09-04-2011 15:16
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ISCED capacita professores para melhorar qualidade de ensino
Huambo [/color
]– Os professores do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo concluíram, sexta-feira, nesta cidade, uma acção formativa metodológica sobre reforma educativa, que visou dotar os mesmos de conhecimentos científicos para a melhoria do processo de ensino naquela instituição.
A acção formativa, que durou três dias, abordou, entre outros, temas ligados à causa do surgimento da reforma educativa no país, os seus objectivos, sistemas de avaliação e vantagens da sua aplicabilidade.
O evento, de acordo com o director geral do ISCED, Miranda Lopes Miguel, constitui um elemento indispensável para que os professores possam instruir devidamente os estudantes em matérias de ensino e avaliação, mediante a aplicação de novas ferramentas e práticas docente-educativas.
“O ISCED é uma instituição vocacionada à formação de professores, temos como produto professores de um subsistema onde decorre reforma educativa, daí a necessidade de dotarmos o nosso corpo docente de conhecimentos necessários para transmitirem aos estudantes para que estes exerçam a profissão e tenham um bom desempenho e correspondam com os objectivos plasmados na reforma educativa”, argumentou.
Segundo Miranda Lopes Miguel, a falta de entrosamento entre o ISCED e o sistema geral de ensino tem criado um certo vazio, tendo afirmado que a realização de tal seminário, ministrado por quadros seniores da direcção provincial da educação, surge para inverter este quadro.
Advogou também a necessidade dos professores formados pela instituição que dirige dominarem os conteúdos básicos da realidade do processo educativo do país, para não terem dificuldades em exercer correctamente a profissão.
Considerou que os professores do ISCED que participaram na referida acção formativa absorverem conhecimentos inovadores e científicos que deverão ser aplicados já no decurso do presente ano lectivo, com maior ênfase para os estudantes que estejam a frequentar o 3º e o 4º ano, alguns dos quais já leccionam aulas no ensino geral.
“Esperamos que com esta formação possamos preparar melhor os nossos estudantes, de forma a enfrentarem o mercado de trabalho sem qualquer entrave e tenham desempenho eficiente nos seus locais de trabalho, partindo pelas aulas práticas que são realizadas durante o período de formação nesta instituição”, vaticinou.
O director geral do ISCED informou que a sua instituição pretende ser artífice da reforma educativa no ensino geral, apostando na formação de qualidade e íntegra dos futuros professores.
Reconheceu haver casos, embora poucos, em que os docentes formados pelo ISCED têm que ser capacitados antes de começarem a exercer a profissão, situação que, na sua visão, resulta da falta de entrosamento entre a instituição que dirige e a direcção provincial da educação. Considerada maior instituição de ensino superior nesta província, o ISCED já formou, desde 2005, cerca de três mil e 500 estudantes. Deste número de graduados, figuram estudantes que concluíram os seus programas curriculares em 1991.
Em funcionamento desde 1988, o Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo viu a sua actividade interrompida durante cerca de 10 anos, devido ao conflito armado, reatando apenas em 2001.
O ISCED forma professores para o ensino médio nas especialidades de Física, Matemática, Biologia, Geografia e Psicologia. Tem uma população discente estimada em, pelo menos, cinco mil estudantes matriculados em dois períodos: regular (manhã e tarde) e pós-laboral (de noite).