NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:24 pm

Kwanza Sul
Serviços prisionais apostam na formação técnico-profissional de quadros e reclusos

Sumbe
– O delegado provincial do Interior no Kwanza Sul, comissário Valmiro da Cruz Verdades, apontou a capacitação profissional e técnica dos efectivos e a elevação do nível académico dos funcionários e reclusos, como uma das principais apostas do seu pelouro no quadro do processo de modernização do sistema prisional.
O responsável fez este pronunciamento quando intervinha no 23º Conselho Consultivo alargado, encerrado hoje na cidade da Gabela, município do Amboim, tendo analisado questões ligadas ao funcionamento das distintas unidades prisionais na província, o grau de ***primento das decisões adoptadas na sessão anterior e perspectivado acções a curto e médio prazo.
De acordo com o oficial do Ministério do Interior, os serviços prisionais, a exemplo de todo o país, estão empenhados na inovação no quadro do processo de modernização do sector.
Para tal, prestar-se-á igualmente atenção à formação em artes e ofícios, principalmente, de reclusos jovens, o melhoramento da área de internamento das mulheres reclusas, a recuperação da área fabril, o desenvolvimento da actividade agro-pecuária e a prevenção de casos endémicos.
O responsável perspectiva ainda a reabilitação dos estabelecimentos prisionais do Libolo e da Gabela.
Sob o lema: “Pela melhoria dos serviços de reeducação, realizemos o 23º conselho consultivo alargado”, esteve também em análise durante os dois dias, o ante-projecto dos conselhos consultivos regionais, o funcionamento das áreas de especialidade e o regulamento orgânico das direcções provinciais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 2:25 am

Kwanza Sul
Técnicos aconselham camponeses apostarem na irrigação das culturas

Sumbe
- Os técnicos do ministério da agricultura e desenvolvimento rural aconselharam quarta-feira, no Sumbe, província do Kwanza Sul, os camponeses a aproveitarem os cursos dos rios para irrigar as suas culturas para fazer face à falta de chuva na região.
Segundo o representante do Instituto de desenvolvimento rural, Bonifácio da Costa Francisco, que chefiou uma delegação que nos últimos três dias trabalhou num inquérito na região, em virtude da falta de chuva, disse que "esta será a modalidade mais certa para que os camponeses possam garantir segurança alimentar e preservar as culturas que restam."
Bonifácio Francisco disse à imprensa que a situação constatada nos municípios do Amboim Ebo, Porto Amboim e Sumbe "é preocupante". Por esta razão, os camponeses devem apostar na irrigação, principalmente da mandioca, banana e outros produtos que possam contribuir na dieta alimentar, referiu .
A preocupação, do ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, segundo a fonte, prende-se igualmente com o efectivo pecuário.
"Verificamos que o gado, para se alimentar, têm que percorrer 30 a 40 quilómetros para encontrar pasto e isto é constrangedor para os criadores," frisou
Os técnicos do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural trabalharam na província do Kwanza Sul desde a última Segunda, com objectivo de realizar um inquérito sobre as consequências da falta de chuva que se regfista na região.
Hoje, quinta-Feira, a missão desloca-se à província de Benguela com o mesmo propósito.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 4:54 pm

Kwanza Sul
Porto Amboim ganhará novo centro de captação de água

Porto Amboim
- Um novo centro de captação e distribuição de água será construído, nos próximos três anos, no município do Porto Amboim, província do Kwanza Sul, cuja maquete foi nesta terça-feira apresentada na localidade.
O projecto apresentado pelo chefe de departamento de abastecimento de água e saneamento do Ministério de Energia e Águas, António Quaresma, está orçado em 95 milhões de dólares e vai beneficiar cerca de 120 mil habitantes.
De acordo com os estudos efectuados pela instituição, a água será captada a partir dos rios Longa e Keve, e entre os beneficiários constam aldeias e aglomerados populacionais.
De acordo com o administrador municipal do Porto Amboim, Francisco Kapassola, o objectivo é melhorar a distribuição da água no município, pelo que o plano vai compreender as áreas urbanas e peri-urbanas com uma faixa marítima de seis quilómetros, incluindo as zonas das salinas.
“O Governo pretende com este projecto levar a água mais próxima das comunidades”, rematou, adiantando que a antiga rede de distribuição, ainda em funcionamento, está obsoleta e tem tido muitas roturas deixando à população muitas vezes sem água.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 4:05 pm

Kwanza Sul
Alcance da paz impulsionou governo nas tarefas de reconstrução

Sumbe
- Munícipes da cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, disseram hoje, (terça-feira), nesta cidade que a conquista paz, em 2002, impulsionou e estimulou o governo a executar tarefas de reconstrução nacional.
Em declarações à Angop, entrevistados disseram que a paz trouxe a construção de novas estradas, novas centralidades, novas estradas, escolas, universidades e a circulação de pessoas e bens que veio aumentar a troca de mercadorias entre o campo e a cidade.
Para Vasco Francisco, estudante universitário, a paz é um bem que deve ser preservado, para que, no futuro outras gerações possam desfrutar dos seus ganhos e prestar dedicação aos domínio da estabilidade económica, melhoramento das infra-estruturas sociais e aumento da produção agrícola.
Ao sector da Educação, a paz trouxe a expansão do ensino Superior em todo país, a diminuição de alunos fora do sistema de ensino, aumento de novos professores e a formação de mais quadros para o sector.
Acrescentou que os angolanos devem sentir-se satisfeitos pela celebração de tão marcante data, que permitiu projectar o futuro com mais responsabilidade e sem nenhum receio, posto que o futuro de Angola está no bom caminho mais, agora temos que criar condições de preservá-la da melhor maneira possível.
Já João António, mecânico de profissão, referiu que todo angolano deve sentir-se orgulhoso por, há 10 anos, desfrutarmos dos ganhos da paz, com muita esperança de um futuro, porque o governo já deu mostra que pode fazer muito mais.
“A construção de novas centralidades, reabilitação, construção de novas estradas, pontes, hospitais, centros médicos e escolas são provas evidentes de que o país tem vindo a desenvolver-se para o bem-estar das nossas populações, graças a paz conquistada com muito esforço, empenho e dedicação dos próprios angolanos,” apontou.
Para Maria Helena de Jesus, funcionária pública, o alcance da paz permite hoje que os angolanos possam escolher, de forma democrática, quem pode governar o país, porque existe estabilidade política, económica e social graças ao empenho do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que tem jogado um papel de extrema importância na corrida pelo bem-estar de todos angolanos.
Apelou aos angolanos a preservarem a conquista da paz, porque é um bem que foi alcançado com muito sacrifício e que todos nós devemos nos orgulhar, porque um país só se desenvolve em paz e estabilidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DO KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron