NOTÍCIAS DO BIÉ

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:15 am

Bié
Administradores garantem transparência na gestão dos fundos municipais
Kuito - Administradores municipais e responsáveis da área de planeamento das administrações da província do Bié prometeram hoje (quinta-feira) trabalhar com responsabilidade no sentido de garantir maior transparência na gestão de fundos públicos, para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da região.
Em declarações à Angop, no final do seminário sobre descentralização e governação local, o administrador do município do Kuemba, Alcedo Lino dos Santos, sublinhou que, actualmente, trabalha-se na identificação das principais necessidades que afligem a população, visando traçar e implementar programas mais abrangentes e que proporcionem o progresso social, económico e cultural da província.
Acrescentou que a administração pretende erradicar o analfabetismo, melhorar o abastecimento de água potável e energia eléctrica, garantir a circulação de pessoas e bens, através da reabilitação das estradas e pontes, nas comunas, embalas e aldeias da província.
O administrador de Katabola, Antunes Sapalo, reconheceu o trabalho do Ministério da Administração do Território (MAT) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para a formação dos membros dos governos municipais na gestão do erário, com vista a proporcionar bem-estar à população nas comunidades.
Salientou que o Governo de Katabola prevê envolver-se nos sectores da agricultura e desenvolvimento rural, educação, saúde, recuperação das estradas e pontes, assim como na construção de residências para quadros.
O seminário, promovido pelo Ministério da Administração do Território (MAT), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento "PNUD", debateu, durante três dias, temas como o ciclo de planeamento estratégico, infra-estruturas institucionais do projecto, etapas do ciclo de planeamento, orientação metodológica sobre o diagnóstico municipal, entre outros.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:16 am

Bié
Doze mulheres terminam cursos profissionais promovidos pela CVA
Kuito - Doze mulheres, com idades entre os 18 aos 35 anos, terminaram hoje, na cidade do Kuito, província do Bié, os cursos de formação de culinária, pastelaria e decoração, promovidos pela Cruz Vermelha de Angola (CVA).
De acordo com o secretário provincial da CVA no Bié, Ângelo Sassango, os cursos, que duraram seis meses, tiveram como objectivo proporcionar ao grupo uma aptidão profissional, visando o seu desenvolvimento socio-económico.
Para Ângelo Sassango, a formação adquira vai por outro lado facilitar a sua inserção no mercado de emprego e o afastamento de vícios como o alcoolismo.
Cada uma das formandas recebeu um kit composto por fogão e uma botija de gás, além de uma quantia em dinheiro não revelada pela instituição.
Para a realização dos cursos, a CVA contou com a parceria da sua congénere de Espanha e do colégio das irmãs de São José do Cluny.
Rosa Maria, uma das formandas, agradeceu o gesto da "CVA" e disse que tem como meta a criação de uma pastelaria.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:17 am

Bié
Governante solicita maior rigor no combate ao crime
Kuito - O governador em exercício do Bié, Adolfo Andrade, solicitou hoje (segunda-feira) aos efectivos órgãos do Ministério do Interior maior rigor no combate ao crime e salvaguardar integridade territorial.
O governante que falava no acto alusivo ao 30º aniversário do Ministério do Interior, que hoje se assinala, parabenizou este órgão, reconhecendo o seu empenho *****mprimentos das tarefas a si atribuídas.
Por seu turno, o delegado provincial do Interior no Bié, subcomissário Manuel João Cale "Welema", aconselhou os efectivos da corporação a primarem pela sua formação académica, face aos desafios futuros.
O oficial sublinhou que todos os agentes devem preocupar-se em aumentar os conhecimentos académicos, tendo em conta as exigências da instituição.
"O mundo está em constante desenvolvimento, caracterizado com novas tecnologias em todos os ramos, por isso, urge a necessidade da formação", disse.
Durante o acto foram entregues menções honrosas e diplomas aos efectivos mais destacados.
A cerimonia foi ainda presenciada por membros do governo provincial, de partidos políticos, magistrados públicos, entidades religiosas, efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), entre outros.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:18 am

Bié
INAC notifica cinco novos casos de violência contra crianças
Kuito - A representação do Instituto Nacional da Criança (INAC) na província do Bié notificou na cidade do Kuito, durante os últimos quinze dias, cinco novos casos de violência contra a infância, informou hoje, quarta-feira, a sua responsável Fernanda do Carmo Santos.
Em declarações à Angop, a titular do INAC na região explicou que grande parte dos crimes contra as crianças são cometidos pelos progenitores, sobretudo pelas mães que, sem piedade, sacrificam os petizes desprovidos de qualquer defesa.
Para melhorar o problema, disse estarem a realizar, em parcerias com os sectores da Educação, Família e Promoção da Mulher, Interior, instituições religiosas e autoridades tradicionais campanhas de sensibilização sobre os efeitos negativos e outros transtornos que os maus tratos podem causar às crianças no futuro.
Manifestou-se preocupada pelo facto de muitas infracções contra os petizes serem cometidos por pessoas letrados, com nível socialmente aceite.
Apelou às instituições de Justiça na província, para que punam severamente os supostos infractores, visando desencoraja-los e, consequentemente, garantir a segurança e bem-estar da criança nesta parcela do país.
A falta de cultura de denúncia de crimes contra a criança, ignorância, associado a pobreza em muitas famílias, segundo ela, estão na base do aumento da prática de muitos meles praticados pelos progenitores e outros encarregados de educação.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:19 am

Investimento
BAI inaugura primeiro balcão no Bié
Kuito - O Banco Africano de Investimento (BAI) procedeu hoje (quarta-feira), na cidade do Kuito, província do Bié, à inauguração do primeiro balcão, totalizando 65 dependências a nível do país.
O empreendimento vai prestar, entre outros, serviços de micro-finanças, depósitos, créditos bancários e câmbios.
O presidente do Banco Africano de Investimento (BAI) , José Massano, em declarações à imprensa, sublinhou que para a construção da infra-estrutura a instituição empregou cerca de um milhão de dólares norte-americanos.
Afirmou que nos próximos tempos, através de financiamentos a programas de empresários locais, o banco vai contribuir para o desenvolvimento socio-económico da província e da população.
O presidente do BAI aproveitou a ocasião para apelar à classe empresarial a se organizar, tendo as contas em dia e demonstrando capacidades de desenvolver negócios.
A nova agência tem dez funcionários.
A governadora do Bié, Cândida Celeste da Silva, em nome da população da província, manifestou-se satisfeita com a entrada em funcionamento de mais um banco na região, sublinhando que o Governo local vai trabalhar no sentido de proporcionar excelentes relações com a instituição bancária e contribuir para o progresso socio-económico da circunscrição.
Apelou aos funcionários e munícipes para preservarem o empreendimento, visando beneficiar as futuras gerações, empresários e outros clientes nesta parcela do país.
Actualmente, a província do Bié tem cinco agências bancárias, os bancos de Poupança e Crédito (BPC), Sol, de Fomento de Angola (BFA), Internacional de Crédito e o Africano de Investimentos (BAI).
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:19 am

Crime
Polícia considera positivo trabalho de combate à criminalidade no Bié
Catabola - O comandante da Polícia Nacional (PN) no município de Katabola (Bié), superintende Dorivaldo dos Prazeres, considerou hoje positivo o trabalho realizado pela corporação no combate à delinquência, sobretudo, a juvenil, sublinhando que "o índice de criminalidade continua estacionário".
Em declarações à Angop, o oficial superior disse notificar-se diariamente um a dois casos, contra os anteriores dois a cinco, situação que segundo a fonte, satisfaz as autoridades policiais na localidade, já que tem colaborado com as autoridades tradicionais. O responsável não enumerou os crimes registados durante o primeiro semestre.
Dorivaldo dos Prazeres reconheceu, por outro lado, a intervenção salutar das autoridades tradicionais e religiosas, através da sensibilização da população a cerca das consequências negativas da delinquência, sobretudo, a delinquência juvenil.
Frisou ainda que a Polícia Nacional em Katabola realiza palestras nas escolas e praças, acrescentando que a acção além de influenciar no combate a criminalidade contribui igualmente no resgate dos valores éticos e morais a nível das povoações
O comandante asseverou ainda que as infra-estruturas policiais da localidade estão totalmente reabilitadas e equipadas com meios modernos, permitindo realizar com sucesso as actividades atribuídas aos membros da corporação.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:20 am

Agricultura
Camponeses colhem 245 mil toneladas de milho no Bié
Kuito - Duzentas e quarenta e cinco mil toneladas de milho vão ser colhidas, este ano, pelos camponeses da província do Bié, no quadro da campanha agrícola em curso, informou hoje (sábado), no Kuito, o director provincial da Agricultura, Marcolino Rocha Sandembo.
Em declarações a Angop, o responsável realçou que além do milho os camponeses prevêem colher 150 mil toneladas de feijão (um dos produtos mais cultivados na região), arroz, gergelim, girassol, ginguba e hortaliças.
Segundo afirmou, os agricultores já colhem os produtos e esperam que a recolha tenha sucesso, apesar de este ano as culturas terem sido afectadas por várias calamidades naturais.
Realçou que nas campanhas anteriores uma família camponesa colhia em média 350 quilogramas de milho por hectar. Actualmente o mesmo agregado consegue recolher apenas 700 quilos na mesma extensão de terra.
Sobre os pequenos produtores, o director da agricultura disse colherem, em média, mil e 500 quilogramas de milho em cada hectar, uma quantidade que considerou ser o dobro das campanhas anteriores.
Marcolino Rocha Sandembo apontou como único problema com o qual os camponeses se depararam, na segunda época do cultivo do feijão, a falta de chuvas na região durante a sua fase final.
"A colheita do milho e outros cereais registou um aumento, facto que se deve fundamentalmente a distribuição aos camponeses, pelo governo local, de materiais de cultivo, sementes, fertilizantes, pesticidas e gado para tracção animal.
Na campanha de colheita em curso, mais de 300 mil famílias camponesas. Para a próxima época o número deverá ser maior, frisou aquele responsável.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:21 am

Bié
Circulação do comboio vai aumentar as trocas comerciais
Kuito - O administrador municipal de Kamacupa, Afonso Jorge Assafe, disse hoje (segunda-feira) que a reabilitação do Caminho- de-Ferro de Benguela (CFB) vai incementar a actividade comercial no município.
Segundo o responsável, neste momento, a actividade comercial ainda não é satisfatória devido ao estado dos troços rodoviários, mas acredita que com a conclusão dos trabalhos da linha férrea a situação será diferente.
Afirmou que o CFB permitirá o escoamento, de forma facilitada, dos produtos agrícolas para as cidades, assim como contribuirá para o desenvolvimento socio-económico da província.
Afonso Assafe disse que tem verificado com muita satisfação os trabalhos de reparação do CFB, acrescentando que a via irá, de igual modo, facilitar as trocas comerciais com a vizinha província do Moxico.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:21 am

Bié
Munícipes querem Polícia mais actuante nas estradas
Kuito – A Polícia de Trânsito deve multiplicar a fiscalização nas estradas e punir com rigor os automobilistas que desrespeitarem o Novo Código de Estrada, a fim de diminuir-se o número de acidentes de viação, sugeriram hoje os munícipes da cidade do Kuito, província do Bié.
Ouvidos pela Angop, alguns cidadãos manifestaram-se preocupados com o desrespeito e a ignorância demonstrada por alguns automobilistas e peões, diante do novo Código de Estrada, em vigor desde Abril último.
Para Mateus Zeferino Antunes, os agentes de trânsito têm sido pouco actuantes para com os infractores, pois é grande o número de automobilistas e motoqueiros que telefonam em plena condução.
De igual modo, disse ver muitas vezes utentes de viatura conduzirem sem os cintos de segurança e motoqueiros sem os respectivos capacetes.
Paulino Santos é taxista e corrobora da opinião de Mateus Antunes. Ele reconhece haver enormes irregularidades de trânsito, por parte dos automobilistas.
Exortou, por isso, os automobilistas, motociclistas e ciclistas a ***prirem com as orientações do novo Código de Estrada, por forma a facilitarem o desempenho dos agentes reguladores de trânsito.
Manifestou-se preocupado com o facto de alguns agentes da Polícia Nacional e dirigentes governamentais praticarem infracções, actos que, para si, "motivam os automobilistas locais a incumprirem a Lei".
Já a cidadã Margarida Justino Ngueve aconselhou os peões, sobretudo, crianças e idosos a utilizarem as passadeiras para atravessar as estradas ou ruas, por forma a evitarem eventuais acidentes nesta circunscrição.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:22 am

Maternidade
Mais de vinte mil bebés nascem na província do Bié
Kuito - Vinte e dois mil e 340 partos foram realizados de Janeiro a Junho deste ano, nas maternidades, centros de saúde e domiciliares na província do Bié, informou hoje, no Kuito, director província da Saúde José Augusto Gonçalves.
Falando à Angop, o responsável explicou que, dentre os partos, nove mil 938 foram realizados nas diversas maternidades e centros maternos infantis da região, enquanto os restantes realizaram-se em domicílios, assistidos por parteiras tradicionais.
Estes últimos foram seguidos pelos serviços de Saúde a nível da província.
Os partos domiciliares, acrescentou, foram acompanhados pelas parteiras tradicionais que, mesmo tendo enfrentado dificuldades, fizeram "um excelente trabalho em prol o bem-estar das mulheres e dos recém-nascidos".
José Gonçalves disse, por outro lado, que regista-se actualmente maior índice de partos nas residências, muitos dos quais pela confiança pelas parteiras caseiras.
Outros, realçou, fazem-no "por ignorância e desconhecimento dos perigos que podem acontecer em parto realizados nas residências", associando-se algumas vezes à fuga às consultas pré-natais, para o acompanhamento da gravidez, da mãe e do fecto.
Sem referenciar o número de nados vivos e mortos registados nas zonas rurais, referiu que a instituição tem vindo a realizar acções de formação das parteiras tradicionais, sobre as técnicas de trabalho de parto, com vista a melhorar o quadro.
Elas aprendem também, nesses cursos, matérias ligadas à conservação dos materiais, associando-se ainda à sensibilização da população, especialmente gestantes e mulheres em idade fértil, no sentido de afluírem aos serviços hospitalares nesta circunscrição.
José Augusto Gonçalves precisou que o sector controla uma maternidade no Hospital Provincial, seis centros maternos infantis, sendo dois no município do Kuito e igual número nas circunscrições de Katabola, Kunhinga, Andulo e Chinguar.
De igual modo, tem registadas diversas salas de partos nos postos de saúde instalados nas sedes comunais, embalas e alguns postos administrativos que "oferecem condições aceitáveis de assistência a mulher no geral".
Acrescentou que o sector da Saúde no Bié trabalha para instalar brevemente blocos operatórios de auxílio às salas de partos, sempre que forem necessárias intervenções cirúrgicas (cesarianas) em partos complicados (alto risco obstétrico).
Enalteceu a colaboração das populações na conservação das instituições sanitárias no geral, bem como actuação das mulheres por altura de partos.
Perspectiva-se para 2009, segundo o responsável, a construção das maternidades dos hospitais municipais do Kuito e Katabola, respectivamente.
Acrescentou, por outro lado, que estão em fase de conclusão as maternidades afectas aos Hospitais Missionários de Vouga (Kunhinga), Chicumbi (Andulo), Katota (Chitembo), bem como as salas de parto nos pontos de saúde das comunas de Cachingues (Chitembo) e Chiuca (Katabola), na província do Bié.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 8:23 am

Bié
TAAG reinaugura instalações no Kuito
Kuito - A governadora do Bié, Cândida Celeste da Silva, procedeu hoje (quinta-feira) a reinauguração do balcão das instalações da companhia área nacional TAAG, na cidade do Kuito, reabilitado e equipado com novos meios de serviços.
Em declarações à Angop, a governadora Cândida Celeste da Silva disse que reinauguração do balcão da companhia demonstra o interesse na melhoria da circulação área de pessoas e mercadorias.
A frequência de voos da TAAG vai estimular o interesse de empresários angolanos e estrangeiros em investir na província, nos diversos domínios socioeconómicos.
O chefe de escola da TAAG no Bié, Isidro Bebiana, congratulou-se com o facto, sublinhando que a instituição e parceiros continuam a envidar esforços para que se retome a frequência regular de voos da companhia, no aeroporto local "Joaquim Kapango".
A pista do aeroporto recebe obras de restauro desde 2004 e os trabalhos na fase final.
Foram já realizados trabalhos de terraplenagem, ampliação do tapete asfáltico, iluminação, vedação, estando actualmente a decorrer a sinalização da pista, a montagem do sistema de iluminação e a limpeza das bermas.
A pista possui uma extensão de dois mil e 700 metros de comprimento, 60 de largura e está pronta para receber aviões de qualquer dimensão.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 06, 2009 12:41 am

Projecto
Província do Bié conta com cem autocarros para transporte público

Kuito - Cem autocarros para o serviço de transporte público foram entregues hoje (sexta-feira), na cidade do Kuito (Bié), pelo ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, no quadro do programa do Governo que visa ligar o país por estrada.

Dos autocarros, doze são da marca Scania, 13 Mercedes, 30 Blue Bird e 45 Leyland que vão, a partir dos próximos dias, fazer rotas inter-municipais, provinciais, bem como urbanas, visando impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da região e da população.

Os autocarros possuem capacidade de transportar 50 elementos sentados e cerca de quatro toneladas de carga.

Para melhor preservação e gestão dos meios, foram licenciados quatro empresas privadas ligadas à área dos transportes e turismo, nomeadamente, GICP Lda, TECABE Lda, GEOGRANY Lda e SOFOFE Lda que suportarão, igualmente, os custos de manutenção.

Augusto da Silva Tomás realçou que a entrega dos automóveis públicos é uma continuidade do programa nacional de distribuição de transportes colectivos inter-municipais, provinciais e urbanos, traçado pelo Governo, sob orientação do presidente José Eduardo dos Santos.

Frisou que a conquista da paz que têm facilitando o desenvolvimento de vários projectos em beneficio da população, como a construção e reabilitação de estradas e pontes.

O programa, além de facilitar o intercâmbio entre o campo, cidades e províncias, contribuirá, também, para a criação de postos de trabalho para motoristas, mecânicos, cobradores e outro pessoal.

Apelou, por outro lado, às empresas gestoras dos meios para ***prirem, rigorosamente, com as regras estabelecidas como manutenção e prestação de serviços de qualidade aos cidadão.

Frisou que as concessionárias das marcas Scania, Mercedes, Blue Bird e Leyland estão orientadas para abrir oficinas regionais para garantirem assistência técnica às empresas licenciadas para gerir os autocarros.

Augusto da Silva Tomás asseverou ainda que os autocarros oferecem segurança e conforto tanto para o meio urbano como rural.

O governador em exercício do Bié, Adolfo Andrade, sublinhou que o Governo local vai trabalhar com as empresas locais no sentido de garantir a preservação dos autocarros para o bem da população e desenvolvimento socioeconómico da província.

Adolfo Andrade aconselhou a população a ajudar as empresas gestoras na preservação dos bens, tendo uma conduta adequada no uso dos autocarros e as gestoras a respeitarem o cidadão.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 1:29 am

Bié
Vacinadas 10.874 crianças contra a polio e sarampo no Kunhinga


Kunhinga - Dez mil 874 crianças menores de cinco anos de idade foram vacinadas contra a sarampo e a poliomielite no município do Kunhinga, 30 quilómetros a norte da cidade do Kuito, província do Bié, durante a segunda fase da campanha realizada de 14 a 28 de Junho, sob lema "viva a vida com saúde".

Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o chefe de saúde pública naquela municipalidade, Gomes da Silva, realçou que os infantes beneficiaram também do desparasitante (Albendazol), assim como de vitamina "A".

Segundo o responsável, a campanha envolveu 21 equipas de vacinadores, compostas por quatro elementos cada.

Gomes da Silva fez saber que comparativamente à campanha anterior, registou-se um aumento de cerca de duas mil crianças, dada a sensibilização levada a cabo junto das populações.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 08, 2009 3:47 am

Ivestimento
Empresários pretendem investir na agricultura e construção de novas lojas no Bié

Catabola - A classe empresarial do município de Catabola, província do Bié, garantiram hoje, terça-feira, aumentar o volume de investimentos no sector da agricultura e na construção de infra-estruturas socioeconómicas, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


O facto foi revelado pelo administrador municipal, Antunes Sapalo, após o encontro mantido com os empresários locais.


Antunes Sapalo disse que o interesse dos investidores vai ajudar a reabilitar as infra-estruturas destruídas pela guerra, estimular o crescimento de Catabola, bem como a melhorar a situação social e económica dos munícipes.


O responsável aproveitou a ocasião para apelar as agências bancárias existentes na província, nomeadamente, Banco de Poupança de Crédito, Banco de Fomento Angola (BFA), Sol, Banco Internacional Crédito (BIC) e Banco Africano de Investimento (BAI) a cederem créditos bonificados aos empresários, visando a concretização dos projectos em prol da população.


Por seu turno, o empresário Francisco Zico, reconheceu o esforço do governo virado na melhoria da vida das populações e disse que pretende efectuar investimentos no sector da agricultura e desenvolvimento rural, isto é, oferecendo facilidade de aquisição de instrumentos de trabalho, sementes e fertilizantes por parte dos camponeses daquela circunscrição.


Situado a 50 quilómetros a leste do Kuito (Bié), Catabola possui uma população estimada em cerca de 156 mil habitantes, cuja actividade quotidiana baseia-se na agricultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, pesca e caça.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 2:56 am

Bié
Projecto agro-pecuário necessita de mais de trezentos milhões de kwanzas


Kuito - A Direcção Provincial dos Antigos Combatentes necessita de trezentos e sessenta milhões de kwanzas para a implementação de projectos agro-pecuários em benefício dos assistidos.

Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o director provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra do Bié, Pedro Sabino, sublinhou que a implementação do projecto de cultivo de hortícolas, a criação de aves e animais de pequeno porte visa, essencialmente, elevar os níveis de vida dos pensionistas e suas famílias, assim como melhorar a dieta alimentar dos mesmos, realçado que para tal prevê-se agrupar os beneficiários em associações e cooperativas agrícolas.

Disse ainda que os projectos serão implementados nos municípios do Andulo, Chinguar, Kamacupa e Kuito e espera contar com a intervenção do ministério de tutela e com o Governo da Província do Bié.

A instituição, segundo afirmou, tem registado cerca de cinco mil pensionistas como órfãos, viúvas e portadores de deficiência física.

A par destes programas, frisou, a instituição pretende ainda para os próximos tempos a construção de um bairro residencial destinado a pensionistas afectos aos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra, no sentido de acomodá-los condignamente.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DO BIÉ

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron