NOTÍCIAS DO KUNENE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 01, 2010 2:18 am

Cunene
SME registam mais de dez mil movimentos migratórios em sete dias

Ondjiva
-
Os Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) da província do Cunene notificaram, nos últimos sete dias, a entrada e saída de 10 mil e 649 cidadãos nacionais e estrangeiros pelos postos de Santa – Clara, Calueque e Rua Cana, que fazem fronteira com a República da Namíbia.
Segundo o relatório semanal dos SME a que a Angop teve acesso hoje (segunda-feira), deste número, sete mil e 92 são angolanos e 3.557 estrangeiros, sendo que quatro mil e 817 usaram passaportes, 12 salvo-condutos e cinco mil e 820 passes de travessia.
O documento refere ainda que fazem parte da lista dos estrangeiros cidadãos namibianos, sul-africanos, zimbabueanos, alemães, britânicos, moçambicanos, chineses, cubanos, espanhóis e americanos, sendo 827 turistas, 27 expatriados e 23 residentes.
"No posto fronteiriço de Santa - Clara foram impedidos de sair 21 cidadãos angolanos por falta de certificado de licença militar.
No mesmo período, as brigadas de fiscalização sedeadas nos municípios do Kwanhama, Namacunde e Ombadja, registaram 21 infracções migratórias por estadia ilegal de cidadãos estrangeiros.
Os SME controlam 435 estrangeiros de diversas nacionalidades na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 02, 2010 2:05 am

Futebol
Cunene realiza campeonatos inter-escolares

Ondjiva -
Vinte e oito equipas escolares juvenis e juniores entre masculinas e femininas dos municípios de Kwanhama, Ombadja, Namacunde, província do Cunene, participam desde esta terça-feira na cidade de Ondjiva de uma prova de futebol em saudaçao ao Dia Internacional da Criança.
Promovida pela Associação Provincial de Futebol *****nene (APFK), o torneio conta com a participação de 12 equipas na categoria de juvenis, 16 em juniores das quais cinco são femininas.
Em declarações hoje à Angop o representante local da direcção da juventude e desportos, Costa Cambuandy, disse que a actividade visa a promoção do desporto infantil, uma vez que a actividade é saudável, pois que a jornadas são marcadas.
“Pretendemos com isso, massificar o desporto escolar a nível dos municípios, de modo a que no futuro se encontrem atletas que possam dignificar cada vez mais o desporto de alta competição no país”, manifestou.
O torneio vai disputar-se no campo dos Castilho, cidade de Ondjiva, durante cinco meses e vai terminar na primeira quinzena de Novembro.
Devido ao estado das vias a nível da região, não participam os municípios do Cuvelai e Cahama.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 03, 2010 1:32 am

Cunene
Crianças do Evale clamam por mais escolas

Ondjiva -
As crianças da comuna do Evale, município do Kwanhama, província do Cunene, solicitaram nesta terça-feira, naquela circunscrição, a construção de mais infra-estruturas escolares, para permitir a inserção de novos alunos no sistema normal de ensino.
O pedido vem expresso numa mensagem lida durante o acto alusivo ao 01 de Junho, Dia Internacional da Criança, que teve lugar naquela localidade.
"E motivo de orgulho agradecer o esforço do Governo na criação das condições de vida das crianças e lembremos que nas comunidades a taxa de natalidade tem estado a aumentar, motivo pelo qual deve-se aumentar o número de salas de aula e unidades hospitalares, em qualquer canto onde ela estiver para o seu beneficio", lê-se na mensagem.
As crianças sublinharam que "festejamos esta data tão importante como sempre e estamos alegres, encontramo-nos aqui para solidarizarmos com a população assolada pelas últimas inundações. Esperamos que o 01 de Junho sirva para os nossos dirigentes como momento de muita reflexão sobre a situação da criança, visto que está em curso a implementação dos 11 compromissos assumidos pelo Governo e a sociedade civil, que abrange a esperança de vida, segurança alimentar, registo gratuito, educação, assistência médica entre outras", refere a nota.
Os petizes avançam ainda para a necessidade de o Governo criar lugares de lazer para a ocupação dos tempos livres, tendo em conta que sem esses espaços numa comunidade a alternativa é ir brincar nas ruas, correndo todos os perigos para a própria vida.
A comuna do Evale, que dista a 60 quilómetros a nordeste de Ondjiva, no município do Kwanhama, tem uma densidade populacional de 24.31 habitantes que vivem da agricultura.
Conta com 266 escolas da iniciação à 9º classe, sendo que cerca de três mil e 31 criança estão fora do sistema normal de ensino por falta de professores e escolas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 08, 2010 12:49 am

Cunene
Bombeiros inspeccionam unidades comerciais

Ondjiva
– Nove unidades comerciais e sociais foram inspeccionadas e fiscalizadas nos últimos 15 dias nos municípios do Kwanhama e Namacunde, província do Cunene, pelo Serviço de Bombeiros, no âmbito das medidas de prevenção contra incêndios
Informa que estas acções são regulares e permitem fiscalizar estas unidades, bem como sensibilizar à população sobre o melhor métodos de observação contra extinção de incêndio
No período em análise, os efectivos de bombeiros registaram um incêndio de média proporção numa residência no bairro Cachila, sem causar danos materiais e humanos, esteve na origem do sinistro negligência por deixar vela acesa.
Os efectivos de bombeiros *****nene efectuaram ainda a remoção de um cadáver no bairro Pioneiro Zeca, na cidade de Ondjiva.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 10, 2010 3:16 am

Cunene
Admissão de novos quadros vai conferir qualidade na prestação dos serviços

Ondjiva
-
O vice-governador do Cunene para área Económica e Social, Jerónimo Haleingue, afirmou hoje, quarta-feira, que o processo de admissão de novos quadros para os sectores da Saúde e Educação vai conferir melhor qualidade na prestação de serviços à população local.
Jerónimo Haleingue fez este pronunciamento à margem do encontro de concessão de visto aos mil e 149 processos de admissão de novos quadros na função pública peloTribunal de Contas.
Segundo o responsável, com este acto, o governo local terá a responsabilidade de prestar melhor serviço à comunidade, em especial no domínio da assistência sanitária e enquadramento de mais alunos no sistema de ensino.
Neste contexto informou que o enquadramento de novos professores e a construção de novas salas de aulas vai permitir a inserção de cerca de 12 mil alunos, na sua maioria localizados na zona rural.
O vice-governador apelou aos seleccionados a estarem disponíveis para trabalhar nas localidades onde forem colocados, em especial nas zonas rurais, onde as condições não são iguais as dos centros urbanos.
No domínio da saúde lamentou o facto de não terem sido preenchidas as mil e 800 vagas disponíveis para a província, sobretudo a nível da carreira médica, área em que não houve candidatos suficientes para ocupar os 14 lugares.
De acordo com o relatório do processo de admissão lido no final do encontro, dos mil e 584 processos submetidos 35 não foram apurados devido a ausência de candidatos e incumprimento dos requisitos.
No ensino primário estiveram disponíveis mil e 40 vagas, primeiro ciclo do ensino secundário 294 e II ciclo 277.
O documento refere que para área da saúde foram remetidos 137 processos, dos quais 133 visados, faltando por preencher 57 vagas nas categorias de electro medicina, fisioterapia, hematologistas, optometristas, estomatologia e anatomia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 15, 2010 2:46 am

Cunene
Cidadãos impedidos de sair do país por falta de licença militar

Ondjiva -
Vinte cinco cidadãos foram impedidos de sair do país através do posto de Santa-Clara, durante os últimos sete dias, por falta de licença militar, soube hoje (segunda-feira) a Angop *****nene.
Segundo o relatório semanal dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME), neste período foram detidos, pela brigada de fiscalização, 12 estrangeiros por permanência e estadia ilegal, sendo seis namibianos, dois nigerianos, um egípcio, um brasileiro, um da Somália e outro da Espanha.
Os SME registaram ainda a entrada e saída de 12 mil e 77 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, pela fronteira Angola/Namíbia, dos quais seis mil e 257 mostraram passaportes, cinco salvo-condutos e 5.814 passes de travessia
Entre os estrangeiros destacam-se cidadãos da Namíbia, da África do Sul, de Portugal, do Brasil, do Zimbabué, dos Camarões, dos EUA, de São Tomé e Príncipe e do Kénia.
Os SME controlam 424 estrangeiros de diversas nacionalidades, na província do Cunene.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 17, 2010 2:40 am

Cunene
Mais de 100 jovens beneficiam de formação profissional em Ondjiva

Ondjiva –
Cento e 39 jovens beneficiam, desde Março último, de formação técnica profissional no Centro de formação profissional de Ondjiva, província do Cunene, nas especialidades de electricidade, serralharia, alvenaria e carpintaria, informou hoje à Angop,do director da instituição, José Maria Ndala.
De acordo com o responsável, o curso, que terá a duração de nove meses, encontra-se já na segunda fase e tem por objectivo dotar os jovens de conhecimentos que lhes permitam contribuir no processo de reconstrução do país.
“As aulas técnicas decorrerem sem sobressalto, visto que este centro, dispõem de materiais necessários que permitem aos jovens praticarem com facilidade e aprenderem os conhecimentos”, afirmou.
O Inefop *****nene controla um Centro Integrado e de Formação Profissional em Ondjiva e três Pavilhões de Artes e Ofícios nos municípios do Cuvelai, Namacunde e Ombadja.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 21, 2010 12:37 am

Cunene
Retidas mais de 100 cartas de condução em sete dias *****nene

Ondjiva
- Cento e sete cartas de condução foram retidas durante o periodo que vai de 8 a 15 do corrente mês, pela polícia de trânsito a nível dos municípios do Kwanhama, Ombadja, Namacunde e Cahama, província do Cunene, por infracções ao novo Código de Estrada, disse hoje à Angop o porta-voz da corporação, Carlos dos Santos.
"Durante varias operações de regularização e fiscalização do trânsito rodoviário resultou na aplicação de 187 multas, apreensão de 39 viaturas, cinco motos e 31 livretes ", disse.
Acrescentou que no mesmo período foram registados dois acidentes de viação, por imprudência, ocorridos nos municípios do Kwanhama e Ombadja, que resultaram num ferido e danos materiais avaliados em 80 mil kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 23, 2010 2:53 am

Cunene
Polícia Fiscal realiza "Operação 12 de Junho"

Ondjiva –
O Comando Provincial da Polícia Fiscal do Cunene realizou uma operação denominada 12 de Junho para o combate à transgressões fiscais e tentativa de fuga ao fisco de mercadorias.
A operação realizou-se no âmbito das comemorações do 14º aniversário da Polícia Fiscal, e nela registou-se infracções de contrabando privilegiado, transgressões câmbiais e foram aprendidos diversos produtos
Segundo o comandante provincial da Polícia Fiscal do Cunene, Bento António, o trabalho foi satisfatório, houve inúmeras apreensões tanto de mercadorias como de meios de transportes, assim como de cidadãos que tentavam transpor a fronteira com massa monetária acima do valor estipulado.
O trabalho da Polícia Fiscal consiste na fiscalização da fronteira, nos principais pontos de entrada e saída de mercadorias e também no interior do país.
A Polícia Fiscal foi criada a 12 de Junho de 1996.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 25, 2010 1:39 am

Cunene
Governo analisa situação socio-económica da região

Ondjiva
-
Membros do Conselho Provincial do Governo do Cunene estão desde hoje (quinta-feira) em Ondjiva, cidade capital, reunidos na sua quarta sessão ordinária, com o objectivo de analisar a situação socio-económica da região.
O encontro está a ser orientado pelo governador provincial, António Didalelwa, que instou aos responsáveis de cargos públicos para primarem pelo espírito de missão, dedicando-se ao bem-estar dos cidadãos.
Os participantes à reunião estão a analisar o grau de ***primento das liberações e recomendações da última sessão, o fomento agro-pecuário, situação epidemiológica *****nene, bem como assuntos ligados aos serviços do INAMET.
Igualmente consta da agenda de trabalho questões sobre os festejos do dia da província, a assinalar-se a 10 de Julho.
A reunião, que termina ainda hoje, conta com a participação dos administradores municipais, autoridades tradicionais e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 28, 2010 1:40 am

Cunene
Polícia Criminal queima 150 quilograma de droga

Ondjiva
-
Cento e 50 quilogramas de estupefaciente (vulgo Liamba) foram queimados hoje (sábado), em Ondjiva, capital da província do Cunene pela Direcção da Polícia de Investigação Criminal (Dpic), apurou hoje à Angop no local.
Segundo o porta-voz provincial da Dpic, sub-inspector Martinho Paulo, a droga foi aprendida no período de Junho de 2009 a Junho de 2010, numa acção que resultou na detenção 775 cidadãos.
O responsável referiu que o combate ao narcotráfico contínua a constituir preocupação da corporação, tendo acrescentado que o uso de drogas altera o comportamento humano do indivíduo, estando propenso a acções criminosas, e outras atitudes ilícitas.
A actividade enquadrou-se no âmbito do Dia Mundial de Combate a droga, que se assinala hoje (sábado) 26 de Junho.
De acordo com dados dos escritórios das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (Unodc), o mercado mundial de drogas ilícitas conta com 200 milhões de dependentes de heroína e cocaína, cujo narcotráfico gira em torno de 320 biliões de dólares por ano, valor superior ao produto interno bruto de 90 porcento das nações.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 01, 2010 1:55 am

Cunene
Expo-Cunene 2010 vai contar com 300 expositores

Ondjiva
Trezentos expositores, entre empresários nacionais e estrangeiros, vão participar a partir do dia 10 de Julho, na cidade de Ondjiva, capital do Cunene, na quinta edição da Expo-Cunene 2010.
Em declaração hoje (quarta-feira) à Angop, o director da Expo-Cunene, Francisco Boleth informou a feira vai contar com expositores sul-africanos, zimbabweanos e namibianos e vai abranger vários sectores económicos com maior destaque para a construção civil, agro-pecuária, comércio e indústria.
O certame, com a duração de 30 dias, vai contar ainda com 200 barracas de comes e bebes e o ponto mais alto do evento será a realização de leilão de gado bovino.
Disse que actualmente está a ser preparado o local da exposição para que o local ofereça condições dignas aos expositores e aos visitantes.
A Expo-Cunene visa comemorar o dia da provincia do Cunene (10 de Julho) e tem como objectivo criar oportunidades de negócios e intercâmbio comercial entre os empresários angolanos e os da África Austral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 03, 2010 12:51 am

Cunene
Falta de infra-estruturas condiciona massificação

Ondjiva
- A falta de infra-estruturas desportivas para a prática de andebol está a dificultar a concretização do projecto de massificação da modalidade *****nene, disse hoje (sexta-feira) o secretário da associação provincial da modalidade, Júlio Zamby Manuel.
Em declarações à Angop, o responsável informou que a sua direcção tem como plano de acção a massificação da modalidade a nível dos municípios e das instituições escolares com a realização de torneios inter-escolares, e depois campeonatos provinciais nas categorias de iniciados, juvenis e juniores.
Disse que a associação vê-se impossibilitada de materializar a intenção devido à inexistência de campos para treinos e jogos, bem como a falta de incentivo financeiro para custear as despensas da modalidade
Referiu que a nível da cidade de Ondjiva, capital da província, a associação de andebol recebeu apenas permissão de realizar treinos no campo do instituto médio de administração e gestão e no campo polivalente do Palácio do Governo, neste caso só a noite, o que impossibilita a concentração de iniciados uma vez que o período se torna impróprio para treinos neste escalão etário.
Salientou que o referido recinto está disponível no mesmo período também para o basquetebol, voleibol e futebol de salão, facto que encurta o tempo para cada uma das modalidades.
Entretanto, adiantou que actualmente, face às políticas de massificação de andebol a serem implementadas a nível das escolas, a associação controla quatro equipas das quais duas femininas, nos escalão de juniores e juvenis que têem participado em actividades escolares.
A associação tem disponível um lote de material desportivo constituído por equipamentos e bolas, mas não tem sido convenientemente usado devido à falta de infra-estruturas, disse.
Na província do Cunene existem quatro campos polivalentes, nos municípios de Namacunde, Ombadja, Kahama e na cidade de Ondjiva, enquanto que a nível de instituições de ensino apenas existe um no instituto de administração e gestão de Ondjiva.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 07, 2010 12:22 am

Balanço
SME regista mais de 11 mil movimentos migratórios *****nene

Ondjiva
-
O Serviço de Migração e Estrangeiros *****nene registou nos últimos sete dias, 11 mil e 145 movimentos migratórios, consubstanciados na entrada e saída de cidadãos nacionais e estrangeiros nos postos fronteiriços de Santa-Clara, Calueque e Ruacana.
Segundo uma nota dos SME, destes números cinco mil e 377 cidadãos fizeram uso dos passaportes, seis de salvo-condutos e cinco mil e 464 de passes de travessias.
Quanto aos estrangeiros, constam namibianos, sul-africanos, zimbabueanos, portugueses, cabo-verdianos, moçambicanos, alemão, cubano e kenianos.
Destes estrangeiros constam mil e 11 turistas, 31 expatriados e 36 residentes.
Foram impedidos de sair do país 19 cidadãos nacionais por não terem a situação militar regularizada.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 12, 2010 9:29 pm

[size=150]Expo- Cunene
Aderência do público satisfaz organização

Ondjiva –[/size]
A aderência do público, nos três primeiros dias de actividades da quinta edição da Expo-Cunene 2010, aberta sábado em Ondjiva, foi considerada hoje, segunda-feira, de positiva pelo director-geral do evento, Francisco Boleth.
Segundo o responsável, até o momento, a feira está à decorrer sem problemas e os expositores estão satisfeitos com a adesão do público.
Esta quinta edição conta com expositores de vários sectores agro-pecuário, comercial, da indústria automóvel, construção civil e alimentício.
Francisco Boleth que também é o presidente da Câmara de Comércio e Indústria *****nene adiantou que para além da exposição, a feira tem outros atractivos de forma a entreter os visitantes. Sábado realizou-se um espectáculo músico-cultural.
Salientou que com a abertura da Expo-Cunene surgem novas possibilidades de parcerias visando a exportação de produtos namibiano para Angola e vice-versa.
Enquadrada nas festividades do dia da província do Cunene, 10 de Julho, a Expo-Cunene terá a duração de 15 dias e contará com um leilão de gado bovino.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUNENE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron