NOTÍCIAS DO BIÉ

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 23, 2010 2:45 am

Bié
Família e Promoção da Mulher apela ao combate do uso excessivo de bebidas alcoólicas

Kuito
-
A directora provincial da Família e Promoção da Mulher (DIFAMU) no Bié, Ana Bela Coivo Ngonga, aconselhou hoje, na Kuito, a juventude no sentido de renunciar ao consumo exagerado de alcoolismo e dedicarem-se à formação académica e profissional, para contribuírem no desenvolvimento socioeconómico da província.
Em declarações à Angop, a responsável sublinhou que o uso descontrolado de bebidas alcoólicas contribui negativamente para o desempenho físico e mental dos jovens.
Segundo a fonte, dentre os prejuízos constam a pouca inclinação na formação académica e profissional, fraca produtividade nos locais de trabalho, acrescentando que compromete igualmente o futuro da juventude, bem como no atraso do desenvolvimento da província.
Para o sexo feminino, lamentou que o alcoolismo leva-as à prostituição e acarreta enormes consequências, como doenças sexualmente transmissíveis, entre outros males.
Frisou que a instituição, em parceria com os sectores da Educação, da Juventude e Desportos, Polícia Nacional (PN), Forças Armadas Angolanas (FAA) e associações juvenis, trabalha seriamente na sensibilização da juventude com vista aderirem em actos positivos, mormente desporto, música, dança, artes plásticas, entre outros.
Enalteceu o trabalho realizado pelas instituições religiosas, associações partidárias, em especial a JMPLA, no combate contra o alcoolismo, prostituição no seio da juventude, tendo ainda apelado ao respeito dos direitos das crianças e resgate dos valores morais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 25, 2010 1:32 am

Bié
Consumidores aconselhados a preservar chafarizes

Kuito -
O director provincial de energia e águas no Bié, Abel Guerra Paulo, solicitou hoje no Kuito, à população no sentido de colaborar na preservação dos investimentos afectos ao sector, principalmente os chafarizes, contadores, torneiras, entre outros meios, visando a sua durabilidade.
O responsável fez esta solicitação pelo facto de se registar a danificação de torneiras nos chafarizes, desvio de conduta de transporte de água e outros meios por parte da população, o que não ajuda na melhoria dos serviços prestados à população.
Apesar de inúmeras dificuldades que o sector atravessa, sublinhou que a instituição continua a envidar esforços, no sentido de melhorar a qualidade dos serviços, mormente, oferecer mais água potável às populações, de modo a contribuir na melhoria da qualidade de vida dos citadinos.
Disse registar-se, nos últimos tempos, indivíduos não identificados que optam em destruir outros empreendimentos, sobretudo no Kuito, o que de certa maneira não contribui para o desenvolvimento da região.
Apelou à população no sentido de denunciar aqueles que estiverem a incorrer em tais actos, visando evitar a danificação dos bens públicos.
Abel Guerra salientou que o sector de energia e águas prevê colocar, nos próximos tempos, sistemas de água e luz nos locais de maior aglomeração populacional, no sentido de garantir uma vida mais condiga às populações.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 28, 2010 1:32 am

Bié
População do Belo Horizonte aconselhada a preservar os bens públicos

Kunhinga –
O governador da província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, instou, nesta sexta feira, a população da comuna do Belo-Horizonte, município do Kunhinga, no sentido de trabalharem na preservação dos bens públicos, para o desenvolvimento socioeconómico da região.
O governante fez este apelo num encontro que manteve com a população local, depois da visita de avaliação do estado da ponte sobre o rio Kunhinga, no troço Belo-Horizonte(Kunhinga)/Gamba(Nharea), tendo-se mostrado preocupado com a atitude do cidadão que incendiou a ponte.
Álvaro Boavida Neto disse necessário que a população se mantenha vigilante de forma a combater actos que não contribuem para o desenvolvimento do país.
"O governo tem a missão de construir e reconstruir as pontes para garantir a circulação de pessoas e bens e a população de ajudar o governo na preservação e cuidado destes bens de forma a não serem destruídos", disse.
Por sua vez, o segundo comandante para ordem pública, superintendente-chefe Filomeno Araújo, disse que a corporação está já no encalço dos causadores da destruição da ponte.
O oficial superior apela a população no sentido denunciar todos aqueles que tentam praticar actos criminosos que não contribuem para o bem-estar dos cidadãos.
A ponte, com 18 metros de ***primento e seis de largura construída há quatro anos, foi destruída dia 15 de Junho, em consequência de um incêndio provocado por um indivíduo não identificado.
A destruição da ponte está a dificultar a circulação de pessoas e bens no troço Belo-Horizonte (Kunhinga) /Gamba (Nharea).
Já na sede do município do Kunhinga, o governador visitou algumas obras, com destaque para uma escola de 12 salas de aulas, do hospital municipal, do palácio, do comando municipal da Polícia Nacional, entre outras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 01, 2010 1:45 am

Bié
Vacinadas mais de 400 mil crianças contra poliomielite

Kuito
-
Pelo menos 421.73 crianças, menores de cinco anos de idade, foram vacinadas contra a poliomielite na última campanha de vacinação realizada no mês de Junho do ano em curso, na província do Bié.
A informação foi avançada hoje, quarta-feira, pelo chefe de secção para os cuidados primários de saúde, Óscar Eduardo Bambi, afirmando que a campanha de vacinação resultou numa cobertura na ordem de 100 porcento.
Comparativamente à campanha realizada em Maio de 2010, registou-se um ligeiro aumento, já que foram imunizados 409.804 petizes, menores de cinco anos de idade.
Óscar Eduardo Bambi disse ainda que foram igualmente imunizados em Abril deste ano, contra a poliomielite, 388.533 petizes, numa previsão de 341.279 crianças, pelo sector da saúde.
Acrescentou que durante as campanhas realizadas nos meses de "Abril, Maio e Junho", o Kuito foi o município onde se vacinou maior número, numa média de 137. 578 crianças por cada jornada.
Para o êxito da jornada de vacinação contou-se com mil 528 vacinadores e registadores, 382 mobilizadores sociais, 193 coordenadores e supervisor de equipas, 23 supervisor de mobilização social, 110 membros das comissões coordenadora provincial, municipais e comunal, 11 assessores nacionais e 32 inquiridores para a monitorização de qualidade.
Disse ainda que associaram-se instituições religiosas, autoridades tradicionais e outros voluntários, essencialmente na sensibilização dos pais e encarregados de educação no sentido de levarem os filhos junto dos vacinadores que circulavam pelas comunidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 03, 2010 12:43 am

Bié
Mais de 42 mil cabeças de gado bovino serão vacinadas

Kuito
-
Mais de quarenta e duas mil cabeças de gado bovino serão vacinadas, na província do Bié, contra pneumonia contagiosa, durante a campanha de vacinação que iniciou hoje na localidade da Chicava, comuna do Cambandua, no município do Kuito.
Na ocasião, o chefe do departamento dos serviços veterinários, Domingos Jovita Ngueve, disse que numa primeira fase serão a penas abrangidos os municípios do Kuito, Chinguar e Andulo.
Garantiu haver quantidades suficientes de doses de vacinas, para imunizar todos animais.
Por seu turno, a vice-governadora para esfera económica e social do Bié, Ana Maria Muvuai, que procedeu a abertura da campanha, considerou importante a vacinação dos animais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 07, 2010 12:15 am

Bié
Comandante da Polícia Fiscal defende criação de mais postos de fiscalização

Kuito
-
A comandante nacional da Polícia Fiscal, subcomissário Maria Madalena Vieira Gamboa, defendeu hoje, no Kuito, província do Bié, a necessidade de criação de mais postos de fiscalização aduaneira e de migração, por formas a evitar a entrada ilegal de produtos e de pessoas.
Falando à Angop, Maria Gamboa frisou ainda que tudo passa por uma instrução permanente do quadro do pessoal, visando assegurar o controlo na região.
Fez saber que a ideia é melhorar as condições de trabalho e motivar o efectivo da corporação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 12, 2010 9:20 pm

Bié
Governador pede responsabilidade aos administradores

Chinguar
-
O governador do Bíe, Álvaro Boavida Neto, pediu hoje, segunda-feira, no município do Chinguar, aos administradores municipais, maior responsabilidade na execução dos programas tendentes a melhoria de vida da população desta parcela do país.
O governante que falava na abertura da II reunião técnica com os administradores municipais, sublinhou que a paz continua ser um dos bens para a sustentabilidade do progresso dos programas atinentes a melhoria da vida da população, advogando a necessidade de se trabalhar arduamente para o bem do povo.
Boavida Neto disse que os administradores devem intervir seriamente nos programas que visam a melhoria dos programas da saúde nas comunidades, educação, saneamento básico do meio, contenção da raiva, aumento da produção agrícola, entre outros.
Estes e outros programas, segundo o governador do Bié, visam somente a melhoria da vida da população.
Durante o encontro, onde participam todos administradores municipais serão discutidos assuntos relacionados com o grau de ***primento das orientações saídas na primeira reunião, reavaliação e actualização dos programas municipais, investimentos públicos e fundo de gestão municipal.
Serão igualmente discutidos assuntos sobre as ausências dos administradores municipais nas suas áreas de jurisdição, relatório dos concursos público, combate as transgressões de recursos florestais, combate da raiva, construção de canis/gatis.
Reflexão sobre as possibilidades da arrecadação de receitas e impostos nos municípios, atribuição de terrenos agrários e processo de cadastramento e bancarização dos subsídios das autoridades tradicionais, são dentre outros assuntos que merecerão análise na segunda reunião técnica dos administradores municipais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 19, 2010 8:42 pm

19-07-2010 18:23

Bié
Melhorado fornecimento de energia eléctrica no Kuemba

Kuemba -
O fornecimento de energia eléctrica na sede do município do Kuemba, província do Bié, regista melhorias desde o último fim-de-semana, mercê da aquisição e entrada em funcionamento de um novo grupo gerador, de 300 Kva.
O grupo gerador foi entregue pelo primeiro-secretário do MPLA Álvaro Manuel de Boavida Neto, no quadro da visita de constatação que efectuou àquela circunscrição.
O novo grupo gerador, adquirido no quadro do programa de descentralização financeira e gestão municipal, vai auxiliar o já existente de 100 Kva no melhoramento do fornecimento de energia eléctrica à população local.
O administrador do Kuemba, Alcedo Lino, disse que antes o fornecimento de energia eléctrica era feito com restrições, devido à fraca capacidade do antigo grupo gerador.
Doravante, assegurou, o mesmo será constante.
Alcedo Lino disse estarem a trabalhar para o aumento de consumidores, visando corresponder com a capacidade dos dois grupos geradores, acrescentando que actualmente alimentam setecentas fontes, entre postes de iluminação pública e residências.
Disse ainda que o mesmo vai também permitir a administração de aulas no período nocturno, bem como reduzir o índice de criminalidade naquele município.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 21, 2010 6:08 pm

21-07-2010 15:46

Bié
CVE emprega três milhões de euros em programas de segurança alimentar e nutricional

Kuito -
Cerca de três milhões de euros serão empregues nos próximos quatro anos (2010-2014), pela Cruz Vermelha da Espanha (CVE), nos programas de segurança alimentar e nutricional a serem executados nos municípios do Cunhinga, Camacupa e Kuito, na província do Bié.
Em entrevista hoje à Angop a representante da Cruz Vermelha de Espanha (CVE), no Bié, Maria Vitória, sublinhou que o projecto vai beneficiar mais de 700 pessoas residentes nas zonas rurais daqueles municípios.
O projecto, segundo a fonte, tem a finalidade de contribuir na melhoria da dieta alimentar e nutricional das famílias, assim como oferecer ferramentas que ajudem os camponeses a combater a fome, nudez e outros males no seio das comunidades.
Maria Vitória salientou que actualmente a sua instituição em parceria com a Cruz Vermelha de Angola (CVA) realiza o levantamento dos locais e das famílias ainda vulneráveis, com vista a permitir a sua inserção no mesmo projecto, bem como permitir uma eficácia na execução do referido projecto.
A responsável disse ainda que as referidas famílias (beneficiarias) vão receber instrumentos de produção, transformação e conservação dos alimentos de forma a contribuir na mudança de mentalidade dos camponeses que preferem apenas comercializar os produtos ao invés de se alimentar adequadamente.
O referido Projecto de acordo ainda com a responsável, contará igualmente com o apoio das administrações municipais, direcção local da agricultura e associações de camponeses da província.
Entretanto, entre 2007 a 2010, a CVE financiou um programa do género, no valor de um milhão e 500 mil de euros, tendo beneficiado mais de 400 famílias, nas localidades de Cunhinga, Camacupa e Kuito (Bié).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 23, 2010 5:59 pm

Bié
População deve continuar a colaborar na entrega voluntária de armas de fogo

Chinguar
- O comandante da Policia Nacional (PN) do município do Chinguar (Bié), superintendente chefe António Jorge "Caló", defendeu hoje, quinta-feira, a necessidade da sociedade civil continuar a aderir em massa no processo de entrega voluntária de armas de fogo e outros materiais bélicos em posse ilegal.
Em declarações à Angop, o responsável sublinhou que, a entrega voluntária de armas de fogo e outros materiais letais vai possibilitar oferecer a tranquilidade nos cidadãos, salvaguarda da paz e reconciliação nacional nas comunidades.
Disse ainda que, durante o primeiro semestre do ano em curso, a "PN" no Chinguar não registou a entrega voluntária de armas de fogo, sublinhando que a corporação prossegue com as acções de sensibilização, através de palestras, junto da população, visando inverter a situação.
As palestras segundo ele, tem permitido o esclarecimento da população sobre os perigos de possuir armas de fogo e material letal em suas residências.
Enalteceu ainda o trabalho positivo das autoridades tradicionais e religiosas, que segundo ele, ajudam a comissão provincial de desarmamento da população civil no Bié, no processo de recolha do armamento bélico em posse ilegal dos cidadãos.
Instou por outro lado, os efectivos da "PN", entidades religiosas e autoridades tradicionais no sentido de reforçarem as acções de sensibilização dos cidadãos a cerca dos efeitos negativos destes meios, visando manter a preservação de vidas humanas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 17, 2010 4:20 pm

17-08-2010 12:03

Bié
Mais de 40 jovens formam-se em diversas especialidades no Andulo

Andulo
- Quarenta e cinco jovens estão a ser formados em várias especialidades, no Pavilhão de Formação de Artes e Ofícios do município do Andulo, província do Bié, no quadro do projecto denominado "Sol do Andulo", informou hoje, terça-feira, o seu coordenador, André Fernando.
A fonte sublinhou que o mesmo é financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(Pnud) num valor de 10 mil dólares americanos.
O responsável disse ainda que o referido montante está igualmente a servir para a compra de kits de trabalhos e para o subsídio dos formadores da instituição.
Referiu que os jovens estão a ser formados nas especialidades de alvenaria carpintaria, canalização, electricidade e serralharia.
De acordo com o chefe do centro, Manuel Chilulo, os jovens depois da sua formação estarão habilitados e capacitados para serem inseridos no mercado de emprego.
Manuel Chulolo apelou aos jovens do município interessados em possuir uma formação, no sentido de afluírem à instituição para serem inseridos nos cursos que o pavilhão tem estado a ministrar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 07, 2010 9:46 pm

06-09-2010 13:47

Bié
Governo emprega mais de dois biliões de Kwanzas no combate à pobreza

Kuito
- O governo do Bié vai, até Dezembro deste ano, empregar 2 biliões 18 milhões 708 mil e 608 Kwanzas, na execução de programas de combate à pobreza no seio da população da província.
O facto foi tornado hoje público pelo governador da província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, na abertura da reunião sobre a "pobreza", numa iniciativa do Ministério da Administração do Território (MAT).
O evento visa capacitar os técnicos de conhecimentos necessários para finalizar os programas integrados, adequar o Orçamento Geral do Estado a província, bem como acelerar a conclusão de pequenas infra-estruturas sociais no seio das comunidades.
O programa de combate à pobreza no Bié, segundo Boavida Neto, abrange os projectos de construção, reabilitação e apetrechamento de mais escolas, hospitais, centros infantis, jardins, reabilitação de chafarizes, aquisição de grupos geradores e outros.
A reabilitação de estradas terciárias, pontes e pontecos, aquisição de mais instrumentos de produção (charruas, enxadas, catanas, limas e outros), reabilitação de feiras agrícolas, incentivo a criação de gado bovino, fazem parte do cronograma do governo da província que visa o combate da pobreza nas comunidades.
Segundo ainda o governante, o programa será reforçado com a introdução de acções de alfabetização, formação de quadros nas as administrações municipais, visando promover a participação activa dos funcionários e das mulheres em geral na efectivação das actividades para o engrandecimento das localidades.
Participam no certame, que termina ainda hoje, directores provinciais, administradores e responsáveis das secções do gabinete de estudo planeamento e estatística dos nove município.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 08, 2010 10:05 pm

08-09-2010 16:26

Bié
Mais de 10 mil cidadãos frequentam aulas de alfabetização

Kuito
-
Dez mil 991 cidadãos, entre jovens e adultos, frequentam as aulas de alfabetização na província do Bié, informou hoje no Kuito, o director da educação em exercício, Basílio Caetano.
Falando por ocasião do dia internacional da alfabetização, o responsável aproveitou também a data para enaltecer o empenho das estruturas governamentais na criação de condições para impulsionar o programa de combate ao analfabetismo.
Basílio Caetano realçou que tal programa beneficiou, em 2009, 44 mil 54 alfabetizados, assegurados por 361 alfabetizadores
Frisou ainda que para a materialização do projecto são utilizados os métodos de ensino denominados por "Dom Bosco", "Para gostar ler e escrever", " Sim eu Posso", este último em regime experimental, apenas implementado nos municípios do Kuito e Kunhinga.
Asseverou, por outro, que a instituição trabalha seriamente na localização de locais por onde possam instalar televisores, utilizando sistema áudio visual no sentido de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alfabetizados, prevendo-se ainda expandir as acções a nível da província.
O projecto, segundo a fonte, conta com a parceria da OMA, JMPLA, instituições religiosas, da direcção dos antigos combatentes e veteranos de guerra, polícia nacional, associações apoiam a criança "ADAC", entre outras.
O índice de cidadãos alfabetizados, segundo ele, indicam para níveis de diminuição efectiva de analfabetos na região, tendo, no entanto, convidado a sociedade civil, em especial as mulheres, a empenharem-se nas aulas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 2:52 pm

10-09-2010 11:30

Bié
Responsável aconselha pais a falarem com os filhos sobre a preservação dos meios de ensino

Kuito
- O director da educação, na província do Bié, Manuel Gonga, apelou hoje, sexta-feira, aos pais e encarregados de educação no sentido de incentivarem os alunos a conservarem as carteiras, quadros pretos e outros meios colocados ao seu dispor.
Em declarações à Angop, o responsável sublinhou que a iniciativa vai permitir que os meios de ensino adquiridos sirvam para outros alunos.
A conservação dos meios de ensino, salientou, ajudam ainda a poupar os recursos financeiros empregues pelo Estado.
Anualmente, a direcção de educação, na província do Bié, distribui livros, carteiras, quadros e outros bens diversos às escolas, no quadro do programa bata escolar para os alunos de famílias mais desfavorecidas.
O programa bata escolar garante a entrega gratuita de batas, livros, lápis, cadernos, entre outros objectos, acrescentando que o projecto tem contribuído na melhoria do ensino e aprendizagem
No presente ano lectivo, no Bié, foram matriculados 650.953 alunos em diversos níveis de ensino, distribuídos em 3 mil 960 salas de aulas. O processo de ensino aprendizagem é assegurado por 12.997 professores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:44 am

Consideração
Relações com partidos políticos são excelentes - governador do Bié

Luanda
-
O governador provincial do Bié, Álvaro de Boavida Neto, considerou "excelentes" as relações entre o seu executivo e as representações dos partidos políticos, bem assim com o círculo local da Assembleia Nacional.
Em entrevista exclusiva à Angop, referiu que as delegações dos partidos, através dos seus responsáveis, aos vários níveis, têm dado o seu contributo para a melhoria da acção governativa.
Exemplificou que os partidos, apesar de limitações, procuram exercer a sua actividade fiscalizadora e, encaminhado as suas recomendações, são analisadas pelas autoridades.
Quanto as relações com o Círculo Provincial da Assembleia Nacional, o governador realçou que a maioria dos deputados que compõem o órgão são do partido governante, facto que facilita a comunicação entre ambas instituições.
“O nosso principal objectivo é o combate à fome e à pobreza, pelo que criamos mecanismos eficazes com vista a melhorar as condições de vida do povo. Este facto leva-nos a trabalhar em consonância com todas estruturas politicas”, reforçou.
A província do Bié com uma extensão de 70.314 quilómetros quadrados tem como capital a cidade do Kuito e uma população estimada em cerca de dois milhões de habitantes.
Administrativamente circunscreve nove municípios, designadamente Kuito, Andulo, Nhãrea, Cuemba, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Chinguar e Chitembo.
O seu clima é tropical de altitude, muito propício à prática da agro-pecuária. Diamantes e minerais como caulino, ferro, manganês, assim como radioactivos podem encontrar-se no seu subsolo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO BIÉ

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron