NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 5:13 pm

14-01-2011 16:22
Kwanza Norte
Instituto Médio Agrário distingue primeiros finalistas

Ndalatando
-
O Instituto Médio Agrário do Kwanza Norte (IMA) realiza neste sábado, em Ndalatando, uma cerimónia de outorga de diplomas aos primeiros 81 técnicos médios de agronomia, formados nas especialidades de produção vegetal e exploração florestal.
De acordo com uma nota entregue hoje, sexta-feira, à Angop, a cerimónia decorrerá em simultâneo com a entrega de certificados de fim de curso aos primeiros 84 alunos que frequentaram o curso básico de mecanização agrícola.
A atribuição de diplomas e certificados sucede a defesa dos trabalhos de monografia de fim do curso, mediante a apresentação de um tema de investigação científica e resultados do trabalho de campo.
Esse processo serve para a demonstração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, ao longo de três anos de formação.
A instituição matriculou, em 2010, 656 alunos, nos cursos médios e básicos de produção vegetal e exploração florestal, além de exploração florestal, dos quais 162 em regime de internato, assegurados por 42 docentes, entre os quais 19 estrangeiros, na maioria cubanos.
O IMA do Kwanza Norte possui 16 salas de aulas, três laboratórios, uma sala de informática, uma oficina de mecânica, biblioteca, enfermaria, uma cozinha industrial, uma central de tratamento de água e área administrativa.
Conta ainda com um campo de mais de 200 hectares para práticas agrárias e um internato com capacidade para mais de 100 alunos, uma área residencial para o corpo docente, além de um anfiteatro com 160 lugares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 01, 2011 4:55 pm

01-02-2011 15:16

Educação
Kwanza Norte regista aumento de alunos no sistema normal de ensino

Ndalatando
– Cento e onze mil alunos encontram-se inseridos no sistema normal de ensino para a frequência do ano lectivo/2011 a nível da província do Kwanza Norte, de acordo com o director provincial da Educação, Velhinho Joaquim de Barros.
Em declarações hoje à imprensa, Velhinho Joaquim de Barros aclarou que, dos alunos inscritos em vários subsistemas de ensino no presente ano lectivo, constam 38 mil estudantes matriculados pela primeira vez.
De acordo com a fonte, oitenta mil estão inseridos no ensino primário, que será assegurado por 3.874 professores.
Velinho de Barros disse que o sector conta com mil e 83 salas de aulas, das quais 50 deverão funcionar pela primeira vez.
O responsável frisou que no quadro da expansão do segundo ciclo do ensino médio, a província contará ainda com núcleos do Instituto Médio de Educação a funcionar, pela primeira vez, nos municípios Ambaca, Banga, Bolongongo e Lucala.
No quadro do reforço do quadro docente, Velhinho de Barros informou que o sector tem em vista a admissão de dois mil novos professores, no quadro do concurso público de admissão de quadros a ser realizado no decurso do presente ano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 8:23 pm

04-02-2011 3:20

Kwanza Norte
Jovens informados sobre o valor dos feitos do 4 de Fevereiro de 1961

Bolongongo
Pelo menos 100 jovens na vila de Bolongongo, sede do município com o mesmo nome, província do Kwanza Norte, foram informados quinta-feira sobre o valor dos feitos protagonizados pelos heróis do 4 de Fevereiro de 1961 para o alcance da
independência e da liberdade de que os angolanos desfrutam.
Os jovens foram capacitados numa palestra, inserida nas celebrações do50º aniversário do início da luta armada de libertação nacional, proferida pelo governador da província do Kwanza Norte, Henrique André Júnior, que até hoje, sexta-feira, trabalhará nas municipalidades de Bolongongo, Kiculungo e Samba Cajú.
Na vila do Bolongongo, o governador inaugurou três residências para funcionários administrativos e um parque infantil, reabilitado pela administração local com recursos financeiros do fundo de gestão municipal.
O governador Henrique André Júnior viajou nesta quinta-feira para os municípios de Bolongongo e Kiculungo (norte da província) para proceder à inauguração de diferentes empreendimentos sociais e presidir, sexta-feira, na vila de Samba Cajú ao acto politico que na província marcará o ponto mais alto das celebrações da data.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 08, 2011 11:27 pm

08-02-2011 15:01

Kwanza Norte
Município da Banga conta com um emissor de televisão de última geração

Ndalatando
-
O município da Banga, localizado a 170 quilómetros de Ndalatando (capital do Kwanza Norte), conta actualmente com um centro emissor de última geração, que vai garantir a expansão do sinal da Televisão Pública de Angola (TPA) a todas as comunas da região e aos municípios circunvizinhos.
Em declarações hoje à Angop, o director da TPA no Kwanza Norte, Florentino Setila, esclareceu que o emissor, montado numa elevação de mais de 1000 metros de altitude, tem uma capacidade de 50 watts e uma antena de 60 metros de altura que permite expandir o sinal televisivo num raio de mais de 30 quilómetros.
De acordo com o responsável, os primeiros ensaios do sistema permitiram a emissão do sinal dos canais 1 e 2 da TPA com elevada qualidade a todas as comunas do município da Banga e algumas localidades dos municípios da Samba-Cajú e Golungo-Alto.
Florentino Setila esclareceu que o centro emissor da Banga, cuja base são equipamentos de origem espanhola, constitui o segundo maior da província após o emissor de Ndalatando.
Informou que o sistema funciona de forma experimental a cerca de três meses e deverá ser inaugurado pela ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, no quadro de uma visita de dois dias que a responsável realizará à província do Kwanza Norte, a partir desta quarta-feira.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 11:03 pm

11-02-2011 14:42

Kwanza Norte
Ministra apela jornalistas a disseminarem a divulgação da Constituição

Ndalatando
-
A ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, apelou nesta quinta-feira, em Ndalatando, Kwanza Norte, aos jornalistas da província a divulgarem cada vez mais a Constituição angolana, para que os cidadãos possam melhor conhecer a sua importância para o país e o conteúdo que a mesma encerra.
Carolina Cerqueira, que falava num encontro com trabalhadores locais do sector, no quadro da sua visita de 48 horas, terminada na tarde do mesmo dia, fez lembrar que para melhor informar os cidadãos sobre as normas que regem a vida e as instituições do país, o Ministério da Comunicação Social leva a cabo desde o ano transacto um programa de disseminação da divulgação da Lei Magna.
No encontro em que participaram jornalistas e outros profissionais dos órgãos locais de comunicação social, a governante falou das apostas do seu pelouro, entre as quais destacou o amplo programa de modernização e digitalização dos órgãos de comunicação social públicos, presentemente em curso, visando responder aos desafios impostos pelo avanço tecnológico.
Durante a sessão de trabalhos que encerrou a visita de trabalhos ao Kwanza Norte, Carolina Cerqueira apelou aos jornalistas locais a contribuírem no processo de reconstrução e reconciliação nacionais através da produção e divulgação de conteúdos que caracterizem a educação para a saúde, para o trabalho e para a cidadania.
Instou os trabalhadores do sector a empenharem-se na elevação da sua formação académica e profissional e a pautarem cada vez mais pela assiduidade laboral, com vista a melhor corresponder às exigências que o trabalho impõe e contribuir para a elevação da organização dos serviços e consequente aumento do rendimento laboral.
A deslocação da governante ao Kwanza Norte inseriu-se no âmbito do périplo que efectua a várias regiões do país, visando a constatação do grau de funcionamento dos distintos órgãos de comunicação social.
Durante a estada na província, a ministra manteve um encontro com o governador Henrique André Júnior, com quem abordou questões relacionadas com o sector, bem como visitou as delegações locais da Angop, TPA, Edições Novembro, a emissora provincial da RNA e ainda a direcção local da Comunicação Social.
Uma deslocação ao município da Banga, que dista a 170 quilómetros de Ndalatando (sede da província), onde procedeu à inauguração de um centro emissor da TPA no quadro da expansão do sinal televisivo às demais regiões do Kwanza Norte constou também da agenda de trabalhos da governante.
Carolina Cerqueira, que se encontra já em Luanda, fez-se acompanhar ao Kwanza Norte de responsáveis do ministério e de representantes dos conselhos de administração das empresas públicas de comunicação social.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 5:26 pm

18-02-2011 14:26

Kwanza Norte
Incumprimento das normas de segurança em obras de construção civil preocupa autoridades

Ndalatando
-
O vice-governador do Kwanza Norte para a área técnica e infra-estruturas , Erlindo Lidador, manifestou-se hoje (sexta-feira), em Ndalatando, preocupado com o elevado grau de incumprimento das normas de higiene e segurança no trabalho, em algumas obras de construção civil na província.
Em declarações à imprensa, no final de uma jornada de campo direccionada a avaliação do grau de execução das várias obras sociais do governo em curso em Ndalatando, Erlindo Lidador disse que apesar de não se registarem ainda casos graves, o executivo local tem em vista a adopção de medidas com vista a inversão do actual quadro.
O responsável disse terem sido baixadas orientações aos empreiteiros de modo a se criarem melhores condições de protecção para os operários, com vista a prevenção de desastres que possam por em risco a integridade física ou a vida dos trabalhadores.
Entre as principais irregularidades constatadas, Erlindo Lidador apontou o não uso de botas, falta de capacete e luvas e inexistência de protectores de respiração, em locais susceptíveis de haverem objectos pontiagudos no chão e com riscos de inalação de produtos tóxicos.
Apesar do presente cenário, o vice-governador disse ter constatado igualmente que em alguns caos os operários se desfazem dos equipamentos de protecção por negligência.
Ainda no quadro da sua jornada de campo, o responsável avaliou o grau de execução das obras sociais em curso no município de Cazengo (sede provincial), nomeadamente a reabilitação do aeroporto de “Carianga”, a construção da nova maternidade provincial, da escola do primeiro ciclo do bairro dos Embondeiros, do futuro edifício das direcções provinciais, para além da reabilitação do pavilhão gimno-desportivo e do cine Ndalatando.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:19 pm

25-02-2011 16:42

Kwanza Norte
Mais de mil pessoas frequentam aulas de alfabetização no município de Ambaca

Camabatela
-
Mil e 380 pessoas, das quais 575 mulheres, frequentam no presente ano lectivo, aulas de alfabetização, no município de Ambaca, província do Kwanza Norte, informou hoje à Angop, na vila de Camabatela, o responsável local do sector, Teixeira Cawanda Baptista.
Segundo o responsável, o processo que decorre nas quatros comunas que compõe a municipalidade conta com o concurso de 24 alfabetizadores que ministram aulas na região, tendo os mesmos beneficiado recentemente de cursos de superação onde foram abordados temas como aulas e entrevistas, realização dos primeiros contactos e apresentação da escala de níveis.
Teixeira Baptista informou que a efectivação do programa de alfabetização no município conta com o apoio de outros parceiros como a Jmpla, OMA, Ascofa (Associação de ex-combatentes das FAPLA) e a congregação Dom Bosco, afecto a Igreja Católica.
Avançou que 704 populares incluindo 536 mulheres foram alfabetizados durante o lectivo 2010, num universo de mil 260 inscritos, tendo reprovado 246 e desistido 320, por diversas razões.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 7:44 pm

04-03-2011 12:15

Kwanza Norte
MPLA mobiliza população para a marcha da paz

Ndalatando
-
O Comité Provincial do MPLA no Kwanza Norte está a mobilizar os seus militantes e população em geral a participar sábado, 5 de Março, da marcha em prol da paz, um acto que decorrerá em todo país.
Em declarações hoje à imprensa, o secretário para a informação do Comité Provincial do MPLA, Manuel António Gaspar "Domina", disse que a referida marcha enquadra-se nas acções da organização direccionada à preservação da paz e unidade dos angolanos, devendo participar da mesma todos os cidadãos, sem excepção.
Manuel Gaspar disse que a marcha deverá percorrer as distintas artérias da cidade de Ndalatando, tendo como ponto de partida o antigo largo da "ETP", devendo os participantes vestirem-se de branco como sinónimo da vontade dos angolanos em preservar a paz, conquistada com muito sacrifício, pois custou a vida de muitos patriotas.
O responsável disse ainda que a referida marcha marcará o reconhecimento do desempenho do presidente da República, José Eduardo dos Santos, na liderança do país e alcance da paz e unidade nacional.
Ainda no quadro das actividades promovidas pelo MPLA, mais de uma centena de militantes participaram hoje de uma passeada destinada à recepção das delegadas da OMA que participaram no V congresso da organização decorrido em Luanda.
Na ocasião, a primeira secretária da OMA, Santa Simão Pedro, agradeceu a recepção e apontou a promoção da unidade das mulheres e o combate ao VIH-Sida como prioridades da organização para os próximos anos.
A mobilização das mulheres para a adesão ao ensino e alfabetização, o apoio aos esforços do governo para a reconstrução nacional e o resgate dos valores morais e cívicos foram ainda apontados pela responsável como novos desafios da OMA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 5:08 pm

18-03-2011 16:44

Kwanza Norte
Mais de 500 docentes podem ser admitidos

Ndalatando
O sector da Educação na província do Kwanza Norte dispõe de quinhentas e 94 vagas para novos professores do ensino geral, atribuídas este ano pelo Ministério da Educação.
Segundo o director provincial da Educação, Velhinho Joaquim de Barros, devem ser admitidos 343 docentes do ensino primário do sexto escalão, 100 do primeiro ciclo e 151 do segundo ciclo, perfazendo 594.
Apesar de constatar-se uma redução da quota atribuída à província, comparativamente ao ano 2010, o responsável referiu que os professores a serem admitidos vão contribuir para a cobertura de vagas, sobretudo das zonas rurais.
Aclarou, por outro lado, que a admissão de novos candidatos vai possibilitar que o sector dê prioridade ao preenchimento de vagas nos municípios do interior, por constituírem as regiões da província com maior carência de professores.
Garantiu que em parceria com as administrações municipais, o sector encontra-se empenhado na criação de condições, sobretudo residenciais, visando atrair um maior número de professores para os municípios do interior da província.
De acordo com um balanço provisório, referiu, o sector da educação na província tem matriculados, no presente ano lectivo, 108 mil alunos em vários níveis de ensino.
Estes são assegurados por três mil professores.
A província conta actualmente com quase quinhentas escolas, que compreendem 1400 salas de aulas.
Velhinho de Barros apelou a um maior engajamento dos quadros do sector no exercício da actividade docente e garantiu que a instituição continuará a trabalhar para elevar as actuais condições de trabalho, tendo apelado para um comportamento exemplar aos candidatos que forem apurados no novo concurso público.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 29, 2011 4:02 pm

[
color=#FF0000]Kwanza Norte
Governo promove concurso público para admissão de mais de mil novos funcionários

Ndalatando
[/color]
- Mil e 136 vagas constitui a quota atribuída pelos ministérios das Finanças e da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess) ao Governo da Província do Kwanza Norte para admissão de novos trabalhadores a nível de vários sectores da função pública.
A informação foi avançada hoje à imprensa, em Ndalatando, pelo director provincial da Administração Pública, Pedro Fula, que disse terem sido já abertos os processos de candidaturas a nível das várias instituições, faltando apenas o anúncio da data para a realização dos testes de admissão.
Pedro Fula aclarou que da quota atribuída ao governo do Kwanza Norte para admissão de novos quadros da função pública constam 594 vagas para o regime especial do sector da educação, 105 para o regime especial do sector da Assistência e Reinserção Social, enquanto 437 candidatos deverão preencher as vagas existentes ao nível do governo provincial e distintas repartições das administrações municipais.
No quadro do presente processo, referiu, o governo do Kwanza Norte foi igualmente contemplado com uma quota de mil e 150 vagas para o concurso público de promoção a nível do governo da província e onze para o sector do Assistência e Reinserção Social.
O responsável manifestou-se preocupado face a alguns constrangimentos que têm estado a obstaculizar o curso normal do presente processo, sobretudo relacionado com a falta de realização regular da avaliação do desempenho dos trabalhadores por parte de muitas empresas, atitudes que se traduzem em transgressão administrativa.
Perante tal realidade, o responsável revelou que o seu sector condicionou o processo de alguns candidatos que participam do concurso público de promoção de carreiras por falta da apresentação das fichas de avaliação de desempenho.
De acordo com o mesmo, os referidos constrangimentos que acarretam sérios prejuízos para os trabalhadores vai obrigar a Direcção Administração Pública a propor o afastamento de alguns responsáveis das áreas de recursos humanos, por negligenciarem o ***primento da avaliação regular do desempenho dos trabalhadores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:35 pm

Kwanza Norte
Aniversário da Escola Superior Pedagógica assinalado com entrega de certificados

Ndalatando
- A Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte comemorou o seu quarto aniversário na passada quinta-feira com a entrega de diplomas aos primeiros 227 bacharéis formados na instituição.
O ponto mais alto da cerimónia presidida pelo governador da província, Henrique Júnior, foi marcado com a entrega de diplomas aos alunos formados nas especialidades de Biologia, Física, Química, Educação de Infância, Português -Inglês e Português -Francês.
O evento resumiu-se ainda na distinção do governador da província, Henrique André Júnior, com um diploma de mérito pelo seu empenho em prol do desenvolvimento do ensino superior na região, seguido da atribuição de certificados de mérito aos sete alunos que mais se destacaram.
O governador Henrique André Júnior agradeceu o reconhecimento a si atribuído e referiu que a instituição universitária no Kwanza Norte vai evitar a fuga de quadros da região, muitas vezes justificada pela procura de oportunidades de formação académica noutras regiões do país.
Por seu turno, o secretário de Estado para o Ensino Superior, Adão de Almeida, referiu que o acto simboliza o esforço do governo de Angola em prol do desenvolvimento, da formação de quadros e de técnicos em diversas especialidades, que vão contribuir com afinco nas múltiplas tarefas de reconstrução do país.
Adão de Almeida espera que as várias instituições do ensino superior existentes em Angola continuem a envidar esforços para a elevação da qualidade dos seus serviços, quer em relação ao ensino, investigação ou serviços prestados à comunidade, os quais deverão ser feitos de maneira permanente, com vista ao alcance de uma esfera pedagógica com impacto cada vez mais forte.
O acto decorrido no Centro Cultural "Alda Lara", em Ndalatando, foi ainda abrilhantado por exibição de peças teatrais, poesias, cânticos religiosos, entre outros atractivos.
Presenciaram a cerimónia, distintos responsáveis do Ministério do Ensino Superior, membros do governo, estudantes, convidados e familiares dos quadros diplomados.
A Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte tem matriculados no presente ano académico perto de dois mil 423 alunos, sendo mil 863 do primeiro.
A instituição conta com 16 salas de aulas, contra as seis do ano académico transacto, e 52 professores, dos quais 23 expatriados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:34 pm

03-05-2011 12:47

Kwanza Norte
Administração de Cazengo oferece batas escolares a mais de 700 crianças

Ndalatando
- Uma actividade de solidariedade traduzida na entrega de 700 batas escolares a crianças carentes das escolas da aldeia do "Kirima do Meio " e do "bairro Carreira de Tiro", Kwanza Norte, foi promovida hoje, terça-feira, pela administração de Cazengo.
Na ocasião, a administradora municipal, Edviges de Jesus Ribeiro, disse que a actividade enquadra-se nas acções do seu Executivo, de apoiar e resolver os problemas sociais básicos que afectam as comunidades mais vulneráveis da circunscrição.
No quadro da sua actividade de campo, Edviges de Jesus Ribeiro procedeu a inauguração da capela da localidade da "Kirima do Meio", afecta ao Centro missionário "Nossa Senhora Rainha da Paz" da igreja católica, recentemente reabilitada.
A responsável esclareceu que a iniciativa da administração municipal insere-se no reforço da parceria entre o Estado e as comunidades religiosas e o reconhecimento do papel das igrejas no apoio às várias acções sociais do governo.
A reabilitação do templo, cujos custos não foram revelados, abarcou a substituição completa da sua cobertura, melhoria das paredes, aplicação de portas, janelas e bancos.
Por seu turno, o bispo da Igreja Católica no Kwanza Norte, dom Almeida Kanda, enalteceu o apoio prestado pela administração de Cazengo, sublinhando que a reabilitação da capela da localidade do "Kirima do Meio reveste-se de capital importância para o trabalho de evangelização, promovendo uma melhor actuação dos missionários no acompanhamento espiritual dos cristãos.
Ainda no quadro do programa de investimentos da administração de Cazengo, estão igualmente em curso na localidade do Kirima do Meio obras de reabilitação de um posto médico e a construção de uma escola.
Presenciaram o referido acto inaugural, presidido pela administradora municipal de Cazengo, Edviges Ribeiro, o bispo católico, dom Almeida Kanda, membros do governo, responsáveis da administração municipal, entidades eclesiásticas e outros convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 8:54 pm

12-05-2011 17:13

Kwanza Norte
Fornecimento de energia e água tende a melhorar

Ndalatando
- Um memorando de interacção foi rubricado nesta quinta-feira, em Ndalatando, entre o Ministério da Energia e Águas e o Governo do Kwanza Norte, visando melhorar a coordenação e o acompanhamento da execução dos projectos do sector em curso na província tendente ao melhoramento do fornecimento de energia e água.
O documento foi assinado durante um encontro entre delegações do sector e do executivo local, no âmbito da visita de 48 horas que a ministra da Energia e Águas, Emanuela Afonso Viera Lopes, efectuou ao Kwanza Norte.
Compreende, entre outras tarefas, a realização de diversas acções que visem o reforço da capacidade de abastecimento de água e energia às cidades de Ndalatando (sede da província), Dondo, no município de Kambambe e ainda as vilas municipais de Lucala, Samba-Cajú e Ambaca.
O memorando estabelece as acções a serem executadas por cada uma das partes, cronogramas e mecanismos para o acompanhamento do grau de implementação das tarefas nele inseridas.
Trata-se de uma acção enquadrada na estratégia do ministério que busca maior interacção entre o Governo central e os governos provinciais visando melhorar a coordenação e complementaridade na execução dos diferentes projectos em curso e em perspectivas e que visem o reforço das capacidades de produção e distribuição dos referidos serviços.
Durante a sua estada na província, a governante visitou diversos projectos do sector em curso, tendo constatado com satisfação o bom ritmo dos trabalhos de reabilitação e modernização do aproveitamento hidroeléctrico de Kambambe, cuja conclusão da primeira unidade geradora está prevista para Julho de 2011 e a segunda para Novembro do mesmo ano. A conclusão global da reabilitação da central está previsto para Agosto de 2012.
Na mesma senda, foi constatada a evolução positiva dos trabalhos, em curso, conducentes à expansão do sistema de abastecimento de água a Ndalatando (sede da província), cuja inauguração está prevista para o próximo dia 25 de Maio e da Vila do Lucala, com término previsto para Novembro.
Além destes, estão ainda em curso, no Kwanza Norte, outros projectos como o melhoramento da linha de transporte de energia e da rede de distribuição da cidade do Dondo, no município de Kambambe, abertura de furos artesianos e expansão da rede de iluminação pública aos bairros de Ndalatando e que mereceram igualmente a atenção da ministra Emanuela Viera Lopes, que regressou hoje a Luanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 12:53 pm

27-05-2011 10:26

Kwanza Norte
Acidente causa mortes e feridos no Morro do Binda

Ndalatando
- Duas pessoas morreram e 30 ficaram feridas em consequência do capotamento de um autocarro de passageiros, na última quinta-feira, no Morro do “Binda”, na estrada nacional número 230, que liga as províncias de Luanda/Malanje e leste do país.
Em declarações hoje à imprensa, o porta-voz do Comando Provincial do Serviço de Bombeiros e Protecção Civil, André da Costa, apontou o mau estado técnico da viatura, associado à negligência por parte do motorista como as principais causas do sinistro que envolveu um autocarro de passageiros com mais de 40 pessoas a bordo.
O mesmo referiu que, após o acidente, os sinistrados foram prontamente socorridos pelas equipas do Serviço de Bombeiros instaladas no local e evacuados para o hospital, onde duas pessoas acabaram por falecer.
O mesmo apontou o Morro do Binda, caracterizado por uma inclinação acentuada na ordem dos dez porcento e com precipícios em ambas as bermas, como o principal foco de acidentes na estrada nacional número 230 e apelou à prudência e observância das normas de trânsito por parte dos automobilistas como forma de se prevenirem os acidentes no referido local.
No quadro de um programa do Ministério do Interior encontra-se em construção, no Morro do Binda, um destacamento de prevenção rodoviária que abarcará uma infra-estrutura multidisciplinar capaz de responder, de forma integrada, às necessidades de prevenção e segurança rodoviárias, bem como de assistência diversificada às comunidades, alargando o seu âmbito de actuação a todas as áreas que irão ficar em pontos estratégicos da referida estrada nacional.
A infra-estrutura, cuja primeira pedra foi lançada pelo ministro do Interior, Sebastião Martins, em Abril último, agregará um conjunto de serviços e equipamentos que permitirão agir, com prontidão, tanto no caso de situações mais graves e de urgências, como nas ocasiões do quotidiano em que os cidadãos necessitam de assistência.
O referido destacamento terá posto de polícia, centro de estabilização, quartel de bombeiros e centro da protecção civil.
A referida obra, orçada em USD 1.350 mil (um milhão e trezentos e cinquenta mil dólares norte-americanos ), deverá ser concluída em oito meses.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:31 pm

02-06-2011 18:33

Kwanza Norte
Governador garante contínuo apoio aos órgãos de justiça

Ndalatando
- O governador do Kwanza Norte, Henrique André Júnior, reafirmou hoje, em Ndalatando (capital da província), a contínua disposição do seu executivo em apoiar as actividades dos órgãos de justiça, sobretudo na melhoria das infra-estruturas e garantia de melhores condições de acomodação para os magistrados.
Ao intervir durante a cerimónia de apresentação do novo procurador provincial, Domingos Joaquim, o governante manifestou a disposição do seu executivo em continuar a cooperar com os órgãos de justiça na melhoria das condições de trabalho dos magistrados, sobretudo do ramo militar que funcionam actualmente num edifício que não oferece dignidade para os quadros do sector.
Henrique Júnior congratulou-se com o facto da procuradora provincial cessante, Inocência Mendes Adão, ter sido nomeada para exercer novas funções junto da Procuradoria Geral da República, facto que demonstra que a mesma tenha merecido uma elevada confiança junto da estrutura superior da magistratura do Ministério Público.
O governador solicitou do novo procurador maior colaboração com os órgãos do governo e apelou a sinceridade, zelo, dedicação e acima de tudo a observância da humildade no âmbito do exercício das suas novas atribuições.
Com vista a proceder a apresentação do novo procurador provincial às autoridades do governo local, chegou na manhã de hoje ao Kwanza Norte o adjunto do procurador geral da República e acompanhante do Kwanza Norte, Adão Adriano António.
O novo procurador provincial da República no Kwanza Norte, Domingos Joaquim "Kindombe", foi nomeado em substituição de Inocência Mendes Adão que exerceu as mesmas funções durante onze anos e que vai agora desempenhar o cargo de responsável do departamento de prevenção e combate à corrupção, criado recentemente junto da Procuradoria Geral da República.
Até à data da sua nomeação, o novo procurador provincial do Kwanza Norte, Domingos Joaquim, de 40 anos de idade e licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto, exerceu as funções ***ulativas de procurador provincial adjunto e de procurador municipal de Kambambe.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANZA NORTE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron