NOTÍCIAS DO HUAMBO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:51 am

28-04-2009 18:02
Huambo
Falta de matéria-prima deixa paralisada fábrica de motorizadas Ulisses
Huambo - A fábrica de montagem de motorizadas Ulisses, na província do Huambo, encontra-se paralisada há mais de um ano, por falta de matéria- prima, proveniente do Japão.
Segundo um funcionário da direcção da fábrica , a empresa está a encetar contactos com uma fornecedora japonesa de matéria-prima para a montagem de motorizadas do tipo Yamaha-YB50 e DTt-50.
Com uma linha de montagem, armazéns para acessórios e de produtos acabados, a Ulisses montava uma média diária de 20 motorizadas, que eram comercializadas em vários pontos do país. As motorizadas do tipo Yamaha-YB50 estavam avaliadas em mais
de USD mil e 500.
Actualmente, a empresa mantém as portas abertas devido à oficina, onde são reparadas motorizadas adquiridas na fábrica e outras.
A fábrica está localizada na zona industrial da Cuca, nos arredores da cidade do Huambo.
Enquanto que a fábrica não reata as suas actividades, o mercado local é invadido por outras marcas de motorizadas do tipo "Nafang" e "Juve", meios de transporte de fabrico também japonês, que são adquiridos no valor de 67 mil kwanzas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:52 am

28-04-2009 14:28
Huambo
Trabalhadores da identificação civil e criminal beneficiam de formação
Huambo - Uma acção de formação, dirigida aos trabalhadores do Departamento Provincial de Identificação Civil e Criminal, iniciou segunda-feira nesta cidade, com a participação de cerca de 50 pessoas vindas dos 11 municípios da província do Huambo.
Promovida pelo Ministério da Justiça, a formação vai durar três dias e está enquadrada no programa de relacionamento e atendimento à população na emissão do Bilhete de Identidade.
Ao falar na cerimónia de abertura, o director provincial da Justiça, Ernesto Estêvão Pedro, considerou que com a promoção desse curso dá-se "um passo" no .***primento das várias obrigações do sector, que visam melhorar o atendimento ao cidadão.
"Compete a nós garantir que o cidadão tenha acesso aos serviços de Justiça com qualidade e, por isso, o nosso ministério está a iniciar hoje no Huambo a inserção de novos conhecimentos aos trabalhadores, por formas a que o público mereça cada vez mais um atendimento digno e célere", continuou.
Ernesto Estêvão Pedro fez saber que com este curso pretende-se preparar os funcionários da identificação para que estejam a altura de dar resposta ao programa de emissão do novo B.I aprovado recentemente pelo Governo Central, para além de se querer melhorar a postura do trabalhador.
Por outro lado, chamou a atenção dos funcionários em relação aos emolumentos, advertindo que não devem cobrar além do estabelecido e levar este dinheiro à casa ou ao bolso, porque isso é crime punível por lei.
No decorrer do curso, os formandos vão abordar assuntos relacionados com o projecto de modernização do BI, relações entre o funcionário e o público, relações humanas e bases de informática.
A população aplaudiu a iniciativa, pois considera oportuno este curso com vista a redução das filas de pessoas a espera da emissão e levantamento dos bilhetes de identidade, uma questão que se poderia ultrapassar com o princípio de organização e diálogo pacífico entre os funcionários e o público.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:53 am

Huambo
Fábrica de confeições em eminência de declarar falência
Huambo - A fábrica de confeições "Couambo", situada na cidade do Huambo, província com o mesmo nome, regista actualmente uma fraca produção, facto que poderá obrigar a direcção da empresa a declarar falência, informou hoje, sábado, a sua directora, Ana Joana.
De acordo com a directora, a fraca produção e a pouca procura dos seus produtos são factores que estão na base de uma possível declaração de falência daquela unidade fabril, que já despediu 14 funcionários em 2008.
“Neste momento temos pouca produção, falta matéria-prima, há muitas máquinas avariadas e uma redução de clientes para os nossos produtos esses factores estão a obrigar a direcção da empresa a despedir trabalhadores, assim como corremos o
risco de encerrar a fábrica, caso não sejam adoptadas medidas de recuperação deste unidade fabril”, advertiu.
Para contornar a actual situação, Ana Joana disse a chefia da “Couambo” estão a traçara novas estratégias para estabelecerem parcerias com instituições públicas e organismos privados para o relançamento da sua produção.
Localizada na zona industrial da Cuca, arredores da cidade do Huambo, a “Couambo” tem instaladas 50 máquinas industriais, com uma capacidade de produção de 175 peças por dia, e controla 14 trabalhadores.
A fábrica confecciona diverso tipo de material como toalhas de mesa, lençóis, batas escolares, uniformes entre outro tipo de vestuário destinado a unidades militares, hotéis hospitais, empresas de segurança e de limpeza das províncias do Huambo e Kuando Kubango
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:53 am

Huambo
Camponeses do Ecunha visitam projecto Aldeia Nova no Waku Kungo
Ecunha – Noventa camponeses associados e criadores de gado bovino do município da Ecunha (Huambo) visitaram de 27 a 28 deste mês o projecto Aldeia Nova no município do Waku Kungo, província do Kwanza Sul, com objectivo de trocar de experiência para o reforço do sector pecuário.
A informação foi avançada hoje (quarta-feira) à Angop no município do Ecunha pelo representante da organização não-governamental, Instituto Marques Vale Flor, Manuel Rabort.
Segundo responsável, a visita enquadrou-se no âmbito da implementação do projecto de apoio do sector pecuário que a sua organização está a implementar no município do Ecunha com financiamento da União Europeia.
Os camponeses associados recolheram experiências das actividades desenvolvidas pelo projecto Aldeia Nova, ligado à criação de gado bovino, no sentido de serem implementados no município do Ecunha.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:54 am

30-04-2009 21:24
Huambo
Defendida maior valorização das danças tradicionais
Huambo - A chefe de departamento de intercâmbio e espectáculos da direcção provincial da cultura, Victorina Navimbi, defendeu quarta-feira, na cidade do Huambo, maior valorização das danças tradicionais para que estas possam continuar a fazer parte da cultura nacional.
A responsável, que falava durante a realização de uma noite cultural que visou saudar o dia mundial da dança, assinalado quarta-feira, exortou também aos promotores culturais a realizarem actividades em prol da divulgação dos grupos de danças tradicionais.
Victorina Navimbi encorajou ainda os empresários a investirem nos grupos de danças tradicionais, evitando que estes se extingam por falta de apoios, ao mesmo tempo em que exortou aos jovens no sentido de se interessarem mais sobre as danças tradicionais por reflectirem o passado histórico e preservarem os valores culturais.
A dança, segundo ela, é uma das mais humanas artes, sendo ainda uma das artes mais vivas que nasceu com o próprio homem de uma forma primária nos seus afazeres quotidianos, expressando dor, alegria e tristeza.
Sublinhou que apesar de haverem vários estilos de dança, variando de região a região, convencionalmente existem apenas três categorias, a dança tradicional, a popular ou recreativa e a artística espectacular.
Na província do Huambo, disse, as danças tradicionais classificam-se em Olundongo, Onhatcha, Okatita, Ondjando e Elissemba, consideradas de estandarte da cultura local no que diz respeito a dança, apesar de predominar também outras categorias transportadas de culturas de outros países.
Por seu turno, o representante da União Nacional dos Artistas e Compositores, Pascoal Pedro Nhanga, apesar de ter se manifestado satisfeito com a evolução da dança nesta região, lamentou, por outro lado, a falta de uma escola de formação de dançarinos.
Outra preocupação apresentada por Pascoal Pedro Nhanga prende-se com a não realização constante de actividades para que os grupos de dança possam exibir-se.
"A dança tem de acompanhar o ritmo de crescimento que a província está a demonstrar. Temos assistido o interesse dos jovens, mas ainda não é o suficiente, pois não mostram interesse nas danças tradicionais", frisou.
O dia mundial da dança foi comemorado, na província do Huambo, com uma palestra sobre a importância da dança e também uma noite cultural na qual foram intervenientes diversos grupos de dança.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:55 am

Huambo: Igreja Metodista Unida ofereceu bens a presos

Estácio Camassete|Huambo

O líder da Igreja Metodista Unida, Bispo Gaspar João Domingos, ofereceu bens de primeira necessidade aos reclusos da Comarca do Huambo.
Arroz, açúcar, óleo vegetal, fuba, papel higiénico, sabão e sabonete foram alguns dos géneros oferecidos pelo bispo, que apelou aos reclusos que se consciencializem dos erros que cometeram para que, depois de libertados, consigam a reinserção na sociedade.
Paulino Mande, o director da cadeia agradeceu o gesto do bispo e disse que os artigos oferecidos “vão diminuir, em grande medida, certas carências” e apelou a outras entidades que sigam o exemplo da Igreja Metodista.
O bispo da Igreja Metodista Unida está na província do Huambo há uma semana, a presidir à IX sessão da Conferência Geral da Juventude, subordinada ao tema “Geração Instruída Jamais será Confundida”.
Gaspar Domingos foi recebido pelo governador do Huambo, Albino Malungo, no palácio provincial.ANA

Mensagens: 175
Data de registro: Sex Abr 24, 2009 2:58 pm
Mensagem PrivadaE-mail
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:56 am

Huambo
Agentes da EDA beneficiam de instruções básicas de informática na Caála
Caála - Oito agentes da Extensão de Desenvolvimento Agrário (EDA) dos municípios da Caála, Bailundo, Ecunha e Longonjo estão a beneficiar desde a manhã de hoje (terça-feira) de um curso básico de informática para o melhoramento do serviço de secretaria no Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA)
O curso intensivo, com duração de três dias, foi aberto hoje na cidade da Caála, 23 quilómetros ao oeste da província do Huambo, numa cerimónia presidida pelo responsável do Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural (PEDR) da província do Huambo, José Cambenje.
A acção formativa, financiada pela Comunidade Europeia, é promovida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em parceria com Governo provincial do Huambo.
O responsável do PEDR da província do Huambo solicitou maior empenho aos participantes para utilizarem de forma inteligente os meios informáticos existentes nos seus locais de trabalho, doados pela Fundo das Nações Unidas para a Alimentação.
Os participantes estão a estudar os programas Windows XP, Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Power Point.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:57 am

03-06-2009 15:45

Huambo
Direcção da Educação distribui 759 mil livros
Huambo - Setecentos e 59 mil livros escolares foram distribuídos gratuitamente durante o 1º trimestre deste ano, pela direcção provincial da Educação do Huambo, com o propósito de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos matriculados nas várias escolas da província.
Segundo disse hoje, quarta-feira, à Angop, o chefe de secção de abastecimento técnico material da direcção da Educação, Ernesto de Oliveira, beneficiaram dos livros 357 mil alunos, da iniciação a 4ª classe.
Ernesto de Oliveira explicou que os alunos da 2ª, 3ª e 4ª classes recebem três livros (leitura, matemática e estudo do meio), ao passo que os da iniciação um.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:57 am

08-06-2009 8:24

Huambo
Moto-taxista desconhecido estupra adolescente em Chinhama
Huambo - Uma menor de 14 anos foi estuprada sexta-feira na comuna de Chinhama, município de Katchiungo, 150 quilómetros a sul da cidade do Huambo, por um moto-taxista desconhecido, no decorrer de uma viagem.
Um documento assinado pelo administrador comunal, José Luvumba, condena esta atitude numa altura em que se comemora a jornada da criança.
O documento revela que a rapariga se encontra a receber tratamento no centro de saúde comunal. A mesma foi encontrada pelo homem quando viajava a pé para aldeia de Canhanga em visita dos seus familiares.
José Luvumba fez saber que se trata do primeiro caso de violação sexual naquela comuna.
"Na tradição local este homem tinha que assumir a rapariga porque dificilmente encontrará um rapaz que a possa assumir", explicou comovido o administrador.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:58 am

Huambo: Camponeses do Mungo vendem produtos

Os camponeses do município do Mungo, 150 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, comercializaram, ontem, mais de 20 toneladas de produtos agrícolas, numa feira promovida pela Direcção Provincial do Comércio.
No mercado rural itinerante, promovido no quadro do Programa de Mecanismo Provisório de Absorção da Produção Interna, no município do Mungo, as famílias camponesas e agricultores venderam ao Presild milho, feijão, bombó, pimento, rabanete e soja, produzidos em grande escala na região.
A agricultora do município do Mungo, Ilda Margarida, ficou contente por ter comercializado mais de 2.000 quilos de soja e ganho 200 mil kwanzas.
“O incentivo do Mecanismo Provisório de Absorção da Produção Interna vai permitir que os camponeses alarguem as áreas de cultivo em toda região do Mungo”, disse a agricultora, desejando que a acção não termine.
O administrador do município do Mungo, Mateus Rodrigues Sanjala, enalteceu a iniciativa da Nova Rede Comercial que valoriza a produção interna, incentiva e capitaliza as famílias camponesas e os agricultores que tinham dificuldades em escoar os produtos.
Frisou que grandes quantidades de ananás, pimento, rabanete, abóbora e outros produtos deterioravam-se nos campos dos agricultores.
O administrador acrescentou que com a implementação do Mecanismo Provisório de Absorção da Produção Interna, as famílias camponesas e agricultores vão alargar as áreas de cultivo na presente época agrícola, numa altura em que está em curso a preparação das áreas de cultivo (nacas).
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 11:59 am

por paulo gonçalves em Qua Jun 10, 2009 2:11 am
Huambo
Registadas gratuitamente mais de três mil crianças
Huambo - Três mil e 118 crianças, dos diferentes bairros do município sede da província do Huambo, beneficiaram-se este ano de cédulas pessoais gratuitas, informou hoje, nesta cidade, o conservador de registo civil Ezequiel Chicale.
Deste número, duas mil e 420 são crianças dos zero aos cinco anos, sendo os restantes 698 menores de 18 anos, cujas famílias apresentaram atestados de pobreza, explicou.
O Registo de Nascimento consta dos 11 compromissos do governo angolano para com a criança, adoptados em 2007, no III Fórum Nacional da Criança, que engaja o executivo angolano, o sistema das Nações Unidas e parceiros sociais.
São ainda pontos chaves do documento assegurar a "Esperança de vida", "Segurança Alimentar e Nutricional", " Educação da Primeira Infância, "Educação Primária", "Justiça Juvenil", "Prevenção e Redução do Impacto do HIV/Sida nas Famílias e nas Crianças", bem como as "Competências Familiares".
A "Prevenção e Mitigação da Violência Contra a Criança", a "Criança e Comunicação Social" e a Criança no Orçamento Geral do Estado" são outros aspectos tidos em conta nos 11 compromissos do governo, direccionados à infância.paulo gonçalves
Mensagens: 145
Data de registro: Qua Mai 27, 2009 9:40 am
Mensagem PrivadaE-mail
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 12:00 pm

por anabela em Dom Jun 14, 2009 6:07 am

Quintina Quintas: Maternidade do Huambo tem meios para atender grávidas

Marcelino Dumbo | Huambo
A Maternidade do Hospital Central do Huambo dispõe dos meios necessários para “atender condigmanete as mulheres grávidas”, disse a chefe daquele serviço, ao fazer o balanço de Janeiro a Abril.
A responsavel fez este pronunciamento, quando fazia o balanço sobre as actividades do seu pelouro, no perídodo entre Janeiro a Abril do ano em curso. Quintina Quintas revelou, que naquele espaço de tempo foram atendidas 5.300 mulheres e que mais de 2.300 foram internadas.
As principais causas de internamento estão ligadas ao trabalho de parto, gravidez com malária, hipertenção, doenças de transmissão sexual e outras patologias, que podem causar abortos.
No mesmo período, o hospital materno-infantil realizou mil e 588 partos - 1.295 normais e 293 cesarianas - de que resultaram 1.486 nados vivos e 102 nados mortos.
O atraso da parte das mulheres grávidas em irem à maternidade, a falta às consultas de rotina e recusa de testagem voluntária da Sida são as principais causas das mortes materno- infantil.
Quintina Quintas revelou, também, que na maternidade nascem, por dia, entre de 20 e 25 bebés.
A maternidade do Hospital Central do Huambo, com capacidade para 105 pacientes, tem dez médicos ginecologistas e 98 técnicos de enfermagem.anabela

Mensagens: 79
Data de registro: Sex Mai 22, 2009 6:12 am
Mensagem PrivadaE-mail ---------
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jun 14, 2009 12:00 pm

por anabela em Dom Jun 14, 2009 6:27 am

Rei Ekuikui IV do Bailundo elogia interesse da Cultura

O rei Ekuikui IV, Augusto Katchitiopololo, mostrou-se satisfeito, quarta-feira última, no Bailundo, com a iniciativa do Ministério da Cultura, de implementar o projecto de requalificação da Ombala Mbalundu.
O projecto, a ser desenvolvido ainda este ano, no município do Bailundo, situado a 80 quilómetros a norte da cidade do Huambo, vai consistir na requalificação na Ombala (casa da corte real) e túmulos onde repousam os corpos dos reis, com destaque para Ekuikui e Katiavala.
Em declarações à Angop, em língua nacional umbudu, o rei Ekuikui IV enalteceu também a iniciativa do Ministério da Cultura, que pretende ainda erguer uma estátua, no centro da vila, em memória ao rei Ekuikui II e construir o centro cultural Mbalundu.
“A reabilitação da estrada do Huambo vai permitir às pessoas terem mais informações sobre a história do povo umbundu, além de facilitar a deslocação das pessoas interessadas em conhecer a história da região. É este género de gesto que vai dar mais dignidade aos símbolos da resistência umbundu”, sublinhou o soberano.
Esta satisfação do rei Ekuikui IV foi manifestada durante a visita de constatação do vice-ministro da Cultura, Cornélio Caley, naquela que é tida como o centro da história da resistência do povo umbundo e onde anunciou o projecto da requalificação dos monumentos e sítios que simbolizam o poder tradicional da região.
“Notamos que há esforço no sentido da preservação da cultura típica dos ovimbundos, quer na música e nos monumentos, daí o nosso encorajamento aos dirigentes e à população no sentido de divulgarem os valores culturais locais no contexto nacional e internacional”, frisou o rei.
Por seu turno, o administrador do município do Bailundo, Luís Sampaio do Amaral, enalteceu o esforço do Ministério da Cultura na construção do monumento com a estátua do soberano Ekuikui II, bem como do centro cultural e da casa da corte, que, para ele, farão renascer o passado e levar os reais valores às gerações vindouras.
O vice-ministro da Cultura, Cornélio Caley, que realizou de segunda a quinta-feira uma visita ao Huambo, deslocou-se também às pedras do “Forte de Candumbo”, localizadas no município da Tchicala-Tcholohanga, cuja classificação consta da lista nacional de monumentos e sítios.
A visita do vice-ministro da Cultura ao Huambo terminou com a constatação do grau de execução das obras de construção da biblioteca provincial e do Museu “Huambo Memorial”.anabela

Mensagens: 79
Data de registro: Sex Mai 22, 2009 6:12 am
Mensagem PrivadaE-mail ---------
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 18, 2009 12:44 am

Huambo
Igrejas devem apostar na formação das crianças

Huambo - O pastor Mário Vontade da 1ª Igreja Baptista do Huambo apelou hoje, quarta-feira, às igrejas do país, a investirem na formação das crianças, como garante da continuidade da obra.

Em declarações à Angop, na cidade do Huambo, a propósito do Dia da Criança Africana, assinalado terça-feira, o pastor assegurou que as igrejas devem encarar a formação das crianças como prioridade absoluta, enquanto esperança, não só da nação, mas também da Igreja de Cristo, por serem dádivas de Deus.

"Ao apostar na formação das crianças, estamos a apostar na continuidade da igreja que só prosperará se elas forem bem instruídas", advogou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jun 20, 2009 2:28 am

Huambo
Campanha de vacinação imuniza 71.256 crianças na primeira fase


Caála - Setenta e uma mil e 256 crianças menores de cinco anos foram imunizadas durante a primeira fase da campanha "Viva vida com saúde", realizada de 14 a 18 deste mês, na zona urbana do município da Caála, província do Huambo.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o director da saúde pública do município da Caála, Alberto da Silva, acrescentou que, da cifra acima citada, 20.936 crianças foram imunizadas contra a poliomielite, 17 mil e 517 contra o sarampo, 17 mil e 328 receberam a vitamina A e as restantes 15 mil e 430 foram desparasitadas.

De acordo com o responsável, a campanha atingiu resultados satisfatórios durante esta primeira etapa de vacinação que decorreu nas zonas urbanas.

Segundo o director, as equipas para o arranque da segunda fase nas zonas rurais já está preparada, bem como as condições de logísticas para o processo de vacinação.

A segunda fase irá decorrer nas comunas da Calenga, Catata e Cuima, que compõem o município da Caála.

Durante a campanha, serão vacinadas as crianças contra poliomielite e sarampo, bem como ministradas a vitamina A e o desparasitante
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DO HUAMBO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron