NOTÍCIAS DO KUNENE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 15, 2010 10:22 pm

15-10-2010 12:51

Cunene
Actividade agro-pecuária constitui base fundamental da alimentação das famílias

Ondjiva
-
A produção de cereais, como massango, massambala e milho, bem como a criação de gado bovino caprino e suíno são as actividades produtivas que estão a ser desenvolvidas na província do Cunene, visando à melhoria da dieta alimentar, disse hoje o director provincial da Agricultura, Pedro Pacavira.
Ao falar à Angop, por ocasião do dia da Mundial da Alimentação a assinalar-se sábado, o responsável disse que 77 porcento das famílias ao nível da região têm a agricultura, a pecuária, a exploração da madeira, a pesca artesanal e a cultura de hortícolas como base do seu sustento.
Explicou que a agricultura é desenvolvida na maior parte da região e é uma actividade complementar da pecuária, tendo por base o cultivo de massango e massambala, enquanto o milho e o feijão aparecem nas regiões mais húmidas.
“Os municípios do Cuvelai e Ombandja têm solos férteis para o cultivo de cereais, tubérculos e outros produtos, daí a razão dessas localidades serem consideradas celeiros agrícolas, mas a pecuária é a actividade principal da região”, referiu.
Pedro Pacavira salientou que o programa do fomento da pesca continental implementado nos últimos três anos pelo Governo angolano, a actividade pesqueira permitiu diversificar a dieta alimentar das famílias, uma vez que houve um aumento na captura de pescado.
Sob o lema "Unidos contra a fome", o Dia Mundial da Alimentação tem por objectivo consciencializar a humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.
O dia 16 de Outubro é uma data instituída como dia mundial da alimentação, pela Organização das Nações Unidas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 22, 2010 9:51 pm

22-10-2010 17:39

Cunene
Encerrado seminário sobre atendimento de crianças portadoras de VIH

Ondjiva
-
Dezassete técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros, terminaram hoje, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, a participação num seminário sobre manuseamento clínico pediátrico, visando a assistência às crianças infectadas com VIH/Sida.
A acção formativa, iniciada segunda-feira, foi promovida pelo Instituto Nacional de Luta Conta Sida (INLS), em parceria com a Direcção Provincial de Saúde, e teve por objectivo capacitar os técnicos do sector no diagnóstico, tratamento e apoio alimentar às crianças infectadas.
O acto de encerramento coube ao supervisor clínico do Programa do VIH/Sida, Mendes Esteves, que se mostrou satisfeito com o facto de o seminário ter abordado “matérias infecciosas em pediatria”.
"Creio que os resultados alcançados foram aqueles almejados pelo nosso programa de formação, tudo porque os participantes conseguiram absorver 80 porcento dos conhecimentos”, referiu.
Segundo o supervisor, com esta acção formativa os técnicos do sector irão contribuir substancialmente no combate desta pandemia que assola o Cunene.
"Precisamos de quadros qualificados e preparados que sejam capazes de levar a informação para os outros colegas que não participaram nesta formação em outros pontos desta província”, concluiu.
Durante o seminário, os participantes abordaram temas como epidemiologia de infecção do VIH/Sida, biologia do vírus, historial natural do vírus, patogenia da infecção causada pela infecção do vírus e a transmissão vertical do vírus.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 04, 2010 5:10 pm

04-11-2010 14:56

Cunene
Bombeiros apelam maior observância das medidas contra incêndios

Ondjiva
-
O comandante do Serviço de Bombeiros, *****nene, Joaquim Domingos António, apelou nesta quinta-feira, em Ondjiva, cidade capital, à população o rigor das medidas de prevenção contra os incêndios.
Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o responsável disse que toda sociedade, em particular os pais e encarregados de educação, devem ter em atenção as medidas de segurança contra os incêndios, pois foram registados 35 incêndios de Janeiro a Outubro deste ano, na sua maioria em residências.
Os incêndios tiveram causas o curto-circuito, negligência e fogo posto.
Para inverter o quadro, o serviço de Bombeiros tem levado a cabo jornadas periódicas de sensibilização e mobilização junto das comunidades com o objectivo de esclarece-lassobre as medidas de prevenção e a técnicas de extinção de incêndios.
Joaquim António disse que nestes encontros tem se persuadido a população a ter o hábito de possuir em casa pequenos extintores e coloca-los em local de fácil acesso, para eventuais casos.
A unidade de bombeiros possui um posto operativo no aeroporto de Ondjiva e controla cerca de 786 unidades económicas e sócias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 16, 2010 7:31 pm

16-11-2010 17:43

Cunene
Serviço veterinário imuniza mais de três mil animais em Ombadja

Ombadja
- Três mil e 30 animais, entre cães, gatos e macacos, foram vacinados contra raiva de Janeiro à primeira quinzena de Novembro deste ano, no município de Ombadja, província do Cunene, no âmbito da campanha de vacinação anti-rábica.
Segundo o chefe do Serviço de Veterinário no município, Joaquim Júlio Lazaro, este número corresponde às comunas de Ombala-ya-Mungo, Naulila, Xangongo, Humbe e Mucope.
A acção consta da execução do Programa Nacional de Contingência Contra Raiva, que visa reduzir os números de casos de raiva e garantir melhor saúde a estes animais muito próximos do homem, referiu.
Joaquim Lazaro disse que houve o registo de sete casos de mordedura animal, sem registo de óbito, todos ocorridos na comuna de Ombala-ya - Mungo, daí apelar aos criadores de animas de estimação a leva-los aos serviços veterinários para serem vacinados.
O município de Ombadja dista a 97 quilómetro de Ondjiva, capital do Cunene, e dispõe de 56 aldeias e uma população estimada em 183 mil e 209 habitantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 22, 2010 11:02 pm

22-11-2010 18:39

Cunene
Governo alemão disponibiliza 14 mil dólares para projectos de formação profissional

Ondjiva
– Catorze mil dólares norte-americanos é o valor disponibilizado pelo Governo alemão para a formação técnica profissional de jovens na província do Cunene, cujo programa será implementado pela Associação para Promoção do Desenvolvimento Comunitário (Mafiku).
O facto foi avançado nesta segunda-feira à Angop pelo coordenador para Desenvolvimento Rural da Mafiku, Miguel Arcanjo, adiantando que o projectos irão acontecer, numa primeira fase, no município de Ombadja, formando 128 jovens de ambos os sexos.
Os mesmos vão frequentar os cursos de corte e costura, culinária, informática e pastelaria, proporcionando-lhes atribuições técnicas profissionais para encarar o competitivo mercado de emprego.
Miguel Arcanjo informou que acção formativa terá início em Janeiro de 2011, bem como todo o material didáctico e corpo docente estão já disponíveis.
A Mafiku existe *****nene desde 2002 e tem como objectivo apoiar as comunidades carentes em várias áreas, com realce para os sectores da educação, saúde e fomento agro-pecuário.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 03, 2010 9:30 pm

03-12-2010 18:42

Cunene
Decano da Faculdade de Medicina preocupado com estado físico das famílias congénita

Ondjiva
– O decano da Faculdade de Medicina, da Universidade Agostinho Neto, Miguel Bettencourt, manifestou hoje (sexta – feira) preocupado com estado de físico das duas famílias com má formação congénita de Mufitunene e Nehone, província do Cunene.
Em declarações à imprensa no final dos estudos preliminar, que duraram dois dias, a estas famílias com má formação congénita, o também professor neurológico afirmou que do estudo feito se verificou que o estado de saúde desta famílias é bastante preocupante, daí que os esforços serão feitos para a possível descoberta da enfermidade.
“Do levantamento feito, sobretudo na recolha dos dados como o peso, altura e o sangue para ser analisado no laboratório da Faculdade de Medicina, vão permitir fazer uma caracterização clínica, genética e epidemiológica e a melhor confirmação das suas causas”, afirmou.
Miguel Bettencourt Mateus sublinhou que os estudos serão feitos dentro das possibilidade para se apurar a origem da má formação congénita e ajudar as novas gerações a não adquirir a doença.
O estudo preliminar foi desenvolvido por um grupo de especialistas, entre ortopedistas, geneticista, neurologistas, epidemiologista e estudantes, sob coordenação do decano e professor neurológico da instituição de ensino, Miguel Bettencourt Mateus. As duas famílias com má formação congénita localizam-se em Mufitunene e Nehone e compõem um número de 92 membros, dos quais alguns nascem sem problemas de género. Estudos do género começaram a ser efectuados em Setembro, por especialistas da Universidade Rei Mandume Ya Ndemufayo e pelo governo italiano, através da Ong Ajuda Humanitária Médicos com África (Cuamm).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 08, 2010 4:09 am

Cunene
Mulheres grávidas beneficiam de mosquiteiros impregnados

Ondjiva
-
Quatrocentos e 36 mosquiteiros impregnados com insecticida foram distribuídos em Novembro deste ano no Hospital Central de Ondjiva, província do Cunene, a mulheres grávidas, no âmbito do programa de prevenção e combate da malária.
A informação foi prestada hoje à Angop pela enfermeira chefe do centro de obstetrícias daquele Hospital, Ana Helena, referindo que as redes mosquiteiras foram entregues as gestantes que frequentam as consultas pré-natal.
“Para além da entrega grátis de mosquiteiros, os serviços de saúde pública têm levado a cabo acções de sensibilização sobre as medidas de prevenção e transmissão do paludismo que afecta na maioria grávidas e crianças menores de cinco anos”, afirmou.
Sem avançar o número distribuído no igual período anterior, referiu que cada vez que se promove uma palestra de sensibilização sobre a importância do uso mosquiteiro e a consulta pré - natal a aderência tem sido maior.
Ana Helena sublinhou que durante o mesmo período ocorreram ao centro de obstetrícia, para a realização da consulta de rotina, mil e 265 gestantes, dos quais 681 aderiram pela primeira vez, enquanto 554 foram de retorno.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor matumbo em Quinta Dez 09, 2010 6:58 pm

Banco Millennium abre hoje primeira agência *****nene Ondjiva – O Banco Millennium Angola inaugura hoje a primeira agência na cidade de Ondjiva, província do Cunene, construída no âmbito da expansão dos serviços bancários em todo o país.

De acordo com uma nota da instituição, a agência, localizado no bairro Naipalala, vai oferecer a empresários e à população produtos e serviços financeiros inovadores, como contributo para o desenvolvimento económico do país.


Actualmente, o Banco Millennium Angola dispõe de 36 balcões no país, cobrindo já 12 províncias - Luanda, Benguela, Huambo, Zaire, Huíla, Cabinda, Bié, Kwanza Sul, Malanje, Namibe, Cunene e Bengo.


Presta também serviço de transferência rápida, Western Union.
matumbo
Top membros
 
Mensagens: 383
Registado: Quinta Nov 19, 2009 5:41 pm

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 22, 2010 4:49 pm

22-12-2010 16:09

Cunene
Crianças de Ombala-yo-Mungo ganham festa de Natal

Ondjiva
– Cento e 20 crianças órfãos e desfavorecidas da comuna de Omba-yo-Mungo, a 149 quilometro da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, beneficiaram hoje de um lanche e brindes de confraternização, em alusão ao Natal.
O acto foi orientado pelo administrador municipal, Manuel Domingos Taby, segundo o qual o programa visou proporcionar às crianças um Dia da Família antecipado e proporciona-los um momento de alegria, nesta altura do ano.
Para si, as crianças necessitam de atenção especial, pelo que é necessário haver actividades para motiva-las e proporcionar momentos de lazer e alegria, na qual procedeu à entrega de brindes de Natal e lanches aos petizes, na maioria órfãos.
Grande parte dos beneficiados são órfãos de pais que morreram de Sida.
"Estes momentos são de capital importância para os órfãos, com realce para as crianças que sofrem de alguma exclusão social. Por isso, estamos aqui a oferecer a festa de natal a este grupo", disse.
Do seu ponto de vista, os petizes enfrentam várias dificuldades, desde a falta de condições de habitabilidade, água potável, alimentação e vestuário, o que condiciona o crescimento direccionado em termos de enquadramento social das crianças.
Considerou necessário que a sociedade desenvolva esforços conjuntos para aliviar cada um a seu nível o sofrimento das crianças vulneráveis, encontrando métodos práticos para amparar todos os petizes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 03, 2011 11:12 pm

3-01-2011 18:00

Cunene
Pastor apela jovens a resgatarem os valores morais e cívicos

Ondjiva
-
O pastor da Igreja Evangélica, Samuel Matoco Bioco, apelou hoje, segunda-feira, na cidade de Ondjiva, a necessidade de haver maior envolvimento da camada juvenil no resgate dos valores éticos morais e cívicos, para a construção de uma sociedade integral onde cada cidadão veja salvaguardados os seus direitos.
O pastor teceu estas declarações à Angop reagindo ao discurso de fim de ano do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, que considerou ser importante.
Disse que a juventude deve fazer uma reflexão da realidade actual e trabalhar no resgate dos valores morais e cívicos perdidos ao longo de vários anos.
"Sabemos que a nossa juventude cresceu num clima de conflito armado, mas agora é tempo de mudar de mentalidade e dedicar-se nas acções positivas que contribuam para o desenvolvimento do país", salientou.
Samuel Bioco apelou também aos chefes de famílias a serem diferentes em todo local onde estiverem e levar o Evangelho de Deus pelo qual fomos criados.
"A igreja como exemplo da sociedade deve dar anseios à juventude para que aprenda a escolher o trigo do joio e marcar a diferença praticando os valores morais e cívicos perante à sociedade", referiu.
O pastor recordou a mensagem de fim de ano do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, " que é hora de se começar a construir uma nova mentalidade, sublinhando ser necessário rever certos hábitos e tradições, defender sem reservas o estatuto da família bem estruturada, onde predomine o amor, a compreensão e o respeito recíproco, a cooperação e a igualdade de direitos, e se aceite a reprodução planeada e a paternidade responsável ".
O Estado deve dinamizar a transformação espiritual no resgate dos valores éticos e morais que, ao longo dos muitos anos de conflito, deram lugar a uma mentalidade imediatista e egoísta no seio da nossa sociedade, adiantando ser preciso promover o estímulo aos valores e atitudes construtivas dos jovens, o aproveitamento das suas potencialidades intelectuais e o combate ao consumo desregrado de álcool, de drogas e a todas as práticas anti-sociais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 07, 2011 11:51 pm

07-01-2011 15:12

Cunene
Brigada das FAA destruiu mais de 100 mil engenhos explosivos

Ondjiva
- Cento e oito mil e 787 engenhos explosivos diversos foram destruídos, de Janeiro a Dezembro de 2010, pela primeira brigada de desminagem das Forças Armadas Angolana (FAA) na província do Cunene.
De acordo com o comandante da referida brigada, tenente-coronel Jorge António, o material destruído foi recolhido durante várias acções realizadas nos municípios do Kwanhama, Cuvelai e Ombadja, que permitiu a limpeza de 18 mil e 717 quilómetros quadrados.
Dentre os materiais recolhidos destaca-se 106 mil e 447 munições diversas, duas minas anti-tanque, três anti-pessoal e 803 projecteis de diversos calibres.
Catorze espoletas de granadas F1, 62 cargas de espuletas diversas, 50 canos de PKM, 616 carregadores diversos, 26 armas, 123 cabeças combativas e 641 granadas diversas são, entre outros, os meios destruídos.
Quanto aos acidentes com minas, o responsável disse que a brigada registou apenas um caso com mina anti-tanque na estrada Nehone/Ondova sem causar danos humanos.
De acordo com o comandante, durante o ano findo a brigada teve como missão inspeccionar e desminar o traçado de reabilitação da estrada Ondjiva/Kuando Kubango e Xangongo/Camatu, bem como no troço Xangongo/Ondjiva, onde será construída a nova conduta de água, numa extensão de cem quilómetros.
Entretanto, pediu maior colaboração da população na denúncia de áreas suspeitas para o êxito dos trabalhos de desminagem (localização, remoção e destruição).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 12, 2011 4:48 pm

12-01-2011 14:52

Cunene
Vice-governador quer reforço das medidas de prevenção da Gripe A

Ondjiva
-
A necessidade de reforçar as medidas de segurança e prevenção contra a Gripe A (HN1) em áreas especificas de maior fluxo migratório , tais como o Aeroporto de Ondjiva e os postos fronteiriços, foi hoje defendido, na capital do Cunene, pelo vice-governador para Esfera Social, Jerónimo Haleyinge.
O responsável, que falava na abertura da reunião de balanço anual da Comissão Técnica de Prevenção Contra a Gripe A (H1N1) na província, disse que deve haver esforços conjuntos por parte de todos os intervenientes da comissão.
“A província do Cunene constitui uma zona de risco devido ao fluxo migratório que regista, pois é considerada a maior porta de entrada terrestres de estrangeiros provenientes em países com casos confirmados”, frisou o responsável.
Sublinhou que nestas áreas há maior circulação de mercadoria, movimento de pessoas e bens, o que propicia a entrada fácil do vírus da Gripe A. Há a necessidade de se prestar maior atenção, sendo que dados apontam para a existência de casos suspeitos na zona fronteiriça da Namíbia com Angola.
“É necessário trabalhar nos pontos críticos, assim como no Aeroporto 11 de Novembro, em Ondjiva, e postos fronteiriço de Kalueque, Ruacana e Santa-Clara, evitando que os serviços de saúde local não sejam surpreendidos pela entrada do vírus da Gripe A (HN1) na província”, concluiu.
A gripe A (H1N1), surgida em 2009, antes identificada como suína, teve origem no México. Em Angola desde então foram confirmados 37 casos, dos 425 diagnósticos feitos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 8:58 pm

14-01-2011 13:35

Cunene
Camponeses da Cahama beneficiam de in puts agrícolas

Ondjiva
- Camponeses enquadrados nas cooperativas agrícolas de Movoco e Tchicusse, município da Cahama, província do Cunene beneficiaram quinta-feira de "in puts" agrícolas para fomentar a actividade na região.
Em declarações à Angop, a administradora municipal, Margarida Ulisavo, sublinhou que dos meios entregues constam fertilizantes, charruas, enxadas, catanas, machados e limas
A distribuição de meios agrícolas está inserida no programa do governo, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário, tendente a aumentar a produção agrícola e combater a fome e a miséria.
Apelou aos camponeses a apostarem na campanha agrícola para aumentar o índice de produção, salientando a necessidade de organizarem a documentação necessária para beneficiarem de crédito agrícola.
A cooperativa, constituída por 45 famílias, dedica essencialmente ao cultivo de milho, feijão, massambala e massango. Pratica ainda a pesca continental e a criação de animais de pequeno porte.
Margarida Ulisavo enalteceu o empenho do governo da província na aquisição de meios de produção, formação dos camponeses e na criação de mercados rurais, facilitando assim a troca de produtos entre o campo e a cidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 9:15 pm

04-02-2011 19:52

Cunene
Interpeladas 27 pessoas por travessia ilegal da fronteira

Ondjiva
Vinte e sete pessoas, entre nacionais e estrangeiros, foram interpelados por efectivos da Polícia de Guarda de Fronteira na província do Cunene durante os últimos sete dias, por tentativa de travessia ilegal da fronteira entre Angola e a Namíbia.
O facto foi avançado hoje (sexta-feira) à Angop pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional *****nene, superintendente Carlos dos Santos, ao analisar a actividade da corporação, referindo que a interpelação dos cidadãos é fruto de 11 violações fronteiriças ocorridos nos postos de guarda fronteira dos marcos 5,9 e 19.
A fonte referiu que este saldo representa 15 a mais em relação ao período anterior, que trata-se de 26 cidadãos nacionais e um queniano, que após o registo operativo foi encaminhado ao Serviço de Migração e Estrangeiros *****nene para o devido repatriamento.
No período em causa a corporação deteve igualmente quatro estrangeiros no troço Ondjiva/Namacunde, entre os quais dois moçambicano, namibiano e queniano, por imigração ilegal.
A unidade tem a missão da protecção das fronteiras nacionais, de modo a garantir a estabilidade e a inviolabilidades dos espaços fronteiriços e fluviais do Estado angolano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 08, 2011 11:41 pm

08-02-2011 17:11

Cunene
Ong PSI prevê criar espaço radiofónico sobre HIV/Sida

Ondjiva
-
A organização não governamental americana Serviço Internacional para a População (PSI) prevê criar um espaço radiofónico, na grelha de programação da emissora provincial do Cunene da Rádio Nacional de Angola, para abordar a problemática o HIV/Sida.
A informação foi avançada hoje (terça-feira) à Angop pela directora do projecto da PSI da região sul de Angola, Isabel Barreiros.
A responsável afirmou que a organização vai rubricar acordos com a RNA, para que no dia 27 de Fevereiro deste ano surja um programa de rádio, que permita as comunidades em zonas recônditas terem informações sobre as formas de contagio e prevenção contra o HIV/Sida.
Explicou igualmente que o espaço radiofónico terá o apoio da agência americana para o desenvolvimento “USAID” e será transmitido aos domingos no final da tarde, durante 10 meses.
A PSI está implantada desde 2002 em Angola e trabalha em projectos deformação de activistas na luta contra o HIV/sida, na prevenção da malária, doenças diarreicas e outros males e na distribuição gratuita de mosquiteiros e preservativas genéricos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUNENE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron