NOTÍCIAS DO HUÍGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:07 pm

Uíge
Administrador quer investimento privado na comuna

Bembe
– O administrador comunal de Quimaria, São Silvestre de Lucas, 69 quilómetros a oeste da vila do Bembe (província do Uíge), convidou hoje os empresários a investir nos sectores de agricultura, pecuária, comércio, pescas e infra-estrutura, visando o desenvolvimento da comuna.
Em declarações à Angop, o responsável salientou que a região oferece condições para a implementação de projectos nos sectores agrário, pecuário, pesca e infra-estruturas.
Segundo o gestor, actualmente as estradas que ligam a localidade já oferecem condições para a circulação de pessoas e bens, facto que deve motivar os naturais e amigos da comuna de Quimaria, residentes no exterior do país, em Luanda e noutras províncias de Angola a investir na comuna.
"Pretendemos, primeiro, desenvolver os sectores de agricultura, pescas, pecuária, bem como a construção de novas infra-estruturas sociais e económicas, para proporcionar um desenvolvimento equilibrado e sustentável da população", disse.
Avançou que na localidade existem duas associações agro-pecuárias integrada por mais de 900 membros que têm desenvolvido a actividade agrícola.
No âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural para o Combate à Fome e Pobreza, disse que os associados já formalizaram os seus processos junto da entidade credora para a concessão de crédito de campanha, de modo a alargar as áreas de produção.
A mandioca, amendoim, feijão, milho, café, banana, cana-de-açúcar, batata-doce, inhame, abacate, arroz, laranja, tangerina e hortícolas são os produtos mais cultivados na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:15 pm

09-12-2011 21:56

Uíge
Apresentada obra literária "Origem e evolução do município de Negage"

Uíge
- O livro Origem e evolução histórica do município de Negage (1925-1975), da autoria de Afonso Bambi, foi apresentado hoje, sexta-feira, na cidade do Uíge.
O livro, que faz uma incursão histórica sobre o município de Negage, contém 188 páginas e foi editado pelas Edições Angola (EAL), numa tiragem inicial de 450 livros.
Na ocasião, o governador Paulo Pombolo, ressaltou a capacidade e o brio intelectual do autor do livro, considerando os dados constantes na obra como um importante testemunho para as gerações vindouras
“Temos de aproveitar os dados constantes nesta obra do mais velho Bambi, para que possamos continuar no plano da investigação”, disse, apelado aos demais a seguirem o mesmo exemplo.
Natural do município de Negage, Afonso Bambi é licenciado em história pelo Instituto Superior de Ciências de Educação local.
Actualmente exerce o cargo de director provincial do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.
O acto de apresentação do livro foi presenciado por membros do governo provincial, docentes e estudantes universitários, familiares e amigos do autor.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:03 pm

Uíge
Mais de 80 jovens terminam formação propedêutica e filosófica

Uíge
-
Oitenta e seis jovens oriundos de quatro dioceses do Bengo, Sumbe, Ndalatando e Uíge terminaram sábado, na cidade do Uíge, a formação propedêutica e filosófica, no seminário maior diocesano de São Paulo no Uíge.
Na acção formativa, com a duração de seis anos, os seminaristas foram capacitados em matérias ligadas ao desenvolvimento da palavra de Deus na Igreja Católica, sobretudo os cursos propedêuticos, filosóficos, teologia, bem como outros e foi assegurada por 26 professores, entre padres, religiosas e leigos oriundos dos diversos pontos do país.
Na sua intervenção, o reitor do seminário maior, Pina Artur, enalteceu o desempenho, espírito de vontade e dedicação apresentado pelos seminaristas, facto que motivou o alcance dos objectivos preconizados durante a formação religiosa.
Aconselhou os recém formados a primarem pelos princípios doutrinários, respeito e harmonia na transmissão da palavra de Deus às diversas comunidades.
Por seu turno, o bispo da diocese do Uíge, dom Emílio Sumbelelo, chamou a atenção aos recém formados a não desperdiçarem os princípios doutrinários ora apreendidos durante o período, mas sim primando na consolidação e transmissão dos conhecimentos aos outros, por forma a garantir o bom funcionamento das diversas dioceses onde forem colocados.
"O seminário é a casa de esperança e de homilia para aqueles que desejam seguir o ministério de sacerdócio, por isso, a maior atenção dos bispos está voltada ao seminário maior não só pela estrutura física, mas também pela formação que se vai dando aos candidatos", disse.
Encorajou os seminaristas a confiarem em Deus em todas as suas actividades e tribulações, não desistindo das dificuldades, mas sim apostar por formas a vencer e alcançar os objectivos almejados.
Participaram da missa de encerramento do seminário padres, pastores, acólitos, irmãs de diversas congregações, familiares, juventude e demais convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:11 pm

Uíge
Governo analisa execução financeira do Programa de Combate à Fome

Uíge
- Os membros do governo provincial do Uíge reuniram-se hoje, em sessão ordinária do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social, para analisara execução física e financeira do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza desenvolvido durante o ano de 2011.
Durante o encontro orientado pelo governador Paulo Pombolo, os participantes foram informados sobre os regulamentos dos Conselhos Provincial e Municipal de Auscultação e Concertação Social, bem como do protocolo de intenções rubricado entre o governo da província e a empresa GAUFF para a realização de tarefas comuns que visam o desenvolvimento da região.
Os participantes ao encontro tomaram igualmente conhecimento sobre a institucionalização do Prémio Provincial de Jornalismo e recomendaram a criação de condições necessárias para que toda classe jornalística tenha acesso ao concurso.
O conselho tomou também conhecimento dos dados estatísticos do processo do registo eleitoral na província, bem como da suspensão do curso de mestrado da Fundação Dissengomoca, em virtude de não obedecer as normas estabelecidas pelas leis vigentes na República de Angola.
Os membros foram também informados sobre o processo de repatriamento dos cidadãos angolanos da República Democrática do Congo, bem como dos resultados daconferência provincial sobre a fístula obstétrica, desafios e perspectivas, realizada na província do Uíge e do Programa Integrado do Desenvolvimento da Universidade Kimpa Vita.
Na mesma sessão, os participantes tomaram conhecimento das orientações metodológicas do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação, procedimentos de distribuição de terrenos à população, promoção do comércio rural, bem como do Programa de Investimentos Públicos para 2012 e do processo de gestão do gado bovino adquirido pelo governo local.
Participaram do encontro administradores municipais, directores provinciais, responsáveis dos diversos sectores de desenvolvimento sócio económico da província e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 3:46 pm

16-12-2011 16:00

Uíge
Desbravados mais de 11 mil hectares para época 2011/2012 na Damba

Uíge
-
Onze mil e 348 hectares, 35 dos quais mecanizados, foram preparados durante a campanha agrícola 2011/2012 pelo sector da agricultura no município da Damba, 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge.
A informação foi dada pela Administradora municipal, Feliciana Vunda da Costa, quando falava, esta quinta-feira, no acto de entrega de meios técnicos aos agricultores, à margem da visita do ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, ao município da Damba.
Para a administradora da Damba, os hectares preparados, no âmbito do programa do combate à fome e à pobreza, vão servir para o cultivo de mandioca, batata-doce, batata rena, amendoim entre outros produtos.
Como disse, o trabalho desenvolvido é assegurado por associações de camponeses num universo de 76 com 4.286 associados, bem como oito cooperativas compostas por 5.018 membros, assim como 43 pequenos agricultores e cinco criadores de gado bovino que já possuem 309 cabeças.
Feliciana Vunda da Costa afirmou que o sector da agricultura na circunscrição é assistido tecnicamente pela estação do desenvolvimento agrário (EDA) que funciona com dois técnicos.
Ressaltou que o município ainda não beneficiou do programa do repovoamento animal desenvolvido pelo governo provincial, esperando assim que seja contemplado brevemente.
Avançou também que no programa do combate à fome e à pobreza, a administração adquiriu dois tractores novos com suas alfaias, 500 enxadas europeias igual quantidade de catanas e 25 charruas de atracção animal.
Quanto ao crédito de campanha, frisou, foram seleccionadas nove associações de camponeses com 387 associados, cujo fornecedor já começou a transportar os meios para o efeito.
Com quatro comunas e 312 aldeias, o município da Damba dista 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge, tendo uma população estimada em mais de 175 mil habitantes que se dedicam à produção a mandioca, ginguba, feijão, milho, café, entre outros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 4:39 pm

Uíge
Dezassete mil famílias recebem material agrícola em 2011

Negage
- Dezassete mil 644 famílias filiadas em 56 associações de camponesas registadas no Instituto de Desenvolvimento Agráriom, no município do Negage, província do Uíge, receberam instrumentos de trabalho, sementes agrícolas e bens de consumo corrente em 2011.
A informação foi prestada hoje à Angop pelo director local do Instituto de Desenvolvimento Agrário no Negage, Pedro Alberto Pinto, acrescentando que entre os instrumentos de trabalho constam enxadas, catanas, machados, limas, sementes agrícolas e produtos de consumo corrente.
Informou que nesse período foram capacitados 392 líderes de associações de camponesas em todo o município, com vista a maximizar o potencial genético das plantas e hortícolas nas zonas de cultivo.
"Das associações 10 foram credenciadas e obtiveram o Crédito de Campanha Agrícola, enquanto 46 aguardam este ano viabilidades para o mesmo fim", referiu.
O responsável disse ainda que o repovoamento animal no Negage já é um facto ao registar-se, actualmente, 1.726 cabeças de gado bovino, 15 mil 499 de caprino, 16 mil 145 de ovinos, 26 mil 725 de suínos e 40 mil 28 aves em desenvolvimento.
Informou ainda que em 2011 foram vacinados, durante as campanhas nacional e de rotina, 545 animais de estimação, dos quais 482 cães, 35 gatos e 28 macacos
Pedro Alberto Pinto disse ainda que, para este ano, a instituição vai continuar a trabalhar com os camponeses capacitando-os acerca do tratamento das plantas em cada etapa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 12, 2012 4:39 pm

Uíge
Finanças arrecada mais de novecentos milhões de kwanzas

Uíge
-
Cerca de novecentos e quarenta e sete milhões de kwanzas foram arrecadados para os cofres do Estado em 2011 pelo sector das Finanças no Uíge, informou, hoje (quarta-feira), o responsável da instituição, José Adão.
O valor foi arrecadado através da cobrança de impostos e outras taxas, referindo que em 2010 o sector arrecadou 961 milhões 930 mil e 988 kwanzas.
O responsável avançou que sector prevê intensificar este ano o trabalho de sensibilização da população sobre as vantagens do pagamento de impostos.
José Adão congratula-se com a colaboração da população que aparece nas repartições fiscais para pagar impostos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 9:30 pm

09-02-2012 15:33

Uíge
Munícipes satisfeitos com a implementação da segunda fase de actualização do registo eleitoral

Uíge-
Munícipes, sobretudo jovens, residentes na cidade do Uíge, manifestaram-se hoje, quinta-feira, satisfeitos com a implementação e a melhoria no atendimento dos cidadãos, pelos brigadistas, nesta segunda fase do processo de actualização do registo eleitoral, em curso no país desde 5 de Janeiro findo.
Numa ronda efectuada pela Angop, a diversos bairros, aplaudiram a implementação da segunda fase do processo de actualização e registo eleitoral, visto que muitos cidadãos não puderam concretizar o seu desejo anteriormente, por várias razões.
Fernando Eduardo, que completou 18 anos a 27 de Dezembro último, disse estar honrado por se ter registado, pois habilitou-se ao direito de exercer o seu voto, e contribuir para consolidação do estado de direito.
“O registo eleitoral constitui a via e o mecanismo mais eficiente para exercer o direito do voto nas próximas eleições, que decorrerão ainda este ano, em todo país”, destacou, aproveitando para apelar aos demais cidadãos, que não o tenha ainda realizado, a seguirem o exemplo, uma vez que o processo encerra em 15 de Abril próximo.
Joaquina Armando, que também actualizou o seu registo, nesta segunda fase, recordou que na primeira não o fez por razões de saúde, mas, face à implementação da segunda fase, foi possível escolher o seu local de voto.
Segundo ela, a votação é um exercício democrático ou um processo de decisão através do qual os cidadãos atribuem mandato aos seus representantes.
“Para êxito do processo há a necessidade do envolvimento da da sociedade, particularmente autoridades tradicionais, entidades religiosas e dos progenitores na sensibilização dos cidadãos, visto que muitos jovens completam ou têm mais de 18 anos de idade, permissível para participar do acto eleitoral”, augurou, por seu lado, Raimundo Domingos.
A segunda fase do processo de actualização do registo eleitoral teve o inicio, em todo país, a 5 de Janeiro findo, com término previsto para 15 de Abril próximo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:11 pm

Uíge
Comuna de Macocola conta com centro de formação profissional

Uíge
– A juventude da comuna de Macocola, município de Milunga, província do Uíge, vai contar a partir de 12 de Março do ano corrente com um centro de formação profissional, denominado “Evolução”, que irá administrar numa primeira fase o curso de informática.
Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o director do centro de formação profissional “Evolução”, Alegria Filipe Miguel, disse que o centro tem como objectivo a capacitação sócio-profissional e técnica dos cidadãos nos vários ramos do saber.
Segundo o responsável, a iniciativa de expandir a formação para a comuna de Macocola visa reduzir as carências que a localidade enfrenta neste domínio.
“Os jovens estão preocupados com a sua formação profissional, porque segundo eles só formados profissionalmente e dependentes da sua formação será mais fácil encontrar o primeiro emprego, através de empresários e de outros que querem investir na localidade”, referiu.
Alegria Filipe Miguel afirmou estar preparado todo material informático e não só, como computadores, mesas e gerador, uma vez que dos 120 jovens disponíveis no local 22 já estão inscritos.
Explicou que o centro, a funcionar apenas há um ano na sede capital da província do Uíge, ministra cursos de informática, electricidade, ladrilho, contabilidade de secretaria, relações públicas, inglês, francês, entre outros.
Fez saber que no ano transacto o centro colocou 270 jovens no mercado de trabalho que terminaram a formação nos cursos acima referenciados.
O responsável apelou aos demais jovens a dirigirem-se aos centros de formação profissional espalhados na sede da província e nos outros cantos da região, evitando dedicar-se em práticas que não contribuem para o bem da nação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 1:56 am

Uíge
Mais de 50 mil crianças serão vacinadas em Negage

Negage
-
Cinquenta mil 298 crianças menores de cinco anos de idade serão vacinadas contra a poliomielite de sexta-feira a domingo próximo no município do Negage, província do Uige, no quadro da campanha nacional de imunização, revelou hoje o supervisor do programa alargado de vacinação (PAV), Natalício Garcia Cubala.
Segundo o responsável, que falava à Angop, 83 equipas compostas por 415 vacinadores , incluindo os supervisores e técnicos de grupos de vacinadores, estão mobilizados para o êxito da campanha no município.
O responsável revelou que do número de petizes a vacinar cinco mil 984 são da comuna do Dimuca, quatro mil 291, na comuna do Quisseque, e 40 mil 23 outros na sede do município do Negage.
Natalício Garcia Cubala disse ainda que em 2011 o PAV imunizou mais de 40 mil crianças em toda a circunscrição habitada por 110 mil 285 munícipes, dos quais 66 mil 371 na sede municipal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 4:37 pm

Uíge
Aberta campanha de Educação cívica eleitoral 'Amanhã pode ser tarde'

Uíge
- A campanha de educação cívica para o reforço do processo para actualização e registo eleitoral foi aberta hoje, terça-feira, nesta cidade, com vista a incrementar a mobilização e esclarecimento dos cidadãos para o ***primento do seu dever cívico, em acto presidido pelo governador da província, Paulo Pombolo.
Durante o acto em que participaram os comissários afectos à Comissão Provincial Eleitoral, vice-governadores, membros do governo provincial, administradores municipais e demais actores do processo foram dados a conhecer os objectivos da actual campanha.
O presidente da Comissão Provincial Eleitoral, Avelino Martins, disse na ocasião que se pretende com a referida campanha, incentivar a mobilização e esclarecer aos cidadãos que ainda não actualizaram ou que por qualquer motivo não se registaram, a necessidade de fazê-lo antes do dia 15 de Abril próximo.
Esclarecer aos cidadãos acerca da importância da actualização e registo eleitoral, a escolha do local próximo da sua residência onde será instalada a assembleia de voto, assim como disponibilizar esclarecimentos acerca dos procedimentos da segunda via do cartão de eleitor, constam também dos objectos da campanha aberta hoje.
Avelino Martins informou também que se pretende com a mesma, incentivar os cidadãos em geral no sentido de multiplicarem a informação junto dos locais de residência sobre a importância do cartão do eleitor como passaporte legal para as eleições.
Disse ainda que a mesma a ser implementada nos centros urbanos e suburbanos, escolas, igrejas, mercados municipais e paralelos, terá como participantes, todos os actores do processo eleitoral.
Segundo o presidente da comissão provincial eleitoral, serão realizadas durante o período de 20 de Março à 15 de Abril, diversas actividades como encontros de massas, palestras, paradas estudantis e meetings para os devidos esclarecimentos.
O governador da província, Paulo Pombolo que abriu o acto sublinhou que a campanha aberta hoje constitui a continuação do processo iniciado ano passado com os diversos actores da sociedade civil para a sensibilização dos cidadãos para o registo e actualização eleitoral.
Paulo Pombolo exortou os dirigentes e responsáveis de diversas instituições tanto governamentais, como privadas e não só, a assumir responsabilidade em incentivar o colectivo sob seu controlo para o ***primento da orientação.
Como disse, os responsáveis deverão primar na regularização da sua situação, caso ainda não tenham ***prido com o seu dever, para depois terem a força de exigir aos demais.
Estiveram presentes à abertura do lançamento da campanha, antecedida de peça teatral, membros da comissão provincial eleitoral, do executivo provincial, administradores municipais, representantes de igrejas, partidos políticos, associações profissionais e de mulheres, entre outros actores intervenientes ao processo na província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 2:46 pm

Uíge
Cento e noventa parteiras tradicionais serão capacitadas no Negage

Uíge
- Cento e noventa parteiras tradicionais do município do Negage vão participar, de 6 a 7 de Abril do ano em curso, na província do Uíge, num seminário de capacitação, informou hoje, sexta-feira, à Angop, o responsável da Repartição Municipal da Saúde, Júlio Tuiango.
Durante o seminário, vão ser ministradas matérias sobre assistência ao parto, prevenção durante a gravidez e preparação para o aleitamento materno, numa promoção das Repartições de Saúde e da Família e Promoção da Mulher.
A formação tem como objectivo munir as parteiras de conhecimentos com vista a reduzir os níveis de mortalidade materna infantil.
As parteiras tradicionais serão esclarecidas ainda sobre “a situação perigosa na história da gravidez”, “medidas de prevenção para o recém-nascido”, entre outras matérias.
O responsável enfatizou também que durante a acção formativa, as parteiras serão esclarecidas sobre as consequências que a Sida oferece a humanidade, bem como outras doenças infecciosas transmitidas sexualmente.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 3:34 pm

Uíge
Sacerdotes renovam seus compromissos presbiterais

Uíge
- Cerca de cinquenta sacerdotes afectos a todas paróquias e missões da Diocese do Uíge renovaram esta terça-feira, na Sé Catedral desta cidade, os seus compromissos presbiterais durante a missa crismal presidida por dom Emílio Sumbelelo, no âmbito da Semana Santa.
Os presbíteros da diocese presentes, tanto diocesanos como religiosos, renovaram o seu “Sim” a Deus pronunciado no dia da sua ordenação sacerdotal, prometendo continuar a servir o Senhor e manter a fidelidade no seu ministério.
O bispo da diocese, dom Emílio Sumbelelo pediu aos sacerdotes presentes para a necessidade de levarem uma vida voltada para Deus, com vista a ***prir com a sua missão de doação total ao serviço do Senhor.
“O culto que Cristo prestou ao Pai foi doar-se até ao fim pelos homens. Neste serviço o sacerdote deve inserir-se de corpo e alma na lógica de se doar até a última gota a favor do rebanho que lhe foi confiado”, recordou.
O prelado insistiu no exercício de um serviço humilde, livre e consciente, a exemplo de Cristo, procurando gastar-se a favor do próximo e pela causa do Evangelho.
Durante a missa animada pelos seminaristas do Seminário Maior de São Paulo, foram também benzidos os óleos dos catecúmenos, para os enfermos, e do crisma.
Dom Emílio Sumbelelo concelebrou, para além dos padres da diocese, com o bispo emérito do Uíge,dDom Francisco de Mata Mourisca.
No decurso da Semana Santa, os fiéis católicos na diocese estão empenhados em realizar actos de caridade, procurando unir-se ao sofrimento de Jesus para o resgate da humanidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 10, 2012 10:25 pm

Uíge
Munícipes do Negage aconselhados sobre violência doméstica

Negage
-
Os munícipes do Negage, província do Uíge, foram hoje (quinta-feira) aconselhados a pautarem pelo bom comportamento e observância da Lei contra a Violência Doméstica, visando o bem-estar dos membros da sociedade e das famílias em geral.
O conselho é da representante da Direcção Provincial do Uíge da Família e Promoção da Mulher, Helena Joaquim, durante uma palestra sobre a divulgação da referida lei, aprovada a 14 de Junho de 2011, pela Assembleia Nacional.
Segundo a responsável, todos os membros da sociedade são chamados a pautar pela justiça social, com vista a estancar as práticas pouco abonatórias registadas no seio das famílias e na sociedade em geral.
Helena Joaquim apontou o abuso sexual, do álcool, abandono familiar, violência verbal, física e psíquica como os casos mais frequentes na região, esclarecendo aos participantes sobre as formas como as vítimas de violência podem proceder para que a lei as proteja em conformidade com os mesmos princípios.
Lembrou, por outro lado, que são vítimas de violência todas as mulheres, homens, crianças e idosos que, por vezes, são acusados de feiticeiros e outras práticas desumanas que nada contribuem para o progresso da sociedade.
“Precisamos de manter informada a sociedade angolana sobre as causas da violência doméstica baseada na desorganização de certos lares de baixa renda, pisco emocionais, e proporcionar a justiça social no seio das famílias e na sociedade em geral”, referiu.
Helena Joaquim mostrou-se satisfeita com a pronta comparticipação dos munícipes sobre os assuntos abordados, uma vez que foram identificados alguns interesses dos cidadãos.
Participaram no encontro autoridades tradicionais, religiosas, polícia nacional, das forças armadas, funcionários públicos e docentes não universitários.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DO HUÍGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron