NOTÍCIAS DO HUÍGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor ANA em Sábado Ago 22, 2009 1:11 pm

21-08-2009 19:20

Uíge
Acidentes de viação fazem seis mortos e trinta feridos
Uíge – Seis pessoas morreram e 30 ficaram gravemente feridas, em consequência de dois acidentes ocorridos quinta-feira, nas vias Uíge/Mucaba e Uíge/Quitexe, a 25 e 50 quilómetros a norte e sul da capital dessa província, informou hoje o supervisor do banco de urgência do hospital provincial, José Sereno.
Falando à Angop, o responsável explicou que na via do Mucaba o acidente de um autocarro de passageiros causou a morte de três pessoas e 27 outras feridas.
Já o acidente de Quitexe, precisou, causou três mortos, igual número de pessoas feridas, tendo o sinistro ocorrido junto da lagoa de feitiço, 15 quilómetros da vila de Quitexe, envolvendo uma viatura Toyota Carina que fazia o percurso Luanda/Uíge.
João Sereno disse que o banco de urgência registou igualmente no mesmo período três pessoas feridas, na sequência de outros dois acidentes na via do Uíge/Negage.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Ago 23, 2009 1:19 am

Uíge
Trabalhadores instados a ***prir instrumentos do funcionalismo público

Uíge - O governador da província do Uíge, Mawete João Baptista, instou hoje, nesta cidade, os trabalhadores do governo e as suas dependências a ***prirem com os instrumentos que regulam a actividade da função publica.

Falando durante uma assembleia de trabalhadores do governo local, o governante disse ser necessário que um funcionário público tenha disciplina laboral, assiduidade e respeito pelos colegas.

Para si, onde haver indisciplina reina a desorganização e a falta de rendimento do trabalho, adiantando que, assim, não pode prestar-se um bom serviço à população.

Na assembleia foram realizadas várias palestras sobre "organização, disciplina, assiduidade e pontualidade", "a lei de trabalhador estudante, licença disciplinar, reforma antecipada, acidente de trabalho e doenças profissionais", assim como "a promoção do funcionário público, higiene, sanidade e beleza no lugar de trabalho".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 25, 2009 12:20 am

Uíge
Administração de Sanza Pombo analisa situação socioeconómica da região


Uíge - Os membros da Administração Municipal de Sanza Pombo, 155 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, analisaram no fim-de-semana, naquela vila, a situação socioeconómica da região, em matéria relacionada com funcionamento de vários sectores do município.

Segundo o comunicado final saído no encontro, a que Angop teve hoje acesso, o evento foi orientado pelo administrador municipal, António Sequeira, e nele os participantes abordaram aspectos relacionados ao funcionamento dos vários sectores socioeconómicos da circunscrição.

Disse ter sido o primeiro encontro orientado pelo novo administrador de Sanza Pombo, nomeado recentemente por despacho do ministro de Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, visando tratar aspectos ligados ao funcionamento de vários sectores para melhoramento das condições de vida dos munícipes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 25, 2009 12:20 am

Balanço
Pediatria do Uíge assiste 556 doentes no fim-de-semana


Uíge - Quinhentos e 56 doentes com diversos diagnósticos foram assistidos durante o fim-de-semana, no banco de urgência da pediatria do Hospital Geral do Uíge, informou hoje à Angop a enfermeira em serviço, Virgínia António.

Explicou que, dos doentes atendidos, 45 internaram no banco de urgência, 61 foram transferidos para as salas da pediatria, das quais 24 receberam transfusão de sangue.

Assegurou que o nível de atendimento foi aceitável durante o período em referência, no qual nove doentes receberam alta e 441 foram atendidos de forma ambulatória.

Apontou a malária, meningite arteriana e a intoxicação de medicamentos tradicionais nas crianças como principais causas da evolução do número de pacientes na unidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 26, 2009 2:25 am

Uíge
Região Militar Norte analisa período de instrução 2009/2010

Uíge - O comando da Região Militar Norte na cidade do Uíge está a fazer o balanço hoje, terça-feira, do primeiro período de instrução 2009/2010, no quadro da preparação combativa das suas tropas.

A reunião está analisar entre outros temas, "o funcionamento da vida interna das unidades e subunidades" e "a preparação combativa das tropas durante o primeiro período de instrução".

O segundo comandante da Região Militar Norte, tenente general Luís Domingos, que procedeu a abertura do acto, disse que a reunião tem como objectivo analisar o funcionamento da vida interna das unidades e subunidades do comando sobre
preparação combativa das tropas na região.

"Se a preparação combativa é fonte de viabilidade e perícia militar, a sua implementação concerne em preparar o militar do ponto de vista técnico operativo, formando-o nos princípios geopolíticos e geo-estratégicos, disciplina patriótica e qualidades com responsabilidades acrescidas ao militar", frisou.

O general apelou aos militares a primarem na educação moral patriótica no sentido de terem uma visão mais ampla do mundo que possibilita uma prestação de serviço militar eficiente à pátria.

Luís Domingos pediu aos oficiais e comandantes das unidades a basearem a sua tarefa na disciplina e educação das tropas com vista a garantir segurança e melhor qualidade dos militares na região.

Participam no encontro, oficiais, comandantes das diferentes divisões, chefes de brigadas, sargentos e praças.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Ago 27, 2009 1:54 am

Uíge
Polícia de Guarda Fronteira detém mais de 200 estrangeiros


Negage - Duzentos e quarenta e um cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades foram detidos de 28 de Agosto do ano transacto a 26 de Agosto corrente, pela polícia de guarda fronteira, por violação de fronteiras, informou hoje quarta-feira o comandante em exercício da 4ª unidade da PGF em Negage, inspector chefe Almeida Castigo.

O oficial que falava nas comemorações do 26 de Agosto, data da criação da Polícia de Guarda Fronteira (PGF), esclareceu que, do referido número, 29 são oeste africanos, um da Guiné Bissau, quatro malianos, 16 da Guiné Conacry, um da Costa do Marfim, um cabo-verdiano, um senegalês e outro de Serra Leoa, sendo os restantes da RDCongo.

Almeida Castigo sublinhou que no mesmo período foram apreendidos oito mil 895 quilogramas de estupefaciente, vulgo liamba, 26 armas de fogo do tipo caçadeira artesanal, 130 armadilhas para caça, uma canoa rudimentar, rede para pesca, televisor, assim como destruíram dezasseis lavras com 805 toneladas de estupefacientes.

Explicou que as missões da polícia fronteiriça durante o período consubstanciaram-se no combate à emigração clandestina e contrabando de mercadoria ao longo do perímetro de 442 quilómetros ao norte e a lesta da província com RDC, numa extensão de 175 quilómetros por terra e 267 outros de fronteira fluvial.

O segundo comandante provincial da Polícia Nacional no Uíge, superintendente chefe Joaquim Manuel, encorajou os efectivos da polícia de guarda fronteira a redobrarem esforços no combate à exploração ilegal de diamantes, a fuga ao fisco, procurando aproximar-se da população para obter informações em tempo oportuno.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 28, 2009 1:10 am

Uíge
Reconhecida contribuição do PR na estabilidade da nação

Uíge - A contribuição do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na estabilidade e desenvolvimento da nação, foi reconhecida hoje quinta-feira nesta cidade por vários responsáveis da região, no quadro de seu 67º aniversário natalício a comemorar-se sexta-feira, 28 de Agosto.

O vice-governador para Organização e Serviços Técnicos, Pedro Vilhena Bomba, destacou hoje que o actual clima da estabilidade vivido pela nação angolana é fruto do empenho e dedicação do chefe do estado angolano José Eduardo dos Santos.

O responsável que falava no acto de entrega de bens aos portadores de deficiência física, disse que os bens entregues aos mesmos constam dos esforços feitos pelo governo.

"Os esforços feitos pelo PR são reconhecíveis em toda a nação, na busca de soluções para o bem estar dos angolanos, por isso eu em nome dos deficientes aqui presentes felicito o presidente pela passagem de mais um aniversário natalício", referiu.

Para o administrador paroquial de S.Francisco de Assis, padre Anastácio Afonso , ao desejar feliz aniversário ao líder da nação angolana, encorajou o Chefe de Estado a continuar o seu empenho na busca de justiça social para todos os cidadãos.

O sacerdote reconhece a figura do PR como grande estadista cuja dimensão ultrapassou as fronteiras do país.

A directora do MINARS do Uíge, Helena Antunes Ferraz disse que graças aos esforços incansáveis de bom estadista, o povo angolano está a viver momentos de paz e estabilidade e goza actualmente de renome ao nível de outras nações do mundo.

Várias actividades educativas como palestras, desportivas, culturais e recreativas estão a ser desenvolvidas na região para saudar o 67º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos que se comemora sexta-feira no país.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Ago 29, 2009 1:12 am

Aniversário
População do Uíge considera José Eduardo dos Santos "líder por excelência"

Uíge – A população da província do Uíge considera o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, como um “líder por excelência”, pelo destaque na unificação do povo angolano, bem como na promoção da paz definitiva, estabilidade política e reconciliação nacional.

Esta constatação foi feita hoje (sexta-feira) pelo primeiro secretário provincial do MPLA no Uíge, Pedro Diavova, em declarações aos jornalistas, no âmbito da comemoração do 67º aniversário do presidente José Eduardo dos Santos, assinalado hoje.

"O nosso povo considera José Eduardo dos Santos o pai dos angolanos, arquitecto da paz e promotor do progresso da nação. Esta demonstração de amizade foi evidente pela forma como foi recebido pela população, a quando da campanha eleitoral no ano passado", sublinhou.

Segundo disse, os esforços e trabalho árduo do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, permitiu que hoje o país vivesse num momento de estabilidade política, depois de longos períodos de guerra entre irmãos angolanos.

Asseverou que um país só pode dar passos largos rumo ao desenvolvimento nos vários domínios quando é detentor de estabilidade política, económica e social, factores indispensáveis para a harmonia e progresso de uma nação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor anabela em Terça Set 01, 2009 3:51 pm

Justiça
Tribunal municipal do Negage condena três jovens por condução ilegal

Negage - O Tribunal municipal do Negage, 37 quilómetros da cidade do Uíge, condenou terça-feira, três jovens de sexo masculino, há três meses de prisão correccional cada um, por condução ilegal de veículos automóveis.

Segundo a nota da PGR do Negage chegado hoje quarta-feira à Angop, refere que Artur Ferraz Francisco de 19 anos de idade, Santos Augusto de 16 anos e Afonso Mariano de 18 anos foram condenados nos termos do artigo número 23 do Decreto Lei numero 231/79 de 16 de Julho referente à condução ilegal.

A nota acrescenta que os infractores poderão pagar uma multa de 114 mil Kwanzas, uma taxa de justiça de 17 mil e outros mil Kwanzas de emolumentos ao defensor oficioso.

Os condenados pagarão ainda 199 mil 500 Kwanzas nos termos das disposições do artigo 155 sobre o código de estrada, lê-se na nota.
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 02, 2009 5:45 am

Visita
Secretário de Estado das Águas trabalha no Uíge
Luanda - O secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva efectua a partir de hoje (segunda-feira) uma visita de trabalho de dois dias à província do Uíge, para avaliar a realidade do sector de abastecimento de água na cidade e nas restantes municipalidades.
Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Luís Filipe explicou que vai tratar também de questões de natureza organizativa e institucional, definindo-se um modelo adequado de gestão do sector na província.
Segundo a fonte, vai inteirar-se do grau de execução de acções programadas para este ano e outras em fase de conclusão em alguns municípios da província.
Luís Filipe, que manterá encontro de cortesia com o governador do Uíge, Mawete João Baptista, logo após a sua chegada, vai em seguida visitar algumas instalações do sector, como estações de tratamento de água, e analisar os acordos de abastecimento e fornecimento de água.
De acordo com o programa de visita, o secretário de Estado vai também saber do ponto de situação do programa Água Para Todos, que o Governo central está a implementar a nível das 18 províncias do país.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor anabela em Sábado Set 05, 2009 7:01 am

Governo distribui moto táxis a deficientes físicos do Uíje
Imagem
Um dos deficientes físicos experimenta a moto-táxi com que pode desenvolver o auto-sustento
Ao todo, 48 deficientes do município do Uíje, receberam, recentemente, moto-táxis, instrumentos trabalho de barbearia, alfaiataria e engraxaria e bens alimentares.
O vice-governador da província para Organização e Serviços Técnicos, Nazário Pedro Vilhena Bomba, que presidiu à cerimónia da entrega das motorizadas, disse que “este esforço do governo visa minimizar as dificuldades dos deficientes físicos”.
“Por isso, é necessário que os deficientes estudem e se profissionalizem para poderem contribuir na reconstrução do país”, frisou.
A directora provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social, Helena Antunes Ferraz, afirmou que o propósito desta acção é pôr em prática a política de protecção às pessoas deficientes. Helena Ferraz referiu que os que receberam moto-táxis frequentaram aulas de condução numa das escolas da cidade do Uíje, estando, por isso, habilitados para exercerem a actividade e que acções idênticas vão decorrer nos outros municípios.

Beneficiários satisfeitos

“Já estava cansada de levar o meu filho às costas. Ele não consegue deslocar-se de um lado para o outro e não tinha ninguém que me ajudasse. Estou muito satisfeito com esta ajuda”, disse Cesaltina Maria Gonçalves, mãe de uma criança deficiente que beneficiou de uma cadeira de rodas.
Manuel Saldanha e Lopes João receberam moto táxis. Visivelmente satisfeitos, agradeceram ao governo pelo gesto e pediram que a acção seja extensiva aos deficientes de outros municípios.
Os beneficiários lembraram, numa mensagem, que “ser deficiente não significa que a pessoa está impossibilitada de desenvolver a sua capacidade mental. Ela não é inútil à sociedade. Por isso, reconhecemos o esforço do governo na realização de acções que visam contribuir para o bem-estar das populações”.
Na província do Uíje, o Minars controla um total de 8.612 deficientes físicos.
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 07, 2009 6:21 am

07-09-2009 6:19

Uíge
Novo administrador de Sanza-Pombo apresentado à população do município
Uíge - O novo administrador municipal de Sanza-Pombo, António Cerqueira e a sua adjunta, Ana Maria Brígida, foram apresentados sexta-feira, à população da localidade que dista a 155 quilómetros a nordeste da capital do Uíge, em acto presidido pelo governador da província, Mawete João Baptista.
Os dois dirigentes foram nomeados recentemente em despacho do ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira.
Discursando no acto de apresentação, o governador da província apelou ao novo administrador a trabalhar na melhoria das condições sociais básicas da população, construindo para tal, mais escolas, centros de saúde, reabilitação de estradas e outros serviços que concorrem para o bem estar da população.
Para concretização deste propósito, o governador pediu união, solidariedade e a colaboração entre os habitantes do município para o desenvolvimento da circunscrição.
"Sem a vossa colaboração o administrador nada poderá fazer, é com o apoio da comunidade que ele vai demonstrar trabalho e fazer com que o município de Sanza-Pombo atinja o desenvolvimento que pretendemos", avançou o governante.
António Cerqueira substitui Baptista Pindi que desempenhou a mesma função durante oito anos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Set 08, 2009 6:00 am

07-09-2009 23:34

Uíge
Indivíduos não identificados roubam cabritos no município do Bungo
Uíge - Pelo menos vinte cabrito foram roubados em diversas aldeias do município do Bungo 70 quilómetros à nordeste da cidade do Uíge, desde a primeira quinzena de Agosto ùltimo, por indivíduos não identificados, informou hoje, segunda-feira, à Angop, fonte da polícia local.
O comandante municipal do Bungo, intendente António Miguel, os infractores realizam os actos às noites, nos arredores da sede municipal e outras localidades.
O oficial da polícia nacional garantiu que os efectivos da corporação estão a trabalhar para pôr fim à situação, visando manter a ordem e a tranquilidade junto da população.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 09, 2009 11:21 pm

Uíge
Mais de 17 mil pessoas alfabetizadas

Uíge - O responsável do ensino de adultos na província do Uíge, Lucoki Kivuna, informou hoje, na povoação Cauenda, município de Negage, que l7 mil e 170 cidadãos aprenderam a ler e escrever, no quadro da aceleração escolar em curso no país.

Falando durante o acto comemorativo do 33º aniversário da institucionalização do ensino de adultos, assinalado hoje, explicou que 15 mil e 670 cidadãos estão a frequentar a primeira classe e dois mil e 500 a segunda, terceira e quarta classes do ensino de adultos.

Lukoki Kivuna lembrou que os alfabetizandos estudam em 508 salas de aulas com igual número de alfabetizadores, distribuídos em l4 dos 16 municípios da província do Uíge.

No acto, o cidadão Eduardo Muana Bengue, 56 anos de idade, disse que nunca estudou desde a sua infância, estando actualmente a frequentar o módulo três, graças à implementação do programa de alfabetização pelo governo em todo país.

Instado a falar no acto de encerramento do Dia Internacional da Alfabetização, o responsável da Direcção Provincial da Educação, Mendes Lisboa, apelou à população no sentido de aderir ao processo de alfabetização, adiantando que uma pessoa que não lê não pode decidir algo sobre o poder vital.

O responsável considerou ainda que o analfabetismo associando-se à miséria e à pobreza condiciona em grande medida o desenvolvimento humano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Set 11, 2009 6:38 am

10-09-2009 19:14

Uíge
Dirigente da FNLA reconhece mau estado das instalações do partido
Uíge - O vice-presidente da FNLA, Nimi a Nsimi, mostrou-se hoje, quinta-feira, nesta cidade, preocupado com as actuais condições em que funcionam as estruturas do seu partido na região.
Em declarações à Angop, no termo da visita de 72 horas que efectuou à província, para avaliar o funcionamento desta organização política, Nimi a Simi fez saber que as actuais condições em que funcionam as estruturas do partido têm dificultado o bom desempenho do trabalho do partido.
Prometeu que a direcção do partido vai trabalhar no sentido de inverter o quadro, construindo novas instalações.
Durante a sua estada na província, o político deslocou-se aos municípios de Bembe, Ambuila, Songo, Sanza-Pombo, Púri e Negage, onde manteve encontros com os militantes.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO HUÍGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron