NOTÍCIAS DO KUNENE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 21, 2009 2:52 pm

21-09-2009 7:42

Cunene
Polícia fiscal regista infracções por contrabando em Santa-Clara

Ondjiva - O Comando da Polícia Fiscal na província do Cunene registou seis infracções fiscais aduaneiras, por presumível contrabando e tentativa de fuga ao fisco, no marco fronteiriço de Santa Clara, município de Namacunde, informou hoje à Angop o porta-voz em exercício da corporação subintendente Carlos dos Santos.


Segundo o oficial, as infracções foram registadas na semana passada durante várias acções operativas que resultaram na apreensão de diversas mercadorias provenientes da República da Namíbia, bem como de 66 mil e 726 dólares norte americanos por transgressão cambial, cujos actos foram lavrados e remetidos à Delegação das Alfândegas e ao Banco Nacional para devido tratamento.


Carlos dos Santos informou também que, durante o período em referência, a polícia registou 29 outras infracções, menos sete em relação a igual período anterior, fruto de nove visitas de fiscalização, realizadas em estabelecimentos comerciais e industriais nos municípios do Kwanhama, Ombadja e Namacunde.


O subintendente fez saber ainda que os efectivos da polícia económica estão a desencadear micro operações em diversos bairros da cidade de Ondjiva, Santa-Clara e Xangongo, no sentido de por cobro à venda ilícita de combustível que se regista actualmente com frequência na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Set 25, 2009 6:53 am

24-09-2009 16:36
Cunene
Vice-ministro do Urbanismo garante desminagem das reservas fundiárias
Ondjiva - O vice-ministro do Urbanismo e Habitação, Joaquim Silvestre, garantiu quarta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, que as zonas identificadas como reservas fundiárias serão todas desminadas e limpas no quadro do Programa Nacional sobre o Fomento Habitacional na região.
Falando à imprensa, no término de uma visita de trabalho a província, Joaquim Silvestre disse que o exercício de desminagem consta das prioridades, no âmbito da execução do Programa Nacional do Urbanismo e Habitação, tendo em conta a realidade de algumas zonas do Cunene.
Joaquim Silvestre referiu que a situação é “preocupante” e esforços irão ser envidados, com o objectivo de garantir maior segurança as empreiteiras e outros elementos na implementação deste programa, que visa propiciar melhores condições de vida à população.
Segundo o governante, será desenvolvida acção conjunta com outros sectores como a Comissão Nacional de Desminagem, os Ministérios da Defesa e do Interior, criando condições prioritárias para o êxito do projecto de capital importância para o bem-estar do cidadão.
Joaquim Silvestre sublinhou que durante a sua permanência *****nene foi possível constatar e avaliar as reservas fundiárias localizadas no município de Namacunde e o local onde estão a ser erguidas as 72 casas para juventude no bairro de Naipalala, arredores de Ondjiva.
Deste número de residências, 62 já estão edificadas todas do modelo “T3”, avaliadas em 30 mil dólares cada.
O Programa Nacional de Urbanismo e Habitação prevê a construção de um milhão de casas em todo o país, das quais 35 mil e 800 *****nene, no período de 2009/2012.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 29, 2009 1:04 pm

Cunene
Quatro pessoas morrem vítimas de raiva

Ondjiva - Quatro pessoas de diferentes localidades da província do Cunene morreram de Janeiro a Setembro último, na província do Cunene, vítimas de raiva, informou hoje à Angop, nesta cidade, o responsável dos serviços de veterinária local, João Estêvão Kamalanga.
Segundo o responsável, que falava durante o acto alusivo ao Dia Mundial da Raiva (28 de Setembro), as vítimas foram mordidas por cães raivosos, dizendo terem registado nesse período, 117 casos de mordedura de animais raivosos.
Os óbitos, explicou, ocorreram nas localidades do Chiulo, Evale e Omupanda, municípios do Ombadja e Kwanhama.
Estêvão Camalanga fez saber ainda que, no âmbito do Programa Nacional de Contingência Contra Raiva, a província vacinou perto de 21 mil e 414 canídeos e 587 felinos (cães, gatos e macacos), tendo em vista a prevenção contra a raiva em animais e consequentemente nos humanos.
Apesar da aderência de alguns cidadãos em vacinar os canídeos, disse haver necessidade de redobrar esforços para sensibilizar a população local na procura dos órgãos de apoio do departamento provincial dos serviços veterinários nas comunas e nos municípios, para vacinar os seus animais de estimação.
O 28 de Setembro é celebrado o Dia Mundial da Raiva, como forma a de aumentar a consciencialização global sobre o perigo da raiva e as medidas necessárias para combatê-la, uma vez que a doença mata uma pessoa no mundo a cada dez minutos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 02, 2009 12:16 pm

02-10-2009 12:34

Cunene
Serviço de Justiça chega as sedes comunais da região

Ondjiva – O director provincial da Justiça na provincia do Cunene, Adriano Gabriel Ndemupomito, afirmou hoje, em Ondjiva, que os serviços do sector são já possíveis ao nível das sedes comunais dos municípios, o que tem facilitado o citadino na aquisição da documentação pessoal.
Falando à Angop, o responsável sublinhou que já é visível o exercício dos serviços de Justiça nas comunas da Mongua, Mupa, Chiedi e Nehone, onde já existem postos fixos que realizam emissão de cédula pessoal, Bilhete de Identidade e outros documentos.
Adriano Gabriel Ndemupomito deu ainda a conhecer que outras áreas poderão beneciar de condições semelhantes na região.
Sublinhou que esta dinâmica consta do programa de descentralização das actividade da Justiça, que teve início em 2008.
Neste sentido, apontou como exemplo o facto e ser já notório, ao nível das maternidade dos seis municípios da
província o registo na hora dos recém-nascido.
Adriano Ndemupomito sublinhou que o objectivo é alcançar todas as comunas e aproximar-se, cada vez mais, do citadino para facilitando a obtenção de Bilhete de Identidade.
Sobre a emissão do novo Bilhete de Identidade, frisou que o sector está desenvolver, desde o princípio do mês em curso, obras de restauro no interior do edifício, com vista a melhoria das condições de trabalho dos funcionários para emissão deste documento *****nene, previsto para dia 22.
O processo de emissão do novo Bilhete de Identidade, que é entregue no mesmo dia, teve início quinta-feira, no município do Rangel, em Luanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Out 05, 2009 5:50 am

02-10-2009 19:00

Cunene
Inaugurada mais uma unidade hoteleira em Ondjiva

Ondjiva - Uma pensão, denominada “DNP Lda”, foi inaugurada hoje (sexta-feira) na cidade de Ondjiva, província do Cunene, pelo director provincial da Hotelaria e Turismo, Gabriel Hikimuti, aumentando o número de unidades hoteleiras na região.

Durante a cerimónia, o responsável destacou o papel do turismo, afirmando que, pela sua importância e dinâmica de crescimento, é um segmento que ajudará no desenvolvimento rápido da economia.

Segundo informou, a unidade é um contributo em termo de alojamento e vem colmatar o défice que existe no ramo, face a aproximação do CAN que o país vai albergar, uma vez que esta servira de ponte entre os países vizinhos e as províncias que vão acolher o Campeonato Africano das Nações.

A unidade dispõe de 12 quartos, um hall (recepção), sala de espera, restaurante, cozinha, escritórios, área de serviços e proporcionou 12 postos de trabalho.

Dados da direcção provincial da Hotelaria e Turismo apontam a existência de 190 estabelecimentos hoteleiros e similares.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 06, 2009 1:53 pm

Cunene
ONG dinamarquesa encerra programa sobre mobilização do Vih/Sida

Ondjiva – O programa Total Controlo da Epidemia (TCE), desenvolvido na província do Cunene pela ONG dinamarquesa "Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo" (ADPP), encerrou neste fim de semana, em Ondjiva.
Em declarações a Angop, a coordenadora do programa, Ana Johansson, fez saber que programa, iniciado em Outubro de 2006, visou sensibilizar as pessoas para a mudança de comportamentos sexuais, testagem e actividades de prevenção porta a porta, por forma a reduzir a transmissão do Vih/Sida.
Segundo informou, o programa TCE/Cunene contou com a participação de 250 oficiais de campo treinados para o aconselhamento, cobrindo uma área de 421 mil pessoas, das 400 previstas nos municípios do Kwanhama, Cuvelai, Namacunde, Ombadja e Cahama.
Salientou que a mobilização porta a porta permitiu a transmissão de conhecimentos básicos sobre o Vih/Sida, desde as formas de prevenção, aderência aos testes voluntários, bem como as grávidas nas consultas pré-natais, onde são encaminhadas aos centros de testagem voluntárias, de modo a saberem do seu estado serológico e serem enquadradas no programa de transmissão vertical.
Ana Johansson disse ainda que durante os três anos os oficiais de campo distribuíram cerca de três milhões e 200 mil preservativos, fornecidos pelo Instituto Nacional de Luta contra a Sida, reduzindo o risco de serem infectados pelo vírus da Sida através de relações sexuais.
A coordenadora revelou ainda que após o programa será feito um estudo de impacto de avaliação do projecto, de modo a saber os resultados alcançados durante os três anos.
O programa está a ser implementado em países como o Zimbabwe, Moçambique, Botswana, Namíbia, África do Sul e Angola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 08, 2009 2:35 am

Constatação
Deputados trabalham *****nene

Ondjiva - Deputados da segunda, terceira e quinta comissão da Assembleia Nacional estão desde de hoje, quarta-feira, em visita de trabalho de três dias à província do Cunene com vista a auscultar as actividades desenvolvidas pelos sectores das suas especialidades.
Em declaração à Angop, a chefe da delegação, Assunção Vaekeny, disse que a visita visa auscultar os directores de diversas esferas do governo local sobre a verificação do orçamento geral para o biénio de 2008/2009, execução de diferentes leis à nível dos sectores constantes do programa.
A delegação afecta às comissões de defesa, segurança e ordem interna, relações, cooperação internacional e comunidades angolanas no estrangeiro e economia e finanças manteve já um encontro com os membros do governo local onde foi analisada a execução dos programas inseridos no OGE/2009.
De acordo com o programa de visitas, a delegação vai manter ainda hoje encontros separados com a administração municipal do Kwanhama e com os empresários, despachantes e outros agentes económicos e com os órgãos de defesa, segurança e ordem interna.
Segundo a agenda, os parlamentares vão deslocar-se ao município de Namacunde para manter encontro com as autoridades tradicionais, bem como visitarão alguns empreendimentos na sede municipal, posto fronteiriço de Santa-Clara, logística das forças armadas e da polícia nacional.
Está igualmente previsto a realização de uma reunião com a direcção da delegação aduaneira e apresentação de ***primentos de cortesia ao bispo da diocese de Ondjiva, dom Fernando Kevano Guimarães.
Os deputados vão também inteirar-se do funcionamento da unidade penitenciaria do Péu-Péu, dos principais empreendimentos do município de Ombadja e vão manter um encontro com membros da administração municipal dessa circunscrição, a 90 quilómetros da cidade de Ondjiva.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 09, 2009 2:36 am

Cunene
Responsável pede maior adesão aos doadores de sangue

Doação de sangue, uma dádiva para vida
Ondjiva – A chefe do Centro de Hemoterapia do Hospital Central de Ondjiva, *****nene, Emília Vasconcelos, apelou nesta quarta-feira a maior adesão de todos doadores, pois o seu acto salva muitas vidas humanas.
Segundo a responsável, todo o doador inscrito deve consciencializar-se da importância e seu objectivo social em doar sangue, sendo um acto nobre garantindo assim esperança de vida aos doentes que dele necessitam.
Emília Vasconcelos criticou a atitude daqueles que se furtam em ***prir com o seu papel e pediu que deixem de ter este comportamento reprovável, uma vez que a sua instituição regista actualmente carência deste "líquido da vida".
Frisou que as cinco unidades de sangue armazenadas no stock desta unidade hospitalar foi doado por familiares próximos dos doentes que necessitam de transfusão.
A responsável esclareceu que, com vista a mudar o actual cenário, a sua istituição tem promovido uma série de campanhas de sensibilização para falar da importância social de um doador de sangue, em locais de maior concentração populacional, com o objectivo de se mobilizar mais voluntários.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Out 10, 2009 2:35 am

Cunene
Seguradora Ensa tem novas instalações

Ondjiva – A Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola (Ensa) conta desde hoje (sexta-feira) com novas instalações na província do Cunene, inauguradas pelo governador provincial, António Didalelwa.
Ao falar no acto de inauguração, o governador do Cunene destacou o papel dos seguros, afirmando terem uma actividade de importância e dinâmica no suporte à economia e aos desafios do país, relativamente ao asseguramento de pessoas e bens contra eventuais acidentes ou danos.
Realçou que a Ensa tem dado uma grande contribuição no asseguramento dos bens patrimoniais de pessoas colectivas e singulares, jogando um papel preponderante no processo de reconstrução nacional, com arrecadação de receitas aos cofres do Estado angolano.
Segundo afirmou, essa acção tem permitido materializar a política da empresa no ramo de prestação e na melhoria dos seus serviços aos assegurados da companhia (Ensa).
António Didalelwa frisou que a presença da seguradora na província representa um valor acrescentado, pois “vai permitir a permanência das empresas existentes na provincial nos mercados da região”.
Encorajou os empresários angolanos e estrangeiros a investirem na região de forma a potenciar a província com mais infra-estruturas económicas, proporcionando mais serviços às populações
Com dois andares, as novas instalações da Ensa *****nene possuem uma área de serviços com vários escritórios e uma casa de passagem.
O acto contou com a presença do Presidente do Conselho Administrativo da Ensa, Manuel Gonçalves, de membros do governo provincial, magistrandos públicos, Polícia Nacional, autoridades eclesiásticas, empresários, entre outros convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 12, 2009 2:37 am

Cunene
Serviços de Correios registam pouca aderência em Ondjiva

Ondjiva – O chefe dos Serviços de Correios da província do Cunene, António Joaquim, manifestou-se hoje, sábado, na cidade de Ondjiva, preocupado com a pouca aderência dos citadinos locais aos serviços de envio e recepção das suas correspondências.
António Joaquim, que falava por ocasião do Dia Mundial dos Correios, assinalado no dia nove de Outubro, avançou que os efeitos da pouca aderência dos cidadãos começaram a se fazer sentir nos últimos quatro anos devido ao surgimento de equipamento das novas
tecnologias tais como a Internet, telefones móveis e abertura das estrada, permitindo uma rapidez nos serviços de comunicações.
Segundo informou, a empresa regista diariamente entre dois a três pedidos, facto que não satisfaz os objectivos da empresa, que é de
ser um parceiro credível e fiável junto dos seus clientes e assumir-se como um dos agentes do desenvolvimento económico do país.
Entretanto, explicou que o estado de degradação que apresenta a infra-estrutura dos correios na província constitui também um dos
impasses para que possam funcionar com dignidade.
A data foi criada em 1994, em Berna, Suíça, a UPU tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas próprias de entrega de cada Estado-membro.
Actualmente o dia 09 de Outubro é comemorado por vários países do mundo, uma vez que os correios continuam a ter um papel muito
importante na história das comunicações.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 13, 2009 2:30 am

Cunene
Inspeccionadas seis unidades comerciais no Kwanhama
Ondjiva – Os efectivos da unidade de bombeiros inspeccionaram nos últimos sete dias no município do Kwanhama, província do Cunene, seis unidades comercias e sociais, no âmbito do ***primento das medidas de prevenção contra o incêndio, soube hoje (segunda – feira) a Angop.
Segundo uma nota da instituição, as visitas de controlo e fiscalização, que tem sido regulares, ocorreram em botequins, escolas e pensões, localizados nos bairros Naipalala, Bangula e Cafito, e tomou-se 23 medidas contra incêndios.
Para que as medidas de prevenção de incêndios sejam conhecidas e executadas, com vista a evitar ocorrências de incêndios, a corporação na região aconselhou aos proprietários a não fazerem ligações anárquicas.
O documento refere que no período em causa foi registado um incêndio de pequenas proporções no centro de acolhimento as população sinistradas pelas cheias, no bairro Naipalala, que destruiu três tendas, sem causar vítimas humanas.
Os efectivos da unidade de bombeiros assistiram 10 voos, dos 23 que escalaram o aeroporto da cidade de Ondjiva, durante os últimos sete dias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Out 14, 2009 6:30 am

13-10-2009 22:01

Cunene
Governo quer melhoria nas condições económicas e sociais da mulher camponesa


Ondjiva - O Governo está empenhado em criar condições tendentes a inverter a actual situação da mulher camponesa, disse hoje (terça-feira) nesta cidade, o vice-governador do Cunene para a esfera Económica e Social, Jerónimo Halengue.

Jerónimo Halengue, que falava na abertura do VI Fórum Nacional da Mulher Rural, a decorrer na cidade de Ondjiva, sob o lema "Mulher Rural Garante da Segurança Alimentar e Nutricional", disse que "a inversão da situação é possível através da concessão de micro-créditos às camponesas com vista a aumentar a produção e a produtividade, melhorando assim os factores de rendimento.

"Os temas a serem abordados neste fórum colocam-nos numa perspectiva animadora face aos resultados esperados, disse o responsável.

Para o vice-governador, os resultados consensuais que venham a sair deste fórum vão permitir que se possa transformar Angola num país com um nível aceitável de auto-suficiência alimentar, e a produção nacional a jogar um papel preponderante na dieta alimentar de todos os cidadãos e em especial da mulher rural, sustentou.

Disse que "o lema do encontro vai de acordo com o papel que a mulher do campo joga na economia de subsistência, uma vez que as mulheres representam mais de 50 porcento da população, responsáveis por cerca de 80 porcento da produção agrícola e 90 porcento dos produção agrícola, da sua transformação e comercialização.

Sublinhou que a mulher rural é uma actriz indispensável na prossecução do objectivo do governo que visa assegurar o acesso permanente da população a uma alimentação suficiente, aceitável e nutritiva, frisou.

Promovido pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher, o VI fórum, sob o lema "Mulher Rural Garante da Segurança Alimentar e Nutricional", visa encontrar medidas susceptíveis de contribuir para a melhoria das condições de vida da mulher do campo e das comunidades rurais em geral.

O encontro, cujos trabalhos prosseguem até próxima quinta-feira, está a decorrer na sala de conferências do Palácio do governo provincial do Cunene.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 15, 2009 2:24 am

[size=150]Cunene
Pastor apela jovens a evitarem consumo excessivo de álcool
[/size]
Ondjiva –
O pastor da Igreja Pentecostal das Assembleias de Deus em Angola, Capita Elias, aconselhou nesta quarta-feira em Ondjiva, província do Cunene, os jovens locais a evitarem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, no sentido de não comprometerem o futuro da sociedade.
Em declarações à Angop, o considerou a juventude como “pilar de uma Nação”, daí apelar que essa franja social adopte uma conduta digna e responsável, evitando “passar noites nos estabelecimentos onde se consumem bebidas alcoólicas”, pois provoca consequência negativas.
“Para que se contorne esse mal no meio desta camada juvenil, a igreja tem promovido campanhas de evangelização porta-a-porta, para ensinar os jovens e as famílias a praticarem com fé a palavra de Deus”, revelou.
Capita Elias considerou também necessário que os governos e os seus parceiros criem lugares de lazer, por forma a atraírem e desencorajarem os jovens das práticas negativas, nomeadamente do roubo, delinquência, violência, entre outros mal que chocam as famílias.
Pediu aos pais e encarregados de educação a continuarem a assumir as suas responsabilidades, de acompanharem as crianças a escola e oferecendo-lhes um tratamento especial que garante segurança no seu futuro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 16, 2009 2:15 am

Cunene
Polícia fiscal regista cinco infracções aduaneiras em Santa-Clara

Ondjiva
– O Comando da Polícia Fiscal, na província do Cunene, registou, nos últimos sete dias, cinco infracções no guarda fronteiriço de Santa-Clara, município de Namacunde, consubstanciado por transgressões fiscais e tentativa e fuga ao fisco de mercadorias, soube nesta quinta-feira a Angop de fonte oficial.
Segundo o porta-voz do Comando Provincial do Cunene da Polícia Nacional, superintendente Carlos dos Santos, a acção operativa resultou na apreensão de diversas mercadorias provenientes da República da Namíbia, de pessoas que se furtaram a pagar os direitos aduaneiros.
Sem avançar o tipo das mercadorias apreendidas, frisou que as mesmas foram remetidas ao cartório da Delegação Aduaneira de Ondjiva em Santa-Clara para o devido tratamento.
Carlos dos Santos explicou ainda que os cidadãos entram no território namibianos, fazem as suas compras e dado o volume das mercadorias utilizam o perímetro fronteiriço para passarem com os produtos, transportados em bicicletas, para não pagarem os direitos alfandegários.
O superintendente fez saber que, durante o período em referência, foram registadas 20 infracções fiscais, fruto de s11 visitas de fiscalização realizadas em estabelecimentos comerciais e industriais nos municípios do Kwanhama e Namacunde.
Por outro lado, o oficial da corporação fez saber que acções do género vão continuar, de maneira regular, para fiscalizar a actividade económica em todas extensão da província do Cunene.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO KUNENE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 18, 2009 1:56 am

Cunene
Comité de especialidade promove palestra sobre Gripe A em Ondjiva

Ondjiva
– Estudantes do Instituto Médio Politécnico de Ondjiva na província do Cunene foram sexta-feira esclarecidos sobre os modos de prevenção e os primeiros cuidados a ter no eventual caso suspeito da Gripe A (H1N1), numa palestra promovida pelo secretariado do Comité de Especialidade dos Jornalistas do MPLA na região.
O encontro teve como prelector o director provincial da Saúde *****nene, Eduardo Haiumba, que transmitiu aos presentes toda a informação necessária sobre os cuidados possíveis, modo de transmissão e aconselhou que na identificação de casos suspeitos devem ir a uma unidade sanitária mais próxima.
Na sequência da palestra, o responsável pediu a calma dos estudantes, uma vez que a situação está controlada explicando que a doença tem sintomas diferentes de uma gripe normal como dor de cabeça intensa, febres altas, irritação nasal, entre outros.
Eduardo Haiumba disse que em quadro clínico do género a província do Cunene dispõe de duas unidades hospitalares para atendimento de eventuais casos suspeitos de gripe A (H1N1).
Informou também aos alunos que o governo local tem vindo a redobrar as medidas de segurança para evitar surgimento de caso *****nene, isto em zonas estratégicas como os postos fronteiriços entre Angola/Namíbia e no aeroporto de Ondjiva, bem como o reforço do corpo clínico e as condições sanitárias dos técnicos ligados à prevenção da doença na região.
Por seu turno, o porta-voz local do Comité de Especialidade dos Jornalistas do MPLA, Cláudio Neto, referiu que a sua agremiação com este exercício pretende contribuir nas acções de sensibilização e esclarecimento no âmbito da prevenção da Gripe A.
Por esta razão escolheu-se o Instituto Médio Politécnico de Ondjiva para dar alguns esclarecimentos sobre a patologia aos estudantes e professores desta instituição de ensino sobre as medidas de segurança e prevenção contra a doença, precisou a fonte.
Já, o estudante António Pedro mostrou-se satisfeito com a palestra e advogou que actividades desta natureza devem chegar em outras escolas nos arredores de Ondjiva, tendo em conta a facilidade da contaminação da Gripe A.
A gripe A (H1N1), antes identificada como suína, teve origem no México. Em Angola foram já confirmados 11 casos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUNENE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron