reiterou o forte compromisso do governo provincial para a melhoria das vias de acesso ao meio rural, para que o comércio venha a exercer o seu verdadeiro papel.
Participaram no acto de lançamento do programa membros do governo local, empresários, comerciantes rurais e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 3:59 pm

16-12-2011 12:47

Malanje
Ministra da Cultura admite haver proliferação de igrejas no país

Malanje
-
A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva,admitiu, quinta-feira nesta cidade, haver em Angola a proliferação de mil e 200 denominações religiosas reconhecidas, motivado pelo conflito armado que o país viveu.
A titular da pasta da Cultura prestou esta informação durante um encontro que manteve com os representantes de 39 igrejas reconhecidas na província de Malanje, tendo afirmado que durante o período colonial até a década 90, apenas 83 religiões estavam reconhecidas.
Disse que, a situação do fenómeno religioso com proveniência estrangeira, tem acarretado influências negativas, com realce para a degradação moral e cívica dos cidadãos, perturbação da ordem pública, poluição sonora e outras práticas menos abonatórias.
A ministra fez saber que no sentido de se combater a proliferação religiosa, foi criada uma comissão interministerial sob decreto presidencial, que está a trabalhar nos estudos para diminuir a extensão do fenómeno ao nível do país
Para o efeito, a dirigente solicitou as entidades eclesiásticas, na qualidade de parceiros do Governo, a promoverem no seio das comunidades a concórdia, a coesão, e a unidade nacional, visando a recuperação dos valores morais e culturais.
Exortou, por outro lado, aos missionários a sensibilizarem os fiéis a absterem-se nas sublevações manifestantes como formas de manter a paz e a reconciliação nacional.
“Angola é um estado laico, reconhecido na constituição magna da República, por isso tem as igrejas como seus parceiros sociais do Governo, na promoção dos direitos humanos, resgate dos valores morais cívicos e a expansão de evangelho do reino de Deus”, frisou.
Por outro lado, Rosa Cruz e Silva, congratulou-se pelo respeito dos 11 compromissos que consagram os direitos e deveres das crianças pelas igrejas.
“Estou bastante satisfeita, pelas informações que recebi sobre o comportamento das igrejas nesta região de Malanje, de não injuriarem as crianças de feiticeiras, como constatamos em outras regiões do país” ressaltou.
Durante o encontro, foram afloradas questões relacionadas com o apoio institucional para os líderes religiosos, concessão de terrenos para as igrejas, spots publicitários na TPA, ofensivas as culturas angolanas, a expansão da doutrina islamista como ameaça ao nacionalismo e a burocratização de atendimento as entidades religiosa em audiência com o governador da província.
A delegação deslocou-se na manhã de quinta-feira ao projecto hidroeléctrico de Kapanda, onde visitou os túmulos de algumas figuras históricas que se encontram ali sepultadas.
Acompanharam a ministra nesta sua visita de trabalho de três dias a Malanje, os directores nacionais do Instituto Nacional das IndústriasCulturais e do Arquivo Nacional de Angola, de Acção Cultural, do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos, do Instituto Nacional de Línguas, que estão a radiografar a situação da cultura na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 4:46 pm

05-01-2012 17:30

Malanje
Centro Materno-Infantil carece de restauração

Malanje
- O Centro Provincial Materno-Infantil de Malanje carece de obras de restauro e fornecimento de água e energia, para garantir melhor assistência aos pacientes.
Segundo apurou hoje à Angop, a instituição se encontra sem água potável e energia há vinte e sete anos, para além das infra-estruturas se encontrarem em estado de degradação, cujas dificuldades têm condicionado o seu bom seu funcionamento.
Entretanto, para avaliar as condições de trabalho e o estado de conservação do imóvel, o governador de Malanje, Boaventura Cardoso, visitou terça-feira última o estabelecimento, tendo referido serem acentuadas as preocupações constatadas.
“Saio daqui muito triste com o que vi, porque o centro está em péssimas condições”, sustentou, referindo que o primeiro passo a ser dado é o restabelecimento da energia e água, como condições indispensáveis para o seu funcionamento.
Acrescentou que depois de restabelecidos estes dois serviços, vai-se estudar a possibilidade de reabilitação do imóvel ou ainda a hipótese de se transferir a instituição
Por outro lado, o governador elogiou o nível de atendimento aos pacientes, fruto do empenho das técnicas de saúde, apesar das más condições a que estão submetidos, pelo que apelou no sentido de continuarem a mesma dinâmica.
Por sua vez, a chefe do centro, Isabel Gaspar disse que foi apresentada a preocupação do governador provincial durante a sua visita, no sentido de viabilizar a resolução de todos os problemas.
Referiu que a unidade funciona com 22 técnicas sanitárias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 12, 2012 4:58 pm

12-01-2012 16:45

Malanje
Repartição de Registo Civil de Caculama arrecada mais de nove milhões kwanzas

Caculama
- Nove milhões e 254 mil kwanzas é o valor arrecadado pela Repartição Municipal de Registo Civil de Caculama em 2011 na cobrança de emolumentos de emissão de cédulas pessoais e certidões narrativas.
De acordo com o relatório de actividades desenvolvidas pela instituição, os valores arrecadados foram canalizados para o cofre do Estado.
O documento informa que durante 2011 a repartição atendeu três mil e 137 pessoas, entre crianças e adultos que beneficiaram pela primeira vez de registo de nascimento.
A nota realça que a Repartição Municipal de Registo funcionou dentro da normalidade, apesar da falta de armários para arquivos dos livros escriturados e de mais técnicos.
A repartição funciona com apenas dois trabalhadores, número irrisório para atender a demanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 9:41 pm

Malanje
Cooperativas de deficientes físicos recebem kits profissionais

Malanje
- Catorze micro-cooperativas de deficientes físicos e de idosos receberam hoje, em Malanje, kits profissionais de carpintaria, mecânica, agricultura, serralharia,recauchutagem, alfaiataria e moageiras, no âmbito do programa de geração de trabalho e renda, levado a cabo pelo Ministério da Assistência e Reinserção Social.
Ao testemunhar a cerimónia de entrega simbólica dos kits, o governador provincial, Boaventura Cardoso, aconselhou os beneficiários a cuidarem bem dos meios, por formas a render fundos para melhorar as suas condições de vidas.
Revelou que o programa será extensivo aos demais municípios, com vista a inserção social das pessoas vulneráveis, independentemente da sua convicção religiosa e filiação partidária.
Considerou o acto de extrema importância, uma vez que o governo está engajado a apoiar as pequenas empresas, para o desenvolvimento sustentável das populações.
Na ocasião a directora provincial da assistência e reinserção social, Isabel Roque Mateus, informou que os beneficiários foram seleccionados e formados pelo Instituto Nacional de emprego e Formação Profissional (Inefop), por formas a manusearem os equipamentos com perícia.
Precisou que durante a fase do programa de emergência, a direcção do Minars procedia a entrega de doações aos grupos isolados e pessoas singulares, não produzindo bons resultados para o sector, tendo em conta a fraca inclusão de grupos vulneráveis no mercado, devido a falta de formação académica e profissional.
Kits do género foram já entregues aos deficientes físicos, idosos, refugiados e repatriados dos municípios de Kangandala, Kiwaba Nzoji e Quela.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:16 pm

Malanje
Falta de chuva afecta culturas agrícolas no município de Kangandala

Kangandala
- A escassez de chuva que se regista no município de Kangandala, desde o passado mês de Novembro de 2011, está a comprometer a campanha agrícola na região, uma vez que as hortaliças, feijão, milho e ginguba estão a secar por falta de água.
A informação foi avançada hoje à Angop pelo administrador municipal de Kangandala, Joaquim Virgílio.
Realçou que se a estiagem persistir até Março, as famílias camponesas poderão ver os seus rendimentos reduzidos.
Salientou que a agricultura feita na região é a de subsistência, daí que por falta de chuva já não se espera um resultado positivo.
Por outro lado, Joaquim Virgílio disse ser uma das apostas da administração municipal desenvolver o sector pecuário, daí ter adquirido 120 cabeças de gado bovino para o repovoamento animal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 2:11 am

Malanje
Governador aconselha motociclistas a respeitarem o código de estrada

Malanje-
O governador provincial de Malanje, Boaventura Cardoso, exortou os motociclistas e automobilistas a respeitarem o código de estrada e seus regulamentos, no sentido de se evitarem os acidentes de viação.
O governador fez este apelo durante um encontro que manteve com motociclistas e automobilistas de Malanje, que visou reflectir sobre a sinistralidade rodoviária e aconselhamento para o uso dos acessórios de segurança e respeito pelas regras de trânsito.
Boaventura Cardoso disse ser imperioso o respeito pelo código de estrada e seus regulamentos, como forma de dignificar a vida humana e de todos os utentes da via pública.
O dirigente manifestou a preocupação do governo sobre a redução dos sinistros rodoviários, tendo em vista a morte de 167 pessoas por acidentes de viação em 2011, maioritariamente causados por motociclistas.
Com vista a se reduzir os índices de acidente na província, o governante solicitou à colaboração dos motociclistas, automobilistas, entidades eclesiástica, organizações não governamentais, sociedade civil e partidos políticos na sensibilização dos utentes da estrada, através de acções de educação cívica.
Noutra vertente, Boaventura Cardoso anunciou para este ano a implementação de um projecto de sinalização rodoviária, que vai abranger as principais vias e avenidas da cidade de Malanje, com sinalização de trânsito e montagem de semáforos, passadeiras e outros sinais.
Boaventura Cardoso garantiu ainda a construção de vias alternativas circulares, que vão reduzir o descongestionamento de viaturas na avenida principal de Malanje, comandante Dangereux ao longo da estrada nacional 230, que liga as províncias do leste do país, que tem sido o principal alvo de ocorrência de acidentes de viação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 4:44 pm

Malanje
Enfermeiros beneficiam de residências em Caculama

Caculama
- Três residências do tipo T4 foram inauguradas e entregues terça-feira aos enfermeiros da sede do município de Caculama, 55 quilómetros a leste da cidade de Malanje, com vista a melhorar as suas condições de acomodação.
As residências foram construídas e apetrechadas pela administração municipal, no âmbito do programa dos cuidados primários de saúde.
As inaugurações couberam a directora provincial do Minars, Isabel Roque, em representação da vice-governadora de Malanje para o sector político e social, Alice Van-Dúnem, tendo na ocasião exortado os beneficiários a cuidarem do património, velando sempre pela sua manutenção e uso devido.
A responsável mostrou-se satisfeita pela iniciativa da administração municipal de Caculama em construir residências para os quadros da saúde, referindo que a implementação dos programas que visam a estabilização social da população constitui uma das preocupações do governo provincial de Malanje e do Executivo angolano.
Por sua vez, a directora provincial da saúde, Lazina Vera Cruz Mfuti disse que as casas entregues vão permitir a melhoria da qualidade dos serviços sanitários no hospital municipal, que vêm sendo implementado faseadamente.
Os beneficiários mostraram-se satisfeitos pela atribuição das casas, garantido que tudo farão para cuidarem devidamente, uma vez que são residências de função e se destinam aos quadros em serviço.
As três residências vão servir para a acomodação de 12 enfermeiros que funcionam no hospital municipal de Caculama.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron