NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jan 12, 2010 5:15 pm

Kuando Kubango
Órgãos judiciários recomendam extensão de centros de formação à população penal


Menongue
- Os membros dos órgãos judiciários do Kuando Kubango recomendaram, nesta cidade, à direcção provincial do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess) no sentido de estender os centros de formação profissional junto da população penal e ao centro “Mbembwa” - área de reeducação de menores, com vista a sua formação.
Segundo um comunicado de imprensa chegado sexta-feira à Angop, os participantes concluíram ainda a necessidade da direcção provincial da agricultura atribuir aos serviços prisionais de Menongue tractores agrícolas e respectivas alfaias ou prestar
assistência técnica para as suas actividades agrícolas.
Os membros dos ógãos judiciários propuseram ao executivo local maior celeridade no acabamento da direcção provincial de
Investigação Criminal e a reabilitação das respectivas celas.
Apelaram ao Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, no sentido de reforçar o número de magistrados do sector
na província, para corresponder ao elevado número de trabalho que actualmente se regista.
Recomendam ao governo no sentido de velar por um espaço para realojar os moradores adjacentes ao edifício da Direcção de
Viação e Trânsito (DVT) e ampliá-lo, para permitir a instalação de equipamento informático relativo à emissão de cartas de condução
e livretes informatizados, meios que já se encontram em posse da instituição.
Dentre outras preocupações, solicitaram à direcção da Justiça no sentido de proceder a divulgação, através do programa radiofónico, das formas de acesso aos serviços de registo civil.
A reunião ordinária e primeira do ano em curso, realizada na sala de audiências do Tribunal Provincial, foi orientada pelo juiz de
direito da referida instituição, João Pedro Kinkani Fuantoni.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 14, 2010 4:24 pm

14-01-2010 16:23

Kuando Kubango
Malária mata mais de 300 pessoas em 2009


Menongue
- Trezentas e noventa e seis pessoas, entre crianças e adultos, morreram em 2009, na província do Kuando Kubango, em consequência da malária, segundo o chefe de departamento da Saúde Pública, Augusto Macongo.
Comparativamente a igual período anterior, segundo a fonte, houve uma redução de 51 casos.
“Esta redução Segundo o responsável, houve esta diminuição considerável em função das pessoas aderirem positivamente nas consultas e uso adequado dos mosquiteiros tratados com insecticida, fruto de acções ou palestras de sensibilização sobre as medidas de prevenção da doença e da formação dos referidos activistas, no interior de alguns municípios”, disse.
Em 2009, avançou a fonte, os activistas, num total de dois mil e setecentos e quinze activistas, realizaram trezentas e vinte palestras sobre prevenção da malária nos municípios de Menongue, Kuito Kuanavale e Kuchi.
“Este número de activistas e mobilizadores ainda não é suficiente, pelo que este ano, em cada trimestre, poderemos formar seiscentos e catorze, para se aumentar o número e chegar-se a uma quantidade suficiente para o efeito, nas zonas necessárias, sobretudo onde a informação de prevenção da doença não chegou”, garantiu.
De acordo com Augusto Macongo, em termos de casos notificados de malária, em 2009 foram de 33.596 contra 14.308 casos de paludismo, com aumento de quase cinquenta por cento.
Uma das razões da redução, segundo a fonte, está na aplicação, desde 2007, da nova terapia para a prevenção e tratamento da malária, baseada no “coarten”, bem como a distribuição de mosquiteiros tratados com insecticida.
Em 2009 a instituição procedeu a distribuição de 41.287 mosquiteiros para crianças, a nível da província, e quinze mil oitocentos e dezassete para as mulheres grávidas. Já em 2008 foram distribuídos dezassete mil e seiscentos e quarenta e seis mosquiteiros, isto para as mulheres grávidas e crianças.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 25, 2010 3:53 pm

25-01-2010 14:34

Kuando Kubango
Disponíveis mais de 400 toneladas de bens para apoiar sinistrados

Menongue
– A Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social no Kuando Kubango tem disponível 421.75 toneladas de bens diversos, para apoiar os sinistrados das chuvas na região.
A par destes meios, compostos por chapas de zinco, ração fria, tendas, arroz, roupa usada, segundo o governador da província, Eusébio de Brito Teixeira, estão igualmente disponíveis, por parte da Comissão Nacional Executiva de protecção civil, cerca de trinta toneladas de diversos bens para os mesmos fins.
Eusébio de Brito Teixeira, que falava à imprensa depois de uma visita aos armazéns do Minars, para constatar "in loco" os meios disponíveis para ajudar os sinistrados, disse que as chuvas já causaram enormes prejuízos, com realce para a capital da província.
O governante garantiu que as famílias sinistradas já estão a ser apoiadas e terça-feira parte uma delegação da Comissão de Protecção Civil para a zona fronteiriça, para fazer o levantamento dos danos causados pelas chuvas, para uma posterior ajuda, dentro de poucos dias.
Segundo afirmou, mil trezentas famílias é o número de afectados em Menongue, mas já estão a ser assistidos, assim como cinquenta e uma famílias, do município de Cuchi, que perfazem duzentas e 87 pessoas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jan 30, 2010 4:45 pm

Kuando Kubango
Educação centrada na formação multifacética do homem

Menongue
- O director provincial interino da Educação no Kuando Kubango, Ezequiel Paulo Mariano, disse hoje, sexta-feira, em Menongue, durante a abertura oficial do ano lectivo 2010, que esta abertura na região é centrada na formação multifacética do homem.
De acordo com Ezequiel Paulo Mariano, este acto da abertura do ano lectivo, coincidiu com o encerramento de capacitação de professores e directores de escolas, do município de Menongue, que perfazem um total de 570 professores de vários níveis, 47 directores de escolas e 31 e um alfabetizadores.
Segundo afirmou, a acção formativa teve inicio na cidade capital, com o objectivo de abranger todos os municípios da província.
O responsável disse que a formação dos participantes baseou-se na capacitação psico-pedagógica, como (metodologias de transmissão de conhecimentos a monodocência no ensino primário, planificação das aulas, sistema de avaliação, entre outras matérias vigentes no processo de reforma educativa no país).
Salientou ainda que para além da boa gestão das escolas, a Direcção Provincial da Educação tem como objectivo melhorar a qualidade do ensino na região.
Durante o seu discurso, Ezequiel Paulo Adriano, informou que o sector da Educação na província controla, até ao momento, 84 escolas, das quais 75 primárias, 06 do Iº ciclo do ensino secundário e 03 do II ciclo do ensino secundário.
O presente ano lectivo começa com 3.636 docentes, distribuídos em 2.669 técnicos básicos, do ensino primário, 546 técnicos básicos do ensino do I ciclo do ensino secundário e 36 técnicos superiores do II ciclo do ensino secundário e 385 trabalhadores administrativos.
O director interino informou também que no passado ano lectivo, o sector que dirige contava com 187.005 alunos, sendo 16.415 pré-escolares, 132.274 primários, 9.092 do I ciclo secundário, 4.019 do II ciclo do ensino secundário.
Para o presente ano escolar, estão matriculados 240.986 alunos distribuídos em 27.418 pré-escolares, 196.279 alunos do ensino primários 15.580 do I ciclo secundário e 10.709 do II ciclo secundário.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Fev 01, 2010 5:25 pm

01-02-2010 10:58

Educação
Disponíveis mais de mil vagas para professores no Kuando Kubango

Menongue
– O director provincial interino da Educação, do Kuando Kubango, Ezequiel Paulo Mariano, disse neste fim-de-semana, em Menongue, que o sector que dirige na região dispõe de mil e 172 vagas para professores.
Ezequiel Paulo Mário esclareceu que os mil e 172 necessitados serão distribuídos no ensino primário (731), I ciclo do ensino secundário (248) e do II ciclo do ensino secundário, com 139.
Em declarações à imprensa, o director interino disse que a avaliação e a promoção dos professores dependerão do seu desempenho, assiduidade, pontualidade e o espírito de abnegação, missão que a sociedade lhes confia.
O responsável disse na ocasião que a tendência do Ministério da Educação, nos últimos tempos, é de crescer, considerando que a sociedade civil e igrejas, devem redobrar esforços no acompanhamento do processo docente educativo, por ser uma missão que exige a interacção de todos.
Ezequiel Paulo Mariano agradeceu o governo angolano, que apesar de várias dificuldades, tem estado a imprimir esforços constantes, no desenvolvimento do sector da educação no país, no apoio moral dos docentes, na construção de várias infra-estruturas escolares e no recrutamento de mais professores qualificados, para a melhor formação do homem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Fev 08, 2010 4:44 pm

Kuando Kubango
Mavinga matricula mais de mil alunos no ano lectivo

Menongue
- O sector da Educação no município de Mavinga, província do Kuando Kubango, matriculou, para o presente ano lectivo de 2010, iniciado esta semana, mil e trezentos alunos, em diversos níveis de ensino.
Segundo apurou quinta-feira à Angop, no sector da Educação dessa circcunscrição, dos alunos matriculados novecentos e cinquenta alunos são do II e III níveis e trezentos e cinquenta são do I cíclo do ensino secundário.
Em declarações à Angop, a chefe de Repartição da Educação, Rita Maurícia, embora as aulas já tenham iniciado, ainda assim as matrículas decorrem normalmente, para permitir que todos aqueles alunos que puderam o fazer na devida altura, tenham esta oportunidade.
Estiveram presentes na cerimónia do início do ano lectivo, ocorrida na escola nº27 “Comandante Kuenha, chefes da Repartição da educação do município, alunos, encarregados de educação, autoridades tradicionais, religiosas e foi presidido pelo administrador municipal adjunto, Cirilo Mateus.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 12, 2010 4:47 am

Kuando Kubango
Professores de Menongue aprimoram conhecimentos

Menongue
-
Quarenta e dois professores afectos ao Instituto Médio de Administração e Gestão de Menongue, província do Kuando Kubango, terminaram hoje um seminário de capacitação Pedagógica, promovido por aquela instituição.
Os participantes reflectiram sobre a organização escolar, normas orientadoras para o funcionamento esperado do ano lectivo 2010, tendo abordado temas como regimes de avaliação dos alunos e a realização de prova de aptidão profissional técnica, cargos pedagógicos e cargas horárias atribuídas, entre outras questões.
Reconheceram existir no instituto, único do género no Kuando Kubango, instalações devidamente equipadas, o esforço da sua direcção em mantê-las funcionais, assim como os esforços da direcção pedagógica no acompanhamento da actividade docente educativa, através de reuniões periódicas com todos os actores sociais.
Apontaram como principais dificuldades a falta de transporte para a direcção, professores e alunos, devido à distância, salários dos professores em regime de contracto, material didáctico, principalmente na área de formação básica profissional.
Destacam também, no seu comunicado final, as falhas no fornecimento de energia eléctrica, por falta de combustível no grupo gerador, facto que tem dificultado o normal funcionamento da instituição.
Ao falar no acto de encerramento do curso, com duração de três dias, o inspector da Direcção Provincial da Educação, Faustino Kanjila, disse que o governo pretende, com este ciclo de formação, acabar com obscurantismo a todos os níveis, com a realização de formação técnica.
A ideia é apresentar melhores quadros no mercado de trabalho.
Referiu que naquele instituto estão a ser ministrados cursos como técnicas de informação e gestão, contabilidade e secretariado, tendo apelado aos professores o ***primento responsável das tarefas assumidas, na sua prática do dia-a-dia, com vista a garantia da melhor prestação de serviços.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 18, 2010 5:33 pm


Ensino
Capacitados 141 professores no Kuando Kubango

Menongue
- Cento e 41 professores de diversos níveis de ensino, dos municípios de Calai, Cuangar, Dirico e Nankova, província do Kuando Kubango, terminaram no princípio da semana, nas respectivas municipalidades, o curso de formação sobre avaliação de plano de aulas.
Segundo uma nota chegada hoje à Angop, o seminário teve como objectivo principal potenciar os professores em matérias de ensino, para o sucesso escolar, no quadro do início do ano lectivo 2010.
Explica que teve três formadores saídos de Menongue, acompanhados pelo chefe de departamento provincial de ensino, Filipe Lutonda.
*****rso, promovido pela Direcção Provincial da Educação, dos 141 formandos 40 são do município do Cuangar, 60 do Calai, 38 de Dirico e três professores do município do Nankova.
A formação foi igualmente extensiva, com o mesmo objectivo, aos municípios de Mavinga e Rivungo.
O seminário de capacitação de professores permitiu aos docentes terem um programa e plano de aulas bem elaborados, *****mprimento em curso das regras da reforma educativa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Fev 24, 2010 7:34 pm

24-02-2010 16:58

Kuando Kubango
Gestores públicos capacitados sobre regras de execução do OGE/2010

Menongue
– Os gestores públicos da província do Kuando Kubango estão, desde hoje, a ser capacitados sobre regras de execução do Orçamento Geral do Estado/2010, com o propósito de fazerem uma aplicação rigorosas dos recursos destinados aos investimentos públicos.
No seminário, numa promoção da delegação provincial das finanças, participam delegados, directores, chefes de recursos humanos e outros responsáveis.
Na abertura do seminário, a governadora em exercício do Kuando Kubango, Verónica Mutango destacou que o Governo continua a trabalhar de modo a dotar os gestores públicos de instrumentos que concorrem para o rigor, boa gestão do erário público.
No evento, que tem como orientador o delegado provincial das finanças, Adriano Pascoal Neto, estão em abordagem temas como, maior disciplina na execução das despesas e receitas em geral, programa e execução financeira, melhor gestão e despesas com pessoal solicitação de alterações orçamentais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 04, 2010 7:41 pm

Kuando Kubango
Polícia Nacional regista mais de mil crimes diversos em 2009

Menongue
-
O Comando da Polícia Nacional no Kuando Kubango registou, em 2009, 1477 crimes de tipicidade diversa, contra 1358 do período anterior, revelou domingo, o seu comandante provincial, subcomissário Tomé Laureano Neto.
O subcomissário, que intervinha no acto das comemorações do 34º aniversário da criação da Polícia Nacional, esclareceu que destes crimes 521 são contra as pessoas, mais 112 do que no período anterior, 477 contra propriedade, mais 71, duzentos e quarenta e três contra a ordem e tranquilidade pública e 158 de outra naturezas.
No cometimento destes crimes, destacou Tomé Laureano Neto, foram detidos mil e noventa e sete cidadãos, sendo três de nacionalidade estrangeira e mil e noventa e quatro nacionais, dos quais novecentos e setenta e quatro do sexo masculino, doze do sexo feminino e cinquenta e três menores de idade, com faixa etária compreendida entre os 14 aos 68 anos de idade.
Segundo o oficial, por área administrativa o município de Menongue foi o mais afectado com o registo de mil, trezentos e noventa e seis crimes, figurando 188 crimes de violência doméstica, dos quais vinte e oito contra a mulher e catorze contra a criança, seguido do município do Kuito Kuanavale com 18 crimes, Mavinga com 19, Calai com 14, Kuchi com oito, Cuangar com cinco, Rivungo com quatro, Dirico com dois e Nankova com um crime apenas.
Os crimes mais frequentes, especificou o subcomissário, são os de furto e roubos de electrodomésticos, motorizadas e acessórios de veículos, ofensas corporais voluntárias e involuntárias no exercício de condução, homicídios voluntários por agressão espancamento, fruto da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
Foi ainda possível, através da instrução pela direcção provincial de Investigação Criminal, nove processos crimes de posse ilegal, ameaças e disparos com armas de fogo e venda de municípios, com catorze detidos com faixa etária dos 20 aos 53 anos de idade, todos encaminhados ao Tribunal Provincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 11, 2010 12:33 pm

11-03-2010 12:26

Kuando Kubango
Adolescente encontrada morta em Menongue

Menongue
-
Uma adolescente de 16 anos foi encontrada morta, hoje, numa vala localizada junto aos caminhos-de-ferro, no bairro Militar, arredores da cidade de Menongue, província do Kuando Kubango, presumivelmente por violação e posterior espancamento.
Em declarações à imprensa, no local do acontecimento, Moisés Bertão, representante da Direcção Provincial de Investigação Criminal, disse que o corpo da vítima foi encontrado sem roupa e com sinais de ferimentos, o que indicia acto de violação.
Moisés Bertão informou que casos do género têm sido recorrentes nos últimos dias na cidade de Menongue, e garantiu que as investigações vão continuar até se encontarem os autores do crime.
“Estes casos ocorrem normalmente no período de noite e madrugada”, referiu o oficial da investigação criminal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 12, 2010 5:27 pm

Kuando Kubango
Vice-ministro Eugénio Laborinho avalia consequências das chuvas no Kuito Kuanavale

Menongue
-
O vice-ministro do Interior para a Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, deslocou-se na tarde de hoje, quinta-feira, ao município do Kuito Kuanavale, a 189 quilómetros a leste de Menongue, província do Kuando Kubango, para avaliar de perto as consequências das últimas chuvas.
Depois da sua chegada, em frente de uma delegação onde se destacam representantes das Obras Públicas, Saúde, Urbanismo, entre outros, o vice-ministro Laborinho partiu para o Kuito Kuanavale, na companhia do governador do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, o comandante da Polícia, subcomissário Tomé Laureano Neto, entre outros responsáveis.
Eugénio Laborinho, que ainda não prestou quaisquer declarações à imprensa local, depois de ser recebido pelos membros da administração daquela histórica municipalidade, conjuntamente com os membros que o acompanham, deslocou-se nessa
circunscrição para constatar de perto as ravinas que estão a provocar danos de infraestruturais na localidade
Uma das ravinas que havia cortado a circulação Menongue/Kuito Kuanavale/Mavinga, e que está a merecer alguns trabalhos de recuperação por parte da empresa de construção civil cubana “IMBODEX”, que igualmente está a reabilitar o aeroporto local, será a primeira a ser visitada pela delegação.
A par desta ravina, considerada a mais preocupante, serão igualmente visitadas as outras sete existentes ao redor da sede do Kuito Kuanavale, na sequência da mesma algumas pessoas ficaram desalojadas, a destruição de residências e a capela da Igreja Católica, na sede do município.
Depois do levantamento da realidade, a ser encontrada no terreno, a par de alguma assistência que já está a ser feita às populações afectadas, far-se-á um plano mais adequado e pontual de apoio das pessoas em causa, fruto das constantes chuvas que se fazem sentir na localidade, a par do município de Mavinga, igualmente com cinco ravinas que precisam de serem estancadas e que provocaram o desalojamento de trinta e quatro famílias.
O regresso da delegação está previsto ainda esta tarde, porquanto o programa terá outra abrangência em função das consequências causadas pelas chuvas em outras localidades do Kuando Kubango.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 16, 2010 5:11 pm

Kuando Kubango
Hospital central de Menongue precisa de 30 médicos

Menongue
- O hospital central de Menongue, província do Kuando Kubango, precisa, com urgência, de 30 médicos das áreas de cirurgia, ortopedia, cuidados intensivos, oftalmologia, para a garantia da assistência médica da população.
O facto foi revelado este fim-de-semana pelo director-geral do hospital central de Menongue, João Chihinga, no final de uma visita a instituição, feita pelo primeiro secretário provincial do MPLA, Manuel Francisco Tuta “Batalha de Angola”.
Segundo o médico, actualmente trabalham na unidade hospitalar apenas 17 médicos, entre angolanos, cubanos e coreanos, um número considerado insuficiente para a demanda diária que o hospital recebe.
Manifestou-se Ainda preocupado com a falta de equipamento hospitalares, como raio X, lâmpadas cialíticas, aparelhos de anestesia, marquesas para partos, electrocardiograma, eletrocifograma, entre outros equipamentos básicos.
Segundo o responsável, se a unidade tivesse os meios mencionados, assim como os equipamentos, a prestação aos pacientes teria sido melhor.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 18, 2010 5:13 pm

Kuando Kubango
Deputados defendem intervenção urgente na contenção das ravinas no Kuito Kuanaval

Menongue
- Os deputados da Assembleia Nacional no circulo do Kuando Kubango defenderam, terça-feira, a intervenção urgente das autoridades competentes, na aplicação de medidas de contenção de ravinas, que estão a desalojar populações e destruição de casas, no município do Kuito Kuanavale.
Esta preocupação foi manifestada pelo chefe da delegação parlamentar, João Mucanda, que deslocou-se aquela municipalidade, que dista a 189 quilómetros a leste de Menongue, capital da província.
Em declarações à imprensa o parlamentar disse que a situação constata no terreno é preocupante e precisa de uma intervenção
atempada das entidades de direito.
Segundo precisou, pelo que se testemunhou na visita de apenas algumas horas, as constantes chuvas que se fazem sentir no
município histórico do Kuito Kuanavale, estão a provocar, de forma "muito preocupante", o alargamento de antigas ravinas e a abertura de novas, em quase todos os bairros periféricos da sede.
"Há um esforço, alguma intervenção pontual, nós queremos unir mais esforços no sentido de resolver o problema, para as referidas ravinas sejam estancadas, visando proporcionar a tranquilidade e calma às populações locais, porque a situação incomoda bastante", acrescentou.
Apesar de ter reconhecido a orientação deixada, recentemente pelo vice-ministro do Interior para a Protecção Civil e Bombeiros,
Eugénio Laborinho, aquando da sua visita ao Kuito Kuanavale, para as empresas "IMBODEX e ADMC", efectuam-se os primeiros
trabalhos de intervenção, facto que está sendo ***prido, o deputado sublinhou que mesmo assim é preciso fazer-se mais nesta intervenção, porquanto as ravinas são bastantes profundas.
Salientou que, uma vez que as ravinas são bastante profundas, com realce para cinco que mais preocupam as autoridades locais,
algumas das quais com direcção do Memorial da Batalha do Kuito Kuanavale, aeroporto, no bairro "Militar", onde as populações
estarão desalojadas, a semelhança dos bairros "Baixa Longa, Lupiri, Chissenda, Bezengue e Cayoco".
Igualmente as ravinas estão a ameaçar o avanço preconizado de outras obras de construção e reabilitação de infra-estruturas
sociais, projectos que visam, acima de tudo, o desenvolvimento da jurisdição e mudá-la para uma área turística, conforme o programa
do Governo Central.
"Nós como deputados, depois de constatar as ravinas que perigam cortar a sede municipal, vamos transmitir esta realidade aos organismos de direito e departamentos ministeriais afins e, por conseguinte, buscarmos soluções, uma vez ser necessário assistir com meios as populações que estão sendo desalojadas", disse o parlamentar.
Neste capítulo de assistência, João Fernando Mucanda informou que o governo do Kuando Kubango, através da Comissão de Protecção Civil local, já disponibilizou algumas tendas, que são insuficientes para a demanda, num total de mais de três mil pessoas afectadas pelas chuvas, bem como as que serão desalojadas nas zonas de riscos para áreas mais seguras.
Quatro deputados visitaram as áreas afectadas, como o aeroporto, o bairro militar, o projecto de construção de 100 casas pré montadas, num programa do governo central, obras de gestão municipal, bem como mantiveram uma reunião com as autoridades
municipais, para inteirarem-se das reais dificuldades vividas na jurisdição.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 19, 2010 4:26 pm

Kuando Kubango
Aberto ano lectivo Escola Superior Politécnica

Menongue
-
O ano lectivo 2010 na Escola Superior Politécnica de Menongue, província do Kuando Kubango, foi aberto oficialmente hoje, quinta-feira, com 270 estudantes matriculados nos cursos de Biologia, Matemática e Enfermagem.
Na ocasião, o director da escola, adistrita à Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Nafilo Macaia Dorys, informou que foram inscritos 453 candidatos para os exames de acesso e deste universo admitidos 210 nos diferentes cursos, que se juntaram aos estudantes de Biologia do ano anterior.
O ano académico, explicou, arrancou com dez docentes cubanos, acrescentando que a instituição aguarda pela chegada de mais 17 professores, recrutados no âmbito da cooperação entre Angola e Cuba.
Nafilo Dorys apontou como principais dificuldades da instituição a falta de uma verba própria, de laboratórios, acervo bibliográfico, biblioteca, anfiteatro, salas de convívios e administrativas, bem como a ausência de docentes nacionais.
O acto foi presidido pela vice-governadora provincial para área económica, Verónica Mutango Adolfo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANDO KUBANGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron