NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:32 pm

02-06-2011 7:23

Kwanza Sul
Crianças querem mais amor e atenção

Sumbe
- Maior atenção, amor e carinho foram as palavras dirigidas quarta-feira, no Sumbe , província do Kwanza Sul, aos pais, encarregados de educação e tutores com vista a materialização dos 11 compromissos assumidos pelo governo e suas parceiras sociais.
Estas palavras foram expressas por ocasião do Dia Internacional da Criança, assinalado quarta-feira (1 de Junho), que de acordo com as crianças do Sumbe , a materialização dos compromissos passa pelo envolvimento de toda a sociedade de forma que as mesmas continuem a ser prioridade.
Na ocasião a vice-governadora do Kwanza Sul para o sector político e social, Fernanda Cabral, acredita num futuro melhor se haver maior cuidado com as crianças. "Temos consciência de que as crianças se constituem no futuro do país e isto nos responsabiliza cada vez mais para que elas sejam a prioridade," rematou.
Entretanto, as crianças pediram o envolvimento da sociedade para o combate deste mal que causa desarticulação das famílias.
"Exigimos que continuemos a ser prioridade absoluta e isto passa pelo rigor *****mprimento dos 11 compromissos por parte das instituições", realça o documento das crianças.
O acto foi antecedido por uma marcha contra violência que do ponto de vista da criança "confirma o nosso sentimento de tristeza pela violência que ainda se faz sentir no seio muitas famílias em quase todo o país onde as crianças são mais vitimadas."
"Os agressores de menores sejam responsabilizados pela justiça porque a violência contra criança é um crime e os transgressores devem ser denunciados," advertiu.
Participaram no evento crianças, membros do governo, autoridades tradicionais, entidades religiosas e representantes de organizações não-governamentais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:50 pm

09-07-2011 11:22

Kwanza Sul
JMPLA aposta no resgate dos valores cívicos morais e patrióticos

Sumbe
– O coordenador do grupo de acompanhamento do Secretariado Nacional da JMPLA à província do Kwanza Sul, Paiva Adão, apelou hoje, sábado, na cidade do Sumbe, aos militantes locais a engajarem-se cada vez mais nas tarefas de resgate dos valores cívicos e morais e exaltação do patriotismo.
Segundo o responsável, que intervinha na abertura da IV reunião ordinária do Comité Provincial da JMPLA, devem ser traçados programas e projectos com vista a recuperação da identidade angolana, dilacerada pelo longo período de guerra civil que o país viveu.
"Durante os anos de guerra, os angolanos perderam valores como o patriotismo e passaram a desconhecer a sua identidade enquanto povo e Nação. Por esta razão, as nossas acções devem estar viradas no sentido de levar a juventude a valorizar aquilo que nos identifica como angolanos" - frisou.
Nesta vertente, destacou o papel a ser desempenhado pelas brigadas sociais de trabalho voluntário nas comunidades que estarão voltadas ao desenvolvimento das comunidades nas mais diversas áreas.
A IV reunião ordinária da JMPLA decorre na sala de reuniões do Comité Provincial do MPLA e vai, dentre outras questões, analisar as actividades desenvolvidas pelo órgão em 2010, no primeiro semestre de 2011 e perspectivar futuras acções.
Conta com 88 participantes, entre membros do Comité e convidados e servirá igualmente para fazer a avaliação do desempenho dos membros do Comité Provincial, estudar e orientar a constituição de brigadas sociais de trabalho voluntário nas comunidades.
A reunião vai também aprovar a realização do II Acampamento Provincial de militantes, a ter lugar na vila de Kassongue, município com o mesmo nome, de 24 a 28 de Agosto deste ano
No quadro do fórum, está igualmente agendada a realização de um seminário de capacitação da Comissão de Auditoria e Disciplina direccionado aos coordenadores municipais deste órgão, visando aprimorar os mecanismos de acompanhamento, fiscalização e controlo.
A JMPLA, no Kwanza Sul, conta com perto de 95 mil militantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:35 am

Kwanza Sul
Profissionais de artes e ofícios sugerem reactivação da indústria transformadora

Sumbe
- Sapateiros e relojoeiros do município do Sumbe, província do Kwanza Sul, consideraram hoje, ser necessário que as autoridades do país criem mecanismos tendentes ao ressurgimento da indústria afim, por forma a empregar profissionais da área e salvar as profissões, em risco de extinção.
Numa ronda efectuada, em alguns locais de concentração desses profissionais, a Angop constatou o abandono das referidas artes por dificuldades financeiras.
Lourenço Viega, sapateiro há 30 anos, realçou que o sapateiro na sociedade angolana "só serve para consertar calçados", afirmando que, se existisse produção de calçados nacionais, a classe seria melhor aproveitada.
Confessou que o trabalho de sapateiro actualmente se consubstancia em coser e colar calçados, facto que os atira quase para o desemprego, sem dignidade e com rendimentos baixos.
Domingos Belmiro, relojoeiro há 24 anos, afirmou que estes serviços não são tão solicitados como em tempos atrás, tendo em conta o desinteresse dos jovens em aprender a profissão.
Acrescentou que a falta de apoio e de reconhecimento da profissão no programa de formação profissional do Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social (MAPESS), desanima muitos relojoeiros, assim como o facto deste ofício não beneficiar de um organismo para a defesa dos seus interesses.
O município do Sumbe tem um centro de emprego onde estão inscritos muitos sapateiros e relojoeiros a procura de emprego.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:17 pm

Kwanza Sul
Acidentes de viação causam três mortos no fim-de-semana

Sumbe
-
Três pessoas morreram e outras 12 ficaram gravemente feridas em consequência de nove acidentes de viação registados no último fim-de-semana na província do Kwanza Sul pelo Comando Provincial da Polícia Nacional.
Em declarações hoje, segunda-feira, à imprensa, para balancear as ocorrências neste período, o porta-voz do gabinete de imprensa, inspector-chefe Lino Silvestre Manuel, referiu ter havido um aumento de um acidente em relação a igual período anterior.
De acordo com o oficial, constam dos sinistros choques entre veículos automóveis, capotamento, despiste, choques contra obstáculos fixos, originados pelo não ***primento das regras de trânsito.
Lino Silvestre Manuel informou ainda que os sinistros ocorreram nos municípios do Sumbe, Kibala, Mussende e Seles.
Apelou aos automobilistas ao ***primento rigoroso do novo código de estrada, de modo a se evitarem infortúnios.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 4:55 pm

30-08-2011 8:44

Kwanza Sul
Administração da Kilenda aposta na extensão da rede sanitária

Kilenda
- A extensão da rede sanitária, através da construção, reabilitação e equipamentos de unidades sanitárias, com vista à melhoria da assistência médica e medicamentosa constam do programa em execução pela administração municipal da Kilenda, província do Kwanza Sul.
A informação foi prestada hoje à Angop pela administradora municipal da Kilenda, Maria Caimboa, tendo acrescentado que está em curso a construção de um posto de saúde e residência do enfermeiro na povoação da Banza Xariaria, Cassusua Longa Nhia e Kissange, respectivamente.
Constam igualmente a reabilitação e apetrechamento da maternidade, a construção de um consultório médico, ambos na sede municipal e residências para os médicos.
A responsável disse que estes projectos estão a ser executados no quadro do programa do governo de combate à pobreza e dos cuidados primários de saúde.
"Queremos levar os serviços de saúde mais próximo da população," justificou.
Neste fim-de-semana duas novas infra-estruturas foram reinauguradas, nomeadamente um posto de saúde e um centro médico na comuna do Kirimbo.
As duas unidades sanitárias contam com 20 camas e vão prestar serviços ambulatórios, consultas externas, pediatria, maternidade e medicina, bem como um internamento de menos de 48 horas.
Dois médicos e 52 enfermeiros asseguram os serviços de saúde na Kilenda.
O município tem uma população estimada em 11 mil habitantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:35 pm

Kwanza Sul
Anda cria projectos sociais e cooperativa agropecuária

Sumbe
- Sete mil 260 pessoas portadoras de deficiências no Kwanza Sul vão este ano beneficiar de projectos de formação profissional e uma cooperativa agropecuária, anunciou hoje, no Sumbe, o presidente da Associação Nacional de Deficientes de Angola (Anda) , Silva Lopes Etiambulo.
Silva Etiambulo que falava à Angop, sublinhou que a cooperativa visa assegurar e melhorar a vida das pessoas portadoras de deficiências na região.
"É um projecto que está sendo bem estruturado, visto que possuimos no Kwanza Sul algumas propriedades, como gado bovino e caprino e terras aráveis que facilita a execução deste projecto", explicou.
Anunciou igualmente a criação de uma escola de formação profissional e microempresas.
"Assinámos um acordo com instituições brasileiras e vamos ter aqui uma escola que vai ministrar cursos profissionais, de curta duração, para que individualmente eles ( beneficiários) trabalhem e desta forma criem os seus próprios negócios," disse.
Na província do Kwanza Sul, a Anda desenvolve uma série de projectos sociais, dos quais pontificam os de serralharia, carpintaria, agricultura, recauchutagem moageira, telecomunicações, bairros sociais e reabilitação física, que beneficiam mais de três mil
portadores de deficiência.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:23 pm

Kwanza Sul
Polícia Nacional regista diminuição de crimes

Sumbe
- O comando provincial da Polícia Nacional no Kwanza Sul registou de 24 a 29 de Setembro uma diminuição de 13 crimes diversos e procedeu à detenção de dez cidadãos acusados da prática dos mesmos.
De acordo com uma nota da corporação, chegada hoje à Angop, a situação delituosa passou de 40 para 27 crimes, estando os mesmos tipificados em ofensas corporais, furto, homicídio, voluntário, tentativa de violação, ameaça de morte, aborto, posse de canabis, falsificação de moeda, especulação, injúrias e difamação.
Os crimes ocorreram nos municípios do Sumbe, Amboim, Kibala, Seles, Porto-Amboim, Ebo Kassongue e Libolo.
A nota acrescenta que dos crimes registados 22 foram esclarecidos, perfazendo uma operatividade na ordem de 81 porcento.
No mesmo período foram registados 22 acidentes de viação, que causaram a morte a quatro mortos e 24 feridos.
Os danos materiais estão avaliados em três milhões 410 mil e 900 Kwanzas.
Os municípios do Sumbe, Libolo, Kassongue, Kibala, Ebo e Porto Amboim foram os que registaram maior índice de acidentes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:29 am

Kwanza Sul
Conferência aborda papel da família

Sumbe
- O papel da família na formação da jovem mulher está a ser abordado hoje, sexta-feira, no Instituto Superior Politécnico do Sumbe, Kwanza Sul , pelo Grupo de Liderança Feminina (Glif).
A conferência, que tem como tema "o direito da mulher jovem", vai igualmente abordar o problema que a jovem mulher enfrenta com relação ao abuso e ***édio sexual na escola.
O certame tem o seu término previsto para o período da tarde de hoje e tem como objectivo contribuir com ideias, sugestões e recomendações para que se acham soluções dos problemas que a jovem mulher enfrenta na escola e em outras instituições.
Em declarações à Angop à margem da conferência, a administradora do Glif, Cristina Margarida, fez saber que a instituição tem recebido denúncias sobre abuso e ***édio.
"O ano transacto tomamos o conhecimento de seis casos ocorridos nas cidades da Gabela, Sumbe e Vila do Seles, cujos casos foram encaminhados às instituições de direito," disse, acrescentando que " pretendemos que mulheres que sofram no silêncio possam parar de sofrer."
Participam do certame jovens, representantes de igrejas, directores de escolas e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:22 pm

05-12-2011 12:58

Educação
Bolseiros do Kwanza Sul terminam curso

Sumbe
- Os primeiros 50 bolseiros do Governo da Província do Kwanza Sul que há quatro anos frequentam a Universidade de Belas (Unibelas), em Luanda, terminam este mês formação superior nas especialidades de Relações Internacionais, Administração e Marketing e engenharia de informática.
A informação foi prestada hoje à Angop pela responsável da área académica, Eufrazina José tendo avançado a existência de um convénio entre a sua universidade e uma privada em Lisboa que vai facilitar na inserção dos cursos de mestrado em Portugal no próximo ano.
A província do Kwanza Sul tem na Unibelas 100 bolseiros de um universo de dois mil estudantes das 18 províncias e que frequentam igualmente cursos de direito, saúde e petróleos para um período de cinco anos.
Este é um projecto do governo central cujos beneficiários são os governos provinciais ,.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:31 pm

09-12-2011 13:08

Kwanza Sul
Recomendado avaliação do sustento familiar no meio rural

Sumbe
– Os participantes no seminário sobre análise da vulnerabilidade decorrido desde segunda-feira e encerrado hoje, no Sumbe, província do Kwanza Sul, recomendaram a criação de mecanismos para monitorar e avaliar casos vulneráveis do sustento de famílias em zonas rurais da província.
Os participantes recomendaram igualmente a elaboração do esboço das zonas de sustento do meio rural da província e a percepção dos instrumentos utilizados na definição das zonas de sustento.
Outra recomendação saída do conclave diz respeito a necessidade do gabinete de segurança alimentar do Ministério do Desenvolvimento Rural e das Pescas, governo da província e o comité Regional da Avaliação da Vulnerabilidade da SADC trabalharem no sentido da formação e da elaboração da linha de base de análise da vulnerabilidade.
Na sessão de encerramento do seminário promovido pelo gabinete de Segurança Alimentar e o Comité Regional da Avaliação da Vulnerabilidade da SADC, o director provincial da Agricultora e Desenvolvimento Rural, Pedro Lambuazau, disse que fornecerá a província instrumentos para avaliação dos meios de sustento familiar no meio rural e a definição de políticas e intervenções no referido meio.
“Este é mais um contributo que se enquadra nos princípios de ***primento das orientações superiores do executivo na estratégia do combate à fome e à pobreza,” disse.
Durante a formação os participantes abordaram temas ligados a introdução sobre o comité regional e nacional de avaliação da vulnerabilidade na região da SADC, introdução sobre o comité nacional de avaliação da vulnerabilidade em Angola, abordagem sobre a economia dos agregados familiares e conceitos de segurança alimentar, nutricional e meios de sustento.
Participaram no evento responsáveis e técnicos das direcções provinciais da Agricultura, Comercio, Saúde, Instituto de Desenvolvimento Agrário (IGCA), técnicos do gabinete de segurança alimentar, representantes das estações de desenvolvimento Agrário e Saúde dos municípios do Sumbe, Porto Amboim, Libolo, Kilenda, Amboim, Conda e Seles.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:20 pm

12-12-2011 15:58

Kwanza Sul
Sindicato de empregados bancários elege corpo directivo

Sumbe
- O Sindicato Nacional de Empregados Bancários de Angola no Kwanza Sul conta, a partir de hoje, com um novo corpo gerente do secretariado provincial, eleito em Assembleia Geral, numa das unidades hoteleiras da cidade do Sumbe.
Para um mandato de cinco anos, foram eleitos Francisco Luís Pungo (secretário provincial), Edilson Lima (secretário provincial adjunto), Edson Alberto Mário (para a área sindical), Alberto Sangulo (para administração e finanças), Humberto Pinto (para a cultura desporto e lazer), José Gregório (para os assuntos jurídicos, comissões de trabalho e juventude) e Geraldo Cardoso (para a informação).
Ao intervir no acto de empossamento, que decorreu no fim-de-semana, o presidente do Sindicato Nacional, Patrício José da Costa, defendeu a união no trabalho do sindicalismo e dedicação na resolução dos problemas dos filiados, privilegiando as reivindicações e o dialogo social.
Em declarações à imprensa, o secretário provincial dos empregados Bancários de Angola, Francisco Pungo, apontou o recrutamento e o aumento do número de filiados nas fileiras do Sindicato como a principal aposta do seu mandato, através da implementação de campanhas de sindicalização.
Participaram na eleição representantes da Unta-Confederação Sindical e da Central Geral dos Sindicatos Independentes de Angola (CGSILA).
O SNEBA no Kwanza Sul conta com 250 trabalhadores filiados, afectos aos bancos de Comércio e Indústria (BCI), de Poupança e Crédito (BPC), Millenium, Sol e Africano de Investimentos (BAI).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:26 pm

Kwanza Sul
Pastor apela jovens a resgatarem valores morais e culturais

Sumbe
-
O pastor da Igreja Cristã Ministério do Evangelho, João Lourenço, apelou hoje, no Sumbe, província do Kwanza Sul, a necessidade dos jovens contribuírem nas tarefas tendentes ao resgate dos valores morais cívicos e culturais.
Em declarações à Angop, João Lourenço disse que os jovens devem participar activamente nos programas do governo ligados à recuperação dos valores morais cívicos, éticos e culturais para que haja uma boa convivência na sociedade.
Referiu que os pais e encarregados de educação devem incentivar os jovens para a mudança de comportamento, frisando que cada indivíduo deve mostrar um bom comportamento como se fosse filho de um só pai.
"Não podemos esquecer que a boa educação inicia na família e posteriormente na sociedade", concluiu o pastor.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 4:13 pm

Kwanza Sul
Estudantes terminam defesas de monografias no Instituto de Petróleos

Sumbe
-
Cento e setenta e três estudantes do Instituto Nacional de Petróleos(INP) no Sumbe , Kwanza Sul, efectuaram, hoje, com êxito defesas de suas monografias de fim do curso nas especialidades de geologia petrolífera, minas, perfuração e produção, processamento de gás, refinação, instrumentação petrolífera e mecânica de instalação petrolífera.
O curso médio teve a duração de três anos, cujas defesas estão relacionadas com exploração, perfuração, produção de petróleos, área de mecânica e instalações petrolífera.
Em declarações à imprensa, o sub-director pedagógico do INP, Alegria Raúl Joaquim, disse que mostrou-se "satisfeito" pela transmissão dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes, tendo avançado que "estão preparados para darem os seus contributos no ramo petrolífero".
"A escola deve ser uma fonte de investigação e inovação, por isso vamos continuar a aperfeiçoar, por forma que os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes sejam de interesse comunitários e adoptados à empresas e sirvam de consultas," manifestou.
Justificou que a prática de defesa de monografia visa desenvolver nos estudantes as competências e habilidades de reflexão teórica que complementam a formação.
Apelou aos recém formados a continuarem com o mesmo esforço e dedicação para contribuírem cada vez mais no desenvolvimento do país.
Desde a sua fundação, em 1983, o Instituto Nacional de Petróleos, já formou quatro mil e 300 estudantes nas especialidades de geologia petrolífera, minas, perfuração e produção, processamento de gás, refinação, instrumentação petrolífera e mecânica de instalação petrolífera.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 12, 2012 5:07 pm

12-01-2012 4:34

Kwanza Sul
Bispo de Portugal enaltece reabilitação de infra-estruturas

Sumbe
-
O bispo de Leiria e Fátima de Portugal, dom António Marto, enalteceu quarta-feira, na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, o esforço empreendidos pelo Executivo angolano na reabilitação de estradas, pontes e infra-estruturas sociais, facto que está a estimular o desenvolvimento socio-económico no país
Em declarações à imprensa, no final de um encontro com o governador provincial, Serafim do Prado, o prelado adiantou que a recuperação de infra-estruturas rodoviárias entre as províncias está a resultar na melhoria das condições de vida das populações.
"Desde a minha chegada em Angola, já andei por quatro províncias e vi o trabalho que está a ser desenvolvido pelas autoridades angolanas na recuperação de vias de acesso e infra-estruturas sociais", disse o bispo.
Referiu que Angola precisa reconstruir não só as infra-estruturas socio-económicas destruídas pela guerra, mas também a alma de todo o povo, o que representa um desafio para a Igreja Católica.
Segundo o bispo de Leiria e Fátima, é um período de grande desafio para todos os angolanos e, em particular, a igreja, porque se trata de reconstruir, acima de tudo, a alma de todos os irmãos desavindos.
"Os angolanos devem continuar com este espírito de reconstrução nacional para que a sua população possa viver em paz e harmonia", concluiu o dom António Marto.
Durante o encontro com o governador, foi analisado o acordo de cooperação entre a diocesse de Leiria e Fátima e a do Sumbe, bem como alguns projectos que a igreja pretende implementar no Kwanza Sul. Dom António Marto encontra-se na província para uma visita de oito dias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 10:02 pm

09-02-2012 21:33

Kwanza Sul
Hospital regional do Amboim necessita de cinco médicos

Sumbe
- O hospital regional do Amboim, província do Kwanza Sul, necessita de cinco médicos nas especialidades de clínica geral, ortopedia e cirurgia, com vista a melhorar o atendimento aos pacientes.
A inquietação foi manifestada hoje (quinta-feira) pelo director dos serviços clínicos do referido hospital, Armando Fernando, referindo que a este número acrescem-se 52 enfermeiros para auxiliar o pessoal médico.
Sem precisar números, a fonte fez saber que apesar da necessidade de médicos e enfermeiros o hospital regista uma redução da mortalidade devido à melhoria das condições técnicas e medicamentosa.
Fez saber que o paludismo, a anemia, doenças respiratórias agudas, doenças diarreicas e bronquite são as patologias que se registam com frequência na região.
O hospital regional do Amboim tem capacidade de 72 camas e conta com dois médicos e 18 enfermeiros que asseguram o seu normal funcionamento.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron