NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 02, 2009 5:53 am

Kwanza Sul
Hospital 17 de Setembro atende mais de 400 pacientes no fim-de-semana
Sumbe - Quatrocentos e noventa e quatro pacientes com diversas patologias foram atendidos, durante o último fim-de-semana, no Hospital 17 de Setembro na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, informou hoje à Angop o supervisor Zito Jacumana.
De acordo com o supervisor, houve uma diminuição de 306 casos em relação à semana anterior e os casos mais frequentes são diarreias agudas, atenção arterial, malária e pneumonia.
Adiantou que 70 pacientes internaram no hospital.
Apelou à população a não fazer a auto medicação, mas recorrer aos serviços médicos logo aos primeiros sintomas.
O Hospital 17 de Setembro possui uma capacidade de internamento de 100 pacientes.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Set 03, 2009 6:42 am

02-09-2009 21:41

Urbanização
Projectos habitacionais no Kwanza Sul desencorajam construções anárquicas
Sumbe - O vice-ministro do Urbanismo e Habitação, Joaquim Silvestre, disse hoje (quarta-feira) no Sumbe, que os projectos habitacionais para construção de casas na província do Kwanza Sul obedecerão os planos urbanísticos traçados pelo Governo local, por formas a se evitar construções anárquicas.
Após uma visita de um dia ao Sumbe, o responsável declarou à imprensa que, no âmbito do programa habitacional, o Governo prepara terrenos com planos urbanísticos onde serão erguidas as casas de modo ordeiro.
Acrescentou que a nível da província, o programa já decorre com normalidade, em função das áreas para construção estarem já identificadas e os projectos de marcação das zonas se encontrarem já em curso.
Segundo o vice ministro, o município do Sumbe (Kwanza Sul) beneficiará, numa primeira fase, de 300 hectares para a construção de residências.
Acrescentou que os projectos habitacionais a desenvolver dentro das reservas fundiárias do Estado estarão devidamente direccionados e respeitarão os parâmetros do urbanismo em pormenores, com vista a salvaguardar as infra-estruturas de apoio, como estradas, água, energia eléctrica, postos policiais, de saúde, escolas, áreas de lazer, entre outras.
Durante a sua visita, o vice-ministro visitou fabricas de gesso, de cimento, as reservas fundiárias de Porto Amboim e do Sumbe, bem como manteve um encontro com o governador provincial, Serafim do Prado.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Set 03, 2009 6:48 am

02-09-2009 10:23

Kwanza Sul
Fábrica produz 10 mil toneladas de gesso/mês
Imagem
Fábrica aposta na produção de dez mil toneladas de gesso por mês
Sumbe – Cerca de 10 mil toneladas de gipsita (pedra de gesso) são produzidas, mensalmente, na fábrica de gesso "Supergesso", no município do Sumbe, província do Kwanza Sul, com vista a produção de cimento.
Em declarações hoje à Angop, a propósito da visita do vice ministro para Urbanismo, Habitação e Ambiente, Joaquim Silvestre, o director-técnico da SuperGesso, Francisco Nunes, disse que a empresa está a produzir 10 mil toneladas de gipsita para a fabricação de cimento, quatro mil para a agricultura e três mil para calcinação do gesso.
Referiu que a fábrica produz também bloco de gesso, placas, gesso para moldes de fundição e para revestimentos.
"A necessidade de relançamento deste sector surge para apoiar o processo de reconstrução nacional em curso e para acabar com a importação de produtos que podem ser fabricados internamente e vendidos a custos mais baixos", explicou.
O director técnico acrescentou ser necessário diminuir a carência e os custos dos materiais de construção civil, tendo apelado para maior participação dos empresários privados nesta iniciativa.
A montagem da fábrica teve a duração de um ano e dois meses e esta possui uma área de exploração do gesso para 300 anos.
Joaquim Silvestre visitou a fábrica no quadro do programa do Governo para a construção de um milhão de casas até 2012.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 04, 2009 1:10 am

Kwanza Sul
Deputados terminam visita de constatação no Sumbe


Sumbe - O grupo de deputados afectos ao círculo provincial do Kwanza Sul concluiu hoje, quinta-feira, a visita de trabalho aos serviços administrativos do município do Sumbe, onde puderam constatar resultados "palpáveis" dos
esforços do Governo local na melhoria das condições sociais da população.



Ao fazer um balanço à imprensa dos três dias de visita, que culminou na comuna de Quicombo, a 15 quilómetros da cidade do Sumbe, o chefe da delegação, José Augusto, referiu ter notado melhorias no avanço na execução das obras de reabilitação e construção de edifícios públicos, na melhoria do saneamento básico e acesso à água potável, no âmbito do programa de gestão municipal.



"O saneamento básico na cidade do Sumbe não é dos melhores, mas a administração municipal está engajada e, efectivamente, há um esforço, apesar das dificuldades, na resolução paulatina dos problemas que afectam as comunidades" - frisou.



Na cidade do Sumbe, onde foram visitados o palácio municipal, as instalações dos serviços comunitários (concluída) e as obras de construção de raiz do edifício que vão acolher as repartições municipais da educação, cultura, juventude e desportos, saúde, assistência e reinserção social e antigos combatentes e veteranos de guerra, em fase conclusiva.



Na comuna do Gungo, a 105 quilómetros do Sumbe, onde foram visitados o posto de saúde local, a estação de captação de água, a escola primária, posto policial e cabines de energia eléctrica, a comitiva constatou vários problemas de falta de água potável, professores e de pessoal médico.



Com o mesmo propósito, no Quicombo foram visitadas as instalações da administração, escola, posto de saúde, mercado comunal, centro de produção, captação e distribuição de água, sistema de iluminação pública e o centro de apoio à pesca artesanal.



Inseridas na avaliação do grau de ***primento do programa de gestão municipal, as visitas de constatação prosseguem, nos próximos dias, com deslocações aos municípios do Porto Amboim e Amboim.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 07, 2009 6:35 am

Kwanza Sul
Polícia Nacional detém 21 cidadãos por suposta prática de crimes

Sumbe - O Comando Provincial da Polícia Nacional (PN) no Kwanza Sul deteve, nos últimos sete dias, 21 cidadãos indiciados na prática de 35 crimes diversos, mais nove em relação ao período anterior.

De acordo com o relatório de balanço da corporação, a que a Angop teve hoje acesso, as pessoas estão supostamente implicadas em crimes como ofensas corporais graves, furto, tentativa de violação, condução ilegal, fogo posto e introdução em casa alheia. Ocorrerara nos municípios do Sumbe, Libolo, Cela, Amboim (Gabela), Ebo e Porto-Amboim.

Dos crimes registados, 32 foram esclarecidos, o que corresponde a uma operatividade na ordem de 91 por cento, refere a nota.

No mesmo período, foram registados sete acidentes de viação que tiveram como consequência cinco mortos, três feridos e danos materiais avaliados em cerca de 783 milhões de kwanzas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 07, 2009 6:35 am

Kwanza Sul
Aberta semana internacional de aprendizagem do adulto
Sumbe - A semana internacional de aprendizagem do adulto, na província do Kwanza Sul, foi aberta, nesta quinta-feira, na Penitenciária do Sumbe, com vista a incentivar os reclusos a frequentar as aulas de alfabetização.
Na ocasião, o director provincial da Educação e Ciência e Tecnologia , Pedro Veríssimo Sabino, disse que a alfabetização constitui uma etapa inicial da educação de adultos, cujo objectivo visa adquirir os conhecimentos essenciais que conduzem o homem a um nível de instrução e cultura, criando nele as condições propícias para sua participação no desenvolvimento da sociedade em que vive.
Acrescentou que a alfabetização continua a ser o principal desafio educativo que se coloca aos países em vias de desenvolvimento, constituído assim, o analfabetismo, um sério entrave à realização da educação e ao desenvolvimento da personalidade e da sociedade.
"O analfabetismo não se limita apenas a pessoa na sua comunicação com o mundo, mas restringe também a compreensão de tudo que ocorre à sua volta",frisou o director.
Adiantou que a incapacidade da pessoa adquirir conhecimentos sobre educação e saúde, por isso, o índice de doenças como o Sida, a hepatite, doenças sexualmente transmissíveis é alto ente as pessoas analfabetas.
Segundo o director, os esforços para superar as dificuldades que actualmente impedem o desempenho da escola na sua função social, implica a tomada de consciência da sociedade em geral, perante as enormes tarefas que devem ser realizadas por todos.
Afirmou que o programa de aceleração escolar projectado pelo governo, a nível da província já está implementado desde 2008, em todos os municípios.
Agradeceu o apoio das igrejas, associações e Ong na recuperação escolar de muitos jovens a nível da província.
No Kwanza Sul, cerca de sete mil cidadãos participam no programa de alfabetização.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Set 08, 2009 6:16 am

07-09-2009 23:39

Balanço
Internados 69 pacientes durante o fim-de-semana no Kwanza Sul
Sumbe - Sessenta e nove pacientes foram internados durante o último fim-de-semana, com diversas patologias, no hospital 17 de Setembro, na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, informou hoje, segunda-feira, à Angop, o supervisor do centro das consultas externas, Zito Ernesto Jacumana.
De acordo com o supervisor, que não estabelece comparações com o periodo anterior, os pacientes que deram entrada de sabado à domingo nos vários serviços hospitalares, apresentavam diarréias agudas, malária, insuficiencias respiratórias, hipertensão arterial e ferimentos por acidente de viação.
Zito Ernesto Jacumana, fez saber que a malária e as doenças diarréicas agudas são os casos mais freqüentes no hospital 17 de Setembro.
À proposito, apelou à população, no sentido de tratarem a água e usarem o mosquiteiro para diminuírem o número de casos de diarréias e malária que tem se registado com freqüência na região.
O hospital 17 de Setembro possui uma capacidade de internamento de mais 100 pacientes.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Set 08, 2009 6:16 am

07-09-2009 23:45

Kwanza Sul
Instituto Superior Politécnico realiza primeiras jornadas científicas
sumbe - O Instituto Superior Politécnico do Kwanza-Sul, realiza de 10 a 11 do mês em curso, na cidade do Sumbe, sede da província, as primeiras jornadas de Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável, sob o lema "A universidade por um Desenvolvimento Sustentável".
Em declarações à imprensa, o director da instituição, Manuel Otávio Sipinola, referiu que este evento constitui um compromisso da sua instituição com a sociedade, que vai propiciar um debate orientado com com vista a encontrar alternativas aos desafios da formação de profissionais de perfil agro-pecúario, no quadro de um almejado desenvolvimento sustentável de Angola.
Referiu que a jornada vai se converter num espaço de refleção profunda e plural, dedicado à discussão dos mais variados temas ligados aos sectores de educação agro-pecuária e desenvolvimento sustentável.
Disse que durante dois, os participantes vão abordar temas como a produção agro-industrial sustentável, produção animal, gestão da produção agro-pecuária e ensino superior para o século XXI.
Vão participar das primeiras jornadas científicas, docentes, investigadores, estudantes universitários e de nível médio, responsáveis de instituições de ensino superior e funcionários de instituições, organizações e empresas relacionadas com a educação superior e desenvolvimento agro-pecúario.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Set 08, 2009 6:17 am

07-09-2009 23:49

Kwanza Sul
Agentes reguladores de trânsito capacitados sobre código de estrada
Porto-Amboim - Vinte e três agentes reguladores de trânsito do município de Porto Amboim, província do Kuanza Sul, terminaram hoje (segunda-feira), naquela localidade, o segundo seminário de capacitação sobre o código de estrada em vigor no país, desde um de Abril último.
Durante cinco dias, os agentes reguladores de trânsito receberam conhecimentos sobre regras gerais de trânsito, artigos, multas, procedimentos iniciais e instauração de processo de acidente de viação.
Ordem de prioridade, regras de estacionamento, sinal de trânsito, inspecção, matricula de veículos e a composição de documentos de veículos e de condutores, constaram igualmente dos temas abordados durante o evento.
Na ocasião, o chefe de Secção de trânsito, inspector Miguel Manuel Pedro da Silva, adiantou que a formação dos agentes reguladores de trânsito visa dotá-los de conhecimentos sobre as inovações introduzidas no código de estrada.
"Se os reguladores estarem capacitados, facilmente irão interpretar o novo código de estrada", frisou Miguel Silva, acrescentando que com a introdução do novo código de estrada, o número de acidentes tem diminuido a nível da província (cujos números não revelou).
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 09, 2009 6:33 am

07-09-2009 13:37

Kwanza Sul
Escuteiros e padres consideram positivo o segundo acampamento nacional
Gabela - Escuteiros e padres, participantes ao II Acampamento Nacional dos Escuteiros de Angola, consideram positivo, no último fim-de-semana, na localidade de Provil (Amboim), província do Kwanza Sul, a realização do evento.
Em declarações à Angop, o padre da Paróquia de Santo Antonio da Conda, Paulo Hossi, adiantou que o acampamento foi positivo a julgar pela participação dos jovens em todas as actividades programadas.
Adiantou que os presentes puderam demonstrar a realidade de cada província, bem como conhecer alguns locais turísticos do Kwanza Sul e ver a dinâmica de desenvolvimento em curso na província.
Segundo o pároco, o escutismo tem uma mística própria, estando sempre no campo, aprendendo com a própria natureza e a troca de experiências entre os agrupamentos.
Apelou aos jovens a enquadrarem-se no escutismo por forma a despertar a consciência e criar em si um espírito humanista.
Já o escuteiro do município do Lobito, Samuel de Jesus, considerou a cerimónia um sucesso pela forma positiva e a troca de experiências.
Referiu que os jovens conseguiram descobrir outras realidades, valores e fazerem amizade com outros povos do mundo lusófono.
Participaram do acampamento, decorrido de 28 de Agosto a 6 de Setembro, cerca de 3000 mil escuteiros das 18 província do país e convidados de países lusófonos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 09, 2009 6:38 am

09-09-2009 7:08

Kwanza Sul
BDA promete financiar projectos agrícolas

Sumbe - O presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), Paixão Franco, reafirmou terça-feira, no Sumbe, Kwanza Sul, o compromisso da sua instituição em atribuir créditos agrícolas às cooperativas de camponeses e
empresários.

O projecto insere-se no âmbito do relançamento da produção na província.

Paixão Franco, que falava num encontro com camponeses associados e empresários agrícolas, adiantou que a sua instituição vai continuar a apoiar toda a actividade agrícola, visando o combate à fome e à pobreza.

Acrescentou que todos os projectos a serem financiados devem estar bem estruturados para que possam ter o aval do banco.

"Vamos dar prioridade aos projectos do sector agrícola, continuaremos a trabalhar com o governo local para melhorar mais o ambiente de negócio, com vista a um maior desenvolvimento e boa definição do sector privado agrário", disse.

Referiu que muitos empresários do Kwanza Sul já beneficiaram de financiamento do banco, quer das operações directas quer de outras instituições bancárias.

Fez saber que cerca de 44 projectos dos municípios da Kibala, Kassongue, Mussende, Cela e Libolo estão em análise para serem financiados, cujo valor não revelou.

O governador local, Serafim do Prado, agradeceu a iniciativa do BDA e exortou os agricultores a estarem associados e executarem projectos concretos para que possam ser financiados.

"Se os camponeses estarem unidos será mais fácil o banco atender um financiamento", disse o governador.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 09, 2009 11:26 pm

Kwanza Sul
FestiSumbe confirmado para segunda quinzena de Setembro

Sumbe - O director provincial da Cultura do Kwanza Sul, António Menezes Júlio, anunciou hoje a realização do Festival Internacional de Música do Sumbe (FestiSumbe) nos dias 18 e 19 do corrente mês.

Em conferência de imprensa, o responsável informou que a Comissão Provincial organizadora tem já "maior parte de actividades preparatórias realizadas, estando a aprimorar aspectos técnicos que concorrem para o êxito do evento".

Este ano, adiantou, o Governo Provincial seleccionou dez artistas e dois grupos de dança locais, para valorizar os músicos da província.

Os grupos Nova Estrela e Nova Geração participam na abertura e encerramento do certame, explicou o responsável, que disse terem contratado também a musical brasileira KLB.

Segundo o programa, o primeiro dia contará com um elenco artístico composto por Paulino Ferrão, Mamboró, Nolasco, Proletário, Justino Handanga, Massembila, Melinha, grupo Mkumbi Lichia, Doce todas, Konde, Mc Sakatanga, Afromen, Bruxo, Matias Damásio, Puto Lilas, Os inéditos, União parada e DJ Maló Jaime.

No dia de encerramento do Festival, cujo palco é a marginal do Sumbe, estarão em palco o grupo de dança Nova Geração, Banda Movimento, Karina Santos, Bangão, Sabino Henda, Bessa Texeira, Mr. Dembo, Os Black, Yola Araújo, Pérola, Mc Kutulo, Duo GK, Yuri da Cunha, Agre G, Netinho e DJ Maló Jaime.

O FestiSumbe é realizado anualmente pelo Governo Provincial do Kwanza Sul, em parceria com a Casa 70.

Regista uma presença diária de quase 100 mil assistentes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 09, 2009 11:51 pm

wanza Sul
Vice-ministro da Educação quer melhor qualidade na inspecção escolar

Sumbe - O vice-ministro da Educação para reforma educativa, Pinda Simão, considerou hoje, no Sumbe, província do Kwanza Sul, necessário dar maior qualidade na inspecção escolar e supervisão, com vista a assegurar um ensino melhor.


Falando na abertura do Seminário Nacional sobre Inspecção e Supervisão da Educação, disse que a melhoria do ensino passa pela qualidade da inspecção e supervisão escolar.


"Temos que criar as condições que facilitem os mecanismos de inspecção e supervisão, para que possam funcionar com maior eficácia", referiu.


Disse ser preciso proporcionar conhecimentos e desenvolver capacidades dos inspectores, que lhes vai permitir um acompanhamento contínuo.


Adiantou que se essas competências básicas necessárias forem aplicadas, os profissionais do sector terão uma avaliação positiva do processo de ensino e aprendizagem.


Para o vice-governador provincial, Mateus de Brito, os saberes, enquanto conteúdos dos programas, representam os conhecimentos que, num determinado momento, uma sociedade entende serem os mais úteis para o seu desenvolvimento educativo.


Referiu que a inspecção escolar joga um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, visto que faz o acompanhamento de todas as matérias a serem leccionadas no ensino.



Durante três dias, os participantes receberam conhecimento sobre o conjunto de metodologia de trabalho", "Análise do programa de ensino", "Metodologia participativa , "Planificação e avaliação".


Participam no evento representantes de todo o país.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Set 11, 2009 6:44 am

10-09-2009 18:15

Kwanza Sul
Abertas jornadas cientificas do Instituto Superior Politécnico
Sumbe - As primeiras Jornadas Científicas do Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul foram abertas hoje, na cidade do Sumbe, sob o lema "A universidade por desenvolvimento sustentável".
Falando na cerimónia de abertura, o director da instituição, Manuel Spínola, referiu que o evento é um compromisso do instituto com a sociedade, na sua nobre missão de propiciar o debate orientado a encontrar alternativas nos desafios da formação profissional de perfil agro-pecuário e o desenvolvimento do país.
Referiu que o evento vai congregar especialistas académicos e não académicos das mais diversas áreas do saber, sectores e províncias, que facilitará a troca de experiências, conhecimentos e colaborações de equipas nacionais que envolvem investigações em prol do desenvolvimento da agricultura.
"A vertente de transferência de tecnologias para utilizadores impõe-se numa altura em que o sector agro-pecuário seja uma alternativa para enfrentar a crise económica e financeira que assola o mundo", disse o director.
Disse ser relevante a preocupação com a integração ambiental sector agro-pecúario, com o harmonizar do desenvolvimento do mesmo e do mundo rural, acrescentando que a harmonização constitui o pilar da sustentabilidade do mesmo.
Segundo Octavio Spínola, a jornada vai converter-se num espaço de reflexão profunda e plural, dedicado à discussão dos mais variados temas ligados aos sectores de educação agro-pecuária e desenvolvimento sustentável.
Durante dois dias, os participantes vão abordar temas como a produção agro-industrial sustentável, produção animal, gestão da produção agro-pecuária e ensino superior para o século XXI.
Participam nas primeiras jornadas científicas docentes, investigadores, estudantes universitários e de nível médio, responsáveis de instituições de ensino superior e funcionários de instituições, organizações e empresas relacionadas com a educação superior e desenvolvimento agro-pecúario.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUANZA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Set 12, 2009 5:28 am

12-09-2009 6:06

Ensino Superior
Participantes recomendam maior conhecimento da realidade produtiva no Kwanza Sul

Sumbe - Os participantes das primeiras jornadas científicas do Instituto Superior Politécnico, encerrada na sexta-feira, no Sumbe, província do Kwanza Sul, recomendaram a necessidade de maior conhecimento da realidade produtiva da província, em relação aos factores que limitam a produção, as mudanças climáticas e a conservação do ambiente.

Constam ainda como recomendação o fomento do estudo das possibilidades de implementação de tecnologias mais limpas em processos agro-industriais, a melhoria da pratica de extensão agrária para contornar os problemas relacionados com a resistência a mudanças tecnológicas para acabar com a fome e a pobreza na província.

Os participantes manifestarem também a necessidade de se aprofundar as técnicas de manejo reprodutivo do gado de leite e corte, a realização de estudo do uso de plantas estimulantes da actividade digestiva e biológica em animais mono gástricos, assim como os métodos de criação de minhocas para uso em ração animal.

Consideraram que as jornadas facilitaram a troca de experiência e proporcionaram maior reflexão da situação agropecuária da província.

Durante o encontro, os participantes abordaram temas como a produção agro-industrial sustentável, produção animal, gestão da produção agro-pecuária e ensino superior para o século XXI.

Participaram nas jornadas, entre outros convidados, docentes, investigadores, estudantes universitários, representantes de organizações e empresas do sector agrário.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron