NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 7:50 pm

04-07-2011 17:05

Kwanza Norte
Cidadãos preocupados com o aumento da delinquência nos estabelecimentos de ensino

Ndalatando
– Os cidadãos de Ndalatando, capital do Kwanza Norte, manifestam-se preocupados com o surgimento de grupos de marginais que estão a espalhar o pânico nos estabelecimentos de ensino, mediante a realização de actos de vandalismo e agressões físicas contra professores e alunos.
Em declarações à Angop, professores, estudantes e encarregados de educação mostram-se preocupados com a actual situação e solicitam o reforço do policiamento junto das instituições escolares, sobretudo no período nocturno, de modo a se inverter o actual quadro.
O director escolar, Manuel Pedro Gomes, destacou a necessidade do reforço do policiamento junto das escolas pelo facto de se constatar o surgimento de grupos organizados que vandalizam as instituições de ensino, quebrando as portas e janelas, chegando mesmo a apedrejar os professores e alunos durante as aulas, sobretudo no período nocturno.
Já o professor Jorge Narciso, também preocupado com a falta de segurança escolar, frisou que os professores são intimidados e muitas das vezes interrompem as aulas devido ao clima de insegurança.
Informou que durante a invasão das unidades escolares, os referidos indivíduos se fazem acompanhar de objectos contundentes visando intimidar os professores e alunos.
Por seu turno, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, intendente Gaspar José, disse que a corporação se encontra empenhada no reforço do policiamento junto das instituições de ensino, onde foram já colocadas algumas brigadas móveis visando devolver o sentimento de segurança aos docentes e estudantes.
O policial disse terem sido já desmantelados alguns grupos organizados que instalavam o pânico nas escolas, garantindo que a polícia continuará a reforçar a cooperação com as direcções de ensino, encarregados de educação e alunos para a denúncia das acções que perturbam a ordem e tranquilidade públicas.
Ainda no quadro das acções direccionadas ao combate à delinquência e vandalismo das unidades escolares, o governo provincial do Kwanza Norte traçou uma estratégia direccionada a construção de muros de vedação em algumas unidades escolares da cidade de Ndalatando, de modo a garantir uma maior segurança aos utentes das mesmas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:49 pm

09-07-2011 9:45

Kwanza Norte
Desactivados diversos materiais de guerra

Ndalatando
-
Mais de cem engenhos explosivos e diverso material de guerra desactivado foram destruídos na sexta-feira, durante uma cerimónia presenciada pelo governador provincial em exercício, José Alberto Quipungo.
Enquadrado no programa de desminagem do perímetro adjacente ao aeroporto de "Carianga", no município de Cazengo (província do Kwanza Norte), para a reabilitação e ampliação do mesmo, a acção foi executada pela brigada especial de desminagem da casa militar da presidência da República.
A acção iniciou em Março de 2008 e abarcou a desactivação e consequente destruição de 61 bombas de 82 milímetros, 83 de 60 milímetros, uma de 120 e outras dez de canhão de 100 milímetros.
Dos artefactos destruídos, constam ainda 500 armas do tipo "AKM" e cem carregadores do mesmo tipo, 30 "PKM e G-3, uma lança roket, 32 fuzis de 82 milímetros e seis bombas "M-200".
Igualmente seis minas anti-pessoais de tipo "ponze" e "M-75", dezoito projécteis de RPG-7, quatro bombas de canhão B-10, dois roketes, 17 granadas de mão "F-1" e "RDG-5", 28 munições de 23 milímetros, entre outros artefactos metálicos, foram totalmente eliminados.
De acordo com o comandante da brigada especial de desminagem, coronel Sebastião Manuel, a operação permitiu libertar do perigo de minas um perímetro de cerca de um milhão e 300 mil metros quadrados, adjacente ao aeroporto de Carianga.
A cerimónia foi ainda marcada pela assinatura de um memorando que marcou a entrega oficial do perímetro desminado ao governo provincial.
A cerimónia foi presidida pelo governador do Kwanza Norte em exercício, José Alberto Quipungo.
O projecto de requalificação do aeroporto de Carianga prevê a extensão da pista para 30 metros de largura e 2 mil 120 metros de ***primento, a construção de um hangar com capacidade para quatro aviões, duas unidades do corpo de bombeiros, um stock de combustível, modernização e ampliação da placa de apoio à descolagem e aterragens de aeronaves, para além de um parque de estacionamento de viaturas.
As obras previstas para Novembro do ano em curso, consta de um programa do Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic) orçadas em USD 57 milhões.
Após a conclusão da empreitada, o aeroporto de Carianga, localizado a sete quilómetros de Ndalatando (capital da província), poderá receber quatro aeronaves comerciais do tipo Fokker-50, correspondente a 100 usuários por hora.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:32 am

Kwanza Norte
Jovens Metodistas doam sangue ao hospital de Kambambe

Dondo
- Dezanove jovens afectos à Igreja Metodista Unida de Angola doaram hoje, nove mil e 500 mililitros de sangue ao hospital municipal de Kambambe, província do Kwanza Norte, visando atenuar a carência do líquido vital verificada naquela unidade sanitária.
A doação enquadrou-se nas actividades comemorativas do 59º aniversário da juventude metodista de Angola, assinalado a 4 de Julho corrente e que deu início a um ciclo de doações quadrimestrais em que se pretende juntar 200 dadores daquela confissão religiosa.
Segundo o director distrital dos jovens metodistas no Kwanza Norte, Francisco Domingos Januário que dirigiu a actividade, a oferta serviu de incentivo à comunidade sobre a necessidade de apoiar o hospital municipal, tendo em conta as dificuldades que este enfrenta no que concerne à aquisição de sangue.
Sendo um líquido vital, o espírito da sua disponibilização opõe-se à prática de comércio, feita por muitos dadores, revelou Francisco Domingos Januário, que apelou aos jovens de diferentes extractos sociais a aderirem a causa que constitui um gesto solidário para salvar vidas.
Para Deolinda Francisco, responsável do centro de hemoterapia do hospital, a acção vai atenuar a gritante escassez de sangue verificada no bloco operatório, pediatria e no banco de urgência onde são registados muitos casos resultantes de acidentes de viação.
Aconselhou a sociedade a se mobilizar para o mesmo gesto que disse ser normal para qualquer pessoa da faixa etária dos 18 aos 60 anos, com peso mínimo os 50 quilos, isenta de práticas nocivas à saúde humana como o uso excessivo de álcool, o exercício de serviços forçados e à perda de noites.
Referiu que a doação sanguínea pode ser feita trimestralmente.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:06 pm

Kwanza Norte
JMPLA promove excursão às quedas de Kalandula

Ndalatando
- A organização juvenil do MPLA (JMPLA) no município de Bolongongo, Kwanza Norte, promoveu neste fim-de-semana uma excursão às quedas de Kalandula, situada no município com o mesmo nome, província de Malanje, em alusão a mais um aniversário do presidente do partido e da República, José Eduardo dos Santos, a assinalar-se no dia 28 de Agosto.
De acordo com o primeiro secretário municipal do Bolongongo da JMPLA, Adelino Domingos Cawessa, em declarações à Angop, em Samba-Cajú, a actividade realizada em conjunto com a secção da Juventude e Desportos do município insere-se no quadro das actividades comemorativas do sexagésimo nono aniversário do Presidente da República e visou a troca de experiências com jovens da organização do município e conhecer as potencialidades turísticas e culturais da região.
Adelino Cawessa, que também coordenou a actividade, disse ainda que o acto, com a duração de dois dias, marca igualmente a abertura, no município, da jornada patriótica e de solidariedade da JMPLA que visa demonstrar o contínuo apoio dos jovens locais ao presidente do partido e da república, José Eduardo dos Santos.
Avançou que o evento serviu também para o reforço da unidade e amor ao próximo, bem como da solidariedade com a população da região.
Durante a excursão, os participantes confraternizaram com os jovens locais e participaram igualmente em acções comunitárias.
Participam da excursão mais de 50 jovens, entre dirigentes, quadros e militantes da organização.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 4:52 pm

Kwanza Norte
Golungo-Alto investe mais de 27 milhões de kwanzas em água potável

Ndalatando
- A Administração Municipal do Golungo-Alto, província do Kwanza Norte, investiu, este ano, mais de 27 milhões de kwanzas em projectos de construção do sistema de captação e distribuição de água potável para a população da vila municipal, no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
Segundo o administrador municipal do Golungo-Alto, Cirilo Matias Mateus, que revelou hoje o facto à Angop, a iniciativa permitiu à abertura de dois furos artesianos que possibilitaram a construção de três chafarizes nos bairros do Beta e Canaúlo, arredores da vila.
Fruto desta acção, mais de nove mil habitantes da sede municipal e bairros da periferia estão a beneficiar de água potável, referiu o administrador, reconhecendo que até ao princípio do primeiro semestre deste ano, a população da localidade enfrentava dificuldades no abastecimento do referido líquido.
Cirilo Mateus garantiu ainda que estão igualmente em curso a abertura de mais um furo artesiano e a construção de quatro chafarizes para servir os habitantes das zonas de Kiaposse, Morro da Bomba e Tunda Sangi, no quadro de um plano de emergência da Secretaria de Estado das Águas que visa aumentar as capacidades de distribuição de água na periferia da sede do município e diminuir as dificuldades de abastecimento do referido líquido.
Dos projectos em curso ressaltou também a construção de mais pontos de água nas comunas de Cambondo e Kiluanje, estes financiados, por sua vez, pelo Programa de Investimentos Públicos do governo da província.
Cirilo Mateus informou ainda que, através do projecto "Água para todos", está também em curso a elaboração de um programa director que visa a melhoria do abastecimento de água ao município e que vai permitir, após a sua implementação, a distribuição domiciliar do referido liquido em toda extensão da vila.
De acordo ainda com o mesmo, o aludido plano director avalia a possibilidade da captação de água a partir do rio Zenza ou do Luinha que distam a 24 e 10 quilómetros da vila, respectivamente, com a única diferença de o primeiro ter maior caudal em relação ao segundo.
Com uma superfície de mil, 989 quilómetros quadrados, Golungo-Alto é um dos 10 municípios da província do Kwanza Norte e tem uma população estimada em 18 mil 293 habitantes, maioritariamente camponesa. Possui três comunas, nomeadamente, Cambondo, Cerca e Kiluanje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:33 pm

Kwanza Norte
Investidos mais de 80 milhões de kwanzas em obras sociais

Ngonguembo
- Oitenta e nove milhões e 250 mil kwanzas foram investidos no primeiro semestre deste ano na construção e reabilitação de infra-estruturas sociais no município do Ngonguembo, província do Kwanza Norte, no âmbito do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza.
A informação foi avançada hoje à Angop pelo administrador municipal local, Mateus André Garcia, frisando que o valor em causa foi gasto na construção de dois postos de saúde e uma escola primária na comuna de Camame, uma residência para técnicos, na vila do Quilombo dos Dembos (sede municipal).
Foram igualmente reabilitados a escola do II ciclo, número 247, a residência do administrador e do seu adjunto, assim como uma casa de passagem.
Mateus André Garcia disse estar igualmente em curso outras obras inseridas no quadro dos investimentos públicos do governo da província, tais como a construção de residências para o administrador municipal adjunto, comandante e segundo comandante municipais da Polícia Nacional, bem como a construção de um novo edifício para albergar o comando da polícia.
Acrescentou que os investimentos em curso na região abrangem também acções de melhoria da distribuição de água potável à população.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:20 pm

03-10-2011 16:02

[size=150]Kwanza Norte
Comités de controlo da morte materna e infantil revelam eficácia

Dondo[/size
] - Os comités municipais institucionais de controlo das mortes materna e infantil, criados nos diferentes municípios de Angola, revelam-se num modelo adequado para a prevenção da saúde da mulher antes, durante e após o parto, disse no Dondo, província do Kwanza Norte, a responsável do departamento de saúde reprodutiva do Ministério da Saúde, Inês Leopoldo.
Inês Leopoldo fez a afirmação no termo de uma visita de constatação ao município de Kambambe, província do Kwanza Norte, tendo adiantado que o sistema elaborado pelo Ministério Saúde está a permitir o controlo e combate de muitos factores anteriormente causadores das mortes de mães e de bebés, por altura do parto ou nos primeiros cinco anos de vida.
Os resultados alcançados na protecção da mulher grávida, da parturiente e do recém-nascido implicam o apetrechamento das unidades de referência criadas em algumas regiões do país, sobretudo no município de Kambambe, que possui um centro moderno no Dondo, e que carece de reforço com recursos humanos, meios técnicos e autonomia financeira à altura das suas necessidades, adiantou.
Neste centro, o MINSA está a implementar um sistema de monitoramento, visando dotá-lo de condições técnicas e humanas, capazes de responder em primeira instância todos os casos que ocorram nas cercanias, sempre que comunicadas às autoridades sanitárias, à semelhança de algumas unidades das províncias de Malanje e de Luanda.
A par desta autonomia, Inês Leopoldo ressaltou a prossecução do trabalho dos referidos comités no contacto permanente com as comunidades, para a educação reprodutiva, sobre a necessidade da procura dos serviços de saúde em primeira instância pelo grupo alvo, antes do agravamento de qualquer sintoma e ainda a investigação e prevenção de eventuais causas de mortes intra ou
extra hospitalares.
Sem precisar números, revelou que fruto das primeiras intervenções junto das comunidades, nos últimos dois anos as estatísticas apontam para uma redução considerável de morte do grupo alvo, comparativamente ao número de mortes de há três ou quatro anos.
Os comités municipais institucionais de prevenção da morte materna e neonatal são órgãos criados pelo Ministério da Saúde, cuja acção está direccionada na educação reprodutiva da mulher, investigação das causas de mortes da mulher durante o ciclo reprodutivo, assim como da criança desde o nascimento até aos cinco anos de vida.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:27 am

Kwanza Norte
Processo de actualização do registo eleitoral chega ao Bolongongo

Ndalatando
- O município do Bolongongo, Kwanza Norte, conta desde segunda-feira última com uma brigada para a reconfirmação do registo eleitoral dos cidadãos da região, no quadro do programa da direcção provincial dos Registos destinado a extensão do processo a todos os municípios da província.
Com esta abertura, eleva-se para onze o número de brigadas, das doze previstas a serem instaladas em toda a província, segundo afirmou hoje, sábado, o director provincial dos registos, Venâncio Manuel da Silva, num encontro com as autoridades do município que serviu para a análise do andamento do processo de actualização do registo eleitoral na circunscrição.
Na ocasião, o responsável apelou a contribuição das autoridades tradicionais, líderes religiosos e membros de organizações políticas no sentido de mobilizarem os cidadãos para a adesão massiva ao referido processo, que vai habilitar os cidadãos a participarem no processo de votação nas eleições gerais de 2012.
Por seu turno, o responsável para o registo eleitoral no município, Noé Paulo Malundo, afirmou que o referido processo de reconfirmação no município está a ser assegurado por cinco brigadistas, tendo qualificado de positiva a adesão dos cidadãos ao referido processo, em que deverão participar todos os cidadãos com idade eleitoral, incluindo aqueles que completam 18 anos até Dezembro do ano em curso.
Localizado a 150 quilómetros de Ndalatando (capital da província), o município do Bolongongo conta com uma superfície territorial de mil e 61 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 30 mil habitantes, maioritariamente camponesa. ~
É constituído por duas comunas, nomeadamente Terreiro e Kikiemba.
O processo de actualização do registo eleitoral a nível do Kwanza Norte contará com 12 brigadas, a serem instaladas a nível dos dez municípios, que serão asseguradas por 60 brigadistas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:17 am

Kwanza Norte
Aberto mercado rural no município de Golungo-Alto

Ndalatando
- Os produtores de café na província do Kwanza Norte começaram, sexta-feira, a vender o produto, com a abertura de um mercado rural no município do Golungo-Alto.
Na abertura do mercado, o vice-governador do Kwanza Norte para os serviços técnicos e infra-estruturas, Ernesto Erlindo Lidador, referiu que o mercado direccionado ao café vai servir de incentivo a produção e à comercialização do produto, às grandes empresas do ramo.
Apontou a criação de mercados rurais como um factor capaz de contribuir na resolução da problemática do escoamento dos produtos agrícolas, ao permitir a comercialização da safra das famílias camponesas.
Lembrou que têm sido feitos esforços, para melhorar as vias de acesso, tendo em vista a melhoria da circulação de pessoas e bens e solicitou aos cafeicultores colaboração para com as autoridades para terem acesso ao micro créditos de campanha agrícola e poderem desenvolver o sector.
O director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fernando Humberto Mesquita, disse que a abertura do primeiro mercado rural na província proporcionará aos agricultores da região, oportunidades para comercialização dos seus produtos e elevarem deste modo os seus rendimentos.
O mercado conta com a participação de 90 cafeicultores, todos do município do Golungo-Alto, que prevêem comercializar 70 toneladas de café que se encontravam armazenadas na circunscrição, desde 2010.
Na iniciativa participam também comerciantes do Uíge, Bengo e agentes das empresas “Procafé” e “Cafangol”, que se deslocaram no recinto com o objectivo de comprarem o referido produto.
A feira, a primeira do género no Kwanza Norte, enquadra-se nos esforços do governo da província que visam a criação de condições para a comercialização dos produtos agrícolas, evitando deste modo a sua deterioração no campo por dificuldades de escoamento.
Além do café, nela estão expostos produtos hortícolas, como banana, feijão, mandioca, milho, ginguba, frutas, entre outros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:21 pm

Kwanza Norte
Ruas da cidade de Ndalatando beneficiam de nova sinalização de trânsito

Ndalatando
- As ruas de Ndalatando, sede da província do Kwanza Norte, estão a beneficiar, desde Outubro, de uma nova sinalização de trânsito, enquadrado no programa de melhoria das infra-estruturas da cidade, visando disciplinar a circulação automóvel.
O vice-governador para os serviços técnicos do Kwanza Norte, Erlindo Ernesto Lidador, lembrou que as ruas da cidade de Ndalatando beneficiaram já de obras de requalificação, com a colocação de um novo tapete asfáltico, lancis e passeios.
Segundo o responsável, a colocação de sinais verticais e horizontais nos pavimentos vai melhor regular o trânsito na cidade.
O responsável avançou que depois de concluídos os trabalhos de colocação dos referidos sinais, muitas ruas vão mudar o sentido de circulação, facto que vai ajudar a melhorar a circulação rodoviária na cidade e proporcionar maior segurança aos peões.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:24 pm

06-12-2011 11:48

Educação
Kwanza Norte contará com nova escola do ensino especial

Ndalatando
– A província do Kwanza Norte vai contar a partir do próximo ano lectivo, com uma nova escola do ensino especial dotada de cinco salas de aulas e capacidade para albergar 200 alunos.
A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, pela responsável do departamento do ensino especial afecto à Direcção Provincial da Educação, Maria Aldina de Frias.
A responsável esclareceu que a construção da escola visa conferir maior dignidade e melhores condições de aprendizagem aos alunos com necessidade educativas especiais, bem como para os professores especializados para o efeito.
Maria Aldina revelou que o sector da educação na província, controla actualmente 719 alunos com necessidades educativas especiais, matriculados no ensino primário e Iº ciclo, a maioria dos quais assolados por transtornos de conduta, deficiências visuais e de linguagem.
Esclareceu que o sector conta apenas com salas do ensino especial no município de Cazengo (sede provincial) asseguradas por 17 professores, sendo nove do ensino primário e oito do primeiro ciclo.
Nos demais municípios, referiu, por falta de condições de ensino aliada a inexistência de professores especializados, os alunos com necessidades educativas especiais assistem aulas nas mesmas condições que os estudantes do ensino normal.
Aldina Caetano revelou a falta de meios de trabalho específicos, como máquinas braille e seus componentes, para além de outras condições indispensáveis, como principais problemas da actividade do ensino especial na província.
A responsável recordou que o sector conta actualmente com uma única máquina braille, numa altura em que o sector controla mais de setecentos alunos inscritos no sistema de ensino especial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:25 pm

Kwanza Norte
Dondo preparado para acolher acto provincial do 10 de Dezembro

Dondo
- A cidade de Dondo, sede do município de Kambambe, província do Kwanza Norte, tem já criadas as condições para acolher o acto central provincial das celebrações do 55º aniversário da fundação do MPLA, a assinalar- se no próximo dia 10 de Dezembro.
Segundo declarou hoje à Angop o primeiro secretário municipal de Kambambe do partido, António Damião, mais de quinze mil militantes desta formação política, na circunscrição, participam dos festejos e dos preparativos do acto provincial que será marcado pela realização de um comício neste sábado, no largo “4 de Fevereiro, da cidade do Dondo”.
Presentemente decorre o processo de distribuição de propaganda do partido, decoração e ornamentação de vários recintos com as cores do MPLA, bem como a mobilização de meios para o transporte dos militantes das quatro comunas de Kambambe, mormente, Dange Ya Menha, São Pedro da Quilemba, Massangano e Zenza do Itombe, para o acto.
“Sendo uma data memorável do partido que ao longo de vários anos se bateu para a melhoria das condições de vida dos angolanos, vamos saudar a data com muita alegria e juntar esforços para o continuo crescimento e implantação das estruturas do MPLA aí onde exista um único cidadão", garantiu António Damião.
No Kwanza Norte, o programa de actividades políticas, patrióticas, culturais e desportivas em saudação aos 55 anos de fundação do MPLA decorre desde Agosto transacto, altura em que foi apresentado, em Ndalatando, aos dirigentes, responsáveis, quadros e militantes do partido.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:17 pm

12-12-2011 15:44

Kwanza Norte
Fiéis católicos defendem maior divulgação da lei contra a violência doméstica.

Ndalatando
- Os participantes à 16ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Igreja Católica no Kwanza Norte, encerrada hoje (segunda-feira), em Ndalatando, concluíram a necessidade de uma maior divulgação da lei contra a violência doméstica, visando o reforço do combate ao referido flagelo, apontado como uma das principais causas da desestabilização e desunião das famílias.
A referida assembleia anual presidida pelo bispo da diocese de Ndalatando, dom Almeida Kanda, sob o lema “Família e Reconciliação”, concluiu ainda a necessidade da igreja empenhar-se continuamente na mobilização das famílias para a cultura dos valores fundamentais da justiça, do perdão e do diálogo, visando o reforço da coesão e unidade entre os angolanos.
A necessidade da mobilização da juventude para maior decência no modo de vestir, de falar e de estar e consequente uso correcto dos meios de comunicação social constam igualmente das conclusões do evento, decorrido de 6 a 12 do mês em curso.
Os participantes defenderam ainda a necessidade do reforço dos valores religiosos nos lares, por via da criação de um ambiente sadio conservado e inculcado nos valores evangélicos e na prática da boa convivência.
A assembleia, que contou com a participação de 120 delegados das nove paróquias da diocese de Ndalatando, abordou, entre outros temas, “A família e a aliança”, “violência doméstica”, “ A família como escola dos valores evangélicos” e “ A arte de bem viver em comunidade”.
A assembleia diocesana de pastoral constitui um evento de carácter anual promovido pela Igreja Católica e presidida pelo bispo local, destinado a reunir os cristãos para debate e reflexão em torno de vários temas sociais com reflexos na vida dos cristãos, de modo a se encontrarem soluções para os vários problemas que afectam a igreja e a sociedade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:25 pm

14-12-2011 16:36

Kwanza Norte
Golungo-Alto vai beneficiar de energia eléctrica de Kambambe

Ndalatando
- O município do Golungo-Alto, província do Kwanza Norte, poderá beneficiar a partir de 2012 do fornecimento permanente de energia eléctrica produzida a partir das barragens de Kapanda e Kambambe.
A informação foi avançada hoje à imprensa pelo administrador municipal do Golungo-Alto, Cirilo Matias Mateus, que adiantou encontrar-se já em curso, a nível da subestação de energia de Ndalatando, a construção do sistema que vai permitir distribuir electricidade àquele município.
A nível local, informou, a administração fez já o levantamento do sistema de transportação e de distribuição domiciliar, para que até a altura da conclusão dos trabalhos o fornecimento seja feito sem qualquer sobressalto.
Cirilo Matias Mateus esclareceu que o investimento enquadra-se num projecto do governo provincial e que vai contribuir para elevar o desenvolvimento do município, que poderá contar com o fornecimento permanente de energia eléctrica e consequentemente a instalação de várias unidades fabris.
Após a conclusão do referido projecto, o Golungo-Alto será o sexto dos 10 municípios do Kwanza Norte a beneficiar do fornecimento permanente de energia eléctrica a partir das barragens de Kapanda e Kambambe, após as regiões de Kambambe, Cazengo (sede provincial), Lucala, Samba-Cajú e Ambaca.
Em termos de fornecimento de energia eléctrica, a província do Kwanza Norte conta com uma subestação no município do Lucala, destinada a receber corrente eléctrica a partir de Kapanda e consequentemente transferir 220 KV da sua capacidade para a subestação do Maquela do Zombo (Uíge).
O transporte de energia para a subestação do Maquela do Zombo está a permitir a distribuição de electricidade às regiões localizadas ao longo da linha de transportação - Pambos de Sonhi, Samba-Cajú e Ambaca, na província do Kwanza Norte, bem como Negage e Uíge, na província do Uíge.
Antes da linha de transportação de Kapanda, a província do Kwanza Norte sempre foi beneficiária com electricidade produzida a partir da barragem de Kambambe, localizada no município com o mesmo nome.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 4:10 pm

16-12-2011 16:32

Kwanza Norte
Programa Crédito Agrícola domina debates de programas municipais

Ndalatando
- A implementação do programa Água para Todos e as estratégias de implementação e execução do Crédito Agrícola foram dois dos temas debatidos, hoje de manhã, no terceiro encontro de balanço e programação para 2012 dos Programas Municipais Integrados de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza (PMIDRCP), aberto quinta-feira em Ndalatando, Kwanza Norte.
A sessão de trabalhos do período da manhã foi ainda dedicada à discussão das estratégias de mobilização e concertação social e de desenvolvimento local, tendo os debates da tarde iniciado com a apresentação, para posterior aprovação, dos planos de acção para 2012, de cada uma das 18 províncias do país.
Estão ainda reservados para hoje discussões em torno das "Matrizes de relatório trimestral e anual e de base de dados para a sistematização dos indicadores do PMIDRCP".
As regras de execução financeira dos Programas Municipais Integrados de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza de 2012 serão também discutidas na reunião que deverá encerrar ainda hoje.
O encontro aprovou já o relatório anual de 2011 do PMIDRCP, tendo sido igualmente apresentado o diploma que estabelece o regime de delimitação e coordenação da actuação da administração central e local do Estado, bem como aprovado o regimento interno das Unidades Técnicas dos Programas de Luta Contra a Pobreza (UTPLCP).
"Os objectivos de desenvolvimento do milénio e os programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza", “Descentralização e inserção de programas sectoriais e provinciais dentro dos PMIDRCP” e "Merenda Escolar" são temas já debatidos.
Orientado pela secretária do Presidente da República para os assuntos sociais, Rosa Pacavira, o encontro é presenciado pelo governador Henrique André Júnior, vice-governadores das 18 províncias do país, administradores municipais do Kwanza Norte, representantes da FAO, do PNUD, do Banco Mundial, da Comissão Europeia, da Cooperação Espanhola do Fundo Lwini e da ADRA, entre outros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANZA NORTE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron