NOTÍCIAS DO KUNENE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:34 am

14-05-2009 18:38

Cunene
Polícia regista 35 infracções económicas
Ondjiva - A direcção provincial da Polícia Económica do Cunene registou, nos últimos sete dias, 35 infracções diversas, informou hoje
(quinta-feira) à Angop o porta-voz local da corporação, Américo Roberto.
Segundo o oficial da corporação, as infracções foram registadas em 11 visitas de inspecção e fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais e industriais da província do Cunene.
Das infracções, esclareceu, destacam-se a falta de boletim de sanidade, nota de aquisição, falta de indumentária apropriada, apresentação de impostos de selo, mapa de cálculo de preço, falta de dísticos, entre outras contravenções da actividade económica.
Américo Roberto frisou também que no capítulo da fiscalização aduaneira a polícia registou cinco infracções por contrabando privilegiado e transgressão cambial, que resultou na apreensão de diversas mercadorias.
O porta-voz fez saber ainda que o efectivo da Direcção Provincial da Polícia Económica do Cunene vai continuar a redobrar as acções operativas, com vista a conter as tentativas de exercício ilegal da actividade económica, para ***prir com a sua obrigação junto do Estado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:35 am

15-05-2009 15:40

Cunene
Apreendidas diversas mercadorias por fuga ao fisco
Ondjiva – Diversas mercadórias, provenientes da República da Namíbia, foram apreendidas, nos últimos sete dias, por efectivos do Comando da Polícia Fiscal na província do Cunene por contrabando privilegiado e tentativa de fuga ao fisco, soube hoje (sexta-feira) à Angop de fonte oficial.
Segundo o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional do Cunene, Américo Roberto, da mercadoria apreendida consta oito caixas de Whisky, 97 peças de roupa, sete jogos de lençóis, assim como USD 108 mil, que foram remetidos ao cartório dos Serviços Aduaneiros de Ondjiva, em Santa-Clara para o seu devido tratamento.
Disse que os cidadãos vão ao território namibiano fazer compras e dado o volume da mercadoria utilizam o perímetro fronteiriço para passarem com os produtos carregados por bicicletas na tentativa de não pagarem os direitos alfandegários.
Sublinhou que o ponto mais crítico é o posto fronteiriço de Santa Clara, no lado angolano, onde são registados vários casos de violação da fronteira, emigração ilegal e fuga ao fisco.
Américo Roberto informou que, durante o período em referência, no capítulo das actividades económicas, a polícia registou 32 infracções contravencionais, fruto de 11 visitas de fiscalização realizadas em diversos estabelecimentos comercias e indústrias da província do Cunene.
Entre as infracções, frisou Américo Roberto, consta a falta de indumentária apropriada, apresentação de imposto de selo, mapa de cálculo de preço, dísticos, boletim de sanidade, entre outras contravenções da actividade económica.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:35 am

18-05-2009 12:40

Cunene
Cheias destroem mais de 200 mil hectares de terras aráveis
Ondjiva – A campanha agrícola 2008/2009 na província do Cunene está comprometida devido à destruição de 228 mil hectares de terras aráveis, em consequência das cheias registadas na região, disse sábado o governador provincial, António Didalelwa.
O governador falava durante um acto de solidariedade às vítimas das cheias, promovido pela Comissão de Protecção Civil *****nene.
António Didalelwa frisou que muitas famílias camponesas viram as suas culturas destruídas em consequência das chuvas que se abateram na província, uma situação preocupante, porque nada se espera da campanha agrícola.
Disse que o governo local está a trabalhar no sentido de atenuar os efeitos das cheias, dando a devida assistência aos camponeses.
De acordo com dados do Instituto de Desenvolvimento Agrário *****nene (IDA), as cheias inundaram culturas de 65 mil famílias camponesas nos municípios do Kwanhama, Namacunde, Ombadja e Cuvelai. Para a presente campanha a previsão era colher 150 mil toneladas de cereais diversos.
Segundo dados da Comissão de Protecção Civil *****nene, as cheias abrangeramos municípios de Namacunde, Kwanhama, Cuvelai e Ombadja, tendo desalojadopelo menos 22 mil pessoas e destruído 228 hectares de terra aráveis.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:36 am

21-05-2009 18:46

Transportes
Cunene terá 15 novos autocarros para transporte colectivo
Ondjiva – Quinze novos autocarros para o transporte colectivo serão entregues à província do Cunene pelo Governo central ainda este ano, para facilitar a livre circulação de pessoas e bens, soube hoje (quinta-feira) a Angop de fonte oficial.
O facto foi avançado pela directora dos Transportes, Correios e Telecomunicações do Cunene, Maria Ndelipo, referindo que estes meios rolantes serão de extrema importância para o transporte dos citadinos.
Disse que os 15 autocarros prestarão serviços de transporte colectivo de passageiros, na área urbana e inter-municipal, numa primeira fase, e, posteriormente, inter-provincial, permitindo maior circulação de pessoas e bens.
Maria Ndelipo frisou que estes veículos estarão ao dispor da população nos seis municípios e serão geridos por empresas privadas ligadas ao sector dos transportes *****nene, para garantir melhor conservação técnica.
Entretanto, sublinhou que esta acção do Governo visa oferecer melhores condições de vida aos cidadão.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:37 am

26-05-2009 15:24

Migração
Registados mais de 13 mil movimentos migratórios *****nene
Ondjiva - O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província do Cunene registaram, nos últimos sete dias, 13.526 movimentos migratórios consubstanciados na entrada e saída de cidadãos nacionais e estrangeiros nos postos fronteiriços de Santa-Clara, Calueque e Ruacana.
Segundo uma nota do SME, chegada hoje (terça-feira) à Angop deste número, entre os estrangeiros constam mil e 894 turistas, 38 expatriados, 19 residentes, de nacionalidade namibiana, sul-africana, portuguesa, zimbabweana, entre outras.
Lê-se ainda no documento que o Serviço de Migração Estrangeiros na região recusou a entrada no país de 11 cidadãos estrangeiros de varias nacionalidades como namibianos, maliano, sul-africano, Keniano, etíope, britânico e zimbabweano por falta de visto e de meios de subsistência.
Quanto as infracções migratórias, a nota indica que houve o registo de 12 infracções migratórias evidenciadas nos municípios do Kwanhama e Namacunde, consubstanciados na permanência e entrada ilegal de estrangeiros de nacionalidades diversas em território angolano.
De igual modo, no período em análise, o órgão recepcionou dos cidadãos 207 pedidos de emissão de passaportes ordinários, bem como emitiu 21 salvo -condutos, 702 passes de travessia.
O SME *****nene controla 425 estrangeiros de diversas nacionalidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:38 am

Cunene
Operadoras de desminagem retomam actividades
Ondjiva – As operadoras no serviço de limpeza e desminagem *****nene já retomaram as actividades desde o mês de Abril deste ano, depois de terem paralisado em Fevereiro de 2009, devido as cheias registadas na região, apurou hoje (quarta-feira) a Angop
As águas das cheias tinham inundado os locais de operações e a interdição de alguns troços rodoviários do interior da região, o que
dificultava a continuidade das actividades.
Numa ronda feita hoje pela a Angop, em algumas operadoras de desminagem sedeadas em Ondjiva, foi possível verificar o retomar
dos trabalhos por parte dos sapadores destacados nos seus locais de actividade, uma vez que a Comissão Nacional de Protecção Civil no país deu por terminados os 90 dias de emergência sobre as cheias *****nene a 16 do presente mês em Ondjiva.
Em declarações à Angop o chefe dos serviços do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) *****nene, Pedro Severino Seteco, frisou que os trabalhos deram já o seu início, sendo que as águas ******am na sua totalidade, permitindo que os sapadores desenvolvam sua operação baseada na limpeza e desminagem.
O INAD *****nene está destacado nos troços Ondjiva, Anhanga, Evale e Mupa, onde irão passar os cabos da rede Fibra Óptica do
projecto da empresa telefonia fixa Angola Telecom numa extensão de 213 quilómetros, sublinhou o responsável.
Pedro Seteco disse que acções do género decorrem também na localidade de Santa-Clara, município de Namacunde, desminando
uma área de cinco quilómetros que servirá do novo parque de viaturas dos Serviços Aduaneiros na província, frisou.
Por seu turno, o comandante da Brigada de Desminagem das Forças Armadas Angolanas *****nene, major Jorge António “Jojo”, sustentou que as operações estão todas retomadas, as cheias passaram e agora é só trabalhar em prol da livre circulação de pessoas e bens.
Segundo ele, a brigada realiza trabalhos de limpeza e desminagem nos troços secundários e terciários do interior dos municipios do
Kwanhama, Namacunde e Cuvelai.
Estas acções tiveram início em Janeiro deste ano e foi já possível recolher e destruir cerca de 80 engenhos expulsivos desde minas
anti-pessoais, roquetes, espoletas, carregadores, morteiros de 62 e 82mm, munições de armas de calibre diversos e outros metais
não detonáveis, referiu o comandante
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:38 am

29-05-2009 22:39

Cunene
Polícia intensifica acções no combate à actividade económica ilegal
Ondjiva -A direcção provincial da Polícia Económica do Cunene tem vindo a intensificar as acções operativas, com vista a prevenir toda tentativa de cidadãos para exercício ilegal da actividade económica na região, de modo a ***prir com as suas obrigações fiscais.
O facto foi avançado hoje (sexta-feira) à Angop, na cidade de Ondjiva, pelo porta-voz do comando provincial da Policia Nacional, primeiro superintendente Américo Roberto, quando apresentava o balanço semanal das actividades operativas da corporação.
De acordo com o oficial, fruto desta dinâmica do efectivo da polícia económica, no período em análise foram notificadas 29 infracções, menos nove em relação ao período anterior, como resultado de 12 visitas de fiscalização, controlo e inspecção nos diversos estabelecimento comercias e industriais a nível da província.
Das infracções registadas, destaca-se, entre outras, a falta de nota de aquisição, de indumentária apropriada para os empregados, apresentação de imposto de selo, mapa de cálculo de preço, dísticos, boletim de sanidade, frisou Américo Roberto.
O primeiro superintendente disse ainda que, no capítulo de fiscalização aduaneira, a polícia registou duas infracções cambiais que resultaram na apreensão de 51 mil e 100 dólares norte-americanos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:39 am

Cunene: Testes detectam casos de Sida

A comuna do Chiedi, província do Cunene, registou nos primeiros quatro meses deste ano mais 12 casos de Sida em relação a igual período de 2008, disse, no final de semana, o responsável do Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV).
Domingos Ernesto afirmou que, entre Janeiro e Abril, 350 pessoas fizeram teste voluntário de HIV/Sida do CATV, que revelaram 160 casos positivos, havendo a registar cinco óbitos.
O centro, frisou, tem intensificado as campanhas de sensibilização e mobilização, principalmente em escolas e igrejas e distribuído, gratuitamente, preservativos.
A comuna do Chiedi, em Namacunde, tem uma população tem cerca de 56 mil habitantes, que se dedicam, maioritariamente, à agricultura de subsistência.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:40 am

Cunene
Gabinete de Avaliação estuda causas de inundações na Bacia do Cuvelai
Ondjiva – O coordenador do Gabinete para Avaliação de Infra-estruturas de Ondjiva e Regulação da Bacia do Cuvelai, Carlos Alberto Lopes, comprometeu-se nesta quarta-feira, na província do Cunene, a trabalhar afincadamente para a identificação das razões que levam aquela bacia a inundar a cidade de Ondjiva.
O responsável fez essa declaração à imprensa local, no final de uma visita a algumas infra-estruturas de Ondjiva, tendo assegurado que o seu organismo vai, de igual modo, "apontar medidas para a resolução do problema e propiciar alívio à população".
A delegação daquele gabinete, que se encontra na capital do Cunene desde terça-feira última, realizou já trabalhos técnicos no município do Cuvelai, para identificar as principais linhas de água decorrentes da Bacia do Cuvelai, que servem de condutores principais das águas que provocam inundações em Ondjiva e a outros pontos da região.
Carlos Alberto Lopes explicou que este órgão tem como objectivo atender questões ligadas à recuperação das infra-estruturas sociais, administrativas e económicas na província do Cunene, que foram fortemente danificadas pelas cheias.
Os responsáveis do gabinete realizaram já um encontro com o governo da província, no qual foram informados do estado actual das infra-estruturas, desde a rodoviária a outros sectores danificados, acrescentou o também vice-ministro do planeamento
Criado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o gabinete tem a missão de implementar medidas para a reconstrução de infra-estruturas a curto e médio prazo, e apresentar propostas de soluções para a regulação das principais linhas de água decorrentes da Bacia do Cuvelai.
Elas servem de condutores principais das águas que provocam inundações na cidade de Ondjiva.
É integrada por representantes do Gabinete do primeiro-ministro, dos ministérios da Administração do Território, das Finanças, Obras Públicas, do Urbanismo e Habitação, da Secretaria de Estado para as Águas, do Gabinete de Reconstrução Nacional, do Governo Provincial do Cunene e das Ordens dos Engenheiros e Arquitectos de Angola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:41 am

Cunene
Maternidade do Hospital de Ondjiva assiste 440 partos
Ondjiva – O serviço da Maternidade do Hospital Central de Ondjiva, província do Cunene, assistiu 440 partos de Abril a Maio deste ano,
informou hoje, terça-feira, à Angop, a chefe do sector, Ana Helena.
Segundo a responsável, comparativamente a igual período de 2008, houve o aumento de 100 partos assistidos, face a melhoria dos serviços disponíveis na unidade sanitária.
Ana Helena fez saber que destes partos, 44 foram realizados por cesarianas, devido às várias complicações.
No mesmo período, foram ainda registados 28 casos de abortos espontâneo, assim como o internamento de 689 gestantes por diversas patologias, desde a malária, anemia, cancro do útero, tuberculose e Vih/Sida, frisou.
A responsável exortou as grávidas, na sua maioria das zonas rurais, a aderirem às consultas pré-natal e de obstetrícia nas unidades sanitárias mais próximas.
A maternidade do Hospital Central de Ondjiva possui 41 camas para internamentos e dispõe de um corpo clínico de 24 enfermeiras e parteiras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:43 am

Cunene
Reserva de Ekuma facilitará requalificação da cidade de Ondjiva
Ondjiva - O chefe do serviço do Instituto Nacional de Ordenamento Territorial e Desenvolvimento Urbano (INOTU), *****nene, Francisco Sanda, garantiu hoje, segunda-feira, em Ondjiva, que a operacionalidade da reserva fundiária de Ekuma vai facilitar o programa de requalificação urbanística da cidade capital da província.
Segundo o responsável, na reserva de Ekuma, de dois hectares, serão construídas mil e 200 casas sociais, cujo lançamento da primeira pedra aconteceu no presente mês, com financiamento do governo central, no âmbito do Programa Nacional do Urbanismo e Habitação, garantindo moradias condignas aos cidadãos dos vários níveis sociais.
A localidade irá dispor ainda dos vários serviços básicos, desde postos de saúde, escolas, energia eléctrica, água e outras infra-estruturas inerentes à administração do Estado.
"Deste modo, muitos dos cidadãos irão sair dos bairros periféricos de Ondjiva a procura de zonas urbanizadas, o que vai facilitar a execução do programa de requalificação urbanística da cidade capital da região", frisou.
Francisco Sanda frisou que a reserva de Ekuma faz parte de muitas outras a serem identificadas pelo governo local, no sentido de propiciar as condições necessárias paro êxito do programa de fomento habitacional do executivo angolano.
Contudo, informou que o governo do Cunene tem estado a realizar os estudos para a identificação das reservas fundiárias a nível dos seis municípios, controlando quatro reservas.
O Programa Nacional de Urbanismo e Habitação do Governo angolano prevê a construção de um milhão de casas a nível do país, destas 35 mil e 800 fogos habitacionais para o Cunene no período de 2009/12.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:44 am

Cunene
Polícia Económica regista 34 infracções nos últimos sete dias
Ondjiva - A direcção provincial da Polícia Económica do Cunene registou, durante os últimos sete dias, 34 infracções em diversos
estabelecimentos comerciais e indústrias nos municípios do Kwanhama, Ombadja e Namacunde, informou hoje (quinta-feira) o porta-voz da corporação local, Carlos dos Santos.
De acordo com o superintendente, as infracções, registadas durante 14 visitas de fiscalização, devem-se à falta de boletim de sanidade, nota de aquisição, indumentária apropriada, apresentação de imposto de selo, mapa de cálculo de preço, de dísticos, entre outras.
No mesmo período foram instaurados processos crimes contra duas cidadãs nacionais, funcionárias da Direcção Provincial da Saúde do Cunene, por comercialização de medicamentos que pertencem ao Programa de Luta Contra Tuberculose e Lepra.
O oficial da Polícia Económica garantiu que acções do género vão continuar para regular e fiscalizar a actividade económica na província do Cunene.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:46 am

Cunene
Câmara do comércio aguarda aprovação de projectos pelo BDA
Ondjiva – O presidente da Câmara de Comércio e Indústria *****nene, Francisco Boleth Sallú, disse hoje (quarta-feira), em Ondjiva, que 20 projectos de empresários locais aguardam actualmente a aprovação do Banco de Desenvolvimento Angola (BDA), que foram já encaminhados há quatro meses nesta instituição bancária.
Segundo ele, reina no seio da classe empresarial local sentimento de preocupação, pelo que até hoje a Câmara de Comércio e Industria na província não tem nenhum parecer oficial do BDA sobre a situação actual dos projectos.
Francisco Boleth sublinhou que dos esforços envidados pela câmara junto do Banco, o que se sabe é que os projectos encontram-se ainda em análise e a posterior a sua aprovação para o financiamento.
Os 20 projectos remetidos a direcção do Banco de Desenvolvimento Angolano têm a ver com o fomento agro-pecuário, construção civil, prestação de serviços, entre outras áreas da actividade económica, precisou.
Contudo, adiantou que a câmara de Comércio e Indústria na região está aberta a todos empresários interessados, desde que apresentem os seus projectos a direcção do BDA, que vem deste modo apoiar o crescimento económico do país com uma linha de crédito até cinco milhões de dólares.
O Banco de Desenvolvimento Angola é uma instituição financeira pública, e constitui um instrumento privilegiado para financiar o desenvolvimento da economia nacional à luz do Programa de Desenvolvimento Económico e Social do Governo e da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de longo prazo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:46 am

Cunene
Quinze mil cidadãos frequentam aulas de alfabetização
Ondjiva – Quinze mil cidadãos, residentes nos seis municípios da província do Cunene, frequentam aulas de alfabetização, desde Março último, com vista a erradicar-se o analfabetismo naquela comunidade, informou hoje, quarta-feira, a coordenadora do Programa de Alfabetização, Susana Ndahafa.
Falando à Angop, a responsável explicou que as aulas decorrem a bom ritmo e há vontade de aprender por parte dos alunos, sendo que contam com os préstimos de 300 alfabetizadores.
Precisou que as aulas terminam no fim deste mês, período em que se espera haver um bom aproveitamento escolar, pelo que ler e escrever já não será uma preocupação a estes citadinos.
Contudo, a coordenadora do Programa de Alfabetização *****nene informou que, em 2008, nove mil e 15 cidadãos foram alfabetizados nos municípios de Namacunde, Cuvelai, Kahama, Curoca, Kwanhama e Ombadja.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 7:47 am

Cunene
Detidos 30 presumíveis delinquentes nos ultimos sete dias
Ondjiva – Trinta cidadãos, supostamente envolvidos em 29 crimes ocorridos nos últimos sete dias na província do Cunene, foram detidos pelo comando da Polícia Nacional na região, anunciou hoje à Angop, o porta-voz da corporação, superintendente Carlos dos Santos.
Segundo o oficial, as detenções ocorreram nos municípios de Kwanhama, Ombadja, Namacunde e Kahama.
O porta-voz da corporação sublinhou que os detidos são indiciados por falsificação de documentos, condução ilegal, desobediência, ofensascorporais simples, tentativa de violação, introdução em casa alheia, furto de gado bovino, roubo e fogo posto.
Entre as causas dos crimes apontou o desemprego, obtenção de lucros fáceis, o elevado custo de vida, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a falta de cultura jurídica por parte de alguns cidadãos.
Quanto ao enfrentamento policial, foi desencadeada uma micro-operação no município de Namacunde que resultou na recolha de 10 cabeça de gado bovino supostamente roubadas na localidade de Ohangwena, na vizinha República da Nambia e outros quatro bovinos apreendidos em Ombadja, já restituídos aos seus legítimos proprietários.
Carlos dos Santos adiantou ainda que no quadro da operatividade da corporação foram recepcionadas da população cinco espingardas automática dotipo AKM, uma pistola Star, igual número de TT, duas granadas de mão, dois carregadores e 55 cartuchos modelo 08LPS, isto no âmbito do Programa de Desarmamento da População Civil.
O superintendente referiu ainda que durante o período em referência, a Unidade Operativa de Trânsito registou três acidentes de viação, ocorridos nos municípios de Kwanhama, Namacunde e Kahama, que tiveram como consequência dois mortos, um ferido e danos materiais avaliados em 128 mil Kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DO KUNENE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron