NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:14 am

kwanza Sul
Inaugurada novas instalações da Sonangol distribuidora no Porto Amboim
Sumbe - As novas instalações da delegação provincial da Sonangol Distribuidora foi inaugurada de hoje (sexta-feira), na cidade de Porto-Amboim, para a prestação de melhor qualidade de serviço aos clientes e proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários.
O edifício, construído de raiz pela empreiteira SEBAL Lda, tem três pisos e esta avaliado em um milhão e 246 mil dólares americanos. As obras duraram 20 meses
No acto de inauguração, o governador provincial do Kwanza Sul, Serafim Maria do Prado, elogiou a direcção da Sonangol pela construção do edifício, porque vai proporcionar melhores condições de trabalho e de prestação de serviço.
Acrescentou que será uma mais valia para o sector, tendo em conta a prestação de serviço aos seus clientes, visto que a Sonangol esta a dar grandes passos com a sua expansão em toda a província.
Garantiu que o Governo provincial vai continuar a colaborar com Sonangol nos projecto que pretende implementar.
Referiu que o Governo local seleccionou o município do Porto-Amboim para construção de varias infra-estruturas do o sector dos petróleos, por isso, a Sonangol vai jogar um papel importante.
Apelou aos trabalhadores da empresa a cuidarem do edifício.
Para o delegado provincial da Sonangol, Miguel Neto, as novas instalações vão oferecer maior dignidade aos trabalhadores, porque trabalhavam em condições não adequadas pela grandeza da empresa.
Referiu que é uma mais valia para o sector, tendo em conta a prestação de serviço com qualidade aos clientes.
A delegação provincial da Sonangol antes funcionava numa stocagem de combustível, a sete quilómetros a sul do Porto-Amboim.
Assistiram o acto responsáveis da Sonangol distribuidora, membros do Governo e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:14 am

Kwanza Sul
Waku Kungo completa 39 anos
Waku Kungo - Actividades políticas, culturais, recreativas e desportivas decorrem desde sexta-feira última no Waku Kungo, município da Cela, província do Kwanza Sul, para a celebração do 39 aniversário da fundação desta cidade, a assinalar-se a 6 de Julho.
O programa contempla a inauguração de um complexo comercial, posto de saúde e palestras sobre a "Incidência do programa de melhoria da gestão municipal na vida das populações" e acerca dos aspectos culturais, hábitos e costumes da população da Cela.
Está ainda agendado um concurso de Miss Waku Kungo, quadrangular de futebol onze, inauguração do fosso olímpico, torneio de tiros aos pratos, provas de atletismo e motociclismo.
A celebração das festas da cidade do Waku Kungo inscreve também visitas a locais turísticos do município da Cela.
A cidade do Waku Kungo, que é possuidora de um grande potencial agrícola, foi fundada a 6 de Julho de 1970 pelo então governador geral de Angola, Camilo Augusto de Miranda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:15 am

Kwanza Sul
Munícipes da Conda satisfeitos com serviços de transportes públicos
Conda – Cidadãos do município da Conda, província do Kwanza Sul, manifestaram hoje, Segunda-feira, a sua satisfação por se beneficiarem de uma linha de transportes públicos.
A municipalidade beneficiou-se desse bem no âmbito do programa do Governo angolano consubstanciado na revitalização dos serviços de transportes colectivos. A região está desprovida desses serviços públicos há muitos anos.
“ Estamos gratos porque veio retirar também a ganância dos candongueiros, pois os mesmos especulam os preços dos serviços de táxi principalmente na época chuvosa", expressou Carlos Baptista munícipe da Conda.
Por sua vez, Manuel dos Santos afirmou que " este é uma resposta do Governo angolano em relação a satisfação de uma necessidade colectiva, transportação dos cidadãos de forma".
Vicente Cardoso, outro residente do município da Conda, apelou aos concidadãos no sentido de contribuírem na conservação dos meios de transportes públicos.
Na linha da Conda, além dos autocarros públicos cuja passagem custa 30 Kwanzas, também operam autocarros privados, num percurso de 104 quilómetros, praticando preços 800 Kwanzas por cabeça.
A província do Kwanza Sul recebeu do Governo central 103 autocarros no âmbito da revitalização dos serviços de transportes colectivos urbanos , intermunicipais e interprovincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 08, 2009 3:40 am

Kwanza Sul
Receitas fiscais atingem mais de setecentos milhões de kwanzas no Sumbe

Sumbe- Pelo menos setecentos e dezoito milhões 494 mil e 447 kwanzas foram arrecadados, durante no segundo trimestre deste ano, pela repartição fiscal do Sumbe, província do Kwanza Sul para os cofres do Estado.

Em declarações hoje (terça-feira) à Angop, o chefe da repartição fiscal, José Francisco Rocha, disse que houve um aumento de 517 milhões, 872 mil e 744 kwanzas, em relação ao ano de 2008.

Referiu que o valor arrecadado proveio do pagamento de impostos industrial, predial, de selos e de rendimento do trabalho, assim como taxa de circulação.

Disse que o aumento das receitas deve-se a uma redução da fuga ao fisco, bem com a realização de campanhas de sensibilização para os contribuintes.

Segundo o chefe da repartição fiscal, no terceiro trimestre do ano em curso serão criadas bases para maior controlo de arrecadação de receitas para o Estado, como maior controlo da fuga ao fisco e campanhas de sensibilização para comerciantes.

"Com maior captação de receitas para o Estado, maiores investimentos serão feitos para os sectores sociais", sublinhou José Rocha.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 2:45 am

Kwanza Sul
Acidentes causam mais de 80 mortos

Sumbe - Oitenta e nove pessoas morreram e 195 ficaram feridas, em consequência de 209 acidentes de viação, registados na província do Kwanza Sul, durante o II trimestre deste ano, informou hoje o comando local da Polícia Nacional.

De acordo com o relatório de balanço trimestral da corporação, houve um aumento de 44 mortos e 20 feridos em relação ao período anterior, apontando como causas a inobservância das regras do novo Código de Estrada, a falta de sinalização em algumas
vias de acesso, "sentimento de euforia" e ingestão de bebidas alcoólicas.

O excesso de velocidade, mau estado técnico das viaturas, a imprudência, os choques entre veículos automóveis e velocípedes, despistes, atropelamentos, capotamento e choques contra obstáculos fixos estiveram igualmente na base dos sinistros.

No período em referência, a Policia Nacional tomou conhecimento de 455 crimes de natureza diversa, contra os 317 anteriores, sendo o município do Sumbe o mais delituoso, com 163. O município do Cassongue teve apenas seis crimes.

Dos crimes destacam-se homicídios voluntários e qualificados, ofensas corporais graves, simples, violações, casos de droga, furtos, roubos, fogo posto, crimes de natureza económica e outros de menor gravidade.

Destes delitos foram esclarecidos 426 crimes, que corresponde a uma operatividade de 94 por cento e detidos 371 cidadãos, acusados de autoria dos crimes, dos quais quatro são do sexo feminino.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Jul 09, 2009 5:38 am

Incumprimento
Demora na entrega de campo insatisfaz director dos Desportos
Sumbe - O incumprimento do prazo de conclusão e entrega da primeira fase do campo de futebol Hoji Ya Henda, cujas obras estão adjudicadas à empreiteira Edi Fox, insatifaz o director da Juventude e Desportos na província do Kwanza Sul, Manuel Rosa do Nascimento.
Em declarações hoje, quarta-feira, à imprensa, o responsável informou que a empresa "Edi Fox" tinha que entregar a primeira fase das obras do campo no mês de Junho, mas tal não aconteceu.
Manuel do Nascimento disse não encontar justificação para a demora, uma vez que a empresa já recebeu o valor total da empreitada, avaliada em 82 milhões de Kwanzas.
Por essa razão, explicou, a Direcção Provincial da Juventude e Desportos vai notificar a Edi Fox para as causas do atraso.
"A falta de um campo de futebol no Sumbe tem prejudicado a prática da modalidade por parte dos clubes locais", salientou.
As obras do campo Hoji Ya Henda foram adjudicada à empresa Edi Fox em 2007, tendo como execução 18 meses, mas até ao memento, esta não conseguiu honrar os compromissos assumidos.
As acções contemplam a aplicação de tapete sintéctico, bancada, balneário e cabine de imprensa
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 10, 2009 3:24 am

Kwanza Sul
Maternidade realiza 2.820 partos no primeiro semestre deste ano

Sumbe - Dois mil e 820 partos foram realizados na maternidade da cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, durante o primeiro semestre do ano em curso, mais 267 em relação a igual período anterior, refere o relatório de balanço da instituição, entregue hoje, quinta-feira, a Angop.


Segundo documento, 111 partos resultaram em nados mortos, 13 casos foram seropositivos. Dos partos 413 foram por cesariana, devido ao sofrimento total, ruptura prematura das membranas, placenta prévia oclusiva total, ruptura uterina óbita fetal e apresentação pélvica gemelar.

A maternidade possui capacidade de internar 80 pacientes, atendidos por 86 enfermeiros e 13 médicos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 10, 2009 4:04 am

Governo constrói entreposto na província do Kwanza-Sul
08 de Julho, 2009 Tamanho da letra Enviar artigo por E-Mail
Nome do remetente: E-mail do destinatário: Comentário: Erro no campo Nome, email e comentário
Um entreposto pesqueiro vai ser construído, a curto prazo, na província do Kwanza-Sul, disse, segunda-feira última, em Luanda, a vice-ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto.
A vice-ministra respondia a questões dos deputados da 5ª Comissão da Assembleia Nacional sobre as acções para minimizar as dificuldades enfrentadas por pescadores locais.
Vitória Neto disse constar do plano de acções do Ministério das Pescas a construção do Terminal Portuário do Kikombo e de um entreposto na província do Kwanza-Sul.
De acordo com a vice-ministra, a construção destas infra-estruturas “não significa que o Governo se esqueceu do grande empreendimento da província que é a empresa Pesqueira Peskwanza, que tem gravíssimos problemas infraestruturais”.
Referiu que, a nível do sector das Pescas, achou-se conivente resolver os graves problemas da província com a construção desses entrepostos frigoríficos, enquanto se estudam soluções para a revitalização da Peskwanza.
Quanto à questão dos deputados sobre as medidas de fomento da pesca continental, Vitória Neto referiu que, por constituir um motor de desenvolvimento das economias locais, sobretudo as rurais, o Ministério das Pescas aumentou a distribuição de canoas aos pescadores para se aumentar a captura.
Também presente na sessão parlamentar, a secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural, Maria Filomena Delgado, referiu que o organismo tem uma parceria com o Ministério da Juventude e Desportos destinada à implementação de projectos no âmbito da juventude rural do Kwanza-Sul e de Benguela.
O convénio, realçou, prevê essencialmente reduzir o desemprego e fomentar o surgimento de outras cooperativas não agrícolas, com vista à diversificação da economia no meio rural.
Filomena Delgado referiu que a Secretaria de Estado para o Desenvolvimento Rural desenvolve programas que têm intervenção de todos os órgãos governamentais, necessários à formação académica e profissional do homem e ao fornecimento de água, energia e abertura de vias terciárias, para o bem-estar económico e social das comunidades rurais.
Na sessão parlamentar de perguntas e respostas, organizada pela 5º Comissão, estiveram também presentes membros do Governo responsáveis pelos ministérios da Indústria, dos Petróleo, da Geologia e Minas, Transportes, Obras Públicas, Hotelaria e Turismo, assim como pela Secretaria de Estado das Águas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 2:03 am

Inefop
Centro do Cuacra forma 90 jovens em vários ramos

Sumbe - Noventa e sete jovens, formados no centro de formação profissional do Cuacra, município do Sumbe, província do Kwanza Sul, estão habilitados, desde hoje, sexta-feira, a ingressar no mercado de emprego, em especialidades como Agricultura Geral, Alvenaria, Pedreira e Canalização.

Os mesmos concluíram um curso técnico de seis meses, do qual participaram 134 jovens, dos municípios do Sumbe, Porto Amboim, Mussende e Sele. Além das especialidades enumeradas, a formação abrangeu também os ramos da Electricidade de Baixa Tensão, Mecânica Auto e Serrilharia de Construção Civil.

Falando à Angop, o director do centro, Augusto Camilo, mostrou-se satisfeito pelo nível dos formandos, acreditando no sucesso destes no mercado de emprego.

"Estamos a ***prir com o nosso papel, que é a formação nas diversas especialidades. Nestes moldes, estamos a ajudar o governo nas tarefas nobres deste país", expressou.

Acrescentou que vão manter o mesmo ritmo, por forma a terem localmente quadros capazes de contribuir no crescimento de Angola".

Na ocasião, a directora provincial dos serviços do Instituto de Emprego e Formação Profissional (Inefop), Mariana Santos, disse que a formação constitui "o principal pilar para assegurar o crescimento nos vários domínios".

"Nós, inefop, prestamos o nosso contributo, sobretudo naqueles ramos onde as necessidades são cada vez mais exigentes", disse.

Apelou aos jovens no sentido de afluírem aos centros de formação profissional, para que obtenham habilidades e possam ter um emprego.

Da mensagem dos formandos lê-se que "estamos capacitados para enfrentar o mercado de emprego e aplicarmos os conhecimentos que adquirimos".

Aconselharam os jovens a recorrerem aos centros, para evitarem "as armadilhas da delinquência juvenil".

O centro de formação profissional do Cuacra foi criado em 1994 e até a data presente já formou mil e 75, nas mais diversas especialidades
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 15, 2009 2:08 am

Kwanza Sul
Detido cidadão com 17 quilogramas de estupefacientes

Sumbe - Um cidadão, cuja identidade não foi revelada, foi detido nesta Segunda-feira, na comuna do Lonhe, Kwanza sul, com 17
quilogramas de estupefaciente, que pretendia comercializar em mercados informais da província de Luanda e da região, pela Polícia Nacional.



Segundo uma nota do posto policial do Lonhé, a detenção do cidadão deveu-se a uma denúncia da população, na comunidade de Imbringo, quando o mesmo se preparava para embarcar para a sede do município com o intuito de alugar uma viatura para Luanda.



O cidadão em causa , de acordo com a nota , foi encaminhado para o Comando Municipal que terá a responsabilidade de o apresentar as instâncias judiciais, para a legalização da sua detenção.




Apela aos cidadãos no sentido de colaborarem com a polícia para que delitos do género e outros possam ser prevenidos.




A comuna do Lonhe dista a 75 quilómetros da sede do município da Kibala e tem uma população estimada 30 mil habitantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 15, 2009 2:56 am

O Conselho Nacional da Juventude procedeu, ontem, na cidade do Sumbe, Kwanza-Sul, ao acto de lançamento oficial da Carta Africana da Juventude, aprovada pelo Conselho de Ministros da República de Angola, no sentido de proporcionar aos estados membros da união um quadro para políticas de desenvolvimento juvenil.
Na ocasião, o vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude, Quicas Machado, disse que a Carta Africana da Juventude é necessária para o desenvolvimento dos jovens africanos no sentido de orientar, inspirar e validar as organizações juvenis e as suas acções.
Quicas Machado informou que “os estados membros da União Africana, signatários da carta, reconhecem os direitos, deveres e liberdades constantes da mesma”.
Esclareceu que qualquer estado membro da União Africana pode assinar a carta na sede da comissão da instituição, através dos embaixadores que tenham recebido instruções dos seus governos.
A juventude representa um parceiro, uma mais valia incontornável para o desenvolvimento sustentável, para a paz e prosperidade da África, no presente e no futuro, disse Quicas Machado.
Destacou o papel desempenhado pela juventude na descolonização, na luta contra o apartheid e, mais recentemente, nos seus esforços do desenvolvimento e promoção do processo democrático no continente Africano.
Quicas Machado recordou o apelo lançado em Bamako (2005), capital do Mali, pelas organizações juvenis de África na promoção da juventude, através do reforço das suas capacidades, liderança, responsabilidade e facilitação do seu acesso à informação para poderem desempenhar o seu papel como agentes dinâmicos na governação e na tomada de decisões.
O acto teve lugar no anfiteatro do Pólo Universitário do Kwanza-Sul na presença do administrador municipal do Sumbe, Sebastião Daniel Neto, do director provincial da Juventude e Desportos, Manuel do Nascimento, deputados à Assembleia Nacional do círculo provincial eleitoral da província, membros do Governo, entidades religiosas e tradicionais e associações de juvenis.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 16, 2009 2:26 am

Kwanza Sul
Directora do ordenamento do território prevê melhoria habitacional

Sumbe - A directora provincial do ordenamento do território, urbanismo e habitação do Kwanza Sul, Madalena Bernardo, afirmou hoje, quarta-feira, no Sumbe, que a construção de três mil e setecentas casas vai permitir o acesso das famílias a habitações adequadas, dentro das políticas do governo.

Em declarações à Angop, a responsável disse que estas construções surgem no quadro do programa do governo referente ao quadriénio 2009-2012, devendo dar, no Kwanza Sul, oportunidade a 22 mil e 200 beneficiários, com directo a energia eléctrica, água potável e saneamento básico.

"Temos o desafio de garantir habitação às populações, prestando especial atenção para a promoção e construção de habitações, particularmente para os agregados de renda baixa e média", referiu, dizendo estarem previstas casas económicas pré-definidas, que vão de T2 a T5 em regime de custos controlados.

Acrescentou que "isto constitui um instrumento essencial da política de ordenamento do território, a ser levado acabo nos próximos quatro anos, que contará com a parceria pública ou privada."

Informou que foram feitos trabalhos de localização de parcelas de terras para a efectivação deste projecto, tendo-se nesta altura cinco mil 800 hectares de terra, que correspondem a cinco reservas fundiárias em quatro municípios da província.

Sobre a construção em zonas rurais, disse que o governo pretende ocupar espaços de forma ordenada, disponibilizando terrenos infraestruturais para o atendimento às necessidades das famílias e respeitando o padrão e as culturas existentes.

"Vamos priorizar aqueles que pretendem construir em regime de auto construção dirigida e em outras com a intervenção do governo, para tornar as zonas rurais modernas", disse.

Chamou atenção às imobiliárias para a necessidade de ter-se em conta as questões ambientais, para que não se violem os diplomas jurídico-legais, tendo acrescentado que as empresas devem licenciar-se.

"Temos, enquanto governo, a responsabilidade de garantir habitação às populações , prestando especial atenção para a promoção e construção de habitações para os agregados de renda baixa e média." , asseverou.

A província do Kwanza Sul conta com uma população estimada em dois milhões 300 mil habitantes distribuídos em 12 municípios e 36 comunas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 18, 2009 2:11 am

Kwanza Sul
Polícia detém dois cidadãos por venda ilegal de medicamentos

Sumbe - Dois cidadãos que comercializavam ilegalmente medicamentos foram detidos nos últimos sete dias, no mercado informal da Kilenda, província do Kwanza Sul, refere um documento do comando provincial da Polícia Nacional, enviado hoje, quinta-feira, a Angop.

Segundo a nota, os detidos incorrem ao crime de exercício ilegal de funções, comercialização de medicamentos e atendimento sem carteira profissional.

No mesmo período, a polícia registou 14 acidentes de viação, mais dois em relação a semana anterior, que resultaram em duas mortes e 15 feridos, ocorridos nos municípios do Sumbe, Conda, Porto Amboim e Cela, com danos materiais avaliados em três milhões seiscentos e trinta mil Kwanzas.

O documento faz referência ao registo de 25 crimes, menos 19 em relação a igual período anterior, que resultaram na detenção de 19 cidadãos, acusados de furtos, ofensas corporais, fogo posto, tentativa de furto, posse e uso de liamba, homicídio, condução ilegal e ameaça com arma de fogo, 23 dos quais esclarecidos, perfazendo uma operatividade na ordem 92 porcento.

Os municípios mais delituosos foram Sumbe, Cela, Libolo, Porto Amboim, Ebo e Kilenda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 18, 2009 2:54 am

Camponeses filiados na Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias na província do Kwanza Sul, num total de 990, já beneficiaram de empréstimos, concedidos pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC) que atingiram um valor de 427 mil dólares.
Na primeira fase, em 2007, cada beneficiário recebeu um montante de 300 dólares com juro de oito por cento, e atendendo aos bons resultados que o processo está a proporcionar aos camponeses, a importância foi elevada para 500 a mil dólares por cada pessoa seleccionados pelas cooperativas. O presidente da direcção executiva da Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias no Kwanza Sul, David Nunes, disse que, no quadro do micro-crédito, o movimento associativo e cooperativo na região tornou-se uma realidade e tem efeitos positivos porque está a cativar os camponeses, o que permite aumentar as colheitas.
David Nunes sublinhou que os camponeses dos municípios da Quibala, Libolo, Cela e Mussende trabalham com a agência do BPC do Waku kungo mas ainda não beneficiaram do micro-crédito.
Salientou que no BPC do Sumbe e Porto Amboim o sistema de micro-crédito decorre com normalidade e acrescentou que o papel da Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias neste processo reside em seleccionar os grupos de camponeses que vão receber os empréstimos.
David Nunes sensibilizou os associados a adoptarem o sistema de irrigação na produção de hortícolas e cereais.
Destacou a existência de 422 associações de camponeses que integram 32.146 associados, entre os quais 17.720 são do sexo feminino, 126 cooperativas agro-pecuárias, com 11. 078 cooperantes, sendo 4.978 mulheres.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 21, 2009 2:24 am

Kwanza Sul
Aberto seminário sobre Grupos de Inter-aprendizagem


Sumbe - Professores e técnicos das direcções provinciais da educação das províncias do Kwanza Sul, Kwanza Norte e Bengo participam desde hoje, segunda-feira, na cidade do Sumbe, num seminário sobre "Os Grupos Inter-aprendizagem", no âmbito do programa nacional da alfabetização e de aceleração escolar.

Durante sete dias, os participantes vão abordar temas como a interpretação da gramática aplicada, produção de textos, construção de pensamentos matemáticos, programas didácticos integrado do mundo jovem e adulto, acompanhamento, avaliação de módulos, igualdade de género e reflexão do género e substantivos.

Na ocasião, o director provincial da Educação, Ciências e Tecnologia, Pedro Sabino Veríssimo, disse que o evento visa sobretudo aprofundar e aperfeiçoar as competências sobre os módulos I e II do programa de alfabetização e aceleração escolar, que constitui o início da implementação da reforma educativa no ensino primário na educação de adultos.

"Estamos conscientes das dificuldades e dos problemas que afectam o programa de alfabetização e aceleração no país, por isso há toda necessidade de todos participarem de forma activa", frisou o director.

Exortou os participantes maior envolvimento para que o programa de alfabetização e aceleração escolar tenha o êxito desejado.

Para o chefe de departamento nacional de Educação de Adultos, Alberto Sobrinho, o objectivo principal deste seminário é a discussão dos vários problemas relacionados com a alfabetização, bem como a troca de experiência para que se possa melhorar o programa de ensino de educação de adultos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron