NOTÍCIAS DO HUAMBO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 22, 2010 10:51 pm

22-11-2010 21:01

Huambo
Procurador-geral da República quer observância da constituição

Huambo
– O procurador-geral da República, João Maria de Sousa, advertiu hoje, segunda-feira, nesta cidade, no sentido de toda actividade policial e de investigação criminal pautar pela observação rigorosa do plasmado na Constituição da República e demais leis, por forma a se evitarem prisões ilegais.
"Nos dias de hoje, que pretendemos que o país tenha uma vida completamente harmoniosa, ainda surgem situações de prisões ilegais ou mesmo que o Ministério Público possa legalizar detenções", referiu.
Intervindo no encontro com membros do Conselho Consultivo da delegação provincial do Ministério do Interior, o procurador advertiu que casos de excessos de prisão preventiva não são toleráveis nos dias de hoje.
O magistrado recomendou o respeito pelos direitos dos cidadãos detidos.
Anunciou o aumento do reforço considerável de oficiais para a direcção provincial de investigação criminal, por forma a dar resposta a demanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 03, 2010 9:11 pm

03-12-2010 20:47

Governação
Ministra realça empenho do executivo na solução dos problemas da população

Huambo
-
A ministra da justiça, Guilhermina Prata, reafirmou hoje, sexta-feira, na cidade do Huambo, o empenho do executivo angolano na solução dos múltiplos problemas que os angolanos ainda enfrentam.
Falando na cerimonia de encerramento do VI Conselho Consultivo Alargado do seu ministério, decorrido de 2 a 3 na cidade do Huambo, a governante frisou que com o fim do conflito armado, existe uma pressão sobre o executivo para resolver as dificuldades ainda existentes.
Segundo disse, o Governo está empenhado em fornecer aos cidadãos benefícios sociais e económicos tangíveis, melhorar a qualidade de vida da população rural, combater o elevado índice de desemprego e dar resposta à pobreza.
Apesar destes desafios, prosseguiu, Angola, "uma jovem Nação" regista um progresso significativo desde a restauração da paz em 2002, traduzido na reabilitação de infra-estruturas e consolidação do estado democrático.
"É exemplo disto o espectacular desenvolvimento que esta linda cidade (Huambo) de Angola possui, ostentando uma base sólida de recursos para dar resposta aos desafios do desenvolvimento e que permitam aos cidadãos ter acesso à justiça independente dos seus recursos económicos", sublinhou.
A ministra Guilhermina Prata assegurou que o sector da justiça desempenha um papel crucial nos esforços para consolidar a paz e a estabilidade, assegurar o Estado de Direito, promover a responsabilização, a transparência, bem como contribuir para o desenvolvimento económico e social.
Para a interlocutora, os desafios que se apresentam ao poder politico, responsáveis e operadores judiciários exige um esforço e uma responsabilidade partilhada, imunes tentações ou instrumentalização casuísticas.
Actualmente, tendo em conta as orientações do Chefe do Executivo, o sector da Justiça, afirmou, está empenhado na revisão dos códigos civil, penal e do Registo e Notariado, devendo o processo ser concluído até 2011.
Guilhermina Prata informou que é objectivo do seu pelouro melhorar a coordenação de todo o sector, assegurando que as instituições possam desconcentrar os serviços e criar mecanismos que facilitem o acesso das populações à justiça.
A cerimónia de encerramento do VI Conselho Consultivo do Ministério da Justiça foi presenciada pelo vice-governador do Huambo para esfera económica.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 08, 2010 3:58 am

Huambo
Professores devem ter melhor postura em 2011

Caála
O chefe de repartição da Educação no município da Caála, província do Huambo, Mateus Tchimbamba, exortou hoje os mais de mil professores da circunscrição a pautarem por uma postura mais digna, responsável e exemplar, em 2011.
Falando durante a Assembleia-geral dos trabalhadores do sector da Educação mostrou-se preocupado com algumas denúncias de corrupção e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Com participação de mil e 800 professores e directores de escolas do ensino primário, Iº e IIº ciclos, a Assembleia visou analisar o ano académico 2010 e o nível organizacional pedagógico das unidades escolares do município da Caála.
O chefe de repartição da educação do município da Caála considerou positivo o empenho dos professores, apesar de estar também preocupado com os aspectos de absentismo, atitudes que em 2011 merecerão punições severas.
Mateus Tchimbamba pediu maior organização aos funcionários, para contribuírem no desenvolvimento académico do município da Caála, evitando a corrupção e outras acções contrárias à lei.
O perfil do professor, a preparação do ano académico 2011, actualização de categorias dos professores, processo pedagógico e outros foram discutidos na Assembleia-geral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor Alberto Santos em Sexta Dez 17, 2010 7:12 pm

Caála controla 844 crianças órfãs

Caála - Oitocentas e 44 crianças órfãs integradas no seu ambiente familiar em condições desfavorecidas são controladas pela delegação provincial do Ministério da Assistência e Reinserção social (Minars) do município da Caála, na província do Huambo, revela um documento da instituição a que a Angop teve acesso hoje.

Segundo o documento, estas crianças em situação desfavorecidas necessitam de apoios para a sua subsistência, bem como outras ajudas filantrópicas para melhorar a condição de vida.

De igual modo, o Minars tem um registo de 400 pessoas portadoras de deficiência física e 533 idosos considerados desfavorecidos em condições precárias em termos de bem-estar para a sua reinserção social na comunidade.
Alberto Santos
Top membros
 
Mensagens: 661
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:48 am

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 22, 2010 4:01 pm

22-12-2010 15:50

Huambo
Chuva de granizo no Mungo pode comprometer campanha agrícola

Mungo
- A chuva de granizo e fortes ventos que se fazem sentir constantemente nos últimos dias no município do Mungo, a 150 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, podem comprometer o ano agrícola 2010/2011.
Segundo o responsável local da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), Daniel Gonçalves, o ano agrícola na sua circunscrição envolveu 3387 famílias camponesas associadas e independentes que cultivaram feijão, soja, milho, batata rena e doce, entre outras culturas que podem se estragar se a chuva continuar a cair com a mesma intensidade.
Daniel Gonçalves informou que a EDA no município do Mungo recebeu, na presente campanha agrícola, 60 mil toneladas de adubos, mil de sulfato de amónio, 6.750 enxadas europeia, 600 catanas, 500 machados e 13 charruas, comercializados aos beneficiários a preços subvencionados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 03, 2011 11:03 pm

03-01-2011 17:57

Huambo
Povo angolano assinala 50 anos do massacre da baixa de Kassanje

Huambo
-
O Governo da Província do Huambo considera, numa exortação tornada pública hoje, por ocasião dos 50 anos do dia dos mártires da repressão colonial, a assinalar-se no dia 4 de Janeiro, que a data contribuiu para reforçar a consciência de todos quantos já lutavam pela conquista da liberdade.
Foi a 4 de Janeiro de 1961, acrescentou a exortação, que milhares de camponeses da baixa de Kassanje foram barbaramente massacrados, em resposta da reivindicação da exploração a que estavam sujeitos, a diminuição de horas da jornada de trabalho e o baixo custo de algodão e de outras formas de repressão.
"Esta acção motivou uma maior coesão ao nível dos grupos existentes, permitindo a criação e coordenação de uma ampla frente de residência na qual deveriam participar todos angolanos sem distinção de qualquer espécie", refere a exortação do executivo local.
Segundo o documento, "assim, o 4 de Janeiro de 1961 serviu de ante câmara ao histórico 4 de Fevereiro de 1961, data do início da luta armada de libertação que terminou com a conquista da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975".
Exortou ainda que sob o signo "Honremos os mártires da pátria, promovendo o desenvolvimento de Angola", deve-se recordar todos os sacrifícios consentidos pelos mártires da repressão colonial, a sua determinação, bravura e abnegação na luta contra todas as formas de dominação, opressão e exploração, com vista a independência plena da pátria que neste momento caminha progressivamente rumo ao desenvolvimento.
Por ocasião da data, lê-se no documento, o Governo da Província do Huambo exorta a toda população a manifestar um profundo respeito e reconhecimento por todos que sacrificaram as suas vidas, para que hoje regozijemo-nos em viver num país livre e soberano, onde a paz conquistada constitui um alicerce seguro para a verdadeira reconciliação entre angolanos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 07, 2011 11:24 pm

Huambo
Chuvas destroem mais de 300 casas na Caála

Caála
- Trezentas e 20 residências foram destruídas pelas chuvas que caíram no princípio de Janeiro deste ano, no município da Caála, província do Huambo.
Segundo uma fonte da administração local, as chuvas deixaram desalojadas cerca de mil e seiscentas famílias das comunidades de Sacanombo, Ngumbe e Mwangunja, localizadas no município da Caála, situado a 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.
Em Dezembro de 2010, as chuvas destruíram cinquenta e duas residências na comuna da Calenga, município da Caála, onde ficaram desalojadas trezentas e 25 famílias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 12, 2011 4:35 pm

12-01-2011 17:32

Huambo
Projecto habitacional Bem Morar em fase de edificação

Luanda
- O projecto habitacional Bem Morar, que prevê a construção de 39 vivendas térreas e 66 de um andar no município da Caála, província do Huambo, encontra-se em fase de edificação de residências, depois da criação das infra-estruturas técnicas do empreendimento.
Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, uma fonte ligada ao projecto disse tratar-se de um condomínio fechado com área de lazer, recinto desportivo, jango com churrasqueira, centro comercial e segurança 24 horas por dia, avaliado em 150 milhões de dólares.
A iniciativa privada, oficialmente lançada em Maio de 2010, enquadra-se na projecto de construção de um milhão de casas em todo o país.
Para a aquisição de uma das 39 casas térreas (T3 e T4 com 139 metros quadrados) e das 66 de um andar (T3 e T4, com 198 metros quadrados), numa primeira o interessado paga 35 porcento do valor e o restante em 12 meses.
O projecto Bem Morar existe em Angola há cinco anos e está implantado nas províncias de Luanda, Huambo e Bengo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 5:21 pm

14-01-2011 17:49

Huambo
Casos de violência doméstica aumentam na província

Huambo
- Vinte e cinco casos de violência doméstica foram registados nos primeiros 12 dias de Janeiro de 2011, pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher no Huambo, um aumento considerável em relação a Janeiro de 2010, em que foram registados um total de 20 casos do género.
A chefe do departamento para a Política Familiar, Ágata Vitumbo disse hoje à Angop que os casos diagnosticados são maioritariamente de abandono familiar, ofensas corporais e fuga à paternidade, tendo prometido intensificar os programas de sensibilização, para reduzir-se os casos de violência doméstica na região.
Informou que dos 25 casos, 18 foram resolvidos pelo Centro de Aconselhamento da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, enquanto os restantes (7), dada a sua complexidade, foram encaminhados ao tribunal e à polícia de investigação criminal para dar desfecho dos mesmos.
Ágata Vitumbo disse que para o êxito do programa de sensibilização contra a violência doméstica, a instituição trabalhar com as autoridades tradicionais, religiosas e professores, visando a disseminação da mensagem apelativa sobre o combate a este fenómeno, que tem estado a atingir proporções alarmantes no Huambo.
Em 2010 foram registados 964 casos de violência doméstica, mais 223 que em 2009.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 9:39 pm

04-02-2011 19:43

Huambo
População do Ukuma exortada a seguir exemplo de patriotismo dos heróis do 4 de Fevereiro

Ukuma
-
A administradora do municipal do Ukuma, Leonor Cassewa Domingos, exortou hoje (sexta-feira) a população a seguir o exemplo de patriotismo dos nacionalistas combatentes do 4 de Fevereiro, para o resgate dos valores culturais da sociedade.
Falando no acto municipal alusivo aos 50 anos do início da luta armada e de libertação nacional que este ano decorre sob o lema
"com o espírito do 4 de Fevereiro construamos uma Angola próspera e moderna", a administrador chamou a atenção da população para um espírito patriótico, evitando conflitos familiares e políticos.
"As famílias devem estar preparadas para qualquer desafio do país e seguirem o exemplo de Agostinho Neto e outros heróis nacionais, que tanto fizerem para a conquista da libertação nacional e do fim do jugo colonial fascista", frisou.
Para Leonor Cassewa, falar do 4 de Fevereiro é necessário fazer uma referência ao manifesto do MPLA que, exigia do colono a
independência do país sem qualquer derramamento de sangue.
Referiu ainda que milhares de jovens e crianças com idade escolar, das aldeias e ombalas do território nacional, têm direito ao ensino e aprendizagem, bem como a formação profissional.
Com uma população estimada em 52 mil habitantes distribuídos nas comunas de Cacoma, Mundundu e sede, o município do Ukuma
situa-se a 100 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 08, 2011 11:29 pm

08-02-2011 19:35

Huambo
Lançamento do programa de construção de 12 mil casas na Caála acontece quarta-feira

Huambo -
O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, chega quarta-feira ao Huambo, onde procederá ao lançamento da 1ª pedra para a construção de 12 mil casas sociais, no município da Caála, situado a 23 quilómetros da cidade.
Consta do programa a que a Angop teve hoje (terça-feira) acesso um encontro de cortesia com o governador provincial, Fernando Muteka, apresentação do programa nacional de urbanismo e habitação social, que será feito pelo director para a organização técnica do território, Correia Caetano.
Consta ainda a apresentação do projecto urbanístico que será implementado pelo grupo Kora LR- Angola, que já possui uma casa modelo, a ser inaugurada ainda nesta quarta-feira, pelo ministro Afonso Pedro Canga.
Será ainda assinado o auto de consignação da obra entre o Ministério do Urbanismo e Construção e o empreiteiro.
A visita do ministro termina no período da tarde do mesmo dia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 11:12 pm

11-02-2011 17:42

Huambo
Mais de 600 alunos ingressam pela 1ª vez no sistema de ensino no Ekunha

Ekunha
-
Seiscentos
e dez alunos ingressaram este ano pela 1ª vez no sistema normal de ensino no município do Ekunha, província do Huambo, com a entrada em funcionamento de 79 novas salas de aulas.
Segundo o chefe de repartição municipal da educação, Isaías Félix, no presente ano lectivo foram matriculados 25.500 alunos da iniciação a nona classe, contra os 24.890 que estudaram em 2010.
Salientou também ter havido, este ano, um ligeiro aumento no número de professores que vão leccionar aulas, em comparação ao ano lectivo anterior, embora não tenha entrado em detalhes.
Isaías Félix informou que o sector da educação tem disponíveis, para o presente ano lectivo, 183 salas de aula que vão funcionar em dois períodos, manhã e tarde.
O município do Ekunha, que este ano vai contar pela 1ª vez com uma escola do II ciclo (ensino médio), dista a 45 quilómetros da cidade do Huambo, capital da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 5:34 pm

18-02-2011 17:59
Huambo
Administradores comunais terminam curso sobre procedimentos administrativos

Huambo
– Trinta e cinco administradores comunais das províncias do Kuando Kubango, Bié e Huambo, terminaram hoje (sexta-feira) o curso de formação sobre procedimentos administrativos.
O evento, numa iniciativa do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), teve a duração de cinco dias, tempo que serviu para os participantes aprimoraram conhecimentos sobre a estrutura e organização administrativa da administração pública, a lei da probidade, actividade administrativa e a pauta deontológica.
O decreto-lei nº 16-A/95, de 15 de Dezembro sobre as normas do procedimento e da actividade administrativa, procedimento administrativo e os seus conceitos, foram igualmente abordados durante o evento que juntou 35 administradores comunais das províncias do Huambo, Bié e Kuando Kubango.
Em mensagem final os participantes destacam que, com esta formação, doravante se conformarão dentro da legalidade, dos princípios e regras plasmados nas leis, aproximando a confiança da administração pública junto do cidadão, objectivo alvo das suas acções, evitando assim a supremacia e abusos de poder no exercício das suas funções.
“Não perderemos tempo, pois os conhecimentos aqui adquiridos transformar-se-ão em nosso instrumento de trabalho, vamos poder ***prir o nosso mandato com zelo, competência, cortesia, urbanidade, seremos oportunos em dar resposta as exigências do estado e dos cidadãos que juramos servir”, destacam.
A cerimónia de encerramento do curso sobre procedimentos administrativos foi orientado pelo chefe da secretaria do governo do Huambo, João Sérgio Raul, que fez votos de que os conhecimentos adquiridos possam ser postos em prática para melhor servir as populações.
“Estamos convictos que ao longo deste período foram transmitidos conhecimentos importantes para melhor a percepção das normas e dos diplomas legais que regem o funcionamento e a organização dos órgãos da administração local do estado”, destacou.
João Sérgio Raul destacou ainda que cabe aos administradores uma grande responsabilidade, pois as ferramentas ora adquiridas devem constituir um instrumento de consulta permanente, para unificação da actividade administrativa das vossas áreas de jurisdição.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:37 pm

25-02-2011 22:48

Huambo
Fiéis da igreja Tocoísta ofertam diversos bens aos reclusos da comarca provincial

Huambo
-
Os fiéis da igreja Tocoísta no Huambo ofertaram hoje diversos bens de primeira necessidade aos reclusos da comarca provincial, num gesto enquadrado no programa comemorativo ao 93º aniversário de Simão Gonçalves Toko, fundador desta denominação religiosa.
Dos bens doados constam 250 quilogramas de arroz, onze caixas de massa alimentar, quatro caixas de óleo vegetal e duas caixas de sabão.
Na ocasião, o pastor Francisco Lupeia, da igreja Tocoísta, disse que a doação vai minimizar algumas dificuldades que a direcção prisional enfrenta no que tange ao aprovisionamento de alimentação aos reclusos.
Por outro lado, salientou que para a direcção da sua igreja o mais importante não foram os bens doados, mas sim a mensagem de esperança e amor ao próximo que levaram aos prisioneiros.
" Mais do que a oferta, o gesto serviu também para levarmos mensagem de conforto aos reclusos e esperança por dias melhores", referiu.
Segundo o pastor Francisco Lupeia, o programa comemorativo de aniversário do fundador da igreja, falecido em 1984, abrange igualmente doação de sangue à hemoterapia do hospital geral do Huambo, palestras, culto de acção de graças a Deus e tarde recreativa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 7:52 pm

04-03-2011 18:25

[size=200]Huambo
Jovens do município do Mungo frequentam cursos profissionais gratuitos

Mungo
– [/size]
Cento e sete jovens residentes no município do Mungo, a 150 quilómetros da cidade do Huambo, participam desde hoje em cursos profissionais gratuitos, numa iniciativa dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP) visando o fomento do auto-emprego juvenil.
De acordo com o responsável da instituição, Florentino Sali, os formandos estão matriculados nas especialidades de informática básica, electricidade, carpintaria e alvenaria.
Disse que os cursos terão a duração de seis e nove meses, respectivamente, habilitando os formandos a exercerem actividades profissionais nas áreas pelas quais foram formados.
Florentino Sali fez saber que o ano passado foram formados gratuitamente 116 jovens residentes neste mesmo município.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO HUAMBO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron