NOTÍCIAS DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 12, 2009 2:15 am

Malanje
Analisada elaboração de projectos urbanísticos
Malanje - Membros da comissão técnica do governo da província de Malanje analisaram quinta-feira, nesta cidade, questões ligadas a necessidade de elaboração de projectos urbanísticos da província.
Durante a segunda reunião provincial sobre Urbanismo e Habitação, orientada pelo governador da província, Boaventura Cardoso, os participantes discutiram aspectos relacionados com a identificação das áreas para autoconstrução dirigida, cartilhas sobre a aquisição de terrenos e residências, entre outros.
O paradigma do relatório mensal da actividade da comissão provincial para a implementação do programa nacional de urbanismo e habitação, a situação dos prédios inacabados da cidade de Malanje e o procedimento sobre o registo predial, constam dos assuntos abordados na reunião.
À saída da reunião, o porta-voz do encontro, Luís Monteiro, disse ter sido destacada a identificação de 300 hectares de reservas fundiárias do Estado para o município Sede (Malanje), para a construção de vários fogos habitacionais, cujas empreiteiras para o efeito serão submetidas a concurso público.
“Foram seleccionadas algumas empresas que vão participar do concurso público para a construção de residências e outras infra-estruturas nas reservas fundiárias, bem como destacamos também as acções da comissão técnica nacional do programa sobre urbanismo e habitação recaídas a Malanje”, acrescentou.
Luís Monteiro fez saber ainda que o encontro passou igualmente em revista, a apreciação do programa de apoio à autoconstrução dirigida, inserida no sistema de urbanismo e habitação em curso no país.
Por outro lado, segundo o porta-voz da reunião, foi analisada a proposta do plano de acção da comissão de urbanismo e habitação de Malanje para este mês (Outubro), bem como o balanço das actividades referentes ao mês de Setembro último.
O responsável explicou igualmente que face as abordagens saídas da reunião, está prevista a realização de concursos públicos nos próximos dias, para a desmatação e limpeza das áreas fundiárias do Estado.
A próxima reunião provincial sobre urbanismo e habitação terá lugar a 14 deste mês, visando analisar entre outros, aspectos relacionados com o crédito habitacional e novas reservas fundiárias do Estado para o ano de 2010 em cada município.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 13, 2009 1:58 am

Malanje
Padre pede responsabilidade aos novos escuteiros da paróquia de Fátima

Malanje – O padre da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Pedro Luís, pediu domingo, em Malanje, maior responsabilidade aos novos escuteiros nas suas acções junto dos crentes da referida congregação.
O prelado fez tal exortação durante uma missa de acção de graças de consagração de 108 escuteiros a promessa escutista de 2009.
Segundo o padre, os escuteiros devem ter muita responsabilidade nas suas novas funções de liderar os mais novos, bem como espírito de liderança nos agrupamentos, nas caminhadas e serem mais eficazes nas suas vidas sociais.
Já António Paulo, chefe do agrupamento 114 da paróquia afirmou que o objectivo da promessa feita pelos escuteiros é de formar jovens para liderar no futuro os outros escuteiros que venham integrar o movimento escutista.
Considerou que a tarefa dos novos escuteiros é servir a pátria e encoraja-os a ter muita força e responsabilidade no exercício desta tarefa do movimento escutista.
Os 108 novos escuteiros integrados na paróquia da Maxinde estão inseridos nas classes de lobitos, grupos de explorador júnior, seniores, caminheiros e da secção dos dirigentes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 15, 2009 2:03 am

Malanje
Protecção civil mobiliza recursos para cidadãos expulsos da RDC

Malanje - A comissão provincial de protecção civil está a mobilizar recursos materiais e humanos, no sentido de acolher cidadãos angolanos que estão a ser expulsos da República Democrática do Congo, que eventualmente venham a entrar pelas fronteiras da província de Malanje.
O facto foi anunciado terça-feira, nesta cidade, pelo coordenador executivo da comissão provincial de protecção civil, José Domingos Moniz, durante uma reunião da referida comissão, que visou a análise da situação ao longo da fronteira entre Malanje e RDC, bem como os resultados das enxurradas ocorridas recentemente ao nível da região e suas consequências.
O responsável precisou que, apesar da fronteira norte de Malanje, nas localidades de Tembo Congo e Mangando, não recebem cidadãos angolanos expulsos do Congo Democrático, contudo todas as medidas ligadas a prevenção e inviabilidade fronteiriça estão a ser acauteladas.
“São medidas meramente de prevenção, porque acreditamos também que com o evoluir das negociações já em curso, entre as duas repúblicas, o processo pode voltar a normalidade nos próximos tempos”, frisou.
O coordenador executivo da comissão de protecção civil assegurou estarem criadas todas as condições necessárias de reassentamento, alojamento, alimentação e medicamentos para receber os cidadãos angolanos naturais de Malanje e não só, através da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social.
Por outro lado, José Moniz apelou aos cidadãos angolanos no sentido de não primarem pela via de retaliação contra alguns cidadãos congoleses residentes no país, a semelhança do que está acontecer aos angolanos no Congo Democrático.
“Devemos agir de forma serena, acreditar *****rso do desfecho positivo das negociações e acima de tudo prevalecer o espírito de irmandade dos laços de amizade em torno dos dois povos”, sustentou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 16, 2009 1:58 am

Malanje
Aprovada desminagem das reservas para autoconstrução dirigida
Malanje - Os membros da comissão provincial de implementação do programa de urbanismo e habitação de Malanje aprovaram nesta quarta-feira nesta cidade, como prioridades para o mês de Outubro, a desminagem, desmatação e limpeza das reservas fundiárias do Estado e das áreas destinadas a autoconstrução dirigida.
A aprovação saiu da segunda reunião ordinária da referida comissão, decorrida hoje sob presidência do governador da província, Boaventura Cardoso, que visou aprovar o programa de trabalho para este mês.
Durante o encontro, foi ainda recomendada a divulgação contínua das cartilhas sobre a aquisição de terrenos e de residências do governo, bem como a orientação técnica para a elaboração dos projectos urbanísticos da província.
Por outro lado, foi concluído que a unidade técnica de coordenação provincial para a implementação do programa nacional de urbanismo e habitação, deverá auxiliar as administrações municipais na execução pratica do referido programa, priorizando inicialmente os municípios de Kambundi-Katembo, Luquembo, Kalandula e Quela.
A reunião recomendou igualmente que os responsáveis do governo e os envolvidos no referido processo, dominem os instrutivos de apoio à implementação do programa nacional de urbanismo e habitação para Malanje, com vista a se garantir o êxito do mesmo a favor da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Durante algumas horas, os participantes ao encontro discutiram o relatório de balanço da comissão provincial de implementação do programa de urbanismo e habitação referente ao mês de Setembro último e as áreas a serem definidas para autoconstrução dirigida, prevista para 600 hectares a se distribuir nos catorze municípios da província.
A oferta de lotes urbanizados, novas reservas fundiárias para 2010 para cada um dos municípios da província e o modelo de vistoria de terrenos nas reservas fundiárias, foram outros assuntos também abordados na reunião.
Participaram da reunião, os membros da comissão e os administradores municipais, na qualidade de convidados.
A próxima reunião do género, está prevista para o dia 30 do mês em curso.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 18, 2009 1:40 am

Malanje
Realizados 238 partos no centro de saúde da Carreira de Tiro

Malanje
- Duzentos e trinta e oito partos foram realizados no centro de saúde do bairro da Carreira de Tiro, durante o mês de Setembro deste ano, disse nesta quarta-feira à Angop, nesta cidade, a administradora da unidade, Branca João Vale de Brito.
A responsável disse que os partos resultaram todos em nados vivos, acrescentando terem sido realizadas 150 consultas pré-natal, 476 de medicina geral e 694 de pediatria, perfazendo um toral de mil e 157 pacientes atendidos.
No período em referência, adiantou, as patologias mais frequentes foram a malária, doenças respiratórias e diarreicas agudas, infecção urinária e hipertensão arterial.
Segundo ela, actualmente necessita-se de mais técnicos de laboratório para efectuarem análises clínicas, cujos casos mais graves são encaminhados para o hospital geral de Malanje, uma vez que o banco de urgência da sua unidade atende 30 pacientes/dia.
O centro conta com 51 enfermeiros, entre técnicos básicos e médios, sendo um angolano e seis cubanos, e comporta sete salas de internamento com 30 camas, um laboratório, farmácia, banco de urgência, uma sala de parto, uma de medicina, pediatria e área de consultas pré-natal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 19, 2009 12:52 am

Malanje
Delegação das Finanças arrecada mais de 300 milhões de kwanzas

Malanje
- Trezentos e vinte milhões, 588 mil e 574 kwanzas, é o valor arrecadado pela Delegação Provincial das Finanças de
Malanje, desde o início do ano, informou hoje à Angop nesta cidade, o responsável desta instituição.
De acordo com o delegado provincial das Finanças, Luís Paulino, as rubricas que mais contribuíram para esta receita foram os
impostos de rendimento de trabalho, industrial, de consumo, receitas correntes, entre outras taxas.
Luís Paulino informou que aguarda pelo aval do ministério de tutela para a implantação de repartições fiscais nos municípios de
Cacuso, Caculama e Calandula.
Mostrou-se insatisfeito pelo facto das obras de reabilitação da delegação das Finanças encontrarem-se neste momento
paralisadas devido a alguns problemas entre a empresa fiscalizadora e a empreiteira.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Out 21, 2009 2:16 am

Tribunal
Cidadãos condenados a 20 e 22 anos de prisão efectiva em Malanje

Malanje -
Três cidadãos que praticaram em Abril deste ano um crime de homicídio qualificado foram condenados segunda-feira, nesta cidade, a 20 e 22 anos de prisão efectiva, pelo Tribunal Provincial de Malanje.
Trata-se dos réus Manuel Jorge Silvestre, condenado a 22 anos de prisão maior, Simão José e José Pedro de Morais, ambos com 20 anos de prisão, penas punidas nos termos do artigo 351º do Código Penal.
Os réus foram condenados pelo homicídio a Isabel Sorte de 34 anos, mãe de quatro filhos, no bairro da Vila Matuilde, arredores de Malanje, na altura em que se dirigia para sua residência vinda de um óbito. Antes de ser morta, a vítima foi violada.
Segundo a juíza Naya Vissolela, durante a leitura da sentença, a vítima faleceu horas depois de ser transportada para o Hospital Geral de Malanje. O relatório médico apontava agressão sexual violenta, que causou lesões traumáticas ******is com ruptura dos vasos pereanais.
A juíza informou que os réus Manuel Jorge Silvestre, de 27 anos, Simão José e José Pedro de Morais, ambos de 26 anos, perpetraram um crime de violação sexual na via pública .
Os réus deverão pagar 30 mil kwanzas de taxa de justiça, quatro mil de emolumentos ao defensor oficioso, bem como pagarão ainda a título de indemnização aos familiares da vitima a quantia de 300 mil kwanzas, cada um.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 22, 2009 3:04 am

Malanje
Administração promove encontro com empresários

Malanje
- A administração do município de Malanje promoveu nesta terça-feira, na capital provincial, um encontro com a classe empresarial, que visou esclarecer sobre as formas de ornamentação das lojas durante a quadra festiva.
Durante o encontro, orientado pela administradora do município de Malanje, Teresa de Jesus Abreu, os participantes foram informados sobre aspectos relacionados com a limpeza dos estabelecimentos comerciais e as formas de recolha de lixo.
No final do encontro, a administradora de Malanje, Teresa de Jesus Abreu, disse que o encontro foi positivo, uma vez que os comerciantes e/ou empresários manifestaram-se satisfeitos e dispostos em colaborar a administração municipal.
Segundo afirmou, “há toda necessidade de chamar os empresários e comerciantes para pedi-los que engalanem suas lojas e, para tal, vamos esperar que ***prem com o que se conversou”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 23, 2009 1:51 am

Agricultura
Associação agrícola de Malanje prespectiva aumento da produção

Luanda
– O presidente da Associação Agrícola Comercial e Industrial de Malanje (Acimal), Pedro Correia Capaça, afirmou esta quinta-feira, que a perspectiva do país elevar a sua produção agrícola está evidente, contrariamente ao que acontecia há anos.
De acordo Pedro Correia Capaça, em entrevista telefónica à Angop, em Luanda, este aspecto está patente no empenho do Governo angolano no apoio a produção agrícola no país e na reabilitação de estradas de acesso aos campos de cultivo, incluindo os da
província de Malanje.
Segundo aquele responsável da Acimal, os vários créditos que os associados recebem dos bancos, por iniciativa do Governo, têm resultado em benefícios, pois embora sirva um grupo ainda reduzido, tem sido de grande ajuda na melhoria da quantidade da
produção rural.
Como maior dificuldade dos camponeses da provincial de Malanje e em particular dos filiados na Acimal, apontou os constrangimentos no escoamento da produção agrícola para os mercados de venda.
Acimal, uma associação criada em 2002 é constituída por 280 associados representados nos catorze municípios da província.
Membro da Câmara Agro-industrial de Angola, a Associação Agrícola Comercial e Industrial de Malanje tem por objectivo defender a classe empresarial local e passar uma visão empresarial aos agentes económicos da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Out 24, 2009 2:19 am

Malanje
Polícia aplica 156 multas a condutores por diversas infracções

Malanje
– Cento e 56 automobilistas foram multados pela Polícia de Trânsito, na província de Malanje, durante o período de 14 a 22 de Outubro, por diversas infracções ao Novo Código de Estrada.
Segundo um relatório semanal da corporação, chegado hoje à Angop, as multas deveram-se à falta de licenças de aluguer, coletes reflectores, triângulos, excesso de lotação, transporte de crianças sem utilização de cadeiras de retenção, residência desactualizada, cartas de condução caducadas e em mau estado de conservação, entre outras irregularidades.
De acordo com a nota, as multas estão avaliadas em um milhão, 420 mil e 374 kwanzas, dos quais 220 mil e 851 kwanzas foram já pagos.
No mesmo período, a policia registou oito acidentes de viação, sendo por choques entre veículos e ciclomotores por atropelamento, capotamento, colisão entre veículos, choque entre ciclomotor e despiste, que causaram cinco feridos e danos materiais avaliados em cerca de 821 mil kwanzas.
Já a polícia de inspecção e investigação das actividades económicas realizou 15 visitas de fiscalização em 15 estabelecimentos comerciais, tendo constatado 24 infracções diversas.
Durante o período de 14 a 22 deste mês, refere a nota, o Comando Provincial da Polícia Nacional registou igualmente 27 crimes de natureza diversa e deteve 26 cidadãos como presumíveis autores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 27, 2009 2:50 am

Malanje
Bairro da Carreira de Tiro será infra-estruturado

Malanje
- Trezentos dos 936 hectares de reservas fundiárias do Estado, localizados no bairro da Carreira de Tiro, cidade de Malanje, serão infra-estruturados a partir de Novembro, com a construção de casas sociais de média e baixa rendas, no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação.
A informação foi avançada pelo governador de Malanje, Boaventura Cardoso, durante uma visita de constatação efectuada no fim-de-semana, nas reservas fundiárias do Estado e das áreas destinadas à autoconstrução dirigida nesta cidade.
O governante precisou que, para o efeito, foi já aberto o concurso público para empresas que vão elaborar o projecto de viabilidade de construção das residências, desmatação e terraplanagem das áreas em causa, de acordo com orientações do Ministério do Urbanismo e Habitação.
“Tenho a certeza que, ainda este ano, teremos o concurso público concluído e de imediato iniciamos a intervir numa primeira fase nestes trezentos hectares de terra na Carreira de Tiro”, sustentou o governador.
Explicou, por outro lado, que a comissão provincial de implementação do programa nacional de urbanismo e habitação identificou na província mais 600 hectares de terra nos 14 municípios, dos quais 200 para o Sede (Malanje), que serão também constituídas como reservas do Estado, faltando apenas o seu registo notarial.
Boaventura Cardoso fez saber ainda que a implementação do programa de urbanismo e habitação vai contar com muitas empresas de construção civil e imobiliárias, que comparticiparão no processo de edificação de residências sociais, num número inicial de cinco mil, das 30 mil previstas até 2012.
Disse que está marcada uma reunião com estas empresas no próximo mês de Novembro, para a definição das estratégias e os espaços a lhes serem adjudicados para as respectivas construções.
Na jornada de campo, o governador Boaventura Cardoso visitou as reservas fundiárias e algumas zonas para a autoconstrução dirigida, nos bairros da Carreira de Tiro, Katepa, Cangambo e centro urbano de Malanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Out 28, 2009 3:56 am

Malanje
Colisão entre veículos provoca três mortes em Kizenga

Malanje
- Três pessoas entre as quais uma criança de tenra idade morreram vítimas de um acidente de viação ocorrido no fim-de-semana na comuna de Kizenga (município de Cacuso), em consequência de uma colisão entre duas viaturas de marcas Toyota Corolla e um camião Scania.
Segundo apurou hoje a Angop no local, o acidente resultou de excesso de velocidade por parte da viatura Toyota Corolla que foi ao encontro do camião no sentido oposto, provocando assim o choque.
As vítimas eram ocupantes do Toyota Corolla, que transportava quatro pessoas, uma das quais a mãe de uma criança, a única sobrevivente que foi encaminhada gravemente ferida ao hospital geral de Malanje onde se encontra a receber assistência médica.
Os três ocupantes do camião, que seguiam viagem para Luanda, saíram ilesos. O veículo ligeiro saia de Luanda a Malanje.
Este acidente é um dos muitos do género que têm ocorrido no troço Malanje/Luanda, passando pelo município de Cacuso, resultados de excesso de velocidade, devido a imprudência de certos motoristas no uso da estrada reabilitada.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 29, 2009 4:20 am

Malanje
Inspectores de educação reunidos em encontro de supervisão escolar

Malanje
- Os inspectores das direcções da educação, afectos a oito províncias do país, participam desde hoje, nesta cidade, no segundo encontro de grupo de trabalho de alto nível, sobre as políticas de inspecção e supervisão escolar, cuja acção enquadra-se no projecto de apoio ao ensino primário.
O seminário, com duração de três dias, visa analisar o trabalho realizado no 1º encontro, que consistiu em avaliar a situação real do funcionamento da inspecção e das experiências em curso sobre matérias de supervisão, bem como desenhar um programa que vai determinar como se deverá harmonizar as políticas e actuação dos inspectores e supervisores nos próximos tempos.
Ao proceder a abertura do encontro, o vice-governador provincial para o sector económico e social, Gaspar Neto, disse ser desejo do governo ver cada vez mais aprimorada a actividade de inspecção do sector educacional.
Considerou que o encontro vai facilitar o processo de análise do sistema de inspecção de Angola, precisando que a política de supervisão escolar vai contribuir sobretudo para o fortalecimento do diálogo técnico e político entre os responsáveis do Ministério da Educação e das províncias participantes.
“O resultado esperado neste encontro será obviamente o reforço da capacidade institucional para a formulação de uma política de desenvolvimento profissional, de inspectores e supervisores escolares, a curto, médio e longo prazo”, acrescentou o responsável.
Disse que o Governo de Malanje tem sido um parceiro activo em seminários do sector da educação, promovendo e executando programas e projectos que visam contribuir para o desenvolvimento económico e social da província, onde a educação e o ensino ocupam um lugar privilegiado na sociedade.
Gaspar Neto revelou que o número reduzido de inspectores constituiu um sério obstáculo no desempenho satisfatório da função, tendo em conta a sua amplitude e complexidade deste trabalho.
Já o director nacional para formação de quadros do Ministério da Educação, Justino Neto, fez saber que o quadro deste projecto engloba componentes que vão reforçar as competências ao nível da inspecção e da supervisão escolar.
Explicou que além dos esforços que substanciam na ampliação da rede escolar, construção de escolas, fornecimento de material didáctico e formação de professores, há a preocupação de ter instrumentos pedagógicos que fiscalizem e acompanhem o trabalho dos professores.
Durante o encontro, os participantes vão abordar temas relacionados à consolidação do diagnóstico sobre a inspecção e supervisão, análise dos questionários aplicados aos inspectores e funções da inspecção e supervisão, modelos de sistemas de inspecção escolar e análise do sistema angolano de inspecção.
O grupo de trabalho íntegra cinco directores nacionais e técnicos do Ministério da Educação, inspectores de quatro províncias do país, consultores da UNESCO e assistente técnico do programa de apoio ao ensino primário.
Fazem parte deste grupo de trabalho, as províncias, Malanje, Kwanza Sul, Benguela, Bié, Huambo, Namibe, Cunene e Luanda.
Participam do seminário directores províncias da educação, consultores da UNESCO, Unicef, do Instituto Internacional do Planeamento da Educação, da União Europeia, afecta à Cooperação Espanhola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 30, 2009 3:15 am

30-10-2009 4:00
Malanje
Polícia Nacional apresenta grupo de marginais

Malanje
- Um grupo de marginais integrado por nove criminosos, que praticava acções à mão armada, nos bairros da Canâmbua, Maxinde e Cahala, foi apresentado à imprensa, quinta-feira, pelo comando provincial da Polícia Nacional.
De acordo com o porta-voz do comando provincial da corporação, superintendente Estêvão Francisco Gonga, os marginais têm idades compreendidas entre os 16 aos 29 anos de idade e efectuavam acções violentas à noite, com armas de fogo do tipo Akm e pistolas.
Acrescentou que só foi possível deter o grupo devido a um trabalho de inteligência policial, levado a cabo quinta-feira, por voltas das cinco horas da manhã, no bairro da Maxinde.
Questionado sobre a situação criminalística da província, o oficial superior da polícia nacional disse ser estável, pelo facto de as estatísticas mostrarem um a dois crimes dia.
Precisou que o trabalho de ordem e tranquilidade públicas vai continuar, tendo apelado aos cidadãos a entregarem a armas ainda em sua posse.
Sobre a segurança dos turistas que visitarão à província durante o Campeonato Africano das Nações (CAN), Estêvão Gonga informou que foi traçado um programa de actividades, específico para os mesmos.
O comando provincial da Polícia Nacional registou durante o período de 21 a 28 deste mês, 18 crimes de natureza diversa, tendo detido 16 cidadãos como presumíveis autores.
Os crimes, com destaque para as ofensas corporais, ocorreram nos municípios de Malanje, Cacuso, Caculama, Kiwaba Nzogi, Cahombo e Quela.
Ainda no mesmo período, foram registados sete acidentes de viação, que provocaram três mortes e sete feridos, com danos materiais avaliados em cerca de 886 mil Kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE MALANGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 01, 2009 2:23 am

Malanje
Tjipilica considera Cangandala potencial turístico

Cangandala
- O município de Cangandala, situado 30 quilómetros a sul da cidade de Malanje, é uma "grande potência" turística de Angola, considerou o assessor de imprensa do provedor de justiça no fim de uma visita de trabalho efectuada àquela localidade, na sexta-feira.
Segundo Manuel da Costa, que falava em exclusivo à Angop e que atribuiu a afirmação a Paulo Tjipilica, a visita enquadrou-se nas constatações que a provedoria está a fazer em todo país, para se estudar a possibilidade de se incluir no programa de trabalhos da 3ª conferência dos provedores de Justiça Africanos, que o País vai acolher no próximo ano.
"Durante os trabalhos da 3ª conferencia Africana dos provedores de justiça, haverá momentos de descontracção, então o provedor está a estudar algumas rotas turísticas. O município de Cangandala foi considerado por ele, como grande potência turística de Angola, depois de tudo que nos foi dado a ver", frisou.
Os locais turísticos visitados foram os rápidos do Kwanza, a respectiva zona balnear, a pedreira de Cangandala e a ponte sobre o rio com o mesmo nome, ainda em construção, mas já considerada de "obra de arte" por especialistas.
Em Cangandala, a comitiva de 5 elementos que acompanha o provedor de justiça, manteve um encontro com o Administrador municipal, Joaquim António Marta, de quem ouviram explicações sobre o funcionamento daquele organismo do estado.
O provedor encontra-se em visita de trabalho à província de Malanje desde sexta-feira última, no âmbito das sessões de esclarecimentos às autoridades provinciais e à população em geral, sobre o papel da provedoria de justiça, o seu funcionamento,
assim como incentivar as entidades locais a criar condições para a instalação dos escritórios da provedoria na província.
A comitiva regressa hoje à capital do país, Luanda, depois de ***prir o seu programa que reserva ainda um encontro com as autoridades tradicionais e uma visita aos estabelecimentos prisionais de Malanje e da Damba.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron