NOTÍCIAS DO KUNENE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 5:09 pm

30-08-2011 16:47

Cunene
Vice-governador pede maior envolvência no após desastres das cheias

Ondjiva
- O vice-governador do Cunene para o Serviço Técnico e Infra-estruturas, Cristino Mário Ndeitunga, pediu nesta terça-feira em Ondjiva, maior envolvência de todos órgãos afins e os citadinos em particular na recuperação da cidade de Ondjiva e outras localidades após o desastre das cheias registadas na região.
O responsável fez este apelo quando procedia hoje à abertura de um encontro de partilha de conhecimento promovido pela Comissão de Protecção Civil, referindo que o governo tudo tem feito para atenuar os efeitos destas calamidades naturais que já ocorreram quatros anos consecutivos *****nene.
Cristino Ndeitunga disse que apesar dos esforços do governo central e local com vista a solucionar todos efeitos deste fenómeno natural, recai também a obrigação da maior envolvência da população *****nene, para que em pouco tempo a vida dos sinistrados volte à normalidade.
Dados da Comissão Provincial de Protecção Civil indicam que as inundações de 2011 afectaram cerca de oito mil e 465 famílias, das quais 174 desalojadas na sua totalidade, 132 escolas destruídas, cinco mil e 787 lavras destruídas e nove mortes por afogamento.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:55 pm

Cunene
Emergências médicas assistem 50 doentes na ordenação episcopal do bispo do Namibe

Ondjiva
– Cinquenta pacientes foram assistidos pelos Serviços de Emergências Médicas, durante a missa que marcou a ordenação do novo bispo do Namibe, Dionísio Hisilenapo, neste domingo, no recinto da Diocese de Ondjiva, província do Cunene.
A informação foi prestada hoje, segunda- feira, à Angop, pelo coordenador adjunto da sub comissão de saúde para a referida actividade, Luís Salvador, afrirmando que os jovens se sobressaem nas estatísticas, que apresentaram doenças, como hemorragias, dores de cabeça e hipertensão arterial.
Explicou que estes casos foram assistidos em dois postos de emergências, montados no local e três ambulâncias que permitiram acudir as situações, de forma pontual e eficaz, contando com a colaboração de 25 técnicos do hospital provincial.
Luís Salvador informou que durante o período em que decorreu a cerimónia, os serviços de emergência não registaram casos muito graves, e que os profissionais do sector estavam em prontidão para socorrer qualquer eventualidade.
O acto episcopal marcou a ordenação do novo bispo da diocese do Namibe, dom Dionísio Hisilenapo, orientado pelo núncio apostólico em Angola, dom Novatus Rugambua e foi presenciado por 30 bispos de todas as dioceses do país e da República da Namíbia.
Mais de 100 sacerdotes, membros do Executivo central, representantes de diferentes igrejas e paróquias de províncias vizinhas e outros convidados, participaram do evento.
O novo bispo da diocese do Namibe, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, a 8 de Julho de 2011.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:39 pm

03-10-2011 14:09

Cunene
Reiterado compromisso do Governo na redução dos efeitos das mudanças climáticas

Ondjiva
- O ministro do Urbanismo e Construção, Fernando Fonseca, reiterou hoje, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, o compromisso do Governo angolano em materializar as políticas para reduzir as consequências das mudanças climáticas e preservar o bem-estar das comunidades.
O governante, que falava durante o acto que marcou o Dia Mundial do Habitat, que se assinala hoje, disse que o Executivo angolano assumiu um desafio de combater a desertificação e o arraste dos solos, bem como os efeitos das ravinas.
Considerou que as mudanças climáticas têm consequências nefastas que se manifestam particularmente sobre a população, pelo que se impõem a adopção de políticas para reduzir estes efeitos.
Acrescentou que o planeamento, o cadastro, a gestão adequada e a educação das pessoas devem tornar-se regra a nível das comunidades para que esta acção se transforme num acto nacional de defesa e preservação do meio ambiente.
Fernando Fonseca advogou a necessidade do relançamento, a nível do país, do Programa de Repovoamento dos Polígonos Florestais, a conservação dos recursos hídricos e marinhos e um consciente tratamento dos residuos sólidos.
A escolha da cidade de Ondjiva para albergar o acto nacional do Dia Mundial do Habitat resulta do facto de ter sido particularmente atingida, nos últimos anos, por cheias resultantes de chuvas intensas e que provocaram vários estragos, assim como forçaram a deslocação provisória de pessoas para áreas mais seguras.
O acto decorreu sob o lema: "Cidades e Mudanças Climáticas" e foi marcado pela realização de um workshop e o lançamento do livro "Perfil hidrográfico do rio Cuvelai", produzido pela ong Development Workshop.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 2:01 am

Cunene
Investigação Criminal instrui mais de 300 processos crimes

Ondjiva
- Trezentos e 82 processos crimes foram abertos durante o III trimestre do ano em curso pela Direcção Provincial de Investigação Criminal *****nene, mais 57 em relação ao período anterior.
O facto foi informado à Angop pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, intendente Salvador Adolfo dos Santos, tendo esclarecido que, destes processos, 256 foram concluídos para legalização e 174 remetidos a juízo.
Por estarem implicados nos mesmos, foram detidos 140 cidadãos.
Furto, roubos homicídios, auxilio à imigração ilegal, consumo de estupefaciente, fogo posto e condução ilegal sãos crimes referidos nos processos.
Salvador dos Santos referiu que o órgão submeteu ainda a julgamento sumário 77 processos, com 84 elementos detidos, dos quais seis foram absolvidos por insuficiência de provas e 78 condenados.
Entretanto, frisou que durante o período em causa a Direcção de Investigação Criminal investigou 784 processos, sendo 448 de investigação operativa e 336 de buscas a mando do Ministério Público, Tribunal e do órgão.
Este órgão controla actualmente um total de três mil e 259 processos crimes em regime de instrução preparatória.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:32 am

Cunene
Habitantes de Enyombwi beneficiam de novas infra-estruturas sociais

Namacunde
Uma escola com capacidade para 241 alunos, igual número de posto de saúde e residências para professores foram hoje (sábado) inaugurados na povoação de Enyombwi, município de Namacunde, pelo governador da província do Cunene, António Didalelwa.
A localidade, que dista a 152 quilómetros da cidade de Ondjiva, capital do Cunene, beneficiou ainda de um novo posto da Polícia Nacional e instalações da administração local, no quadro do programa do aumento da oferta e melhoria dos serviços sociais básico à população.
Na ocasião, o chefe do Executivo local, António Didalelwa, frisou que estas novas infra-estruturas vêm dar respostas às ansiedades da população na resolução dos vários problemas sociais que afligem esta comunidade.
António Didalelwa disse que a inauguração desta escola vai permitir a inserção de novos alunos no sistema normal de ensino, sendo um dos propósitos dos 11 compromissos da criança assumidos pelo governo angolano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:37 pm

Cunene
Unidade de Trânsito multa 76 automobilistas *****nene

Ondjiva
– A Unidade Operativa de Trânsito na província do Cunene aplicou 76 multas aos automobilistas, nos últimos sete dias, por diversas infracções ao código de estrada e seu regulamento.
A informação foi dada hoje, domingo, à Angop, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente Carlos dos Santos, quando apresentava o resumo semanal das actividades operativas da instituição.
Sem avançar o valor arrecadado com as multas, disse ainda que no período em análise foram apreendidas 17 viaturas. Sublinhou que o efectivo da unidade de trânsito reteve 76 cartas de condução e um livrete por inúmeras infracções ao código de estrada.
Carlos dos Santos referiu que nos últimos sete dias registaram cinco acidentes de viação no município do Kahama e Kwanhama, que resultou em uma morte e quatro feridos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:45 pm

06-12-2011 14:20

Cunene
Brigada das FAA desactiva mais de 80 minas anti-pessoal

Ondjiva
– A Brigada de Desminagem afecta ao comando das Forças Armadas Angolanas *****nene desactivou e destruiu, de Janeiro até a presente data, 86 minas anti-pessoal e três anti-tanque, soube a Angop hoje (terça-feira), em Ondjiva.
Numa nota, a instituição militar faz constar que diverso material letal foi igualmente desactivado, nos municípios do Kwanhama, Cuvelai e Namacunde, como 327 projectéis, de vários calibres, 19 mil e 299 munições, um bomba de aviação, granadas de mão, morteiros de 60 a 80 mm.
Os engenhos foram recolhidos na desminagem e limpeza da via Kapanda/Anhanga, numa extensão de 32 quilómetros, bem assim no troço rodoviário Kafima/Kaiundo, com 140 quilómetros, e em vias secundárias e terceiras das comunas de Môngua e Humbe.
Este exercício permitiu a desminagem e limpeza de 183 mil e 356 metros quadrados nas citadas circunscrições.
A Brigada de Desminagem está subdividida em dois pelotões, equipados para a prestação de serviço com rigor e eficiência, visando contribuir para o desenvolvimento da região, lê-se na nota.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:42 pm

09-12-2011 17:41

Cunene
Mais de dois mil cidadãos actualizam registo em Oshimolo

Ondjiva
- Dois mil e 522 cidadãos acorreram aos postos de registo eleitoral na comuna de Oshimolo, município do Kwanhama, província do Cunene, para se cadastrarem ou reconfirmarem os seus dados eleitorais, anunciou o administrador comunal, Quartim Sayulo.
Segundo o administrador, o processo de actualização do registo eleitoral é assegurado por uma brigada móvel que se desdobra pela circunscrição, onde decorrem também acções de sensibilização contínua para despertar a população sobre a importância do acto, bem como do voto.
O administrador referiu que o registo eleitoral é um processo importante para a consolidação da democracia no país e decorre a bom ritmo.
Oshimolo conta com 15 mil e 717 habitantes, divididos em quatro povoações, nomeadamente Okalua, Ondova, Ionde e Okifima.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:35 pm

12-12-2011 18:03

Cunene
Notificadas 46 infracções económicas em sete dias

Ondjiva
Quarenta e seis infracções económicas foram notificadas, nos últimos sete dias, pela Polícia Económica, em vários estabelecimentos comercias na província do Cunene, menos nove em relação ao período anterior, disse hoje à Angop o porta-voz da corporação, superintendente Carlos dos Santos.
Segundo o oficial, as infracções ocorreram nos municípios do Kwanhama, Ombadja e Namacunde.
Sublinhou que o registo destas contravenções económicas é fruto de 22 visitas de fiscalização, inspecção e controlo nos diversos estabelecimentos comerciais e industriais sedeados nestas circunscrição da província.
Quanto às infracções estão relacionadas à falta de boletim de sanidade, notade aquisição, estrutura de cálculo de preço, de balança e o exercício irregular de actividades económica, precisou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:41 pm

14-12-2011 19:26

Cunene
Hospital de Ondjiva prepara-se para a quadra festiva

Ondjiva
Os serviços de atendimento do Hospital Central de Ondjiva, província do Cunene, estão a ser reforçados quer em técnicos e fármacos para melhor atendimento aos citadinos que solicitarem assistência sanitária durante a quadra festiva.
A garantia foi dada hoje (quarta-feira) à Angop pela supervisora da instituição, Felicidade Ndiluka, adiantando que foi reforçado o corpo clínico do Banco de rgência.
“ Actualmente o hospital conta com 10 médicos nas várias especialidade e foram criadas as condições para corresponder com a exigência da quadra festiva”, referiu, sublinhando que o hospital dispõe de capacidade no que concerne a medicamentos essenciais para assistência médica à população.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 4:36 pm

16-12-2011 14:31

Cunene
MPLA enaltece contributo das autoridades tradicionais na mobilização dos eleitores

Ondjiva
– O contributo prestado pelas autoridades tradicionais na mobilização dos eleitores aos postos de registo na província do Cunene foi enaltecido hoje (sexta-feira), na povoação de Okaholo, comuna da Mongua pelo primeiro secretário do MPLA *****nene, António Didalelwa.
O dirigente, que falava durante o acto político de massas disse que graças à contribuição das autoridades tradicionais, religiosas e partidos políticos, na mobilização e sensibilização dos jovens em idade eleitoral activa foi possível atingir a meta preconizada pelas autoridades registadoras.
Entretanto, salientou ser necessário ainda maior envolvimento das autoridades na mobilização daqueles, que por alguma razão, não efectuaram a sua reconfirmação, de modo que, em Janeiro possam afluir aos postos de reconfirmação de registo eleitoral, para o exercício do direito de cidadania, no próximo pleito eleitoral.
A actividade enquadra-se no plano de fiscalização das estruturas de base do partido, andamento do processo de actualização do registo eleitoral e dos projectos em curso no município do Kwanhama.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 5:31 pm

05-01-2012 18:19

Cunene
Instituto médio de Administração e Gestão dispõe de 252 vagas

Ondjiva
– O Instituo Médio de Administração e Gestão em Ondjiva (IMAG), na província do Cunene, dispõe de 252 vagas para candidaturas de novos estudantes nos cursos de gestão empresarial, contabilidade e secretariado, disse à Angop, nesta quinta-feira, o subdirector pedagógico da instituição, Gaudêncio Candeeiro.
Gaudêncio Candeeiro frisou que este número de vagas corresponde aos períodos diurnos (manhã e tarde), uma vez estando criadas as condições quer técnicas, quer humanas para o processo de inscrição dos novos alunos.
Informou que para a idade será uma das condições para o acesso a escola, visto que as prioridade recai para os de 15 a 19 anos de idade.
Sublinhou que a instituição de ensino dispõe de um corpo docentes de 73 professores e para além do ensino médio agrega o primeiro ciclo.
Sem avançar números, frisou que as matriculas já começam e adesão é maior por parte da camada estudantil que procura candidatar-se ao ensino médio, o que animamo-nos porque só com a formação se desenvolve o país.
O Instituto Médio de Administração e Gestão localiza-se no bairro de Naipalala, arredores de Ondjiva. Tem dois pisos com 10 salas de aulas.
No ano lectivo de 2011, 735 alunos frequentaram os cursos de contabilidade, gestão empresarial e secretariado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 10:22 pm

09-02-2012 17:20

Cunene
Delegação da JMPLA visita instalações do Palácio da Justiça

Ondjiva
A delegação de jovens universitário afecto à JMPLA, *****nene, que irá participar na 10ª edição do Canfeu 2012, na Lunda Sul, visitaram, nesta quinta-feira, em Ondjiva, as instalações do Palácio da Justiça na província.
A visita foi encabeçada pelo coordenador da delegação dos jovens ao Canfeu, Crispiniano dos Santos, sob guia do chefe de Departamento da administração da Justiça *****nene, José Calipe Miguel.
Os jovens percorreram as várias repartições do serviço de justiça, área do notário, identificação, conservatória, tribunal, procuradoria e outras dependências do sector.
Na ocasião, o chefe de departamento da Administração da Justiça, José Calipe Miguel, mostrou-se satisfeito com a visita dos militantes da JMPLA e acrescentou que, desta maneira, eles têm a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento dos serviços de Justiça na província.
Disse que o executivo tem vindo a envidar esforço para que todos os municípios da província possuam serviços locais, sobretudo os prioritários como identificação, notário e conservatória, no sentido também de encurtar distâncias.
Por seu turno, Crispiniano dos Santos sublinhou que este exercício visa permitir aos jovens aprofundar os seus conhecimentos sobre as várias áreas do sector de Justiça, bem como os esforços vigente a melhoria dos serviços.
Entretanto, apelou à juventude no sentido de contribuir com seu saber, a vários níveis, para o progresso socio-económico da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:36 pm

Cunene
Empresa de electricidade prevê instalar quatro mil contadores pré-pago

Ondjiva
– Quatro mil contadores pré-pagos estão a ser instalados, desde a semana finda, a nível dos diferentes bairros da cidade de Ondjiva, província do Cunene, pela Empresa Nacional de Electricidade (ENE), com vista a permitir a racionalização e controlo do consumo da energia eléctrica por parte dos consumidores.
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, à Angop, pelo director provincial da ENE, Silvestre Olim, referindo que os contadores pré-pagos serão igualmente instalados no município de Namacunde e localidades fronteiriça de Santa-Clara, Calueque, Chitado e Naulila.
"Vamos continuar a montar os sistemas pré-pagos nas residências dos clientes que têm contrato com a ENE, para a melhor racionalizar e controlar o consumo da energia eléctrica, dai que aconselha a população a colaborarem com os técnicos na montagem destes aparelhos pré-pagos nas residências”, afirmou.
Silvestre de Olim apelou ainda a população no sentido de pouparem a energia, não pautarem pela ligação de muitos aparelhos no caso de ar condicionado, fugoes eléctricos, bem como das lâmpadas florescentes, para evitarem subcargas aos postos de transformação.
A nível de Ondjiva, Namacunde, Santa-Clara, Chitado, Naulila e Calueque, são controlados oito mil clientes dos quais cinco mil possuem o sistema pré-pago e três mil fazem o pagamento por facturas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 2:50 am


Cunene
Governo preconiza justiça eficaz e transparente

Ondjiva
- O vice-governador do Cunene, para organização e serviços técnicos, Cristino Mário Ndeitunga, afirmou hoje, em Ondjiva, que o executivo preconiza um sector da justiça eficaz e transparente, para o bem da população.
O responsável, que discursava durante a cerimónia da abertura do ano judicial da província, disse que para tal o executivo local vai apostar no aperfeiçoamento do capital humano em todas áreas do saber
Os magistrados são chamados a assegurar a defesa dos cidadãos reprimir as violações e repor a legalidade, afirmou.
Afirmou que o executivo local tem consciência da necessidade de garantir melhores condições de trabalho aos funcionários do sector da justiça.
Neste particular, disse que estão a ser construídas infra-estruturas e realizadas outras acções, que visam a melhoria das condições de trabalho.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUNENE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron