NOTÍCIAS DO HUÍGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Set 12, 2009 5:29 am

12-09-2009 5:08

Uíje
Administrador do Songo aponta construção de infra-estruturas sociais como prioridades

Uíge - O administrador municipal do Songo (Uíje), Costa Manuel, apontou a construção de infra-estruturas sociais como aposta do seu mandato para o biénio 2009/2010 , com vista a melhorar a prestação de serviços sociais à população.

Em declarações sexta-feira à Angop, Costa Manuel disse que a aposta consubstancia-se na construção de mais salas de aula, com vista a absorver maior número de alunos no actual sistema de ensino e minorar as carências que o município enfrenta neste domínio.

"Vamos trabalhar para mais centros e postos de saúde e para que a assistência à população melhore significativamente. Desta forma, à população que percorre vários quilómetros a pé, em busca de assistência médica e medicamentosa, deixem de fazê-lo", disse.

Acrescentou que o saneamento básico da vila, e das aldeias do município, assim como o restabelecimento dos sistemas de abastecimento de água e energia eléctrica, constam das prioridades no actual mandato.

Costa Manuel exerceu há mais de seis anos as funções de administrador adjunto de Mucaba e foi recentemente apresentado à população do município do Songo em substituição de Cristóvão Quiala.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Set 13, 2009 7:54 am

Uíge
Mais de 17 mil pessoas alfabetizadas

Uíge - O responsável do ensino de adultos na província do Uíge, Lucoki Kivuna, informou hoje, na povoação Cauenda, município de Negage, que l7 mil e 170 cidadãos aprenderam a ler e escrever, no quadro da aceleração escolar em curso no país.

Falando durante o acto comemorativo do 33º aniversário da institucionalização do ensino de adultos, assinalado hoje, explicou que 15 mil e 670 cidadãos estão a frequentar a primeira classe e dois mil e 500 a segunda, terceira e quarta classes do ensino de adultos.

Lukoki Kivuna lembrou que os alfabetizandos estudam em 508 salas de aulas com igual número de alfabetizadores, distribuídos em l4 dos 16 municípios da província do Uíge.

No acto, o cidadão Eduardo Muana Bengue, 56 anos de idade, disse que nunca estudou desde a sua infância, estando actualmente a frequentar o módulo três, graças à implementação do programa de alfabetização pelo governo em todo país.

Instado a falar no acto de encerramento do Dia Internacional da Alfabetização, o responsável da Direcção Provincial da Educação, Mendes Lisboa, apelou à população no sentido de aderir ao processo de alfabetização, adiantando que uma pessoa que não lê não pode decidir algo sobre o poder vital.

O responsável considerou ainda que o analfabetismo associando-se à miséria e à pobreza condiciona em grande medida o desenvolvimento humano.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Set 13, 2009 8:04 am

12-09-2009 7:02

Uíje
Governante exige rigor na concessão de terrenos para a construção de casas sociais

Uíje - O vice-ministro do Urbanismo e Habitação, Joaquim Silvestre, exigiu na sexta-feira aos administradores municipais da província do Uíge maior rigor e transparência na distribuição de terrenos destinados à construção de casas sociais, no âmbito do programa de fomento habitacional que visa a edificação de um milhão de fogos no país.

O governante fez esta exigência durante um encontro que manteve com os administradores municipais, empresários imobiliários e autoridades tradicionais, no quadro da visita de 48 horas que efectuou à província do Uíje, para constatar as condições que visam a construção de casas sociais.

"Os administradores municipais não podem distribuir terrenos que não possuem um plano de urbanização, assim como não conceder mais de mil metros quadrados", disse.

Por outro lado, pediu aos administradores no sentido de trabalharem rapidamente na criação de condições para a distribuição de terrenos à população.

Lembrou, contudo, que a província do Uíje, no âmbito do programa de fomento habitacional, foi contemplada com 60 mil e 800 lotes para a construção de habitação social, onde a maior parte do mesmo será distribuído à população.

"Para que essas casas possam surgir é necessário constituir reservas fundiárias. A população neste programa de um milhão de casas é que tem a maior fatia", recordou.

Segundo o vice-ministro, os lotes para serem distribuídos à população requerem infra-estruturas sociais, nomeadamente ruas, água, energia, telecomunicações, saneamento básico, entre outros serviços.

Durante a sua estada na província, o vice-ministro visitou as reservas fundiárias dos bairros Quilomoço, Catapa, Tangi, assim como encontrou-se com o governador Mawete João Baptista.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 14, 2009 7:02 am

13-09-2009 8:36

Uíge
Destacados feitos do primeiro Presidente de Angola

Uíge - A figura do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, na vida política, social, cultural e económica do país, foi exaltada, nesta sexta-feira, no Pólo Universitário do Uíge. pelo Historiador Pedro Kiamesso, no quadro da abertura das actividades que visam saudar o dia 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

Pedro Kiamesso lembrou que falar do destacado político e homem de cultura, basta compreender o que é Angola hoje no contexto das nações mais ricas e soberanas do continente e do mundo inteiro.

"Agostinho Neto personificou de forma ímpar e singular, a trajectória de todo um povo envolvido numa luta secular para a conquista da
independência nacional", explicou.

Pedro Kiamesso afirmou que Agostinho Neto foi um líder e impulsionador de luta em prol da liberdade e defesa dos interesses da maioria sedenta da mesma liberdade, reconhecendo que Agostinho Neto foi a voz e expressão dos oprimidos, explorados, dos ofendidos e que graças aos valores étnicos que defendia passou de uma voz nacional para universal.

"Neto foi humanista total, sem complexos ou preconceitos, descolonizado antes mesmo de descolonização acontecer, livre mesmo quando encarcerado, tendo deixado um legado imenso que imortalizou os seus ensinamentos para as novas gerações", referenciou o historiador.

O docente universitário qualificou na sua dissertação, a obra "Sagrada Esperança", de Agostinho Neto, como obra poética mais importante e canónica para os angolanos, anotando que ela reúne todos os seus textos escritos desde a época dos 40 até 60.

Na palestra, bastante concorrida, estiveram presentes o decano, o vice decano, docentes e estudantes da referida instituição universitária.

Entretanto, o director provincial da Cultura no Uíge, António Mukanza Kangudi que presidiu a cerimonia de abertura da palestra, realçou os objectivos do colóquio que consistiram na exaltação do patriotismo.

Em alusão a data, outras actividades como excursões a locais históricos, maratonas musicais, fogueiras e outras de carácter educativa e desportiva, estão a ser realizadas na região, para saudar o dia do Herói Nacional.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 15, 2009 4:17 pm

Uíge
Governador quer sinal da RNA e TPA no interior da província

Angop
Logotipo da Rádio Nacional de Angola
Logotipo da Rádio Nacional de Angola
Uíge - O governador provincial do Uíge, Mawete João Baptista, sugeriu no fim-de-semana, no município de Milunga, 227 quilómetros da cidade do Uíge, a rápida expansão dos sinais da Rádio Nacional de Angola (RNA) e da Televisão Pública (TPA) ao interior daquela província.

Para si, desta forma será possível que a população assista os jogos do Campeonato Africano das Nações (CAN/2010), a disputar-se no país em Janeiro.

Segundo o governante, que falava durante um encontro com a população local, a expansão dos sinais da rádio e da televisão iria permitir a população acompanhar o CAN, daí reforçar o apelo para o Ministério da Comunicação Social estender esses serviços ao interior da província.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 17, 2009 3:29 pm

Uíge
Naturais e amigos do Bembe promovem conferência

Uíge - A Associação dos Naturais e Amigos do Bembe vai promover quinta-feira, naquela circunscrição, uma conferência para o desenvolvimento do município, informou hoje à Angop, o coordenador da comissão organizador, Eduardo Peres Alberto.

O responsável explicou que a conferência vai abordar em seis paneis temas como, "O papel da sociedade civil no desenvolvimento do país", "Vida e obra de Agostinho Neto", "Papel do Estado no desenvolvimento das comunidades", "Os objectivos do milénio" e outros.

De acordo com o responsável, os técnicos e os intelectuais norteados pelo pensamento de Agostinho Neto segundo o qual "o mais importante é resolver os problemas do povo", darão contribuições valiosas para o desenvolvimento da região.

"O governo não pode fazer tudo sozinho. É necessária a contribuição da sociedade civil e do empresariado local, na criação de bases para o desenvolvimento sustentável dão município", realçou.

Reconheceu que o Bembe, que dista a 150 quilómetros a norte da cidade do Uíge, é potencial na actividade agro-pecuária, daí a razão de realizar-se a conferência no município, com vista o relançamento do sector.

A Associação dos Naturais e Amigos do Bembe foi criada em Março de 2004, para o desenvolvimento socio-económico do município
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Set 20, 2009 7:09 am

19-09-2009 15:38

Uíge
Governador constata reservas fundiárias destinadas à construção de habitações sociais

Uíge - O governador provincial do Uíge, Mawete João Baptista, constatou sexta-feira as reservas fundiárias dos bairros Quituma e
Quilomoço, periferia da cidade, destinadas à construção de habitações sociais, no âmbito do programa do Governo angolano, que visa
a edificação no país de um milhão de casas até 2012.

O governante, que se fez acompanhar do director local do Ministério das Obras Públicas e do administrador do município do Uíge, respectivamente, Hélio Vicente e Afonso Luviluku, percorreu demoradamente os cerca de 600 hectares reservados à construção das referidas casas.

No local, segundo constatou a Angop, decorrem já os trabalhos de limpeza do terreno.

Com o mesmo propósito, Mawete João Baptista constatou também o estado degradante em que se encontra a estrada secundária que liga a cidade do Uíge, sede capital da província, e o município de Negage, num percurso de 40 quilómetros.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 21, 2009 3:36 pm

Uíge
Mulher instada a ser mais actuante nas suas acções

Uíge – A coordenadora em exercício do grupo de acompanhamento do Secretariado Nacional da OMA para a província do Uíge, Aurora Junjo, instou sexta-feira, nesta cidade, a mulher da região a ser mais actuante e eficiente nas suas acções, exercendo com brio as tarefas da construção e reconstrução do país.

Falando no acto de encerramento da segunda reunião extraordinária do comité provincial da OMA no Uíge, Aurora Junjo disse ser necessário manter-se unidade em torno dos ideais do partido para que a mulher seja a verdadeira aposta na reconstrução do país.

Para ela, na actual fase da realização das conferências de balanço a vários níveis dopartido, a mulher organizada na OMA deve estar preparada e atenta para que se ***pra com a representação do género nas diversas estruturas.

Congratulou-se com o nível de organização e de discussão apresentado pelos membros do comité local da OMA, que na sua óptica permitiu a tomada de decisões pertinentes para a vida da organização feminina na região.

A necessidade da unidade no combate à violência no género foi recordada, por Aurora Junjo, como tarefa de maior atenção da OMA.

Por sua vez, a secretária do comité provincial do Uíge da OMA, Albertina Cuginga Moco Muxindo, que orientou a reunião, apelou aos membros da organização a se empenharem com zelo nas tarefas programadas pela direcção central do partido e pela organização feminina para 2009.

No final da plenária, em que participou a maioria dos seus membros, foram eleitas delegadas à conferência provincial do partido, pré-candidatas ao comité provincial e ao congresso do partido maioritário a realizar-se em de Dezembro deste ano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 23, 2009 7:34 am

22-09-2009 19:15

Uíge
Polícia regista 19 crimes diversos no Bungo

Bungo - Dezanove crimes diversos foram registados de Janeiro a 18 de Setembro, no município do Bungo, 81 quilómetros a norte da cidade do Uíge, pela Policia Nacional, indicam dados da corporação, tornados público hoje.

Os dados foram avançados durante um encontro entre o comandante municipal da polícia localidade e 12 regedores de igual número de regedorias do município.

A tranquilidade da população civil, compreensão sobre o novo Código de Estrada, causas da situação delituosa, entre outros, constam dos temas abordados durante o encontro, orientado pelo comandante municipal da polícia, Intendente António Miguel.

O oficial destacou o papel importante das autoridades tradicionais na sensibilização da população, tendo encorajado os presentes a incrementarem o trabalho de mobilização da população nas aldeias, sobretudo a juventude, principal protagonista da delinquência.

Por sua vez, o representante do administrador municipal, Bernardo Augusto, disse que o homem como ser social tem a todo o momento a missão de educar os membros da sociedade, para que haja tranquilidade e paz na população.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Set 24, 2009 6:12 am

23-09-2009 23:15

Uíge
Acidentes de viação causam quatro mortos e seis feridos em uma semana

Uíge - Quatro mortos, seis feridos e danos materiais avaliados em um milhão 430 mil kwanzas, é resultado de 12 acidentes de viação registados nos últimos sete dias pela polícia de viação e trânsito.

De acordo com um relatório da corporação a que Angop teve acesso, os acidentes caracterizaram-se em capotamentos, despistes, atropelamentos e choques entre veículos automóveis.

Os mesmos registaram-se nos municípios do Uíge, Negage, Sanza-Pombo, Quitexe e Songo,
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 28, 2009 4:22 pm

28-09-2009 16:24

Uíge
Deputados à Assembleia Nacional inteiram-se da execução do programa do governo
Uíge - Deputados à Assembleia Nacional afectos ao circulo provincial do Uíge reuniram-se hoje (segunda-feira), nesta cidade, com os membros do Governo Provincial do Uíge, para se inteirarem da execução do programa do executivo local que visa a melhoria das condições sociais básicas à população.
Ao intervir no encontro, o governador provincial do Uíge, Mawete João Baptista, explicou que no âmbito do Programa de Investimentos Públicos para o presente ano, o governo contemplou entre outras acções, a construção e reabilitação de infra-estruturas sanitárias, escolares e estradas, assim como os sistemas de fornecimento de energia e água potável.
Já o deputado Pedro Diavova, coordenador do círculo provincial do Uíge, disse que o encontro, além da criação da harmonia do trabalho com o governo da província, visou igualmente inteirar-se das acções que estão a ser implementadas pelo executivo da
província por forma a melhorar as condições de vida dos habitantes da região.
Garantiu, contudo, a disponibilidade dos deputados adstritos ao círculo provincial em continuarem a trabalhar com o executivo local, com vista a verificação, fiscalização e averiguação das acções do governo que incidem no Orçamento Geral do Estado (OGE).
" Todas as acções do governo que são sustentadas pelo Orçamento Geral do Estado nós temos que fiscaliza-las, controlar e averiguar para que tenhamos boa governação", sustentou o deputado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 29, 2009 12:02 pm

29-09-2009 10:57

Uíge
Banco Sol recebe mais de 500 pedidos de micro-crédito
Uíge – O Banco Sol na província do Uíge já recebeu, desde a abertura da agência em 2008, mais de 500 solicitações de micro-crédito, maioritariamente de agricultores, informou hoje à Angop nesta cidade o oficial de crédito, Modesto Kiame.
De acordo com o responsável bancário, os agricultores estão distribuídos em 12 dos 16 municípios que compõem a província e que já foram visitados pelos responsáveis do Banco Sol a nível da região.
Modesto Kiame realçou que os mesmos camponeses organizados em associações e cooperativas do ramo estão a aguardar para que cada um beneficie de pelo menos 10 mil dólares norte-americanos.
Esclareceu que os associados ou cooperativistas que já solicitaram o micro-crédito foram divididos em subgrupos de 10 pessoas cada.
Quanto a concessão de crédito a pequenas e médias empresas, mais de 50 pessoas beneficiaram deste tipo de empréstimo bancário.
A instituição bancária disponibilizou mais de 200 mil dólares norte-americanos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Out 01, 2009 6:43 am

Milunga quer telefonia móvel
A população do município de Milunga, 227 quilómetros a nordeste da cidade do Uíje, apela aos órgãos competentes para a extensão da rede de telefonia móvel da Unitel e Movicel na circunscrição, visando facilitar a comunicação com o país e o mundo.
Fonte da administração local disse que os munícipes enfrentam dificuldades para comunicar com os familiares e outras pessoas fora da localidade. Segundo a fonte, a falta de uma rede de telefonia torna o município “mais distanciado” das outras localidades. Disse também que os munícipes podem correr o risco de não poderem acompanhar o Campeonato Africano que o país acolhe em 2010, por falta de repetidores da Rádio Nacional de Angola e Televisão Pública de Angola. A população do município de Milunga é estimada em 97 mil habitantes.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Out 06, 2009 7:07 am

05-10-2009 18:49

Distinção
Cidade do Uíge acolhe gala do Prémio Nacional de Jornalismo
Luanda - A gala de premiação da segunda edição do Prémio Nacional de Jornalismo terá lugar quarta-feira (dia 7) na cidade do Uíge, indica um comunicado do Ministério da Comunicação Social, a que a Angop teve hoje, segunda-feira, acesso.
De acordo com a mesma fonte, o prémio instituído pelo Governo angolano, e com periodicidade anual, serve para incentivar a criatividade, o mérito, a excelência e a investigação jornalística.
“O galardão que abarca quatro categorias: imprensa escrita, rádio, televisão e fotojornalismo está aberto a todos os profissionais nacionais, incluindo os que trabalham no estrangeiro desde que as matérias em concurso tenham sido publicadas no país”, lê-se no documento.
A nota refere que o valor global do prémio está avaliado em 10 milhões e 200 mil kwanzas.
Aprovado pelo Conselho de Ministros, a 28 de Março de 2007, o prémio que pretende valorizar a classe e proporcionar uma maior especialização nos domínios da imprensa, rádio, televisão e fotojornalismo é extensivo também a estudiosos da comunicação social.
O prémio distinguirá profissionais de acordo com os diferentes géneros jornalísticos e conferirá uma maior qualidade às reportagens, entrevistas e outros estilos como comentários e editoriais.
Visa também criar uma imprensa forte e responsável, que cubra todo país e que dê expressão a realidade multi-cultural e concorra para unidade da nação.
O júri do prémio é dirigido pelo jornalista e deputado Adelino Marques de Almeida e integrado pelo jornalista Hélder Barber, director do centro de informação e documentação do Ministério da Comunicação Social.
Integram igualmente o júri a secretária-geral do Sindicato de Jornalistas, Luísa Rogério, o professor universitário Ismael Mateus e o escritor e deputado Adriano Botelho de Vasconcelos.
A nota refere ainda que a cidade do Uíge vai acolher nos dias 6 e 7 três importantes eventos, em que estarão em debate questões ligadas à comunicação social.
Trata-se da quinta reunião do Conselho Consultivo do Ministério da Comunicação Social, dos adidos de imprensa e dos assessores de imprensa e chefes dos centros
de documentação e informação.
Sob o lema “Por uma comunicação social moderna, abrangente e responsável”, os profissionais do ramo vão abordar questões ligadas ao funcionamento dos adidos de imprensa, dos assessores de imprensa, bem como a modernização dos órgãos de comunicação social.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO HUÍGE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 06, 2009 1:23 pm

Uíge
Banco de urgência assiste 159 pacientes no último fim-de-semana

Uíge - Cento e 59 pacientes foram assistidos no último fim-de -semana no banco de urgência do hospital provincial do Uíge, menos 62 em relação a igual período da semana anterior, informou hoje, segunda-feira, à Angop, a chefe adjunta do banco de urgência, Piedade da Conceição.
Segundo a enfermeira, no mesmo período foram notificados dois óbitos, enquanto o anterior não foi registado nenhum.
Piedade de Conceição disse que 19 pessoas tiveram alta, mais cinco que no período anterior, acrescentando a ocorrência de nove casos de agressão, igual numero dos feridos e uma queimadura.
"Deste número de doentes 30 foram atendidos nas várias áreas do hospital, sendo 18 em medicina geral, sete em ortopedia, quatro em cirurgia e um na maternidade.
No período em que registaram 116 casos ambulatórios, contra 105 anteriores, deram entrada àquela unidade 13 feridos vítimas de acidentes de viação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO HUÍGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron