NOTÍCIAS DO BIÉ

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 15, 2010 9:51 pm

15-09-2010 18:38

Bié
Vida e obra de Neto foi tema de palestra no Kuito

Kuito
-
A vida e obra do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi tema de uma palestra dirigida aos jovens de diversas instituições escolares da cidade do Kuito, província do Bié, realizada hoje sob égide da Direcção Provincial da Cultura.
Durante a palestra, o vice-governador do Bié, para organização e serviços técnicos, Andrade Adolfo, destacou os feitos de António Agostinho Neto, na libertação do povo angolano da repressão colonial, até a proclamação da independência a 11 de Novembro de 1975.
O palestrante disse ser necessário que a juventude saiba os feitos de Agostinho Neto, para com o país, servindo de ensinamento para as novas gerações.
"É necessário que a juventude tenha espírito de bravura em ajudar o governo na solução dos problemas que afectam a população,principalmente na preservação dos bens públicos”, disse.
António Agostinho Neto, segundo ele, deve servir de exemplo para os angolanos por ser um homem de forte personalidade, que se dedicava tanto, e preocupava-se para o bem-estar do povo, através do o seu legado “o mais importante é resolver os problemas do povo”.
Durante a palestra, foi lida a biografia do presidente António Agostinho Neto, sua vida académica, trajectória política e os seus feitos que culminaram com a libertação do povo angolano, depois de longos anos sob jugo do colonialismo português.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 17, 2010 7:05 pm

17-09-2010 7:01

Saúde
Govern do Bié aposta na redução da mortalidade materno infantil

Kuito -
O governo da província do Bié está trabalhar para a redução da mortalidade materno infantil, através da implementação e execução de programas dirigidos ao sector da saúde.
Em declaração hoje à Angop, a vice-governador para área social e económica Ana Maria Muvuay, salientou que o Executivo está trabalhar para redução da mortalidade materno infantil na ordem de 10 porcento até 2012.
Ana Maria Muvuay afirmou que a redução da mortalidade materno infantil passa pela construção e apetrechamento de mais infra-estruturas hospitalares, com mais de 60 camas nas povoações e aldeias distantes das cidades e vilas.
Segundo disse, o governo prevê aumentar a capacidade de internamento no hospital provincial, através da requalificação dos hospitais municipais, visando melhorar assistência médica aos citadinos
Disse ainda que está a se trabalhar igualmente na melhoria da assistência neo-natal e pré-natal, nos centros maternos infantis e no enquadramento de novos funcionários.
A província do Bié conta com 117 instituições hospitalares e a assistência sanitária é assegurada por quatro mil e 147 técnicos, entre médicos, enfermeiros e trabalhadores auxiliares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 21, 2010 3:39 pm

21-09-2010 12:25

Bié
JMPLA analisa vida interna da organização

Kamacupa
-
Os membros do comité municipal da JMPLA, organização juvenil do MPLA em Kamcupa, provincia do Bié, reuniram-se nesta segunda-feira naquela circunscrição na sua V sessão ordinaria com o objectivo de analisar a vida interna da organização, tendo em conta os desafios do futuro.
Durante o encontro, foram discutidos assuntos ligados à estratégia para o desenvolvimento socioeconómico e político do município, o papel da JMPLA no seio das populações, quotização, a importância da sustentabilidade da organização, recrutamento de mais membros para organização, entre outros.
O primeiro secretário do MPLA naquele municipio, Afonso Jorge Assafe, que orientou a reunião considerou positivo o funcionamento da JMPLA naquela circunscrição porque, segundo ele, está a contribuír para o crescimento do partido.
Afirmou que a JMPLA como viveiro do partido deve trabalhar na sensibilização, mobilização e recrutamento de mais membros para fortalecer as estruturas do MPLA, tendo em conta os desafios do futuro.
Afonso Assafe apelou a juventude filiada na JMPLA e não só, no sentido de trabalhar no combate da violência no gênero, o uso excessivo de bebidas álcóolicas e droga.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 24, 2010 8:45 pm

24-09-2010 18:44

Educação
Programa merenda escolar no Bié terá alimentos locais

Kuito
– O sector da Educação na província do Bié vai introduzir no ano lectivo 2011, no programa de merenda escolar, alimentos produzidos localmente, anunciou hoje, no Kuito, o titular do sector Manuel Gonga.
Falando à Angop, informou que a introdução de produtos alimentares locais, tais como batata rena, batata-doce, mandioca, milho e frutas diversas vai ajudar o sector a cobrir as falhas registas no decorrer do presente ano lectivo.
Explicou que actualmente o fornecimento dos produtos é feito através do Programa Alimentar Mundial (PAM) e outros parceiros das provinciais do litoral.
O projecto, adiantou, vai igualmente contribuir para o engrandecimento do empresariado local, incentivando-os a empenharem-se nas acções que possam contribuir no fortalecimento do sector da educação, nesta parcela do país.
Sem adiantar o número e o nome das empresas, referiu que decorrem actualmente inscrições das empresas interessadas no projecto, acrescentando que, após a inscrição, serão seleccionadas aquelas que oferecerem maior confiança.
Questionado sobre a ausência da merenda escolar na província, no presente ano lectivo, sublinhou que o governo, através do sector da Educação, trabalhou no sentido de a merenda escolar de 2011 abranger todas escolas locais.
Este ano, foram matriculados no Bié 650 mil e 953 alunos em diversos níveis de ensino, distribuídos em três mil 960 salas de aulas. O processo de ensino aprendizagem é assegurado por 12 mil e 997 professores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 30, 2010 8:44 pm

30-09-2010 18:37

Bié
Pesca artesanal vai beneficiar de mais de oitenta novas canoas a motor

Kuito
A Direcção da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas no Bié vai entregar, em Outubro, 88 embarcações a motor aos pescadores associados, visando aumentar a captura de pescado.
Ao falar hoje à Angop, o director da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas na região, Marcolino Rocha Sandemba, sublinhou que as embarcações a distribuir irão reforçar as 64 outras já em posse de pescadores artesanais.
A distribuição das embarcações aos beneficiários, segundo a fonte, permitiu entre os meses de Julho a Setembro de 2010 a captura de vinte e cinco mil quilogramas de peixe, nomeadamente nos municípios de Camacupa e de Chitembo.
Disse que o sector das Pescas controla na província 66 associações de pescas que já beneficiaram de canoas, redes, facas e caixas térmicas.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 08, 2010 7:13 pm

08-10-2010 17:39

Bié
Descargas eléctricas matam dez pessoas

Kuito
– Dez pessoas morreram desde o início da época chuvosa, na província do Bié, em consequência de descargas eléctricas acompanhadas de fortes ventos, informou o coordenador local da comissão técnica da protecção civil, José Pinto.
Falando à Angop, sobre as consequências da chuva, adiantou que, alem dos dez mortos, um número não determinado ficou ferido.
Explicou que as calamidades deixaram 20 casas sem cobertura, na comuna de Chivaulo (Andulo), 55 na sede do município de Kamacupa, 13 outras nas municipalidades de Chitembo e Katabola, deixando inúmeras famílias ao relento.
O coordenador afirmou também que as chuvas provocaram a destruição de algumas culturas de mandioca e milho, este último produzidos em zonas ribeirinhas (nacas).
Assegurou que maior parte das famílias sinistradas já foram assistidas com alguns utensílios e bens alimentares, como chapas de zinco, cobertores, farinha de milho, feijão óleo alimentar, sabão e sal de cozinha.
Garantiu a existência de alguns meios em armazéns para assistir possíveis cidadãos alvos de quaisquer fenómenos naturais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 15, 2010 10:12 pm

15-10-2010 15:43

Bié
Chuvas fazem estragos na comuna do Dando

Nhârea
-
Três pessoas ficaram feridas e 186 famílias da ficaram sem abrigo, na comuna do Dando, município da Nhârea, província do Bié, em consequência das chuvas acompanhadas de fortes ventos que se caíram quinta-feira, naquela região.
Segundo o administrador local, Armando Ngaieta, a calamidade provocou a destruição das residências do administrador e do seu adjunto, do comandante comunal da Polícia naquela localidade, além de algumas escolas e igrejas.
O administrador referiu ainda que as fortes chuvas destruíram 12 hectares de culturas diversas, produzidas nas margens do rio Kwanza.
Neste momento, adiantou, as populações sinistradas clamam por apoios, acrescentando que, as autoridades estão “de mãos atadas” para acudir as vítimas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 22, 2010 9:41 pm

22-10-2010 19:09

Bié
Presidente do Tribunal Supremo apela reclusos a boa conduta

Kuito
-
O presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André, pediu aos reclusos das distintas unidades penitenciárias para pautarem por uma conduta exemplar, observando o plasmado na Constituição da República e a convivência social harmoniosa.
Cristiano André falou para os reclusos quando visitava hoje (sexta-feira) as instalações da comarca do Bié, no quadro da visita que efectua desde quinta-feira à região.
O presidente do Tribunal Supremo apelou aos reclusos para, no final das suas sentenças, envidarem esforços no sentido de não praticarem mais crimes.
"Temos notado nos últimos tempo um aumento significativo de crimes no país, cometidos maioritariamente por jovens, situação que nada contribui para o desenvolvimento da nação, uma vez que a juventude tem a missão de dar continuidade", frisou.
Afirmando que quase todas as cadeias do país estão completamente lotadas, Cristiano André defendeu a necessidade de se fazer um trabalho profundo para diminuir o índice de criminalidade nas comunidades.
Os Serviços Prisionais do Bié controlam 594 reclusos, estando 488 na cadeia da comarca do Kuito e 116 no estabelecimento prisional do Capolo I.
No quadro da sua visita de três dias à província, Cristiano André radiografou a Direcção Provincial de Investigação Criminal e falou com oficiais de justiça oriundos dos tribunais e procuradorias de Benguela, Huambo, Kwanza Sul e Bié.
Quinta-feira encontrou-se com o governador do Bié, Álvaro Manuel Boavida Neto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 04, 2010 4:46 pm

04-11-2010 10:49

Literatura
Obra "Caminho para paz e reconciliação nacional" é apresentada hoje no Bié

Kuito
- A obra literária “Caminhos para paz e reconciliação nacional”, do político Jorge Alicerce Valentim, será lançada e autografada hoje, quinta-feira, no município do Kuito (Bié).
Com 366 páginas, a obra retrata os acordos de Gbadolite e Bicesse de 1989 a 1992, tendo sido editada pela Mayamba com uma tiragem de dois mil exemplares.
Jorge Alicerce Valentim nasceu em 1937 na Canata, município do Lobito, província de Benguela. Militou na Upa/Fnla e na Unita. É brigadeiro das ex-forças militares da Unita, e foi secretário para informação da Unita.
Esta é a sua segunda obra literária, a primeira tem como título “Esperança”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 16, 2010 7:23 pm

16-11-2010 18:59

Bié
Governo do Bié defende famílias coesas

Kuito
-
O governador da província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, advogou hoje, na cidade do Kuito, a necessidade das famílias serem cada vez mais coesas, com vista a garantir um ambiente harmonioso dentro dos lares.
Para o governante, em declarações à Angop, a união no seio das famílias permitirá a redução de índices de violência doméstica, que normalmente resultam em brigas, ferimento e mortes das pessoas envolvidas, bem como a separação de casais nas comunidades.
Álvaro Manuel de Boavida Neto acrescentou ainda ser necessário que os líderes familiares optem pelo diálogo como método de resolução de conflitos nos lares, por formas a possibilitar crescimento saudável e, consequentemente influenciar a educação dos filhos.
Enalteceu o empenho das igrejas sedeadas na província do Bié por constituírem parceiros verdadeiros do governo desta região na solução de problemas existentes no seio das famílias.
Aconselhou as entidades eclesiásticas desta parcela do país no sentido de prosseguirem com seu árduo trabalho ligado à realização de palestras de sensibilização para o fortalecimento dos lares no interior da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 22, 2010 10:54 pm

22-11-2010 19:15

Bié
Técnicos da saúde actualizam conhecimentos sobre nutrição

Andulo
- Trinta e cinco técnicos da Saúde, das comunas de Kalussinga, Kassumbe e Chivaulo, município do Andulo, província do Bié, terminaram no fim-de-semana a participação num seminário de capacitação sobre Mal Nutrição Alimentar e Suplemento Nutricional.
Sob o lema “atendimento humanizado, profissionais responsáveis e valorizados rumo à municipalização dos serviços de saúde”, o seminário ministrou matérias de diagnóstico e tratamento dum mal-nutrido.
Durante cinco dias, os formandos abordaram questões como fases da malnutrição, seu diagnóstico, a malnutrição severa, tratamento sistemático, tratamento e procedimento do internamento, alimentação da criança, bem como a importância do aleitamento materno.
A revisão de critérios como entrada e saída das crianças malnutridas, componentes comunitário, protocolos de actuação da malnutrição, preenchimento do livro de registo e estatística semanal e trimestral são, entro outros, os temas ministrados durante o seminário.
Foram igualmente analisadas questões relacionadas à alimentação da mulher gestante em amamentação na comunidade, programa alimentar suplementar, bem como aprovisionamento de medicamentos e produtos terapêuticos,
A supervisora do programa de nutrição no Bié, Madalena Rodrigues, disse que o seminário serviu para dotar os enfermeiros com matéria relacionada ao atendimento do doentes com malnutrição.
Sublinhou que com esta formação, os profissionais estão capacitados para atender com eficiência e eficácia os doentes com esta patologia, bem como contribuir para na redução morbi-mortalidade causada pela mesma.
A realização do seminário, disse, consta das recomendações saídas do Encontro Nacional Sobre Monitorização e Avaliação dos Serviços Municipalizados de Saúde.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 03, 2010 9:14 pm

03-12-2010 17:40

Bié
Centros infantis comunitários assistem cerca de duas mil crianças no Bié

Kuito -
Cerca de duas mil crianças menores de cinco anos de idade receberam, este ano, alimentação diversa, entre papa de soja, leite, bolachas e outros meios, nos centros infantis comunitários, afectos à direcção provincial da reinserção social no Bié.
Falando hoje à Angop, a responsável do sector do Minars no Bié, Angélica da Cunha Pinto, sublinhou que as crianças beneficiadas são de famílias mais desfavorecidas e de funcionários da função pública que vivem sozinhos e com poucos recursos financeiros para inscrever os bebés em creches.
Sem revelar o montante empregue, frisou que para o êxito do projecto a instituição conta com o apoio do governo da província, empresários, instituições religiosas e singulares, bem como de pessoas de boa fé, que contribuem com diversos produtos.
Os centros infantis comunitários, segundo a fonte, estão instalados nos diversos bairros periféricos das sedes municipais e comunais a nível da província do Bié, cujo número controlado não foi revelado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 08, 2010 4:01 am

Bié
Efectivos da Polícia Nacional exortados a mudança de comportamentos

Kuito
-
O governador da província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, exortou hoje, terça-feira, na cidade do Kuito, aos efectivos da Polícia Nacional ( PN) no Bié a mudança de comportamento, com vista a garantir a ordem e tranquilidade pública às populações da região.
O governante, que falava no acto de abertura da IV reunião do conselho de auscultação e concertação social, sublinhou ser necessário que a "PN" melhore a intervenção e prevenção da ordem em toda a extensão da província, visando, assegurar sobretudo a passagem condigna das festas de Natal e do ano novo.
Álvaro de Boavida Neto caracteriza como preponderante um desempenho digno da actividade policial junto das populações, para que as comunidades, tenham boa credibilidade pelo trabalho dedicado aos cidadãos.
Segundo o governador, esta atitude permitirá consequentemente a estabilidade de um estado democrático e de direito junto das comunidades.
Durante o evento que termina hoje, os participantes irão analisar os resultados das calamidades a nível da região, apreciarão o relatório das actividades desenvolvidas no terceiro trimestre de 2010, apreciação do programa de execução de investimentos públicos referente ao terceiro trimestre, apreciação do relatório sobre a situação das botijas de gás cloro enterradas na estação de tratamento de água "ETA" do Cangalo na cidade do Kuito.
"Apreciação do relatório trimestral de balanço da facturação da água na cidade do Kuito, sobre o programa de reposição de viaturas destruídas pela guerra ao serviço do Estado, o evoluir do programa crédito agrícola, bem como, a situação da raiva na província", mereceram de igual modo discussão.
Participam mais de 100 membros com destaque para as autoridades eclesiásticas, Polícia Nacional, Forças Armadas angolanas, directores províncias de diversas instituições, administradores municipais, entre outras individualidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor anabela em Domingo Dez 19, 2010 7:17 pm

Cuito Cuanavale ganha nova vida Imagem Com a construção de novos sistemas de captação melhorou o abastecimento de água

Os bairros de Sã Maria e Cambamba, arredores da sede municipal do Cuito Cuanavale, província do Kuando-Kubango, vão passar a dispor, dentro em breve, de novos empreendimentos sociais edificados no âmbito do Programa de Intervenção Municipal. A pouco e pouco, o sonho renasce no município.
Sã Maria e Cambamba são lugares de referência na história recente de Angola. Lá tombaram valiosos filhos de Angola, que se bateram pela integridade territorial do país durante a célebre Batalha do Cuito Cuanavale. Tanques de guerra e carros queimados ainda jazem à beira das estradas, meio cobertos pelo capim e poeira. Mas aos poucos o cenário está a mudar. Um pouco por todo o lado de Sã Maria e Kambamba surgem obras construídas de raiz.
Esta realidade tem estado a facilitar a vida dos habitantes e das autoridades administrativas locais, que outrora se viam a braços com inúmeras dificuldades para verem solucionados alguns dos problemas prementes da comunidade.
A estrada que liga a sede municipal do Cuito Cuanavale aos bairros de Sã Maria e Kambamba é de terra batida. A grande dor de cabeça reside nos buracos. Os solavancos são enormes.
No auge da guerra, ir de carro da sede municipal até Sã Maria ou Kambamba era uma empreitada extremamente difícil. A distância é mínima mas, em tempos idos, a deslocação de uma localidade a outra durava dias e até mesmo semanas. As colunas de automóveis enfrentavam combates renhidos e eram amiúde bombardeadas pela artilharia das forças do apartheid sul-africano.
A reportagem do Jornal de Angola constatou que andar por estas localidades ainda é difícil e, de certo modo, perigoso. A ameaça vem agora das bombas, munições, minas e granadas que foram enterradas ao longo dos vários anos de conflito armado. Mesmo com os trabalhos aturados das equipas de desminagem, muitas minas continuam escondidas, prontas a explodir ao contacto com o cidadão mais incauto ou azarado. Aliás, os acidentes com minas continuam a mutilar pessoas e a matar animais.
“Pise apenas no trilho deixado pelo homem da frente”, adverte um dos membros da caravana, ex-militar das extintas FAPLA, agora jornalista ao serviço da Rádio Nacional de Angola (RNA), durante a caminhada a pé pelo interior de Sã Maria. Diante de tantos riscos, o percurso, por mais curto que seja, faz os forasteiros suarem a estopinhas. “Ao mínimo descuido, já eras”, volta a avisar o colega da RNA.

A nova vida

Sã Maria e Kambamba são povoações, do ponto de vista demográfico, virgens, como soe dizer-se. Durante os anos da guerra, eram praticamente apenas os militares que circulavam por aquelas paragens. Hoje, ambas as localidades são habitadas maioritariamente por jovens. O grosso da população viveu dispersa pelas matas do Cuito Cuanavale, durante anos a fio, e foi literalmente arrasada do ponto de vista psicológico e social. Hoje, graças à paz, a maioria dessas pessoas vê os seus sonhos renascerem.
A Kambamba de hoje está voltada para o futuro. A população recusa resignar-se aos problemas impostos por um passado de dor e sofrimento. É uma terra de gente humilde, dedicada à agricultura e à criação de gado.
Fátima Rebeca, mãe de quatro filhos, sente-se regozijada pelo esforço empreendido pelo Executivo angolano para mudar, para melhor, o quadro social e económico em que se move a população local. Refere que, hoje, a realidade é diferente. Escolas e um posto médico são algumas das obras de vulto que orgulham os moradores do bairro da Kambamba. “Notamos, nos dias de hoje, uma mudança bem visível nas nossas vidas. Não tínhamos água tratada, hoje temos. E até fica difícil acreditar que não tínhamos escola!”.
Jeremias Relógio, 32 anos, exemplifica, à sua maneira, como desde o alcance da paz a vida das pessoas mudou. “Antes carregávamos água directamente do leito dos rios Cuito ou Cuanavale”. Hoje, vários fontanários estão instalados e funcionam em vários pontos da comunidade. Populares e líderes tradicionais não cabem em si de contentes e não se cansam de elogiar o Governo pela iniciativa.
Os ganhos são vários, mas claro que ainda há muito por fazer. Nem tudo é um mar de rosas. No sector da educação, onde praticamente tudo teve de ser feito a partir do zero, as dificuldades são muitas.
Kambamba tem uma escola nova, mas ainda existem muitas crianças a estudar de modo precário. Pedro Samba, nove anos, está na terceira classe e estuda numa sala de aulas improvisada num templo religioso. Os assentos são latas de leite ou pedras de tamanho médio apanhadas no meio do capim. Os joelhos dos pequenos são a mesa em que apoiam os cadernos e os livros no acto da escrita e da leitura. É duro, mas é assim que muitos aprenderam a ler e a escrever.
Outra razão de queixa da população é a falta de centros de lazer e para a prática desportiva. As autoridades dizem que cada coisa vai ser feita a seu tempo. Num cenário em que os recursos disponíveis são escassos, os desafios da gestão pública são enormes.

O desbravar do Executivo

Joaquim Cabango Catema, administrador municipal do Cuito Cuanavale, é um indivíduo ciente dos desafios que enfrenta. Pessoa singela, de gestos simples, recebeu a equipa do Jornal de Angola em sua própria casa.
“O Cuito Cuanavale de hoje já goza de boa saúde. É um Cuito Cuanavale que está a crescer e que já não é o de ontem”, sublinhou Joaquim Catema. Segundo ele, várias acções foram programadas para a concretização dos projectos gizados pelo executivo provincial. “A construção de unidades escolares está inscrita no roteiro programático da administração municipal. Toda a atenção está dirigida para o sector da educação”.
Cerca de três mil crianças estão fora do sistema de ensino em todo o município, onde leccionam 270 docentes. “O salário e o acerto de categorias têm sido um problema sério e 60 professores não auferem os respectivos ordenados. Trabalham com promessas de salários”, desabafa o administrador.
No próximo ano lectivo, os alunos das povoações do município vão contar com mais unidades escolares. Joaquim Catema faz questão de ir ao pormenor: “No bairro da Kambamba, no próximo ano lectivo, teremos uma escola com seis salas de aula. Segue-se o bairro Novo, onde uma escola construída de raiz desponta a céu aberto. Trata-se de uma escola do primeiro ciclo, que terá quatro salas de aula. A seguir vêm as localidades de Caqueque e Longa”.
A questão da acomodação dos quadros é outro problema sério enfrentado pelas autoridades municipais. Joaquim Catema realça que o primeiro passo para a resolução do problema é a construção de casas para os administradores comunais. Algumas dessas obras já estão em execução e deverão ser entregues até final deste mês de Novembro.
O administrador adianta que, no âmbito do programa “Água Para Todos”, o município vai contar com mais dez fontanários. A inauguração destes furos (fontanários) está prevista para os meses de Novembro e Dezembro, e calcula-se que beneficiem cerca de cinco mil pessoas.
Tanto Kambamba como Sã Maria dispõem de uma vasta ligação fluvial. Os rios Cuito e Cuanavale são as grandes fontes de água e pescado.
Os dois grandes rios da região estão repletos de espécies perigosas, que ameaçam a vida de qualquer ser humano que se aproxime demasiado. Muita gente frequenta o rio para lavar roupa e tomar banho durante a manhã ou ao final da tarde, mas o perigo está sempre à espreita.


Imagem
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 22, 2010 4:40 pm

22-12-2010 16:32

Bié
População do Kuito ganha novo mercado

Kuito
- Um mercado formal, com mil 700 bancadas, foi construído no âmbito do Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais à População (Presild).
Localizado no Chissindo, a cerca de três quilómetros a Sul da cidade do Kuito, o empreendimento tem pastelaria, talho, peixaria, câmara frigorífica, matadouros de pequeno porte e uma cozinha comunitária.
No recinto foi também erguido uma agência bancária do Banco de Poupança e Crédito (BPC), área administrativa do mercado, pavilhão para exposição de artesanatos, posto médico e policial, farmácia, creche, restaurante, lojas e armazéns.
Casas de banhos colectivas e para deficientes físicos, reservatórios de água, uma arrecadação e um grupo de gerador para o fornecimento de energia eléctrica, também fazem parte dos serviços disponíveis no mercado.
As obras de construção tiveram a cargo da empresa de construção civil chinesa "Sinohidro", com a duração de 11 meses e orçou em mais de 400 milhões de Kwanzas, tendo ocupado uma área de 372 metros quadrados.
Na ocasião, o representante da empresa de construção civil " Liz Chang Feng" sublinhou que a construção do mercado enquadra-se no programa de reconstrução nacional financiado através da linha de crédito da China.
Lin Chang Feng frisou que a sua empresa vai continuar a trabalhar na construção de outras infra-estruturas sociais e económicas, principalmente, destruídas pelo conflito armado, de forma a contribuir para o desenvolvimento da nação e da província, em particular.
O governador do Bié, Álvaro de Boavida Neto, solicitou aos futuros utilizadores do mercado, para preservarem o património, tendo em conta o valor financeiro empregue.
Garantiu ainda que o executivo angolano pretende construir outros mercados nos arredores da cidade do Kuito e em outros municípios, de forma a oferecer melhor acomodação aos vendedores.
Maria Chitula, vendedora do então mercado informal do Chissindo, mostrou-se satisfeita com a construção do novo empreendimento, tendo assegurado que ela e outras vendedoras vão preservar o novo património.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO BIÉ

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron