NOTÍCIAS DO HUAMBO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 5:18 pm

18-03-2011 17:28

Huambo
Camponeses do Mungo pedem intervenção nas vias de acesso

Mungo (Huambo)
Os Camponeses da Ombala de Chorindi no município do Mungo (província do Huambo), manifestaram a necessidade de o governo intervir na melhoria das vias de acesso, por formas a facilitar o escoamento dos produtos agrícolas da localidade para os principais centros de consumo.
Em declarações à Angop, terça-feira, o soba da Ombala de Chorindi, Paulo José Chiyaka, referiu que o mau estado das estradas está a dificultar o escoamento de produtos agrícolas para os mercados, o que tem provocado prejuízos incalculáveis de ananás das famílias camponesas da sua área de jurisdição.
De acordo com o soba, a reabilitação da estrada Mungo/Chorindi com 78 quilómetros permetiria e melhoraria a livre circulação de pessoas e bens, por parte das populações das aldeias circunvizinhas no escoamento dos seus produtos agrícolas, no esforço de se combater a pobreza e a miséria no seio das comunidades rurais.
A administração do município do Mungo, cerca de 150 quilómetros a norte da cidade do Huambo, no quadro da execução do programa integrado de combate à pobreza, prevê intervir no mesmo troço até ao rio Kutatu e a reparação da respectiva ponte, para facilitar a circulação rodoviária, garantiu uma fonte da instituição.
A população da Ombala Chorindi dedica-se basicamente ao cultivo do milho, feijão, batata-doce e rena, mandioca, ananás e hortícolas diversas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 29, 2011 4:12 pm

29-03-2011 11:13

Huambo
Casas sociais da juventude serão entregues em Maio

Huambo
A Direcção da Juventude e Desportos no Huambo prevê dar início no mês de Maio ao processo de entrega das 92 residências sociais da juventude erguidas, em 2009 e 2010, no âmbito da execução do programa nacional "Angola-Jovem", de iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos.
Em declarações hoje, terça-feira, à Angop, o chefe de departamento da juventude da direcção da Juventude e Desportos, Martins Sukete, informou que actualmente aguarda-se apenas pelo início dos trabalhos de asfaltagem das ruas nos bairros sociais, instalação de postes de iluminação pública, conclusão das obras de instalação de redes eléctricas e de água potável na residências para que estas estejam em condições de serem habitadas.
Realçou que as residências, do tipo T3, comportam três dormitórios, uma casa de banho, cozinha e sala comum, e localizam-se na periferia da cidade da Caála (50 casas), 23 quilómetros da capital provincial, e arredores da vila municipal do Ekunha (42), 45 quilómetros da cidade do Huambo.
As casas, acrescentou, serão entregues numa primeira fase a jovens funcionários dos 11 municípios da província e que aufiram salários que os permita pagar a casa em pelo menos 20 anos (cada uma custa 40 mil dólares).
Martins Sukete afirmou também ser pretensão da Direcção Provincial da Juventude e Desportos e do Conselho Provincial da Juventude atribuir algumas residências a jovens de mérito e empreendedores, que têm se notabilizado nos domínios académico, empresarial ou cultural.
Disse que nos últimos meses, sobretudo após a conclusão das obras de construção, vários jovens têm se dirigido ao seu sector com objectivo de se informarem sobre os requisitos necessários para terem acesso as casas.
Referiu, que os moldes para se adquirir as residências serão tornados públicos para permitir que todos os interessados reúnam os requisitos exigidos para o efeito, entre os quais não possuir habitação própria, ter idade compreendida entre os 23 e 35 anos, ter ocupação remunerada e ser cidadão angolano.
Realçou que na primeira quinzena de Abril, a direcção da Juventude e Desportos vai proceder a abertura das candidaturas dos interessados e explicou que tais candidaturas apenas serão admitidas mediante a entrega de uma ficha de inscrição devidamente preenchida, declaração de rendimentos passada pela entidade empregadora, atestado de residência, certidão matrimonial ou declaração de união de facto, fotocópias do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte e documento que comprove situação militar regularizada para os homens.
O programa "Angola-Jovem", uma iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos está a ser implementado em todo o país, com o financiamento do Banco de Poupança e Crédito (BPC).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:47 pm

09-04-2011 15:16

[color=#FFFF40]Huambo
ISCED capacita professores para melhorar qualidade de ensino

Huambo
[/color
]– Os professores do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo concluíram, sexta-feira, nesta cidade, uma acção formativa metodológica sobre reforma educativa, que visou dotar os mesmos de conhecimentos científicos para a melhoria do processo de ensino naquela instituição.
A acção formativa, que durou três dias, abordou, entre outros, temas ligados à causa do surgimento da reforma educativa no país, os seus objectivos, sistemas de avaliação e vantagens da sua aplicabilidade.
O evento, de acordo com o director geral do ISCED, Miranda Lopes Miguel, constitui um elemento indispensável para que os professores possam instruir devidamente os estudantes em matérias de ensino e avaliação, mediante a aplicação de novas ferramentas e práticas docente-educativas.
“O ISCED é uma instituição vocacionada à formação de professores, temos como produto professores de um subsistema onde decorre reforma educativa, daí a necessidade de dotarmos o nosso corpo docente de conhecimentos necessários para transmitirem aos estudantes para que estes exerçam a profissão e tenham um bom desempenho e correspondam com os objectivos plasmados na reforma educativa”, argumentou.
Segundo Miranda Lopes Miguel, a falta de entrosamento entre o ISCED e o sistema geral de ensino tem criado um certo vazio, tendo afirmado que a realização de tal seminário, ministrado por quadros seniores da direcção provincial da educação, surge para inverter este quadro.
Advogou também a necessidade dos professores formados pela instituição que dirige dominarem os conteúdos básicos da realidade do processo educativo do país, para não terem dificuldades em exercer correctamente a profissão.
Considerou que os professores do ISCED que participaram na referida acção formativa absorverem conhecimentos inovadores e científicos que deverão ser aplicados já no decurso do presente ano lectivo, com maior ênfase para os estudantes que estejam a frequentar o 3º e o 4º ano, alguns dos quais já leccionam aulas no ensino geral.
“Esperamos que com esta formação possamos preparar melhor os nossos estudantes, de forma a enfrentarem o mercado de trabalho sem qualquer entrave e tenham desempenho eficiente nos seus locais de trabalho, partindo pelas aulas práticas que são realizadas durante o período de formação nesta instituição”, vaticinou.
O director geral do ISCED informou que a sua instituição pretende ser artífice da reforma educativa no ensino geral, apostando na formação de qualidade e íntegra dos futuros professores.
Reconheceu haver casos, embora poucos, em que os docentes formados pelo ISCED têm que ser capacitados antes de começarem a exercer a profissão, situação que, na sua visão, resulta da falta de entrosamento entre a instituição que dirige e a direcção provincial da educação. Considerada maior instituição de ensino superior nesta província, o ISCED já formou, desde 2005, cerca de três mil e 500 estudantes. Deste número de graduados, figuram estudantes que concluíram os seus programas curriculares em 1991.
Em funcionamento desde 1988, o Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo viu a sua actividade interrompida durante cerca de 10 anos, devido ao conflito armado, reatando apenas em 2001.
O ISCED forma professores para o ensino médio nas especialidades de Física, Matemática, Biologia, Geografia e Psicologia. Tem uma população discente estimada em, pelo menos, cinco mil estudantes matriculados em dois períodos: regular (manhã e tarde) e pós-laboral (de noite).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:38 pm

3-05-2011 16:17

Huambo
Constituída comissão técnica de acompanhamento às campanhas de vacinação

Huambo
-
Uma comissão técnica de acompanhamento às campanhas de vacinação, que integra representantes das organizações não governamentais e enfermeiros, foi constituída hoje (terça-feira), na cidade do Huambo, numa iniciativa da direcção provincial da saúde.
A comissão terá por missão fiscalizar o nível de organização e da logística das campanhas, principalmente a de imunização contra a poliomielite que se realiza periodicamente durante o ano nesta região.
Em declarações à Angop, o coordenador da comissão técnica da saúde, Amândio Natito, revelou que a organização vai trabalhar com as administrações municipais e comunais na formação de vacinadores locais, bem como na melhoria da qualidade de vacinação de retina nas unidades sanitárias.
De acordo com o responsável, a comitiva integra representantes das organizações não governamentais "AMOSMID", Cruz Vermelha de Angola (CVA), a "MENTOR" e técnicos de saúde, que vão trabalhar na fiscalização e suprir algumas debilidades que se registam nas campanhas de vacinação.
Amândio Natito acrescentou que a comissão tem igualmente por missão sensibilizar, organizar, coordenar e educar as comunidades sobre os cuidados a terem com as doenças que afligem as populações.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 9:03 pm

12-05-2011 18:27

Huambo
Crianças participam num concurso de desenho sobre habitação

Huambo
-
Cem crianças do lar dos pequeninos da Igreja Católica participaram hoje (quinta-feira) num concurso de desenho livre promovido pela empresa Kora e Fundação LR Arte e Cultura.
O evento, realizado sob o lema " A casa dos meus sonhos", visou ilustrar a campanha publicitária que a Kora Angola está a desenvolver no âmbito do seu programa habitacional denominado "meu sonho minha casa", numa parceria com o governo angolano.
Segundo Shiri Paamoni Eshel, uma das promotoras do concurso, os desenhos das crianças concorrentes serão encaminhados para o Conselho de Administração da empresa Kora e ao Ministério do Urbanismo e Construção para a distinção dos 10 melhores.
Adiantou que o vencedor vai receber como prémio 100 mil kwanzas, vestuário, brinquedos, livros escolares e artigos diversos, enquanto o orfanato será agraciado com 300 mil kwanzas visando suprir as principais carências das crianças ali residentes.
Fez saber que concursos idênticos ocorreram também esta manhã nas províncias de Luanda e Bié, com o mesmo propósito.
A Kora Angola irá construir, em tempo não determinado, 40 mil habitações sociais no âmbito do programa habitacional "meu sonho minha casa" afecto ao Ministério do Urbanismo e Construção. Estas casas serão erguidas nas províncias do Huambo, Bié, Moxico, Kwanza Sul, Uíge e Luanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 1:01 pm

Huambo
Defendida mudança de hábitos para adesão ao planeamento familiar

Huambo
-
O docente universitário, Lucas Nhamba defendeu hoje, na cidade do Huambo, o reforço da educação sexual através de informações que incentivem as famílias a aderirem ao planeamento, medida que poderá contribuir a reduzir a mortalidade materna e infantil.
Lucas Nhamba, que está a orientar desde terça-feira última o seminário sobre planeamento familiar e Vih/Sida, considera ainda ser essencial que sejam reforçadas as estratégias de informação sobre as técnicas de prevenção da gravidez precoce e doenças de transmissão sexual.
"Temos que trabalhar na mudança de hábitos, uma coisa é ter conhecimentos e a outra é utilizá-los a favor da protecção pessoal e do próximo", sublinhou.
O formador revelou que hoje os participantes estão a discutir os diferentes métodos de planeamento familiar (naturais, de barreira, aleitamento materno e hormonais).
Para ele, os cursos devem fazer com que os técnicos saibam explicar à população que os métodos por mais eficazes que sejam têm que ser adaptados em função das características de cada indivíduo.
Referiu que a idade é um factor determinante e sobretudo o grande foco é a associação ou opção de um determinado método face as doenças de transmissão sexual.
No seminário participam 25 técnicos de saúde que trabalham nos diversos municípios que compõem a província do Huambo e tem o seu termo previsto para sexta-feira.
Temas sobre o "pré teste e sua avaliação", "a seropositividade, o Vih e o planeamento familiar em Angola", "anatomia e fisiologia do aparato reprodutor", os "critérios de selecção, métodos naturais e de barreira", fazem parte dos diversos assuntos em debate.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:36 pm

02-06-2011 19:35

Huambo
Mulheres em seminário sobre resolução de conflitos

Huambo
Mulheres de diversos extractos sociais da província do Huambo estão a participar, desde a manhã de hoje, quinta-feira, num seminário sobre habilidades de aconselhamento jurídico e familiar, com o objectivo de aprimorarem as técnicas de resolução de conflitos familiares.
O evento, uma iniciativa da direcção local da Família e Promoção da Mulher, insere-se no leque de acções gizadas pelo ministério de tutela no que tange ao combate à violência doméstica.
A oradora principal deste seminário, Idalina Vieira, referiu, na sessão de abertura, que o evento visa dotar as participantes de metodologias essenciais que ajudam a dirimir desavenças familiares e as que ocorrem na sociedade.
Realçou que até sexta-feira, data de encerramento, as mulheres serão capacitadas em técnicas de aconselhamento, interacção entre a vítima e o profissional, aconselhamento cuidadoso e competente, condução de uma sessão de aconselhamento e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Idalina Vieira, que também é directora do gabinete jurídico do Ministério da Família e Promoção da Mulher, salientou que o Executivo angolano está seriamente preocupado com as altas taxas de violência doméstica, sobretudo as que ocorrem no seio familiar, daí a realização de seminários do género.
Temas como o funcionamento da família, casamento, registo de casamento, imobilidade do casamento, pressupostos legais do divórcio, mútuo acordo de divórcio e tipos de divórcios são, entre outros, alguns dos temas a serem analisados e discutidos pelas mulheres participantes a este seminário sobre resolução de conflitos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 8:01 pm

04-07-2011 16:43

Huambo
Banco Sol disponibiliza mais de 38 milhões de kwanzas aos camponeses do Londuimbali

Londuimbali
-
Trinta e oito milhões 801 mil e 116 kwanzas foram entregues hoje, segunda-feira, às famílias camponesas, associações e cooperativas agrícolas do município do Londuimbali, província do Huambo, no quadro do Programa de Crédito Agrícola de Campanha do executivo angolano.
Na ocasião, o chefe de secção da Agricultura no município do Londuimbali, Eugénio Rufino Lázaro, adiantou que os valores disponibilizados pelo Banco Sol estão a beneficiar dois mil e 330 camponeses, individuais e associados.
Eugénio Rufino Lazaro louvou a iniciativa do banco Sol e exortou os beneficiários no sentido de aplicarem e rentabilizarem a sua actividade agrícola de forma a ***prirem com o reembolso dentro do prazo estabelecido.
A Repartição Municipal da Agricultura junto à Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) estão a distribuir 50 quilogramas de batata rena às associações, cooperativas e camponeses singulares.
Estão a ser, igualmente, distribuídos aos camponeses do Londuimbali inputs agrícolas, sendo 3251 sacos de composto de adubo e 2531 do composto Amónio e Ureia, enquadrada no Crédito Agrícola de Campanha Agrícola.
Para presente campanha agrícola foram trabalhados mais de dois mil hectares.
O município do Londuimbali tem actualmente 29 associações e cooperativas agrícolas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:52 pm

09-07-2011 10:04

Huambo
Feira agro-pecuária marca abertura das festas da vila do Bailundo

Bailundo
- Uma feira com diversos produtos agro-pecuários produzidos no município do Bailundo, a 80 quilómetros a norte da cidade do Huambo, marcou sexta-feira, a abertura dos 109 anos desde a ascensão do Bailundo à categoria de Vila, que se assinala a 16 deste mês.
Sob o lema "Bailundo ontem, hoje e sempre", a feira reúne mais de 20 expositores vindos das cinco comunas da circunscrição, visando mostrar as potencialidades agro-pecuárias da região e a sua promoção, cujo término está previsto para o próximo dia 18 deste mês.
Em declarações à Angop, o porta-voz do evento, Celestino Sequendo, adiantou que a organização colocou à disposição da população vários produtos como hortícolas, feijão, milho, arroz, cana-de-açúcar, abóbora, mandioca, gado bovino, caprino, dentre outros.
O responsável considera que a exposição é uma oportunidade para recordar a importância histórica da municipalidade e reflectir em torno do valor agro-pecuário que a região apresenta para o país.
Por seu turno, o vice-governador da província do Huambo para o sector económico, Henrique Deolindo Barbosa, fez um balanço positivo do crescimento da vila do Bailundo durante os 109 anos de existências, sobretudo no que concerne ao sector económico e agro-pecuário.
O programa comemorativo aos 109 anos de existência da vila reserva ainda um festival de música sacra, debates radiofónicos sobre os traços do casamento típico da região do Bailundo, estratégias a adoptar contra o uso excessivo de bebidas alcoólicas e a vida social, económica, cultural e política do município.
O programa Inclui uma campanha de doação de sangue para o hospital municipal, prova de motociclismo, espectáculo músico-cultural, lançamento de fogo artificio, acto central, desfile dos grupos religiosos, partida de futebol onze e culto ecuménico.
Fundada em 1902 pelo português Teixeira da Silva, a vila tem 237 mil habitantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:37 am

11-07-2011 10:17

Huambo
Vila do Bailundo regista franco crescimento

Bailundo
-
A sede do município do Bailundo, a 80 quilómetro a norte da cidade do Huambo, completa a 16 deste mês, 109 anos desde a sua ascensão à categoria de vila com um ritimo de crescimento acelerado, deixando para a história o rosto do sofrido de há alguns anos, sendo já um verdadeiro postal que desenha um ar tão promissor.
A conhecida terra do Rei Ekuikui, possui uma extensão de sete mil e 065 quilómetros quadrados e uma população estimada em 237 mil habitantes, distribuídos em 70 povoações comerciais e 568 bairros e aldeias que compreendem as suas cinco comunas Henque, Lunje, Bimbe, Luvemba e sede municipal.
A vila do Bailundo, sede do município com o mesmo nome, ascendeu à categoria da vila aos 16 de Julho de 1902 através do decreto-lei nº 54 do Boletim Oficial nº1.
Ao entrar na vila, o visitante depara-se logo com a nova realidade e uma nova dinâmica com que se desenvolve a vida, com a vista logo a entrada de uma estátua em homenagem ao Rei Ekuikui II.
Muito trabalho está a ser feito na vila municipal do Bailundo e os últimos anos têm sido decisivos para a sua gente, que tudo faz para que a vila venha a ser um cartão de visita para que todos que se desloquem à circunscrição, em trabalho ou em negócios, encontrem ali um lugar cada vez mais acolhedor e aprazível.
O sector da saúde também registou um grande crescimento. A rede sanitária foi estendida a toda as comunas e aldeias da municipalidade, conta com um hospital em reabilitação, com capacidade para internar 80 pacientes, quatro centros de saúde e cinco postos distribuídos nas ombalas, para além de um Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária de Vih/Sida.
Assegurado por 410 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal administrativo, as obras de reabilitação das principais vias de acesso estão em curso para facilitar o escoamento de medicamentos e produtos para os principais mercados e estimular a qualidade de assistências médica e medicamentosa nas unidades hospitalares.
Neste momento, através do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento de Combate à Pobreza (PMIDCP), levado acabo pelo executivo angolano, a vila é totalmente iluminada por um grupo gerador e foram montados sistemas de abastecimento de água potável enquadrado no projecto "Água para Todos".
No mesmo quadro, os agricultores estão a contribuir para o combate à pobreza, uma vez que o executivo local está a facilitar a produção, criando condições, para que os produtores encontrem formas de escoar e vender os seus produtos. Os camponeses associados em cooperativas receberam créditos através do BPC, BIC e do Banco Sol.
A vila conta, neste momento, com uma Repartição Fiscal das Finanças, dos Correios de Angola e com agências do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Banco Internacional de Crédito, Banco de Fomento Angola (BFA) e do Banco Sol.
O comércio da região, a grosso e a retalho, é acentuado fundamentalmente na venda de bens alimentares, industriais e agrícola. Conta com 32 estabelecimentos comerciais entre, pensões, aparthotel e diversas lojas e armazéns.
Em declarações à Angop, o 2º secretário municipal do MPLA no Bailundo, Emiliano Rafael, deu a conhecer que a vila está a ganhar um movimento satisfatório, em termos de infra-estruturas, assim como no processo de reconciliação nacional no seio da
população.
Acrescentou que para este ano, estão matriculados 45 mil e 320 alunos da iniciação ao ensino médio estando a contar com oito escolas definitivas e 60 provisórias. Controla cerca de mil 170 professores, o que é insuficiente para corresponder a demanda.
Em alusão às festividades comemorativas aos 109 anos da fundação do Bailundo, a assinalar-se no próximo dia 16 de Julho, estão agendadas actividades músico-culturais, desportivas, religiosas e limpeza nas principais artérias da vila.
O Reino do Bailundo foi fundado no século XV, até em tão designado por Halavala.
No decorrer deste período foram soberanos do Bailundo os reis Katiavala I, Jahulo I, Samandalu, Tchingui I, Tchingui II, Ekuikui I, Numa I, Hundungulo I, Tchissende I, Jungulo, Ngundji, Tchivukuvuku Tchama Tchongonga, Utondossi, Bonji, Bongue, Tchissende II, Vassovava e Katiavala II.
O reino do Bailundo teve ainda como soberanos Ekongoliohombo, Ekuikui II, Numa II, Moma, Kangovi, Hundungulo II, Mutu Ya Kevela (vice-rei), Tchissende III, Jahulo II, Mussitu, Tchinendele, Kapoko, Numa II, Pessela Tchongolola e Ekuikui III. Augusto Katchitiopololo (Ekuikui IV) é o seu actual rei.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:20 pm

09-08-2011 15:48

Huambo
Inauguradas duas escolas no município do Mungo

Mungo
- Duas escolas do ensino primário com seis e quatro salas de aula, respectivamente, foram inauguradas nesta segunda-feira nas Ombalas de Chorinde e Chango, a 203 quilómetros a norte da cidade do Huambo.
Os empreendimentos vão beneficiar mil 125 alunos em dois turnos e foram construídos no quadro do Programa Municipal Integrado de Combate à Pobreza e Desenvolvimento Rural (PMICPDR) da administração municipal do Mungo.
A construção das duas escolas ficou orçada em 171 milhões de kwanzas, sendo 123 milhões gastos na edificação da escola com seis salas de aula e 48 milhões de kwanzas na de quatro salas.
Antes da inauguração destes dois empreendimentos os alunos das duas localidades estudavam em locais provisórios, escolas construídas de adobes e de paus.
Estão a frequentar aulas de iniciação a 5ª classe, nas duas localidades, mil 125 alunos, com um total de 25 professores.
A cerimónia de inauguração foi orientada pelo governador do Huambo, Fernando Faustino Muteka, e presenciada pelo administrador do Mungo, António Cotingo, membros do executivo da província e autoridades tradicionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 5:02 pm

Huambo
Presidente da República termina visita

Huambo
- O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, terminou a visita de trabalho de algumas horas que efectou hoje, terça-feira, a cidade do Huambo, com objectivo de confirmar os actuais níveis de desenvolvimento da região.
Acompanhado pela primeira dama, Ana Paula dos Santos, o chefe do Executivo angolano foi recebido no Aeroporto Albano Machado da cidade do Huambo, por multidão e membros do Executivo central e provincial, bem como membros da sociedade civil.
Depois do aeroporto, a comitiva presidencial seguiu ao palácio do governador do Huambo, onde fez uma curta paragem e seguiu a estação ferroviária do São Pedro de onde viajou de comboio até a estação principal desta cidade, num percurso de aproximadamente três quilómetros.
José Eduardo dos Santos inaugurou a estação principal de comboio dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) na cidade do Huambo, assim como fez o corte de fita da reinauguração do aeroporto da cidade do Huambo, totalmente reabilitado e modernizado.
Encontro a porta fechada com o governador da província, Fernando Faustino Muteka, e audiências a algumas individualidades marcou a visita do Presidente José Eduardo dos Santos ao Huambo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:40 pm

Huambo
Ferimentos por acidente de viação tendem a aumentar

Huambo
-
Setenta e cinco pacientes com ferimentos graves e ligeiros, provocados por acidente de viação, foram assistidos neste fim-de-semana no banco de urgência do Hospital Geral do Huambo, contra 62 do período anterior.
Em declarações hoje à imprensa, o supervisor do hospital, Solino Joel, informou que está na base do aumento dos 13 casos de ferimentos por acidente de viação (fizeram um morto) o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por parte dos automobilistas
Avançou que neste período foram igualmente atendidos 45 casos de ferimentos graves e ligeiros provados por agressão física, seis queimaduras, três mordeduras de cães, um por arma de fogo e outro um por arma branca.
Os casos causaram a morte a um cidadãos.
De sexta-feira a domingo, segundo Solino Joel, o Hospital Geral do Huambo atendeu um total de 549 pacientes com patologias diversas, 81 dos quais foram internados, dado o estado clínico.
Comparativamente ao período anterior, o hospital de referência da província registou a redução de 26 casos assistidos, lembrou o responsável, que considerou calmo o movimento clínico da instituição.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:26 pm

03-10-2011 15:12

Huambo
Idosos beneficiam de bens de primeira necessidade na aldeia Kambala

Ekunha
- Oitenta e quatro idosos da aldeia de Kambala, município da Ekunha, província do Huambo, beneficiarem hoje, segunda-feira, de bens diversos de primeira necessidade, numa iniciativa do grupo empresarial Inácio Kahossi.
Este grupo empresarial distribuiu 140 toneladas de bens diversos, consubstanciados em arroz, feijão, farinha de milho, massa alimentar, óleo vegetal, sal e roupa usada.
Doaram igualmente 150 chapas de lousalite para a cobrir a Igreja Adventista do Sétimo Dia, da aldeia de Kambala.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUAMBO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:35 am

Huambo
Violência doméstica causa dois mortos no Londuimbali

Londuimbali
– Duas pessoas morreram este mês vítimas de violência doméstica no município do Londuimbali, 92 quilómetros da cidade do Huambo, segundo dados da polícia Divulgados.
O chefe de secção de informação e análise do comando municipal da Polícia Nacional, terceiro subchefe Jorge Mukepe, que forneceu estes dados à Angop, informou que os cidadãos implicados nos dois casos de homicídio já se encontram detidos e a qualquer momento poderão ser julgados pelo tribunal.
Disse ainda que desde o dia um do mês em curso até a presente data chegaram ao conhecimento da Polícia Nacional sete crimes de natureza diversa, menos seis que os registados em igual período do mês anterior.
Dos crimes registados, explicou, cinco caracterizaram-se em ofensas corporais graves, um sequestro de menor, posse e uso de estupefaciente, sendo que os prevaricadores também já estão detidos.
O terceiro subchefe Jorge Mukepe sublinhou que a redução de crimes no município é fruto do intenso trabalho de sensibilização que a Polícia Nacional tem vindo a desenvolver para desencorajar os munícipes a pautarem por actos criminosos.
Acrescentou ainda que ao longo do período em balanço foram também registados pelo comando municipal da polícia nacional dois acidentes de viação, caracterizados por atropelamento e embate, que resultaram na morte de três cidadãos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO HUAMBO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron