NOTÍCIAS DO HUÍGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:48 pm

Uíge
Governador homenageado pelo Colectivo de Artes Nzoji Yeto
Uíge – O governador da província do Uíge, Mawete João Baptista, foi homenageado hoje, quarta-feira, nesta cidade, com um diploma de mérito e uma peça artesanal “pensador” pelo Colectivo de Artes “Nzoji Yeto”.
Segundo o coordenador do colectivo, Maximino Panzo, em declarações à Angop, a homenagem ao governador visa incentivar todos os dirigentes da província do Uíge, a continuarem o seu trabalho em prol da melhoria de vida da população.
Assegurou que o gesto visa ainda, reconhecer o esforço dos dirigentes em prol do desenvolvimento da região.
Lembrou que no dia 29 de Maio do corrente ano, realizaram uma gala para homenagear algumas figuras da sociedade local, com destaque para o general da região militar norte, Gouveia de Sá Miranda, o Bispo emérito do Uíge, Dom Francisco da Mata Mourisca e a deputada Catarina Pedro.
Maximino Panzo disse que por razões de trabalho, não foi possível homenagear o governador da província, facto consumado hoje.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, Mawete João Baptista, agradeceu o gesto do colectivo de artes, reconhecendo a perspicácia da juventude da província do Uíge no desenvolvimento das suas tarefas, em prol da reconstrução da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:48 pm

Uíge
Governo analisa situação sócio-económica

Uíge – O governo da província do Uíge analisou terça-feira, nesta cidade, na sua II sessão ordinária, aspectos sociais e económicos relacionados com o desenvolvimento da província.
Durante a reunião orientada pelo governador da província, Mawete João Baptista, os membros do governo aprovaram o Estatuto Orgânico do executivo local, consubstanciando na actualização do ante-projecto do regulamento elaborado pelo Ministério de Administração do Território.
O encontro recomendou ainda as direcções e empresas geradoras de receitas públicas, para que façam o seu depósito na conta única do tesouro (Repartições Fiscais e Financeiras) da província.
"Os diferentes sectores devem adequar os regulamentos internos das direcções provinciais em termos formais e jurídicos, mantendo efectivamente o funcionamento dos departamentos e comportar recursos humanos qualificados para fazer face ao regular funcionamento da administração local", lê-se no documento saído da reunião.
Relativamente aos imóveis habitacionais e não habitacionais do estado, a reunião recomendou a efectivação de um estudo para estancar a situação dos cidadãos que construíram em locais impróprios, bem como a aplicação prática da Lei nº 2/07.
A sessão deliberou a implementação com maior rigor da fiscalização do pagamento das rendas de superfícies habitacionais e comerciais, tendo como base legal as actuais orientações, devendo-se acompanhar de forma minuciosa as rendas arrecadadas em imóveis habitacionais para o Cofre do Estado.
Os membros do governo deliberaram ainda que os contratos de arrendamento dos imóveis habitacionais, sejam homologados pelo Governador da província.
No comunicado final do encontro chegado hoje à Angop, os membros do governo recomendaram também a realização de visitas de troca de experiências com os outros Governos provinciais.
No encontro, os membros tomaram conhecimento dos resultados da reunião do conselho superior extraordinário do MAT, realizado na província de Cabinda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:49 pm

Transporte
Província do Uíge recebe nova frota de autocarros
Uíge - O ministro dos Transporte, Augusto da Silva Tomás, entregou hoje (sexta-feira), nesta cidade, 110 autocarros às autoridades provinciais do Uíge para o reforço da frota de transportes colectivos, no quadro do programa do Governo angolano que visa a revitalização destes serviços a nível urbano, intermunicipal e interprovincial.
Os autocarros, das marcas "Blue Bird" e "Ashok Leyland", equipados com ar condicionado, possuem capacidade para 60 e 40 lugares cada e serão geridos pelas operadoras de transportes colectivos Trans/Uíge, Mat-Trans, Cruzada-Jm, Talizan, Trans-Aves.
No acto de entrega, Augusto Tomás, explicou que a entrega dos novos autocarros enquadra-se no programa do Governo angolano que visa dar resposta à procura de meios para o transporte de pessoas e mercadorias.
Explicou que o programa de revitalização dos serviços de transportes públicos na província vai criar novos postos de trabalho para motoristas, mecânicos, revisores e cobradores.
Disse ainda que a entrada em funcionamento dos autocarros irá aproximar o campo e a cidade e, consequentemente, aumentar o fluxo de mercadoria no centro urbano.
Exortou às empresas beneficiárias a respeitarem rigorosamente o tempo de manutenção dos meios e assistência dos mesmos para garantir maior durabilidade.
" Gostariamos também de apelar aos utentes que cuidem desses meios que são património da população do Uíge, para que possam servir os fins pelos quais foram adquiridos", apelou o governante.
Augusto Tomás pediu à Direcção Provincial dos Transportes do Uíge para ***prir com a orientação do Governo no que concerne à concessão e execução do plano director dos transportes na província, definindo as rotas, terminais e paragens, visando o ***primento rigoroso das rotas estabelecidas.
"Que exerça com rigor, ***prindo com as suas funções enquanto órgão de regulação, controlo e de fiscalização dos transporte rodoviários na província do Uíge e que saiba fazer ***prir as regras de trânsito em vigor no país" solicitou o ministro à direcção local dos Transportes.
Apelou os motoristas que saibam também ***prir com as suas tarefas com responsabilidade, por forma a salvaguardar a vida das pessoas, os bens e garantir boa qualidade de serviços aos populares.
O governador da província, Mawete João Baptista, disse que a nova frota de autocarros vai reduzir a carência da procura destes serviços que se observa na região.
Durante a sua permanência no Uíge, o ministro dos Transportes, que se fez acompanhar da vice-ministra do pelouro e do director nacional do ministério para a área dos transportes rodoviários, respectivamente, Carla de Sousa e Freitas Neto, reuniu-se com o governador local, Mawete João Baptista, com quem falou sobre o actual estado do sector na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:50 pm

Uíge
Banco de urgência assiste 125 casos em três dias
Uíge - Cento e 25 casos de diversos diagnósticos foram assistidos durante três dias, (sexta-feira a domingo), no banco de urgência
do hospital provincial do Uíge, apurou a Angop, hoje, segunda-feira.
Segundo Piedade da Conceição, enfermeira do hospital, foram registados nesse período quatro casos de mordedura de cobra e nove de agressões, que provocou o ferimento a seis pessoas. De igual modo, receberam assistência 20 feridos por acidentes de viação, ocorridos nos bairros Papelão, Tange e no centro da cidade.
A enfermeira disse terem sido transferidos cinco doentes para a secção de ortopedia, quatro para cirurgia, dez para medicina geral e uma para tisiologia, assegurando que o estado dos mesmos é satisfatório.
Todos eles, assegurou, recebem tratamento adequado.
Disse que 23 doentes internaram no banco de urgência e 69 outros tiveram alta, apontando as doenças respiratórias agudas, malária, febre tifóide e hipertenção como patologias que mais foram registadas durante o fim-de-semana.
De igual modo, durante o fim-de-semana foram assistidos 453 doentes com diversas patologias no banco de urgência da pediatria do hospital provincial, dos quais 51 internaram no banco, 79 outros foram transferidos para as salas da pediatria, informou também à Angop a enfermeira local Virgínia António.
A responsável disse que três crianças menores de cinco anos morreram em consequência da malária de diversas formas e doenças respiratórias agudas, realçando que 320 doentes tiveram alta.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:51 pm

Uíge
BCI esclarece mulheres sobre mecanismos de concessão de créditos
Uíge - A associação de mulheres empresárias e comerciantes da província do Uíge (ASSOMEU) reuniu-se hoje (terça-feira), nesta cidade, com técnicos do Banco de Comércio e Indústria (BCI), para falar sobre os requisitos para concessão de créditos e financiamentos desta instituição bancária.
O encontro, promovido pela associação das mulheres empresárias da província do Uíge, visou esclarecer às associadas sobre os requisitos para aceder a créditos e financiamentos através do banco BCI, para o relançamento da actividade empresarial local.
De acordo com a presidente da ASSOMEU, Georgina dos Anjos Neto, o encontro serviu ainda para compartilhar ideias com membros do Governo da província, no sentido de se impulsionar o empresariado nacional e contribuir para o desenvolvimento da região.
A responsável deu a conhecer que a crise económica e financeira internacional trouxe para os empresários da província uma oportunidade para o desenvolvimento da economia local, em particular, e do país, em geral, desenvolvendo, sobretudo, o sector agrário.
Reconheceu, por outro lado, que o desenvolvimento da sociedade depende do trabalho da classe empresarial e do ***primento das metas do Governo da província para a promoção do emprego e aumento da produtividade.
Apelou aos empresários a guiarem-se por métodos de gestão coerentes para utilização racional dos fundos monetários que serão disponibilizados, criando capacidades financeiras para honrar os compromissos de reembolso.
Por seu turno, Mendonça Sebastião, membro da direcção provincial do Comércio, em representação da vice-governadora para esfera económica e social, Piedade Samuel Hebo, agradeceu à ASSOMEU pela iniciativa da realização do encontro com os responsáveis do BCI.
O responsável do Comércio no Uíge realçou a importância da existência da Agência do BCI na província e indicou que a região é detentora de vários recursos naturais e lugares turísticos que carecem de investimentos para o seu adequado aproveitamento.
"As portas estão abertas para todos quanto queiram intervir para o desenvolvimento económico e social da província", frisou Mendonça Sebastião, chamando a atenção dos empresários sobre as modalidades de financiamento e crédito.
O encontro juntou empresários, comerciantes, membros do Governo provincial e da sociedade civil, bem como magistrados judiciais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:51 pm

Uíge
Município de Cangola beneficia de várias infra-estruturas sociais
Uíge - Uma escola de seis salas de aulas e cinco postos médicos estão a ser construídos desde Março no município de Cangola, 122 quilómetros a sudoeste da cidade do Uíge, no âmbito do programa do governo para melhoramento das condições de vida da população, soube hoje (quarta-feira) a Angop de fonte oficial.
O administrador municipal, Faria Zemba Menga, que prestou a informação, avançou que as obras de construção da escola estão a cargo de uma empresa construtora chinesa, cujo nome não revelou, e têm a duração de seis meses.
Acrescentou que com a conclusão do estabelecimento escolar, o sector municipal da educação contará com 32 novas salas de aula na circunscrição.
A fonte assegurou ainda que dos cinco postos médicos dois foram erguidos de raiz e três outros reabilitados. Disse também estar em construção um centro de saúde de raiz onde vai funcionar a maternidade municipal.
Faria Zemba Menga deu a conhecer que todas as obras serão concluídas ainda este ano, enquanto outras já terminaram, aguardando apenas o seu apetrechamento para que sejam utilizadas.
Garantiu estar também em curso a reabilitação da estrada que liga a comuna de Alfandega (Sanza Pombo) ao município de Cangola, passando pela comuna de Bengo. Adiantou que a terraplanagem está numa fase muito avançada.
A outra infra-estrutura em curso, realçou, é a canalização de água potável, no quadro do programa "Água para todos", cuja empreitada foi adjudicada à empresa de construção civil nacional "JPJ".
Faria Zemba Menga fez saber que o município beneficiou recentemente de dois grupos geradores de 100 KVAs cada, no quadro do programa de investimentos públicos gerido pelo gabinete técnico de gestão.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:52 pm

Uíge
Coordenação multi-sectorial recomenda identificação de projectos
Uíge - O conselho de coordenação multi-sectorial de género, decorrido de 22 a 24 de Junho, na cidade do Uíge, recomendou quarta-feira, a direcção provincial da Família e Promoção da Mulher, a trabalhar com o Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo local, na identificação de projectos a favor da mulher rural, no âmbito do programa do governo para o desenvolvimento rural.
O conselho recomendou ainda que a direcção provincial da Família e Promoção da Mulher (DFPM), em coordenação com os meios de comunicação social, intensifique a divulgação de conteúdos sobre as boas maneiras de convivência no seio das famílias.
"Estas medidas vão reduzir o índice de violência que enferma a província", lê-se no documento a que a Angop teve acesso.
Os participantes do encontro de coordenação multi-sectorial recomendaram também que a direcção de Educação, em colaboração com a direcção do Minfamu, intensifique os programas de mobilização das comunidades sobre o equilíbrio do género nas escolas.
Recomendaram de igual modo as administrações municipais e comunais, em colaboração com as áreas municipais da Educação e da Família e Promoção da Mulher, no sentido de formularem políticas a favor da jovem rapariga, visando a redução do índice de gravidezes precoces.
Os participantes do conselho aprovaram ainda o regulamento interno do conselho de coordenação multi-sectorial de género (CCMG). Foi aprovado igualmente uma proposta dos objectivos, papel e mecanismos de monitoria dos pontos focais.
A directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Emília Dias Fernandes, ao encerrar o encontro, deu a conhecer a criação do Conselho de Coordenação Multi-sectorial de Género, coordenado pela vice-governadora para esfera social, Piedade Samuel Hebo, que integra os delegados provinciais do interior, finanças, procurador provincial, comandante da região militar norte, assim como os
directores provinciais dos vários sectores.
O órgão integra ainda todos os administradores municipais e comunais, pontos focais de sectores do governo, representantes municipais da Família e Promoção da Mulher, ISCED, INAC, organizações não-governamentais e outros .
A responsável sublinhou que o encontro visa servir de ante-câmara do encontro sobre a Consulta Pública do Estado e do documento nacional da política de género, a decorrer, nesta cidade, nos dias 29 e 30 deste mês.
Participaram do encontro, Administradores municipais e comunais, representantes das áreas municipais da família e promoção da mulher, pontos focais provenientes das várias instituições do governo local e de organizações não-governamentais
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:53 pm

Uíge
Edições Novembro melhora distribuição de produtos
Uíge - A circulação dos produtos das Edições Novembro, designadamente Jornal de Angola e dos Desportos, registou melhorias significativas nos últimos três anos na província do Uíge, informou à Angop, hoje, sexta-feira, nesta cidade, o director local deste Órgão Público José Bule.
A melhoria, explicou, é fruto dos esforços empreendidos neste período pela direcção do órgão na província, onde foram abertos 14 postos de venda, para fazer chegar o matutino a cinco dos 16 municípios locais.
Disse haver o desejo de levar o jornal a todos os municípios, mas apontou a falta de transportes colectivos nas restantes circunscrições como empecilho.
Com a chegada de uma nova frota de autocarros na província, no quadro do programa do governo central, novas rotas devem abrir-se, facilitando a chegada do jornal a todos os municípios e algumas comunas, informou.
Outro feito alcançado na circulação dos produtos das Edições Novembro, adiantou, foi o facto de se poder conseguir na capital da província um bom número de instituições públicas como assinantes.
Quanto à recepção do jornal, adiantou que a província já recebe com regularidade o produto, todos os dias a partir das 14 horas.
José Bule lamentou a falta de instalações próprias para o funcionamento do órgão a nível da província, porquanto os seus profissionais labutam actualmente numa casa de aluguer.
"Gostaria que tivéssemos uma casa própria, quiçá serviríamos melhor o nosso público, além de acomodar melhor os nossos profissionais", referiu.
Informou que o órgão vai promover hoje uma gala de beneficência para com os velhos de terceira idade do Lar São José.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:54 pm

Uíge
AJUDESC sensibiliza juventude sobre VIH/Sida
Uíge - Cerca de 900 jovens foram sensibilizados no ultimo fim-de-semana, nesta cidade, sobre a prevenção contra proliferação do VIH/Sida na província do Uíge e na sociedade, em geral, pela ong nacional Associação de Jovens Unidos para o Desenvolvimento Sócio-comunitário.
De acordo com o coordenador de AJUDESC no Uíge, Manuel da Conceição, o projecto visa aconselhar a juventude sobre os perigos e danos que esta doença tem estado a causar na sociedade.
"É importante relembrarmos a nossa juventude que as pessoas infectadas com o VIH/Sida, merecem todo o nosso apoio porque,
só assim é possível ultrapassarmos a descriminação," disse.
O responsável realçou que foram distribuídos cerca de 120 camisinhas e cartazes para manter os jovens prevenidos e informados sobre a epidemia que afecta maioritariamente a camada jovem.
Apelou as jovens e à população em geral no sentido de praticarem as medidas e acatarem os conselhos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:54 pm

Uíge
Direcção das Pescas cria trinta e três associações
Uíge - Trinta e três associações de pescadores artesanais foram criadas, desde 2008, na província do Uíge, pela direcção provincial da Agricultura e Pescas, no quadro do fomento da pesca continental e do combate à fome
Em declarações hoje (terça-feira) à Angop, o chefe do departamento provincial da Pesca, Nsuka Kupessa Dongala, disse que cada associação tem 20 pescadores que já beneficiaram de apoio material como embarcações, anzóis, redes e bóias.
De acordo com o responsável, os municípios de Kimbele, Milunga, Maquela do Zombo e da Damba foram identificados como potenciais no sector da pesca artesanal, num programa que visa abranger também os municípios do Negage e do Bungo.
Nsuka Kupessa Dongala referiu que o sector tem em curso a realização de cursos de formação de formadores. Acções idênticas realizaram-se em Fevereiro deste ano no
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:55 pm

Uíge
Vice-governador destaca importância da reforma fiscal
Uíge - O vice-governador para organização e serviços técnicos na província do Uíge, Nazario Vilheno Pedro Bomba, destacou hoje (quarta-feira), nesta cidade, a importância do exercício das reformas fiscais, moralização da sociedade, poupança nacional e sua aplicação.
O governante, que falava no acto do enceramento do debate sobre "Reformas fiscais", "Poupança nacional e sua aplicação" e "Moralização da sociedade", realizado na sala de reuniões do governo provincial, fez saber que a realização destes debates contribuem para o programa de garantia do desenvolvimento do país e da província, em particular.
Para ele, as reformas fiscais e moralidade da sociedade, vão garantir a boa conduta, a ética administrativa dos dirigentes com cargos públicos e não só, como também na construção dos instrumentos executivos do governo, para ***prirem com os programas que visam o desenvolvimento territorial da província.
De acordo com o director da Fundação Sagrada Esperança, Nguabi Salvador, que orientou o debate sobre "Reforma fiscal", trata-se usualmente, do conjunto de mudanças de grande vulto que ocorrem na estrutura basilar da generalidade de impostos do país.
"A politica fiscal no país, tem sido a arte do possível, ao invés da prossecução do óptimo", frisou, acrescentando que a reforma da administração fiscal é a prioridade das prioridades no progresso do desenvolvimento da região.
No debate foram também tratados os temas "As tendências globais recentes e suas motivações", "A caracterização dos sistemas fiscais no país", "A disparidade na tributação do rendimento dos contribuintes", "Motivações da reforma fiscal em Angola" e "Situação actual da administração fiscal na província".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 3:56 pm

Uíge
Mais de vinte mil crianças imunizadas no Bembe
Uíge - Vinte e cinco mil e 664 crianças menores de cinco anos foram imunizadas contra várias doenças no município do Bembe, 135 quilómetros a norte da cidade do Uíge, durante a campanha "Viva a vida com saúde", realizada de 14 a 28 de Junho último no país, informou hoje, quinta-feira, à Angop, o chefe da área municipal da saúde, Kieto Massala Pedro.
Segundo o responsável, deste número, 7.210 foram imunizados contra poliomielite, 6.439 receberam a vitamina-A, 6.103 albendazol e 5.912 vacinadas contra o sarampo.
No mesmo período, fez saber, 6.977 mulheres em estado fértil foram vacinadas contra tétano.
O responsável considerou de positiva os resultados alcançados durante a realização da campanha no município, visto terem podido garantir maior segurança as mulheres em estado fértil sobretudo no acto do parto, com vista a evitar a morte materno infantil e a prevenir várias doenças infantis.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 04, 2009 3:16 am

Trânsito
Banco de urgência do Hospital Geral do Uíge assiste 31 feridos

Uíge - Trinta e um feridos deram entrada quinta-feira no banco de urgência do Hospital Geral da província do Uíge, em consequência de acidentes de viação e agressões registadas durante o segundo dia das festas da cidade.

O facto foi avançado à Angop, hoje, pelo chefe do banco de urgência geral, Fátima Cotelo, que disse terem registado 15 feridos e 16 agredidos fisicamente.

Realçou que os acidentes foram registados na via rodoviária Luanda/Uíge, Negage/Tema e Candombe Velho, tendo sido caracterizados por choques entre veículos e motorizadas, despistes e atropelamentos.

Disse, por outro lado, que as agressões foram notificadas nos bairros periféricos da cidade do Uíge, nomeadamente, Mbemba Ngango, Bairro Piscina, Praça da Independência e Candombe Velho.

Fátima Cotelo explicou que todos os casos registados no banco de urgência foram ambulatórios, pelo que os feridos receberam alta no mesmo dia.

Apelou aos meliantes e à população em geral a primarem pelo civismo e cidadania, preservando os bons valores morais e cívicos, além de salvaguardarem o amor ao próximo, para que as festas da cidade não se transformem em desgraça.

"Quem beber vai dormir, para evitar-se os eventuais acidentes e prevenir-se as agressões", aconselhou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 06, 2009 12:24 am

Uíge
Bairro dos antigos guerrilheiros será construído nas imediações do Senga



Uíge - O bairro dos Antigos Guerrilheiros do MPLA a nível da província do Uíge será construído a partir do segundo semestre do corrente ano, nas imediações da localidade do Senga, 20 quilómetros da capital da província.




Segundo o director Nacional do Plano, Estudo e Projectos da Associação dos Antigos Guerrilheiros, Augusto José dos Santos Caluaco "Sangue azul", em declarações sexta-feira, à Angop, num encontro com seus membros, numa primeira fase serão erguidas mil residências para os antigos guerrilheiros do MPLA, com vista garantir melhores condições de alojamento aos antigos combatentes e veteranos de guerra.




O responsável adiantou que o bairro vai dispor de condições condignas como energia eléctrica, água potável, centros médicos, escolas, creches e campos de futebol.




Augusto José disse que o projecto vai também ser implementado, posteriormente, em todos os municípios da província, com vista a facilitar o alojamento dos combatentes.




Por outro, o director provincial da Associação dos Antigos Guerrilheiros do MPLA disse que actividades de género, visam manter a estabilidade e segurança do país.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 1:17 am

Uíge
Trezentos e 47 estrangeiros expulsos em seis meses



Uíge - Trezentos e 47 estrangeiros, maioritariamente da RD Congo, foram repatriados de Janeiro a Junho deste ano, na província do Uíge, por entrada e permanência ilegal na região.



De acordo com o director provincial dos Serviços de Migração e Estrangeiro (SME) no Uíge, Manuel Miguel, que revelou o facto
hoje à Angop, deste número, 56 são do oeste africano.



Explicou que os estrangeiros têm utilizado áreas de fronteira inabilitada para entrarem no país.



Por outro lado, informou que durante o período em referência os SME local emitiram 394 passaportes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DO HUÍGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron