NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 21, 2010 6:24 pm

Kuando Kubango
Projectada construção de novo hospital central de Menongue

enongue
-
O governador do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, anunciou segunda-feira, nesta cidade, a construção, para breve, de um novo hospital central de Menongue, com vista a sustentabilidade funcional do sector.
O governador revelou esta informação durante uma reunião com os deputados do círculo provincial, que serviu para prestar informações sobre os sectores da saúde, educação, energia e águas, bem como do processo de reassentamento de algumas populações de Mavinga e Rivungo.
Segundo o responsável, o actual hospital central de Menongue, construído nos anos 60, tem uma capacidade de atendimento de 30 mil pacientes, mas que hoje atende 90 mil pessoas anualmente.
“Há serviços no hospital que carecem, realmente, de um restauro com maior profundeza, mas que a sua reabilitação está muito lenta. Pelo que, em função deste programa, projectamos a construção de um hospital em que deixamos a consideração da ministra do Planeamento, dentro da linha da China”, argumentou.
No quadro dos projectos, avançou Eusébio de Brito Teixeira, está ainda para a reabilitação da linha de baixa e média tensão de electricidade para a cidade de Menongue, ampliação do sistema de captação, tratamento e abastecimento de água potável e o canal do município do Rivungo, que vai dar acesso de circulação à República da Zâmbia.
De acordo com o governante, uma outra situação que preocupa o governo do Kuando Kubango diz respeito à quota financeira mensal que o hospital central recebe, avaliada entre três a quatro milhões de kwanzas, numa altura em que o orçamento proposto pelo Governo é de nove milhões por mês, visando a cobertura das necessidades da instituição para a prestação dos serviços de qualidade.
Informou que só em medicamentos aquela unidade hospitalar precisa de quatro milhões de kwanzas mensais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 23, 2010 6:10 pm

23-07-2010 18:24

Kuando Kubango
Recomendada criação de base de dados com informações sobre tráfico de seres humanos

Menongue –
Os participantes ao seminário sobre o tráfico de seres humanos e assistência às vitimas recomendaram, em Menongue, província do Kuando Kubango, a criação de uma base de dados com informações sobre possíveis casos de tráfico no país.
Recomendaram a criação de condições necessárias com vista a alertar as famílias angolanas sobre a existência do tráfico de seres humanos e seus efeitos, a adopção de mecanismos para a divulgação de matérias relacionadas com este problema nos estabelecimentos escolares.
Para os participantes, é necessário que os órgãos de comunicação social divulguem com frequência esta matéria, para melhor actualizar os cidadãos sobre a existência deste fenómeno, assim como a celeridade na aprovação do projecto de código penal e na rectificação do protocolo de Palermo, adicional à convenção das Nações Unidas contra a criminalidade organizada transnacional.
Aconselharam igualmente maior cooperação e partilha de informação entre as forças de segurança e ordem pública, instituições religiosas, ONG, com os Estados vizinhos a nível da região e das localidades fronteiriças para a prevenção, controlo e combate deste crime.
A realização de mais acções formativas sobre o combate ao tráficos de seres humanos e assistência às vítimas, para uma maior sensibilização da sociedade, da existência deste fenómeno e os cuidados a ter, a criação de uma rede pelo governo da província e parceiros sociais, para assistência e protecção às vítimas, principalmente para mulheres e crianças, foram outras das recomendações saídas do encontro.
Este seminário no Kuando Kubango se destinou exclusivamente aos efectivos do Ministério do Interior, num total de 60 dos distintos órgãos deste ministério.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 17, 2010 4:41 pm

17-08-2010 17:21

Kuando Kubango
JMPLA realiza palestra sobre "importância do Registo Eleitoral"

Menongue -
Uma palestra sobre a importância do registo eleitoral será promovida quarta-feira na província do Kuando Kubango, pelo Comité Municipal da JMPLA no Menongue.
O objectivo é sensibilizar os jovens para aderirem em massa as brigadas de registo eleitoral, nesta fase de actualização, que decorre de 30 de Julho a 30 de Setembro do corrente, refere uma nota do secretariado municipal da JMPLA, que a Angop teve hoje (terça-feira) acesso.
A referida palestra terá lugar na escola do Bairro Cuenha, arredores de Menongue.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 07, 2010 10:00 pm

Kuando Kubango
Formados mais de 200 jovens no Kuito Kuanavale

Menongue
-
Duzentos e trinta e nove jovens foram formados no município do Kuito Kuanavale, província do Kuando Kubango, nas áreas de agricultura, construção, electricidade, canalização, carpintaria e corte costura, desde 2008 até ao primeiro semestre do ano em curso.
Os dados foram revelados hoje, sábado, pelo coordenador pedagógico do pavilhão de artes e ofícios daquele município, Sousa Monteiro, tendo avançado que para este segundo semestre estão já inscritos setenta e seis jovens nas áreas de formação já mencionadas.
Em declarações à Angop, informou que as matriculas continuam, já com o aumento do curso de mecânica, que mereceu o ingresso de vinte e seis jovens.
Segundo o responsável, tem havido pouca aderência da juventude em se formar profissionalmente, situação que está a ser atenuada com acções de sensibilização, com o envolvimento das entidades da administração local, autoridades tradicionais e entidades religiosas.
A fonte explicou que desde 2008, altura que o pavilhão foi inaugurado, dos 239 jovens já formados, apenas seis destes é que conseguiram o seu primeiro emprego, nas áreas de construção, informação e electricidade, situação que considera pouco abonatória dado o processo de reconstrução do município.
De acordo com Sousa Monteiro, regista-se esta situação porque as empresas de construção civil e outras que estão a trabalhar no Kuito Kuanavale quando iniciam as suas actividades trazem os seus técnicos em diversas áreas de especialidade.
O pavilhão de artes e ofícios do Kuito Kuanavale, único na municipalidade que dista a 189 quilómetros de Menongue, capital do Kuando Kubango, tem quatro salas com áreas administrativas e onze formadores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 08, 2010 10:16 pm

08-09-2010 19:36

Kuando Kubango
Secretário do SJA destaca abertura de fontes de informação

Menongue
- O secretário do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) na província do Kuando Kubango, José Jaime, destacou hoje a abertura das fontes de informação aos profissionais de Comunicação Social, nos últimos anos, como um dos grandes ganhos da classe.
Segundo o jornalista, que se pronunciava no acto alusivo ao Dia Internacional do Jornalista (08 de Setembro), a actuação das fontes tem estado a melhorar consideravelmente, acrescentando que este dia é de grande importância, dado o papel diário dos profissionais.
Disse aproveitarem a efeméride para reflectir, no sentido de cada um poder avaliar a sua prestação diária e aperfeiçoar-se cada vez mais, em prol da dignificação da classe
Para o director provincial da Televisão Pública de Angola, os quadros dos órgãos de Comunicação Social têm estado num bom caminho, sobretudo das fontes, que era o maior problema para a divulgação de assuntos diários ligados à vida das populações.
Para si, uma das políticas que prioritariamente proporciona o bom desempenho dos jornalistas na sua função e missão está relacionada com a formação, tendo destacado a realização recentemente de um curso dirigido à classe, promovido pelo Centro de Formação de Jornalistas, em parceria com o executivo local.
Reafirmou, na ocasião, a saída de um grupo de jornalistas da Angop, TPA, Jornal de Angola e Rádio Nacional para Luanda, dentro de alguns dias, com o objectivo de beneficiarem de uma formação, na política de garantia, cada vez mais, de uma informação com imparcialidade, objectividade, isenção, entre outras normas de deontologia profissional, patentes na Lei Constitucional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 3:03 pm

10-09-2010 10:16

Kuando Kubango
JMPLA inicia actividades alusivas ao 17 de Setembro

Menongue
- Um grupo de membros da JMPLA afectos ao núcleo 9, na cidade de Menongue, província do Kuando Kubango, efectuou quinta-feira, uma visita na escola do II ciclo do ensino secundário de formação geral, onde se inteiraram do funcionamento diário, no quadro das actividades alusivas ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.
Os integrantes da delegação constataram de perto o funcionamento diário das áreas que contemplam a escola, como gabinetes, secretaria, salas de aulas, área pedagógica, entre outras, com objectivo de compreenderem a real situação que a instituição vive bem como das possíveis dificuldades enfrentadas pelos técnicos.
O director da escola, Inocêncio Herculano, agradeceu, na ocasião, o gesto dos jovens do partido no poder porque permitiu àquela juventude ver de perto o funcionamento da direcção da instituição, facilitando assim que eles possam levar consigo as preocupações constatadas no terreno.
Segundo o responsável, os principais problemas que a escola que dirige enfrenta estão relacionados com a falta de laboratórios, o que tem levado os estudantes a terem apenas no processo de ensino a parte teórica, assim como o índice de absentismo que se regista em alguns professores e alunos.
O primeiro-secretário municipal de Menongue da JMPLA, Fernando Tchpandeca, explicou que o objectivo da visita àquele estabelecimento de ensino foi de constatar o grau de funcionamento da escola, por ser importante para o desenvolvimento da província e do município em si, pelo facto de lá estarem a ser formados os futuros quadros.
De acordo com o responsável juvenil, constataram, a par de outras dificuldades, a falta de meios de transporte, uma vez que a referida escola possui uma sala anexa no localidade do Soba Matias, a 45 quilómetros de Menongue, e outras nos Serviços Prisionais, arredores da cidade capital, o que tem dificultado a deslocação contínua dos docentes.
Acrescentou que os jovens foram informados do reduzido espaço que o estabelecimento escolar possui dada a elevada demanda de alunos, existindo já uma proposta dirigida à direcção do governo provincial para aquisição de um terreno mais vasto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:52 am

Kuando Kubango
Estudantes da Escola Superior Politécnica clamam por melhores de condições

Menongue
-
Os estudantes da Escola Superior Politécnica de Menongue, afecta à Universidade Mandume Yandemufayo, defenderam hoje, sexta-feira, a necessidade da criação de laboratórios para os cursos de biologia e enfermagem, uma vez que eles apenas beneficiam de aulas teóricas.
Esta preocupação vem expressa no memorando dos estudantes apresentado ao reitor da Universidade Mandume Yandemufayo, Viriato Gaspar Gonçalves, que encabeça uma delegação, em ao Kuando Kubango desde quinta-feira, para constatar o estado funcional e organizacional da referida escola.
Os universitários reclamam ainda a falta de instalações condignas que possam garantir o funcionamento da instituição e um estudo e simulação adequados, bem como a falta de professores de língua portuguesa, problemas que carecem de ser superados.
Considerando que maior parte dos estudantes afectos à instituição são maioritariamente funcionários públicos e ocupam cargos de chefia no executivo do Kuando Kubango e outras esferas da vida social, os estudantes sugeriram à direcção da Mandume Yandemufayo a abertura, no próximo ano académico, de o curso pós laboral, bem como o aumento de mais cursos em detrimento dos três que estão a ser ministrados, designadamente Biologia Matemática e Enfermagem.
A delegação, integrada pelo secretário da Universidade Mandume Yandemufayo, Mário Java, e o pró-reitor, Raimundo Wapota, já manteve encontro com o governador, Eusébio de Brito Teixeira, com o 1º secretário do MPLA, Manuel Francisco Tuta “Batalha de Angola”, e reuniu-se com a direcção da Escola Superior Politécnica de Menongue.
A escola superior de Menongue, com 278 estudantes, foi constituída aos 22 de Abril de 2010.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 15, 2010 10:01 pm

15-09-2010 13:17

Kuando Kubango
7ª Conferência da OMA aborda apreciação e aprovação do relatório do comité nacional


Menongue
A realização da 7ª conferência provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA), a ser realizada em Menongue, capital provincial do Kuando Kubango, em Janeiro de 2011, vai apreciar o relatório do Comité Nacional da organização ao V congresso ordinário.
Durante a conferência que vai decorrer sob lema, “Mulher angolana, unida pela igualdade e desenvolvimento”, será feita a apreciação e aprovação do programa de acção, para o mandato de 2011 a 2016, bem como a apreciação das alterações e ajustamentos nos estatutos da OMA.
Em declarações à imprensa, nas instalações do comité provincial do MPLA, a secretária provincial daquela organização partidária feminina, Maria Isabel Ferro, disse que, durante o evento, será feita a eleição dos membros do comité provincial, para os cargos de chefia, entre outros assuntos.
De acordo com a dirigente, tendo em conta as transformações políticas no seio do partido e da sociedade angolana, conduzidas pelo MPLA, sob direcção do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, torna-se necessário proceder a uma permanente e profunda adequação da OMA, aos desafios do presente e do futuro.
Segundo aclarou, as conquistas alcançadas pela mulher angolana, no plano político, económico e social, são o fruto das tarefas da consolidação da paz, reconciliação nacional, democracia, da reconstrução e de desenvolvimento do país.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 17, 2010 7:28 pm

Kuando Kubango
INAC doa bens de primeira necessidade ao centro infantil Santa Elisabeth

Menongue –
O Instituto Nacional da Criança (INAC) doou hoje, no centro infantil, Santa Elisabeth, afecta a Igreja Católica em Menongue, província do Kuando Kubango, bens de primeira necessidade compostos por leite, sumo e brinquedos
A doação, enquadrada no acto das comemorações do 17 de Setembro, dia do herói nacional e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi igualmente composta por livros infantis, Intitulados “criança educada família feliz”.
De acordo com a directora provincial do INAC, Aida Rosalina Pedro, que procedeu à entrega dos bens aquele centro infantil, é necessário que todas as escolas a nível nacional, trabalhem de forma delicada, para incutir nas mentes das crianças, sobre a vida e obra de Agostinho Neto.
Por outro lado, a Irmã Emília Buendo, responsável do centro, disse que este gesto vem reforçar as carências alimentares e não só, que o centro vive.
No Kuando Kubango, o acto provincial do 17 de Setembro terá lugar no município do Cushi, 90 quilómetros de Menongue, cidade capital da província e será presidido pelo governador provincial, Eusébio de Brito Teixeira.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 21, 2010 3:53 pm

21-09-2010 14:31

Kuando Kubango
Criança morre carbonizada em Menongue

Menongue
-
Uma criança de um ano e seis meses morreu carbonizada nesta segunda-feira, por volta das 21 horas, no bairro Bom-Dia, arredores da cidade de Menongue, província do Kuando Kubango, em consequência de um incêndio.
Em declarações hoje, terça-feira, a avó da menor, Maria Esperança, explicou que o incêndio, sem origem identificada até ao momento, afectou apenas a sala onde tinha mobiliário sem produtos infamáveis, pelo que se presume ser um curto–circuito.
Joel Kulenguela, uma das testemunhas, acrescentou que os moradores da residência que saíram de dentro da casa esqueceram-se da criança, mas que os jovens e outros familiares que assistiam, tudo fizeram para salvar a menor, rompendo as portas e janelas, mas por causa da falta de iluminação a acção não surtiu os efeitos desejados.
Este é primeiro caso que sucede no bairro Bom–Dia, desde o início do mês em curso.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 24, 2010 8:55 pm

24-09-2010 17:12

Kuando Kubango
Acidentes fazem oito mortos e 20 feridos

Menongue
-
Oito mortos e 20 feridos graves, em consequência de oito acidentes de viação, foram registados nos últimos sete dias, pelo comando provincial da Polícia Nacional, na província do Kuando Kubango.
Segundo uma nota da corporação, chegada à Angop, as ocorrências causaram danos avaliados em 480 mil e 500 kwanzas.
Segundo o balanço da corporação, chegado à Angop, os acidentes envolveram três viaturas e cinco motorizadas, sendo quatro atropelamentos, dois despistes, dois choques entre motorizadas simples.
Ocorreram nos bairros Hoji-Ya-Henda, Tchindandi, Mabaya, Tomás, 04 de Abril, Aldeias do Luassinga e Kweley, com um cada.
De acordo com o documento, as principais causas foram o excesso de velocidade, a falta de precaução, mudança de direcção irregular, ultrapassagem irregular, não cedência de prioridade de passagem entre automobilistas e peões.
No domínio de fiscalização e regularização do Trânsito dentro e fora das localidades, foram apreendidas oito viaturas e setenta e uma motorizadas por acidentes de viação, falta de documentos de veículos, taxas de circulação e títulos de propriedade.
Foram também registadas setenta e duas infracções às regras do código de estrada, mais 28 em relação à semana anterior, sendo 42 por falta do capacete de protecção, 17 por não uso do cinto de segurança e 21 por uso de telemóvel no exercício de condução, resultando em 35 multas aplicadas.
Destas, 20 foram liquidadas no valor de 158.220,00 kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 30, 2010 8:54 pm

Kuando Kubango
Governador constata dificuldades de Menongue

Menongue
O governador do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, visitou terça-feira o município do Menongue, capital da província, com vista a constatar as principais dificuldades da população local.
Falando à imprensa, o governante explicou que a visita visou fazer o controlo da administração municipal e saber dos problemas da localidade, assim como identificar as dúvidas em relação ao programa de investimentos da província.
O governador visitou as infra-estruturas em curso no município, entre as quais o Instituto Pré-universitário, de 16 salas, escola do segundo círculo, de 12 salas, as duas escolas primária do Bairro Novo, de seis salas, 27 casas para os formadores dos catequistas da Igreja Católica e 25 casas sociais para os técnicos da província.
Eusébio Teixeira desencorajou a prática dos populares de Menongue que estão a construir à berma da via, sem descontar os 50 metros, tendo prometido tomar medidas contra esses prevaricadores.
Por outro lado, o administrador de Menongue, João Chamba, disse que o município carece de um hospital municipal, pois tem apenas dez postos de saúde e um centro materno infantil,
Disse estarem em construção três centros de saúde na localidade, que conta com 153 enfermeiros, distribuídos nos mesmos postos.
Estes trabalham sem a coordenação de qualquer medico, lamentou.
Explicou que as doenças mais frequentes são a malárias, diarreias agudas, tuberculoses, parasitose intestinal, doenças sexualmente transmissíveis e VIH-Sida, acrescentando que o município carece de médicos, técnicos especializados, infra-estruturas sanitárias, laboratórios clínicos e quipamentos, assim como transportes para evacuação de doentes e medicamentos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 08, 2010 7:20 pm

Kuando Kubango
Governo apoia família de trigémeas em Menongue

Menongue
-
O governo da província do Kuando Kubango procedeu nesta quarta-feira, em Menongue, à entrega de um enxoval e produtos de primeira necessidade ao casal que no princípio desta semana teve trigémeas, no sentido de minimizar as carências em alimentação, numa primeira fase.
Dos produtos de primeira necessidade constam arroz, feijão, óleo vegetal, sal, fuba de milho, leite, entre outros, bem como sabão, utensílios de cozinha, cobertores e atados de roupa usada.
O governo aproveitou a ocasião para, igualmente, doar enxovais às três mães que se encontram em cuidados médicos na maternidade do hospital central de Menongue, uma forma de acomodar os recém nascidos.
Em declarações à imprensa, a vice-governadora para área económica, Verónica Mutango Adolfo, disse que o governo do Kuando Kubango, apercebendo-se do facto de a família das trigémeas estar a precisar de apoios de primeira necessidade, mobilizou meios para minimizar as actuais carências.
Segundo a responsável, a questão de habitação será encaminhada ao governador do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, e ao Instituto Nacional da Criança (INAC), para que nos próximos tempos seja resolvida, uma vez que a referida família não deseja voltar para a sua localidade, por se encontrar distante da sede capital, Menongue.
A directora do INAC na província, Aida Rosalina Pedro, garantiu que todo o apoio para o bem-estar das trigémeas será dado, ***prindo assim com as normas constantes nos 11 compromissos que protegem e garantem os direitos às crianças, desde a saúde, educação, ao registo civil, entre outros.
O gesto do género de doação de bens, enxovais e material higiénico foi igualmente efectuada pela miss Kuando Kubango, Soira Luís, tendo avançado que esta é a terceira que se dirige para o hospital, prestando actos de solidariedade para as famílias desfavoráveis.
Este é primeiro caso de trigémeas registado no hospital central de Menongue, desde o início do ano em curso.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 15, 2010 10:20 pm

Kuando Kubango
Promovido seminário sobre exercício de actividade de hotelaria e turismo

Menongue
A direcção provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo no Kuando Kubango promove, nesta sexta-feira, o III seminário sobre o exercício da actividade de hotelaria e turismo, com o propósito de discutir questões do sector.
Segundo o programa do seminário, os participantes, representantes de organismos da função pública e privados, vão analisar, entre outros temas, o grau de ***primento das recomendações do II seminário realizado em 2009.
Consta ainda do programa temas como a recepção, quartos e restaurantes, a inspecção das actividades e similares, a qualidade e a ética no atendimento público na hotelaria, a importância do pagamento de impostos e a fiscalização tributária, sobre o turismo e a biodiversidade, sobre a recolha de dados estatísticos nas unidades hotelarias e sua importância.
Serão prelectores os técnicos ligados aos sectores de urbanismos e ambiente, do comércio e hotelaria e turismo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 22, 2010 9:50 pm

Kuando Kubango
Mais de 20 mil habitantes beneficiam de água potável até final deste ano

Menongue
-
Mais de 20 mil habitantes dos municípios de Menongue, Kuchi e Kuito Kwanavale, província do Kuando Kubango, sudeste do país, vão beneficiar de abastecimento de água potável até finais de 2010, anunciou o governador local, Eusébio de Brito Teixeira.
O responsável fez este anúncio no encontro com a delegação de deputados, no quadro das Jornadas Parlamentares subordinadas ao tema “Finanças Públicas”, dirigidas a responsáveis de várias instituições da função pública, representantes da polícia nacional, dos bombeiros e de representantes municipais locais.
O governante sublinhou que a par desta aposta, o seu executivo está a trabalhar para o aumento da capacidade da rede de produção, transportação e distribuição de energia eléctrica à cidade de Menongue, através do programa que se consubstancia na construção de uma nova central eléctrica, que terá a capacidade de 10 megawatts.
Para a concretização do projecto de construção da nova central eléctrica esteve recentemente no Kuando Kubango o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), Fernando Barros, tendo garantido que falta apenas ajustes com órgãos de direito no que diz respeito a área orçamental, para o arranque dos trabalhos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANDO KUBANGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron