NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

NOTÍCIAS, FOTOS, VÍDEOS, ETC

NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Quinta Maio 07, 2009 8:08 am


Sponsored Links

06-05-2009 17:05

Palestra
Economista explica estratégia de expansão do projecto Aldeia Nova

Luanda - O director do projecto Aldeia Nova, José Cerqueira, defendeu hoje, quarta-feira, a necessidade de ocorrer no país uma revolução agrícola que faça com que a população deixe de praticar a agricultura de subsistência.
O economista fez esta afirmação durante uma palestra sobre a “Eficácia e Eficiência no Sector Empresarial”, onde apresentou uma comunicação sobre a estratégia de expansão do projecto Angola Nova no país.
De acordo com José Cerqueira, Angola possui enorme quantidade de terras aráveis e uma revolução agrícola faria com que muitos agricultores deixassem de ser pobres. "A história e a geografia mostram que Angola tem potencialidades fantásticas", disse.
Ao debruçar-se sobre a Aldeia Nova, apontou o projecto do Wako-Kungo como sendo um dos mais importantes para a implementação da cultura industrial da cana-de-açúcar.
Segundo José Cerqueira, a cultura da cana-de-açúcar é importante porque permite o fornecimento de in put de qualidade para a engorda do gado, a produção de grãos como o milho, soja, girassol entre outras.
De acordo com o economista, a modernização da agricultura passa pelo estabelecimento da logística dos factores da produção que consistem na criação de complexos agro-industriais.
O responsável do Gabinete de Análise e Monitorização de Projectos da Gestão de Terras Aráveis (Gesterra), José Bettencourt, informou que se espera este ano produzir 22 mil 482 toneladas de milho, 734,4 de soja, 180 de arroz e 270 de feijão, nos projectos agrícolas em desenvolvimento na província de Malanje, propriamente na comuna de Pungo Andongo.
Segundo o palestrante, o país necessita de uma produção de três milhões de toneladas de milho/ano, para cobrir o défice de dois milhões e meio.
Disse que a Gesterra perspectiva para os próximos anos iniciar com a produção de sementes e 84 mil toneladas de grãos, assim como a implementação de projectos de desenvolvimento das culturas do milho, batata, feijão, banana, palmar, arroz e soja.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Segunda Maio 11, 2009 5:43 pm

Leite Waco poderá se tornar a rotina de consumo dos Luandenses

A Governadora de Luanda, considerou vantajoso para as populações da cidade capital do país, o facto do novo leite de produção nacional da Lactiangol, estar inicialmente disponível neste mercado provincial.

Francisca do Espírito Santo, teceu estas considerações quando acompanhava a cerimónia de lançamento do novo produto, Sexta – feira, 26.
“Vai permitir que todos nós que vivemos em Luanda tenhamos acesso a mais um produto nacional de qualidade e que passará a ser a rotina do nosso consumo”, sublinhou a Governadora, a Reportagem do Telejornal da TPA.
A marca Waco, faz referência a origem do Leite, visto que é produzido na bacia leiteira da região do Waco – Kungo, transportado para a fábrica da Lactiangol onde é pasteurizado e empacotado.
O Leite Wako será produzido na região da aldeia Nova no Kwanza – Sul, e preparado pela Empresa de Lacticínios de Angola, que vai disponibilizar por dia cerca de 12 Mil litros de leite por dia, as populações do país.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Segunda Maio 11, 2009 6:13 pm

11-05-2009 12:06

Kwanza Sul
Empresa alemã monta fábrica de transformação de produtos agrícolas
Waku Kungo - A empresa Alemã MDC-Cossaid vai montar a partir de Junho na localidade de Catófe (Kibala), província do Kwanza Sul, uma fábrica de transformação de produtos agrícolas, no âmbito do relançamento do sector industrial na província.
A informação vem expressa no comunicado final do Fórum sobre Produção Agrícola, encerrado domingo no Waku kungo, promovido pelo governo provincial e pela empresa Alemã MDC-Cossaid Sociedade Industrial Lda.
Segundo o comunicado, a fabrica vai proporcionar 200 postos de trabalho e terá capacidade de transformar, por dia, mil quilos de ananás, cenoura, cebola, banana, tomate, laranja e limão, em sumos e compotas.
Em declarações à Angop, o vice-governador para esfera económica e social, Mateus de Brito, considerou que a montagem da fábrica será uma mais valia para a província, tendo em conta o seu potencial agrário.
Mateus de Brito referiu que os camponeses terão um local para vender a sua produção e incentivou os agricultores da região a aumentarem a produção para que possam abastecer regularmente a fábrica.
Durante o fórum foram abordados temas como a qualidade de terreno de produção, comunicação de projectos agrícolas, industrialização e a prioridade de produção agrícola e sua industrialização.
Potencialmente agrícola, a província do Kwanza Sul possui fábricas de gesso, água mineral, bebidas espirituosas e produtos lacticínios.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Sexta Maio 15, 2009 5:16 am

14-05-2009 19:27

Investimento
BDA financia projectos no valor de Akz 4,5 mil milhões no 1º trimestre deste ano
Edifício sede do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), em Luanda
Luanda – O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) aprovou, no decurso do primeiro trimestre deste ano, créditos no valor global de 4,5 mil milhões de kwanzas, correspondente a cerca de 57 milhões de dólares americanos, soube hoje a Angop.
O valor aprovado representa um aumento de cerca 130 porcento em relação ao mesmo período de 2008, segundo uma nota de imprensa da instituição financeira do Estado a que a Angop teve hoje acesso.
De acordo com o documento, foram aprovados para financiamento diferentes projectos, inseridos nos sectores da agricultura, indústria de materiais de construção, comércio e prestação de serviços, os quais se estima que irão gerar mais de mil e 220 postos de trabalho directos.
Para o sector agrícola, o banco seleccionou, entre outros, um projecto localizado no município de Bula Atumba, província do Bengo, no valor de Akz 16 milhões, visando a aquisição de insumos agrícolas e equipamentos agrícolas, para a produção de cereais e leguminosas em pequena escala.
Ainda no província do Bengo, o banco vai financiar um projecto localizado no município do Dande, no valor de seis milhões de kwanzas, visando a aquisição de insumos agrícolas e equipamentos para expandir a produção de cereais e leguminosas em pequena escala.
Na província do Kwanza Sul aprovou o financiamento do projecto localizado no município da Quibala, no valor de Akz 179 milhões, visando a aquisição de insumos e de maquinaria agrícola para a produção de cereais e leguminosas em média escala.
Outro projecto da província do Kwanza Sul aprovado pelo banco está ligado à aquisição de maquinarias agrícolas para a produção de cereais e leguminosas em média escala, no município do Wako Kungo, um investimento avaliado em Akz 90 milhões.
Para a província da Huíla, o banco financiou um projecto no valor de Akz 76 milhões, no município da Chicomba, visando a aquisição de insumos e equipamentos agrícolas para a produção de cereais e leguminosas em média escala.
Em Malanje, o banco financiou um projecto localizado no município de Cacuso no valor de Akz 24 milhões, visando a aquisição de equipamento agrícola e meios rolantes para a produção de milho, feijão e batata rena em média escala.
O banco financiou também um projecto localizado no município da Chipipa, província do Huambo, no valor de Akz 139 milhões, visando a produção de milho, feijão e batata rena em grande escala.
No âmbito do relançamento do sector da indústria de materiais de construção civil, o banco financiou um projecto localizado no município de Quitexe, província do Uíge, no valor de Akz 172 milhões, visando a aquisição de maquinaria e equipamentos para a exploração, serração e tratamento da madeira, bem como outros equipamentos para transporte e carga do produto final.
Em Luanda, o maior centro de consumo de materiais de construção, o BDA financiou um projecto localizado no município de Viana, província de Luanda, no valor de Akz 124 milhões, visando a instalação de uma fábrica de artefactos de cimento, nomeadamente blocos, pisos e lancis.
No mesmo município, em Luanda, a instituição bancária financiou um projecto no valor de Akz 93 milhões, visando a construção de uma fábrica de betão (concreto) e artefactos industrializados.
Na província do Bengo foi financiado um projecto localizado no município do Dande no valor de Akz 345 milhões, visando a implantação de uma unidade de fabricação de artefactos de cimento.
Ainda no município do Dande, o banco financiou um projecto no valor de Akz 365 milhões, visando a extracção, tratamento e comercialização de inertes, designadamente areia e burgau.
O banco financiou igualmente na província do Bengo, no município do Icolo e Bengo, um projecto no valor de Akz 701 milhões, visando a implantação de uma cerâmica para produção de tijolos.
Na província do Huambo foi financiado um projecto localizado no município da Tchicala-Tcholoanga no valor de Akz 739 milhões, visando a aquisição de maquinaria para implantação de uma cerâmica para fabricação de tijolos e telhas.
A instituição financeira pública financiou também um projecto localizado no município de Saurimo, província da Luanda Sul, no valor de Akz 751 milhões, visando a aquisição de maquinaria para implantação de uma cerâmica para fabricação de tijolos.
Para dinamizar actividade comercial e prestação de serviços a nível do país, o BDA financiou um projecto localizado no município do Chinguar, província do Bié, no valor de Akz 13 milhões, visando aquisição e comercialização de fertilizantes.
Em Benguela, o banco financiou um projecto localizado no município do Lobito, província de Benguela, no valor de Akz 357 milhões, visando a aquisição e comercialização de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes e pesticidas) ao centro e sul do país em grande escala.
Na província de Luanda, em Viana, foi financiado um projecto no valor de Akz 156 milhões, visando a aquisição de meios rolantes para a prestação de serviços de transporte.
Ainda em Vianda, foi financiado um projecto no valor de Akz 108 milhões, visando a aquisição de meios rolantes e equipamentos para transporte de carga.
Na província do Kwanza Sul, o banco financiou três projectos localizados no município da Quibala, província do Kwanza Sul, no valor global de Akz 20 milhões, visando a aquisição de meios rolantes e mercadorias para o exercício de comércio rural retalhista.
Para a província do Bié, o banco financiou dois projectos localizados nos municípios do Chinguar e de Catabola no valor global de Akz 14 milhões, visando a aquisição de mercadorias e meios rolantes para o exercício de comércio rural retalhista.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Terça Maio 19, 2009 1:15 pm

Kuando Kubango
Polícia esclarece novo código de estrada

Menongue - O comando provincial da polícia nacional, no Kuando Kubango, através da direcção de viação e trânsito, realiza hoje, nesta cidade, uma palestra sobre “A implementação do Novo Código de Estrada, para ilucidar os automobilistas.


Segundo um documento chegado à Angop, a palestra, onde vão participar utentes de viaturas, motorizadas, efectivos da corporação, entre outros convidados, vai acontecer no campo de futebol salão, junto à esplanada “Havuliwaneni”.


Os efectivos da direcção provincial de Viação e Trânsito procederam, nas principais ruas da cidade de Menongue, a entrega de panfletos e outros informes, aos automobilistas e utentes de motorizadas, sobre as novas regras para se circular nas estradas.


Antes desta acção, na cidade de Menongue registavam-se vários acidentes mortais, sobretudo entre moto-taxis, porque falta de capacetes, mas com entrada do novo código diminuiram.


A palestra sobre a implementação do Novo Código de Estrada será orientada pelo director nacional de Viação e Trânsito, subcomissário Inocêncio de Brito.
 
Mensagens: 11
Registado: Quinta Maio 07, 2009 2:26 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Quinta Maio 21, 2009 6:15 am

19-05-2009 15:36

Kwanza Sul
Criadores de gado bovino aconselhados a primarem pelas espécies locais
Wako Kungo - O director do Instituto de Investigação Veterinária (IIV), Alberto Anzol Beneke, aconselhou hoje (terça-feira) no Wako Kungo, Kwanza Sul, aos criadores de gado bovino a primarem pela propagação das espécies locais , tendo em vista as facilidades de adaptação a doenças e a resistência às adversidades do meio ambiente.
O responsável, que falava numa palestra sobre "A sincronização do cio em vacas autóctones", disse que as raças, como por exemplo a Barford, Herford e outras de origem estrangeira , apesar de serem mais rentáveis do ponto de vista comercial, requerem muitos cuidados que transcendem as capacidades dos criadores tradicionais.
Apontou como vantagens das espécies locais a programação do nascimento de vitelos em épocas de abundância de pasto, controlo do excesso de humidade para a sobrevivência das crias e conservação de espécies em via de extinção.
"Vamos continuar a sensibilizar os criadores para preservarem as raças locais , pois cada vez mais apostam-se aqui na Cela na importação de gado e por vezes os resultados são desastrosos tendo em conta que levam algum tempo para se adaptarem às condições locais" , afirmou.
Durante a palestra, o prelector fez uma incursão em assuntos como a palpação retal, aplicação de folligono, tratamento de superovulação, programação de nascimento e uniformização do cio.
Dados estatísticos indicam a existência de cerca de 100 mil cabeças de gado bovino de várias espécies no município da Cela.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Domingo Jun 07, 2009 7:39 am

O projecto de instalação da rede de telecomunicações “backbone”, em fibra óptica, em todo o país, da operadora da rede fixa Angola Telecom, iniciado há mais de dois anos, será concluído em Dezembro do ano em curso, segundo o presidente do conselho de administração da empresa, João Avelino Manuel.
Sem precisar a quantidade de cabos instados, o gestor referiu que, apesar dos constrangimentos, a maior parte dos projectos decorre dentro dos prazos estabelecidos.
Segundo João Manuel, o projecto da Angola Telecom, que contempla a instalação dos respectivos equipamentos de transmissão, além de permitir a interligação da rede de telecomunicações entre as diferentes regiões de Angola, vai possibilitar ao país ter uma rede com maior capacidade e velocidade de transmissão de informação, maior fiabilidade e uma qualidade de serviços a altura das exigências do mercado.
"Os trabalhos de instalação do 'backbone' em fibra óptica decorrem a bom ritmo estando já, alguns dos troços rodoviários do projecto, concluídos e em fase de testes de aceitação, assim como outros em vias de conclusão", precisou o responsável.
Os cabos de fibra óptica que estão a ser instalados no Huambo vão interligar as províncias da Huíla, Benguela, Bié e no município do Waco Kungo (Kwanza Sul), um trabalho cuja conclusão está aprazada para Julho e Agosto. Garantiu que os municípios próximos do traçado da fibra óptica serão os beneficiários directos, enquanto os que se encontram mais distantes da rede vão beneficiar do sistema a base de satélite de V-Sat.
Correio do Patriota
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Terça Jun 09, 2009 11:27 am

Luanda
Canal de irrigação de Matumbo fornecerá água para 51 fazendas a partir de Junho

O canal de irrigação do Matumbo, na província do Kwanza Sul, vai a partir de Junho deste ano fornecer mil e 800 metros cúbicos de água/hora para abastecer as 51 fazendas que compõem o perímetro agrícola da região do Waco Kungo, segundo informou à Angop, nesta localidade, uma fonte do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
Esta informação foi avançada pelo coordenador do núcleo instalador da sociedade de desenvolvimento dos perímetros irrigados de Angola, Eduardo Fernandes, para quem a entrada em funcionamento do sistema será de extrema valia, visto que a localidade tem grandes extensões de terras aráveis.
Segundo ele, a canal de irrigação vai potencializar a produção de milho, feijão, amendoim, massambala, mandioca, batata rena, batata-doce, hortícolas, banana, abacaxi, laranja, abacate, manga e maracujá, que são cultivados em grande escala na localidade.
Eduardo Fernandes referiu que o projecto vai igualmente beneficiar os projectos de cultivo de café, que se encontra em fase de relançamento, assim como o de preparação de dois mil e 500 hectares de terra para a produção de arroz.
Por seu lado, o administrador municipal da Cela, Isaías Luciano, acrescentou que o projecto representa mais uma conquista do Governo Angolano, que, com o alcance da paz, empenhou-se em acções e programas de recuperação de infra-estruturas que estão a resultar em melhorias significativas nos diversos domínios da vida da população.
Para Isaías Luciano, a localidade é potencialmente agro-pecuária, sendo esta actividade a que maior força de trabalho emprega, contribuindo para a redução da fome e da pobreza, daí que a implementação de projecto do género sejam de grande prioridade.
Em reabilitação e ampliação desde o ano passado a empreitada deverá estar concluída no próximo mês. O sistema comporta quatro geradores de 900 KVA, quatro electrobombas e painéis de controlo electrónicos.
Com uma população estimada em 615 mil 238 habitantes, o município da Cela é dividido administrativamente pelas comunas de Waco Kungo, Quissanga Kungo e Sanga.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Quinta Jun 11, 2009 8:40 pm

11-06-2009 17:32

Kwanza Sul
Empresa Nacional de Electricidade chega a Wako Kungo
Sumbe - O director da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) na província do Kwanza Sul, Silvestre Pimentel Olin, anunciou hoje, quinta-feira , no Sumbe, a extensão este ano dos serviços da instituição à região de Wako Kungo, no quadro da expansão e melhoria da qualidade de energia eléctrica à localidade.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita dos deputados da bancada do MPLA, pelo circulo do Kwanza Sul, o responsável informou que, “neste momento, fornecem energia apenas aos municípios do Sumbe, Amboim e do Porto Amboim, num total de 12 circunscrições, daí a urgência em estender os serviços a Wako Kungo”.
"O fornecimento de energia eléctrica é feito através da linha de Cambambe, província do Kwanza Norte. Temos técnicos especializados para a manutenção dos equipamentos e outros serviços, pelo que estamos em condições de cobrir a província", sublinhou.
Sem avançar nomes, disse ter sido feito um concurso público, ganho por uma empresa encarregue de efectuar novas subestações de energia eléctrica, de quem espera o ... de prazos contratuais.
Já a coordenadora do grupo de deputados, Maria Eulália Camilo, destacou a importância da visita à ENE, augurando que, de forma similar, possam ser feitas "fiscalizações sérias" a todos os sectores da vida social útil, para bem servir a população.
No quadro desta visita, os deputados mantiveram, igualmente, um encontro com o governador do Kwanza Sul, Serafim do Prado.
A agenda de trabalho dos deputados reserva ainda visita à estação de tratamento e distribuição de água , marcado para sexta-feira.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Terça Jun 16, 2009 3:08 am

Kwanza Sul
Director da Agricultura exorta criadores a comprar gado saudável



Waku Kungo - O director provincial da Agricultura, Domingos Afonso, exortou, hoje (segunda-feira), no Waku Kungo, aos criadores locais a comprar gado bovino com certificado sanitário, para a evitar a proliferação de cetras doenças.



Em declarações à Angop, o responsável afirmou que a compra de gado sem certificação sanitária tem sido uma das causas de aparecimento de muitas doenças no gado bovino na província.



"Os criadores de gado antes de comparem os animais devem contactar um técnico especializado para não serem enganados", alertou o director.



Referiu que muitos criadores estão a importar gado bovino, mas chegam ao país com várias doenças e acabam por morre.



Solicitou aos serviços veterinários a serem mais rigorosos no controlo da entrada destes animais, para evitar a proliferação de doenças como a dermatite nodular e carbúnculos.



A província do Kwanza Sul é potencialmente agro- pecuária e tem cerca de um milhão de cabeças de gado bovino.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Quinta Jun 18, 2009 10:25 am

11-06-2009 11:06

Kwanza Sul
Serviço de veterinária prevê vacinar 100 mil cabeças de gado
Sumbe – Cem mil cabeças de gado serão vacinadas na província do Kwanza Sul, durante a campanha de vacinação, que teve início hoje, na cidade do Waku Kungo, informou o chefe de departamento de serviços de veterinária, José Bonifácio Sacumula.
De acordo com o responsável, que falava à Angop, a campanha de vacinação de gado bovino será contra peripneumonia contagiosa bovina, carbúnculo, dermatite nodular, carbúnculo hemático e sintomático.
Referiu que a campanha terá duração de 60 dias e contará com quatro brigadas com 45 técnicos, distribuídos nos municípios da Cela, Porto Amboim, Seles e Sumbe
Informou que para essa actividade, o serviço de veterinária vai contar com apoio da administração municipal e de seus colaboradores que têm ajudado sempre na fase da campanha.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Terça Jun 30, 2009 6:47 am

Cooperação com Israel será benéfica para o surgimento de novos projectos
Huambo - O governador da província do Huambo, Albino Malungo, considerou de positiva a visita do embaixador de Israel, Sagui Karni, terminada hoje (quinta-feira), aguardando que resulte em parcerias benéficas para o sector agro-industrial e académico.
Albino Malungo disse ao embaixador que a província está interessada em cooperar e reforçar as relações com Israel, para a troca de experiências no domínio da investigação agrária.
"Foi feliz a escolha da Faculdade de Ciências Agrárias para o encontro entre as duas partes, pois sabemos que, apesar de Israel não ter os vários recursos que nós temos, é um país reconhecido em todo mundo por ter alta tecnologia e esperamos que o Huambo se beneficie disso", afirmou
Na opinião do governador, a Faculdade de Ciências Agrárias deve ser incluída no domínio da cooperação entre Angola/Israel, para que experiências sejam transmitidas aos especialistas angolanos já formados e os que estão em formação.
"É bom que as relações entre Israel e Angola sejam reforçadas a cada dia que passar para o bem dos dois países".
Com o administrador do município sede do Huambo, Armando Kapunda, o embaixador de Israel, Sagui Karni, abordou a cooperação com o Governo angolano na construção do projecto "Aldeia Nova", no Waco-Kungo, um modelo a ser implementado também na província do Huambo.
No Huambo, o projecto "Aldeia Nova" será construído na localidade de Atuco, comuna de Tchipipa, onde o terreno está já preparado aguardando apenas pelo financiamento.
Armando Kapundo considerou que com este projecto será possível criar novos empregos e realizar diversas actividades de produção e transformação de alimentos de origem vegetal e animal.
O decano da Faculdade de Ciências Agrárias, António Eduardo, considerou que esta visita abre oportunidades para aproveitar o vasto potencial de Israel na área agrícola, industrial e pecuária.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Terça Jun 30, 2009 6:52 am

29-06-2009 20:20

Tecnologia
Rede de fibra óptica ficará operacional em 2012

Wako Kungo - O Ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José da Rocha, afirmou nesta segunda-feira, na cidade do Wako Kungo, município da Cela, província do Kwanza Sul, que a rede de fibra óptica, que vai revolucionar as comunicações em Angola, estará operacional em 2012 com a ligação em todas as capitais do país.
Falando aos jornalistas no final de uma visita de constatação, que o levou a trabalhar nos municípios da Kibala e Cela, o governante fez saber que "para este efeito, estamos a trabalhar duro para que dentro dos prazos avançados o país esteja interligado através da comunicações por fibra óptica."
"Temos uma empreitada de sete mil quilómetros em todo o país, dois mil dos quais já estão estendidos os cabos", disse, adiantando que a este trabalho associa-se o trabalho de desminagem.
Realçou estarem a ser criadas as condições, no sentido de que na parte leste de Angola possa, ao seu tempo dar-se o início da extensão da rede, que em grande parte também depende da desminagem.
A província do Kwanza Sul tem já estendidos os cabos de fibra óptica num percurso de 240 quilómetros, nomeadamente no Sumbe, Gabela e Wako Kungo.
O ministro aproveitou a visita para se inteirar do funcionamento do sector, avaliar a execução física dos projectos e ... orientações que visam melhorar a prestação de serviço.
"Vamos com o mesmo propósito trabalhar na província do Huambo e Bié para nos inteirarmos do grau de execução deste projecto", adiantou.
A fibra óptica é um meio sustentado pelo sistema de transmissão utilizado em zonas electromagnéticas, utilizando o sinal através de uma rede de telecomunicações de alta tecnologia de nova geração.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Quinta Jul 16, 2009 8:04 am

15-07-2009 16:26

Agricultura
Angola está a reconstituir manancial leiteiro, afirma vice-ministro
Vice-ministro da Agricultura, Amaro Táti
Luanda - O vice-ministro da Agricultura, José Amaro Tati, disse nesta quarta-feira em Luanda, que o Governo angolano está a reconstituir todo o manancial leiteiro que já existiu no país antes do conflito armado.
José Amaro Tati fez este pronunciamento no final da visita que efectuou à empresa de Lacticínios de Angola (Lactiangol), com o ministro português da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva.
O governante afirmou que neste momento existem no país bacias leiteiras já desenhadas, algumas em franco e grande desenvolvimento como a do Wako Kungo e as do planalto central e do sul de Angola.
Segundo sublinhou, a produção de leite não é tão simples, para que se atinjam níveis e a produção desejada os empresários nacionais terão de ter capacidade técnica de todos os dias tratarem dos animais, ordenarem o gado e cuidarem do pasto.
Por outro lado, disse, para impulsionar o sector, "há créditos bancários e parcerias público privadas que vão contribuir para que nos próximos tempos Angola possa começar a produzir leite em quantidade".
"Por enquanto ainda somos importadores de leite e acredito que depois desta visita pode sair uma cooperação reforçada neste sector", afirmou.
Entretanto, o ministro português da Agricultura afirmou que a latiangol é uma unidade de futuro, pois o país esta crescer e a população angolana precisa de ter uma boa alimentação, " este é um negócio de futuro", disse.
Segundo Jaime Silva, Portugal pretende estabelecer cooperação nas áreas técnicas, de investigação e formação.
O ministro português frisou que Angola tem grandes potencialidades para desenvolver a agricultura, devido aos bons solos e áreas agrícolas que possui, permitindo captar riqueza e divisas.
O director da Lactiangol, José César Macedo, afirmou que a produção de leite no país ainda é insuficiente para cobrir a procura que se regista.
"É um mercado em crescimento. Não conseguimos responder a procura pelo que é necessário existirem mais unidades em outros centros do país", disse.
Para além de outros projectos de expansão que a empresa tem em carteira, José Macedo informou que se prevê para breve a conclusão de uma nova unidade na zona do Kikuxi, junto à auto-estrada.
A Lactiangol produz diariamente 50 mil litros de leite, sete mil de yogurt, seis mil de gelados e 3,5 toneladas de queijo.
Durante a visita os ministros angolano e português percorreram as secções de microbiológia, de produção de leite, yogurt, preparação de material, e a de estufa onde se coloca o leite em quarentena.
Para além de Amaro Tati e Jaime Silva, estiveram também quadros do Ministério angolano da Agricultura e o embaixador de Portugal em Angola, Francisco Ribeiro Teles.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm

Re: NOTÍCIAS DE WACO KUNGO

Mensagempor em Quinta Jul 23, 2009 9:08 am

Projecto Aldeia Nova produz mais de 14 milhões de ovos
Sumbe - Catorze milhões trinta e nove mil cento e catorze ovos foram produzidos no projecto agro-industrial Aldeia Nova, no município da Cela (Kwanza Sul) durante o primeiro semestre do ano em curso, apurou segunda-feira a Angop, durante uma visita efectuada ao local pela ministra do Ambiente, Fátima Jardim.
De acordo com as estatísticas do projecto, no primeiro semestre de 2008 houve uma produção de 11 milhões 131 mil 984 ovos, o que perfaz um aumento de dois milhões 907 mil 130 ovos.
A Aldeia Nova registou também um aumento na produção de leite que passou de 343 mil 286 para 888 mil 609 litros, enquanto produziu-se cinco milhões 787 mil 430 quilogramas de ração contra três milhões 503 mil 140 quilogramas.
Sobre a carne de frango, registou-se 241 mil 739 quilogramas, enquanto que no primeiro trimestre de 2008 foi de 43 mil 334 quilogramas.
Produziu-se, igualmente, de Janeiro a Junho deste ano, 17 mil 858 quilogramas de carne de porco, contra dois mil 440 quilogramas, enquanto que da carne de vaca houve uma redução de sete mil 485 quilogramas para cinco mil 094 quilogramas.
A produção de vegetais também aumentou de 295 mil 646 quilogramas para 341 mil 494 quilogramas.
No final da visita, a ministra Fátima Jardim destacou que o projecto Aldeia Nova tornou-se numa referência nacional que do ponto de vista das carências é dedicado à famílias integradas e aumento de rendimento.
Com uma área de cerca de dois mil hectares, o Projecto Aldeia Nova alberga 600 famílias de ex-militares, possui oito aldeias, cabendo a cada família três hectares de terra e uma nave com gado e aves.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 274
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:15 am
---------

Próximo

Voltar para SALA DO WACO KUNGO - KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron