NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 3:01 pm

Malanje
Vice-governadora anuncia surgimento de novos cursos superiores

Malanje
- A vice-governadora provincial de Malanje para o sector político e social, Alice Van-Dúnem, disse hoje, quinta-feira, nesta cidade, que o Governo vai continuar a envidar esforços no sentido de trazer mais cursos superiores na província, visando a inserção de mais jovens no sistema de ensino universitário.
A governante falava na abertura do workshop sobre o papel da juventude universitária de Malanje no desenvolvimento da província, promovido pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ), em colaboração com o governo provincial.
“O governo de Malanje, dentro das suas responsabilidades institucionais, compromete-se em continuar a trabalhar para o alargamento dos cursos superiores na província, com vista a reter os seus quadros, para que estes possam dar as suas contribuições nas tarefas de reconstrução e desenvolvimento do país e em particular da província”, ressaltou.
Nesta senda, Alice Van-Dúnem destacou o surgimento nos próximos dias do Instituto Superior de Investigação Alimentar, cujas obras estão já em curso, bem como o de Técnicas Agronómicas e outros que deverão surgir.
Congratulou-se pela iniciativa do CPJ em organizar o encontro, tendo em conta que servirá para a reflexão das várias questões que a juventude enfrenta e que junto do Governo serão analisadas para as respectivas resoluções e consequentemente contribuírem para o progresso sustentável de todos os sectores sociais da província.
Por seu turno, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude, Manuel de Carvalho, mostrou-se satisfeito pela participação massiva dos jovens, referindo ser um gesto que vai culminar com uma aproximação entre eles e contactos com as acções governativas da província.
O workshop, com duração de dois dias, vai abordar questões relacionadas com as oportunidades de acesso ao primeiro emprego para os jovens universitários recém formados, estratégias locais de maximização das competências adquiridas pelos estudantes universitários na concretização de alguns projectos na província, entre outros.
A responsabilidade social dos estudantes universitários no desenvolvimento da província, a postura do estudante na universidade e na sociedade, bem como a contribuição dos jovens universitários na redução da sinistralidade rodoviária constam também das matérias a serem afloradas até sexta-feira, último dia do workshop.
O evento conta com a participação de jovens comunitários e académicos das universidades Kimpa Vita, Jean Piaget, Agostinho Neto e Lueji A’nKonde, respectivamente das províncias do Uíge, Luanda e de Malanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 3:54 pm

Dia da paz
Inaugurada salas de aula na unidade das FAA em Malanje

Malanje
- Três salas de aula e um gabinete foram inauguradas terça-feira na unidade de prisão preventiva, afecta ao comando da segunda divisão de infantaria da região militar norte das Forças Armadas Angolanas (FAA), situada na localidade do Quéssua, a 12 quilómetros da cidade de Malanje.
A inauguração enquadrou-se nas comemorações dos 10 anos de paz e reconciliação nacional, que hoje, quarta-feira, se assinala, e visa inserir os reclusos militares no sistema de ensino.
Com capacidade para 35 alunos cada, as salas estão anexas à escola da ‘’Paz’’ da igreja Metodista Unida e foram construídas pelos próprios reclusos. As mesmas vão funcionar em dois períodos, sendo o da manhã para alfabetização e da iniciação à 6ª classe e a tarde para 7ª, 8ª e 9ª classes.
A vice-governadora de Malanje para o sector político e social, Alice Van-Dúnem, que fez o corte de fita, reconheceu o ingente esforço das Forças Armadas no desenvolvimento do País, uma vez que foi graças a determinação, coragem e emprenho destes que o país hoje vive em paz efectiva.
Alice Van-Dúnem precisou que a inauguração destas salas vai de certo modo, ajudar a elevar o nível de escolaridade dos reclusos e cidadãos que vivem no Quéssua, nos arredores da referida cadeia.
Precisou, por outro lado, que o governo no seu programa de acção, definiu o sector de educação, como uma das prioridades, criando assim melhores condições de ensino, por forma a criar um país com cidadãos formados e livres do analfabetismo.
A dirigente encorajou ainda os reclusos a sentirem-se homens úteis, não obstante a condição de privacidade de liberdade, devendo apenas ***prir com as penas estabelecidas para que saiam reeducados e possam contribuir para o desenvolvimento da província e do país em geral.
Entretanto, os reclusos endereçaram uma mensagem na qual agradeceram as forças armadas pela construção das salas de aulas e prometeram cuidar das infra-estruturas e a dedicarem-se aos estudos.
Actualmente a unidade acolhe 68 reclusos, detidos preventivamente, dos quais14 são efectivos da Polícia Nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron