NOTÍCIAS DO BIÉ

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 03, 2011 11:06 pm

03-01-2011 16:50

Bié
Polícia Nacional regista 47 crimes durante a passagem de ano

Kuito
-
Quarenta e sete crimes de natureza diversa foram registados na província do Bié pelo comando provincial da Polícia Nacional durante a passagem de ano, apurou a Angop junto da corporação.
De acordo com o comandante do posto comando, o superintendente-chefe, Arlindo Rosa, foram detidos 31 indivíduos supostamente implicados nos delitos.
Entres os crimes registados destaca-se ofensas corporais simples, ofensas corporais por acidentes de viação, tentativa de violação sexual, furtos, roubos e fogo posto.
A fonte esclareceu que o uso excessivo de bebidas alcoólicas foi a principal causa destes delitos.
Quanto as actividades dos reguladores de trânsito assegurou que durante o período em causa foram registados 14 acidentes de viação que resultaram em 16 feridos.
O superintendete-chefe Arlindo Rosa enalteceu o comportamento dos cidadãos durante a passagem de ano em toda a província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 07, 2011 11:41 pm

07-01-2011 19:37

Educação
Merenda escolar vai abranger todas escolas do Bié

Kuito -
O novo director provincial da Educação no Bié, Basílio Caitano, garantiu hoje, sexta-feira, no Kuito, que o programa de merenda escolar será estendido em todas as escolas, mormente às localizadas nas zonas rurais, visando permitir a adesão dos alunos às instituições de ensino.
Além dos produtos industriais fornecidos pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), salientou ainda que serão introduzidos vários produtos de produção nacional, nomeadamente batata rena e doce, milho, mandioca, frutas diversas e outras.
No presente ano lectivo, o programa de merenda escolar contará igualmente com os apoios do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e empresários locais.
A introdução de alimentos produzidos no país, em particular na região, além de garantir a melhoria nos níveis de aprendizagem por parte dos alunos vai ajudar que os empresários locais e não só também participem activamente no processo.
O sector da Educação no Bié matriculou em 2010 650 mil e 953 alunos da iniciação ao ensino médio, instruídos por 12 mil e 997 professores, que funcionam em três mil e novecentas e 66 salas de aulas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 12, 2011 4:38 pm

12-01-2011 10:47

Bié
Director da Educação aposta na contínua melhoria do sistema de ensino

Kuito
-
O novo director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia na província do Bié, Basílio Caetano garantiu hoje, quarta-feira, na cidade do Kuito, continuar a trabalhar, este ano, na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, através da construção de mais escolas, enquadramento de mais professores, bem como a sua capacitação.
O responsável, em declarações a Angop, informou que o sector tem em agenda a construção de 36 escolas na província do Bié, sendo 20 do primeiro ciclo e 16 para o segundo ciclo do ensino secundário.
Basílio Caetano referiu o seu pelouro vai igualmente trabalhar no ingresso de mais agentes de ensino e professores, realizar acções formativas tendentes a contribuir para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem.
Apelou aos funcionários da direcção da Educação a continuarem a trabalhar para a solução dos problemas do sector, de forma a garantir um bom ensino as crianças.
Referiu ainda que o executivo local está a trabalhar na expansão da rede educacional para melhor servir as crianças, que ainda estudam debaixo de árvores em algumas comunas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 5:27 pm

14-01-2011 16:19

Bié
Instituições de ensino superior têm mais de quatrocentas vagas

Kuito
– Quatrocentas e 30 vagas para o ano lectivo 2010 estão disponíveis para os candidatos ao ensino superior, nas várias instituições da província do Bié.
Imagem
A Escola Superior Pedagógica do Bié tem disponível 360 vagas para os diferentes cursos ali leccionados, segundo o seu director geral para área científica, Francisco Xavier.
O responsável adiantou à Angop que estão disponíveis 120 vagas nos cursos de Psicologia, Matemática e Geografia, para o período regular.
Informou que para o período pos-laboral (a ser implementado este ano lectivo) estão igualmente disponíveis duzentas e 40 vagas, para os cursos de Psicologia, Matemática, Geografia, Física, Ensino Pré-escolar e Ensino Primário, com 40 lugares cada.
Já a Escola Superior Politécnica tem disponível para este ano 70 vagas, de acordo com o director daquela instituição, Gerson António Palhares, que disse preverem distribuir as vagas nos cursos de enfermagem geral e contabilidade e administração.
À semelhança das outras províncias do país, as inscrições para os exames de admissão para o ensino superior no Bié tiveram início segunda-feira última.
O ensino e aprendizagem nas escolas do ensino superior na província é assegurado por professores cubanos e angolanos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 9:08 pm

04-02-2011 20:21

Bié
Sector da agricultura prevê colher mais de 50 mil toneladas de produtos diversos no Chitembo

Chitembo
-
Cinquenta mil e 835 toneladas de produtos diversos, cultivados na presente campanha agrícola, serão colhidos no município do Chitembo, província do Bié, informou hoje (sexta-feira) o chefe da Estação de Desenvolvimento Agrário, Barnabé Chico Sanguali.
O responsável informou que os produtos foram cultivados em 32 mil 112 hectares de terra, tendo envolvido 18 mil 127 famílias camponesas isoladas, 22 associações e 4 cooperativas.
Segundo Barnabé Chico Sanguali, se prevê, na presente campanha agrícola, colher 50,75 toneladas de feijão manteiga, 41,175 toneladas de Mandioca, 7,207 toneladas de milho, 2049 toneladas de feijão Macunde, 36,9 toneladas de Massambala e hortícolas diversas.
Informou que para o bom andamento da campanha agrícola, a EDA distribuiu 100 charruas, 2748 inchadas europeias, mil e 200 catanas, mil limas e 5 toneladas de sementes de milho e 3 de batata rena e um número não determinado de gado bovino para tracção animal.
Barnabel Chico Sanguali informou que a EDA tem levado a cabo diversas actividades como palestras de sensibilização, criação de escolas de campos, treinamento de camponeses, entre outras, para o bom desempenho dos agricultores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 08, 2011 11:34 pm

08-02-2011 19:03

Bié
Administração do Kuito investe 20 milhões na construção de uma escola

Kuito -
A administração municipal do Kuito, província do Bié, investiu 20 milhões de kuanzas na construção de uma escola de cinco salas de aulas, com capacidade de albergar cerca de 500 alunos, na comuna do Kunje, a 7 quilómetros a norte do município da capital biena.
A nova escola foi entregue hoje em cerimónia oficial orientada pelo governador do Bié, Álvaro Manuel de Boa Vida Neto.
Além de cinco salas de aulas, o empreendimento comporta ainda gabinete para director e subdirector pedagógico, sala de professores, secretaria e outros compartimentos de apoio para o funcionamento da instituição.
A escola foi construída no âmbito do programa de gestão municipal, consubstanciado no melhoramento dos serviços sociais básicos a população.
As novas salas de aulas vão reforçar as outras quatros já existentes no local, construídas na base de material local (adobes e chapa de zinco).
Na ocasião, o governador do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, acalmou a população local, sublinhando que o governo vai, ainda este ano, construir novas salas de aulas na vila do Kunje, no sentido de corresponder com as necessidade da população no que tange ao processo de ensino e aprendizagem, tendo em conta o aumento da densidade populacional.
O governante apelou os pais e encarregados de educação no sentido de não deixarem apenas a tarefa de educar ou preservar a nova escola para os professores, mas participar na mesma acção, esclarecendo os jovens sobre a importância de frequentar uma escola.
A construção de infra-estruturas escolares nos bairros, segundo Boavida neto, vai permitir que as crianças possam estudar ao pé de igualdade, que tenha as mesmas oportunidades de aprendizagem em relação aquelas residentes na zona urbana
Encorajou os professores a permanecerem firmes e responsáveis na árdua tarefa de educar e ensinar as crianças e não só, visando construir uma sociedade cada vez mais digna, onde reina a paz e harmonia social.
A escola primária do bairro António Agostinho Neto, com o mesmo nome, matriculou neste ano lectivo mil 620 alunos da iniciação a 6 classes e conta apenas com 24 professores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 11:15 pm

11-02-2011 18:18

Bié
Água volta a jorrar nas torneiras do Andulo a partir de Abril deste ano

Andulo
- As populações da sede municipal do Andulo, província do Bié, vão, a partir de Abril próximo, beneficiar de água potável para o consumo, depois do executivo local ter adquirido uma potabilizadora para filtrar e consequentemente dar boa qualidade à água.
O facto foi revelado hoje (sexta-feira) à Angop pela administradora municipal da vila do Andulo, Maria Lúcia Ganja Chicapa, quando falava na primeira sessão ordinária, onde participam os membros de auscultação e concertação social "CACS".
Sem revelar o montante financeiro investido na aquisição do meio, apenas referiu que o centro de captação, tratamento e distribuição de água potável as comunidades já concluído a vários meses só não foi inaugurado até a data, devido mesmo a ausência do equipamento que estava em falta.
O abastecimento de água potável às populações é feita através de fontenários como manivelas e alguns pontos de águas que as autoridades construíram em vários bairros e na sede.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 5:37 pm

18-02-2011 16:00

Atletismo
Escola Boa Esperança recebe material desportivo no Bié

Kuito
-
O vice-governador para área política e social do Bié, Afonso Jorge Assafe, procedeu quinta-feira, na cidade do Kuito, à entrega de material desportivo à escola de atletismo Boa Esperança
Do material entregue figuram 300 pares de sapatilhas, igual número de chapéus, 100 pastas para equipamento, 200 pares de meias e 20 apitos.
Na ocasião, o proprietário da escola Boa Esperança, situada na cidade do Kuito, Tiago Chingui, enalteceu o gesto do governo em ter apoiado a instituição escolar.
Sublinhou que desde a criação do estabelecimento escolar há oito anos nunca beneficiou de qualquer apoio. Acrescentou que este facto significa o reconhecimento do trabalho que está a desenvolver.
Tiago Chingui apelou às outras instituições estatais e privadas que operam na região no sentido de seguirem o gesto, com vista a contribuir na massificação do atletismo no Bié.
Por seu turno, o vice-governador frisou que a entrega do material se enquadra no programa de massificação desportiva traçado pelo executivo há três anos.
Afonso Jorge Assafe garantiu que acções do género serão efectuadas noutras modalidades, para levar avante o projecto desportivo na província.
A escola Boa Esperança existe há oito anos e controla 75 formandos, com três professores e prevê-se aumentar até ao final deste ano mais 300 atletas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:41 pm

Bié
Escola Superior Pedagógica instala laboratórios de química e física

Kuito
-
A Escola Superior Pedagógica do Bié, afecta à região académica do centro de Angola, vai contar a partir deste ano com laboratórios de química e física, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
A informação foi prestada hoje (quinta-feira) à Angop pelo director geral em exercício da respectiva instituição escolar, Francisco Chitoma, quando perspectivava o arranque do ano lectivo naquele estabelecimento académico.
Francisco Chitoma sublinhou que, para a materialização do projecto, a instituição conta com o apoio do Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, que garantiu equipamentos para o referido laboratório.
A fonte disse que o edifício que albergará os referidos laboratórios está em construção numa área adjacente à Escola Superior Pedagógica, tendo lamentado a morosidade que se verifica na empreitada.
A Escola Superior Pedagógica do Bié ministra cinco cursos, nomeadamente matemática, geográfica, pedagogia, psicologia e física.
Informou também que a instituição vai implementar o curso pós-laboral (noite) nas especialidades de geografia, psicologia e matemática.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 7:56 pm

04-03-2011 18:38

Bié
Governador felicita OMA pelo V congresso

Kuito
-
O governador da província do Bié, Álvaro Manuel Boavida Neto, felicitou nesta quinta-feira as mulheres da Organização da Mulher Angolana (OMA), em especial as delegadas que participaram activamente do V congresso, realizado na capital do país (Luanda) de 27 de Fevereiro a 2 de Março.
Falando à Angop na recepção das delegadas da OMA na província do Bié, Boavida Neto sublinhou que as mulheres têm responsabilidades a assumir.
Manifestou-se confiante de que a OMA vai, com o auxílio das demais mulheres filiadas na instituição, fazer tudo para que o MPLA ***pra na integra com os seus programas e estatutos, em beneficio das comunidades.
Por sua vez, a primeira secretária da OMA no Bié, Amélia Calumbo Quintas, frisou que do congresso saíram orientações precisas, prometendo que a direcção do comité nacional ora eleita vai desenvolver e acompanhar todas as actividades programadas pelo partido, com vista a promoção do desenvolvimento da mulher e consequentemente do seu enquadramento na vida social.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 5:21 pm

18-03-2011 17:11

Bié
Falta de infra-estruturas para os quadros preocupa juiz do tribunal

Andulo
-
O Juiz presidente do Tribunal Provincial da Comarca do Bié, Pinheiro Capitango de Castro, manifestou hoje, sexta-feira, no município do Andulo, Província do Bié, a sua preocupação, devido a falta de infra-estruturas destinadas a albergar os quadros judiciais que funcionam naquela circunscrição.
O presidente do tribunal disse no encontro com as autoridades administrativas e funcionários do sector, que uma das grandes preocupações que faz com que os funcionários fiquem constantemente na sede capital da província do Bié, o Kuito, está relacionada com a falta de residências, associado ao reduzido número de julgamentos que o tribunal municipal regista.
Sublinhou que os serviços de investigação criminal da Policia nacional devem trabalhar mais para dar mais celeridade ao trabalho do tribunal para que, também possa facilitar e manter funcional aquele órgão de justiça.
Admitiu que registam-se muitos crimes no município do Andulo mas que o tribunal continua apresentar poucos resultados, aventando a possibilidade de poder encerar as suas portas naquela região, caso a situação se mantenha.
Durante a sua estadia no Andulo, o Juiz da comarca do Bié visitou as instalações do serviço municipal de investigação criminal, serviços de investigação e inspecção as actividades económicas, bem como do comando municipal da Policia Nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 29, 2011 4:15 pm

29-03-2011 16:24
Bié
Administração do Kuito quer zona do Caminho-de-Ferro sem imóveis

Kuito
- O administrador municipal do Kuito, província do Bié, Moisés Américo Kapapelo Kachipaco, apelou hoje às populações desta região a não construírem casas e outros imóveis ao longo do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), afim de se evitar acidentes e outros perigos
O governante mostrou-se preocupado pelo facto de já muitos populares terem aproximado as suas residências na linha férrea, constituindo, de certo modo, grande perigo para os munícipes, bem como impede a realização de trabalhos de recuperação da ferrovia.
Segundo disse, todos imóveis nestas condições podem ser demolidos.
Moisés Américo Kapapelo Kachipaco enalteceu a iniciativa do Governo central na recuperação do CFB, acrescentando que após a sua conclusão e consequentemente entrada em funcionamento, irá permitir o crescimento socioeconómico da região planáltica do Bié, bem como facilitar a circulação de mercadorias e bens.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:50 pm

Bié
Polícia Nacional conta com novas instalações

Kuito
- A Polícia Nacional da comuna da Chipeta no município de Katabola, província do Bié, conta a partir de hoje, quinta-feira, com nova infra-estrutura, entregue oficialmente pelo governador provincial, Álvaro Manuel de Boavida Neto.
O novo posto policial comporta um gabinete do comandante, salas de operações, de reuniões e de comunicações, entre outras áreas e foi construída no âmbito de melhoramento dos serviços policiais ao nível da região.
O comandante da Polícia Nacional em Katabola, superintendente Dorivaldo dos Prazeres, enalteceu o trabalho efectuado pelo governo provincial na construção de um novo posto policial pois, segundo ele, vai contribuir na melhor prestação de serviço do seu efectivo.
Louvou igualmente a contribuição da população daquela circunscrição na denuncia de elementos que tentam criar desordem social o que para ele tem contribuído bastante na redução dos crimes.
Disse ainda que a sua corporação está também a efectuar trabalhos de policiamento de proximidade visando reduzir ao máximo o índice de criminalidade no seio da população.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:45 pm

Bié
Angop e Jornal de Angola ganham novas infra-estruturas


Kuito -
Os órgãos de informação estatais, mormente a Agência Angola Press (Angop-EP) e o Jornal de Angola (JA-EP), no Bié, irão, a partir de terça-feira, contar com novas instalações construídas pelo Governo Provincial local no quadro do melhoramento dos seus serviços.
As novas instalações dos referidos órgãos serão inauguradas pela ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, no quadro da sua visita de trabalho que realizará a partir de terça-feira à província biena.
A directora provincial da comunicação social no Bié, Maria Ester Canica "Henda", disse hoje, segunda-feira, no Kuito, que as novas infra-estruturas da Agência Angola Press (ANGOP) e do Jornal de Angola (JA) irão estimular a actividade jornalística dos referidos órgãos bem como melhorar e aumentar a produção e a produtividade de notícias.
A responsável sublinhou que as infra-estruturas foram erguidas na base do convénio entre o governo provincial e as direcções gerais da "ANGOP" e "Jornal de Angola", com vista a solucionar as dificuldades que os órgãos ainda enfrentam.
Os edifícios construídos com material pré-fabricado possuem gabinetes para os delegados, chefes de redacção, redacção, secretaria-geral, área técnica, quartos de banho, lavabos, bem como um pátio para o parqueamento de viaturas.
Sem adiantar o montante empregue para construção, as novas infra-estruturas, segundo a fonte, além de oferecer maior dignidade aos funcionários, vão exigir maior responsabilidade, sobretudo à classe jornalística, isto é, deverão aplicar as normas de redacção com imparcialidade em prol do desenvolvimento da província.
Maria Canica disse que o governo da província prevê nos próximos três meses proceder à entrega do centro emissor da Televisão Pública de Angola (TPA), uma rádio comunitária no município da Nharea, visando melhorar as condições de trabalho dos órgãos e dos serviços prestados à população.
Asseverou ainda que o governo, através da direcção da comunicação social, e o sindicato dos jornalistas vão continuar a apostar na formação dos jornalistas, e não só, de forma a garantir o excelente funcionamento dos órgãos de informação estatais e privados, a nível da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 9:09 pm

12-05-2011 11:28

Bié
Sector da família regista 127 casos de violência no género

Kuito
- Cento e vinte e sete casos de violência no género foram notificados durante o I trimestre deste ano, pela Direcção provincial da Família e Promoção da Mulher no Bié.
Ao prestar a informação hoje, quinta-feira, na cidade do Kuito, a responsável da secção para o aconselhamento familiar, da direcção local, Teresa Manuel, sublinhou que maior parte dos afectados são senhoras, num total de 97, mais dezoito casos comparativamente ao mesmo período anterior.
Segundo ela, o aumento da divulgação dos casos junto da instituição são resultantes da realização de palestras realizadas junto das populações sobre os males causados pela violência doméstica, medidas tomadas aos infractores pelos órgãos de justiça, bem como os conselhos aos responsáveis familiares.
As principais causas dos conflitos nos lares, segundo a responsável, relacionam-se com a fuga a paternidade, abandono do lar, ciúme, intromissão familiar nos problemas conjugais, alcoolismo entre outros, maioritariamente praticados por homens.
Os casos referenciados, frisou, foram todos resolvidos na base do diálogo entre os casais e membros do sector da Família, contando igualmente com a intervenção directa da polícia nacional, entidades religiosas e autoridades tradicionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO BIÉ

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron