NOTÍCIAS DO HUÍGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:19 pm

03-05-2011 13:39
Zaire
Preço do cimento baixa em Mbanza Kongo

Imagem
Aumento da oferta provoca baixa de preços

Mbanza Kongo – A redução do preço do cimento na cidade de Mbanza Kongo (província do Zaire), de mil e 450 para mil e 150 kwanzas satisfaz os utilizadores desta matéria-prima para o sector da construção, constatou hoje a Angop.
Numa ronda efectuada pela Angop em alguns postos de venda deste material de construção constatou-se que um saco de 50 quilogramas, que até finais de Abril, era comercializado a mil e 450 kwanzas custa agora mil e 150 kwanzas.
Interpelados pela Angop, alguns munícipes de Mbanza Kongo mostraram-se satisfeitos pela redução substancial do preço de venda de cimento, porquanto facilitará a edificação de mais moradias com custos relativamente baixos.
Para Pedro Sampaio, essa redução que se assiste no cimento deveria também abranger outros materiais de construção, principalmente chapas de zinco que a nível local são comercializadas a preços relativamente altos.
"Tal como está a acontecer com o cimento, queremos também que haja redução de outros materiais de construção, visando facilitar a população na construção e reabilitação das suas casas", referiu.
Revendedores contactados pela Angop afirmaram que a redução do preço do cimento no município sede se deve a maior oferta deste produto no mercado local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 8:30 pm

12-05-2011 17:19

Uíge
Mulheres da Igreja Exército da Salvação falam da conjuntivite e malária

Uíge
-
Cerca de quarenta mulheres da Igreja Exército da Salvação do bairro Papelão, periferia da cidade do Uíge, participaram hoje, quinta-feira, nesta cidade, de uma palestra sobre os cuidados a ter com a conjuntivite e a malária.
Em declarações hoje à Angop, a pastora Filomena Nsingui disse que a palestra, enquadrada no âmbito da comemoração do Dia da Mãe, assinalado a 8 deste mês, visou prestar informação às mulheres da confissão religiosa sobre os cuidados a ter com a malária e conjuntivite, sabendo que a cidade do Uíge já regista casos do género.
"A malária é uma doença que mata, por isso não podemos deixar de falar destas doenças que têm vitimado muitas pessoas, principalmente crianças, grávidas e idosos", realçou.
Entretanto, a responsável do sector epidemiológico da saúde no Uíge, Maria Antunes, apelou às mulheres para que usem todas as medidas de prevenção da luta contra a malária que constitui uma grande preocupação para todos.
Maria Antunes avançou que, dos 100 mortos registados, oitenta foram por malária, pelo que a mulher como mãe, esposa e irmã tem um grande papel na luta para a redução da mortalidade por causa desta doença.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 11:32 am

Uíge
Hospital municipal do Bungo necessita de 40 enfermeiros

Uíge -
Quarenta enfermeiros é o número de técnicos que a repartição municipal da Saúde do Bungo necessita para a cobertura da rede sanitária, com vista a melhorar a prestação de serviços à população, anunciou hoje à Angop o seu responsável, Paulo Samuel.
Paulo Samuel deu a conhecer que com a inauguração, nos próximos dias, do hospital municipal do Bungo (Uíge) os 39 técnicos existentes não cobrem a demanda da
população.
Como referiu, a nova unidade sanitária, já apetrechada, tem capacidade de albergar 60 pacientes e comporta bloco operatório, maternidade, casa mortuária, assim com as secções de radiologia, ortopedia, enfermarias para homens e mulheres, laboratório, banco de urgência, farmácia e outras divisões.
"Com as diversas secções que comporta o novo hospital municipal, associado aos dois centros e 10 postos de saúde já existentes, necessitamos de mais enfermeiros", solicitou.
Garantiu que, em termos de fármacos, o sector tem capacidade para atender a demanda da população, apontando a escassez de meios de transporte como dificuldade para a transportação dos pacientes em estado preocupante.
Paulo Samuel assegurou que, para o programa de combate à malária, foram realizadas nas 60 aldeias, nos últimos quatro meses, diversas palestras para sensibilizar a população sobre o uso de mosquiteiros e a necessidade do combate dos focos de insectos.
Apontou a diarreia, as doenças respiratórias agudas, malária e doenças da pele como as patologias mais frequentes no município.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:19 pm

02-06-2011 13:25

Uíge
População do Quiputo e Quimbongo beneficiam de infra-estruturas sociais

Uíge
- A população das povoações de Quiputo e Quimbongo, município do Bungo, 81 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, beneficiaram na quarta-feira de escolas, postos médicos e uma ponte, no âmbito das comemorações do dia internacional da criança.
Trata-se de uma escola no Quiputo, com três salas de aulas, para 240 alunos e outra na aldeia Quimbono, com capacidade de albergar 80 alunos.
Inauguradas pela administradora municipal do Bungo, Helena Antunes Ferraz, consta também dois postos médicos, sendo um na regedoria Quiuqueque e outro no Quiputo.
A administradora municipal Helena Antunes Ferraz inaugurou igualmente uma ponte sobre o rio Lusanza, que liga a regedoria do Mbanza Bungo e Gombe, com nove metros de comprimento
A ponte, construída em três meses, orçou 11 milhões e oitocentos mil Kwanzas, no âmbito do programa de combate à pobreza.
Falando no acto de inauguração, Helena Antunes Ferraz apelou à população a cuidar das infra-estruturas sociais para o bem-estar da sociedade.
Participaram do acto de inauguração, funcionários da administração municipal, autoridades tradicionais e população local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 7:36 pm

04-07-2011 18:15

Uíge
Registadas 435 mordeduras de cães vadios

Uíge
- Quatrocentas e trinta e cinco pessoas foram mordidas nos últimos seis meses no município do Uíge, sede da província, por cães vadios, contra 356 mordeduras dos três primeiros meses de 2010, segundo o supervisor municipal do Programa Alargado de Vacinação do Uíge, Pedro Guilherme Fernando.
Pedro Guilherme Fernando mostrou-se ainda preocupado pelo aumento de número de casos de mordedura de animais vadios na região.
O responsável aconselhou a população, em particular os criadores de animais de estimação, como cães, macacos e gato, a levarem os seus animais para a vacinação, pois fazem parte da família e podem ser transmissores de certas doenças.
Já o médico Abel dos Santos assegurou que o sector veterinário tem realizado campanhas de vacinação anti-rabica de rotina nos bairros e outros municípios para contrapor a situação na região.
Depois de apontar os municípios de Cangola, Puri, Negage Samza-Pombo e Uíge como as localidades com mais casos de mordeduras de cães, a fonte disse que a província possui um canil, mas devido à sua reabilitação não está a funcionar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:36 pm

Uíge
Governador aconselha administradores para uma gerência cuidadosa da coisa pública

Uíge
-
O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, aconselhou hoje, sexta-feira, os administradores a gerirem bem os recursos financeiros que estão a ser colocados sob sua responsabilidade, trabalhando na criação de melhores condições de vida para os munícipes.
Paulo Pombolo, que falava durante um acto político na vila do Púri, 88 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, onde se deslocou numa visita de campo para avaliar o programa integrado de combate à pobreza e dos serviços de saúde, realçou que o administrador deve trabalhar para transformar as condições difíceis que a população ainda vive em melhores condições de vida.
Para o governante, onde não há escola deve construir-se escola e onde não há posto saúde deve construir-se o posto médico, assim com outros serviços sociais, proporcionando assim melhores condições de vida à população, razão que leva o administrador a conhecer o município que dirige.
“Aquele que recebe dinheiro do estado em vez de coloca-lo bem nos problemas da população não o faz, este tipo de dirigente o MPLA não quer", enfatizou, sublinhando ser
por essa razão que levou a mudança no município do Púri, colocando-se um novo administrador e um novo primeiro secretario do MPLA.
De acordo com o governante o administrador que passa tempo no gabinete não consegue identificar as dificuldades dos munícipes.
Depois de adiantar que o actual momento é de falar pouco e trabalhar mais, disse que o bom administrador é aquele que não permanece no gabinete, mas sim identifica os problemas da população para depois procurar as soluções adequadas para os mesmos.
Durante a sua permanência no município do Púri, Paulo Pombolo inaugurou o hospital municipal, casa protocolar, edifício para o funcionamento das repartições de saúde e
educação, o centro de programa da Rádio Nacional de Angola, e entregou também meios como motorizadas e produtos diversos aos funcionários da administração e à população.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:04 am

Uíge
Músico Socorro "arrasta" milhares de fãs ao show

Uíge
- O músico Socorro, da província do Uíge, "arrastou" milhares de fãs ao espectáculo músico-cultural realizado na noite desta quinta-feira, inserido no encerramento dos 94 anos da fundação da cidade, comemorado de 01 a 07 de Julho.
A Praça da Independência local, que acolheu o espectáculo, foi pequena para albergar o público de quase todas as idades que se deslocou ao recinto para ouvir cantar e ver dançar o artista ao vivo, que foi um dos destaques do show, organizado pelo Governo da Província.
Os fãs do artista não resistiram quando este começou a interpretar os sucessos da sua mais recente obra discográfica intitulada "Kuvata Dietu", muito esperado e solicitado durante a exibição de outros artistas, dançando e gritando com os seus temas.
Apesar de tanto frio e poeira que se fazia sentir no recinto que acolheu o espectáculo, o público não deteve a emoção e o delírio quando o artista interpretou músicas como " Yabanza", " Ya madi", "Kuvata Dietu", "Lussinga Lua Mputo", " Meu Amigo", entre outros sucessos do seu primeiro disco gravado em 2007 intitulado "Meu Dever".
Durante a actuação, o público prestou-lhe todo o seu calor, aplaudindo com muita alegria e de forma eufórica a sua exibição.
Animaram igualmente o show, dos 94 anos da fundação da cidade do Uíge, os artistas Yanick dos Afroman, Yola Araújo, Yanuza, Yola Semedo, Fofandó, Puto Português, Big Nelo, Poeira, entre outros.
O espectáculo foi organizado pelo Governo da Província e visou proporcionar momentos de alegria aos habitantes da cidade do Uíge por mais um aniversário da sua fundação.
A cidade do Uíge, sede capital da província com o mesmo nome, foi fundada a 01 de Julho de 1917, pelo capitão Manuel José Pereira e Alferes Tomaz Berberan, através da portaria nº 15 444 de 01/07/1945.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 3:46 pm

Uíge
Apreendidas mais de 60 viaturas por infracções ao código da estrada

Uíge
- Sessenta e nove viaturas foram apreendidas este fim-de-semana, na província do Uíge, por várias infracções ao código da estrada, durante uma operação efectuada pela Polícia Nacional.
De acordo com o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, intendente Assunção Ribeiro, 16 viaturas foram apreendidas por falta de taxa de circulação, 14 por falta de licença de aluguer e 10 outras devido o mau estado físico.
A polícia apreendeu ainda 11 viaturas por falta luzes e 10 outras cujos proprietários alteraram as características (vidros fumados), cinco outras com matrículas ilegíveis, assim como três motorizadas por falta de chapa de matrícula.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 4:41 pm

Uíge
Juventude do Bungo chamada a contribuir no resgate de valores cívicos e morais

Uíge
O coordenador do grupo de acompanhamento da JMPLA, ao município do Bungo, Januário Pedro Videira, alertou hoje, na vila do Bungo, a juventude da maior organização juvenil do partido no poder a contribuir no resgate de valores cívicos e morais, com objectivo de ter-se uma sociedade segura.
Januário Pedro Videira fez este pronunciamento quando falava no acto de encerramento da 4ª secção ordinária do comité municipal da JMPLA no Bungo, afirmando que a reunião procurou reafirmar o compromisso de juventude de continuar a trabalhar na concretização da política juvenil, elevando a capacidade de intervenção das suas estruturas.
Disse também ter pedido aos jovens da sua organização a participar nos problemas da educação da população, com vista a mudança das mentalidade e incentivo do auto estima do património sociocultural.
Apelou igualmente aos jovens a abdicarem da delinquência juvenil, assim como a droga e alcoolismo.
Foram discutidos e aprovados entre outros documentos o relatório das actividades desenvolvidas pelo secretariado municipal da JMPLA do Bungo e perspectivando as actividades a desenvolver durante o quarto trimestre.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:07 pm

Uíge
Município de Mucaba ganha hospital de referência

Mucaba
– Um hospital municipal com a capacidade para internar 75 doentes, será inaugurado ainda este mês, no município de Mucaba, 60 quilómetros a norte da cidade do Uíge, anunciou hoje segunda-feira à Angop, o chefe da repartição municipal da Saúde, Alberto Afonso.
A unidade sanitária, primeira de referência na localidade, vai atender cerca de 86 mil 717 habitantes locais e irá prestar serviços como cirurgia, ginecologia, medicina geral, radiologia, pediatria, banco de urgência entre outros, visando melhorar a assistência à população da circunscrição.
Alberto Afonso que não revelou o orçamento empregue na construção da unidade sanitária, assegurou que irá contribuir para minimizar as dificuldades que a população enfrenta neste domínio.
“A infra-estrutura já está totalmente concluída e aguarda apenas a sua inauguração ainda este mês de Setembro. Com a população que temos, urge a necessidade de se construir mais postos de saúde nas localidades onde não existem infra-estruturas sanitárias”, solicitou.
Dois médicos de nacionalidade coreana, especializados em ginecologia e pediatria, assim como 37 técnicos de saúde labutam no município que necessita de outros 48 enfermeiros para atender a demanda da população.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:05 pm


Uíge
MPLA inicia programa de sensibilização da população para actualização do registo

Uíge
- O comité provincial do MPLA no Uíge iniciou hoje, sábado, nesta cidade, uma campanha de sensibilização da população para afluir ao processo de reconfirmação do registo eleitoral, em cerimónia orientada pelo primeiro secretário da estrutura intermédia do Partido, Paulo Pombolo.
Falando durante o encontro que reuniu responsáveis dos comités de acção do partido, da JMPLA e OMA, Paulo Pombolo disse que a actualização do registo eleitoral constitui uma condição fundamental para que cada cidadão em idade activa tenha o direito de votar nas próximas eleições de 2012
Para o politico, cada militante dever servir de activista levando esta mensagem a população para que aflua aos postos de registo eleitoral para que cada um escolha o seu local de voto.
Paulo Pombolo ressaltou na ocasião a importância da paz para o desenvolvimento do país, exemplificando que a actual livre circulação de pessoas e bens que os angolanos desfrutam em todo o territorio é fruto da paz, para tal, os militantes do partido, fundamentalmente os jovens, devem servir de mensageiros da paz.
"Temos que ter a consciência que queremos a paz, e sem ela não pode haver o desenvolvimento do país", frisou.
Depois de defender a necessidade de cada militante estar atento contra todo tipo de manobra para a desestabilização do país, disse que Angola é um país democrático, para o efeito, as manifestações devem obedecer a lei vigente.
O também governador província do Uíge falou igualmente das realizações que o Executivo leva a cabo, tanto a nível central como da província, referenciando os caminhos de ferro já em funcionamento no país (Malange, Benguela e Huambo), adiantando que brevemente outros serão operacionais.
Paulo Pombolo destacou também como acção do Executivo liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a construção de centralidades e outros tipos de habitações sociais em curso em todo o país, assim como a linha de energia eléctrica de Capanda para Uíge até Maquela do Zombo.
Como disse, o seu partido reconhece ainda haver dificuldades no país, mas o Executivo está a trabalhar paulatinamente no sentido de encontrar solução para o efeito, gizando programas direccionados no melhoramento das condições de vida da população
O membro do Bureau Politico do partido no poder em Angola apontou também a construção de escolas, hospitais, assim como a reabilitação de estradas, como o caso da via Uíge/Luanda e Uíge/Maquela do Zombo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:15 am

Uíge
Bastonário da Ordem dos Advogados quer bilhete de identidade para reclusos

Uíge
-
O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Inglês Pinto, defendeu hoje (sexta-feira) a necessidade de se criar mecanismos que permitam aos reclusos a obtenção dos principais documentos, com particular destaque para o bilhete de identidade.
Inglês Pinto manifestou-se no final de uma visita à unidade penitenciária da província do Uíge, onde constatou que muitos reclusos não possuem até ao momento bilhete de identidade.
Neste sentido, frisou que a falta de documentos de identificação pode impossibilitar a conclusão dos processos.
"O que me preocupou, de facto, é a situação da falta de bilhete de identidade. Temos que ver esta questão", referiu o responsável, para quem deve-se colaborar com o Ministério da Justiça na criação de mecanismo para que esses indivíduos tenham o bilhete.
Por outro lado, o bastonário manifestou-se ainda preocupado com a insuficiência de advogados na província, cuja unidade penitenciária possui 447 reclusos, entre detidos e condenados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:06 am

Uíge
Docentes e estudantes enaltecem os ganhos da independência nacional

Uíge
Os docentes e estudantes da escola do I ciclo "Engenheiro José Eduardo dos Santos" localizada no bairro Kakiua, periferia da cidade do Uíge, enalteceram hoje, sexta-feira, nesta cidade, os ganhos da independência nacional.
Falando à margem de uma palestra para abertura dos festejos do dia da Independência Nacional, o docente Elísio Paulo Eduardo assegurou que a independência de Angola trouxe grandes ganhos em todos os sectores sociais e económicos, não só para a província do Uíge mas em todo o território nacional.
“Hoje temos a oportunidade de nos formar sem qualquer dificuldade que na outrora não era possível conseguirmos de andar a qualquer ponto do país, temos as pontes, estradas, hospitais, universidades, entre outras infra-estruturas construídas por todo o país e não esquecer da Paz que se vive há nove anos”, sublinhou.
Para a docente Isabel João, a independência de Angola deu várias oportunidades que antes o país não tinha, exemplificando que hoje na província do Uíge há a universidade Kimpa Vita e Instituto Superior de Ciências da Educação, sem dizer dos cursos que aí são ministrados, entre outros ganhos.
O estudante da escola do I ciclo, Manuel António, disse que se hoje está a estudar é fruto da independência e de um país livre e em paz.
"Se temos o país livre e de paz é fruto da independência que foi programada em 11 de Novembro de 1975 pelo primeiro presidente, António Agostinho Neto, todos somos chamados a preserva-la porque é um bem que custou muito caro aos angolanos.
Para o chefe de departamento da direcção província da juventude e desporto no UIge, Lusadikueno Emanuel, a independência de Angola trouxe muitos feitos para os angolanos, exemplificando a liberdade, a paz, construção e reabilitação de varias infra-estruturas sociais e a formação da juventude nos vários sectores da sociedade.
Lusadikueno Emanuel disse que a independência nacional vem beneficiar a juventude porque hoje há varias escolas, universidades e centros de formação profissional espalhados em toda a província, no âmbito da política do governo para o acesso ao primeiro emprego.
“Nós os jovens não estamos de fora dos ganhos da "dipanda", a paz, a reconstrução do país entre outros, apelando aos jovens a dedicarem-se para a formação profissional.
O responsável que falava na jornada da abertura das actividades de 11 de Novembro pediu aos jovens que renunciem aos actos de vandalismo que não condizem com o bom nome e prestigio dos jovens.
O palestrante apelou aos jovens que ainda não exerceram o seu dever de cidadania que o façam porque só assim poderão decidir o futuro do país, votando para os futuros dirigentes de Angola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 22, 2011 4:42 pm

22-11-2011 16:45

Uíge
Ministro exorta professores a primarem pela formação contínua

Uíge
- O ministro da Educação, Pinda Simão, exortou hoje, na cidade do Uíge, os educadores e professores a primarem pela capacitação contínua, com vista a proporcionarem um ensino de qualidade aos alunos, bem como garantir um funcionamento adequado das instituições.
Pinda Simão fez esta exortação quando orientava o acto central do dia do educador que se assinala hoje sob o lema “alfabetização e paz, alfabetizar para combater a fome e a pobreza”.
O titular da pasta da educação disse ser urgente e indispensável a formação e superação constante dos professores, a fim de serem capacitados pedagogicamente para as tarefas que lhes são incumbidas, bem como o incentivo da disciplina e ostentação de uma postura que contribui para o aumento de um perfil social e brio profissional aos docentes.
Para o efeito, segundo Pinda Simão, deve ser implementado com rigor o sistema de avaliação de desempenho vigente, criado a luz do novo estatuto da carreira dos docentes do ensino primário, secundário, técnicos pedagógicos e especialistas da administração da educação.
“O agente de ensino deve desempenhar as suas função atendendo aos preceitos que a ciência coloca à sua disposição e as especificidades decorrentes da complexidade do sistema educativo, devendo assim preocupar-se com o saber utilizar as experiências do seu saber e os recursos disponíveis, demonstrando por si sólidos conhecimentos técnicos, científicos e profunda consciência patriótica”, frisou.
Pinda Simão lembrou que o dia do educador é assinalado hoje em todo país numa altura em que o sector da educação regista um progresso significativo, consubstanciado com a expansão da rede escolar em todo território nacional, graças a paz efectiva e a estabilidade que o país vive.
Segundo o ministro, durante nove anos de paz foram construídas e apetrechadas inúmeras infra-estruturas escolares do ensino primário, do I e II ciclos, institutos politécnicos, da administração e gestão, bem como o aumento das faculdades no país, facto que permitiu a absorção de mais alunos no sistema do ensino e o enquadramento de novos professores.
O ministro realçou a necessidade de se primar pela qualidade dos professores, sobretudo que se reflicta na emissão do diploma e certificados que correspondam com as competências e capacidades exigidas aos alunos dos diferentes níveis do ensino, por formas a se alcançar os objectivos preconizados.
Segundo Pinda Simão, consciente do papel preponderante do professor no país e com vista a sua dignificação, o executivo angolano trabalha para a institucionalização de práticas que concorram com a promoção de qualidade na prestação de serviços, estimulação das competitividades e o aumento do prestígio da profissão.
Em 2008, lembrou, foi aprovado o novo estatuto da carreira dos docentes do ensino primário e secundário, técnicos pedagógicos, especialistas da administração e de educação, cuja implementação permitiu a actualização das categorias de mais de 90 por cento de professores abrangidos, tendo os restantes dez por cento com os processos em tratamento junto dos órgãos públicos de direito.
Relativamente aos salários dos professores, o governante esclareceu que o executivo está a desenvolver um esforço que permitirá em pouco tempo, de acordo com a lei, ao pagamento dos salários dos titulares de cargos de direcção e chefia, por formas a regularizar a situação do ensino em todo país.
Chamou à atenção aos professores sobre a necessidade de se manterem actualizados permanentemente para garantir um perfil condigno de formação e a importância que tem as zonas de influência pedagógica que devem funcionar em todas as províncias.
“O executivo está apostado com o melhoramento da formação dos docentes, tanto inicial como em serviço, a fim de assegurar condignamente o melhor perfil de saída nas escolas de formação de professores”, concluiu.
Diversas inaugurações de infra-estruturas escolares, atractivos culturais, cânticos religiosos, teatros e poesias sobre o educador antecederam o acto em que participaram a governadora do Uíge em exercício, Maria Fernandes da Silva, vice-governadores para o Sector Económico e Produtivo e Infra-estruturas do Uíge, professores, estudantes, encarregados de educação, membros do governo central e provincial, autoridades tradicionais, religiosas, representantes de partidos políticos e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:04 pm

05-12-2011 15:35

Encontro
Uíge elabora estratégia para implementação da Lei sobre a Violência Doméstica

Uíge
– A província do Uíge promove hoje um encontro para a elaboração da estratégia da implementação da Lei sobre a Violência Doméstica, cuja abertura coube à vice-governadora para o sector político e social, Maria Fernandes da Silva e Silva.
Segundo a responsável, que falava na abertura do encontro que termina ainda hoje, a Lei sobre a Violência Doméstica veio para regular o comportamento das pessoas em matéria de convivência entre as famílias, com vista a redução dos casos de violência que se registam em todo o país, particularizando a província.
Maria da Silva e Silva defendeu a necessidade de se criar um ambiente salutar nas famílias.
"É na família onde se deve ensinar aos mais novos os valores fundamentais da vida para que ao atingir a idade de adulto e como cidadão possam agir para o bem comum, com vista a ter-se famílias harmoniosas”, disse.
Maria Fernandes da Silva e Silva assegurou que a apresentação da Lei sobre a Violência Doméstica na província, no passado dia 26 de Setembro do corrente ano, trouxe grandes conquistas em termos das relações familiares, porquanto tem como finalidade punir os praticantes de violência.
Por seu lado, a directora provincial do Uíge da Família e Promoção da Mulher, Emília Dias Fernandes, disse que a campanha visa promover uma reflexão sobre a situação da violência doméstica no país e violência no género, em particular na província.
Emília Dias avançou que a lei vai, em grande medida, contribuir para a redução de casos de violência.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO HUÍGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron