NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 04, 2009 2:07 am

Malanje
Escritor lança disco de música sacra


Malanje - O escritor e poeta da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Malanje, Francisco Ngola, vai lançar em breve, na cidade do Luena, província do Moxico, o seu primeiro disco de música sacra.

Falando à Angop, Francisco Ngola disse que os contactos para a concretização do projecto já estão adiantados, aguardando apenas alguns arranjos técnicos por parte da produtora.

O disco, informou, terá como título "O sabor da poesia cristã" e comporta 12 temas inspirados em poesias, oito das quais extraídas da bíblia sagrada.

Desse trabalho constam também mensagens de amor, que visam chamar a atenção do público, sobre a necessidade da valorização da poesia cristã.

Francisco Ngola precisou que pretende com esta iniciativa massificar a poesia na igreja adventista e não só, uma vez que se assiste um fracasso no mundo da poesia nas igrejas, bem como despertar aos crentes o gosto pela poesia sacra.

Segundo disse, a escolha da cidade do Luena para o lançamento do seu trabalho discográfico será por ocasião da realização do acampamento anual da juventude adventista do sétimo dia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 05, 2009 2:31 am

Malanje
Fábrica de ração animal vai produzir cerca de 10 toneladas/hora

Angop

Fazenda Pungo Andongo aposta no aumento da produção

Malanje - A fábrica de produção de ração animal, localizada na Fazenda Pungo Andongo (município de Cacuso), vai produzir cerca de 10 toneladas por hora, informou o presidente do conselho de administração da Gesterra, Carlos Alberto Jaime Pinto.

De acordo Carlos Alberto, a unidade fabril, que será inaugurada dentro de dois meses, vai utilizar os desperdícios da linha de produção de fuba de milho, gérmen de milho e de soja, para desenvolver a pecuária, principalmente, na área da avicultura.

"Dentro da cadeia produtiva e do aproveitamento dos produtos que são produzidos na fazenda Pungo Andongo vamos fazer um aproveitamento integral do milho e da soja" esclareceu, indicando que a ração será comercializada nas províncias de Malanje, Luanda e em outras partes do país.

Segundo responsável, a fazenda Pungo Andongo, até ao momento, tem obtido os indicadores preconizados. Nesta campanha agrícola foram colhidas 20 mil toneladas de milho, numa média de cinco por hectare.

"Estamos dentro dos patamares propostos e nos próximos anos a produção conseguirá atingir os resultados previstos, principalmente na aumento da produção por hectare" afirmou.


Carlos Alberto, que também é o PCA da Mecanagro, fez saber que em breve a fazenda vai iniciar um processo de testagem de sementes para o Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural e do Instituto de Desenvolvimento Agrário.


A Fazenda Pungo Andongo, tutelada pelo Ministério da Agricultura, foi criada pela empresa Gestão de Terras Aráveis (Gesterra), como modelo de produção agrícola moderna. Possui uma área de produção de 33 mil hectares.


O projecto agro-industrial está vocacionado à produção e processamento de milho, arroz, feijão, soja e girassol.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Ago 06, 2009 4:03 am

Fauna
Colocadas três palancas no santuário do parque de Cangandala

Malanje - Três palancas negras gigantes, das quais duas fêmeas, foram capturadas e colocadas terça-feira e hoje, quarta-feira, no santuário do parque nacional de Cangandala, província de Malanje, por técnicos dos serviços de vida selvagem (Wildlife), para reprodução.



A operação foi realizada por especialistas da "Wildlife", provenientes das Repúblicas de Botswana e África do Sul, sob contratação do centro de estudo e investigação científica da universidade católica de Angola, no âmbito da expedição ao Parque Nacional de Cangandala, que decorre desde o dia 28 de Julho último.


Segundo o chefe do departamento nacional de conservação do Ministério do Ambiente, Joaquim Lourenço Manuel, a colocação da Palanca Negra Gigante para quarentena de reprodução, constitui uma conquista para o ambiente e o sector hoteleiro e turístico, tendo em conta que permitirá a arrecadação de receitas, através de cobranças aos visitantes do parque de Cangandala.



O responsável fez saber que, a reprodução do animal ocorre num período aproximado de seis a sete meses, sendo o mês de Setembro a etapa inicial do cio do antílope.


Por sua vez, o biólogo americano Richard Estes, que testemunhou hoje a introdução do antílope no local de reprodução, mostrou-se satisfeito pela aparição do animal, considerando ser uma oportunidade de se fazer o seu estudo.


A coordenação do projecto de captura da palanca negra gigante, pretende concentrar dentro da quarentena de reprodução 11 animais, tendo já até ao momento marcados com coleiras de rádio de transmissão seis antílopes, enquanto dois marcados apenas com chips de localização.



A operação de captura da Palanca Negra é apoiada pela ESSO Angola, através da Associação do Bloco 15, além do apoio da operadora de telefonia móvel "UNITEL" e da Cooperação Técnica Alemã (GTZ).


O Parque Nacional da Cangandala na província de Malanje, foi criado em 1963, e ocupa uma área de 63.000 hectares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 07, 2009 2:58 am

Malanje
Responsável satisfeito com aproveitamento escolar em Caculama

Caculama - O chefe de secção municipal da Educação de Caculama (província de Malanje), Inácio Ferraz Fazenda, manifestou hoje (quinta-feira) a sua satisfação com o aproveitamento escolar dos alunos durante o primeiro trimestre do ano lectivo em curso.

Segundo Inácio Fazenda, mil alunos do ensino primário à 6ª classe, tiveram bons resultados, presumindo que até ao fim do ano o balanço seja positivo, tendo em conta o bom desempenho dos discentes.

O município de Caculama, 55 quilómetros a leste da cidade de Malanje, conta com oito escolas, sendo quatro na sede municipal e as restantes nas Comunas de Caxinga, Muquixi, Catala e na localidade de Landa.

A localidade conta com 207 professores dos vários níveis, número que segundo o responsável da Educação não satisfaz a demanda da região, pelo que apelou a direcção do pelouro, no sentido de criar condições o enquadramento de mais docentes, para permitir a inserção de mais alunos no sistema de ensino.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Ago 10, 2009 1:34 am

Malanje
Ong remove mais de 100 minas anti pessoal durante o primeiro semestre


Malanje - Cento e sessenta e quatro minas anti pessoal foram removidas pela ONG Ajuda Popular da Noruega (APN), durante o primeiro semestre do ano em curso, informou hoje, quinta-feira, à Angop, o oficial de ligação da referida instituição, Graça Monteiro.

Segundo a fonte, foram igualmente removidas nove minas anti-tanque e três mil munições de diversos calibres.

O referido material, explicou, foram removidos no município de Cangandala, nas localidades de Kapenda de Baixo, Cabimbo e Catepeta, com vista a se alargar as áreas de intervenção das populações e a limpeza das zonas agrícolas.

Graça Monteiro disse que prevê-se para este segundo semestre a implementação de um novo projecto na aldeia do Tende, no
mesmo município, visando a extensão do bairro e a produção agrícola.

Durante o mesmo período, disse, os trabalhos de desminagem no troço que liga ao município de Malanje à Comuna do Bembo foram
suspensos devido aos constrangimentos causados pelas chuvas e ao estado de degradação da ponte que dá acesso à referida localidade.

O responsável da APN adiantou que a sua organização conta com uma equipa móvel que efectua trabalhos pontuais de desminagem
na província, tendo já trabalhado em seis dos 14 municípios de Malanje.

Revelou que existe financiamento para prosseguir as acções de desminagem até 2010 em vários pontos da cidade de Malanje.

A APN, para além da desminagem, também trabalha na sensibilização de perigo de minas, bem como na luta contra o Hiv-sida.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 11, 2009 2:55 am

Obras do novo mercado municipal terminam em Outubro deste ano
Luísa Victoriano|Malanje - 10 de Agosto, 2009 Tamanho da letra Enviar Enviar artigo por E-Mail
Nome do remetente: E-mail do destinatário: Comentário:

A província de Malanje vai ganhar no próximo mês de Outubro do ano em curso, um novo mercado construído de raiz, localizado no bairro da Catepa, arredores da cidade de Malanje.
As obras de construção do mercado municipal, com início em Março do presente ano e com previsão de conclusão em Outubro do ano em curso, estão a ser construídas numa área de 2 400 metros quadrados e com capacidade para albergar 1. 750 vendedores retalhistas.
O mesmo vai comportar igualmente duas naves, peixarias, padarias, creches, posto de saúde e uma unidade policial, visando garantir a segurança e a tranquilidade pública na área.
Durante uma visita de campo efectuada pelo governador provincial de Malanje, Boaventura Cardoso, este mostrou-se satisfeito com o ritmo de execução das obras e garantiu que vai possibilitar dar melhores condições de trabalho aos vendedores e consumidores de Malanje.
A administradora municipal de Malanje, Teresa Dias, disse, na ocasião, que a construção do mercado é uma mais valia para a província de Malanje, que vai descongestionar o fluxo de vendedeiras que ainda funcionam em estado lastimável no mercado da Tchawande, por sinal um dos mais concorridos do município sede da provincial.
Segundo a administradora municipal, numa primeira fase, vão funcionar 50 por cento e os restantes serão enquadrados em outros mercados a serem construídos proximamente na cidade de Malanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 12, 2009 3:15 am

Malanje
Religioso aconselha jovens a valorizarem a Bíblia



Malanje - O guia religioso da classe dos aventureiros da Igreja Adventista do 7º dia, Luís Mandela, aconselhou hoje, nesta cidade, os jovens a encararem as mensagens da Bíblia, centralizadas na figura de Jesus Cristo, como único modelo espiritual para apaziguar as acções delituosas nas comunidades.



Falando à Angop, a propósito das comemorações do Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto), enalteceu os esforços desenvolvidos pelo Governo no combate ao crime e na promoção de empregos para os jovens, tendo considerado satisfatório os planos de formação realizado pelas autoridades em vários domínios.



Elogiou o exercício que o Governo tem efectuado junto das várias organizações filantrópicas, no sentido de conquistar parcerias que visam contribuir para o estancamento de más práticas, pelos jovens, e para o resgate dos valores morais.



Por sua vez, o director provincial da Juventude e Desportos, Francisco Inock, referiu que as acções de desenvolvimento projectadas pelo governo, através do ministério de tutela, sobretudo o de formação profissional e atribuição de créditos, têm ajudado os jovens de Malanje a praticarem pequenas actividades comerciais.



Referiu que face a necessidade de melhorar-se o nível de vida da juventude na província, o seu pelouro tem vindo a distribuir "kits" de várias especialidades em cooperativas organizadas, para a construção civil, mecânica, bem como roulotes móveis, safa maka, equipamentos de pesca artesanal e carrinhos sucula.



Disse que as acções visam a inserção da classe juvenil nos projectos de desenvolvimento socio-económico, através da realização dos seus pequenos negócios.



Para saudar o 12 de Agosto, data alusiva ao Dia Internacional da Juventude, estão agendas várias actividades desportivas e recreativas ao nível da província de Malanje, com destaque para a disputa do campeonato provincial de xadrez.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 14, 2009 1:25 am

Malanje
Detidos seis estrangeiros em zonas de exploração diamantífera

Malanje - Seis cidadãos da República Democrática do Congo foram detidos no período de 05 a 12 deste mês, em zonas de exploração diamantífera da Comuna do Xandel, município do Quela, 115 quilómetros a leste da província de Malanje, no âmbito da operação "crise".

A operação foi realizada pelas Forças Armadas Angolanas e pela Polícia Nacional.

O facto vem expresso numa nota de balanço operativo semanal do comando provincial da Polícia Nacional, que informa já ter encaminhados os detidos para a unidade dos serviços de migração e estrangeiros ( SME) em Malanje.

No período em referência, o comando da polícia nacional tomou conhecimento de 19 crimes de natureza diversa, esclarecidos na ordem de 68 por cento, tendo sido detidos 16 cidadãos como presumíveis autores.

A nota refere que, dos crimes registados, grande parte foi caracterizado por ofensas corporais voluntárias, furtos, ameaça com arma de fogo e violações.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Ago 17, 2009 1:43 am

Concurso
Grupo empresarial apoia realização do concurso de beleza Miss Malanje



Malanjen – A empresa angolana Cabeto vai apoiar a realização do concurso de beleza Miss Malanje, edição 2009, a ser realizado
no próximo mês de Setembro, anunciou hoje (sábado) o presidente do grupo empresarial, Julião Domingos.





Em declarações à Angop, o empresário angolano referiu que a iniciativa visa responder a uma solicitação do governo da província e do comité Miss Malanje, tendo acrescentado que o apoio vai contribuir para o sucesso da gala de eleição.





Segundo afirmou, é fundamental que a classe empresarial da província participe mais em acções sociais como forma de contribuír para o desenvolvimento da região por via do apoio a actividades sócio-culturais.





Na edição de 2008 a província de Malanje não realizou o concurso de beleza que elege a candidata provincial ao Miss Angola por razões financeiras.





A última rainha da beleza de Malanje foi eleita em Outubro do ano de 2007 e teve como vencedora Elisa Alexandre na altura com 23 anos de idade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 18, 2009 12:29 am

Malanje
Inad vai destruir mais de 100 engenhos explosivos em Quirima



Malanje - Cento e 62 engenhos explosivos não detonados serão destruídos no próximo dia 20 no município de Quirima (300 quilómetros a norte da cidade de Malanje), pelo Instituto Nacional de Desminagem (Inad).





Segundo um documento a que a Angop teve acesso hoje, segunda-feira, serão destruídos 106 engenhos de morteiro dos quais 57 de 60 milímetros 49 de 80 milímetros, 25 rokts de Rpg7, 24 minas anti-pessoal, uma mina anti-tanque, uma granada de mão e cinco munições diversas.





Os engenhos explosivos foram recolhidos no âmbito da continuação do projecto de pesquisa e educação sobre o risco de minas em várias localidades da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 19, 2009 1:47 am

Malanje
Governador quer maior responsabilidade na assistência às populações

Malanje - O governador de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso, considerou segunda-feira, no município de Marimba, a 210 quilómetros da sede provincial, ser necessário que se imprima maior dinâmica nas acções tendentes a melhoria da qualidade de vida das populações, sobretudo no interior da província.

O dirigente manifestou-se preocupado com o modo de vida dos munícipes, durante um encontro com a população local, no quadro da sua visita de trabalho de três dias à Marimba, considerando imperioso que se preste cada vez mais atenção às comunidades.

“Queremos obras e não conversa, por isso, viemos de carro para constatarmos o estado das estradas e das pontes ao longo das comunas e aldeias que estão no troço Malanje/Marimba”, ressaltou.

Precisou que, de Malanje ao município do Kunda Dia-Base, a estrada está terraplanada, mas de lá para a sede de Marimba está péssima, pelo que necessita de uma intervenção urgente para se repor a livre circulação de pessoas e bens e, consequentemente, o desenvolvimento socio-económico da população.

Considerou importante a reabilitação das estradas, infra-estruturas essas que sem as quais não há desenvolvimento, pelo que a prioridade do governo vai para este sector, no sentido de ligar Malanje à Marimba com estradas em condições.

Por outro lado, o governante manifestou-se preocupado com as inquietações apresentadas pelas crianças do município de Marimba, relacionadas com o número insuficiente de escolas e postos de saúde, referindo estar igualmente nas prioridades do seu executivo, uma vez que se pretende assistir cada vez mais os petizes.

Na ocasião, o administrador do município de Marimba, Domingos Dembwe, disse que a região necessita de uma atenção especial do governo da província, no sentido de recuperar e construir infra-estruturas socio-económicas, uma vez que grande parte destas foram destruídas pela guerra que o país viveu.

Acrescentou que, apesar disso, é notório o empenho do governo na reabilitação do troço que dá acesso à sede municipal, tendo reconhecido os esforços empreendidos para que o referido projecto se concretize.

A visita do governador à Marimba serviu para avaliar o nível de vida das populações, bem como o andamento dos programas da administração municipal e as obras de reabilitação em curso, de parte do troço que liga o município.

Durante a sua estada na região, o governante visitou as obras de construção do hospital municipal, de iniciativa empresarial, posto de saúde, escola da sede municipal e outras infra-estruturas, bem como manteve um encontro com as autoridades tradicionais, de quem auscultou as suas preocupações e Bapresentou propostas de reabilitação de estradas, construção de infra-estruturas e resolução de outras dificuldades.

A jornada de trabalho culminou ainda com a inauguração do sinal do Canal 1 da Televisão Publica de Angola (TPA) e a entrega de kits de pesca artesanal, bens alimentares, instrumentos agrícolas e material didáctico aos sobas, camponeses e estudantes, respectivamente.

O município conta com uma população estimada em mais de 30 mil habitantes, maioritariamente camponesa, distribuídas em duas comunas, nomeadamente Mangando e Dala Samba.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 21, 2009 1:39 am

Malanje
Hipopótamos destroem culturas em Marimba


Malanje - Várias culturas alimentares estão a ser destruídas, nos últimos tempos, por hipopótamos no município de Marimba, a 210 quilómetros a norte da cidade de Malanje.

Os animais estão a destruir, principalmente, culturas de batata, mandioca, ginguba e hortícolas.

Segundo as autoridades tradicionais da circunscrição, é necessário a intervenção do Governo da província para ultrapassar a situação, uma vez que é proibido o abate indiscriminado de animais.

O director provincial da Agricultura, Pescas e Ambiente, João Manuel, recordou a população que, apesar dos prejuízos que os animais têm causado aos habitantes, é proibido o abate dos mesmos, por se tratar de espécies protegidas e pediu que se evite a caça furtiva.

Este mês, uma equipa técnica da instituição fez o levantamento das áreas afectadas pelos hipopótamos e esclareceu os camponeses sobre as medidas a tomar para que os animais não cheguem até às áreas de cultivo.

“É preciso compreender que os animais quando vêem afectados os seus habitats procuram por melhor condições de acomodação e de alimentos. Esta situação é que está a acontecer principalmente na zona do Tembua Luma”, explicou, acrescentando que se os homens deixarem de invadir as áreas habitadas pelos animais, estes regressarão e logo evita-se que destruam as plantações.

O director da Agricultura pediu aos munícipes da Marimba que deixem de frequentar as áreas onde há hipopótamos e elefantes, para evitar que sejam atacados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Ago 23, 2009 1:25 am

Malanje
Governador defende inovação e valorização de aspectos culturais no Carnaval

Malanje - O governador provincial de Malanje, Boaventura Cardoso, defendeu sexta-feira, nesta cidade, a necessidade dos grupos
carnavalescos da província introduzirem inovações nas canções, danças e indumentarias que caracterizam as marcas especificas da cultura e etnia da região.

O governante lançou o apelo na abertura do seminário de capacitação dos líderes dos grupos carnavalescos para a edição 2010.

Precisou que o carnaval, como maior festa popular, requer boa preparação e organização para corresponder com as realidades culturais de cada zona.

"Malanje tem as suas particularidades, as suas marcas próprias, por isso não adianta comparar o Carnaval de ontem com o de hoje", ressaltou, referindo que isto implica que os actores desta acção cultural devem introduzir nas suas danças e canções os acontecimentos e as mudanças que o país está a viver, em particular a sociedade malanjina.

Boaventura Cardoso referiu ainda que, apesar do conflito armado ter originando o desaparecimento de muitos interpretes de culturas
etnolinguísticas das diferentes regiões, através de canções, danças e coreografia, urge a necessidade dos actuais conjuntos realizarem um estudo aprofundado para o resgate da mística da dança carnavalesca local.



Por outro lado, Boaventura Cardoso mostrou-se regozijado por constatar a existência de grupos carnavalescos que dançam há mais de trinta anos. Disse que esta perseverança é favorável ao reaparecimento e preservação das culturas tradicionais características da província.

Deste modo, o governante aconselhou os grupos a respeitarem as particularidades culturais de cada conjunto ao longo dos concursos, no sentido de se introduzir a democratização e convivência na diferença.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Ago 24, 2009 8:57 am

Malanje
Assinado acordo de investimentos para produção de açúcar
Malanje - Um contrato para a produção de açúcar e energia eléctrica em Malange, no âmbito da exploração de biocombustíveis, foi assinado sexta-feira, nesta cidade, entre a Agência Nacional de Investimentos Privados (Anip) e a Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom).
O referido acordo foi rubricado entre o presidente da Anip, Aguinaldo Jaime e o presidente do Conselho de Gestão da Biocom, Rui Gourgel, formalizando a proposta de investimentos em biocombustíveis na região de Malanje, cujo projecto está ser implementado pela Biocom, no município de Cacuso, 72 quilómetros a norte da sede provincial.
Rui Gourgel, responsável pela Biocom, disse que o investimento está avaliado em 220 milhões de dólares norte americanos e prevê numa primeira fase a produção anual de 268 mil toneladas de açúcar e 45 megawatts de energia eléctrica, o que vai permitir a extracção de enormes quantidades de álcool.
Para os próximos tempos, indicou, prevê-se a duplicação da quantidade de açúcar, afim de aliviar as necessidades de consumo no país (avaliadas em 400 toneladas importadas/ano), através da redução significativa das importações.
Para o presidente da Anip, Aguinaldo Jaime, este projecto "vem materializar a politica do governo relativamente ao investimento privado como alavanca do desenvolvimento do país".
Ao concretizar-se este tipo de investimentos em diversas regiões do país, espera-se um grande contributo na redução das assimetrias regionais, sobretudo nas províncias mais afectadas pela guerra.
“Queremos que os investimentos privados sejam promotores de empregos, permitam a redução das importações e consequentemente a expansão do comércio angolano ao exterior”, ressaltou.
Aguinaldo Jaime referiu ainda que a implementação do projecto de biocombustíveis em Malanje, vai permitir reduzir a importação de açúcar e aumentar a oferta de energia eléctrica, além de gerar pelo menos 500 empregos directos e 700 indirectos.
Manifestou a disponibilidade da instituição que dirige em colaborar com a Biocom, na qualidade de investidor, na resolução de eventuais problemas ao longo da materialização do projecto de produção de açúcar e energia.
Entretanto, o governador de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso, disse que para além de outros benefícios, a utilização da bioenergia constituiu uma inovação que pode contribuir na redução do gás carbónico na atmosfera.
Ressaltou que a implementação do projecto poderá também propiciar a criação de um Centro de Investigação das aplicações da bioenergia, uma vez que a província possui potencialidades agro-económicas, condições essas que considera ideais para o investimento privado nos diversos sectores económicos.
“Interessa sublinhar que além da importância que os biocombustíveis começam a ter no mundo, a implementação deste projecto designado “Unidade Agro-industrial de Cacuso”, vai contribuir no desenvolvimento do país e de Malanje particularmente, potenciando a emergência de unidades industriais e produtos derivados". sustentou.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 25, 2009 12:08 am

Malanje
Ensinamentos bíblicos diminuem violência doméstica




Malanje – O pastor da igreja adventista do sétimo dia em Malanje, Adolfo José Gouveia, disse hoje, segunda-feira, que o estudo e a prática dos ensinamentos da bíblia sagrada ajudam a diminuir a violência vivida nos últimos tempos no país.





O missionário fez estas declarações em entrevista à Angop, a margem do congresso anual da igreja adventista do 7º dia decorrido de 21 à 23 deste mês, que visou a elevação do nível espiritual dos crentes para uma convivência social salutar enquanto cidadãos da pátria angolana.





Adolfo Gouveia precisou que nos dias de hoje os casos de violência que se registam teriam diminuido se as pessoas reservassem um tempo para o estudo da bíblia em família, para o cultivo de hábitos morais saudáveis.





Segundo fez saber o responsável religioso, os cristãos que fazem da bíblia o seu guia de estudo e Cristo o salvador e modelo de vida, tornam-se mais amáveis, humanos e obedientes aos seus superiores hierárquicos e à sociedade.





Por outro lado, o pastor da igreja do 7º dia disse que a sua congregação tem incentivado a juventude à leitura da bíblica através do plano anual bíblico e por meio de reuniões de estudos e concursos nos programas dos clubes de jovens filiados naquela denominação religiosa.





Para ele, este método tem vindo a contribuir bastante para incentivar os jovens da sua igreja a preocuparem-se mais com a leitura da bíblica e a procurarem chegar mais perto de Deus com comportamentos aceitáveis.





O congresso anual decorreu sob o lema “A Carta de Deus ao homem”, em todas as sedes distritais da igreja adventistas do 7º dia, nos bairros da Carreia de Tiro, Cahala, Ritondo e Campo de Aviação.






Além da exposição da palavra de Deus, no evento foram realizados serões musicais, venda e autógrafo de várias obras discográficas e de livros religiosos, bem como baptizados mais de 150 novos membros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron