NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 11, 2009 2:45 am

Kuando Kubango
Formados 33 agentes de guarda de honra de UPIP


Menongue
- Trinta e três agentes da guarda de honra da Unidade de Protecção de Individualidades Protocolares (UPIP) do Comando Provincial da Polícia Nacional do Kuando Kubango terminaram hoje, quinta-feira, o curso de formação, numa acção que teve a duração de noventa dias.
Ao falar no acto de encerramento, realizado no comando municipal da polícia de Menongue, o comandante provincial, subcomissário Tomé Laureano Neto, disse que o curso teve como objectivo o garante da protecção e segurança pessoal, de titulares de cargos dos órgãos de soberania das altas entidades nacionais, estrangeiras e outras personalidades sujeitas à situação de ameaça relevante.
Segundo o delegado provincial do Ministério do Interior, a formação, realizada no Centro de Instrução “São José”, teve igualmente como finalidade a feitura de guarda de honra em cerimónias diversas.
O responsável agradeceu os instrutores locais que estiveram engajados *****rso, visando assim uma maior profissionalização no exercício das suas funções futuras, tendo sublinhado que a actividade da polícia realiza-se em distintas missões, em que todas elas desembocam num único objectivo, virado para a manutenção da ordem e tranquilidade públicas, bem como a segurança dos cidadãos.
Nesta perspectiva, o subcomissário salientou a necessidade dos recém formados primarem, doravante, pelo dever de observarem escrupulosamente as normas e regulamentos que regem a actividade policial, de modo a dignificarem o bom nome da corporação.
Alertou todos os efectivos presentes ao acto, no sentido de reiterarem a prontidão, face as ingentes tarefas que se avizinham, tais como o asseguramento da quadra festiva, Natal, da qual a corporação já está engajada, o CAN2010, a realizar-se em Janeiro próximo, entre outras.
Reconheceu, por outro lado, os esforços demonstrados pelos formandos, e encorajou- os a ***prirem com zelo, dedicação e patriotismo as suas complexas missões, independentemente das dificuldades de ordem humana, material ou social.
Durante os 90 dias do curso, os novos agentes, tiveram vinte e oito disciplinas distribuídas em várias acções teóricas e práticas, com realce para a educação cívica, organização policial, formação judicial, formação geral, formação de especialidade de UPIP, entre outras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 15, 2009 4:25 am

Kuando Kubango
Plantadas mais de mil árvores em Menongue


Menongue
- Mais de mil eucaliptos foram plantadas neste fim-de-semana, em Menongue, província do Kuando Kubango, pelos jovens afectos ao núcleo da Juventude Ecológica Angolana (JEA) local, com objectivo de arborizar uma área muito pantanosa.
Ao falar à imprensa, o presidente da JEA, José do Rosário Firmo, disse que este é um projecto do governo do Kuando Kubango, com vista a arborizar as várias áreas prioritárias para o efeito, numa altura em que se fala do aquecimento global a nível do mundo.
Segundo o responsável, para a efectivação do processo de arborização a sua organização tem contado com o apoio do governo, através do Instituto de Desenvolvimento Florestal, que tem fornecido plantas para o efeito, tendo reconhecido a participação activa da juventude em todos os trabalhos que têm sido realizados.
Acrescentou que caso haja mais apoios, a sua organização poderá estender esta actividade no interior do Kuando Kubango, tendo, para o efeito, a participação de mais jovens em outras acções que têm sido realizadas, uma vez que visam o bem-estar social das populações e das comunidades locais.
O representante do IDF, Salomão Chihulo, considerou de importante a iniciativa da JEA, porquanto visa essencialmente a criação de um polígono florestal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 16, 2009 5:03 am

Kuando Kubango
Arão Rúben lança primeira obra discográfica do tipo gospel


Menongue
- O músico Arão Rúben, afecto à União de Igrejas Evangélicas de Angola (UEIA), em Menongue, província do Kuando Kubango, procedeu neste fim-de-semana ao lançamento do seu primeiro trabalho discográfico, do tipo gospel, com dez faixas musicais, intitulado “Zumbangeya”.
Em declarações à imprensa, o músico, que está nesta carreira desde a década de oitenta, disse que para a conclusão do disco, gravado num dos estúdios de Menongue e editado na África do Sul, contou com o apoio dos músicos Kalú Panzo e João Yambo Miguel.
Segundo o cantor, as músicas, sendo três cantadas na língua local Nganguela e as demais em português, retratam aspectos da vida humana.
O disco obriga os cristãos a glorificarem Deus, uma vez que o título do disco “Zumbangeya”, em português significa “Glorifiquem a Deus”, razão pela qual toda a mensagem fala de Cristo Jesus por ser alguém que cuida de todos.
Saído o primeiro disco, Arão Rúben garantiu que, sem precisar a data, brevemente deverá lançar um outro álbum com igual número de faixas musicais, porquanto tem mais de quarenta músicas preparadas para o efeito, faltando apenas apoio necessário.
Deu a conhecer que os restantes discos serão vendidos e autografados na província vizinha do Bié, em janeiro próximo, para dar resposta à petição dos cristãos da localidade.
Arão Rúben é presidente regional da Mocidade Cristã da União de Igrejas Evangélicas de Angola no Kuando Kubango, bem como ensaiador e coordenador de grupos corais da mesma denominação religiosa.
Participaram no acto, o entidades religiosas e do governo provincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 17, 2009 5:02 am

Kuando Kubango
Governo reassenta mais de oito mil famílias nos municípios de Mavinga e Rivungo


Menongue
- O governo do Kuando Kubango reassentou, nos últimos meses, 8.314 famílias que viviam nas matas, sem o mínimo de condições de sobrevivência, nos municípios de Mavinga e Rivungo.
O facto foi relevado terça-feira pelo governador do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, quando falava na 6ª sessão ordinária do governo, tendo acrescentado que as mais de oito mil famílias congregam 49.506 individuos.
Segundo o governante, o plano prevê o reassentamento de cerca de 60 mil pessoas provenientes das principais áreas do recente conflito armado, tendo defendido maior empenho dos administradores comunais e municipais.
Para Eusébio de Brito Teixeira, é preciso que se trabalhe afincadamente para se levar o desenvolvimento nas comunas, onde tudo é carente, abrindo estradas, colocando luz , água, professores, enfermeiros e demais funcionários, que poderão melhorar o nível de vida das populações.
Por outro lado, o governador sublinhou que o partido maioritário em Angola, MPLA, traçou como prioritário a luta contra a pobreza e a fome, pelo que o Kuando Kubango deve lançar novas iniciativas que visam o relançar da actividade agrícola com carácter de rendimento, cuja meta é criar postos de trabalho e produzir alimentos suficientes que satisfaça as necessidades da região.
O responsável considerou ainda ser oportuno incentivar a pecuária e a produção de galináceos para melhorar a dieta alimentar da população, com mais de 700 mil habitantes, maioritariamente camponeses.
Na reunião, foram analisadas questões relacionadas com o processo de reassentamento das populações que estão nas zonas acima mencionadas, o grau de execução da directiva sobre a reparação e manutenção das vias terciárias da cidade de Menongue e o processo de infra-estruturas das reservas fundiárias do Estado.
Constaram igualmente da agenda, o grau de execução dos projectos de intervenção municipal, através da gestão financeira nas administrações, a apresentação do Programa de Investimentos Públicos (PIP) 2010, discussão e aprovação da proposta tarifária de consumo de água, o programa de actividades para 2010 das direcções provinciais, entre outras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 18, 2009 2:41 am

Kuando Kubango
Inaugurado centro médico das Irmãs do Santíssimo Salvador


Menongue
- Um centro médico com capacidade para quarenta camas e, afecto às Irmãs do Santíssimo Salvador da igreja Católica, na cidade de Menongue, foi inaugurado terça-feira pelo governador da província do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira.
As obras orçaram em noventa milhões de Kwanzas, um financiamento do governo provincial do Kuando Kubango e de outros doadores.
O estabelecimento possui cantina, consultório, farmácia, banco de urgência, laboratório, hemoterapia, sala de partos, bloco operatório, unidade de cuidados intensivos e outras áreas específicas.
A irmã superiora das Irmãs do Santíssimo Salvador, Emília Buendo, disse que o centro médico estará, doravante, aberto para todo o público, sobretudo para os mais carentes.
Segundo a irmã superiora, o centro está dividido em dois blocos, sendo um para internamentos, com oito salas, e outro para outros serviços.
Emília Buendo garantiu que a sua congregação vai prestar serviço sanitário com qualidade, apelando aos pacientes respeito e carinho para com os médicos.
O governador do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, disse que as igrejas são parceiras do governo e tem confiança que a instituição entregue vai servir a população local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 21, 2009 3:33 am

Kuando Kubango
Serviço de Bombeiros notifica 110 casos de incêndios em 2009


Menongue
- O Serviço de Bombeiros na província do Kuando Kubango notificou 110 casos de incêndios, em 2009, que resultaram na morte de um cidadão e no ferimento de outros sete, indica um relatório anual daquela instituição.
De acordo com o documento, entregue hoje à Angop, dos casos registados 64 foram por negligência, 19 causados por curto-circuito, 20 por fuga de gás e sete por fogo posto.
Informa que os casos verificados afectaram principalmente residências, viaturas diversas, geradores eléctricos, botijas de gás e uma central eléctrica, cujo local não foi indicada.
O mesmo relatório conta ainda que estes danos foram avaliados num total de quatro milhões e 590 mil kwanzas.
Segundo o documento, no período em referência foram igualmente registados 30 afogamentos, nos rios Kubia, Kubango, Kuebe e Cachimbas, que resultaram na morte de 23 pessoas e no salvamento de sete, nos municípios de Menongue, Mavinga, Kuito Kuanavale, Dirico e Kalai.
O Serviço de Bombeiros, naquela região do país, efectuou 866 assistências.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 23, 2009 4:47 am

Kuando Kubango
Cento e 53 estudantes terminam formação geral


Menongue
– Cento e 53 três estudantes formados em ciências físicas biológicas e económicas jurídicas, terminaram a formação no ano lectivo findo, no município de Menongue, sede da província do Kuando Kubango.
Segundo o director provincial do Ensino Geral, Inocêncio Tchikuata Herculano, a instituição escolar, os estudantes foram capacitados em matérias de especialidades de ciências físicas, biológicas e económicas jurídicas, estando prontos e preparados a ingressarem no mercado de trabalho.
“Em toda parte do mundo só se alcança um desenvolvimento sustentável com a formação integral do homem”, referiu o responsável que encorajou os finalistas a continuar com a sua formação académica a fim ingressarem nas faculdades, por considerar que o conhecimento não tem limite.
Inocêncio Tchikuata Herculano solicitou ao governo local a construção de uma nova escola, com uma localização geográfica aceitável, que corresponda com as condições adequadas que um estabelecimento escolar exige.
Desde a sua fundação, em 1986, a instituição já formou 3.430 alunos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 29, 2009 3:01 am

Kuando Kubango
INAC promove "Natal da Criança"


Menongue
- Mais de trezentas crianças, incluindo cinquenta da comunidade Khoisan, participaram hoje, em Menongue, província do Kuando Kubango, numa actividade denominada “Natal das Crianças Carentes”, promovida pela direcção local do Instituto Nacional da Criança (INAC).
A actividade, uma orientação da primeira-dama da província, Isaura Eusébio, foi realizada no largo Dr António Agostinho Neto, visou prestar apoio social e ambiente de convivência às crianças e decorreu sob o lema:”Natal é alegria; Façamos Crianças Felizes”.
As crianças, de diversas denominações, foram brindadas, pela primeira-dama do Kuando Kubango, com brinquedos diversos, bonés, bolachas, refrigerantes, entre outros bens.
Ao falar no acto, Isaura Eusébio disse que a criança representa a classe da sociedade mais frágil, pelo que os adultos têm a responsabilidade de velarem pelas crianças, pois é através dos actos dos adultos que elas se tornam amanhã o futuro da nação.
Segundo a responsável, este dia da família não deve servir só de festejo, mas também de reflexão, pensando sempre que, para os que têm muitos brinquedos, se recordem daqueles que não têm possibilidades para o feito.
Para Isaura Eusébio, o Natal deve passar por uma mudança de mentalidade, mais amor ao próximo, em que os adultos têm responsabilidades acrescidas, incutindo as crianças a respeitar os adultos.
Defendeu, por outro lado, mais atenção às crianças, criando programas de melhoramento das condições de vida social e económica, escolas com água potável, acesso à saúde, para melhor aproveitamento escolar, bem como a criação de programa educativos e recreativos.
De acordo com a responsável, é igualmente necessária a construção de parques infantis, incentivar a criança à leitura, a prática dos desportos, que ajuda não só a saúde mas também envolve a criança com outros petizes, ensinar o respeito ao bem público, em função da sua condição futura.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 31, 2009 2:24 am

Kuando Kubango
Mais 14 de milhões de Kwanzas arrecadados pelos serviços de registo civil


Menongue
- Catorze milhões, 914 mil e 980 Kwanzas foram arrecadados, este ano, pela conservatória do Kuando Kubango, resultantes de emolumentos pela execução de cinco mil e 773 actos efectuados, entre registos de adultos e de crianças e emissão de cédulas pessoais.
Os dados foram revelados terça-feira, pelo conservador provincial do registo civil, Lourenço Sacapa, tendo apreciado que dos registos efectuados destaca-se a emissão de cédulas pessoais, certidão narrativa, de casamento, do nascimento, acentos de óbitos, registo predial, entre outros documentos atendidos na conservatória de Menongue.
Sem precisar os valores monetários arrecadados no período anterior, Lourenço Sacapa disse que o ano que termina houve um aumento significativo nos emolumentos, apesar "de algumas dificuldades enfrentadas, para expandir o registo no interior do Kuando Kubango", província com nove municípios.
A "maior parte dos actos efectuados foi registo gratuito, isto é, de crianças dos zero aos cinco anos de idade”, explicou o responsável, quando fazia o balanço anual da actividade do sector.
O conservador Lourenço Sacapa manifestou a necessidade de se criar instalações próprias de conservatória do registo civil nos nove municípios da província, com o objectivo de expandir os seus serviços nestas municipalidades, em 2010, uma vez que funcionam apenas na cidade de Menongue, capital da provincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 04, 2010 4:12 pm

Kuando Kubango
Comemorações do 4 de Janeiro iniciam com inaugurações em Menongue


Menongue
- O acto das comemorações do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires de Repreensão Colonial, que teve o seu facto em 1961, será marcado em Menongue, província do Kuando Kubango, com as inaugurações, este domingo, de um posto de saúde e a residência dos enfermeiros, no bairro Sakahita, arredores da cidade capital.
Segundo um programa alusivo a data que a Angop teve hoje, sábado, acesso, as inaugurações de infra-estruturas afectas ao sector da saúde serão efectuadas pelo governador do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, com o testemunho dos membros do governo, convidados e a população beneficiária.
Segunda-feira, antes da partida à aldeia do Kuatiri, local que vai albergar o acto provincial e que dista a 30 quilómetros a leste de Menongue, Eusébio de Brito Teixeira procederá a deposição de uma coroa de flores ao túmulo de um soldado desconhecido.
Está ainda prevista, pelo governador provincial, a inauguração da direcção da cultura do Kuando Kubango.
No acto provincial para além do discurso do governador, serão proferidas mensagens dos antigos combatentes, órgãos de defesa e segurança, JMPLA e da Organização da Mulher Angolana (OMA).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 06, 2010 12:13 pm

Bairro Sacaheta tem posto de saúde
Imagem
O posto de saúde, que vai atender 30 a 40 pessoas por dia, foi inaugurado pelo governador Eusébio de Brito Teixeira
Os moradores do Bairro Sacaheta, no município de Menongue, província do Kuando-Kubango, têm, desde ontem, um posto de saúde e uma casa para os enfermeiros, no âmbito do Programa de Fundo de Gestão Municipal.
O posto de saúde tem ao seu serviço três enfermeiros. O edifício tem duas enfermarias, com quatro camas em cada uma, e duas casas de banho. A casa dos enfermeiros tem uma sala, dois quartos, uma cozinha e um quarto de banho.
As obras, orçadas em 17 milhões de Kwanzas, estivaram a cargo de duas empresas angolanas.
O acto de inauguração foi presidido pelo governador da província do Kuando-Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, que na ocasião disse que o centro médico vai ajudar a resolver os problemas de saúde dos moradores do Bairro Sacaheta.
Eusébio de Brito Teixeira pediu à população para conservar os bens e à Direcção Provincial de Saúde para prestar maior atenção ao fornecimento de medicamentos para o posto de saúde.
O governador agradeceu às empresas que em pouco tempo construíram os novos edifícios e pediu também aos enfermeiros para serem prestativos no atendimento dos doentes e estarem presentes no local de trabalho. O responsável do centro, Domingos Gabriel Cabinda, louvou o gesto do governo da província pela construção do posto de saúde que, como afirmou, “muita falta fazia à população do Bairro Sacaheta, que tinha que andar mais de 15 quilómetros para procurar assistência médica”. Domingos Cabinda informou que as doenças mais frequentes naquela área são a malária, pneumonia e bronquites.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 09, 2010 8:33 am

População entrega armas
Imagem
Entrega de material militar confere maior tranquilidade no seio dos cidadãos

No Kuando-Kubango, 488 armas de fogo de diversos calibres foram entregues voluntariamente pelos cidadãos durante o ano de 2009, de acordo com a comissão técnica provincial do processo de desarmamento da população civil.
Entre as armas agora entregues fazem parte 348 do tipo AKM, 53 G-3, 41 Mauser, 28 carabinas, sete FN, cinco RPD, três PKM e duas RPK.
Durante o ano de 2009, a comissão técnica procedeu à destruição de 1.679 armas em estado obsoleto, numa acção orientada pela ONG internacional Hallo Trust.
Foram ainda remetidos ao Tribunal Provincial nove processos-crime devido à posse ilegal e disparos com armas de fogo, com 14 autores detidos com faixa etárias que vão dos 23 aos 53 anos. Apanhados em flagrante delito, seis réus foram julgados e condenados à pena de três a seis meses de prisão.
Foi destruído um esconderijo de material letal na comuna do Licua, município de Mavinga, a 400 quilómetros da cidade de Menongue, onde se encontravam 260 minas de morteiro de 82 mm, 87 minas de morteiro de 60 mm, 67 projécteis de 35 mm, 25 projécteis de canhão B-10, 24 minas anti-tanque, oito canhões de 75 mm, sete lança dilagramas, quatro canhões B10, um canhão de tipo MSB-XHEP-30, uma granada de mão e um cano de Zu-23 mm com cem munições.
A comissão controla três esconderijos de material letal ainda não desactivados, na localidade do Lissivi, a 35 quilómetros da comuna do Licua, no município do Kuangar e na área do Diamacaluco, a Norte da sede do Cuito Cuanavale.
Desde o início do processo, em Abril de 2008, a comissão técnica provincial do desarmamento da população civil do Kuando-Kubango registou a entrega voluntária de 2.045 armas de diversos calibres.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 09, 2010 8:40 am

Milhares de pessoas tiveram apoio social
Imagem
Entre os donativos constam bens de primeira necessidade

A direcção provincial do Kuando-Kubango do Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS) assistiu, durante o ano de 2009, 80.789 pessoas com bens de primeira necessidade, revelou em Menongue a directora da instituição, Modesta Ngueve.
Em declarações ao Jornal de Angola, a directora do Ministério da Assistência e Reinserção Social sublinhou que dos assistidos constam 57.900 pessoas realojadas e portadoras de deficiência, 21.158 crianças em condições de vulnerabilidade, 1.099 pessoas repatriadas, vindas voluntariamente da Namíbia e da República Democrática do Congo (RDC), 548 idosos e 84 bebés do “projecto leite e papa”, que vivem com mães com dificuldades de amamentação.
Modesta Ngueve garantiu que o Ministério da Assistência e Reinserção Social vai continuar a apoiar as pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade, com vista o seu enquadramento na sociedade. Salientou que o Ministério da Assistência e Reinserção Social, nos próximos tempos, vai fazer a entrega de ferramentas para o auto-emprego a 1.054 pessoas portadoras de deficiência e idosos, estando neste momento a decorrer um ciclo de formação para os beneficiários, com vista a utilizarem devidamente os meios.
Modesta Ngueve realçou que os instrumentos fáceis de manusear foram já entregues às pessoas portadoras de deficiência e idosos dos municípios de Menongue, Mavinga e Cuchi. Modesta Ngueve disse que em casos de grande calamidade, o Ministério da Assistência e Reinserção Social precisa do reforço da comissão provincial de Protecção Civil com vista a acudir aos sinistrados, principalmente dos municípios de Kalai e Mavinga, onde tem havido maiores sinistros.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jan 09, 2010 12:27 pm

09-01-2010 5:34

Kuando Kubango
Órgãos judiciários recomendam extensão de centros de formação à população penal


Menongue
- Os membros dos órgãos judiciários do Kuando Kubango recomendaram, nesta cidade, à direcção provincial do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess) no sentido de estender os centros de formação profissional junto da população penal e ao centro “Mbembwa” - área de reeducação de menores, com vista a sua formação.
Segundo um comunicado de imprensa chegado sexta-feira à Angop, os participantes concluíram ainda a necessidade da direcção provincial da agricultura atribuir aos serviços prisionais de Menongue tractores agrícolas e respectivas alfaias ou prestar
assistência técnica para as suas actividades agrícolas.
Os membros dos ógãos judiciários propuseram ao executivo local maior celeridade no acabamento da direcção provincial de
Investigação Criminal e a reabilitação das respectivas celas.
Apelaram ao Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, no sentido de reforçar o número de magistrados do sector
na província, para corresponder ao elevado número de trabalho que actualmente se regista.
Recomendam ao governo no sentido de velar por um espaço para realojar os moradores adjacentes ao edifício da Direcção de
Viação e Trânsito (DVT) e ampliá-lo, para permitir a instalação de equipamento informático relativo à emissão de cartas de condução
e livretes informatizados, meios que já se encontram em posse da instituição.
Dentre outras preocupações, solicitaram à direcção da Justiça no sentido de proceder a divulgação, através do programa radiofónico, das formas de acesso aos serviços de registo civil.
A reunião ordinária e primeira do ano em curso, realizada na sala de audiências do Tribunal Provincial, foi orientada pelo juiz de
direito da referida instituição, João Pedro Kinkani Fuantoni.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANDO KUBANGO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 11, 2010 2:48 pm

Kuando Kubango
Mais de 20 efectivos dos Serviços de Bombeiros são patenteados


Menongue
- Vinte e nove efectivos do Comando Provincial de Serviços de Bombeiros no Kuando Kubango foram patenteados hoje, sexta-feira, a diversos graus, num acto presidido pelo delegado local do Ministério do Interior e comandante da Polícia Nacional, subcomissário Tomé Laureano Neto.
Dos patenteados constam dois chefes de 1ª classe, um da 2ª classe, três subchefes adjuntos, dois subchefes de 1ª classe, seis subchefes de 2ª classe, quatro subchefes de 3ª classe e onze cabos.
Ao falar no acto, Tomé Laureano Neto disse que é pela primeira vez no país e no Kuando Kubango, em particular, que se realiza um evento do género, pois trata-se de uma inovação nos Serviços de Bombeiros, no quadro de modernização do Ministério do Interior, em curso no país.
Assim, avançou o subcomissário, é mais uma responsabilidade acrescida aos efectivos patenteados e à direcção provincial do Comando dos Serviços de Bombeiros naquela região, que tem obrigação de ***prir com zelo e disciplina as missões pelas quais forem submetidas diariamente.
“Doravante o comportamento de todos os efectivos, quer dentro da corporação bem como fora dela, tem de ser exemplar, de disciplina, para que se fortaleça a coesão e a unidade de trabalho nos serviços de bombeiros”, sublinhou o comandante.
Defendeu, por outro lado, aos patenteados mais disciplina e que o trabalho a efectuar ao longo do ano em curso seja encarado com mais responsabilidade, que se vem notando um tempo a esta parte, para o bem dos efectivos e da direcção.
Participaram do acto membros do Ministério do Interior, do Comando da Polícia Nacional, dos Serviços de Bombeiros, entre outros convidados para o efeito.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANDO KUBANGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron