NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 2:44 pm

10-09-2010 12:36

Futebol
Estádio municipal Hoji-ya-Henda é hoje reinaugurado

Sumbe -
O Estádio municipal Hoji-ya-Henda, na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, está pronto para a sua reinauguração hoje (sexta-feira), depois de mais de 15 anos de paralisação, em cerimonia a ser presidida pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.
Em declarações hoje à Angop, o responsável da empresa construtora Cambongo Foz, Ernesto Cabeça, adiantou que o estádio foi reabilitado com a aplicação de relva sintética, bancadas metálicas, balneários, muro de vedação, camarotes, sala de imprensa e restaurante.
A infra-estrutura, que tem uma capacidade para albergar três mil e 500 espectadores, comporta ainda oito quartos de banho, dois balneários para atletas, duas salas para treinadores e igual número para árbitros.
Segundo o responsável, a iluminação ao estádio está fixada numa estrutura metálica composta por 16 holofotes de dois mil watts cada.
A reabilitação do estádio ficou avaliada em cerca de dois milhões de dólares americanos. Construído nos anos 70 já albergou jogos do Girabola, segunda divisão, Taça de Angola e provincial local.
As equipas do 1º de Agosto (B), Kabuscorp , Recreativo do Libolo (principais) e do Sporting de Portugal (juniores), participantes do torneio de futebol já se encontram na cidade do Sumbe.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 2:46 pm

09-09-2010 19:00

Kwanza Sul
Restabelecido fornecimento de energia eléctrica ao Sumbe

Sumbe
A Empresa Nacional de Electricidade (ENE) repos hoje, quinta-feira, o fornecimento de corrente eléctrica ao município do Sumbe, província do Kwanza Sul, após dois dias às escuras.
A circunscrição ficou privada do consumo em consequência de uma avaria na linha de transportação de alta tensão Cambambe/Gabela, segundo o responsável da área técnica, Domingos Quitembo.
Durante aquele o período, um grupo gerador esteve a fornecer, parcialmente, energia à zona urbana e uma parte da periferia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:37 am

Kwanza Sul
Detonadas mais de 80 minas anti-pessoais no Kicombo

Sumbe
-
Oitenta e duas minas anti-pessoais foram detonadas hoje, sexta-feira, no farol do Kicombo, município do Sumbe, província do Kwanza Sul pelo Instituto Nacional de desminagem.
Com este trabalho realizado eleva-se para 97 minas anti-pessoais do tipo PPM2 desactivadas numa área de mais de dois mil 980 metros quadrados onde participaram 21 especialistas em desminagem e dois médicos.
Os trabalhos de desminagem iniciaram na primeira quinzena do mês de Junho último, prevendo-se a conclusão dos trabalhos dentro de seis meses, numa área de 19 mil 250 metros quadrados.
O representante da Comissão Intersectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH) no Kwanza Sul, Jorge Pombo, disse que os trabalhos de desminagem vão continuar nesta zona para facilitar a livre circulação de pessoas e por ser um local que
pode ser aproveitado para o turismo, tendo em conta que se localiza nas proximidades do mar.
O chefe de departamento do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Joaquim Pina Antunes, apelou as autoridades locais e a população para se manterem alerta dos perigos das minas e caso encontrarem artefactos estranhos devem comunicar para se avaliar
a zona em causa.
Presenciaram no acto a administradora comunal adjunta do Kicombo, Elsa Sara Lialunga, representantes da Polícia Nacional, membros do governo, INAD e CNIDAH.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 15, 2010 9:46 pm

15-09-2010 21:00

Kwanza Sul
Kilenda ganha infra-estruturas sociais

Kilenda -
O vice governador do Kwanza Sul , Mateus de Brito , procedeu hoje , na vila da Kilenda , à inauguração da escola primária número 332 , uma casa para o administrador municipal e um parque infantil , no quadro das comemorações do 93º aniversário da existência da província.
As referidas infra-estruturas custaram aos cofres do Estado 21 milhões 600 mil e 861 Kwanzas e estiveram a cargo da empresa Fera Ferida, devidamente reabilitadas e apetrechadas num período de cerca de nove meses.
A escola, com três salas de aula, bem como uma residência para os professores, custou 15 milhões 513 mil 861 kwanzas, incluindo a reabilitação e apetrechamento, no âmbito do fundo de gestão municipal. A mesma vai beneficiar 360 alunos nos três períodos.
Para este ano estão matriculados na Kilenda mil 400 alunos da primeira a nona classe, cujas aulas são asseguradas por 46 professores que leccionam em 29 salas de aulas.
A residência do administrador adjunto reabilitado e apetrechado ficou em kwanzas 19 milhões 513 mil 861. Outro projecto é o parque infantil, que orçou em três milhões de kwanzas.
Depois da inauguração das infra-estruturas, o vice-governador presidiu um comício público, durante o qual solicitou dos cidadãos a conservação dos imóveis para que possam servir a população.
"Estas infra-estruturas gastaram dinheiro do Estado e há necessidade de podermos velar pela sua conservação e que os seus utentes façam o uso correcto para os quais foram reabilitados," recomendou.
O município da Kilenda dista a cerca de 120 quilómetros da cidade do Sumbe.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 17, 2010 6:57 pm

17-09-2010 17:28

Festival
FestiSumbe garante promoção do turismo no Kwanza Sul

Sumbe
- O governador provincial do Kwanza Sul, Serafim do Prado, apontou hoje, na cidade do Sumbe, o Festival Internacional de Música do Sumbe (FestiSumbe) como um veículo de promoção do turismo e dos locais históricos culturais.
Falando em conferência de imprensa para abordar aspectos referentes ao festival e da vida sócioeconomica da província, Serafim do Prado realçou que o governo e à população local devem aproveitar a vinda de pessoas de outras regiões do país e estrangeiros para mostrar as potencialidades culturais e turísticas do Sumbe e arredores.
“Não deve tratar-se apenas de música. Os habitantes do Sumbe devem aproveitar para levar os visitantes aos locais de interesse turístico, realçando, desta forma, a convicção de que o festival não pode servir apenas para se passar um fim-de-semana ouvindo música”, disse.
Serafim do Prado afirmou ainda que o festival, seja quem for a empresa produtora, não perderá o seu carácter e muito menos vai desaparecer do mapa cultural do país.
“O FestiSumbe é uma marca nas realizações culturais do país que não desaparecerá simplesmente porque se mudou de produtora. Quando mudamos é na perspectiva de fazermos coisas melhores e é com este espírito que temos a dura missão de tornar o FestiSumbe cada vez melhor e com mais atractivos a cada ano que passa”, disse.
Relativamente aos valores empregues para a realização do evento, Serafim do Prado adiantou que o governo da província recorreu ao orçamento local, com base na rubrica relativa para as actividades culturais no valor de 35 milhões de kwanzas.
A 10ª edição do Festival Internacional de Música do Sumbe (FestiSuimbe), a realizar-se hoje e sábado, reunirá 32 músicos, sendo 29 angolanos e três estrangeiros.
O evento, a ser aberto sexta-feira pelo Tuneza Teatro, vai reunir no mesmo palco nomes como Sabino Henda, Heavy C, Yuri da Cunha, Bangão, Kristo, Gingas do Maculusso, Calabeto, Proletário, Irmãos Almeida, Anselmo Ralph, Danny L, Big Nelo, Givago, Nacobeta, Puto Português, Própria Lixa, Gisela Silva, Afromen, Cabo Snoop e Sandocam.
Em termos de convidados estrangeiros, o certame terá nos cabo-verdianos Beto Dias, Suzanna Lubrano (Cabo Verde), MC Virgula (Portugal) os seus principais expoentes
Para suportar instrumentalmente os artistas, a organização contará com os préstimos da Banda Movimento, Maravilha e Denden, isto no caso dos angolanos, enquanto Beto Dias e Suzanna Lubrano fazem-se acompanhar da sua banda.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 21, 2010 3:32 pm

Registo Eleitoral
Cadastrados mais de sete mil eleitores no Kwanza Sul


Imagem
Brigada de Registo Eleitoral


Sumbe - Sete mil 562 cidadãos, dos cinco mil inicialmente previstos, foram cadastrados desde 30 de Julho último na província do Kwanza Sul, no quadro do processo de actualização do registo eleitoral, informou hoje, no Sumbe, fonte da Comissão Executiva para o Processo Eleitoral.
Segundo o responsável da referida comissão, Evaristo Lemos, os municípios do Sumbe, com mil 423 e Amboim com mil 242 eleitores registados são os que mais se destacaram nesta fase.
"Utilizamos até ao momento 17 brigadas, das quais três móveis," frisou.
Aconselhou aos cidadãos cadastrados no sentido de continuarem afluir os postos de actualização eleitoral, bem como a conservarem os seus cartões de eleitores para que possam de forma cívica participar das próximas eleições gerais.
Nas eleições de 2008 foram cadastrados 548 mil eleitores.
A província do Kwanza Sul conta com 12 municípios e 36 comunas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 24, 2010 8:37 pm

24-09-2010 18:41

Kwanza Sul
Palestra sobre tecnologias encerra conferências do ISCED

Sumbe
-
A abordagem sobre as tecnologias de informação como factor de sucesso de ensino e aprendizagem no ensino primário marcou quinta-feira o encerramento do II ciclo de conferências do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Sumbe, província do Kwanza Sul.
Aberto em Agosto último, o II ciclo de conferências abordou, entre outros, temas como: “A necessidade de fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico dos futuros professores no ISCED” e “avaliação de desempenho das pessoas nas organizações”.
Foram ainda abordados “Aspectos básicos que sustentam a aprendizagem activa no ensino superior” e “Liderança e motivação nas instituições do Estado na cidade do Sumbe e as suas implicações psicológicas”.
Na sua apresentação, o professor universitário António Baião, prelector do tema, referiu que a inserção da informática no processo educativo, desde o ensino primário, pode constituir um factor inovador de sucesso no processo de ensino e aprendizagem das várias disciplinas no sistema curricular
De acordo com António Baião, as Tic's afiguram-se como factor de sucesso, porque permitem que o aluno interaja com o computador, como um suporte pedagógico, passando de uma aprendizagem vivênciada, onde desde muito cedo começa a partilhar reacções e observações e discutir os padrões mais dinâmicos e adequados para a resolução das diversas questões.
Ao encerrar a jornada, a decana do ISCED/Sumbe, Amélia Sakongo, considerou bastante proveitoso os resultados obtidos com a realização deste ciclo de conferências, agendadas pela Universidade Katiavala Bwila, cuja região académica compreende as províncias do Kwanza Sul e Benguela.
A actividade, que se retende anual, teve por objectivo conhecer as várias inquietações e problemas da sociedade através das temáticas apresentadas com resultados concretos, de modo a criar uma maior socialização entre a Universidade e a comunidade.
“Creio que temos todos motivos para estar satisfeitos com os trabalhos que realizamos. O nível de debate foi bom, porque comprovou o empenho de todos na delineação das futuras linhas de actuação do Isced e do nosso papel” – concluiu.
No acto de encerramento, presenciado pelo reitor da universidade Katyavala Buila, Paulo de Carvalho, foram entregues certificados aos participantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 30, 2010 8:32 pm

30-09-2010 17:05

Kwanza Sul
Jornadas científicas abordam segurança informática

Sumbe
-
A motivação, segurança informática e tendências para o desenvolvimento do ensino superior estão a ser abordados desde hoje no Sumbe, província do Kwanza Sul, nas II jornadas científicas do Instituto Superior Politécnico (ISP).
As segundas jornadas, com duração de dois dias, decorrem sob o lema "A ciência por um desenvolvimento sustentável do Kwanza Sul" e conta com a participação de estudantes, docentes dos cursos de agronomia, gestão agrária e zootecnia.
O certame visa divulgar os trabalhos realizados pelos estudantes e as pesquisas que realizaram este ano nos referidos cursos, no quadro do processo do crescimento económico e social.
O Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul foi fundado em Maio 2007, contando com 49 professores entre estrangeiros e angolanos. Neste ano lectivo foram matriculados 720 alunos, dos quais 180 são finalistas distribuídos nos cursos de Agronomia, Gestão Agrária e Zootecnia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 08, 2010 6:56 pm

08-10-2010 17:58

Kwanza Sul
Avicultores defendem reforço da actividade avícola

Sumbe -
A necessidade de incremento da actividade avícola empresarial e comercial foi manifestada hoje (sexta-feira), no Sumbe, província do Kwanza Sul, por alguns avicultores.
Segundo o avicultor Manuel Fonseca, que manifestou esta posição à Angop, o relançamento da actividade avícola empresarial e comercial traria várias vantagens aos criadores de aves.
Disse que a actividade avícola empresarial vai permitir que os criadores aumentem a produção de ovos e de aves, com vista a aumentar a oferta no mercado.
Para Domingos Pembele, avicultor, é preciso que se reforçe a actividade avícola empresarial para permitir o fornecimento de mais aves e ovos ao mercado, com vista a aumentar a oferta desses produtos aos consumidores.
"Há necessidade da montagem de uma fábrica de ração na província, para que os preços sejam mais acessíveis", frisou Domingos Pembele.
Existe no Sumbe cerca de 10 criadores de aves.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 08, 2010 7:05 pm

08-10-2010 17:23

Kwanza Sul
Direcção dos Transportes advoga reforço da frota de autocarros públicos

Sumbe
-
O director provincial dos Transportes no Kwanza Sul, António Moutinho, solicitou quinta-feira mais 40 autocarros para dar cobertura efectiva à ligação intermunicipal.
Segundo António Moutinho, em Junho, depois da recepção dos primeiros autocarros, a Direcção dos Transportes solicitou o reforço da frota.
António Moutinho afirmou que alguns dos meios recebidos afiguram-se incapacitados para atingir as zonas mais recônditas onde as estradas ainda não oferecem as melhores condições de circulação.
As operadoras, continuou, têm um funcionamento regular a nível dos transportes urbanos e estão distribuídas pelas principais cidades.
Considerou ser importante para a população tendo manifestado a sua satisfação em relação ao serviço prestado, por melhorarem a circulação de pessoas e bens nas rotas intermunicipais.
Devido às condições das vias de circulação, os meios normalmente utilizados para o transporte de carga têm sido usados pelo sector privado como alternativa para atingir localidades de difícil acesso.
A província do Kwanza Sul recebeu, em Junho deste ano, 103 autocarros do Ministério dos Transportes que estão a ser geridos por quatro empresas locais, fazendo a ligação urbana, intermunicipal e inter-provincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 15, 2010 10:03 pm

15-10-2010 16:18

Kwanza Sul
Agricultura apontada como base da segurança alimentar

Sumbe
O vice-governador provincial do Kwanza Sul para a esfera económica e social, Mateus Alves de Brito, afirmou hoje, sexta-feira, que a agricultura é a via mais apropriada para o desenvolvimento sustentável do país e para a garantia da segurança alimentar no país e no mundo".
Segundo o responsável, que falava na abertura das jornadas técnico-científicas Tele-Alimento, o relançamento da economia nacional não petrolífera, assente na agricultura como base, é a via mais acertada para o desenvolvimento de Angola, por ser ao mesmo tempo o garante de uma produção em quantidade, capaz de assegurar o emprego e simultaneamente uma alimentação para todos
Mateus de Brito chamou a atenção para uma reflexão sobre a necessidade de mudança de consciência quanto à protecção e conservação do ambiente e uso racional dos diferentes recursos.
A nova consciência ambiental, frisou, deve estar no conhecimento dos povos de todo o mundo. Só teremos uma alimentação sustentável se forem respeitados os princípios de exploração racional das nossas potencialidades, partindo do consumo sustentável da água e ao uso racional da terra.
Segundo o responsável, Angola tem tudo para garantir à população uma vida sem fome, devido às suas potencialidades agro-ecológicas, propícias para o garante de uma independência agro-alimentar sustentável, tendo em conta a rica e extensiva bacia hidrográgica, assim como a fertilidade dos seus solos.
Para si, as políticas de micro-crédito e outros apoios proporcionados pelo Governo aos camponeses e agricultores são uma amostra da sua boa vontade em priorizar, no seu programa executivo, o combate à fome e à pobreza, como base para um desenvolvimento sustentável.
Decorrido sob o lema: “Garantir a segurança alimentar e nutricional”, foram abordados no fórum a importância e impacto da criação de animais de pequeno porte e das hortas caseiras na segurança alimentar, o papel da mulher no desenvolvimento das comunidades – Experiência do Japão e o contributo dos produtos florestais na segurança alimentar e nutricional da população.
A jornada cientifica Tele-Alimento foi promovida pelo Instituto Superior Politécnico do Sumbe, em alusão ao 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 22, 2010 9:22 pm

22-10-2010 19:35

Kwanza Sul
Bebés siameses sepultados no Cemitério do Sumbe

Sumbe
Os restos mortais dos bebés siameses Luís e Bernardo, falecidos durante o voo Lisboa/Luanda, foram a enterrar hoje, no Cemitério da cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul
Os mesmos nasceram no Seles (Kwanza Sul) a 15 de Agosto último.
Filhos de camponeses, os bebés tiveram remissão para o hospital Dona Estefânia, em Lisboa, Portugal, onde se previa fazer uma cirurgia para separação dos corpos, depois de terem sido observados no Hospital Luís Bernardino, em Luanda.
Porém, a operação ficou inviabilizada, pelo facto de compartilhar dois órgãos vitais comuns: o coração e fígado.
Na mensagem de condolências do governo da província, lida pelo administrador municipal do Seles, Rui Miguel, refere-se que o governo central e províncial, com apoio do país e do exterior tudo fizeram tudo para que fosse possível salvar duas vidas em alto risco de sobrevivência pela sua natureza fisiológica, resultado de má formação congénita.
“Tudo se fez, porque havia uma esperança de devolver uma vida saudável aos recém-nascidos, mas não foi possível”, lê-se na mensagem.
O governo prometeu apoiar o casal e lamentou o facto de não ter conseguido salvar aqueles que no futuro iriam dar o seu contributo em prol do desenvolvimento deste país, agradecendo apoio de todos que estiveram envolvidos neste tarefa.
Presenciaram a cerimónia fúnebre membros do governo, autoridades religiosas e tradicionais, familiares do casal e cerca de mil populares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 04, 2010 4:36 pm

04-11-2010 16:21

Kwanza Sul
Escola de Formação aposta na capacitação de professores

Sumbe
-
O director da Escola de Formação de Professores da província do Kwanza Sul, Francisco Figueiredo, assegurou, no Sumbe, que a instituição tudo fará para capacitar qualitativamente docentes capazes de ajudar a melhorar a qualidade do sistema educativo no país.
O responsável fez este pronunciamento no acto de abertura das 16ª jornadas cientifico-pedagógicas da instituição, a decorrer desde quarta-feira, sob o lema: “Investir na competência docente educativa é garantir a qualidade de ensino e aprendizagem”.
“É necessário trabalhar arduamente para que os professores formados na escola alcancem competências educativas com o saber fazer, com vista a garantir a qualidade de ensino e aprendizagem desejada”, referiu.
Para tal, defendeu o envolvimento e a participação de todos os intervenientes directos e indirectos no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente os pais, encarregados de educação e a sociedade em geral.
O fórum, que servirá de avaliação do desempenho dos professores durante o processo educativo, discutirá temas como “aula modelo – uma situação de integração em expressões”, aspectos pontuais do funcionamento da língua portuguesa, entre outros temas ligados às disciplinas curriculares do sub-sistema de ensino na formação de docentes.
Estimular e desenvolver nos alunos o espírito investigativo, de análise, interpretação, exploração e comparação de dados, a capacidade de comunicação, trabalho em grupo, respeitando às opiniões e ideias contrárias, constituem ainda objectivos do encontro.
Serão ainda feitas demonstrações e exposições de conteúdos e exposição de conhecimentos, por parte dos futuros docentes, com o fito de conciliar a teoria à prática e ambientá-los a falar em público.
A instituição conta com um corpo docente de 66 professores nacionais, entre licenciados e bacharéis. Ministra os cursos de Biologia e Química, Matemática e Física, História e Geografia, Formação de Professores Primários, Língua Portuguesa e Pré-escolar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 16, 2010 7:06 pm

16-11-2010 17:52

Kwanza Sul
Instituto florestal defende preservação de hipopótamos

Sumbe
- O responsável provincial da divisão da fauna do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Francisco Jaime, defendeu hoje, no Sumbe, província do Kwanza Sul, a realização de estudos para identificar as zonas com maiores fluxos de hipopótamos, visando a preservação desta espécie animal.
O responsável informou que alguns destes hipopótamos têm sido abatidos, principalmente por camponeses, por usarem as culturas como pastos", realçando a importância de se primar pela conservação e preservação das espécies, de modo a imputar-se responsabilidades àqueles que abatem indiscriminadamente os animais em causa.
Fez saber que "existem inúmeras áreas com rios que cruzam os municípios de Ebo, Kassongue e Cela, onde se regista grande concentração de deste mamífero, que necessitam ser classificado como reserva natural.
Afirmou que a sua classificação vai permitir que ganhem certa gestão, com o intuito de serem conservadas e servir de suporte de estudo e pesquisas em condições favoráveis.
Como reserva natural, referiu, vai permitir ainda a catalogação e preservação destes locais, tendo em vista a prática do ecoturismo, que pode ser de grande valia, na captação de receitas para o Estado.
Hipopótamo é um mamífero (de grande porte) e herbívoro que vive geralmente próximo de rios onde passam grande parte do seu tempo imersos, devido a sensibilidade da sua pele em relação ao sol.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 22, 2010 10:46 pm

22-11-2010 18:03

Kwanza Sul
Administrador considera abertura de agências bancárias prenúncio de desenvolvimento

Sumbe
- O administrador municipal do Seles, Rui Feliciano Miguel, afirmou que a inauguração do balcão do banco BIC vai impusionar o desenvolvimento da região, situada a 80 quilómetros do Sumbe, capital da província do Kwanza Sul.
De acordo com o responsável, a inauguração da nova agência pode considera-se como base de mudança económica da região, porque os bancos trazem consigo desenvolvimento e potencial capital para a população." É sinal de que o município do Seles está a crescer vertiginosamente” – frisou.
Rui Miguel afirmou que com a inauguração da agência será facilitada a vida da população que tinha de percorrer longas distâncias para efectuar operações bancárias.
Esta é a quinta agência do banco BIC na província do Kwanza Sul, depois da inauguração das depedências do Sumbe, Porto Amboim, Kibala e Wako Kungo.
A localidade poderá contar com mais uma agência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), cujo término está previsto para Março.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron