NOTÍCIAS DO HUÍGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 07, 2011 10:58 pm

07-01-2011 13:27

Uíge
Minfamu aposta na harmonização das famílias

Uíge
-
A directora provincial do Uíge da Família e Promoção da Mulher, Emília Dias Fernandes, anunciou hoje, sexta-feira, à Angop, ser aposta do seu pelouro, trabalhar para a concretização de acções que visem a harmonização das famílias na região.
Emília Fernandes, que reagia a mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a nação no âmbito de fim de ano, disse ser entre outras prioridades da direcção do Minfamu, para o ano 2011, a formação de conselheiros e activistas, para os centros de aconselhamento familiar e competências familiares.
Como frisou, para o êxito do trabalho, serão igualmente produzidos materiais informativos e educativos sobre as competências familiares, resgate dos valores cívicos e morais, bem como da violência doméstica.
"Consta do nosso programa para o presente ano, trabalhar com os Bancos Sol e BIC para facilitar o acesso de micro crédito às mulheres, com vista a melhorar a dieta alimentar na família, assim como as suas condições de vida", sublinhou.
Entretanto, Emília Fernandes reuniu-se quinta-feira com as responsáveis das áreas da Família e Promoção da mulher de diversos municípios da província, líderes de organizações femininas profissionais e de igrejas, para o balanço do ano 2010, assim como informou-lhes as principais realizações do sector para o presente ano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jan 08, 2011 12:02 am

Uíge
Deficientes visuais recebem produtos diversos

Uíge
-
Cinquenta portadores de deficiência visual, residentes no município do Uíge, beneficiaram hoje de bens diversos, entregues pela Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social, no quadro da abertura do programa de actividades de 2011
Consta do donativo, que visa minimizar as dificuldades do grupo alvo, arroz, peixe seco, feijão e sabão.
Falando no acto de entrega, a directora provincial da Assistência e Reinserção Social, Adelina Figueiredo Pinto, exortou a população a solidarizar-se mais com os portadores de deficiência e outras pessoas vulneráveis.
"Os portadores de deficiência visual são uma camada muito sensível e merecem carinho, solidariedade e apoio de toda a sociedade" reforçou.
Por sua vez, o coordenador do Núcleo Provincial dos Portadores de Deficiência Visual no Uíge, Fernando Dala, agradeceu o gesto do Minars em apoio às pessoas carentes.
A Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social no Uíge controla 874 portadores de deficiência visual, 50 dos quais estão enquadrados na Associação do Núcleo Provincial de Deficiência Visual.
A entrega do donativo decorreu no termo da corrida de atletismo realizada por dez portadores de deficiência visual, onde Albino Narciso Alexandre, Quiala Adolfo e Diogo Miguel, respectivamente, ocuparam a primeira, segunda e terceira posições.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 12, 2011 4:15 pm

12-01-2011 15:10

Balanço
Chuva destrói mais de três mil casas em 2010 na província do Uíge

Uíge -
T
rês mil e 430 casas foram destruídas em 2010, na província do Uíge, pela chuva, informou hoje à Angop o responsável da área de protecção civil do Uíge, Eduardo André Almeida Pereira.
Segundo o responsável, a chuva deixou 18 mil e 309 famílias sem abrigo, sendo três mil e 430 chefes de família e 15 mil e 879 agregados familiares.
Informou que nesse período 15 pessoas morreram e 21 outras ficaram feridas em consequência da chuva.
Revelou que no mesmo período a chuva destruiu igualmente 57 escolas, 26 igrejas, cinco postos de saúde e 16 casas sociais diversas, em quase todos os municípios da província.
Avançou que durante o ano a instituição realizou várias campanhas de sensibilização, a fim da população deixar de construir casas em lugares de risco, bem como na plantação de árvores a volta das aldeias que possam servir de cortina contra o vento.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 5:00 pm

Uíge
Habitação arrecada mais de quatro milhões de kwanzas em 2010

Uíge
- Quatro milhões, 20 mil e 524 kwanzas foram arrecadados para os cofres do Estado, em 2010, pelo sector de habitação no município de Negage, província do Uíge, na cobrança de taxas de arrendamento de 108 casas comerciais e residenciais, informou hoje, à Angop, o responsável do sector, Mateus Zumba.
Segundo o responsável, 10 mil 464 kwanzas foram obtidos na cobrança de renda a 67 inquilinos que ocupam vivendas e quatro milhões, 10 mil e 60 kwanzas recolhidos no pagamento de taxas dos utentes de 41 casas comerciais.
Mateus Zumba precisou que o município de Negage conta actualmente com cinco talhos, 18 armazéns comerciais, 12 unidades hoteleiras e similares, assim como seis peixarias.
Como disse, com a reabilitação este ano de 19 casas comerciais e 29 residenciais nas comunas de Quisseque e Dimuca, o município poderá angariar mais receitas para desenvolvimento da região.
O responsável revelou que este ano, o sector vai trabalhar na sensibilização dos munícipes acerca da protecção dos imóveis quer de pessoas singulares e colectivas bem como o saneamento básico das localidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 26, 2011 4:15 pm

26-01-2011 9:55

Uíge
INAC regista 300 casos de violação dos direitos da criança

Uíge
- Trezentos casos de violação dos direitos da criança foram registados em 2010, na província do Uíge, pela direcção provincial do INAC (Instituto Nacional de Criança), informou hoje, quarta-feira, à Angop, o director da instituição, Moisés Samuel.
De acordo com o responsável, muitos adultos, principalmente membros da família, violam constantemente os direitos da criança, com destaque para acções de violação sexual, exploração de inertes, comércio ambulante, compra e venda de bebidas alcoólicas e fuga a paternidade.
Quanto ao trabalho do sector em 2010, Moisés Samuel sublinhou terem realizado palestras, visitas a diferentes lares de crianças e encontros municipais para a revitalização de redes de protecção dos direitos da criança.
Moisés Samuel perspectivou para 2011, a continuação da realização de palestras para sensibilização das comunidades acerca dos direitos da criança, apoiar a formação da rede de protecção de criança nos municípios em falta e a capacitação de alguns membros que lidam com protecção da criança.
O mapeamento do número de casos de violência, realização de julgamentos pedagógicos, promoção de seminários sobre os serviços de SOS para a criança, combate a tráfico de criança na orla fronteiriça, são outras tarefas a serem levadas a cabo este ano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 01, 2011 4:38 pm

01-02-2011 16:25

Uíge
Comuna do Nsosso comemora 78º aniversário

Uíge
Os naturais e amigos da comuna do Nsosso, município da Damba, 197 quilómetros ao norte da cidade capital da província do Uíge, celebraram, no dia 31 de Janeiro, os 78 anos da fundação da sede da comuna.
Durante as comemorações, em que participaram naturais e amigos da comuna residentes em diversos cantos do país, foram realizadas palestras sobre a “identidade cultural do habitantes da comuna”, encontros em separado com o administrador e autoridades tradicionais.
A necessidade de identificação de figuras que contribuíram para a libertação da comuna sob jugo colonial, constituiu também matéria de debate durante os dois dias das festas da vila do Nsosso.
As festividades foram ainda marcadas com a realização de actividades culturais, recreativas e desportivas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 8:09 pm

04-02-2011 20:19

Uíge
População da localidade de Kavunga ganha uma escola primária

Uíge –
A população da localidade de Kavunga, província do Uíge, ganhou hoje (sexta-feira) uma escola primária com duas salas de aula, no quadro das comemorações do acto municipal do dia 04 de Fevereiro, data que marcou o início da luta armada de libertação nacional.
A instituição reabilitada pela empresa portuguesa “REVILAFONS”, no âmbito do programa integrado do desenvolvimento rural e combate à fome e à pobreza, vai albergar 140 alunos de iniciação a 6ª classe e possui uma secretaria, gabinete do director e casas de banho.
Intervindo no acto de reinauguração, o director da escola, Augusto Nambua, depois de ter manifestado a sua satisfação, disse que a única escola da localidade vai melhorar significativamente as condições do ensino e aprendizagem dos cerca de 300 alunos matriculados no presente ano lectivo.
A administradora municipal do Uíge em exercício, Maria Manuela Cardoso, que procedeu à reinauguração do estabelecimento escolar, aconselhou a população e os alunos a cuidarem do património que o governo colocou à disposição dos habitantes.
Manuela Cardoso observou que o desenvolvimento socioeconómico e o bem-estar de uma sociedade depende principalmente das regras e normas de boa conduta.
Solicitou ainda maior apoio e colaboração da população no exercício e implementação dos programas da administração municipal, com vista a melhorar o mais rápido possível as condições básicas da população.
No acto, antecedido de atractivos culturais, participaram autoridades tradicionais, religiosas, partidos políticos, membros do governo da província e a população em geral.
A localidade de Kavunga, situada a 24 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, possui uma população estimada em cerca de três mil habitantes, maioritariamente agricultores que produzem mandioca, batata-doce, banana, café, cana-de-açúcar, abacate, abacaxi, milho e hortícolas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 08, 2011 11:20 pm

08-02-2011 20:24

Uíge
Governador defende eficiente definição dos problemas das comunidades

Uíge
-
O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, defendeu hoje (terça-feira) a necessidade de se optar pela eficiência, dinamismo, transparência, e uma real participação das comunidades na definição das suas necessidades, âmbito da implementação dos programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza na região.
Falando na abertura do seminário provincial e municipal sobre a implementação dos programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza, que decorre de hoje até quinta-feira, o governante defendeu para maior competividade entre os municípios na execução de forma perfeita das suas acções.
"A superação da fome e da pobreza exige prioridade na sustentação de um longo ciclo de crescimento, porque é com o crescimento económico que serão gerados empregos necessários para as actuais e gerações vindouras", recordou o governador.
Paulo Pombolo lembrou que o governo está consciente que não se pode enfrentar à pobreza e à fome somente dando de comer aos que têm fome, mas sim dando-lhes recursos e capacidades para o seu desenvolvimento.
Contudo, defendeu a necessidade da mobilização da sociedade em torno dos objectivos onde todos são chamados a participarem e a trabalhar com responsabilidade, com vista a produção dos bens esssenciais e subsequentemente serem produtivos.
Deu a conhecer que o programa de combate à fome e à pobreza irá engajar várias instituições nas tarefas de dar aos jovens oportunidade de forma a tornarem cidadãos produtivos.
"O combate à fome e a redução signiticativa da pobreza constitui assim um dos maiores desafios que se colocam ao Estado angolano no periodo pós-guerra, constituindo o factor preponderante para o lançamento dos alicerces para a edificação de uma economia sustentável", sublinhou.
Para a correcta aplicação do programa e de forma atingir os objectivos, defendeu, contudo, a necessidade de se investir no homem, observando, para tal, os principios da concessão e de execução.
"Aqui pretendo chamar a atenção dos administradores municipais e comunais na definição dos programas locais, procurando atender as necessidades mais prementes que visam a melhoria das condições de vida dos nossos cidadãos", apelou.
O seminário, que decorre sob a orientação de técnicos do Ministério do Planeamento, da Administração do Território e da Casa Cívil da Presidência da Repùblica, está abordar, entre outros temas, "o combate à pobreza", "o desenvolvimento rural" e comércio rural numa perespectiva integrada".
Constituem outros aspectos da agenda do seminário "programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza", "expansão da rede sanitária e seu impacto na melhoria da qualidade de vida das populações no âmbito dos programas municipais integrados e reestruturação das parcerias".
A "organização da produção local alimentar", a "estratégia nacional de segurança alimentar e nutricional e a sua articulação com os programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza", "articulação entre o programa água para todos e os programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza", "o programa nacional de habitação social e o desenvolvimento de aldeamento rurais", são tambem temas da acção foprmativa.
Directores provinciais, administradores municipais e seus adjuntos, administradores comunais, chefes de departamento, das secretárias municipais, entre outros participam do seminário com a duração de quatro dias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 10:52 pm

11-02-2011 18:30

Uíge
Bispo emérito encoraja fiéis católicos a primarem pelo amor ao próximo

Uíge
O Bispo Emérito da diocese do Uíge, Dom Francisco da Mata Mourisca, encorajou hoje (sexta-feira), na cidade do Uíge, os fiéis católicos a primarem pelo amor ao próximo, como um dos exemplos vivo da fé cristã
“O amor ao próximo, a solidariedade, a benevolência para com todos, são, entre outros, princípios que visam proporcionar o bem-estar no seio da família e na sociedade em geral”, disse Dom Francisco da Mata Mourisca.
O bispo, que presidia a missa alusiva ao dia mundial dos doentes no hospital provincial do Uíge, aconselhou a família e outros membros da sociedade no sentido de prestarem maior atenção e cuidado aos doentes internados nas várias unidades hospitalares.
Dom Francisco da Mata Mourisca aconselhou os médicos, enfermeiros e outros técnicos ligados ao sector de saúde a exercerem a sua nobre missão com zelo e dedicação, por formas a contribuírem positivamente para o bem-estar social.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 4:56 pm

18-02-2011 17:35
Uíge
Governo cria comissões para realização de seminários municipais dos programas integrados

Uíge
-
O governo da província do Uíge, liderado por Paulo Pombolo, criou recentemente diversas comissões de trabalho integrados por membros do referido executivo, com vista a acompanhar os seminários municipais dos programas integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza.
De acordo o programa chegado hoje (sexta-feira) à Angop, as comissões, distribuídas em todos os municípios da província do Uíge, integram os vice-governadores, directores ministeriais, assim como quadros do gabinete de Estudo e planeamento do governo local.
Os seminários estão a ser realizados em todos os municípios nos período de 18 a 23 de Fevereiro.
Segundo a fonte, os participantes irão abordar, entre outros temas " o combate à pobreza, o desenvolvimento rural, comércio rural numa perspectiva integrada em Angola", "os programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza, bem como a comercialização da produção de excedentes".
A "expansão da rede sanitária e o seu impacto na melhoria da qualidade de vida das populações no âmbito dos programas municipais integrados", "a organização da produção local alimentar, a estratégia nacional de segurança alimentar e nutricional e a sua articulação com os programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza", constam também das agendas dos seminários.
Participam aos referidos seminários, administradores comunais, membros do conselho de auscultação social, chefes de repartições e secções, membros dos secretariados municipais e comunais do MPLA, representantes do sector empresarial, autoridades tradicionais e eclesiásticas, entre outros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:06 pm

25-02-2011 17:58
Uíge
OMA exorta mulheres a desempenhar com zelo e dedicação tarefas atribuídas

Uíge
-
A secretária provincial da Organização da Mulher Angolana em exercício, Guilhermina André Domingos, exortou hoje, sexta-feira, na cidade do Uíge, as mulheres a desempenharem com zelo e dedicação as tarefas que lhes são incumbidas.
A responsável fez esta exortação quando presidia o acto de abertura da jornada “Março Mulher”, pedindo as mulheres maior empenho, principalmente na liderança quer no campo político, económico e social, com vista a contribuir positivamente no desenvolvimento da província e do país em geral.
Guilhermina André reconheceu ainda que actualmente, muitas mulheres estão a desempenhar vários cargos de direcção no governo, fruto das qualidades, liderança e empenho que têm vindo a apresentar nas tarefas incumbidas.
Para ela, o 2 de Março constitui um momento de maior reflexão sobre o contributo e os esforços que as mulheres e não só têm empreendido nos domínios da reconciliação nacional, estabilidade familiar, luta contra o analfabetismo, violência doméstica e outras acções que garantem progresso, segurança e integridade social.
Para saudar a data, o secretariado provincial da OMA, agendou entre outras actividades, visitas de solidariedade ao hospital sanatório, sala de alfabetização, lar infantil e dos idosos, reunião com mulher trabalhadora e campanhas de sensibilização sobre o VIH/Sida.
A realização de ciclos de palestras sob tema “o combate ao alcoolismo no seio da mulher”, constam igualmente das actividades agendadas para saudar a jornada.
Participaram da sessão de abertura antecedida de cânticos de louvores pelo grupo coral da Igreja Católica no Uíge, membros do comité provincial da OMA e personalidades convidadas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 7:34 pm

04-03-2011 19:04

Uíge
Mais de 200 jovens frequentam cursos de formação profissional no centro da Santa Cruz

Uíge
Duzentos e 14 jovens de ambos os sexos frequentam diversos cursos de formação profissional, tais como informática, inglês, culinária e decoração, no centro de formação profissional Santa Cruz, arredores da cidade do Uíge, informou hoje (sexta-feira) o coordenador da instituição, Álvaro Daniel.
Álvaro Daniel, que avançou a informação à Angop, frisou que 78 jovens frequentam os cursos de informática, 63 na culinária e decoração e 75 outros para o curso de inglês, cujas aulas são asseguradas por oito professores especializados.
“Temos vindo a ministrar os programas informáticos, o Windows, Word, Excel, por formas a facilitar os formandos a navegarem e encontrarem possíveis soluções para as tarefas que lhes são incumbidas”, explicou o coordenador.
Álvaro Daniel disse que o centro funciona desde 2007, proporcionando formação profissional adequada aos jovens e possui seis salas de aula para a teoria e prática, biblioteca, secretaria e outros compartimentos.
O responsável apontou a construção de novas salas de aula, aumento dos equipamentos técnicos e informáticos, criação de um laboratório e uma biblioteca como prioridades para o melhoramento do mesmo.
O centro de formação Santa Cruz é afecto à paróquia católica com o mesmo nome e está localizado no bairro Dunga, arredores da cidade do Uíge. É dinamizado por um grupo de Leigos para o Desenvolvimento de Portugal, em serviço da igreja na diocese do Uíge.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 4:55 pm

Negage
Miss Uíge 2011 fala sobre VIH/Sida com estudantes

Negage
-
A Miss Uíge 2011, Teresa Simba, falou hoje, quinta-feira, com os estudantes pré-universitários sobre as medidas de prevenção e combate ao VIH/Sida, da cidade do Negage, a 37 quilómetros da cidade do Uíge, numa palestra promovida no quadro do seu programa de acção.
No encontro em que também participaram professores e directores de escolas, foram aflorados os métodos e técnicas de comunicação para activistas do programa de luta contra a Sida, qualidades de activistas na solução dos problemas de saúde nas comunidades, Sida e sua descoberta e como viver com pessoas infectadas, entre outros temas.
A palestra, dissertada pelo coordenador provincial do Uíge do programa de luta contra o Sida, José Alberto da Cunha Maielano, os estudantes foram encorajados a informar com clareza às famílias a história da doença no mundo e em Angola, em particular, e como estancar a proliferação.
José Alberto Maielano revelou que pelo menos 30 pessoas morreram durante o ano transacto em consequência da pandemia, na região.
Segundo ele, o centro de aconselhamento e testagem voluntária no Uíge, notificou no ano transacto mais de 500 casos seropositivos. No presente ano foram já registados mais de 40 novos casos, na sua maioria mulheres grávidas.
A província conta com 14 centros de testagem voluntária.
O técnico de saúde apelou a população da província, em especial a juventude a afluírem aos centros de testagem voluntária com vista a conhecerem o seu estado serológico.
No termo do encontro, os jovens estudantes e professores beneficiaram de cartilhas sobre o Sida, para melhor esclarecerem nas comunidades onde residem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 29, 2011 3:47 pm

Uíge
Mulheres empreendedoras visitam empreendimentos económicos

Uíge -
Mulheres empreendedoras oriundas das 18 províncias do país, que a partir de terça-feira participam na VIIº Conferência Nacional da Mulher Empreendedora, visitaram hoje, segunda-feira, na cidade Uíge, diversos empreendimentos económicos e sociais para se inteirarem do seu funcionamento e do serviço que prestam.
Durante a visita a empreendimentos que têm com proprietárias mulheres, a missão encabeçada pela ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, deslocou-se à pastelaria e padaria "Gasta Pouco", ao supermercado "Bray", à boutique Edy Jonhson, ao talho Juliana, e ao lar da terceira idade, no bairro Kituma, periferia da cidade do Uíge.
A missão das mulheres empreendedoras que integra também a presidente da federação das mulheres empreendedoras, Maria do Carmo, visitou demoradamente os empreendimentos das mulheres empreendedoras locais, tendo recebido na ocasião esclarecimentos sobre a gestão dos negócios, assim como das dificuldades no que concerne ao acesso aos créditos bancários.
No lar da terceira idade onde estão albergados 45 velhos, sendo 35 masculinos e 10 femininos, a ministra Genoveva Lino entregou produtos diversos, nomeadamente arroz, sal, açúcar, sabão, óleo vegetal, televisores, entre outros.
Após a visita, a ministra da Família e Promoção da Mulher procedeu à inauguração de uma feira de produtos agrícolas locais.
Na feira, em que participam mulheres expositoras oriundas dos 16 municípios da província do Uíge, estão expostos produtos agrícolas, peças de artesanato e de olaria.
O VIIº encontro nacional da mulher empreendedora, cujas sessões começam terça-feira, vai decorrer sob o lema "Valorizar a presença da mulher no cenário empresarial".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:25 pm

Uíge
Serviço de bombeiros regista um incêndio em sete dias

Uíge -
Um incêndio provocado por fogo posto foi registado nos últimos sete dias, na cidade do Uíge, pelo serviço de bombeiros e protecção civil, informou quinta-feira à Angop o porta-voz da corporação, Garcia Pedro Chiguinto.
Segundo o porta-voz, o incêndio ocorreu no bairro Papelão, periferia da cidade do Uíge, adiantando que na semana anterior não houve casos.
Informou que os incêndios tendem a reduzir nos últimos dias, fruto de várias campanhas de sensibilização levadas a cabo pelos efectivos do serviço de protecção civil e bombeiros, sobre as medidas de prevenção de incêndios e outras calamidades.
O porta-voz disse que os bombeiros resgataram duas pessoas feridas em igual número de acidentes de viação ocorridos na via Uíge/Quitexe e centro da cidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO HUÍGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron