NOTÍCIAS DO KUNENE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 11:24 pm

11-02-2011 16:55

Cunene
Governo investe 23 milhões de kwanzas para equipamentos de controlo da qualidade de água

Ondjiva -
Vinte e três milhões de kwanzas foram investidos pelo governo da província do Cunene para aquisição de sete kits de equipamentos portáteis para controlo da qualidade de água para consumo humano.
A informação foi avançada hoje (sexta-feira) à Angop pelo consultor do Ministério da Energia e Águas, Daniel Peixoto Ferreira, a margem do encerramento do seminário sobre manuseamento do equipamentos de água.
Adiantou que os equipamentos, os primeiros de género no país, foram adquiridos na Republica Federativa da Alemanha e Estados Unidos e visa o controlo laboratorial da qualidade de água para consumo humano.
Segundo Daniel Peixoto Ferreira, os laboratórios trazem sacos esterilizados que permitem colher amostras sem contaminar, aprovar a temperatura, continuidade, alumínio, magnésio cloretos, permitindo fazer mais de 90 testes de perímetros da qualidade da água.
Salientou ser a primeira província do país que adquiriu este equipamento, com reagentes para um ano, que permitem efectuar cerca de mil e 400 análises da qualidade da água.
Referiu que os mesmos possuem igualmente uma base de dados que permite pegar em todos resultados obtido no terreno para posterior comparação com o que está regulamentado com as orientações da OMS e automaticamente avaliar se a água é ou não imprópria para o consumo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 5:52 pm

18-02-2011 16:34

Cunene
Protecção Civil aconselha população a observarem medidas de segurança

Ondjiva
-
Os munícipes da cidade de Ondjiva, província do Cunene, que se encontram a residir em áreas afectadas por inundações, foram hoje (sexta-feira) aconselhados a observarem as medidas de segurança, para se evitarem mortes por afogamento.
O apelo foi avançado pelo coordenador executivo da comissão de protecção civil *****nene, Joaquim Domingos, após a operação de resgate do corpo de um menor de 12 anos de idade que tentava fazer a travessia de uma zona inundada para casa.
O responsável disse que a população deve ter mais cautela e não transitar em locais inundados, principalmente em áreas desconhecidas.
Segundo Joaquim Domingos, é necessário que aos pais e encarregado de educação eduquem os filhos no sentido de transitarem em zonas seguras, não nadarem ou banhar em locais desconhecidos.
Referiu, entretanto, que as águas das chuvas invadiram as zonas de trânsito dos habitantes dos bairros da Cachila, Okaholo e Oifidi, situação já notificada pelo serviço de protecção civil a administração local no sentido de se fazer a vedação dos local considerado de risco, com vista a salvaguardar vidas humanas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:52 pm

25-02-2011 22:44

Gado bovino
Vice-ministro namibiano destaca importância da campanha de vacinação de gado

Ondjiva -
O vice-ministro da Agricultura Água e Florestas na República da Namíbia, Petrus Hailonga, destacou nesta sexta-feira, em Omuluva, município de Namacunde, província do Cunene, a importância da campanha de vacinação de gado bovino em zonas fronteiriças.
O governante namibiano fez este pronunciamento à margem da abertura da campanha Nacional de vacinação bovina, que vai também decorrer nos perímetros fronteiriço Angola/Nambia num período de 60 dias.
Petrus Hailonga referiu que esta acção conjunta é resultado de um encontro estratégico entre os dois governos, na intenção de combater as varias doenças bovinas, tendo em vista a circulação de animas de ambos países em época de transumancia nesta zonas fronteiriças.
É importante dizer que a campanha vai resultar em grandes benefícios, sobretudo na melhor forma de reprodução dos animais e dar oportunidades à população de consumir carne de qualidade, bem como permitir um ambiente saudável na comercialização do produto.
Sublinhou que só se deve ter uma melhor produção de carne a nível dos países se todos apostarem na promoção da vacinação, dai que a Namíbia esta disposta em continuar a colaborar com Angola, na luta conjunta contra as doença contagiosas bovina, como sempre tem ajudado desde o alcance da sua independência.
“Os administradores municipais, comunais e autoridades tradicionais, devem sensibilizar os criadores de gados, as populações a aderirem as mangas de vacinação dos seus animais contribuindo deste modo para as nossas economias, passando pela melhor forma de produzi a carne, exortou.
A nível nacional está previsto vacinar cerca de 90 porcento, dos quatro milhões de gado bovino contra a peripneumonia, carbúnculos hemáticos e sintomáticos e estão preparadas um total de três mil e 500 doses de vacinas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 8:06 pm

04-03-2011 19:57

Cunene
Governador em exercício apela ao dinamismo e honestidade dos administradores comunais

Ondjiva
O governador em exercício da província do Cunene, Jerónimo Haleingue, exortou hoje (sexta-feira), em Ondjiva, os administradores comunais a primarem pela dinâmica e honestidade na execução dos diversos programas, com vista a contribuírem no desenvolvimento socioeconómico das suas áreas de jurisdição.
O governante falava durante o acto de encerramento do seminário de capacitação regional sobre o procedimento administrativo, promovido pelo Ministério da Administração do Território que juntou administradores comunais das províncias do Namibe, Huíla e Cunene.
Segundo Jerónimo Haleingue, é preciso que os administradores exerçam o seu verdadeiro papel nas comunidades, transmitindo as acções realizadas e em carteira em prol do desenvolvimento da zona.
“Sem o dinamismo e honestidade não podemos gerir bem os recursos do nosso país, que são atribuídos com o objectivo único de servir o Estado na sua missão de prestar serviços condignos à população”, sublinhou.
Referiu que os administradores e membros do governo têm um papel muito importante para o melhoramento da vida social da população, através do ***primento cabal do programa integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza com eficácia, responsabilidade necessária e eficiência.
O governante disse ainda que a medida, além de contribuir para o melhoramento da vida social da população, visa igualmente materializar o programa do Governo, daí a necessidade da participação activa dos administradores municipais para que os resultados sejam satisfatórios.
Aconselhou ainda aos administradores comunais das três províncias a fazerem uma administração participativa e democrática, onde cada membro possa dar o seu contributo na materialização das acções de construção e reconstrução da província e do país em geral para o bem do povo.
A acção formativa com duração de cinco dias abordou questões sobre o funcionamento da administração pública, tramitação do procedimento especial, conhecimentos sobre a prática administrativa no que diz respeito à tramitação dos diferentes processos disciplinares, a razão do uso dos processos disciplinares e as consequências de comportamentos em contrariedade das normas administrativas e jurídicas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 5:30 pm

18-03-2011 17:29

Cunene
Aberto ano académico na escola superior de Ondjiva

Ondjiva
-
O ano académico 2011/2012 na Escola Superior Politécnica da cidade de Ondjiva, província do Cunene, afecta à Universidade Mandume Ya Ndemufayo, foi aberto oficialmente nesta quinta-feira, com a admissão de 300 novos alunos.
A cerimónia foi orientada pelo governador, António Didalelwa
Ao intervir, o governante disse que a abertura do ano académico 2011 *****nene é o reafirmar, uma vez mais, da vontade e determinação do governo, dos docentes e discentes na implementação das políticas de melhoria e expansão do ensino superior no país, sendo um passo gigantesco na senda do desenvolvimento da ciência e tecnologia e consequentemente do desenvolvimento do país.
O governante sublinhou que o seu pelouro vai continuar a trabalhar para garantir o melhor funcionamento e desempenho dos professores e estudantes.
António Didalelwa aconselhou os estudantes recém enquadrados a pautarem pelo rigor e maior investigação, para terem um o aproveitamento aceitável, o qual contribuam no desenvolvimento do país.
Por sua vez, o pró-reitor para cooperação da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Alberto Raimundo Wapota, agradeceu o empenho do governo do Cunene, por ter criado todas as condições para mais um ano académico.
“No quadro das nossas funções, temos a responsabilidade de trabalhar no sentido de assegurar o crescimento e melhoria da qualidade do ensino superior em todas as regiões", referiu.
Este é o segundo terceiro académico na província com os cursos de Biologia, Agronomia, Enfermagem, Análise e Laboratório Clínico.
Assistiram a abertura do ano académico membros do Governo da Província do Cunene, administradores municipais e comunais, entidades religiosas e tradicionais, estudantes, professores, entre outros convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 29, 2011 4:24 pm

29-03-2011 15:52

Cunene
UIEA realiza culto em prol do nono aniversário da paz

Ondjiva
– Denominações evangélicas e cristãs sedeadas em Ondjiva, cidade capital do Cunene, realizam domingo, dia 3 de Abril, um culto de acção de graças em prol do nono aniversário da paz e reconciliação nacional, a assinalar-se no dia 4 de Abril.
A informação foi prestada pelo coordenador da actividade, pastor Samuel Matoco Bioco, na qual referiu que o evento visa agradecer a Deus pelo bem-estar dos angolanos, bem como reforçar a sua preservação.
Segundo disse, tem sido habitual a realização de actividade do género em momentos como este para divulgar a mensagem sobre os feitos alcançados no período de nove anos de paz no país e a necessidade dos angolanos preservarem este bem alcançado com muitos sacrifícios.
O pastor sublinhou que a paz tem um significado maior na história vivida pelos angolanos, cerca de 30 anos de conflito armado, onde muitos perderam os seus haveres e famílias, daí que se deve moralizar os fiéis e a população sobre a sua importância.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:59 pm

09-04-2011 11:45
Cunene
Governo investe mais de USD 95 milhões na reabilitação do troço Ondjiva/Santa-Clara

Ondjiva
– Noventa e cinco milhões 589 mil e 503 dólares norte americanos é o disponibilizado pelo Governo angolano para a reabilitação e ampliação dos 45 quilómetros do troço Ondjiva/Santa-Clara, província do Cunene, cujo o auto de consignação para início das obras foi assinado, sexta-feira, na cidade
capital.
A reabilitação da via está a cargo da construtora China Roads and Bridge Corporation (CRBC) e terá um perfil transversal de sete metros de largura, sendo três metros e meio de cada faixa de rodagem, dois metros de berma de cada um dos lados e 184 passagens hidráulicas.
Segundo o representante da direcção geral do Instituto de Estrada de Angola (INEA), Faustino Feliciano, o programa de recuperação desta estrada nacional está sob égide do Executivo central.
“ Esta acção simboliza um ganho para a província do Cunene e o país em geral, uma vez que o troço liga a região com o resto de Angola e os Estados da região da África Austral”.
Disse ser necessário a compreensão e a colaboração dos automobilistas, bem como da população em geral, tendo em conta a maior circulação de pessoas e bens que se evidencia nesta via, que liga a zona fronteiriça de Santa-Clara.
Por seu turno, o governador provincial, António Didalelwa, presente na cerimónia do auto de consignação, frisou que a reabilitação desta estrada irá completar o troço Humbe, Ondjiva até Santa-Clara e vai trazer na vida das populações vários benefícios e consequentemente o desenvolvimento económico do Cunene.
“O posto fronteiriço das alfândegas em Santa-Clara, município de Namacunde, tornou-se o segundo posto, a nível do país, depois de Luanda em termos de arrecadação de receitas para os cofres do Estado, adiantou.
Assistiram à cerimónia membros do executivo local, representantes de partido políticos, autoridades tradicionais, entidades religiosas e população em geral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:52 pm

03-05-2011 13:14

Cunene
Dirigente reafirma trabalho digno e vida digna para os trabalhadores

Ondjiva
-
O secretário executivo provincial da UNTA-CS *****nene, Martinho Muhoco, afirmou nesta terça-feira, em Ondjiva, que os trabalhadores anseiam por salários dignos, direitos de oportunidades iguais, protecção social justa e diálogo permanente com a entidade patronal.
Em declarações à Angop, no âmbito das jornadas do Dia Internacional do Trabalhador, disse que os sindicatos no país revitalizaram as suas estruturas no sentido de melhorar o atendimento das inquietações de ordem social e laborais que mais absorvem a estabilidade social dos trabalhadores.
"A luta pela dignidade do trabalhador requer dos sindicatos a melhoria dos métodos de trabalho e a superação permanente dos quadros, para melhorar o seu poder de incentivo e reivindicativo", frisou.
Sublinhou que, durante o IV Congresso da UNTA-Confedração Sindical realizado em Setembro do ano passado, concluiu-se que as maiores preocupações dos trabalhadores são sobretudo a desestruturação e instabilidade familiar, fruto dos baixos salários auferidos.
Disse que o desajuste salarial, o regaste da regulamentação da legislação laboral, a ineficiência da luta contra a propagação do HIV/sida, a equidade na distribuição da renda social são factores nefastos para o desenvolvimento da classe trabalhadora e suas famílias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 9:33 pm

12-05-2011 19:28

Cunene
Advogada abertura de centros comunitários de Internet

Ondjiva
-
A directora provincial dos Transportes e Serviços de Telecomunicações na província do Cunene, Maria de Fátima Ndilipo, defendeu hoje, na cidade de Ondjiva, maior intervenção do sector privado na abertura de centros comunitários de Internet com vista a expansão dos serviços a nível da região.
Em declarações à Angop, a responsável disse ser necessário uma intervenção do sector privado no sentido de garantir este serviço tão importante às populações nesta era da globalização, sobretudo para a camada estudantil, funcionários públicos, investigadores, para uma aproximação com o mundo que se vê mais globalizado.
Segundo Maria de Fátima Ndilipo, a província tem o registo de apenas dois centros comunitários na cidade de Ondjiva, insuficiente para atender a demanda dos usuários.
Sublinhou que os novos tempos e com a economia de mercado que o país vive há a necessidade da materialização do programa de investimentos público privado, na qual o governo garante a disponibilidade para a materialização destes projectos em beneficio das populações.
De acordo com a responsável a nível da província o governo local instalou serviços de comunicações nas administrações municipais, com vista a facilitar os serviços de comunicação com a sede da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 1:21 pm

Cunene
Polícia apela automobilistas a acatarem conselhos

Ondjiva -
O comando provincial da Polícia Nacional *****nene aconselha aos automobilistas locais a continuarem a acatar os conselhos transmitidos pelo seu efectivo que tem contribuído para a diminuição da sinistralidade rodoviária na urbe.
O porta-voz da corporação, superintendente Carlos dos Santos, considerou exemplar a forma como se têm comportado os utentes de veículos, quanto ao ***primento das orientações que visam evitar actos de sinistralidade.
Segundo fez saber, durante o período que vai de 17 a 24 do corrente mês, a corporação registou apenas três acidentes de viação, menos sete em relação a semana anterior.
Entretanto, referiu que os acidentes caracterizados por um atropelamento e igual número de colisão entre veículo automóvel e despiste tiveram como consequência um morto e seis feridos, cujas causas foram o excesso de velocidade, falta de prudência e o desrespeito ao código de estrada.
O oficial salientou que os trabalhos realizados sobre a regularização e fiscalização rodoviária permitiram à policia registar 155 infracções, que resultaram na apreensão de 13 viaturas, 28 motociclos, bem como a retenção de 113 cartas de condução.
O porta-voz apelou a população a acompanhar e materializar os conselhos transmitidos pelo efectivo do trânsito e dos órgãos de comunicação social, no âmbito de prevenção de casos similares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:50 pm

02-06-2011 19:10

Cunene
Defendida maior divulgação e ***primento dos 11 compromissos da criança

Ondjiva
– O reverendo da Igreja Anglicana na província do Cunene, Elias Domingos, defendeu hoje (quinta–feira), em Ondjiva, a necessidade de maior divulgação e ***primento dos 11 compromissos para com a criança, para melhor proporcionar o bem-estar na vida dos menores.
Em declarações à Angop, a propósito da jornada da criança que decorre de 1 a 16 de Julho, frisou que a informação sobre este desafio implementado pelo Governo angolano visa defender as crianças vitimas de maus-tratos e agressões físicas.
Elias Domingo defendeu ainda que seria importante a criação de um programa especial a nível das rádios que transmitem em português e em línguas nacionais para permitir às comunidades rurais entenderem com objectividade os compromissos, visto que nestas zonas existem muitas crianças vulneráveis.
O reverendo sublinhou que a implementação dos compromissos da criança pelo Governo angolano trouxe um impacto muito grande na vida dos menores, proporcionando-lhes uma outra esperança de vida e satisfação na resolução dos problemas que os afecta.
Reconheceu que já se nota uma evolução das condições das crianças, com a construção de escolas e hospitais a nível dos municípios e comunas, que de, certo modo, estão a dar outras oportunidades no ensino e assistência médica de qualidade aos menores.
Elias Domingos informou que a sua denominação religiosa tem vindo a trabalhar seriamente através de cursos que realiza, para unificação das famílias, por serem a base para o crescimento harmonioso dos pequenos, uma vez que as mesmas têm grandes responsabilidades na sua educação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 8:20 pm

04-07-2011 13:59

Efeméride
Aberta jornada do 41º aniversário da província do Cunene

Ondjiva
As jornadas comemorativas do 41º aniversário da fundação da província do Cunene, a assinalar-se no próximo dia 10 de Julho, iniciaram neste fim-de-semana, na cidade de Ondjiva, numa cerimónia orientada pelo governador local, António Didalelwa
Na abertura, António Didalelwa disse que governo da província tem promovido acções rumo ao desenvolvimento, entre os quais escolas, postos de saúde, estradas, sistemas de fornecimento de energia e água.
Relativamente à situação provocada pelas cheias que se verificam a quatro anos consecutivos na província, o governador frisou que o
Executivo Angolano tem sabido dar resposta a esses efeitos negativos, visando a melhoria de vida das populações.
Durante as jornadas, que decorre de 02 a 31 de Julho, serão promovidas ainda actividades sociais, económicas, culturais, bem como desportivas, onde se destaca a realização da Expo-Cunene Edição 2011, que contará com exposição de vários produtos de empresários nacionais e estrangeiros.
Debates radiofónicos sobre o desenvolvimento da região, inaugurações de vários empreendimentos sociais e económicos nos municípios de Ombadja, Cuvelai e Namacunde, como escolas, naves hospitalares, casas veterinárias, residência dos administradores, sistema de energia e água, entrega de tractores e carinhas aos agricultores, constam igualmente das jornadas.
O 10 de Julho é celebrado como data da desanexação da província do Cunene do então distrito da Huíla, tendo como referência o ano de 1970. A sua divisão política administrativa compreende 273 aldeias, 20 comunas e seis municípios (Kwanhama, Namacunde, Ombadja, Cahama, Cuvelai e Coroca).
Com uma população estimada em 750 mil habitantes, a província tem como principais grupos etno-linguísticos os Ambos, Nyaneca-nkumbi, Herero e dois dos grupos não bantu nomeadamente, Ovakwanghala(Bushman) e os Mutuas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 6:03 pm

09-07-2011 10:34

Efeméride
Província do Cunene assinala domingo 41 anos de existência

Ondjiva
-
A província do Cunene assinala domingo, 10 de Julho, o 41º aniversário desde que deixou de pertencer (10 de Julho de 1970) ao então distrito da Huíla.
Situado na região sul do país, a província do Cunene tem uma superfície de 77.213 quilómetros quadrados, a sua capital é Ondjiva (antiga vila Pereira de Eça), em homenagem ao antigo governador-geral de Angola (1915-1916), período em que comandou as tropas portuguesas que foram enviadas como reforço após ao combate de Naulila e a revolta dos povos Ambos.
O Cunene tem fronteiras com as províncias do Huíla, a norte, kuando kubango, a leste, Namibe, a oeste, e com a República da Namíbia, a Sul.
Tem uma faixa fronteiriça de 460 km, dos quais 120 fluviais, que correspondem ao troço internacional do rio Cunene, desde as quedas do Monte Negro as do Ruacaná e 340 terrestres que sai do Ruacaná ao marco 55 da província do kuando Kubango.
A sua divisão política administrativa compreende 273 aldeias, 20 comunas e seis municípios (Kwanhama, Ombadja, Namacunde, Curoca, Cuvelai e Cahama) e conta com uma população estimada em 750 mil e 132 habitantes, dos quais 84 porcento reside em áreas rurais e 16 urbanas.
A população pertence aos diferentes grupos do povo Ambos, entre os quais Kwanhama, que se destacam pelo seu peso demográfico, Nyaneka Umbi e pequenas minorias da população pertencem a diferentes etnias, como os Hingas, Tchokwes (Cuvelai), Herero/Curoca), e os grupos não bantus ovakwangala (Bushman ou khoisans) localizados nos municípios de Namacunde, Cuvelai, Kwanhama, Ombadja e os mútuas (Curoca).
A actividade principal da população e a agro-pecuária, agricultura, exploração de madeira e a pesca artesanal nas margens do rio Cunene.
A produção de maior importância na província é o massango, massambala e leguminosa, produtos complementares a pecuária, devido à criação, em abundância, de gado caprino e bovino considerados fonte de riqueza dos povos.
A população da província é maioritariamente constituída por agro-pastores, ou seja, grupos étnicos que vivem essencialmente do gado bovino.
A província tem solos férteis para o cultivo de cereais, tubérculos e outros produtos essenciais, tem recursos florestais, minerais e hídricos.
Desde a independência, governaram já a província do Cunene Kundy Paihama (1976-1979), Ary da Costa (1979 a 1983) e Pedro Mutindi (1983 a 2008). O actual governar é António Didalelwa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:54 am

11-07-2011 11:17

Feira
Sexta edição da Expo-Cunene abre quinta-feira

Ondjiva
- Cerca de trezentos expositores angolanos e namibianos, participam a partir do dia 14 de Junho (quinta-feira) na cidade de Ondjiva, na sexta edição da Expo-Cunene/ 2011, no âmbito das festividades do dia da província do Cunene assinalado domingo (dia 10).
Ao avançar hoje a informação à Angop, o director da Expo-Cunene, Francisco Boleth, disse que, o certame, com duração de oito dias, vai contar com expositores das províncias da Huíla, Namibe, Benguela, Huambo e da República da Namíbia.
A feira, cujo objectivo é a criação de oportunidades de negócios e intercâmbio comercial entre os empresários angolanos e estrangeiros, contará com a participação de empresas ligadas à construção civil, agro-pecuária, comércio e indústria e prestação de serviços.
As inscrições para a participação tiveram início dia dois deste mês e vão encerrar dois dias antes da abertura do evento
Referiu que o ponto mais alto da Expo-Cunene será a realização do leilão de gado bovino e caprino, durante o qual serão arrematadas 300 cabeças de gado e contará com a participação de 50 fazendeiros, dos quais 80 porcento nacionais e 20 estrangeiros.
Sublinhou que essa actividade constitui, por si só, uma forma de investimento, porquanto o gado arrematado será utilizado para reprodução, proporcionando novos postos de emprego e gerando rendimento para as famílias
A província do Cunene assinalou neste domingo, 10 de Julho, o seu 41º aniversário desde que deixou de fazer parte do então distrito da Huíla.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:49 pm

09-08-2011 16:46

Cunene
Portal oficial do governo do Cunene disponível à população

Ondjiva
-
O portal oficial do Governo da província do Cunene encontra-se desde hoje, terça-feira, disponível à população interessada e internautas, contendo informações sobre os programas de investimentos públicos, exercício das direcções e delegações províncias, actividades por municípios e breve historial da província.
O portal, cujo endereço é www. Cunene.gov.ao, vai permitir a prestação de um serviço público de qualidade via Internet, pondo fim ao sistema burocrático dos serviços administrativos.
Durante a cerimónia de lançamento do portal, o governador provincial em exercício, Jerónimo Haleingue, disse que esta ferramenta tecnológica é primordial no contexto da evolução tecnológica e da globalização actual.
"A província do Cunene ganha com este portal e os citadinos independente da sua localização geográfica podem ter acesso e inteirar-se das actividades do Executivo local", sublinhou o responsável.
Por seu turno, o representante do Ministério das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, Bartolomeu Milton, disse que o portal da província do Cunene é de capital importância para eficiência da gestão governativa, isto porque possibilita apresentar à população local sobre as acções desenvolvidas.
Bartolomeu Milton realçou que os cidadãos poderão obter no portal formulário de vários documentos e outros serviços.
A apresentação do portal oficial do governo do Cunene foi antecedido por um seminário de capacitação dos futuros gestores que irão administrar os conteúdos da página da província na Internet.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUNENE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron