NOTÍCIAS DO BIÉ

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 1:06 pm

Bié
Hospital de Kamacupa beneficia de uma ambulância

Kamacupa
-
O hospital municipal de Kamacupa, na província do Bié, recebeu no principio do mês em curso uma ambulância, para melhorar a transportação de doentes naquela circunscrição.
O chefe da repartição municipal da saúde, Fernando Sachilemo, que informou o facto hoje, quinta-feira, à Angop, fez saber que a ambulância foi adquirida no âmbito dos serviços municipalizados, consubstanciado na melhoria dos serviços de saúde.
Disse ainda que no quadro do mesmo programa, a sua instituição adquiriu também motorizadas e bicicletas para os promotores de saúde, de forma a melhor a sua prestação de serviço nas comunidades, prevendo-se a sua entrega nos próximos dias.
Fernando Sachilemo realçou igualmente que o sector vai apostar na saúde preventiva, com a implementação de acções de formação aos agentes comunitários de saúde e parteiras tradicionais, e o pessoal do Programa Alargado de Vacinação(PAV).
Actualmente, os serviços de saúde em Kamacupa são assegurados por quatro médicos sendo um russo, dois cubanos e um coreano, 58 técnicos médios, 111 técnicos básicos e pessoal auxiliar (66).
O município de Kamacupa comporta cinco comunas: sede, Muinha, Kwanza, Ringoma e Umpulo com uma densidade populacional estimada em 259 mil e 92 habitantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:41 pm

02-06-2011 19:20

Bié
Estudantes universitários defendem intensificação de acções de educação ambiental

Kuito
- Um grupo de estudantes da Universidade Metodista de Angola defendeu hoje, no Kuito (Bié), a necessidade de se trabalhar na implementação e execução de acções de educação ambiental, visando a sua preservação.
Os estudantes universitários encontram-se na cidade do Kuito, Bié, para desenvolver um leque de actividades, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a celebrar-se a 5 de Junho próximo.
A vontade foi manifestada, em nome do grupo pelo seu coordenador, Armando Cayengo, depois da realização de uma palestra sobre "Educação ambiental", na escola primária nº 314.
O responsável sublinhou que a palestra tem como objectivo incutir na mentalidade da população a importância do meio ambiente e para que possam crescer com uma consciência a favor do meio ambiente, daí a importância de se trabalhar na implementação e execução de mais acções de educação ambiental, visando a sua preservação.
Armando Cayengo referiu ainda que torna-se imprescindível formar mais grupos de educação ambiental para que se passe a mensagem sobre o meio ambiente, sua importância e as medidas de preservação.
O coordenador do grupo de estudantes da Universidade Metodista disse ser necessário que o Governo, as ONG, a sociedade civil, as igrejas, as organizações juvenis, partidárias e outras instituições trabalhem para intensificação de acções que visam a educação e a preservação do meio ambiente.
De acordo com o programa de trabalho, chegado hoje, quinta-feira, à Angop, além da palestra já realizada na escola do primeiro nível nº 314, os estudantes vão ainda visitar as instalações do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) e manter encontros com as direcções da OMA e Promoção da Mulher para falar sobre "A mulher moderadora do meio ambiente.
Sexta-feira, o grupo vai também realizar uma outra palestra sobre "As alterações climáticas " e vai igualmente visitar as instalações do governo provincial e a maternidade do hospital provincial.
Sábado, deslocar-se-ão ao município de Kamacupa, a 82 quilómetros a leste do Kuito, Bié, com o objectivo de conhecer o centro geodésico de Angola, conhecido por "Cristo Rei".
No domingo, está prevista uma campanha de plantação de árvores nos arredores da cidade do Kuito, visando o equilíbrio ecológico do município, bem como proteger a população local de catástrofes naturais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 8:11 pm

04-07-2011 14:39

Bié
Municípios do Bié beneficiam mais de Akz 200 milhões para combate à pobreza

Kuito
- Duzentos e catorze milhões de kwanzas é o montante que os nove município da província do Bié beneficiaram este ano, para a implementação do programa municipal integrado de combate à pobreza e da miséria no seio das comunidades.
A informação foi avançada neste final de semana pelo primeiro-secretário do MPLA no Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, quando orientava um acto político de massas realizado no Kuito, no âmbito da sensibilização e mobilização e recrutamento de mais membros para aquele partido.
Álvaro Manuel de Boavida Neto sublinhou que dos nove municípios que comportam a província do Bié apenas a cidade do Kuito já beneficiou de 284 milhões de kwanzas para o combate à pobreza e à fome.
Explicou que o projecto consubstancia-se na construção de novas escolas, postos de saúde, abastecimento de água potável às populações, fornecimento de energia eléctrica, entre outros serviços.
Disse ainda que o referido programa está a possibilitar a reabilitação de estradas nas zonas rurais, recuperação de pontes e pontecos visando o crescimento socioeconómico das populações.
O primeiro-secretário provincial do MPLA afirmou ainda que os municípios como Chinguar, Kamacupa, Chitembo, Kunhinga, Andulo, Katabola, Kuito, Kuemba e Nhârea beneficiaram este ano de 191 milhões de Kwanzas no âmbito do programa da municipalização de saúde.
O projecto, de acordo com o Álvaro Manuel de Boavida Neto, está a favorecer a expansão dos serviços de municipalização de saúde com vista a melhorar a assistência médico-medicamentosa às populações.
Para o êxito, segundo disse, o programa dos serviços de municipalização de saúde na região está a possibilitar o fornecimento permanente de medicamentos nos postos de saúde das zonas rurais visando o combate de enfermidades que assolam as comunidades.
Álvaro Manuel de Boavida Neto, igualmente governador provincial do Bié, acrescentou ainda que projecto tem vindo a melhorar na redução de doenças transmissíveis sexualmente, bem como na diminuição do HIV/SIDA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:55 pm

09-07-2011 17:19

Polidesporto
Bié incentiva prática desportiva entre crianças e jovens

Kuito
- A Direcção Provincial da Juventude e Desportos no Bié incentiva e sensibiliza crianças e jovens para a prática de actividades desportivas, visando contribuir no seu desenvolvimento mental e físico, informou hoje à Angop fonte oficial.
De acordo com o director provincial da Juventude e Desportos, Carlos Ulombe, no quadro destas actividades, a instituição já controla mais de mil crianças.
Sublinhou que a medida visa cultivar nas crianças o espírito de prática de diversas modalidades desportivas, sobretudo o futebol.
Disse igualmente que está a ser feito um trabalho de sensibilização sobre o VIH/SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis, bem como no combate ao alcoolismo e demais drogas. A aposta é criar junto delas um ambiente de boa educação e cultura desportiva regular.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:44 am

11-07-2011 11:15

Visita
Secretário de Estado dos Direitos Humanos desloca-se ao Bié

Kuito
- O secretário de Estado dos Direitos Humanos, António Bento Bembe, desloca-se hoje à cidade do Kuito, província do Bié, para uma visita de trabalho de cinco dias, com o objectivo de constatar o funcionamento dos órgãos ligados aos direitos humanos ao nível da região.
De acordo com o programa de visita a que a Angop teve hoje acesso António Bento Bembe vai manter encontro de cortesia com o governador do Bié em exercício e vai visitar igualmente a direcção provincial da investigação criminal.
Segundo o programa, o secretário de Estado dos Direitos Humanos vai também manter encontro com os membros do conselho consultivo da delegação provincial do Ministério do Interior, membros do comando provincial da Polícia Nacional, membros dos órgãos que intervêm na administração da justiça, e com comité provincial dos direitos humanos.
António Bento Bembe vai igualmente manter encontro com os magistrados e vai visitar a cadeia de Capolo localizada na comuna da Chicala (Kuito) e a cadeia da comarca do Bié.
No quadro da visita de trabalho a esta província, António Bento Bembe vai deslocar-se ao município do Andulo a 130 quilómetros a norte do Kuito, onde vai manter encontro com a administradora local Maria Lúcia Chicapa e com os membros dos órgãos de justiça.
Com o mesmo propósito vai também trabalhar no município do Kunhinga.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:35 pm

Bié
Ministra fala da importância do programa do comércio rural

Kuito
– A ministra do Comércio, Idalina Valente, disse hoje (segunda-feira) no Kuito, província do Bié, que o programa do comércio rural está a contribuir significativamente na melhoria das condições sociais e económicas das famílias do campo.
A ministra, que falava depois do encontro com os empresários e pequenos empreendedores locais, no quadro da visita de trabalho que está efectuar à província do Bié, sublinhou que a implementação e execução do referido programa trará benefícios para a população do campo.
Idalina Valente considerou importante a comparticipação das administrações municipais na sensibilização da população para aderir ao referido programa, visando melhorar as suas condições sociais.
Referiu que o sector do comércio está a trabalhar na preparação de técnicos que poderão trabalhar na manutenção das câmaras frigoríficas para a conservação de produtos perecíveis.
Idalina Valente manteve encontros separados com o governador provincial, Álvaro Manuel de Boavida Neto, a vice-governadora para esfera económica, Ana Maria Munvuai e com os directores provinciais do Comércio, Hotelaria e Turismo, Indústria, Geologia e Minas, Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas e Transportes.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 5:04 pm

Bié
Responsável da Saúde pede atenção aos automobilistas

Kuito
- A chefe do banco de urgência do Hospital Central do Bié, Emília Satunga, apelou hoje, na cidade do Kuito, província do Bié, aos automobilistas, sobretudo os jovens, para prestarem mais atenção durante a condução, com vista a evitar acidentes.
Pronunciando-se sobre as ocorrências do último fim-de-semana, a responsável chamou também atenção da camada juvenil para respeitar o código de estrada, evitar o excesso de velocidade, bem como outras emoções motivadas pelo efeito do uso de bebidas alcoólicas e de drogas.
Se o fizerem, disse, estariam a evitar os constantes atropelamentos, despistes e choques entre veículo e velocípedes, que diariamente levam a morte e mutilam muita gente, principalmente aos fins-de-semana.
Entretanto, segundo ela, neste final de semana 270 cidadãos entre feridos por acidentes de viação, mordeduras diversas, febre tifóide, malária, cirrose hepática, gastrointestinal e por outras enfermidades foram socorridos no banco de urgência do Hospital Central do Bié.
A responsável frisou ainda que, depois dos primeiros socorros, receberam alta por melhoria 247 elementos, enquanto 23 outros, dada a gravidade da doença, internaram, entre os quais 12 na secção de medicina, cinco na cirurgia e os restantes na ortopedia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:45 pm

Bié
Repartição Fiscal do Kuito arrecada mais 300 milhões de kwanzas

Kuito
- Mais de trezentos milhões de kwanzas foram arrecadados pela Repartição Municipal das Finanças do Kuito (Bié), durante o primeiro semestre do ano em curso, informou o responsável, Pedro Custódio.
Pedro Custódio sublinhou que as receitas foram adquiridas através do pagamento de impostos sobre o rendimento de trabalho, actividades comercias e industriais, impostos de selo, serviços de conservatória, notariado, bem como serviços comunitários.
O responsável precisou que comparativamente ao período anterior houve um ligeiro aumento das receitas, devido à intensificação do combate à fuga ao fisco.
Entre as medidas para facilitar o angariamento de receitas, explicou, figuram as campanhas de sensibilização junto dos comerciantes e outros operadores que realizam actividades comerciais para pagarem imposto.
Enalteceu o comportamento de alguns agentes económicos da região que realizam actividades comerciais, pelo facto de ***prirem com as suas obrigações no período certo.
Prevê que no semestre em curso, a Repartição Municipal das Finanças no Kuito vai arrecadar mais receitas para os Cofres do Estado, porque muitos comerciantes preferem pagar os impostos no final de ano.
A Repartição Fiscal do Kuito responsabiliza-se também pelos impostos pagos nas vilas de Kunhinga, Katabola e Chitembo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:29 pm

Bié
Operadoras desminam reservas fundiárias e áreas agrícolas

Andulo -
Cento e sessenta e quatro hectares destinados para a construção de mil fogos habitacionais, no município do Andulo, província do Bié, foram desminados e clarificados este ano, pelo Instituto Nacional de Desminagem "INAD" em sincronia com a brigada de engenharia das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Durante o trabalho de desminagem, foram desactivados e destruídos três minas anti-pessoais, duas minas anti-tanque e 53 engenhos explosivos de calibre diverso não detonados, 35 morteiro 60 mm, 7 de 80 mm, 6 projécteis de lança granada do tipo RPJ-7, igual número de metralhadora anti-aérea ZU-23 e 7 de 82 mm"
As referidas reservas fundiárias situam-se na localidade de Cambádua nos arredores da sede municipal e estão já livres, restando apenas a empresa Kora-Angola arrancar com o projecto de construção do projecto de 100 fogos habitacionais, no quadro do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação.
Ainda no Andulo, a Ongl britânica "The Hallo Tust" clarificou uma área de 41 mil 918 metros quadrados de terras aráveis destinadas para a prática da agricultura.
A área destinada para o fomento da agricultura, localiza-se nas margens do rio Cutato e, durante os trabalhos de desminagem, foram removidos e também destruídos 296 minas anti-pessoal e um projéctil não detonado de morteiro 60 mm.
A entrega oficial das referidas áreas as autoridades administrativas locais aconteceu nesta sexta-feira, em cerimónia oficial presenciada pelos membros da administração municipal do Andulo, autoridades tradicionais, entidades religiosas, elementos do Comando Municipal da Polícia Nacional das Forças Armadas Angolanas, do INAD, da "The Hallo Trust", membros da empresa de construção civil Kora Angola Lda e parte da população local.
Na ocasião, a administradora do município do Andulo, Maria Lúcia Ganja Chicapa, enalteceu o esforço e dedicação empreendido pelas operadoras de desminagem, na clarificação das referidas áreas, pois, segundo ela, as mesmas vão servir para o melhoramento das condições habitacionais ao nível do município através da construção de mais residências.
Disse ainda que serão construídas infra-estruturas económicas e sociais sobretudo casas de baixo custo como residências económicas, hospitais, postos de saúde, esquadras policiais mercados e outros empreendimento sociais indispensáveis à população.
Já, noutra vertente, a administradora sublinhou ainda que vai igualmente servir e contribuir para o aumento da produção agrícola, contribuindo assim no combate da fome, pobreza e miséria no seio da população local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:46 am

Bié
Jornalistas da RNA abordam géneros jornalísticos

Kuito
- Os jornalistas e correspondentes da Rádio Nacional de Angola no Bié participam a partir de hoje (sexta-feira) na cidade do Kuito, numa acção formativa "on job" para abordarem matérias relativas a géneros jornalísticos.
No acto de abertura do evento, o subdirector editorial para a política de formação da Rádio Nacional de Angola para as províncias, Jerónimo Gonçalves, chamou atenção dos jornalistas para seguirem rigorosamente a ética e a deontológica profissionais no exercício da actividade.
O responsável disse, na ocasião, que todo o jornalista, independentemente do órgão a que pertence, deve respeitar os pressupostos da profissão, informando com verdade e imparcialidade.
Durante dois dias, os formandos irão tratar das normas de redacção, noticia, reportagem, entre outras ferramentas.
A directora interina da Comunicação Social, Cecília Victor realçou que o governo da província do Bié está certo que a referida formação irá contribuir grandemente no aperfeiçoamento dos jornalistas, dando assim resposta a um dos objectivos do sector, que se traduz em exercer um jornalismo moderno e actuante.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:24 am

Bié
Banco Millenium aconselha adesão das mulheres ao crédito bancário

Kuito
– A gerente do Banco Millenium Angola, na província do Bié, Nerihty Sebastião, aconselhou hoje, na cidade do Kuito, as mulheres filiadas na Organização da Mulher Angola (OMA) a aderirem ao crédito bancário, visando implementar diversos projectos.
Em declarações hoje à Angop, após o encontro de esclarecimento com as militantes da OMA sobre os benefícios do crédito “Conta Mulher”, a responsável salientou que o empréstimo possibilita a realização de negócios e permite a criação de pequenas empresas.
Durante o evento, as militantes foram esclarecidas sobre as vantagens do projecto “Conta Mulher”, dos requisitos e os documentos necessários para aceder ao mesmo, bem como o valor estipulado que vai entre duzentos mil a dois milhões de kwanzas.
Além de militantes, segundo a fonte, vão beneficiar-se do programa “Conta Mulher”, mulheres empresárias, funcionárias da função pública e outras interessadas, desde que tenham os requisitos exigidos pelo Banco Millenium Angola.
O projecto, que envolve ainda o Banco Sol, tem por objectivo incentivar as mulheres a realizar negócios rentáveis.
Com um prazo de reembolso de quatro anos, Nerihty Sebastião espera por uma adesão massiva das militantes da “OMA” empresárias e mulheres no geral.
A secretária de informação para novas tecnologias, promoção e desenvolvimento da Organização da Mulher Angolana (OMA) na região, Cecília Victor, enalteceu a iniciativa do banco, sublinhando que o gesto vai permitir que as mulheres possam melhorar as suas condições de vida.
No sentido de sensibilizar as militantes da filiação política e mulheres em geral, a OMA em parceria com os bancos Sol e Millenium, segundo Cecília Victor, acções de género serão realizados nos municípios do interior da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:29 pm

Bié
JMPLA planta mais de quinhentas árvores no Kuito

Kuito
- Mais de quinhentas plantas, entre eucalipto, cedro, acácias e outras, foram plantadas hoje (sábado), na localidade do Chissindo, município do Kuito, província do Bié, visando a conservação do ambiente, numa promoção da organização juvenil do partido no poder "JMPLA".
Falando à Angop, o segundo secretário da JMPLA na região, Domingos Nilton Capama, sublinhou que a actividade está enquadrada nos festejos do 55º aniversário da fundação do MPLA, que se assinala a 10 de Dezembro.
Acrescentou ainda que o gesto serviu igualmente para incentivar os militantes, amigos e simpatizantes daquela organização juvenil do MPLA e a sociedade em geral a comparticipar nas tarefas que visam a conservação do meio ambiente, repor o equilíbrio ecológico e evitar as catástrofes naturais.
Disse ainda que a JMPLA vai continuar a realizar acções do género noutras circunscrições da província, ajudando assim o governo da região no programa de combate às ravinas e desertificação, bem como sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente.
Sublinhou a necessidade dos homens da exploração madeireira, produtores de carvão e não só no sentido de contribuírem com boas acções positivas na preservação do ambiente. " Onde se corta uma árvore deve se plantar duas", disse salientando que o gesto vai contribuir significativamente no combate à desertificação, consequentemente a preservação do meio ambiente.
Segundo disse, além das campanhas de plantação de árvores serão igualmente realizadas diversas actividades, como recreativas, desportivas e culturais em todos municípios da província para saudar o 10 de Dezembro dia da fundação do MPLA.
Por seu turno, o director provincial da agricultura e desenvolvimento rural no Bié (Minader), Marcolino Rocha Sandemba, enalteceu a iniciativa da JMPLA, tendo convidado as demais forças políticas e sociais da província a darem o seu contributo nos programas da preservação do ambiente, através da plantação de árvores e outras acções.
Informou que a sua direcção tem disponível diversas espécies de plantas e prontas para serem postas ao solo no quadro do programa de luta contra a desertificação e preservação do meio ambiente ao nível da província do Bié.
Sem revelar o número de plantas já colocadas no solo no quadro do referido programa, o responsável informou que a referida acção contou com apoio das organizações juvenis partidárias, instituições sociais, religiosas, estudantes de diversos institutos médios, entre outras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:33 pm

6-12-2011 16:19

Bié
Retomada circulação rodoviária entre Kuito e Andulo

Kuito
- A circulação rodoviária no troço Kuito/Andulo, estrada nacional número 140, na província do Bié, está normalizada desde o último fim-de-semana, mercê da reposição de uma ponte alternativa sobre o Rio Mbuim.
A administradora municipal do Andulo, Maria Lúcia Chicapa, assegurou que, apesar da ponte ser alternativa, vai proporcionar segurança aos automobilistas e fará com que os utentes da mesma deixem de transportar cargas e pessoas, até que se recupere definitivamente.
Disse que o seu pelouro trabalhou no sentido da recuperação da ponte alternativa, tendo se mostrado, por outro lado, satisfeito com o andamento das obras de construção da ponte definitiva, com cerca de seis metros.
Realçou que a forma como decorrem os trabalhos indica que existe grande vontade da empresa a quem foi adjudicada a obra.
Já os automobilistas contactados pela Angop afirmaram ser possível fazer uma viagem minimamente tranquila, porquanto ainda ser preciso que se faça mais para garantir uma travessia segura.
A ponte em causa desabou a 30 de Novembro, devido ao desmoronamento de ambas as margens, originado pelas fortes chuvas que caem constantemente nesta região planáltica.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:35 pm

09-12-2011 12:20

Bié
Comuna do Umpulo ganha infra-estruturas sociais

Kuito
- A comuna do Umpulo, no município de Kamacupa, província do Bié, ganha hoje várias infra-estruturas sociais, construídas no âmbito do programa de melhoramento dos serviços sociais básicos e combate à pobreza.
Da lista consta uma escola, centro de saúde, residência para técnicos, sistema de energia e o de captação, tratamento e distribuição de água potável.
A cerimónia da entrega dos imóveis será orientada pelo governador provincial do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:25 pm

12-12-2011 17:58

Bié
Aldeia do Bomba ganha um posto de saúde

Kunhinga
-
A população da aldeia do Bombo, no município do Kunhinga, província do Bié, ganhou hoje (segunda feira) um posto de saúde e duas residências para enfermeiros e professores, construídos no âmbito do Programa dos Serviços Municipalizados de Saúde e o de Combate à pobreza.
Os empreendimentos e o seu apetrechamento custaram aos cofres do Estado oito milhões 976 mil e 290 Kwanzas.
Já a sede do município do Kunhinga beneficiou também de um centro de acolhimento de vítimas de calamidades naturais, construído no âmbito do Programa Municipal Integrado de Combate à Pobreza, visando contribuir para a melhoria da qualidade da vida da população.
O mesmo custou aos cofres do Estado dois milhões e 500 mil Kwanzas.
O governador da província do Bié, Álvaro Boavida Neto, que orientou a cerimónia de entrega das infra-estruturas, disse que esta acção monstra a vontade do Governo em trabalhar na melhoria das condições da população, principalmente no domínio da assistência sanitária e do processo de ensino e aprendizagem.
Disse ainda que acções do género estão a ser realizadas em outras localidades da província, contribuindo assim na melhoria das condições sociais da população.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO BIÉ

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron