NOTÍCIAS DO KUNENE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 02, 2009 6:02 am

01-09-2009 18:21

Cunene
Desminagem é determinante para êxito do programa habitacional
Ondjiva - O vice-ministro do Urbanismo e Habitação, António eixeira Flor, considerou hoje, em Ondjiva, província do Cunene, que o exercício da desminagem constitui factor determinante para o êxito do Programa Nacionalsobre o Fomento Habitacional no país.
Falando à imprensa, no término de uma visita de trabalho à província, sublinhou que a actividade de desminagem é uma das prioridades no âmbito da execução do Programa Nacional do Urbanismo e habitação, tendo em conta a realidade de algumas zonas da região, devido o conflito armado que o país conheceu.
Referiu que, durante a sua permanência *****nene, foi possível constatar e avaliar as reservas fundiárias de Ekuma, arredores de Ondjiva, onde serão edificadas mil e 200 casas, com moradias uni-familiares de alta, média e baixa renda, bem como a do município de Ombadja, numa extensão de 871 hectares.
Por seu turno, vice-governador do Cunene para organização e serviços técnicos, Cristino Ndeitunga, disse que a visita foi oportuna, pois permitiu realizar um trabalho com maior exactidão na vertente técnica e de execução deste programa.
Deste modo, o projecto irá conhecer celeridade na província, antevendo o fomento imobiliário a nível dos seis municípios da região, concluiu o dirigente.
O Programa Nacional de Urbanismo e Habitação prevê a construção de um milhão de casas em todo o país, das quais 35 mil e 800 *****nene, no período de 2009/12.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 04, 2009 12:59 am

Cunene
Hospital Central de Ondjiva continua a registar casos de sarampo

Ondjiva – Nove casos novos de sarampo foram registados na área da medicina do hospital central de Ondjiva, província do Cunene, durante as ultimas 24 horas, mais sete em relação a igual período anterior, soube hoje (quinta- feira) a Angop, de fonte hospitalar.

De acordo com a chefe interina da área de medicina, Emília Ndalengalala, em cada 24 horas a unidade sanitária tem registado o aumento de casos da doença e com frequência em pessoas adultas com 22 a 31 anos de idade, provenientes das zonas rural.

A responsável referiu que este acréscimo tem preocupado bastante o sector, pelo que apelou à população a tomar cuidado com sinais como febres altas, erupção na pele, borbulhas, conjuntivites, dor de vista, tosse e constipação, devem procurar com urgência os hospitais, para o seu tratamento.

Por outro lado, a enfermeira do turno, na área do banco de urgência, Clotilde Ndemuholifa, afirmou que durante o mesmo período assistiu-se 166 pacientes com várias doenças, mais 39 que o período anterior, sendo 116 adultos e 50 crianças dos quais 32 internaram.

Explicou que os internados se dirigiram na maternidade, medicina, cirurgia, cuidado intensivo da pediatria e nos cuidados gerais, com a malária, tuberculose, doenças respiratórias e anemia aguda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor anabela em Sábado Set 05, 2009 7:03 am

Impedidos de viajar por irregularidade na documentação
Os Serviços de Migração e Estrangeiros impediram, nos últimos sete dias, na província do Cunene, no posto fronteiriço de Santa Clara, a saída de 34 cidadãos nacionais, que pretendiam passar para a Namíbia, por não terem a situação militar regularizada e por caducidade do passaporte, noticiou, ontem, a agência Angop, com base num documento oficial.
O documento do SME refere que impediu a entrada no território angolano de quatro namibianos, dois portugueses e um sul-africano, por falta de meio de subsistência e de vistos de entrada e de trabalho.
Os efectivos dos SME notificaram a entrada e saída de 10.724 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, nos postos fronteiriços de Santa-Clara, Calueque e Ruacana.
A Brigada de Fiscalização registou nos municípios do Cuanhama e Namacunde 12 infracções migratórias e oito cidadãos namibianos, dois da RDC e igual número de portugueses.
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 07, 2009 6:15 am

06-09-2009 11:51

Cunene
Constatadas 36 infracções contravencionais em sete dias
Ondjiva – Trinta e seis infracções, menos oito em relação a igual período anterior, foram registadas durante a semana finda em diversos estabelecimentos comercias dos municípios do Kwanhama, Ombadja e Namacunde pela direcção provincial da Polícia Económica do Cunene.
A informação foi prestada pelo porta-voz em exercício da corporação, Salvador Adolfo dos Santos.
Afirmou que, fruto de 12 visitas de fiscalização e inspecção de diversos estabelecimentos comercias e industriais, destacaram entre as irregularidades, falta de boletim de sanidade, nota de aquisição, indumentária apropriada, apresentação de imposto de selo, mapa
de cálculo de preço e dísticos.
Informou que no âmbito de uma micro operação desencadeada em diversos bairros da cidade de Ondjiva denominada “Sucesso”
foram apreendidos 300 litros de gasolina e 150 de gasóleo, que se encontravam depositados em residências de pessoas
singulares, não autorizadas para a prática desta actividade (venda de combustível).
Salvador dos Santos disse que acções do género irão continuar de maneira a regular e fiscalizar a actividade económica na província.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Set 08, 2009 5:57 am

07-09-2009 19:53

Formação
Jornalistas do Cunene e Namibe aprimoram conhecimentos em Luanda

Luanda - Trinta e dois jornalistas de distintos órgãos públicos de Comunicação Social, das províncias do Cunene e Namibe, iniciam
terça-feira, em Luanda, um cursos de refrescamento de 30 dias, a decorrer no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).
O curso contará com a participação de quadros da Angop, Jornal de Angola, Rádio Nacional de Angola e Televisão Pública de Angola.
Durante a acção formativa, os jornalistas que se encontram em Luanda desde sábado, vão analisar matérias ligadas à rádio, televisão e imprensa, língua portuguesa, recolha e pesquisa de informação, bem como introdução ao jornalismo e à informática.
As aulas iniciam-se terça-feira e as sextas-feiras e aos sábados serão realizadas palestras e aulas práticas de informática, segundo o programa do curso.
Num encontro de auscultação e concertação com a direcção do CEFOJOR, realizado hoje, o director daquele centro, Albino Carlos, sublinhou a importância da criação desta escola de formação de jornalistas, tendo em conta o papel preponderante que desempenha na profissionalização sistemática dos media.
Encorajou os formandos a primarem mais pela leitura, porque “antes de serem bons escritores, têm de ser também bons leitores”.
Para a jornalista Bety Miranda, da Emissora provincial do Namibe da Rádio Nacional de Angola, a formação permitirá capacitar os quadros, lamentando o facto de os profissionais das províncias não poderem faze-lo regularmente em Luanda.
“Esta é uma boa oportunidade que chegou em boa hora”, expressou.
Já Walter Marcelino, repórter da Televisão Pública de Angola (TPA/ Cunene), disse que a formação vai engrandecer os conhecimentos dos profissionais de Comunicação Social, porque “o jornalismo é uma dinâmica e os jornalistas devem ser sempre actualizados”
Acrescentou que hoje o mundo está totalmente globalizado, daí ser necessário que o jornalista esteja dentro da matéria para poder informar melhor o público.
No mesmo encontro, o vice-ministro da Comunicação Social, Manuel Miguel de Carvalho “Wadijimbi” desejou boas vindas aos participantes, tendo encorajado os profissionais a aproveitarem ao máximo todas as oportunidades que a escola oferecer
“Estamos à disposição, no sentido de que cada um busque melhorias substanciais durante o decurso de formação, para que, quando regressar à procedência, possa aplicar com rigor os conhecimentos adquiridos”, referiu.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 09, 2009 6:48 am

08-09-2009 12:52

Reabilitação
Cemitério Municipal do Kwanhama beneficia de reabilitação

Angop
Kwanhama regista melhoria de cemitério
Imagem
Ondjiva -O cemitério municipal do Kwanhama, província do Cunene, está desde Junho deste ano a receber obras de arruamento, loteamento do terreno e atribuição de número às campas, com vista ao melhoramento das suas infra-estruturas.
De acordo com o chefe dos serviços comunitários da administração local, Inácio Félix Hidinua, os trabalhos enquadra-se no programa de intervenção municipal e contemplam a urbanização das vias do cemitério, arranjos e remodelação da parte interior, bem como a construção da infra-estrutura onde irá funcionar a direcção do local.
Segundo ele, além desta intervenção, a administração procedeu em 2008 a reabilitação e ampliação de outros cemitérios com a construção do muro e da vedação dos cemitérios dos bairros de Naipalala e Caculuvale, de modo a melhorar a imagem, segurança e dignidade dos mesmos.
Inácio Hidinua salientou ainda que para aquisição de um espaço para enterro, a administração exige o comprovativo da morte ou uma declaração das autoridades tradicionais, em caso de zonas rurais, e o pagamento de 500 Kwanzas para declaração de óbitos.
A fonte disse não existirem actos de vandalismo nestes locais devido as acções de segurança e os trabalhos de sensibilização levado a cabo pelas igrejas e outros actores sociais.
O município do Kwanhama conta com 148 cemitérios, sendo um principal, dois de médio porte e 145 pequenos situados em zonas rurais.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 09, 2009 11:29 pm

Cunene
Pastor enaltece programa do governo sobre alfabetização

Ondjiva – O pastor da União das Igrejas Evangélicas de Angola na região (UIEA), Samuel Matoco Bioco, enalteceu hoje, em Ondjiva, província do Cunene, os esforços do Governo Angolano no quadro da implementação do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar.

Falando à Angop, a propósito do Dia Mundial da Alfabetização que hoje se assinala, disse que os esforços não estão a ser medidos na execução deste programa, uma vez que este exercício já é notório nos seis município da provincial, levando o “ABC” a muitos citadinos das zonas suburbanas e rurais.

O clérigo referiu ainda que deste modo a questão “ler e escrever “ deixa já de ser preocupação dos alfabetizados, que antes tinham de recorrer a terceiros na intenção de ler um livro ou escrever um carta.

Por seu turno, a chefe do sector da alfabetização *****nene, Susana Daniel, informou que no último trimestre do presente ano 13 mil e 255 citadinos adultos foram alfabetizados na região, no decurso da primeira fase da implementação do Programa sobre Alfabetização e Aceleração Escolar.

Sublinhou que, durante o período em referência, estiveram matriculados 15 mil alunos, na maioria das zonas rurais, no âmbito da erradicação do analfabetismo na sociedade e melhoria da qualidade do ensino.

O dia 08 de Setembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o objectivo de tentar reduzir os índices de analfabetismo em todo o mundo, desenvolvendo vários projectos sociais.

Criada em 1945, a UNESCO comprometeu-se a diminuir os índices de analfabetismo no mundo.

Nos países subdesenvolvidos, perto de 25 porcento de adultos e crianças não sabe ler e escrever, chegando a um total de 900 milhões de cidadãos.

Alfabetização é o processo que orienta uma pessoa a identificar códigos alfabéticos escritos, que formam palavras, tornando-a um leitor.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Set 11, 2009 6:41 am

10-09-2009 19:19

Crimes
Detidos 28 presumíveis delinquentes *****nene
Ondjiva – Vinte e oito cidadãos, presumivelmente envolvidos em 21 crimes, foram detidos pela Polícia Nacional, nos últimos sete dias, na província do Cunene, informou hoje à Angop o porta-voz em exercício da corporação, intendente Salvador Adolfo dos Santos.
Segundo o oficial, os detidos são indiciados por crimes de condução ilegal, falsificação de documentos, homicídios, furto, injurias contra seu superior, ofensas corporais, roubo e burla, cujas detenções ocorreram nos municípios de Kwanhama, Ombadja, Namacunde, Cahama e Cuvelai.
O porta-voz da corporação sublinhou que as causas dos delitos são o desemprego, obtenção de lucros fáceis, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a falta de cultura jurídica por parte de alguns cidadãos.
Disse terem desencadeado micro-operações nos municípios do Kwanhama, que resultaram no desmantelamento de um grupo de marginais que assaltava em residências, bem como na recuperação de vários artigos de material de construção.
Informou ainda que a unidade operativa de trânsito notificou quatro acidente de viação, que resultaram no ferimento de quatro pessoas e causaram danos matérias avaliados em 268 mil Kwanzas.
Os acidentes ocorreram nos municípios de Namacunde, Cahama e Kwanhama.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Set 12, 2009 5:37 am

Cunene
Pastor enaltece programa do governo sobre alfabetização

Ondjiva – O pastor da União das Igrejas Evangélicas de Angola na região (UIEA), Samuel Matoco Bioco, enalteceu hoje, em Ondjiva, província do Cunene, os esforços do Governo Angolano no quadro da implementação do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar.
Falando à Angop, a propósito do Dia Mundial da Alfabetização que hoje se assinala, disse que os esforços não estão a ser medidos na execução deste programa, uma vez que este exercício já é notório nos seis município da provincial, levando o “ABC” a muitos citadinos das zonas suburbanas e rurais.
O clérigo referiu ainda que deste modo a questão “ler e escrever “ deixa já de ser preocupação dos alfabetizados, que antes tinham de recorrer a terceiros na intenção de ler um livro ou escrever um carta.
Por seu turno, a chefe do sector da alfabetização *****nene, Susana Daniel, informou que no último trimestre do presente ano 13 mil e 255 citadinos adultos foram alfabetizados na região, no decurso da primeira fase da implementação do Programa sobre Alfabetização e Aceleração Escolar.
Sublinhou que, durante o período em referência, estiveram matriculados 15 mil alunos, na maioria das zonas rurais, no âmbito da erradicação do analfabetismo na sociedade e melhoria da qualidade do ensino.
O dia 08 de Setembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o objectivo de tentar reduzir os índices de analfabetismo em todo o mundo, desenvolvendo vários projectos sociais.
Criada em 1945, a UNESCO comprometeu-se a diminuir os índices de analfabetismo no mundo.
Nos países subdesenvolvidos, perto de 25 porcento de adultos e crianças não sabe ler e escrever, chegando a um total de 900 milhões de cidadãos.
Alfabetização é o processo que orienta uma pessoa a identificar códigos alfabéticos escritos, que formam palavras, tornando-a um leitor.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 14, 2009 6:49 am

14-09-2009 4:49

Cunene
Inauguração da estrada Ondjiva/Humbe facilita deslocação de turistas durante o CAN2010

Ondjiva – O administrador adjunto da comuna de Xangongo, Comincil Eliseu dos Santos, afirmou que a inauguração da estrada Ondjiva/Humbe facilitará os turistas namibianos, sul-africanos e de outros países da África Austral deslocarem-se a Angola sem constrangimentos durante o CAN2010.

De acordo com o responsável, a inauguração dessa infra-estrutura que se realiza hoje, segunda-feira, vai permitir as pessoas conhecerem com antecedência parte das cidades sedes da competição e prepararem-se condignamente para assistirem ao Campeonato Africano das Nações em futebol, a decorrer de 10 a 31 de Janeiro, sem sobressalto.

Em entrevista à Angop, Comincil dos Santos adiantou que a infra-estrutura será inaugurada num momento oportuno, visto que em véspera da passagem de ano regista-se muito movimento migratório e esta estrada facilitará as pessoas que não gostam de avião e as pessoas de pouco poder financeiro a viajar para Angola.

“A abertura desse troço vai permitir não só aos africanos, mas a cidadãos de países europeus, americanos, asiáticos e de outras partes do mundo a entrar em Angola a partir da Namíbia ou África do Sul, passando por esta via para chegarem ao Lubango, Benguela ou Luanda para assistirem ao campeonato” – acrescentou.


Por outro lado, o administrador comunal adjunto de Xangongo admitiu que a inauguração do troço Ondjiva/Humbe afigura-se como a premissa fundamental para o desenvolvimento do município de Ombandja em particular, e da província do Cunene em geral, uma vez que impulsionará a actividade agropecuária na região.

Restaurada no quadro do programa do Governo de Reabilitação das Infra-estruturas Rodoviárias Nacionais, a estrada possui uma plataforma de 108 quilómetros de ***primento, 12 metros de largura, bermas de metro e meio, duas faixas de rodagem de três metros cada e passeios de um metro e meio.

O troço Ondjiva/Humbe foi reconstruído entre Maio de 2007 e Junho de 2009, estando a espera da sua abertura oficial, apesar de estar já em uso. A implementação do seu projecto implicou a construção de uma ponte de grande porte sobre o Rio Cunene, em Xangongo, e outros 26 pontecos em toda a extensão da via.

Além de ligar os municípios do Cuanhama e Ombadja, a estrada permitirá a deslocação às províncias da Huíla, Huambo, Benguela, Bengo e Luanda, bem como a países vizinhos como a África do Sul e Namíbia.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 15, 2009 3:46 pm

Cunene
Agentes culturais defendem maior incentivo ao teatro

Ondjiva – Promotores e agentes culturais advogaram hoje, terça-feira, em Ondjiva a necessidade de apoio aos grupos teatrais para o incentivo das artes cénicas na província do Cunene.


Segundo Fortunato Pedro Kamba, director artístico do grupo teatral Olonguissi, em declarações à Angop, existem na província vários grupos com talentos para a prática das artes cénicas com qualidade, mas que por falta de apoios chegam a desaparecer.


Por sua vez, o promotor de eventos culturais Domingos Lopes Mateus considerou que uma das grandes dificuldades dos grupos teatrais na província tem sido a falta de indumentárias e espaços de exibição.


Referiu que a província dispõe de um único local, que actualmente se encontra em estado elevado de degradação, situação que tem desencorajado os fazedores desta arte na região.


A província do Cunene conta com três grupos teatrais, nomeadamente o Olonguissi, Passuka e o núcleo de Santa Clara.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Set 17, 2009 6:18 am

16-09-2009 14:34

Cunene
MINHOTUR assegura inauguração de 16 hotéis em véspera do CAN/2010

Ondjiva O ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, afirmou que até ao final deste ano pelo menos 16 hotéis serão inaugurados, para servir o Campeonato Africanos das Nações (CAN) em futebol que Angola acolhe de 10 a 31 de Janeiro.

Falando à Angop, sobre a capacidade de organização do seu organismo nestes quatro meses que antecedem o Can2010, o governante fez saber que dos 16 hotéis (de quatro a cinco estrelas), dez serão inaugurados na cidade do Lubango, província da Huila e seis na capital do país (Luanda).

Segundo acrescentou, esse número poderá elevar-se, dado o avanço das obras das unidades hoteleiras no país. Trinta e dois hotéis estão em construção em Luanda, mais de 15 em Benguela e Huila, cerca de 10 no Kuanza Sul, além de outros pelo resto do país.

Pedro Mutind, disse ser objectivo do MINHOTUR superar as actuais 1700 camas existentes na capital e expandir a rede hoteleira com a construção de novas unidades hoteleiras em todas as províncias de Angola, quer através de investimentos do Governo quer do sector privado.

O ministro da Hotelaria e Turismo esclareceu que todos os hotéis a ser inaugurados em véspera do CAN/2010 são de investimentos privados, mas o Governo angolano está a projectar a construção de quatro novos hotéis para cada uma das províncias sede da competição, nomeadamente Luanda, Benguela, Huila e Cabinda.

“As quatro unidades começam a ser edificadas este mês propositadamente para apoiar a prova e sua conclusão dependente da celeridade dos empreiteiros (empresas chinesas)” referiu o ministro, salientando que no caso de não ficarem prontas antes do CAN servirão aos turistas que vierem a Angola em próximos eventos.

Entre outras unidades, as províncias que albergarão as quatro séries do CAN/2010 destacam-se o Hotel Trópico e Alvalade (quatro estrelas - Luanda), Mombaka (três estrelas - Benguela), Grande Hotel da Huila (três estrelas - Huila) e Maiombe (três estrelas - Cabinda).
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 17, 2009 5:50 pm

17-09-2009 8:02

Cunene
Recomendada maior coesão e rigor à Polícia de Guarda Fronteira

Ondjiva – A primeira reunião do Conselho Consultivo Alargado da Polícia de Guarda Fronteira *****nene terminou quarta-feira, em Ondjiva, tendo recomendado maior coesão e rigor na actuação das forças, de modo a garantir a inviolabilidade dos perímetros fronteiriços entre Angola/Namíbia.

Segundo o comunicado, desta forma estará assegurada a soberania e a integridade territorial do país, bem como o reforço do combate ao crime transfronteiriço, tal como fuga ao fisco, roubo de gado, tráfico de droga e imigração clandestina.

Recomendou-se ainda a intensificação dos trabalhos de sensibilização junto da população residente ao longo da fronteira, permitindo a sua intervenção no sistema de vigilância e protecção dos objectivos dos Estado.

Os participantes no encontro defenderam a necessidade de maior cooperação entre as forças de Defesa e Segurança na fronteira comum Angola/Namíbia, na realização de micro-operacções conjuntas.

No acto de encerramento, o comandante da Unidade da Polícia de Guarda Fronteira *****nene, superintendente-chefe Américo Roberto, pediu aos efectivos maior esforço na segurança da população residente ao longo da fronteira.

A reunião, que decorreu nas instalações do referido comando, analisou questões como o grau de ***primento do primeiro período de preparação combativa de 2009, estado actual das forças e sua rotatividade, bem como a cobertura do perímetro fronteiro Angola/Namíbia.

A situação salarial das forças, quadro sanitário do efectivo, logística da unidade, actual estado das telecomunicações do comando provincial com os marcos fronteiriço, transportes das forças, entre outros assuntos, constaram dos pontos agendados na reunião.

Participaram da reunião membros do conselho consultivo alargado, chefe dos postos fronteiriços, oficias da corporação e convidados.

A Polícia de Guarda Fronteira é um órgão operativo da Polícia Nacional que visa salvaguardar a inviolabilidade das fronteiras nacionais e garantir a segurança dos limites do território angolano.Foi criada a 26 de Agosto 1978.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 18, 2009 12:21 pm

18-09-2009 12:42

Cunene
Registadas mais 500 infracções nos últimos três meses

Ondjiva – Quinhentas e duas infracções foram registadas pela polícia económica em vários estabelecimentos comerciais dos municípios do Kwanhama, Ombadja, Cahama e Namacunde, no terceiro trimestre do ano em curso, mais 15 em relação ao período anterior.


Em declarações hoje à Angop, o director da polícia económica da província do Cunene, João Matias Neto, disse que as infracções foram registadas durante 149 visitas de fiscalização e inspecção em diversos estabelecimentos comerciais e industriais.


As infracções estão relacionadas à falta de boletim de sanidade, com 79 casos, nota de aquisição, com 72 casos, falta de estrutura de cálculo de preço, com 65 ocorrências, falta de balança, com 39, e o exercício irregular de actividades económica, com 20 infracções.


Foram aplicadas um total de 33 multas equivalente a um milhão e 15 mil kwanzas, das quais 28 foram pagas, correspondendo a 972 mil kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Set 20, 2009 7:07 am

19-09-2009 17:55

Cunene
Polícia Nacional notifica 30 crimes de natureza diversa

Ondjiva - Trinta crimes de natureza diversa foram registados durante os útimos sete dias, pelo Comando da Polícia Nacional do Cunene, mais nove em relação a igual período anterior, fez saber hoje, sábado, à Angop o porta-voz da corporação, subintendente Carlos dos Santos.

De acordo com o oficial, constam dos crimes registados furtos de vários artigos, roubo de gado e de motorizadas, ofensas corporais, condução ilegal, posse e uso de estupefaciente, falsificação de documentos e ameaças.

Informou que foram detidos 35 cidadãos por suposta prática de crimes.

Acrescentou que o município do Kwanhama liderou a lista de crimesc om 17 casos, Ombadja com seis, Namacunde com cinco e dois na Cahama.

Carlos dos Santos fez saber ainda que no domínio da viação e trânsito foram registados dois acidentes, no município de Namacunde, que tiveram como consequência 12 feridos e danos materiais calculados em 32 mil kwanzas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUNENE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron