NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Sábado Nov 27, 2010 7:24 pm


Sponsored Links

27-11-2010 11:31

Kwanza Sul
Associação de autoridades tradicionais traça estratégias de acção

Sumbe
- A Associação Angolana de Autoridades Tradicionais (ASSAT), na província do Kwanza Sul, está reunido em assembleia, nesta província, desde sexta-feira, com objectivo de traçar novas estratégias de acção em conformidade com a Constituição do país.
O encontro, que tem o seu termino previsto para hoje (sábado) está a abordar a introdução de alguns membros da comunidade no seio dos sobas, prestação de contas das quotas dos membros, envio às administrações municipais dos programas de saúde pública, e outros assuntos.
Na sessão da abertura, sexta-feira, o governador provincial do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado, disse que a Constituição reconhece a existência do papel e as funções das instituições do poder tradicional.
Acrescentou ser fundamental a intervenção e apoio das autoridades tradicionais no processo harmónico das comunidades.
A Assat existe no Kwanza Sul desde 2004 e conta com três mil 355 membros.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Sexta Dez 03, 2010 9:06 pm

03-12-2010 18:37

Kwanza Sul
Responsável defende eliminação das barreiras arquitectónicas

Sumbe
- O chefe de departamento de assistência da direcção local do Minars, Bernardo José, defendeu hoje, no Sumbe, a necessidade da eliminação das barreiras arquitectónicas nos edifícios do Estado e privados, com vista a possibilitar a movimentação das pessoas portadoras de deficiências.
O responsável, que falava por ocasião do dia consagrado a pessoas portadora de deficiência no mundo, assinalado hoje, sublinhou que "existem infra-estruturas que não estão preparadas para receber pessoas com necessidades especiais.
Recomendou a necessidade da construção de rampas para se ultrapassar tais situações.
Fez saber que a concessão de pensões, formação de quadros, reabilitação física, entre outros, tem merecido especial atenção do pelouro.
Por seu turno, o delegado provincial da Associação Nacional de Deficientes de Angola (Anda), Araújo Júlio, caracterizou a situação dos associados de "preocupante", tendo em conta os problemas com os quais os associados se debatem, tais como a falta de emprego, formação profissional e inclusão social.
"Sabemos que está legislado, porém urge a necessidade de as pessoas portadoras de deficiência gozatem deste direitos," rematou.
Apelou à sociedade no sentido de "olhar para os portadores de deficiência como indivíduos que ainda podem dar o seu contributo para o desenvolvimento do país, pois têm habilidades e capacidade para tal.
"Nós não trocamos a nossa deficiência pela consciência, continuamos a manter vivas as nossas habilidades", rematou.
A Anda conta com oito mil e 273 associados na província.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Sábado Dez 04, 2010 1:15 pm

Coreia do Sul vai continuar a apoiar desenvolvimento agrícola de Angola

Luanda, Angola, 3 Dez - A Coreia do Sul vai continuar a apoiar o relançamento da agricultura em Angola, através do financiamento de projectos específicos e formação de quadros, disse quinta-feira em Luanda o vice-ministro sul-coreano dos Negócios Estrangeiros e Comércio.

No final de uma audiência com o ministro angolano da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Pedro Canga, Kim Jae-Shin afirmou ser Angola um país promissor e com potencialidades, dando indicadores de vir a ser uma referência mundial no sector agrícola.

O vice-ministro referiu esperar que, ao cooperar com Angola, a Coreia do Sul possa ajudar a melhorar os padrões de vida do povo angolano, tendo mencionado na ocasião o financiamento da segunda fase do projecto de modernização agrícola na província do Sumbe, para a produção do algodão”.

Por sua vez, Pedro Canga informou que a Coreia do Sul concedeu crédito a Angola para a implementação de dois grandes projectos, nomeadamente os de “desenvolvimento da cultura do algodão”, em curso no município do Sumbe, província do Cuanza Sul, e o de “desenvolvimento avícola”, nas províncias do Cuanza Norte e Malanje. (macauhub)
 
Mensagens: 203
Registado: Quarta Out 14, 2009 5:36 pm

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Sábado Dez 04, 2010 1:21 pm

Empresas espanhola e angolana instalam fábrica de descaroçamento de algodão em Angola

Sumbe, Angola, - As empresas espanhola África Sementes e angolana Mundo Verde estão a investir na construção de uma fábrica de descaroçamento de algodão no município do Sumbe, província do Kwanza Sul, de acordo com a agência noticiosa angolana Angop.

Em declarações à agência, o director-geral da África Sementes, Luís Cano, disse estarem a ser investidos cerca de 12 milhões de dólares neste projecto, cuja montagem dos equipamentos deverá ficar concluída dentro de dois meses.

"Estamos a produzir algodão numa área de 2500 hectares, que será processado na fábrica e antecipamos que outros produtores recorram à mesma para a transformação do produto em fibra" afirmou.

Esta é a primeira fábrica de descaroçamento que está a ser instalada no Sumbe.

Em termos de produção de algodão, antes de 1975, a província do Kwanza Sul contava com uma área de cultivo estimada em 41 mil hectares, nos municípios do Sumbe, Seles, Libolo, Porto Amboim, Kilenda, Kibala, Amboim, Mussende e Conda, tendo atingido uma produçao de quase 22 mil toneladas em 1973.

A última campanha agrícola de algodão na região aconteceu em 2000, numa área de 3650 hectares, tendo resultado na colheita de 500 toneladas.
(macauhub)
 
Mensagens: 203
Registado: Quarta Out 14, 2009 5:36 pm

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Sábado Dez 04, 2010 1:27 pm

Província do Kuanza Sul, Angola, com mais de 800 km de estradas alfaltadas

Sumbe, Angola, - Pelo menos 853 dos 3150 quilómetros da rede rodoviária da província do Kuanza Sul já foram recuperados enquanto 1548 estão terraplenados aguardando um tapete asfáltico, informou quarta-feira a direcção provincial do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA).

Um comunicado daquela direcção provincial, citada pela agência noticiosa angolana Angop, tal recuperação proporcionou um aumento das trocas comerciais e tornou mais segura e confortável a ligação com as províncias do Bié, Huambo e Benguela.

A nota refere ainda que a delegação provincial do INEA prevê recuperar até ao final deste ano 325 quilómetros de rodovia, no quadro do programa de recuperação da malha viária nacional.

Em carteira consta igualmente a montagem e lançamento da ponte sobre o rio ...., no município do Seles. (macauhub)

 
Mensagens: 203
Registado: Quarta Out 14, 2009 5:36 pm

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Sábado Dez 04, 2010 1:30 pm

Angola: Província do Quanza Sul retoma produção de algodão com capitais de Angola e Coreia do Sul

Luanda, Angola, - O governo de Angola e a empresa sul-coreana Hanil Engineering and Construction vão investir cerca de 40 milhões de dólares num programa destinado a retomar a produção de algodão na província angolana do Quanza Sul, escreve o jornal de Angola.

O programa orientado para as zonas de Ngangula e Kipela, no município do Sumbe deverá estar concluído em Março de 2009 e consiste numa primeira fase na construção de infra-estruturas para o sistema de irrigação que compreende duas estações de captação e bombeamento de água a partir do rio Kuvo e três reservatórios.

O coordenador do projecto, Abel Bala Kinzeca, revelou que após a conclusão da construção das infra-estruturas e do resultado de testagem do material a ser empregue, será instalada uma fábrica para o descaroçamento do algodão.

Depois de Malanje e Benguela, a província do Quanza Sul foi a que mais quantidade de algodão produziu antes da independência de Angola em 1975.

A região do Quanza Sul atingiu a maior safra em 1973 e envolveu os municípios do Sumbe, Porto Amboim e Seles.
(macauhub)
 
Mensagens: 203
Registado: Quarta Out 14, 2009 5:36 pm

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Quarta Dez 08, 2010 3:56 am

Kwanza Sul
Instituto politécnico lança primeiros quadros no mercado de emprego

Sumbe
-
O Instituto Médio Politécnico (IMPS) do Sumbe, província do Kwanza Sul, lança este mês os primeiros 129 técnicos formados nas áreas de mecânica, climatização, energia e instalação eléctrica.
A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, pelo director da instituição, Carlos de Brito Teixeira avançando que desde a criação do instituto foram formados 59 estudantes no .curso de mecânica e climatização e 70 em energia e instalações eléctricas.
"Firmamos acordos com algumas instituições, onde os nossos formandos estagiaram e os relatórios recebidos demonstram boas notas para serem inseridos no mercado," explicou.
O Instituto Médio Politécnico do Sumbe funciona desde o ano de 2008, com o objectivo social de contribuir no desenvolvimento local e regional, através de um ensino de qualidade nos cursos técnico-profissionais.
A unidade escolar conta com 29 professores, dos quais cinco de nacionalidade brasileira.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Quinta Dez 09, 2010 6:40 pm

Investidos 301 milhões em infra-estruturas sociais
O governo provincial do Kwanza Sul investiu este ano 301,527 milhões de Kwanzas na construção de infra-estruturas sociais em quatro dos 12 municípios da província, informou terça-feira o director local das Obras Públicas, Osvaldo Brás.
Imagem
Em declarações à Angop na cidade do Sumbe, o responsável disse que deste montante, 78,742 milhões foram empregues na construção de um centro pré-universitário, com 12 salas de aula, no município do Seles, e 81,760 milhões numa instituição idêntica no de Mussende.

Foram igualmente gastos 49, 939 milhões na construção de uma escola no município da Conda, enquanto que um posto de saúde e uma residência para os enfermeiros no município da Quilenda custaram 14,784 milhões e 952 Kwanzas .

Na comuna do Condé (município do Ebo) está em obras um posto de saúde e uma residência para o enfermeiro, avaliados em 188,339 milhões Kwanzas.

A instalação da delegação provincial do Kwanza Sul da Televisão Pública de Angola custou 63,248 milhões e 791 Kwanzas.

De acordo com o director provincial, parte destas obras estão concluídas, enquanto outras deverão terminar no próximo ano.
 
Mensagens: 383
Registado: Quinta Nov 19, 2009 5:41 pm

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Quarta Dez 22, 2010 3:56 pm

22-12-2010 10:14

Kwanza Sul
Chuva faz um morto e destrói residências no Sumbe

Sumbe
- Uma pessoa morreu e oito residências ficaram destruídas, na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, em consequência da chuva das últimas 24 horas, informou à Angop, hoje, quarta-feira, o administrador municipal, Sebastião Daniel Neto.
De acordo com o administrador, o desabamento de uma casa na localidade das salinas provocou a morte de uma criança, de sete anos de idade.
Referiu que os dados ainda são provisórios, visto que o seu pelouro e o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros estão a efectuar o levantamento em todos os bairros da cidade do Sumbe.
Frisou que as chuvas deixaram ainda ruas alagadas e casas inundadas, bem como o transbordo do rio Cambongo.
Os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Bumba, Chingo,Salinas e Kissala.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Segunda Jan 03, 2011 11:00 pm

03-01-2011 17:26

Kwanza Sul
Banco Keve doa material bibliográfico ao Instituto Superior Politécnico

Sumbe
- O Banco Keve na província do Kwanza Sul doou neste domingo diverso material didáctico constituído de livros infantis e de ciências agrárias ao centro infantil “17 de Setembro” e ao Instituto Superior Politécnico do Sumbe.
Os livros retratam temas como a economia humana, economia de saúde reprodutiva animal, atlas geográficos, dicionários em português e umbundo, veterinária, farmacologia, dentre outros.
A directora do centro infantil, Guilhermina Gonçalves, considerou que o gesto vem trazer benefícios no enriquecimento do acervo de literatura infantil na instituição e promover maior qualificação das educadoras.
De acordo com o gerente desta agência bancária, João Vasco Narciso, a iniciativa teve por objectivo colmatar o vazio registado nas bibliotecas dos dois estabelecimentos.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Sexta Jan 07, 2011 11:18 pm

Kwanza Sul
Sumbe completa 242 anos desde ascensão à cidade

Sumbe -
A cidade do Sumbe, capital da província do Kwanza Sul, completa, nesta sexta-feira, 242 anos desde a sua ascensão à categoria de cidade em 1769
Para saudar a efeméride, está agendada como principal actividade a deposição de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, defronte ao Tribunal Provincial.
A efeméride assinala-se numa altura em que o Sumbe enfrenta problemas estruturais, entre os quais o saneamento básico, para o qual o administrador municipal, Sebastião Daniel Neto, solicita o envolvimento de todas os sectores para a sua resolução.
De acordo com o gestor, a exiguidade de verbas tem sido o principal empecilho na concretização de programas destinados a solucionar os múltiplos e complicados problemas do município, entre os quais a recolha dos resíduos sólidos.
Em 2011, a administração municipal definiu como prioridade maior atenção aos sectores da educação e saúde, eliminando os focos de lixo, saneamento básico, distribuição de água, através do programa "Água para Todos".
Para tal, o sociólogo José Domingos “Alemão” sugeriu a promoção de campanhas de sensibilização, para garantir maior envolvimento dos munícipes para a sua participação nos programas de intervenção municipal e integrado de desenvolvimento rural e combate à fome e à pobreza.
Do seu ponto de vista, é preciso haver mais interacção entre o executivo local e os munícipes, com vista a trocarem-se ideias e pontos de vista sobre as possíveis soluções aos problemas identificados.
O Sumbe foi, até 1975, conhecida por cidade do Novo Redondo.
Compreende 3.890 quilómetros quadrados e cerca de 218 mil habitantes.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Quarta Jan 12, 2011 4:31 pm

12-01-2011 10:30

[size=150]Kwanza Sul
OMA prepara Assembleia provincial de renovação de mandatos

Sumbe [/size
]
– Membros do Comité provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Kwanza Sul estiveram terça-feira reunidas, na cidade do Sumbe, na sua IX sessão ordinária para, dentre outras questões, analisar e aprovar a documentação a ser utilizada na IX Assembleia de renovação de mandatos.
O encontro foi orientado pela primeira secretária provincial da organização, Odeth da Conceição dos Santos, a qual referiu que o fórum serviu de preparação para a realização da Assembleia provincial, a 22 de Janeiro, onde serão ainda balanceadas as actividades desenvolvidas ao longo do mandato 2005/2010.
Elogiou os comités municipais, comunais e de base que, através das assembleias locais de renovação de mandatos das suas direcções demonstraram capacidade organizativa no exercício da democracia interna.
De acordo com a responsável política, deve constituir propósito da mulher angolana unir-se para a reconstrução, reconciliação, manutenção da paz, da consolidação da democracia, estabilidade política do exercício da cidadania e do desenvolvimento de Angola.
No encontro foram analisados e aprovados: o programa para a Assembleia provincial, o relatório de actividades referentes ao período de 2005/2010, a ordem de trabalho da assembleia, a lista de delegados e candidatos e o programa de acção da organização para o período de 2011/2016.
Contou com a participação de 45 dos 65 membros do Comité Provincial provenientes dos doze municípios.
A OMA no Kwanza Sul controla cerca de 118 mil militantes.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Sexta Jan 14, 2011 5:19 pm

14-01-2011 13:23
Kwanza Sul
Agricultura aposta na estatística para apurar produção
Imagem
Sumbe
- O director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural no Kwanza Sul, Pedro Lambuazau, apontou como principal propósito do seu pelouro em 2011, a aposta na estatística agrícola para se determinar os níveis de produção agro-pecuária.
O responsável sustentou, em declarações à imprensa, que a identificação dos níveis de produção ajudarão a descobrir os factores que concorrem para a existência da pobreza no seio dos agricultores e famílias camponesas.
"As nossas linhas de força estarão totalmente viradas para a estatística agrícola porque a província do Kwanza Sul a par do Huambo, são as duas províncias que mais áreas agrícolas possuem”, frisou.
Acrescentou ser pretensão da direcção fazer estudos no sentido de os rendimentos adquiridos tenham repercussão na vida das populações principalmente camponesas de modo a diminuir a pobreza e a fome.
Em sua óptica, a recuperação e desassoreamento dos sistemas de irrigação e das represas, bem como dos corredores profilácticos pode estimular o crescimento agro-pecuário da região e consequentemente o combate à fome e à pobreza nas populações.
Pedro Lambuazau dirige a Direcção Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural no Kwanza Sul há menos de dois meses, em substituição de Mário Huambo.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Quinta Jan 20, 2011 8:06 pm

Criada no Kuanza Sul escola de superior de enfermagem Vai arrancar ainda este ano no Sumbe, segundo acaba de ser anunciado Imagem No Kuanza Sul, vai arrancar ainda este ano com um curso superior de enfermagem que vai funcionar no edifício do Instituto Superior Agrário do Sumbe. A notícia acaba de ser divulgada e vai ao encontro das necessidades mais prementes da população local, muito embora tenham surgido algunas críticas pelo facto de não existir uma escola de enfermagem de ensino médio naquela província angolana.

Imagem
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor em Sexta Jan 28, 2011 7:11 pm

Está na forja fábrica de transformação de alimentos Imagem O sector da Indústria na província do Kwanza-Sul pretende instalar este ano indústrias de transformação de produtos perecíveis, horto-frutícolas e outros, produzidos em grande escala nos municípios do interior da região e que, devido à falta de meios de escoamento para os principais mercados, acabam por se deteriorar.
O director provincial da Indústria, Geologia e Minas, Pedro Firmino, adiantou ao Jornal de Angola que uma das apostas para o corrente ano prende-se com a formação metodológica dos industriais locais e com o apoio aos empresários do ramo interessados em investir nesta área, mas que não têm os recursos financeiros necessários.
Pedro Firmino sublinhou que constam das perspectivas do sector continuar a apoiar a iniciativa privada na instalação de mais unidades industriais, superação profissional, prossecução da actividade de fiscalização mineral, troca de experiência com as demais províncias no que tange à actividade mineralógica-industrial e o acompanhamento das unidades instaladas. “A província do Kwanza-Sul tem imensas potencialidades para o desenvolvimento da indústria, por se situar numa região onde predomina um clima diversificado e que oferece inúmeras oportunidades de negócio na área da agricultura, com possibilidades de criação de indústrias no ramo das madeiras”, acentuou o responsável da Indústria.Este ano o sector vai empenhar-se no melhoramento da indústria de água mineral e medicinal, lapidação de pedras semipreciosas, transformação da soja, do dendém para o óleo-de-palma, concentrado de tomate, banana e ananás, fabrico de álcool a partir do ananás e laranja e outras actividades ligadas ao ramo. O responsável adiantou que estão instaladas na província 205 empresas industriais. No ano passado, constituíram-se outras 15, localizadas nos municípios do Sumbe, Amboim, Ebo e Kibala, das quais dez pertencem ao ramo da indústria panificadora.
Pedro Firmino sublinhou que o parque industrial da província contará igualmente com uma fábrica de cimento que está a ser erguida no .Cuacra (Sumbe), cujos trabalhos decorrem a bom ritmo, e uma outra vocacionada para a produção de água de mesa localizada na área da Gonga, em Porto Amboim.

Exploração de inertes

O director provincial da Indústria, Geologia e Minas explicou que a indústria extractiva é desenvolvida por 47 empresas licenciadas, sendo 18 unidades de exploração mineira, enquanto outras 17 se ocupam dos materiais de construção, designadamente gesso, calcário, granito, areia, burgal e demais inertes.
O governo provincial agendou um encontro com os proprietários das empresas inoperantes para apurar as causas da paralisação e quais as possibilidades de as actividades serem retomadas.
Maioritariamente encontram-se concentradas nos municípios do Mussende, Conda, Libolo, Seles, Sumbe e Porto Amboim.
Está na região uma única empresa de exploração de quartzo, no município da Conda, a cargo da Coreangola, que teve uma produção anual estimada em 18.150 metros cúbicos do referido minério.


Imagem

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron