NOTÍCIAS DO BIÉ

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:33 pm

14-12-2011 19:18

Bié
Mais de 40 idosos acolhidos no lar do Cangalo recebem assistência alimentar

Kuito
-
Quarenta e dois idosos confinados no lar da terceira idade do Cangalo, no município do Kuito, beneficiaram nesta quarta-feira de assistência alimentar e medicamentosa, com o objectivo de melhorar as condições de vida deste grupo populacional.
Em declarações hoje à Angop, a directora em exercício do Ministério da Assistência e Reinserção Social, Berta Mendonça, sublinhou que os idosos na condição de carentes e sem protecção familiar, além deste apoio, têm beneficiado também de outros meios.
A fonte apontou a necessidade da população e as famílias no geral darem o seu incondicional apoio aos idosos como forma também de preservarem o seu estatuto.
Berta Mendonça afirma que os idosos vivem em casas condignas, recebem assistência alimentar, médica e medicamentosa, vestuário e o apoio moral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 4:18 pm

16-12-2011 14:27

Bié
Hospital do Chitembo necessita de mais médicos

Kuito
- O Hospital Municipal do Chitembo, a 150 quilómetros a sul da cidade do Kuito (Bié), necessita de mais médicos, visando garantir uma assistência médico-medicamentosa de qualidade às populações.
Falando à Angop hoje, o responsável daquela unidade hospitalar, Tito Mário, sem avançar o número necessário, sublinhou que a instituição funciona apenas com um médico de nacionalidade coreana.
O Hospital do Chitembo, salientou a fonte, carece de médicos especializados em ginecologia, pediatria, medicina e outras especialidades.
O Hospital do Chitembo, segundo a fonte, consulta diariamente cerca de trinta pacientes com patologias diversas, acrescentando que a instituição possui ainda uma ambulância que serve de evacuação dos doentes, entre os postos de saúde e hospital municipal.
Tito Mário asseverou, por outro lado, existir fármacos suficientes, tais como, antibióticos, analgésicos, anti-inflamatório, antipirético e outros, para acudir os pacientes que se socorrem naquele estabelecimento hospitalar.
A malária, doenças diarréicas e respiratórias agudas, febre tifóide, reumatismo, infecções de transmissão sexual (its), cólicas abdominais entre outras, são as enfermidades mais frequentes naquela circunscrição.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 5:16 pm


Bié
JMPLA recruta mais de mil jovens para organização em 2011

Kuito
- Mil e 756 jovens ingressaram na JMPLA em 2011, na província do Bié, informou hoje (quinta-feira) no Kuito o primeiro secretário provincial da organização, Anastácio Severino Sambowe.
O primeiro secretário da JMPLA no Bié deu esta informação quando balanceava as actividades político-partidárias, sociais, recreativas e desportivas realizadas pela sua organização em 2011, salientando que o ingresso de novos membros, resultou do trabalho realizado pelos jovens já filiados na JMPLA no quadro das actividades planificadas.
Sublinhou que durante o ano de 2011 os membros da organização estavam envolvidos em muitos trabalhos que resultou no recrutamento e ingresso de 1.756 novos jovens a organização e, os dados reflectem o envolvimento dos integrantes dos secretariados municipais.
Anastácio Severino Sambowe considerou de positivo o trabalho realizado pela sua organização, com o envolvimento de todas massas vivas nas tarefas como sensibilização de mais membros, mobilização dos jovens para os postos de actualização e registo eleitoral, plantação de árvores para a contenção de ravinas, entre outras.
Referiu ainda que houve igualmente maior envolvimento dos jovens nos programas ligados a prevenção da sinistralidade rodoviária, palestra sob o tema "O papel e o lugar da juventude no processo de libertação nacional e o desenvolvimento da nova Angola" entre outras actividades de âmbito político, social, desportivo e recreativo.
Disse ainda que a JMPLA vai continuar a estar firme para a defesa dos ideais do partido, contribuindo na educação cívica da juventude.
"A JMPLA defende uma juventude mais instruída do ponto de vista académico, científico e cultural capaz de promover e materializar os valores que têm a ver com as novas políticas do executivo angolano", referiu.
Acrescentou que a JMPLA vai este ano continuar a trabalhar na mobilização de mais membros (jovens) visando o fortalecimento da organização, acrescentando que vai igualmente sensibilizar os jovens que ainda não se registaram e não actualizaram o seu registo para o fazerem nesta segunda fase.
Anastácio Severino Sambowe afirmou ainda que os membros da JMPLA estarão activamente envolvidos na preparação condigna das próximas eleições gerais marcadas para este ano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 10:10 pm

09-02-2012 15:47

Bié
Populações das aldeias de Cangote e Cutato ganham pontos de águas

Kuito
- As populações das aldeias de Cangote e Cutato, no município do Chinguar, cerca de 75 quilómetros a sul da cidade do Kuito, província do Bié, poderão beneficiarão nesta sexta-feira de dez pontos de águas, no âmbito do programa “ Água Para Todos”.
Segundo uma nota de imprensa a que a Angop teve hoje acesso, os dez pontos de águas serão entregues nas aldeias de Sachipanguele, Vihele, Cayombola e Catuva construídos pela Cruz Vermelha de Angola (CVA) em parceria com a OXFAM-GB e a Comunidade Europeia.
De acordo com a nota, a construção dos dez pontos de águas centrados no meio rural visa contribuir no programa de combate à pobreza e da fome.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:29 pm

Bié
Acidentes causam sete mortos e oito feridos

Kuito
- Sete mortos, oito feridos e danos materiais avaliados em um milhão e 892 mil kwanzas foram registados nos últimos sete dias, pelo comando provincial da Polícia Nacional no Bié, fruto de 15 acidentes de viação.
Dos sinistros consta um despiste, dois choques entre motociclos, igual número de choques entre veículos automóveis e motociclos, dois capotamentos de automóveis, três choques entre automóveis e cinco atropelamentos.
Falando hoje à Angop, o porta-voz do comando da Polícia Nacional no Bié, intendente António Hossi, disse que o município do Kuito registou seis acidentes de viação, Chinguar quatro, Nharêa dois, enquanto as Camacupa e Chitembo tiveram um caso cada.
No período em causa, a Polícia de viação e trânsito notificou 126 actuações diversas, sendo 31 respeitantes ao código de estrada, 95 contra o regulamento e transporte automóvel.
O porta-voz do comando da Polícia Nacional no Bié, intendente António Hossi, salientou ainda que foram aplicadas também 12 multas no valor 120 mil 934 kwanzas, bem como nove taxas diversas, no valor de cinco mil 280 kwanzas.
Como possíveis causas dos acidentes, apontou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, imprudência ao código de estrada, associado ao mau estado de algumas vias que ligam os municípios, comunas e aldeias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 2:33 am

Bié
Directora da família e promoção da mulher satisfeita com as políticas do governo

Kuito
– A directora da Família e Promoção da Mulher (Difamu) do Bié, Ana Bela Cayovo Ngonga, manifestou hoje, quinta feira, no Kuito, a sua satisfação pelo empenho do governo local, consubstanciado na implementação e execução acções tendentes à formação académico e profissional da camada feminina.
Em entrevista à Angop a responsável sublinhou que actualmente se regista a existência de muitas mulheres em salas aulas em diversas escolas, desde a alfabetização ao ensino superior e em diversas áreas do saber.
Sublinhou que a situação, que demonstra o interesse do género em conquistar a dignidade e, consequentemente contribuir no desenvolvimento social e económico da província e não só.
Segundo ela, a aprendizagem deve igualmente depender dos investimentos do governo, mormente na construção e apetrechamento de mais estabelecimentos escolares, enquadramento de professores, entre outros, visando o bem-estar das populações.
Ana Bela Cayovo Ngonga sublinhou a necessidade das mulheres continuarem firmes e decididas em superar os níveis académicos e profissionais.
Alertou ainda a necessidade do executivo local e não só reforçar as políticas viradas à formação da camada feminina, para estimular aquelas que persistem em ignorar o valor do “estudo”, mormente as adolescentes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 5:00 pm

Bié
Inadec pede a consumidores a denunciar anomalias

Kuito
-
O director do instituto nacional de defesa do consumidor (Inadec) no Bié, Filipe Baptista Viana, pediu hoje (quarta-feira), no município do Kuito, aos consumidores a denunciarem todas as anomalias que se registarem nos diferentes postos de atendimento ao público.
Em declarações hoje à Angop, o responsável da instituição sublinha que, a prática visa disciplinar os infractores e consequentemente preservar a integridade moral daqueles que procuram pelos seus serviços.
A fonte indica também que a instituição precisa da colaboração dos clientes de forma a rentabilizar e valorizar todo trabalho dedicado ao público e a outros organismos.
Filipe Viana frisou que as denúncias, para além de servirem de fundamento para aplicação de multas, também contribuem para a melhoria dos serviços de atendimento ao consumidor e, desta forma, a mudança de comportamentos dos agentes económicos, para apresentarem um trabalho de qualidade e que dignifique a pessoa humana.
Referiu, por outro lado, que o Inadec trabalha em parceria com o Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess), na implementação e execução de palestras, nos órgãos públicos e privados, visando uma boa educação no atendimento aos clientes.
Filipe Baptista Viana informou ainda que a instituição vai, igualmente, trabalhar com as entidades de ordem pública, no sentido de se evitar transtornos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 3:26 pm

Cultura
Governo pretende construir casas de cultura no interior do Bié

Kuito
- O governo da província, através da direcção da Cultura no Bié, pretende nos próximos tempos construir "casas de cultura", visando promover o desenvolvimento do teatro e de outras artes no interior da região.
A garantia foi dada a conhecer esta terça-feira, à Angop, na cidade do Kuito, pelo director daquela instituição na província do Bié, António Buta dos Santos, por ocasião do Dia Mundial do Teatro (28 de Março).
Segundo o responsável, as casas de cultura serão erguidas em todas municípios da província, com vista a possibilitar o desenvolvimento do teatro naquela localidades, bem como o fortalecimento da cultura na região.
Sem adiantar datas para o início das obras, António dos Santos afirmou que, numa primeira fase o governo pretende começar as obras em tempo oportuno na municipalidade do Kuito, por ser um local com maior concentração populacional ligada ao ramo do teatro.
Existe apenas na província do Bié uma casa de cultura em homenagem ao poeta maior e primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, inaugurada pela ministra da Cultura Rosa Cruz e Silva, no dia 8 de Janeiro do ano em curso.
A abertura da casa permitiu resgatar o passado histórico da nação, bem como influenciará a sociedade desta comunidade e, não só, a conhecer melhor sobre a vida e obra de Neto.
O Museu Agostinho Neto está localizado no bairro Catraio, arredores da cidade do Kuito.
A infra-estrutura enquadrou-se no Programa de Melhoria e Aumento da Oferta dos Serviços Sociais Básicos à População, tendo como função manter a juventude informada sobre os feitos de Agostinho Neto, que por sinal, morou na residência, agora requalificada, bem como trabalhou nesta região como enfermeiro na década dos anos 1960.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO BIÉ

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 4:11 pm

Bié
Desactivadas 20 minas anti-pessoal no Chitembo

Kuito
- Vinte minas anti-pessoal e outros engenhos não detonados foram removidos e destruídos no primeiro trimestre do ano em curso, no município do Chitembo, a 150 quilómetros a sul da cidade do Kuito, província do Bié.
A informação foi dada hoje à Angop pelo chefe das operações de desminagem da organização não governamental Britânica “The Hello Trust”, João Baptista, tendo sublinhado que, os artefactos foram desactivados nas localidades de Camana, Cueley, lilemba e Mumbwé (Chitembo).
João Baptista garantiu ainda que a recolha das minas permitiu clarificar uma área de 38 mil metros quadrados que contou com o desempenho de 64 sapadores daquela operadora de desminagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DO BIÉ

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron