24-03-2010 16:22
Cunene
Vacinados mais de três mil animais contra raiva
Ondjiva – Três mil e 479 animais, entre cães, gatos e macacos, foram vacinados contra a raiva, na província do Cunene, de Janeiro à primeira quinzena deste mês, no âmbito da campanha de vacinação anti-rábica, do departamento local dos Serviços Veterinários.
Em declarações hoje à Angop, o chefe da instituição, João Estêvão Kamalanga, explicou que esta acção é de carácter contínuo e vai decorrer no quadro da execução do Programa Nacional de Contingência e Emergência Contra Raiva (PNECR).
Adiantou que a campanha, de carácter preventivo, decorre nos seis municípios da província e no período em análise houve o registo de oito casos de mordedura animal.
João Kamalanga disse que, apesar dos cidadãos estarem a aderir à campanha, é necessário continuar a trabalhar na sensibilização, seja nas comunas, seja nos municípios.
Referiu que os criadores de animais devem reconhecer a importância de os vacinar, porque o não ***primento desse princípio pode até perigar a vida dos próprios familiares.
Informou que o sector irá dispor no presente ano de uma estrutura denominada “Canil Gatil”, a ser edificada em Ondjiva, onde vão agrupar todos os cães vadios capturados nas vias públicas.
Segundo dados dos Serviços Veterinários *****nene, em 2009 foram vacinados 20 mil e 912 animais, entre canídeos, felinos e macacos, nos seis municípios da província.