NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 01, 2010 2:20 am

Kuando Kubango
Administrador de Menongue quer conjugação de esforços na execução de projectos

Menongue
-
O administrador municipal de Menongue, João Tchamba, disse sexta-feira que a execução de projectos sociais em curso vai exigir uma conjugação de esforços de todos os membros, visto que as estruturas competentes disponibilizam recursos financeiros para o efeito.
Segundo o responsável, que falava na reunião de auscultação e concertação social, na medida em que as estruturas de direito cederem os recursos financeiros é necessário este engajamento porque os valores vão suportar as despesas com a implementação dos projectos em carteira.
Disse que Menongue é um município com responsabilidades adicionais, tanto a nível organizacional e outros, numa altura em que a população, a cada dia que passa, vai se tornando mais exigente porque quer ver os seus problemas resolvidos.
Nesta vertente, sublinhou João Tchamba, deve-se prestar mais atenção aos problemas de saneamento básico, ordenamento do território, saúde, educação, assistência social, entre outras áreas, sem descurar os problemas de produção agrícola para o combate à fome e à pobreza.
O administrador salientou que é importante que se incentive, no município, a agricultura de regadio para que se pratique todo ano e esteja virada para o mercado.
“Devemos reforçar as actividades de educação cívica, ambiental e sanitária no seio da população do município, para evitar que actividades de vandalismo e sabotagem do património do Estado ganhe corpo. De igual modo, devemos reforçar o trabalho da polícia em Menongue para desencorajarmos a delinquência juvenil”, acrescentou.
No encontro participaram representantes das igrejas locais, de ONG, autoridades tradicionais, representante dos comerciantes e órgãos de defesa e segurança.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 02, 2010 2:06 am

Kuando Kubango
Crianças reconhecem esforços do governo na protecção dos seus direitos

Menongue
-
As crianças do município de Menongue, em representação de todas as da província do Kuando Kubango, reconheceram hoje, terça-feira, os esforços do governo local tendentes à protecção contínua e promoção dos seus direitos.
O reconhecimento vem expresso na mensagem das crianças do município de Menongue, sede capital, lida no acto provincial alusivo
ao 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, data assinalada hoje.
Segundo o menor Raul Matongue, em nome de todos os petizes, eles têm estado com os olhos apertos quanto ao espaço significativo que o governo tem dado, no dia-a-dia, na promoção e protecção dos seus direitos e na sensibilização da sociedade para o resgate dos valores das petizes.
Precisou que as crianças estão certas de que o governo do Kuando Kubango ainda assim vai trabalhar mais na construção de mais
escolas e formação de mais professores e outros centros médicos para a erradicação que levam muitas vidas das crianças, bem como proporcionar o abastecimento demais água canalizada à todas as aldeias e a electricidade, entre outras condições.
“Para nós as crianças, a nossa missão é de sermos estudiosos, obedecer e ouvir o que os nossos pais, professores nos educam,
proteger o património do Estado, não escrever nas paredes ou quebrar os vidros das nossas escolas, para assim contribuirmos no
desenvolvimento do nosso país”, acrescentou a criança.
O acto provincial do Dia Internacional da Criança, assinalado em quase todo o mundo, foi presidido pelo director da justiça, Carlos José Pedro, em representação do governador do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, e testemunhado pelos membros do governo, INAC, de igrejas, entre outros convidados e mais de 400 crianças.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 03, 2010 1:36 am

Kuando Kubango
Reiterado engajamento do governo na garantia dos direitos das crianças

Menongue,
02/06 - O director da Justiça no Kuando Kubango, Carlos José Pedro, disse terça-feira, que o governo da província está engajado na garantia dos direitos da criança, com vista ao seu desenvolvimento integrado e bem-estar.
Segundo o director, que discursava no acto local do 01 de Junho, Dia Internacional da Criança, as crianças constituem a absoluta prioridade, facto que consagra a actual constituição e o código de direito da família.
"O governo da província está, cada vez mais, preocupado com o bem-estar das crianças, partindo de ponto de vista da sua protecção física, moral e cívica e contra todos aqueles que violem os seus direitos consagrados na lei", acrescentou.
Sublinhou que a tarefa de protecção das crianças está atribuída às famílias, em primeira instância, com a colaboração do Estado e a sociedade civil, devendo assegurar-lhes ampla protecção, para que elas atinjam o seu integral desenvolvimento físico e psíquico.
Carlos José Pedro referiu que o programa económico-social do governo e do partido no poder favorece a realização efectiva dos direitos das crianças, através de iniciativas, tanto directa quanto indirecta sobre a situação das comunidades e das famílias.
“A construção, a reabilitação de infra-estruturas sociais e de equipamentos, a promoção e melhoria da saúde materno infantil, a vacinação alargada, a prevenção e combate de doenças infantis, entre outros, fazem parte de pacote de medidas do nosso partido e que o governo tem levado acabo em prol da criança”, acrescentou.
Para o responsável, as crianças constituem o viveiro da nação angolana, pelo que devem merecer uma atenção especial e elevando-as para um processo educativo que proporcione um ambiente sadio de desenvolvimento das suas capacidades motoras, dando assim uma esperança adiante e progressiva ao país.
Ao se comemorar a data, avançou o responsável, é preciso que se reflicta sobre a implementação dos 11 compromissos que o país assumiu, visando a protecção das crianças em todos os domínios, desde a educação, saúde, entre outros, garantindo-lhes tudo quanto merecem, para o seu bem-estar social e seu desenvolvimento integral.
O acto, que congregou mais de 400 crianças, foi antecedido de oferta de dois enxovais aos primeiros bebés do dia, na maternidade do Hospital Central da província, entrega de brinquedos, lanches e outros brindes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 08, 2010 12:51 am

Kuando Kubango
Comité do MPLA em Menongue realiza campanha de limpeza

Menongue -
O Comité Municipal do MPLA em Menongue, no Kuando Kubango, promoveu, este fim-de-semana, uma campanha de limpeza nas principais artérias da cidade capital, com objectivo de redução de resíduos sólidos, melhorando assim a higiene.
Uma actividade, que teve a participação dos militantes do Comité Municipal do MPLA, do Comité Provincial do partido maioritário em Angola, da JMPLA e da Organização da Mulher Angolana, permitiu a recolha de lixo nas ruas e artérias da cidade de Menongue.
De acordo com o segundo-secretário municipal do MPLA em Menongue, José Ernesto da Silva, a melhoria do saneamento básico da cidade de Menongue, assim como para outros municípios do interior da região é uma preocupação da Direcção Provincial do MPLA.
Referiu que todos os fins-de-semana e quando for necessário os militantes do seu município estarão sempre disponíveis em promover campanhas do género, com vista a melhoria da imagem da higiene da cidade de Menongue, uma vez que a presença de lixo junto da população pode provocar várias doenças.
De acordo com o José Ernesto da Silva, para o êxito da referida campanha, que teve a participação do primeiro-secretário provincial do MPLA, Manuel Francisco Tuta “Batalha de Angola”, contaram com as empresas privadas como o Grupo Chicoil, Zagope, o Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) e a administração municipal de Menongue.
Apelou a população a não depositar o lixo em áreas não indicadas pela administração de Menongue, com vista a evitar as doenças que são provocadas em função de aglomeração de resíduos sólidos, sobretudo para as crianças.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 10, 2010 3:17 am

Kuando Kubango
Primeiro secretário do MPLA preocupado com construção desordenada

Menongue
-
O primeiro secretário do MPLA no Kuando Kubango, Manuel Francisco Tuta "Batalha de Angola", mostrou-se, nesta terça-feira, preocupado com as construções desordenadas que se verificam nos bairros periféricos da cidade de Menongue.
Segundo um comunicado de imprensa chegada à Angop, o político, em trabalho de rotina, visitou alguns bairros periféricos da cidade de Menongue, tendo constatado a construção de casas de forma muito desordenada, facto que deve merecer uma atenção da Administração Municipal de Menongue.
Igualmente visitou as ruas estruturantes da cidade de Menongue.
Acompanharam a visita o administrador municipal de Menongue, João Tchamba, o director provincial do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), António Francisco Maria, e o chefe do departamento da administração da Direcção Provincial do Ordenamento do Território e Urbanismo, Miguel Lissala.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 15, 2010 2:48 am

Kuando Kubango
Elefantes destroem lavras na comuna do Mucusso

Menongue
O administrador comunal do Mucusso, município do Dirico, província do Kuando Kubango, Manuel Mora Jamba, disse nesta quarta-feira, em Menongue, que os populares da comuna estão a sofrer de fome devido a destruição das lavras por elefantes.
De acordo com o administrador comunal, esta situação afectou quatro mil e 451 famílias residentes naquela região da província.
O responsável, que falava durante uma reunião de auscultação com as entidades tradicionais da localidade do Mucusso e com o vice-governador para área social, José Maria dos Santos, pediu ao governo local, para junto de outros parceiros sociais, traçar mecanismos de apoio às populações que carecem de ajuda.
Segundo o responsável, a administração comunal tem desenvolvido esforços junto das autoridades namibianas para a resolução dos problemas do controlo dos animais selvagens, a fim de evitar que continuem a destruir as culturas das populações
Manual Mora Jamba frisou ser necessário que o governo local e central criem condições para que se implemente a agricultura mecanizada, visando o combate à fome e à pobreza naquela circunscrição da província.
A comuna do Mucosso dista a 870 quilómetros da capital provincial, Menongue, e faz fronteira com a República da Namíbia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 17, 2010 2:42 am

Cunene
Crianças internadas no hospital de Ondjiva brindadas com lanche de confraternização

Ondjiva -
Cerca de trinta crianças internadas com diversas patologia na secção da pediatria do hospital geral de Ondjiva, província do Cunene, partilharam nesta quarta-feira momentos de alegria com a miss Cunene, Edmara Domingos, durante uma festa para saudar o Dia da Criança Africana assinalado hoje.
Durante o evento, as crianças foram brindadas com brinquedos e outros brindes com vista a proporcionar momentos de alegria, paz, amor e fraternidade as crianças.
Na ocasião a miss Cunene, disse que a actividade se insere no programa do seu mandato, com vista a lembrar a sociedade sobre a importância de se prestar carinho as crianças doentes.
“Queremos tornar a data ainda mais especial, por isso, estamos a proporcionar carinho, atenção e diversão,”afirmou.
Na ocasião, Edmara Domingos entregou igualmente um kit com enxoval composto por berço, roupas e cosméticos para o primeiro bebé nascido no dia 16 de Junho, bem como de donativos composto por roupas usadas, bens alimentares como óleo, arroz, feijão, fuba, frangos, bolachas, massa alimentares e sabão para a melhoria da dieta alimentar dos doentes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 21, 2010 12:38 am

Kuando Kubango
Governadora defende mobilização financeira para Okavango/Zambeze

Menongue
- A governadora em exercício do Kuando Kubango, Verónica Mutango, defendeu quinta-feira, nesta cidade, a mobilização de recursos financeiros, materiais e humanos para a desminagem de algumas áreas do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze.
A responsável, que falava na reunião de apresentação do Plano Integrado de Desenvolvimento do Projecto Okavango/Zambeze, afirmou que este facto está a ser uma condicionante à livre circulação de pessoas e bens nas áreas visadas.
Neste quadro, disse que o Governo Provincial do Kuando Kubango estará receptivo a todas as iniciativas e programas que visam, a breve trecho, tornar realidade a implementação do projecto Okavango/Zambeze, também conhecido por KAZA.
Segundo afirmou, o projecto turístico integra cinco países da África Austral, nomeadamente Angola, Zâmbia, Zimbabué, Namíbia e Botswana.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 23, 2010 2:55 am

Kuando Kubango
Governadora em exercício exorta vigilância nas fronteiras

Menongue
-
A governadora provincial do Kuando Kubango em exercício, Verónica Mutango, defendeu hoje, terça-feira, a conjugação de esforços no combate aos fenómenos negativos que possam pôr em causa os interesses legítimos da República de Angola, como a imigração ilegal.
A exortação foi lançada no acto provincial alusivo a celebração do 31º aniversário da criação do Ministério do Interior, hoje assinalado.
“Geograficamente a República de Angola tem uma larga extensão de fronteiriça com outros países e certos espaços são vulneráveis, possibilitando a entrada de indivíduos com propósitos que podem fragilizar, sobremaneira, o desenvolvimento sócio- económico, que se almeja”, referiu.
A província do Kuando Kubango, confina a leste com a Zâmbia e a sul com a República da Namíbia, esta última região a mais visada em termos de tentativa de entrada de estrangeiros ilegais, nos últimos tempos.
Para a responsável, a prevenção de acidentes rodoviários é outra preocupação, entre as grandes responsabilidades que se colocam hoje à Polícia Nacional, pelo facto de se verificar o aumento de vítimas humanas e avultados danos materiais nas estradas, locais e nacionais.
Referiu que, como em outras regiões do país, no Kuando Kubango a solução dos múltiplos problemas socio-económicos tem contado com os esforços abnegados da Polícia Nacional.
“Esta data, para além de ser festiva deve constituir também de jornada de reflexão para projecção do futuro, sempre no sentido da preservação da independência, soberania nacional, da paz e aprofundamento da democracia, que nos leve ao respeito e a convivência na diferença”, precisou.
Na ocasião, Verónica Mutango apelou os efectivos a não se desviarem da conduta profissional, decorrentes das dificuldades do dia-a-dia, para que a presença da corporação junto das populações seja digna e inspire confiança.
Igualmente sublinhou a necessidade dos efectivos primarem pela formação e superação profissional, lendo e investigando matérias de diferentes especialidades, para prestem um serviço eficiente.
Dirigiu ainda palavras de apresso e encorajamento às mulheres agentes incorporadas o MININT, como incentivo para desempenho com afinco as suas funções.
Assistiram o delegado do Interior, subcomissário Tomé Laureano Neto, o 1º secretário do MPLA, Manuel Francisco Tuta “Batalha de Angola”, membros do governo, representantes de autoridades tradicionais e entidades religiosas, de formações partidárias, entre outras individualidades convidadas para o efeito.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 25, 2010 1:41 am

Kuando Kubango
Reconhecido papel das Igrejas no alcance da paz em Angola

Menongue –
A vice - governadora para a área económica do Kuando Kubango, Verónica Mutango Adolfo, reconheceu nesta quarta-feira, em Menongue, o papel desempenhado pelas Igrejas para o alcance da paz em Angola.
De acordo com Verónica Mutango, a Igreja como parceira directa do governo, tem uma missão importante, por ter orado, ao lado das acções do governo nos momentos mais difíceis, para que o país tenha a paz.
A responsável assegurou que, a Igreja como sempre, hoje luta arduamente ao lado do governo, contribuindo com seu saber, no comprimento de todas as tarefas, do programa proposto pelo governo angolano nas diferentes áreas da vida nacional.
Segundo disse, esforços como estes devem ser evidenciados por todos os cidadãos, porque o governo está a desenvolver várias acções sociais, visando o melhoramento da vida das populações, como a educação, saúde, entre outros sectores importantes.
Verónica Mutango salientou que, o exemplo que a juventude religiosa está a demonstrar com as realizações que visam a sensibilização dos crentes, deve servir para a sociedade, como um caminho seguro que se deve seguir.
Disse ainda que, o governo angolano tem acompanhado todas as acções realizadas pelas organizações religiosas, na construção de escolas, postos de saúde, sensibilização das populações sobre os males que assolam a sociedade, como no combate à acusação de crianças a pratica de feitiçaria, a violência domestica, e a luta contra actos violentos nas comunidades.
Ela acrescentou que, este facto poderá igualmente permitir que os jovens conheçam os seus deveres e direitos, o que vai contribuir, para o desenvolvimento espiritual do cidadão comum.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 28, 2010 1:41 am

Kuando Kubango
Índice de criminalidade aumenta em Menongue

Menongue
-
O Comando da Polícia Nacional na província do Kuando Kubango registou, nos últimos sete dias, 12 crimes de natureza diversa, mais cinco em relação ao período anterior, que resultaram em igual número de detidos.
Segundo um balanço semanal da corporação a que a Angop teve hoje acesso, dos crimes registados oito são contra propriedade, mais três em relação ao período anterior, com 10 detidos.
Registaram-se igualmente quatro crimes contra pessoas, mais dois em relação à semana anterior, que resultaram na detecção de dois cidadãos, com idades compreendidas entre os 15 aos 45 anos.
A nota refere ainda o registo, pelo Comando da Polícia Nacional no Kuando Kubango, de dois casos de violência doméstica.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 01, 2010 1:57 am

Kuando Kubango
Doados doze mil e quinhentos mililitros de sangue ao hospital central


Menongue
– Doze mil e quinhentos mililitros de sangue foram doados hoje ao Hospital Central de Menongue, província do Kuando Kubango, por efectivos do comando da Unidade de Protecção de Individualidades Protocolares (UPIP), no âmbito das actividades alusivas aos 17 anos da sua criação.
No acto, que visou minimizar a carência de sangue da unidade, participaram 25 polícias. O Banco de Sangue do Hospital Central de Menongue tem capacidade para conservar cinquenta mil mililitros de sangue.
Em declarações à imprensa, o responsável do banco de sangue, José Barros, considerou o gesto uma mais valia, tendo em conta que a unidade hospitalar não recebe dadores voluntários há mais de três anos, uma situação que tem dificuldade o atendimento dos pacientes.
Segundo a fonte, o banco recebia como dadores de sangue jovens afectos à JMPLA local e os da Igreja do Sétimo Dia, mas actualmente esta realidade deixou de ser efectuada, por razões desconhecidas, tendo, por isso, apelado a sociedade civil e outras pessoas no sentido de ajudarem o hospital, com vista a salvar vida que se sintam carenciadas.
De acordo com o comandante da UPIP na província, António Leandro, a doação vem a propósito do lema das actividades dos 17 anos da unidade: “Com espírito patriótico, organização e disciplina – Vamos comemorar o 17º aniversário”, em que como parte integrantes da sociedade, se seleccionou os vinte e cinco efectivos daquela unidade para o efeito.
Acrescentou, por outro lado, que a doação vem precisamente para ajudar aqueles que sofrem ou que estão a precisar de sangue no hospital provincial.
Na manhã de hoje, um outro grupo de efectivos da UPIP visitou os órgãos da comunicação social, designadamente Televisão Pública de Angola (TPA), Rádio Nacional de Angola (RNA), Edições Novembro e Agência Angola Press (ANGOP), com a finalidade de inteirar-se do seu funcionamento diário.
Estão programadas, entre outras actividades para assinalar a data, jogos, cartas, entre os efectivos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 07, 2010 12:23 am

Kuando Kubango
Registados 11 casos de mordedura por cães raivosos no Kuito Kuanavale

Menongue
-
Onze casos de mordedura por cães raivosos foram registados desde Maio ao princípio do mês em curso no município do Kuito Kuanavale, a 189 quilómetros a leste de Menongue, província do Kuando Kubango.
Os dados foram revelados hoje à Angop pelo administrador do centro médico da municipalidade, Fernando Vicessa, tendo acrescentado que os últimos dois casos foram notificados no dia quatro do mês em curso, em duas crianças.
Das pessoas mordidas até ao momento 10 são crianças e uma adulta já vacinadas e não mostraram sintomas graves.
Fernando Vicessa lamentou, por outro lado, a falta de vacinas anti – rábicas, tidas como bastante precisas para o socorro imediato de alguém que possa ser mordida.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 12, 2010 9:32 pm

Kuando Kubango
Mlitantes do MPLA engajados na melhoria do saneamento

Menongue
- O Comité Provincial do MPLA no Kuando Kubango realizou, neste fim-de-semana, uma campanha de limpeza e recolha de resíduos sólidos nas principais artérias da cidade de Menongue, com o objectivo de melhorar o saneamento básico da sede capital.
A campanha, que envolveu militantes do comité do MPLA da Organização da Mulher Angolana (OMA) e da JMPLA, foi efectuada nas zonas onde actualmente se regista maior aglomerado de resíduos sólidos, uma situação que quinzenalmente, em parceira com a administração e o Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), em termos de apoios com meios, tem merecido a atenção do MPLA.
Em declarações à imprensa, o segundo-secretário provincial do MPLA na província, João António Lineya, disse que havendo muitos focos de lixo nas periferias da cidade de Menongue e não só, o seu comité decidiu realizar em alguns fins-de-semana campanhas de
limpeza, com vista a recolha de resíduos sólidos, contribuindo no saneamento básico do meio ambiente
Segundo o dirigente, em cada campanha que se tem efectuado, o nível de participação dos militantes e não só tem sido aceitável, na medida em que tem havido muita aderência, porquanto a população local tem notado melhorias significativas no que diz respeito ao saneamento básico e do meio-ambiente.
Uma vez que os empresarios tem participado nestas actividades, João António Lineya disse que brevemente poderão agendar uma reunião com esta classe, com vista a sua sensibilização para poderem dar sua contribuição nesta tarefa.
Apelou, por outro lado, a necessidade dos encarregados de educação e pais que insistem em mandar menores de idade para o depósito de lixo, no sentido de mudarem de consciência, com vista a evitar a propagação de doenças.
A administradora adjunta do município de Menongue, Filomena Marcolino, manifestou a sua satisfação pela afluência dos militantes do MPLA aos locais onde se efectuam as recolhas de resíduos sólidos.
“Esta decisão do partido em congregar militantes para esta actividade é muito positiva, porque o lixo é um inimigo para a saúde humana", afirmou.
A responsável anunciou para breve a colocação de contentores de lixo em locais já identificados onde se nota a sua falta, no âmbito da materialização da politica do governo na melhoria do saneamento básico do meio.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 19, 2010 9:07 pm

[size=200]Kuando Kubango
Parlamentares do círculo provincial agendam visitas de constatação

Menongue -
[/size]O grupo parlamentar da Assembleia Nacional do círculo da província do Kuando Kubango inicia neste sábado, um programa de visitas de constatação sobre a situação real e funcional das instituições locais do governo, com prioridade para o município do Kuchi, a 94 quilómetros da cidade de Menongue.
Segundo um programa de actividades que a Angop teve acesso hoje, sexta-feira, o referido grupo, que é encabeçada pelo deputado João Fernando Mucanda, parte na manhã de sábado para a municipalidade do Kuchi, onde se vai inteirar da situação sócio económica daquela localidade, tida de celeiro agrícola do Kuando Kubango.
Nesta visita de constatação, consta um encontro de cortesia com a administradora do referido município, Teresa Intumba, com os membros da administração da jurisdição e com as autoridades tradicionais e entidades religiosa.
Já para o dia 19 do mês em curso consta um encontro com o governador da província, para analisar o grau do ***primento do Plano Nacional e de Execução do Orçamento Geral do Estado, afecto ao Kuando Kubango e a informação sobre o estado actual da execução dos projectos de âmbito central.
De acordo com o documento oficial, os deputados do círculo local, num total de cinco, vão se inteirar igualmente da informação sobre o funcionamento dos sectores da saúde, educação, energia e águas, sobre o programa de reassentamento das populações do município de Mavinga e, finalmente, visitar o sector da justiça e manterem encontros com os magistrados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANDO KUBANGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron